Danielle da Silva Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7027017204663432
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Possui Mestrado em História Social (2013-2015) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. É especialista em História (2010-2011) pela Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns e graduada em Pedagogia (2006-2010) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns. Está concluindo a graduação em História (2015) pela Universidade Estácio de Sá. É pesquisadora da área de Ensino de História com ênfase em Ensino de História nos anos iniciais, Patrimônio Cultural, História Local, tendo como tema da dissertação análise de Livro Didático. Atuou como avaliadora de livros didáticos de História dos Anos Iniciais no Programa Nacional do Livro Didático (2019). Lecionou na Universidade Federal Rural de Pernambuco-Unidade Acadêmica de Garanhuns disciplinas de Prática e Metologia do Ensino de História, Pesquisa Qualitativa em Educação, Avaliação da Aprendizagem, Metodologia do Estudo e Produção Textual I e II no Curso de Pedagogia. Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas, atua como Professora Preceptora no Programa Residência Pedagógica com financiamento da CAPES e também é professora do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns-PE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielle da Silva Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, D. S.;FERREIRA, DANIELLE DA SILVA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em História Social da Cultura Regional.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: O patrimônio cultural pernambucano nos livros didáticos de História Regional: tecendo a formação histórica nos anos iniciais da educação básica,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Maria Ângela Faria Grillo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Patrimônio Histórico.
2010 - 2011
Especialização em História de Pernambuco. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: PATRIMÔNIO HISTÓRICO LOCAL E SABERES DOCENTES: PERSPECTIVAS EM DIALÉTICA NOS ANOS INICIAIS.
Orientador: Maria Lana Monteiro de Lacerda.
2016
Graduação em andamento em História.
Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Dialogando com os saberes e as práticas dos professores dos anos iniciais sobre Patrimônio Histórico Local.
Orientador: Marta Margarida de Andrade Lima.




Formação Complementar


2014
Inglês PROINFO.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2013 - 2103
Para Ler Bourdieu. (Carga horária: 20h).
Instituto Ricardo Brennand, IRB, Brasil.
2014 - 2014
Conhecendo o Ensino de História da Educação. (Carga horária: 6h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2011 - 2011
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Conhecimento, Saber e Ciência.. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
II Curso de formação de monitores da UAG: Conhecim. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2008 - 2008
I Curso de Inglês Instrumental para graduandos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Pedagogia.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Aprefeiçoamento de Bolsistas de Apoio. (Carga horária: 21h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador CAPES

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .

Linhas de pesquisa
Ensino de História
08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Qualitativa em Educação
Avaliação da Aprendizagem
Metodologia do Estudo e Produção Textual I
Metodologia do Estudo e Produção Textual II
03/2012 - 04/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História na Prática Pedagógica I
História na Prática Pedagógica II
Metodologia do Ensino de História I
Metodologia do Ensino de História II
04/2007 - 10/2007
Extensão universitária , Conselho de Ensino a Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
na Unidade Acadêmica de Garanhuns com o título História Local: o Patrimônio Histórico-Cultural como conteúdo de formação escolar e de cidadania.

Prefeitura Municipal de Garanhuns, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor efetivo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 20


Unidade Integrada de Educação Superior do Brasil, UNIESB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor contratado

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 30

Atividades

06/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Educação I
História Social da Infância

Unidades de Ensino Superior do Sertão da Bahia, UESSBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contratado

Atividades

03/2016 - 04/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia da Diversidade

Colégio Cecília Meireles, CMM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 20


Faculdade Montenegro, FAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 16

Atividades

03/2016 - 03/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Educação I


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PEDAGOGIA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História/Especialidade: História Local.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História/Especialidade: Educação Patrimonial.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, DANIELLE DA SILVA2016FERREIRA, DANIELLE DA SILVA. Um silêncio historiográfico: O livro didático regional e as pesquisas acadêmicas. História & Ensino (UEL), v. 22, p. 109, 2016.

2.
FERREIRA, D. S.;FERREIRA, DANIELLE DA SILVA2016FERREIRA, D. S.. UM INVENTÁRIO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO REGIONAL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS. Educação e Transformação, v. 1, p. 16-31, 2016.

