Henriqueta Souza Sampaio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3819365755739447
  • Última atualização do currículo em 12/10/2016


É aluna do Doutorado em Políticas Públicas no Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE/CIES, e do Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação na Universidade do Porto (fase final), ambos em Portugal. É graduada em Defesa e Gestão Estratégica Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro/Brasil, em 2014. É pesquisadora colaboradora no Laboratório de Simulações e Cenários na Escola de Guerra Naval/Marinha do Brasil no projeto WikiJogos e Análise de Performance. É investigadora temporária no Centro de Investigação em Segurança e Defesa do Instituto Universitário MIlitar/Portugal no projeto sobre Segurança Marítima e implicações para Portugal. Atua com produção de conteúdo no projeto de jornalismo independente Blasting News nos editoriais de Política e Concursos. Foi pesquisadora na linha de "Operações de Paz das Nações Unidas", no Instituto Pandiá Calógeras/Ministério da Defesa brasileiro. Foi Sócia-fundadora do empreendimento acadêmico Cenário Estratégico, em 2011. Desenvolve suas pesquisas na relação civil-militar e do Poder Legislativo na formulação das políticas de defesa, bem como no estudo comparado entre a política externa de Brasil e de Portugal com os países de língua portuguesa em África sob a ótica da segurança e defesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Henriqueta Souza Sampaio
Nome em citações bibliográficas
SAMPAIO, H. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Políticas Públicas.
Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL, Portugal.
Orientador: N/A.
2014 interrompida
Doutorado interrompido em 2016 em Relações Internacionais.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Título: Participação dos militares do Brasil e de Portugal no processo de paz em Angola,
Orientador: Teresa de Almeida Cravo.
Ano de interrupção: 2016
2014
Mestrado em andamento em História, Relações Internacionais e Cooperação.
Universidade do Porto, FPCEUP, Portugal. Orientador: José Maciel Honrado Morais Santos.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento em Curso de Estudos de Política e Estratégia. (Carga Horária: 250h).
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, ADESG, Brasil.
Título: "Segurança Pública e as Expressões do Poder Nacional" (trabalho final em grupo). Ano de finalização: 2011.
Orientador: Joel Bernardes Grutzmacher; e Fausto Bessa Braga.
2010 - 2014
Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Juliana Foguel).
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NA CONSTRUÇÃO DA PAZ POSITIVA EM CONFLITOS DOMÉSTICOS: um estudo de caso da atuação do Brasil em Angola..
Orientador: Ana Luiza Bravo e Paiva.
Bolsista do(a): Marinha do Brasil, MB, Brasil.
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Farmácia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Ano de interrupção: 2009




