Karina Almeida de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7080534523571723
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Docente Assistente II junto ao curso de Licenciatura Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins/ Campus Tocantinópolis. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Raça e Temas Educacionais (GERTE) e membro do Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos, atuando nas linhas de ação relacionadas ao debate racial. Atuou como coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Sociologia). Pós-Graduanda (nível doutoramento) no Programa de Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realiza estágio de doutoramento com financiamento da CAPES junto a Georgia State University- Atlanta/ Estados Unidos sobre supervisão da Profª Drª Joyce E. King. Possui mestrado em Sociologia e Bacharelado em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, pela mesma instituição. Desenvolveu pesquisas sobre a temática Étnico-Racial no Brasil Contemporâneo relacionada aos debates educacionais. Atualmente desenvolve pesquisa na mesma área com enfoque no debate sobre Associativismo Negro, a partir dos Clubes Sociais Negros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karina Almeida de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, K. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário Tocantinópolis.
Av. Nossa Senhora de Fátima
Centro
77900000 - Tocantinópolis, TO - Brasil
Telefone: (63) 34716001


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em Georgia State University (Orientador: Joyce E. King).
Título: Entre Clubes Negros e Bailes Black: sociabilidades na diáspora africana,
Orientador: Valter Roberto Silvério.
Coorientador: Joyce E. King.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Diáspora; Clubes Sociais Negros; Sociabilidade Negra.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Raça, Identidade e Cidadania: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPOCS e ANPED (1988-2003),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Valter Roberto Silvério.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Relações Étnico-Raciais; Políticas Públicas Educacionais; Anped; Anpocs.
Grande área: Ciências Humanas
2017 - 2019
Especialização em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Unir para festejar, unir para lutar: os Clubes Sociais Negros e o Patrimônio Material do Grêmio Recreativo e Familiar Flor de Maio.
Orientador: Clovis Carvalho Brito.
2017
Graduação em andamento em Sociologia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-redemocratização: um panorama sobre as temáticas desenvolvidas nos trabalhos da ANPOCS e da ANPED.
Orientador: Valter Roberto Silvério.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Formação Docente na Modalidade EaD. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Formação em Tutoria Virtual. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Educação Anti-Racista. Ações Afirmativas no Brasil. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Alguns Problemas da Pesquisa em Ciências Sociais. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2007 - 2007
Raça e Liberalismo Americano. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Trajetórias do Movimento Negro e Ações Afirmativas. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2002 - 2003
Técnico em Informática.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Universitário Tocantinópolis, .

12/2013 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da África e Cultura Afro-Brasileira
Introdução a Metodologia de Pesquisa nas Ciências Sociais
Sociologia do Trabalho
Sociologia III
04/2015 - 03/2016
Direção e administração, Campus Universitário Tocantinópolis, .

Cargo ou função
Coordenadora Substituta do Curso de Ciências Sociais (Câmpus Tocantinópolis), conforme Portaria nº 617 de 31 de Março de 2015..
11/2014 - 03/2016
Outras atividades técnico-científicas , Campus Universitário Tocantinópolis, Campus Universitário Tocantinópolis.

Atividade realizada
Coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
10/2014 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário Tocantinópolis, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho de Pesquisa.
11/2014 - 12/2015
Ensino, UNIAFRO - Política de Promoção da Igualdade R, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
África e Africanidades: conceitos, historicidade e políticas públicas
10/2014 - 04/2015
Direção e administração, Campus Universitário Tocantinópolis, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Ciências Sociais.

Colégio Fernanda Telles, FT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia e Sociologia, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio


Colégio Vincere de Ensino Médio e Fundamental LTDA, COLÉGIO VINCERE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia e Sociologia, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de Filosofia e Sociologia no Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia e Sociologia
Outras informações
Professora substituta no Ensino Fundamental II e Ensino Médio


Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos, CMCN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Conselheira Suplente, Enquadramento Funcional: Representante do NEAB/UFSCar


Cursinho Comunitário Pré-vestibular, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral
Outras informações
Participei da construção e montagem do projeto do cursinho comunitário, bem como da elaboração do material didático para a disciplina de Geografia do Brasil. Fui uma das responsáveis pela organização de eventos e provas. Atividade não relacionada a nenhuma instituição, organização pública ou privada.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Ensino, Geografia, Carga horária: 4


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 27
Outras informações
Desenvolveu atividades de mediação e realização de oficinas com grupos de visitantes respectivas a Exposição Desenhando o corpo.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 39
Outras informações
Desenvolveu atividades de mediação na Exposição "Mulheres: artistas no acervo SESC de arte brasileira".


Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Docente Assistente, Enquadramento Funcional: Professora Sociologia/Filosofia, Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Ciência- 60h (Disciplina ministrada no curso de Ciências Biológicas)
Filosofia da Ciência-30h (Disciplina ministrada no curso de Ciências Biológicas)
Filosofia da Educação- 30h (Disciplina ministrada no curso de Ciências Biológicas)
Sociologia Rural-60h ( Disciplina ministrada no curso de Agronomia)
02/2013 - 07/2013
Ensino, Administração em Agronegócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Linguagem II- 60h (Disciplina ministrada no curso de Letras)
Filosofia- 60h(Disciplina ministrada no curso de Ciências Contábeis)
Filosofia- 60h (Disciplina ministrada no curso de Ciências Biológicas)

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Discente Doutorado, Enquadramento Funcional: Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu atividades como Coordenadora de Tutoria no âmbito do curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER), orientando e supervisionando tutores presenciais e virtuais.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Discente nível mestrado, Enquadramento Funcional: Pós-Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora vitual, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria virtual no curso de Licenciatura em Pedagogia da SEaD/UAB- UFSCar, na 4ª oferta da disciplina Sociologia da Educação com supervisão da Professora/ Tutora de referência Thais Moya, tendo carga horária de 60 horas (4 créditos), totalizando 140 horas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio Supervisionado de Capacitação docente em Sociologia I como parte dos requisitos necessários para os bolsistas CAPES.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora vitual, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria virtual no curso de Licenciatura em Pedagogia da SEaD/UAB- UFSCar, na 3ª oferta da disciplina Sociologia da Educação com supervisão da Professora/ Tutora de referência Thais Moya, tendo carga horária de 60 horas (4 créditos), totalizando 100 horas.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 4
Outras informações
Participante do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (GDE), promovido pelas Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), pela Secretria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Raciail (SEPPIR), sob a responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) e sob a coordenação da UAB/UFSCar. Responsável, em parceria com outros professores, pela formação específica em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. A formação específica destinou-se a tutores virtuais do GDE e teve carga horária de 30 horas/aula.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .



Linhas de pesquisa


1.
Produção Simbólica e Cultural

Objetivo: A linha de pesquisa "Produção Simbólica e Cultura" agrega os projetos que no recorte de sua investigação priorizam analisá-la sob o olhar simbólico e cultural. Desenvolve-se atualmente nesta linha, projetos de pesquisa nas temáticas da cultura e enfermidade, e da cultura e identidade. Além de projetos sobre a etnografia da produção antropológica e, também, projetos preocupados com as políticas de ação afirmativa com base em identidades coletivas..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Etnografia; Identidade; Cultura; Raça; Etnia.
2.
Relações Étnico-raciais e Educação Escolar