3.
FERREIRA, D. S.;FERREIRA, DANIELLE DA SILVA2015FERREIRA, D. S.; LIMA, M. M. A ; GRILLO, M. A. F. . O tratamento pedagógico do patrimônio cultural nos livros didáticos de História Regional e as premissas para o ensino de história nos anos iniciais. Temporalidades, v. 7, p. 495, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
FERREIRA, DANIELLE DA SILVA; LIMA, M. M. A . Sobre histórias de aprender e ensinar: processos formativos, ensino e aprendizagem. In: Anderson Fernandes de Alencar e Tarcia Regina da Silva. (Org.). Educação e desafios do tempo presente. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 53-67.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, D. S.. Parâmetros Curriculares de História do Estado de Pernambuco: Considerações a respeito do ensino de História nos anos iniciais da Educação Básica. In: VI Cultura e Memória, 2014, Recife. Encontro de Cultura e Memória. Recife: UFPE, 2014. v. VI. p. 300-310.

2.
FERREIRA, D. S.. Livro didático e Patrimônio Histórico: Possibilidades de análise nos livros didáticos regionais. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. XXVII Simporio Nacional de História. Natal: EDUFRN.

3.
FERREIRA, D. S.. Análises e reflexões sobre Patrimônio Histórico: O livro didático como fonte. In: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2013, São Cristovão. ANAIS do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Aracaju: UFS, 2013.

4.
FERREIRA, D. S.. História e Arte: Um olhar transdisciplinas na educação de Jovens e Adultos. In: II Colóqio de História e Arte, 2012, Recife. Anais II Colóquio de História e Arte. Recife: Edufrpe, 2012. v. 1. p. 159-169.

5.
FERREIRA, D. S.; AZEVEDO, Kelly Lima ; CARVALHO,Elizangela de Araújo ; ROCHA, Ana Figueredo . Educação do Campo: Um direito a preservação da identidade e da cultura camponesa através da elaboração do próprio projeto politico pedagógico.. In: IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012, Caruaru. Anais IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012. p. 1-7.

6.
FERREIRA, D. S.. Imagens no Ensino de História: uma possibilidade na Educação de Jovens e Adultos. In: II Colóquio Internacional ? Antropologia do Imaginário e Educação do Envolvimento/Desenvolvimento, 2011, Garanhuns. Actas do II Colóquio Internacional ? Antropologia do Imaginário e Educação do Envolvimento/Desenvolvimento. Minho - Portugal: Centro de Investigação em Educação - Instituto de Educação - Universidade do Minho, 2011. p. 117-126.

7.
FERREIRA, D. S.. PATRIMÔNIO HISTÓRICO LOCAL E SABERES DOCENTES: PERSPECTIVAS EM DIALÉTICA NOS ANOS INICIAIS?. In: V Colóquio de História: ?Perspectivas históricas: historiografia, pesquisa e patrimônio, 2011, Recife. V Colóquio ANAIS. Recife: FASA, 2011. p. 247-260.

8.
FERREIRA, D. S.. Patrimônio HIstórico Local e Saberes Docentes: Perspectivas em Dialética nos Anos Iniciais. In: V Colóquio de História, 2011, Recife. Anais Eletrônicos [do] V Colóquio de História. Recife: FASA, 2011. p. 247-260.

9.
FERREIRA, D. S.; 2º autor . ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA. In: I Encontro Regional em História Social e Cultural, 2007, Recife. I ENCONTRO REGIONAL EM HISTÓRIA SOCIAL E CULTURAL. Recife: EDUFRPE, 2007. p. 130-130.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, D. S.. A formação histórica na Educação Básica: Patrimônio Histórico-Cultural e Livro Didático de História de Pernambuco. In: X Encontro dos Pesquisadores do Ensino de História, 2013, Aracaju. X Enpeh. Aracaju: UFS, 2013.

2.
FERREIRA, D. S.; 2º autor . A Eduacação Patrimonial como mediadora do processo de ensino-aprendizagem da História Local. In: I Josrnada Universitária da Unidade Acadêmica de Garanhuns, 2007. I Jornada Universitária da Unidade Acadêmica de Garanhuns. Garanhuns: UFRPE, 2007.

3.
FERREIRA, D. S.. PERSEPÇÃO DO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS PELAS COMUNIDADES. In: VI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE, 2007, GARANHUNS. VI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, D. S.. O PATRIMÔNIO HISTÓRICO NOS LIVROS DIDÁTICOS REGIONAIS: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE. In: V Encontro Nacional de História da UFAL, 2013, Maceió. Anais do V Encontro de História: A Invenção do Brasil ? Cultura, Escravidão e Mestiçagens. Maceio: UFAL, 2013. p. 79.