Formação Complementar


2016 - 2016
Gestão Estratégica com foco na Administração Pública. (Carga horária: 40h).
ILB - Senado Federal - Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2016 - 2016
Workshop em Política Comparada Métodos Histórico-Comparativo. (Carga horária: 15h).
Instituto de Ciências Sociais Univ.Lisboa, ICS/UL-Pt, Portugal.
2016 - 2016
Curso de Estudos Africanos. (Carga horária: 70h).
Instituto Universitário Militar, IUM, Portugal.
2014 - 2014
Extensão universitária em Estágio-Visita de Curta Duração. (Carga horária: 40h).
Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.
2012 - 2012
Programa Jean Monnet - Direito da União Europeia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Estratégia Marítima IV. (Carga horária: 39h).
Fundação de Estudos do Mar, FEMAR, Brasil.
2012 - 2012
General English. (Carga horária: 40h).
Speakeasy School of English, SPEAKEASY, Inglaterra.
2012 - 2012
Execelência no Atendimento. (Carga horária: 20h).
ILB - Senado Federal - Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2011 - 2012
General English. (Carga horária: 210h).
Malvern House, MALVERN, Inglaterra.
2011 - 2011
Curso de Estudos em Política e Estratégia. (Carga horária: 250h).
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, ADESG, Brasil.
2010 - 2010
Mulheres em Ação. (Carga horária: 10h).
Bolsa de Valores de São Paulo, BOVESPA, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Defesa, MD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações
Linha de Pesquisa "Operações de Paz", no âmbito do Programa de Serviço Voluntário (PSV) do Instituto Pandiá Calógeras / Ministério da Defesa O programa de Serviço (de Pesquisa) Voluntário (PSV) é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento e a difusão de pesquisas sobre Segurança Internacional e Defesa Nacional, por meio da seleção de propostas que possam ser apoiadas pelo Instituto Pandiá Calógeras por meio do intercâmbio de informações e experiências e da facilitação de contatos entre os pesquisadores e as áreas fins do Ministério da Defesa. Os objetivos específicos do PSV são: a) Engajar a sociedade no debate sobre processos relevantes nos campos da segurança internacional e da defesa nacional; b) prover dados, informações e análises úteis ao processo decisório dos operadores das políticas públicas brasileiras que guardam relação com esses domínios; c) obter sugestões de políticas e estratégias que contribuam para a realização dos objetivos e diretrizes dos documentos de defesa brasileiros (Política Nacional de Defesa, Estratégia Nacional de Defesa e Livro Branco de Defesa Nacional); d) ampliar os canais de diálogo entre pesquisadores e tomadores de decisão do Ministério da Defesa; e e) consolidar o conhecimento produzido sobre segurança internacional e defesa nacional no Brasil. O Programa dispõe de três linhas de pesquisa, uma das quais referente a Operações de Paz, objeto deste registro.


Escola de Guerra Naval, EGN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações
Integra o Projeto Diplomacia de Defesa. O Grupo está voltado para o estudo da cooperação na área de defesa, com foco na chamada Diplomacia de Defesa, em especial, na Marinha do Brasil. Seu objetivo mais relevante é o de constitutir a rede complexa de cooperação internacional e suas implicações para a Política Externa Brasileira. Como parte dos estudos do grupo também estão incluídos modelos de simulação e processo decisório de alto nível, onde a cooperação de faz presente por meio da performance dos atores envolvidos.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações
Atualmente é pesquisadora colaboradora no projeto WikiJogos, que visa criar e desenvolver, com verossimilhança e visão de futuro próximo, as descrições de contexto geopolítico dos países fictícios da região Atlântico Sul e do entorno estratégico brasileiro e que são usados nos Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval. Os relatórios buscam contextualizar problemas contemporâneos sob as perspectivas: política, religiosa, ambiental, militar, econômica, diplomática, entre outras, incluindo o relacionamento conflituoso, violento e belicoso entre os países fictícios.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Teve bolsa de iniciação científica pela Marinha do Brasil, integrou o quadro de pesquisadores do Projeto Conjunturas (linha de pesquisa Geopolítica do Petróleo). Participou de análise e pesquisa em economia política internacional; no desenvolvimento de metodologias de pesquisa; participação em Jogos de Guerra, Jogos Cooperativos e Jogos Empresariais; participação e apresentação de produção acadêmica em eventos, congressos e afins nas áreas correlatas aos estudos internacionais e estratégicos.


Laboratório de Estudos do Tempo Presente/UFRJ, TEMPO PRESENTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntária
Outras informações
O Projeto de Pesquisa História, Política Internacional e Defesa visa contextualizar, diante da contemporânea integração regional sul-americana e da internacionalização dos interesses brasileiros, as matérias sobre Defesa, Política Internacional e Desenvolvimento em corte histórico atingiram renovada dimensão de destaque no debate nacional, a despeito do seu feitio já clássico. O seu próprio relevo circunscreve-se na compreensão interdisciplinar - intrínseca aos seus termos - e neste sentido orienta-se um esforço conjunto de pesquisadores na direção de um entendimento compartilhado sobre o percurso e a vitalidade do processo, bem como das matérias a este ligadas. Neste grupo de pesquisa, que aborda olhares históricos para a formação de novos estudos e novas visões práticas e teóricas sobre estas matérias, nos dedicaremos a tal esforço e contribuir-se-á ao debate desta feita.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntária
Outras informações
A linha de Pesquisa Fluxos Internacionais reúne pesquisadores envolvidos com temas relacionados ao fluxo de pessoas, de capital e de idéias, nas relações internacionais contemporâneas. Centrados em aprofundamento teórico, os pesquisadores da linha concretizam a formação periódica de cenários contemporâneos de profunda reorientação legal, institucional, prática e filosófica. A Globalização progressiva, em contraste com processos de realocação de identidades e fronteiras nacionais, fortalece ainda mais o interesse em torno deste campo. São, então, alguns dos focos e usos: a imigração, os acordos comerciais transnacionais, as tendências político-sociais e político-comerciais, a filosofia política e a filosofia moral, a sociologia política, a regionalização, as relações multilaterais e bilaterais.


