Amaury Flávio Silva

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  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui Doutorado e Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Atualmente é professor na SEE-SP e FATEC atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de L2, fonética acústica, entonação, coarticulação, redução e L2. É autor dos livros "Key to English" e "Inglês Prático Para Administração". Realiza estágio de pós-doutorado na PUC-SP e investiga a questão da utilização de técnicas de ultrassom para averiguar os ajustes dos articuladores na produção das vogais da língua inglesa por falantes nativos do inglês e por falantes brasileiros, aprendizes de inglês como L2. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amaury Flávio Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. F.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Percepção de Reduções em Inglês como L2, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Sandra Madureira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Redução; co-articulação; Fonética acústica; Percepção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fonética.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fonologia.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Contrastes entre estratégias de falantes bilíngues na produção de um diálogo e um monólogo em inglês.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Zuleica Antônia de Camargo.
Bolsista do(a): Coordenadoria de estudos e Normas pedagógicas, CENP, Brasil.
Palavras-chave: Intonation; Ensino; Prosódia; Fonética acústica.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em Reflexão sobre a Ação - parte IV.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Refletindo sobre texto e gramática, fundamentos para análise e elaboração de material didático, e auto-avaliaçao no processo reflexivo.. Ano de finalização: 2006.
Bolsista do(a): Coordenadoria de estudos e Normas pedagógicas, CENP, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em Reflexão sobre a açãov - parte II.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Refletindo sobre a linguagem como Prática social e auto-avaliação no processo reflexivo. Ano de finalização: 2006.
Bolsista do(a): Coordenadoria de estudos e Normas pedagógicas, CENP, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em Reflexão Sobre a ação - parte III.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Resgatando o aprender e compartilhando o Ensinar E repensando a Fonologia. Ano de finalização: 2006.
Bolsista do(a): Coordenadoria de estudos e Normas pedagógicas, CENP, Brasil.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Reflexão sobre a ação - parte I.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Necessidades e Priorização de Habilidades e A Reconstrução da Teoria a Partir da Prática. Ano de finalização: 2005.
Bolsista do(a): Coordenadoria de estudos e Normas pedagógicas, CENP, Brasil.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Sintaxe da Língua Inglesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Especialização em Língua Inglesa. Ano de finalização: 2003.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Literatura de Língua Inglesa - Módulo 1.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Especialização em Literatura de países de Língua inglesa. Ano de finalização: 2003.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Semântica da Língua Inglesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Curso e Especialização em Língua Inglesa. Ano de finalização: 2003.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Literatura de língua Inglesa - Módulo 3.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Especialização em Literatura de países de língua inglesa. Ano de finalização: 2003.
1999 - 2002
Graduação em Letras Tradutor/Intérprete.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Dificuldades e soluções na pronúncia do Inglês.
Orientador: Sidney de Campos.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fonética.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fonologia.


Formação Complementar


2005 - 2005
Introdução à Semântica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Fonética acústica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2001 - 2001
Inglês. (Carga horária: 32h).
EF-International School of English, EF, Grã-Bretanha.


Atuação Profissional



Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Web, Carga horária: 40


E.E. Tide Setúbal, ETS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


ETE Martin Luther King, ETE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Inglês Instrumental


Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de inglês, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Inglês para todos os níveis


Unipaulistana, UNIPAULISTANA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Serviço Social da Industria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16


Faculdade de Tecnologia de Jacareí, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 14


Fatec Diadema Tecnologia em Cosméticos, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 8



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, A. F.2018SILVA, A. F.. CONTRASTES NA PRODUÇÃO DE VOGAIS DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO COM O USO DE TÉCNICAS DE FONÉTICA ACÚSTICA E ULTRASSONOGRAFIA. Revista CBTecLE, v. 1, p. 97-115, 2018.

2.
SILVA, A. F.2017SILVA, A. F.. A compreensão oral de vocabulário técnico em contexto de ESP. Revista CBTecLE, v. 1, p. 2-12, 2017.

3.
SILVA, A. F.2015SILVA, A. F.. CONTRASTES ENTRE ESTRATÉGIAS DE FALANTES BILÍNGUES N A PRODUÇÃO DE UM MONÓLOGO EM INGLÊS. Revista Intercâmbio, v. 31, p. 1-19, 2015.

4.
SILVA, A. F.2014SILVA, A. F.. ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE PRONÚNCIA DO INGLÊS PROVENIENTE DE UM LIVRO DIDÁTICO. Revista Intercâmbio, v. 29, p. 108-127, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, A. F.. Inglês Prático Para Administração. 1. ed. São Paulo: Disal Editora, 2011. v. 1. 128p .