2.
FERREIRA, D. S.. Saberes e práticas dos professores dos anos iniciais: um diálogo sobre o patrimônio histórico local. In: IV Encontro Estadual de História, 2010, Natal - RN. Caderno de resumos - IV Encontro Estadual de História. Natal: UFRN, 2010. v. 1.

3.
FERREIRA, D. S.; 2º autor . UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL, PATRIMÔNIO-HISTÓRICO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. In: I ENCONTRO DE PEDAGOGIA DA UNIDADE ACADEMICA DE GARANHUNS, 2007, GARANHUNS. I ENCONTRO DE PEDAGOGIA DA UNIDADE ACADEMICA DE GARANHUNS, 2007.

4.
FERREIRA, D. S.; Orientadora . Ensino de História Local, Patrimônio histórico e Educação Patrimonial: Uma abordagem Teórico-Prática. In: Encontro Regional em História Social, 2007, Recife. I Encontro Regional em História Social. Recife: EDUFERPE, 2007. p. 130-130.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, D. S.; CORDEIRO, I. P. A. L. . Ensino de História e Fotografia: possibilidades de construção do conhecimento histórico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, D. S.. Livro Didático, Patrimônio e História Local. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERREIRA, D. S.. Sobre ensino de História nos anos iniciais: O regional nos Parametros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERREIRA, D. S.. Conversas sobre ensino de história e museus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERREIRA, D. S.. A Formação Histórica na Educação Básica: Patrimônio histórico-cultural e Livro didático de História de Pernambuco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERREIRA, D. S.. História e Arte: Um olhar transdisciplinas na educação de Jovens e Adultos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERREIRA, D. S.. Patrimônio Histórico Local e Livro Didático: Diálogos possíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
FERREIRA, D. S.. Cultura e Formação Histórica: Garanhuns em cena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FERREIRA, D. S.. Educação do Campo: um direito a presevração da identidade e da cultura camponesa, através da elaboração do próprio Projeto Político Pedagógico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FERREIRA, D. S.. IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FERREIRA, D. S.. DIALOGANDO COM OS SABERES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO LOCAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FERREIRA, D. S.. Imagens e Ensino de História: Uma possibilidade na Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
FERREIRA, D. S.; LIMA, M. M. A . História Local, Ensino de História e Patrimonio Histórico-Cultural: uma abordagem teórico-prática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
FERREIRA, D. S.; LIMA, M. M. A . Uma abordagem teórico-prática da História Local, Ensino de História e Patrimônio Histórico-Cultural. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERREIRA, D. S.; LIMA, M. M. A . Educação Patrimonial com mediadora do processo de ensino-aprendizadem de História Local. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, DANIELLE DA SILVA. Avaliação de Livros Didáticos - Programa Nacional do Livro Didático 2019. 2018.

Redes sociais, websites e blogs
1.
FERREIRA, D. S.. http://daniellesilvaferreira.blogspot.com.br/. 2010; Tema: História, Ensino de História e Educação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, D. S.. Saberes Históricos: Possibilidades de aprendizagem nos anos iniciais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, D. S.; LUCENA, K. G. M. . Livros Didáticos e Folhetos de Cordel: Práticas, Apropriações e Representações no universo escolar.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERREIRA, D. S.. Cadê o Patrimônio que estava aqui?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FERREIRA, D. S.. Ler, Compreender e Preservar: Educação Patrimonial - Festival de Inverno de Garanhuns. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FERREIRA, D. S.. Patrimônio Histórico Local e Saber Histórico Escolar: Práticas do Ensino de História. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, M. M. A; FERREIRA, D. S.; ANDRADE, J. A.. Participação em banca de Thiago Silva de Oliveira. Representação indígena nos livros didáticos de História. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Culturas e Histórias dos povos indígenas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, D. S.; ANDRADE, J. A.; BRITO NETO, J. B.. Participação em banca de Nathália Silva duque.Práticas de Educação Patrimonial no cotidiano escola: um estudo da relação das ações da prefeitura de Olinda e a prática pedagógica dos professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
FERREIRA, D. S.; LIMA, M. M. A; COSTA, M. F. S.. Participação em banca de Iris Priscila Lins de Andrade.Ensino de História e Fotografia: possibilidades de construção do conhecimento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
FERREIRA, D. S.; LIMA, M. M. A. Participação em banca de Rosalina Emilia Gueiros de Barros.O cenário das produções acadêmicas sobre o tempo histórico nos anos iniciais: uma leitura a partir dos anais dos simpósios nacionais de história e dos encontros nacionais dos pesquisadores do ensino de História (2000-2010). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
FERREIRA, D. S.. Participação em banca de Maria Juserlânia Rocha Peixoto.Análise de Coleções Didáticas de Ciências Naturais adotadas em duas escolas garanhenses. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
SOUZA, A. P. A.; VASCONCELOS, N. A. E. L. M. L.; FERREIRA, D. S.. Participação em banca de Danyele Silene da Silva Santiago.Formação do professor de Artes: Um olhar sobre os futuros arte/educadores do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FERREIRA, D. S.. Expo Quinze 2013. 2013. Centro de Formação e Pesquisa SAPIENS.