Ágora Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, ÁGORA CTVM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Analista de renda variável, Enquadramento Funcional: Funcionária, Carga horária: 30
Outras informações
Certificação de analista de mercado CPA-20 através da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Atendimento aos clientes, realizando diversas funções, tais como Atendimento receptivo e retorno ao Cliente; Atendimento Ouvidoria e SAC para solução de problemas e reversão; venda ativa via Mesa de Operações; passagem pelo Atendimento on-line, incluindo todo processo via SINACOR e demanda via e-mail; Treinamento aos novos funcionários da Célula de Atendimento Comercial e de Clientes (Introdução ao Mercado Financeiro, Renda Fixa, Fundos de Investimentos, IR, além do treinamento das ferramentas internas e Portal Ágora); responsável pelos contatos KYC via Compliance; Retorno aos clientes da célula de Inteligência Competitiva.


Cenário Estratégico, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócia-fundadora, Carga horária: 20
Outras informações
O empreendimento acadêmico foi fundado em parceira com mais 3 colegas. Atividades: participou da concepção e execução de entrevistas (cunho semi-estruturadas) e podcats, da revisão dos textos/artigos recebidos e de outros materiais de cunho analítico, informativo e reflexivo (publicados no site); elaboração e organização do I Evento do Cenário Estratégico, em 2012, realizado na Associação dos Diplomados da Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro; participou de diversas reuniões com acadêmicos da área de defesa e segurança para compor o Conselho Acadêmico. (http://www.cenarioestrategico.com)


ATIVA Corretora de Títulos, Câmbio e Valores Mobiliários, ATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessoria de Investimentos, Carga horária: 30
Outras informações
Exerceu atividade profissional (CPA-20 e certificado do Programa de Qualificação Operacional da BM&FBOVESPA válido até 2019). Trabalhou na célula de Assessoria de Investimentos, atendendo os novos clientes, traçando o perfil de investidor e auxiliando-os na concepção da carteira de investimentos conforme o perfil.