2.
SILVA, A. F.; MAUAD, S. A. ; PEREZ, L. ; Madureira, Sandra . Key to English. , 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. F.; PEREIRA, L. K. ; MADUREIRA, S. ; CAMARGO, Z. A. . Múltiplas perspectivas de análise ultrassonográfica de dados de fala. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, A. F.. Efeitos de fenômenos de redução em língua inglesa na percepção de falantes brasileiros, aprendizes de inglês como L2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, A. F.. Análise da percepção de fenômenos de redução em língua inglesa por falantes brasileiros, aprendizes de inglês como língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, A. F.. Questões de prosódia em língua inglesa como L2.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, A. F.. Contrastes entre estratégias de falantes bilíngües na produção de diálogos em inglês e português.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, A. F.. O Uso do Computador para Aprendizagem de Pronúncia em Inglês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, A. F.. The Wayward Child. São Paulo: Saraiva, 2014 (Conto).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. F.. Oficina de Utilização do PRAAT. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, A. F.. Oficina de uso do Praat. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, A. F.. Fonologia Articulatória. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, A. F.; MADUREIRA, S.; CAMARGO, Z. A.. Participação em banca de Aline Cristina Sacchi. A percepção das vogais do inglês norte-americano por falantes de inglês como LE. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
Madureira, Sandra; SILVA, A. F.; CAMARGO, Z. A.. Participação em banca de Hosana Alves Florencio. A Criação de alvos Perceptivos em L2. 2016.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, A. F.; MADUREIRA, S.; Marcia Polaczek. Participação em banca de Hosana Alves Florencio. A criação de alvos perceptivos em L2. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
SILVA, A. F.; CALTABIANO, C.. Participação em banca de Gabriela Luiza Daneluci. Tecnologia Aplicada ao Ensino de Pronúncia em Língua Inglesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
MADUREIRA, S.; Maria Fachin Soares; SILVA, A. F.. Participação em banca de Andrezza Simonini Souza. Percepção oral de inglês como LE: um estudo de caso sobre as dificuldades dos alunos. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, A. F.; BARBOSA, P. A.. Participação em banca de Júlia Siqueira.Diferenças Prosódicas em atos diretivos combinados a atitudes distintas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SILVA, A. F.; SILVA, G. G.; FRATE, F.. Participação em banca de Mariane Borges Nascimento.A utilização do Marketing pessoal no perfil da secretária executiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

3.
SILVA, A. F.; SILVA, G. G.; FRATE, F.. Participação em banca de Mõnica Conceição dos Reis Evangelista.Gestão de pessoas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

4.
SILVA, A. F.; SILVA, G. G.; FRATE, F.. Participação em banca de Luana de Luna Costa.Comunicação empresarial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

5.
SILVA, A. F.; SILVA, G. G.; FRATE, F.. Participação em banca de Rafaela de Oliveira Pereira.Ética Empresarial: relevância na imagem do profissional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

6.
SILVA, A. F.; SILVA, G. G.; FRATE, F.. Participação em banca de Rafaela dos Santos Silva.A importância da liderança na resolução de conflitos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

7.
SILVA, A. F.; SILVA, G. G.; FRATE, F.. Participação em banca de Suzana Cristina Severiano da Silva.Os processos de Comunicação Organizacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.

8.
SILVA, A. F.; SILVA, G. G.; FRATE, F.. Participação em banca de Karen Calixto.Comunicação empresarial ruídos de comunicação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
InPla.Questões de prosódia em L2. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. F.. Análise da percepção de fenômenos de redução em língua inglesa por falantes brasileiros, aprendizes de inglês como língua estrangeira. 2015. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, A. F.2015SILVA, A. F.. CONTRASTES ENTRE ESTRATÉGIAS DE FALANTES BILÍNGUES N A PRODUÇÃO DE UM MONÓLOGO EM INGLÊS. Revista Intercâmbio, v. 31, p. 1-19, 2015.

2.
SILVA, A. F.2017SILVA, A. F.. A compreensão oral de vocabulário técnico em contexto de ESP. Revista CBTecLE, v. 1, p. 2-12, 2017.

3.
SILVA, A. F.2014SILVA, A. F.. ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DE PRONÚNCIA DO INGLÊS PROVENIENTE DE UM LIVRO DIDÁTICO. Revista Intercâmbio, v. 29, p. 108-127, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. F.. Análise da percepção de fenômenos de redução em língua inglesa por falantes brasileiros, aprendizes de inglês como língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, A. F.. Oficina de uso do Praat. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, A. F.. Fonologia Articulatória. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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