2.
FERREIRA, D. S.. História, Diversidade & Ensino. 2012. Associação Nacional de História - Seção Pernambuco (PE).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SEMANA DE PEDAGOGIA DA UAG.Ensino de História e Fotografia: possibilidades de construção do conhecimento histórico nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Encontro).

2.
Jornada da História: Curriculo da Educação Básica e Formação do do Historiador: questões atuais e perspectivas. 2014. (Outra).

3.
X Encontro Estadual de História.Sobre ensino de História nos anos iniciais: O regional nos Parâmetros para Educação Básica do Estado de Pernambuco. 2014. (Encontro).

4.
Curso de Extensão Para Ler Bourdieu - Com O Professor Roger Chartier. 2013. (Outra).

5.
I Encontro da Linha de Pesquisa: Política, Instituições e Identidades.. 2013. (Encontro).

6.
VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade.Análises e reflexões sobre Patrimônio Histórico: O livro didático como fonte. 2013. (Outra).

7.
X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História.A formação histórica na Educação Básica: Patrimônio Histórico-Cultural e Livro Didático de História de Pernambuco. 2013. (Encontro).

8.
XXVII Simpósio Nacional de História.Livro didático e Patrimônio Histórico: Possibilidades de análises nos livros didáticos regionais. 2013. (Simpósio).

9.
II Colóquio de História e Arte.História e Arte: Um olhar transdisciplinas na educação de Jovens e Adultos. 2012. (Outra).

10.
III Semimário Lugares de Memória. 2012. (Seminário).

11.
IV Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco.Educação do Campo: Um direito a preservação da identidade e da cultura camponesa através da elaboração do próprio projeto politico pedagógico.. 2012. (Encontro).

12.
IX Encontro Estadual de História.História, Diversidade & Ensino. 2012. (Encontro).

13.
Avaliação da aprendizagem e ação docente. 2011. (Outra).

14.
Oficina de Literatura Sensibilização para a Leitura e Escrita. 2011. (Oficina).

15.
V Colóquio de História: ?Perspectivas históricas: historiografia, pesquisa e patrimônio.PATRIMÔNIO HISTÓRICO LOCAL E SABERES DOCENTES: PERSPECTIVAS EM DIALÉTICA NOS ANOS INICIAIS. 2011. (Outra).

16.
IV Encontro Estadual de História.SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS:UM DIÁLOGO SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO LOCAL. 2010. (Encontro).

17.
Jornada Literarte.Dialogando com saberes e práticas dos professores dos anos iniciais sobre Patrimônio Histórico Local. 2010. (Seminário).

18.
Seminário de Educação: Aprendizagem para todos.. 2010. (Seminário).

19.
VIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA.IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Encontro).

20.
Oficina de Educação Patrimonial. 2009. (Oficina).

21.
Sequências didáticas em turmas de EJA: Desafios e possibilidades na contrução da prática pedagógica. 2009. (Oficina).

22.
CICLOS DE CULTURA. 2008. (Outra).

23.
II Colóquio Internacional Antropologia do Imaginário e Educação do Envolvimento/Desenvolvimento.Imagens no Ensino de História: uma possibilidade na Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Outra).

24.
II Curso de Formação de Monitores da UAG: Conhecimento e Ação. 2008. (Outra).

25.
II Fórum Municipal de EJA. 2008. (Outra).

26.
IV Fórum Regional - GRE/AM. 2008. (Outra).

27.
Oficina Educação Patrimonial: Viver a Rota. 2008. (Oficina).

28.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia "Evolução e Diversidade, Ciência, Técnica, Inclusão e Pluralidade Cultural. 2008. (Outra).