Instituto Universitário Militar, IUM, Portugal.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Investigador temporário
Outras informações
Integra o projeto sobre "Segurança Marítima e Energética no Golfo da Guiné: Implicações para Portugal?.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Diplomacia de Defesa
Descrição: O Grupo está voltado para o estudo da cooperação na área de defesa, com foco na chamada Diplomacia de Defesa, em especial, na Marinha do Brasil. Seu objetivo mais relevante é o de constitutir a rede complexa de cooperação internacional e suas implicações para a Política Externa Brasileira. Como parte dos estudos do grupo também estão incluídos modelos de simulação e processo decisório de alto nível, onde a cooperação de faz presente por meio da performance dos atores envolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Operações de Paz das Nações Unidas
Descrição: Linha de Pesquisa "Operações de Paz", no âmbito do Programa de Serviço Voluntário (PSV) do Instituto Pandiá Calógeras / Ministério da Defesa O programa de Serviço (de Pesquisa) Voluntário (PSV) é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento e a difusão de pesquisas sobre Segurança Internacional e Defesa Nacional, por meio da seleção de propostas que possam ser apoiadas pelo Instituto Pandiá Calógeras por meio do intercâmbio de informações e experiências e da facilitação de contatos entre os pesquisadores e as áreas fins do Ministério da Defesa. Os objetivos específicos do PSV são: a) Engajar a sociedade no debate sobre processos relevantes nos campos da segurança internacional e da defesa nacional; b) prover dados, informações e análises úteis ao processo decisório dos operadores das políticas públicas brasileiras que guardam relação com esses domínios; c) obter sugestões de políticas e estratégias que contribuam para a realização dos objetivos e diretrizes dos documentos de defesa brasileiros (Política Nacional de Defesa, Estratégia Nacional de Defesa e Livro Branco de Defesa Nacional); d) ampliar os canais de diálogo entre pesquisadores e tomadores de decisão do Ministério da Defesa; e e) consolidar o conhecimento produzido sobre segurança internacional e defesa nacional no Brasil. O Programa dispõe de três linhas de pesquisa, uma das quais referente a Operações de Paz, objeto deste registro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Henriqueta Souza Sampaio - Integrante / Christoph Harig - Integrante / Isabela Ottoni Penna do Nascimento - Integrante / Izadora Xavier do Monte - Integrante / Marco Túlio Delgobbo Freitas - Integrante / Carlos Eugenio Timo Brito - Coordenador.
2015 - Atual
WikiJogos
Descrição: Criar e desenvolver, com verossimilhança e visão de futuro próximo, as descrições de contexto geopolítico dos países fictícios da região Atlântico Sul e do entorno estratégico brasileiro e que são usados nos Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval. Os relatórios buscam contextualizar problemas contemporâneos sob as perspectivas: política, religiosa, ambiental, militar, econômica, diplomática, entre outras, incluindo o relacionamento conflituoso, violente e belicoso entre os países fictícios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Henriqueta Souza Sampaio - Integrante / André Figueiredo Nunes - Integrante / Ana Paula Moreira - Integrante / Cláudio Rodrigues Correa - Coordenador / Alair Figueiredo Duarte - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Ciência Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Defesa e Segurança.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estudos e Pesquisas para a Paz.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Bolsa de Mobilidade Acadêmica Internacional, Santander Universidades.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, H. S.; DIONISIO, D. ; PAIVA, A. L. B. E. . A contribuição da Política Externa Brasileira na construção da paz positiva em conflitos domésticos: um estudo de caso da atuação do Brasil em Angola.. In: 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa, Portugal.. Livro de Atas do 1.o Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, 2015. p. 6755-6767.

2.
SAMPAIO, H. S.. A Política Externa Brasileira no processo de paz em Angola: da reconstrução da paz à construção da paz positiva. In: 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2015, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do 5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, H. S.. A Vulnerabilidade do Atlântico Sul: Conjunturas e Cenários. In: XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2012. p. 314-315.

Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, H. S.. A construção da paz positiva em conflitos domésticos: análise do Brasil em Angola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SAMPAIO, H. S.. A Política Externa Brasileira no processo de paz em Angola: da reconstrução da paz à construção da paz positiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORREA, D. C. ; SAMPAIO, H. S. ; SANTOS, G. M. ; HORA, C. M . Ciência, Tecnologia e Inovação na Indústria de Defesa nacional: um estudo de caso do KC-390. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SAMPAIO, H. S.. A Vulnerabilidade do Atlântico Sul: Conjunturas e Cenários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SAMPAIO, H. S.. Segurança e Defesa no Atlântico Sul: um breve estudo de caso da Amazônia Azul. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SAMPAIO, H. S.; CANTO, N. V. S. ; ALBUQUERQUE, J. L. L. ; BON-ALI, G. O. ; GONCALVES, M. P. ; CARDIA, R. S. ; DEVELLY, W. P. ; SILVA, J. M. ; FIGUEIREDO JR, P. C. . Expressão Política e Expressão Militar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SAMPAIO, H. S.; CANTO, N. V. S. ; ALBUQUERQUE, J. L. L. ; BON-ALI, G. O. ; DEVELLY, W. P. ; CARDIA, R. S. ; GONCALVES, M. P. ; SILVA, J. M. ; FIGUEIREDO JR, P. C. . Segurança Pública na cidade do Rio de Janeiro ? Situação atual e Perspectivas considerando a realização de eventos mundiais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
NETO, O. ; CORREA, C. R. ; MEDEIROS, S. E. ; SAMPAIO, H. S. . Imprensa na Simulação didática vivencial CARIMBÓ. 2014.

2.
NETO, O. ; MEDEIROS, S. E. ; SAMPAIO, H. S. . Imprensa na Simulação didática vivencial AZULVER. 2012.

3.
MEDEIROS, S. E. ; SAMPAIO, H. S. . Imprensa na Simulação didática vivencial MAHJID. 2012.

4.
NETO, O. ; CORREA, C. R. ; MEDEIROS, S. E. ; SAMPAIO, H. S. . Imprensa na Simulação didática vivencial CARIMBÓ. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, M. I. S. ; FIGUEIRA, A. C. R. ; CRESPO, E. A. ; FIGUEIREDO, K. F. ; AZEREDO, A. ; PEREIRA, M. ; SAMPAIO, H. S. . Reforma Curricular do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
MEDEIROS, S. E. ; CORREA, C. R. ; BRANCO, J. F. C. ; HONORIO, T. J. ; SAMPAIO, H. S. ; SARDENBERG, D. . Simulado em Manobras de Crise para Desastres Humanitários. 2012. (Jogo de Crise).

2.
SANTOS, M. I. S. ; FIGUEIRA, A. C. R. ; CRESPO, E. A. ; FIGUEIREDO, K. F. ; PEREIRA, M. ; SAMPAIO, H. S. . Projeto Político Pedagógico do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional/UFRJ. 2011. (Projeto Político Pedagógico).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais.A Política Externa Brasileira no processo de paz em Angola: da reconstrução da paz à construção da paz positiva. 2015. (Encontro).

2.
5º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais.Coordenação no Painel 53 - África na Política Externa Brasileira. 2015. (Encontro).

3.
I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. A Contribuição da Política Externa Brasileira na Construção da Paz Positiva em Conflitos Domésticos: um estudo de caso da atuação do Brasil em Angola. 2015. (Congresso).

4.
II Seminário CEPE EGN/ISCSP - UniLisboa: "O Atlântico Sul: As visões estratégicas dos países da comunidade de língua portuguesa". 2015. (Seminário).

5.
I Jornada Universitária de Direitos Humanos. 2015. (Outra).

6.
V Colóquio Internacional dos Doutorandos de Centro de Estudos Sociais - Poderes Emergentes, Continuidades e Transformações.A construção da paz positiva em conflitos domésticos: análise do Brasil em Angola. 2015. (Outra).

7.
Workshop "O Pensamento Estratégico Marítimo da CPLP no Atlântico Sul".Relatório final. 2015. (Oficina).

8.
XII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. 2015. (Congresso).

9.
Estágio-Visita de Curta Duração da Câmara dos Deputados.Multiplicando ideias e cidadania: criação de uma rede de contatos pós Estágio Visita. 2014. (Oficina).

10.
I Colóquio Internacional de Estudos para a Paz. 2014. (Outra).

11.
XI Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. Ciência, Tecnologia e Inovação na Indústria de Defesa nacional: um estudo de caso do KC-390. 2014. (Congresso).

12.
Desafios Estratégicos na Vizinhança da União Europeia: o Mediterrâneo e a Parceria Oriental. 2013. (Encontro).

13.
Direitos, justiça e pluralismo jurídico: os desafios colocados pela sociedade civil. 2013. (Seminário).

14.
Failed Statebuilding versus Peace Formation? - Palestra com Oliver Richmond. 2013. (Encontro).

15.
Maps of Time, Clocks of Space: Changing Imaginaries of Asia - Palestra com Ravi Palat. 2013. (Encontro).

16.
A Segurança Cooperativa e Defesa no Atlântico Sul: Imperativos de mudança ou a força da tradição". 2012. (Seminário).