29.
I ENCONTRO DE PEDAGOGIA DA UNIDADE ACADEMICA DE GARANHUNS.UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL, PATRIMÔNIO-HISTÓRICO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. 2007. (Encontro).

30.
I Encontro Regional em História Social e Cultural.História Local, Ensino de História e Patrimonio Histórico: uma abordagem teórico-metodológica. 2007. (Encontro).

31.
II ENCONTRO DAS COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE GARANHUNS. 2007. (Encontro).

32.
II SEMINARIO ESTADUAL NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO. 2007. (Seminário).

33.
I Jornada Universitária da Unidade Acadêmica de Garanhuns.A Educação Ptrimonial como mediadora do processo de ensino-aprendizagem da História Local. 2007. (Outra).

34.
IV CICLO DE SEMINÁRIOS MULTIDISCIPLINARES DA UAG. 2007. (Seminário).

35.
REFAZENDO HISTÓRIAS - MARACATUS-NAÇÃO EM CENA. 2007. (Oficina).

36.
TRADIÇÕES E TRADIÇÕES. A CULTURA IMATERIAL EM PERNAMBUCO. 2007. (Seminário).

37.
VI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE.PERSEPÇÃO DO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS PELAS COMUNIDADES DE GARANHUNS. 2007. (Outra).

38.
I ENCONTRO DAS COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE GARANHUNS - PE. 2006. (Encontro).

39.
II CICLO DE SEMINÁRIOS DA UAG. 2006. (Seminário).

40.
I SIMPOSIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA: O PROCESSO POLÍTICO E A PARTICIPAÇÃO POPULAR. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, M. M. A ; FERREIRA, D. S. . Grupo de Trabalho Ensino de História: Saberes e Práticas Educativas. 2015. (Outro).

2.
FERREIRA, D. S.. IV Semana de pedagogia. 2015. (Congresso).

3.
FERREIRA, D. S.; AMARAL . Ciclos de Cultura. 2008. (Outro).

4.
FERREIRA, D. S.. I Encontro de Pedagogia da UAG. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Stephanny Agrellis. Avaliação da Aprendizagem no ensino de ciências. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

2.
Fabiana da Silva ferreira. A importância do desenho na Educação Infantil. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Quitéria Valença Almeida. Escola inclusiva: caminhos para inclusão no ensino fundamental da escola pública. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Montenegro. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

2.
Simone Alves Feitosa. A importância do lúdico na Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Montenegro. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Ferreira dos Santos. Avaliação no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 1º ao 5 ano nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Montenegro. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

2.
Silvia Rosa de Aquino Silva. Inclusão de Crianças surdas na rede pública de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Montenegro. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

3.
Lucicleide Matias Alves. A importância da interdisciplinaridade nos anos iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Montenegro. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

4.
Iris Priscila Lins de Andrade. Ensino de História e Fotografia: possibilidades de construção do conhecimento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

Orientações de outra natureza
1.
Charliel Lima Couto. Ensino de historia e interdisciplinaridade. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

2.
Diná Cristina da Silva. Currículos de história: Repensado uma trajetória. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

3.
Eva Wilma Correia Barros Paes. História Oral como uma alternativa no Ensino de História. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

4.
Gilvanete Machado de Souza. O currículo de História: O olhar dos pedagogos em formação. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

5.
Marizete Alcântara de Arandas e Samara Cavalcanti da Silva. A cultura afro-brasileira e o Ensino de História nos anos iniciais: um olhar sobre a prática na escola do campo. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.

6.
Maria Luciana Ferreira de Araújo. Monitoria da disciplina História na Prática Pedagógica. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Danielle da Silva Ferreira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, D. S.. Cultura e Formação Histórica: Garanhuns em cena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERREIRA, D. S.. Livro Didático, Patrimônio e História Local. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Aprovação em 1º lugar na Seleção Simplificada para Professor Temporário na Unidade Acadêmica de Garanhuns - Universidade Federal Rural de Pernambuco em setembro de 2011.
Aprovação em 3º lugar na Seleção Simplificada para Professor Temporário no Departamento de Educação - Universidade Federal Rural de Pernambuco, em abril de 2015.
Aprovação no cargo de Professor dos anos iniciais da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Garanhuns, 2015.
Aprovação no cargo de Professor dos anos iniciais da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Saloá, 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 18:47:36