17.
Aula Inaugural - Exmº Sr. Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. 2012. (Outra).

18.
I Encontro Sul-Americano de Defesa. 2012. (Encontro).

19.
II Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional. 2012. (Congresso).

20.
II Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional. Segurança e Defesa no Atlântico Sul:um breve estudo de caso da Amazônia Azul. 2012. (Congresso).

21.
I Seminário de Estudos sobre Integração da América do Sul. 2012. (Seminário).

22.
O Direito do Mar em foco: Trinta anos da Convenção de Jamaica. 2012. (Seminário).

23.
VI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa - VI ENABED. 2012. (Encontro).

24.
Visita Técnica ao Estaleiro e Base Naval (EBN) de Submarinos. 2012. (Outra).

25.
XI Ciclo de Estudos Estratégicos - Segurança e Defesa Cibernética. 2012. (Seminário).

26.
XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos: O Setor Espacial Brasileiro - Cenários atual e perspectivas.. 2012. (Encontro).

27.
5º Seminário sobre o Livro Branco de Defesa Nacional "A Transformação da Defesa Nacional - Estrutura, recursos e capacidades para enfrentar os desafios do século XXI". 2011. (Seminário).

28.
Curso de Estudos de Política e Estratégia/TG1.Expressão Política e Expressão Militar. 2011. (Encontro).

29.
Curso de Estudos de Política e Estratégia/TG2.Segurança Pública na cidade do Rio de Janeiro ? Situação atual e Perspectivas considerando a realização de eventos mundiais. 2011. (Oficina).

30.
Curso de Logísitca e Mobilização Nacional. 2011. (Encontro).

31.
Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX): "Propostas para um comércio exterior sustentável". 2011. (Encontro).

32.
I Ciclo de Estudos e Pesquisas em História Militar do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil - IGHMB. 2011. (Congresso).

33.
II Simpósio Internacional de Integração Sul Americana: "Caminhos da Integração Sul-Americana". 2011. (Simpósio).

34.
I Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional. 2011. (Seminário).

35.
I Seminário Internacional Livro Branco de Defesa Nacional: "A Transformação da Defesa Nacional - Estrutura, Recursos e Capacidade para Enfrentar os Desafios do Século XXI". 2011. (Seminário).

36.
O Livro Branco de Defesa - Escola de Guerra Naval/Marinha do Brasil. 2011. (Seminário).

37.
Panorama da Infraestrutura de Transporte Brasileira - Curso de Logística e Mobilização Nacional da Escola Superior de Guerra. 2011. (Seminário).

38.
Simpósio da Reforma Curricular do curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional.Exposição sobre a Reforma Curricular. 2011. (Simpósio).

39.
UPP: Um novo modelo de segurança pública? - FGV Rio. 2011. (Seminário).

40.
Visita Técnica à Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). 2011. (Outra).

41.
Visita Técnica à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. 2011. (Outra).

42.
Visita Técnica ao Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). 2011. (Outra).

43.
Visita Técnica ao Navio Brotas. 2011. (Outra).

44.
X Ciclo de Estudos Estratégicos: "Proteção das Infraestruturas Críticas". 2011. (Seminário).

45.
XI Encontro Nacional de Estudos Estratégicos:. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEDEIROS, S. E. ; OSORIO, F. M. S. ; BRANCO, J. F. C. ; HONORIO, T. J. ; HORA, C. M. ; SAMPAIO, H. S. ; SANTOS, G. M. ; MONTEIRO, B. ; CONCEIÇÃO, Z. V . Simulação em Manobra de Crise - Desastre Humanitário. 2012. (Outro).

2.
HORA, C. M. ; MONTEIRO, B. ; OSORIO, F. M. S. ; SAMPAIO, H. S. ; SANTOS, G. M. ; BRANCO, J. F. C. ; MEDEIROS, S. E. ; COIMBRA, W. C. ; CONCEIÇÃO, Z. V ; HONORIO, T. J. ; PAIVA, A. L. B. E. ; MOREIRA, A. P. . VI Model United Nations (MUN). 2012. (Outro).

3.
HORA, C. M. ; PAIVA, A. L. B. E. ; MOREIRA, A. P. ; MONTEIRO, B. ; SANTANA, F. B. ; SANTOS, G. M. ; SAMPAIO, H. S. ; BRANCO, J. F. C. ; MEDEIROS, S. E. ; COIMBRA, W. C. ; CONCEIÇÃO, Z. V . 1ª Curso de Capacitação de Operadores em Segurança de Grandes Eventos e Segurança Turística (COGEST). 2012. (Outro).

4.
HORA, C. M. ; PAIVA, A. L. B. E. ; MOREIRA, A. P. ; SANTANA, F. B. ; OSORIO, F. M. S. ; SANTOS, G. M. ; SAMPAIO, H. S. ; BRANCO, J. F. C. ; COIMBRA, W. C. ; HONORIO, T. J. ; MEDEIROS, S. E. ; CONCEIÇÃO, Z. V . 2ª Curso de Capacitação de Operadores em Segurança de Grandes Eventos e Segurança Turística (COGEST). 2012. (Outro).

5.
HORA, C. M. ; PAIVA, A. L. B. E. ; MOREIRA, A. P. ; SANTANA, F. B. ; SAMPAIO, H. S. ; BRANCO, J. F. C. ; MEDEIROS, S. E. ; CONCEIÇÃO, Z. V ; COIMBRA, W. C. ; SANTOS, G. M. . 3ª Curso de Capacitação de Operadores em Segurança de Grandes Eventos e Segurança Turística (COGEST). 2012. (Outro).

6.
SAMPAIO, H. S.; AGUIRRE, C. . Visita Técnica ao Navio Brotas. 2011. (Outro).

7.
SAMPAIO, H. S.; MONTEIRO, G. ; CONCEIÇÃO, Z. V ; HORA, C. M ; CONCEIÇÃO, L. F. S ; PRADO, T. L. M. ; SANTOS, M. S. ; SARDENBERG, D. . I Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional. 2011. (Congresso).



Inovação



Processos ou técnicas
1.
NETO, O. ; MEDEIROS, S. E. ; SAMPAIO, H. S. . Imprensa na Simulação didática vivencial AZULVER. 2012.

2.
MEDEIROS, S. E. ; SAMPAIO, H. S. . Imprensa na Simulação didática vivencial MAHJID. 2012.

3.
NETO, O. ; CORREA, C. R. ; MEDEIROS, S. E. ; SAMPAIO, H. S. . Imprensa na Simulação didática vivencial CARIMBÓ. 2014.

4.
NETO, O. ; CORREA, C. R. ; MEDEIROS, S. E. ; SAMPAIO, H. S. . Imprensa na Simulação didática vivencial CARIMBÓ. 2012.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CORREA, D. C. ; SAMPAIO, H. S. ; SANTOS, G. M. ; HORA, C. M . Ciência, Tecnologia e Inovação na Indústria de Defesa nacional: um estudo de caso do KC-390. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SAMPAIO, H. S.. A Política Externa Brasileira no processo de paz em Angola: da reconstrução da paz à construção da paz positiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Membro fundador (em conjunto com outros discentes) da Semana Acadêmica de Defesa e Gestão Estratégica Internacional/UFRJ. 

Diretora Política do Centro Acadêmico de Defesa e Gestão Estratégica Internacional (CADGEI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), gestão 2011/2012.

Representante Discente na Comissão Pró-Tempore de Coordenação do Curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, PORTARIA Nº 7662, de 18 de outubro de 2011.

Representante Discente na Comissão de Reforma Curricular do Curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, PORTARIA Nº 7663, de 18 de outubro de 2011. Concluído!



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 4:40:56