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Entre Clubes Negros e Bailes Black: sociabilidades na diáspora africana
Descrição: No Brasil, a formação de clubes e os chamados ?bailes negros? representam parte do repertório cultural do Atlântico Negro ao traduzirem manifestações da cultura negra associadas a política de resistência, de trabalho com o corpo por meio da dança e da música. Pesquisas documentais, revisão bibliográfica e incursões etnográficas nos Clubes Sociais Negros e nos Bailes Black / Samba-Rock e Charme localizados na região sudeste do Brasil, especialmente no estado de São Paulo me remeteram às seguintes perguntas: 1) qual tem sido, e como analisar, o papel dos clubes enquanto um espaço de sociabilidade, resistência e de trabalho do corpo no atlântico negro? 2) são estes clubes espaços de educação/transmissão/compartilhamento de expressões resignificadas de uma cultura negra transnacional, no caso específico, expressa pela musica e pela dança? 3) são estes clubes uma característica da diáspora africana presente no Brasil ou se pode encontrar práticas similares em outras partes do Atlântico negro?Com base na hipótese de que a música e a dança são formas de expressão transversais de identificação e trocas na sociabilidade das comunidades da diáspora africana desenha-se a possibilidade de compreender clubes e bailes como espaços de realização da diáspora, ou seja, de criação e recriação de sociabilidade e elaboração/reelaboração de uma memória coletiva derivada da experiência comum da escravidão, das barreiras constituídas pela racialização e o racismo e, também, como espaços de entrelaçamento e produção de sentidos particulares, ao mesmo tempo, em delineiam modos de ser, estar e fazer da diáspora africana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Karina Almeida de Sousa - Coordenador / SILVÉRIO, Valter Roberto - Integrante.
2016 - Atual
Clubes Sociais Negros: Associativismos Negro na Região Sudeste a partir da Primeira República (1889-1930)
Descrição: A data de fundação dos Clubes Sociais Negros remonta ao período da Primeira República (1889-1930), período esse em que emerge no Brasil a sociedade de classes em oposição a sociedade escravocrata de outrora. O contexto sócio-histórico e político configuraria terreno fértil para a integração da população negra, agora sem impedimentos formais de participação na sociedade mais abrangente. No entanto, as restrições quanto ao acesso a direitos e bens antes destinados aos "homens livres" trouxeram a reflexão sobre o modelo de participação dos negros na nova organização social. Esse seria o cenário de emergência de diversas organizações negras que buscaram desenvolver atividades recreativas, culturais ou beneficentes em prol de negros que atingiram certa mobilidade social não convertida em acesso aos bens e serviços destinados a elite branca. Levantamentos recentes demonstram uma concentração de entidades nas regiões Sudeste e Sul, sendo que esta última apresenta também um maior número de análises relacionadas. Com o objetivo de contribuir para a compreensão das dinâmicas do associativismo negro, esta pesquisa pretende analisar a emergência desse modelo de associativismo a partir dos Clubes localizados na região Sudeste. Buscar-se-á compreender as formas e as dinâmicas de emergência do associativismo negro a partir dos Clubes Sociais Negros utilizando como fonte de dados pesquisas bibliográficas, documentos oficiais, atas, regimentos, acervos pessoais e entrevistas, partindo de uma abordagem não reducionista das questões que concernem os inter-relacionamentos de classe e raça..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Karina Almeida de Sousa - Coordenador.
2014 - Atual
Do preconceito ao bullying: contribuições dos Estudos Culturais na análise das práticas de violência no ambiente escolar
Descrição: Esta pesquisa busca construir interpretações e estabelecer diálogos a partir das formulações elaboradas sobre as práticas de violência física e simbólica que na atualidade são denominadas de bullying. O bullying se tornou um dos temas de grande repercussão nacional e internacional da última década, tal afirmação pode ser contatada, a partir do grande espaço que a mídia impressa e televisa tem dado ao tema, o crescente número de publicações acadêmicas sobre o tema, e o crescente debate relativo ao cotidiano escolar no que toca a minimização das práticas de bullying no ambiente escolar. Partindo das perspectivas de análise dos Estudos Culturais busca-se observar a construção das práticas relacionadas ao bullying, por meio da análise das publicações acadêmicas, do discurso midiático e ainda a partir de entrevistas, ambos relacionados aos sujeitos vitimizados e os vitimizadores, bem como, algumas concepções do ambiente educacional e da educação formal. A relação entre visibilidade das denúncias de práticas de bullying e a inserção deste conceito nos debates sobre violência no Brasil tem se mostrado crescente, principalmente quando temos como foco estudos sobre as práticas de bulllying que ocorrem no ambiente da escola formal. Esta pesquisa justifica-se, portanto, ao buscar deslocar o foco da denúncia para a análise dos processos que constituem os padrões de normatividade e de anormalidade manipulados e reproduzidos nas práticas de bullying. Iniciar um debate segundo as ponderações elaboradas acima é a proposta desta pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Karina Almeida de Sousa - Coordenador / Adriana Pereira da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2014 - Atual
Grupo de Estudos Sobre Raça e Temas Educacionais
Descrição: O Grupo de Estudos sobre Raça e Temas Educacionais tem por objetivo apresentar, discutir e problematizar a relação entre raça e educação, considerando a relevância desse debate no cenário regional e nacional. Parte-se de estudos sobre as relações étnico-raciais no Brasil contemporâneo em consonância com a discussão sobre o espaço escolar e as políticas públicas educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .

Integrantes: Karina Almeida de Sousa - Coordenador / Darlândia dos Santos Silva Oliveira - Integrante / Juliana Krist R. de Andrade - Integrante / Luziene Lago da Silva - Integrante / Roseane Brito Gomes - Integrante / Vandeildes Almeida de Jesus - Integrante / Adriana Pereira da Silva - Integrante / Elisson Diego Carvalho Conrado - Integrante / Maria Tamires Ramos de Sousa - Integrante / Ana Claucia de Jesus Salazar - Integrante / Iracelia Borges Taveira - Integrante / Raquel Angelino da Silva - Integrante.
2007 - 2009
AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: as dimensões sociológica, econômica, política e jurídica que atravessam e redesenham o debate
Descrição: pesquisa tem por objetivo central observar, mapear, registrar, analisar e interpretar as reações e debates cada vez mais freqüentes na mídia e na literatura acadêmica de projetos de ação afirmativa...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Karina Almeida de Sousa - Integrante / Valter Roberto Silvério - Coordenador / Paulo Alberto dos Santos Vieira - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Thais Santos Moya - Integrante / Boaventura Rodrigues Vaz Horta Santy - Integrante / Elaine de Melo Lopes dos Santos - Integrante.
Financiador(es): United Negro College Fund Special Program - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2014 - 2016
Programa Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos
Descrição: O Programa Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos está incluído na Linha temática Direitos Humanos, do Programa de Extensão Universitária MEC/SESu. A proposta prevê ações mediadoras com instituições parceiras que garantam o atendimento jurídico e psicológico. O antedimento social e antropológico é efetuado pelos docentes participantes do Programa, com o intuito de instrumentalizar os indivíduos atendidos para que reivindiquem seus direitos e que possam conquistar a autonomia e cidadania. As linhas de ação Promoção da Igualdade Racial e Educação para as Relações Étnico-Raciais compõe o Programa. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .

Integrantes: Karina Almeida de Sousa - Integrante / Liza Basílio - Coordenador / Ubiratan Francisco de Oliveira - Integrante / Odilon Rodrigues de Morais Neto - Integrante / Andre Luis Campanha Demarchi - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
Fórum Internacional em Defesa das Ações Afirmativas no Ensino Superior
Descrição: Projeto coordenado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros em parceria com The Ford Fundantion que visa reforçar, consolidar e acompanhar experiências de Ações Afirmativas no Ensino Superior, totalizando uma carga horária de 40 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Karina Almeida de Sousa - Integrante / SILVÉRIO, Valter Roberto - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - 2016
Projeto Institucional de Permanência Universitária: Grupo de Estudos Relações Étnico-Raciais e Temas Educacionais (GERTE) e Grupo de Estudos sobre Técnias de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
Descrição: Visando atender aos acadêmicos contemplados no Programa Institucional de Permanência na Modalidade Monitoria o projeto integra dois Grupos de Estudos, à saber, um Grupos de Estudos sobre Técnicas de Escrita e Leitura de Textos Acadêmicos e o Grupo de Estudo Relações Étnico-Raciais e Temas Educacionais. O Grupos de Estudos sobre Técnicas de Escrita e Leitura de Textos Acadêmicos tem por contribuir na formação teórica e o aprimoramento da escrita, leitura e análise crítica dos textos acadêmicos, enquanto o Grupo de Estudo Relações Étnico-Raciais e Temas Educacionais pretende apresentar, discutir e aprofundar, por meio de leituras da Ciências Sociais e da Educação, a interseção entre as questões étnico-raciais e o temas educacionais, dando destaque a Lei 10.638/03 e as Políticas de Ação Afirmativa na modalidade cotas raciais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Karina Almeida de Sousa - Coordenador / Darlândia dos Santos Silva Oliveira - Integrante / Juliana Krist R. de Andrade - Integrante / Luziene Lago da Silva - Integrante / Roseane Brito Gomes - Integrante / Vandeildes Almeida de Jesus - Integrante / Ulbio S. L. Miranda - Integrante.
2014 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFT)/ subprojeto Ciências Sociais
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .

Integrantes: Karina Almeida de Sousa - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: OLHARES PLURAIS
2016 - Atual
Periódico: REVISTA TEXTOS GRADUADOS
2017 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação do Campo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Relações Étnico-Raciais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, K. A.2016SOUSA, K. A.. O Debate sobre relações raciais e educação nas associações de pesquisa e pós-graduação (1988 a 2003). Temas em Educação, v. 25, p. 52-77, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, K. A.; SAGRILO, C. A. F. . Relações raciais em debate: a produção acadêmica das Ciências Sociais e da Educação. In: Mauro Meirelles;Leandro Raizer; Daniel Gustavo Mocelin. (Org.). Relações raciais em debate: a produção acadêmica das Ciências Sociais e da Educação. 1ed.Porto Alegre: Editora CirKula, 2016, v. , p. 15-30.

2.
SOUSA, K. A.; PINTO, M. L. ; SOUSA, M. ; SA, M. A. R. . Relatos de experiências do PIBID de Ciências Sociais do câmpus de Tocantinópolis. In: Berenice Feitosa da Costa Aires; Juciley Silva Evangelista Freira; Marciléia de Oliveira Bispo; Regina Célia Padovan; Vera Lúcia Aires Gomes da Silva. (Org.). Relatos de Experiência em Iniciação á Docência PIBID/UFT. 1ed.Palmas: EDUFT, 2015, v. , p. 183-190.

3.
SOUSA, K. A.; BALIEIRO, F. F. . Um novo olhar sobre as diferenças no espaço escolar: a contribuição da sociologia das diferenças na formação do professor. In: Eraldo Leme Batista; Semíramis Corsi Silva; Tatiana Noronha de Souza. (Org.). Desafios e Perspectivas das Ciências Humanas na Atuação e na Formação Docente. 1ªed.Jundiaí: Pacco Editorial, 2012, v. 1º, p. 89-107.

4.
SILVÉRIO, Valter Roberto ; SOUSA, K. A. ; VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino ; Moya, Thaís Santos . Relações étnico-raciais. In: Richard Miskolci. (Org.). Marcas da Diferença no Ensino Escolar. 1ªed.São Carlos: EdUFSCar, 2010, v. 1, p. 113-156.

5.
SILVÉRIO, Valter Roberto ; SOUSA, K. A. . A socialização e a identidade: a escola e o dilema étnico-racial. In: Anete Abramowicz; Nilma Lino Gomes. (Org.). Educação e raça:perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, v. 1, p. 97-120.

6.
SOUSA, K. A.; Moya, Thaís Santos ; Silvério . Educação e relações étnico-raciais: a experiência da diferença. In: Moya, Thaís S.; Silvério, Valter R.. (Org.). Educação, Diferença e Desenvolvimento Nacional. São Carlos: EdUFSCar, 2009, v. , p. 53-84.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, K. A.. Territórios negros e sociabilidade: clubes, sociedades e bailes. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Anais 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Brasília: SBS, 2017.

2.
SOUSA, K. A.. Rainhas do baile: raça, gênero e corporalidade nas sociedades negras. In: Fazendo o Gênero 11, 2017, Florianópolis. Anais Fazendo o Gênero 11. Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-12.

3.
SOUSA, K. A.. Teritorialidades e sociabilidade a partir dos clubes sociais negros. In: IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as negros/as-COPENE, 2017, Dourados/MS. Anais IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as negros/as-COPENE. Dourados/MS: UEMS, 2017.

4.
SOUSA, K. A.. Territorialidades e sociabilidade a partir dos clubes sociais negros. In: IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as negros/as-COPENE, 2017, Dourados/MS. Anais IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as negros/as-COPENE, 2017.

5.
SOUSA, K. A.. Repensando a cidadania: relações raciais e políticas públicas. In: IV Seminário Enlaçando Sexualdiade, 2015, Salvador. Anais do IV Seminário Enlaçando Sexualidades. Salvador: EDUNEB, 2015. p. 1-15.

6.
SOUSA, K. A.. Do preconceito ao bullying: leituras sobre a discriminação racial no ambiente escolar. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), 2014, Belém. Do preconceito ao bullying: leituras sobre a discriminação racial no ambiente escolar, 2014.

7.
SOUSA, K. A.; MARTINS, K. S. . Quanto vale ou é por quilo: Representações da escravidão na contemporaneidade. In: II Semana Integrada do Câmpus Universitário de Tocantinópolis/UFT; VI Semana Acadêmica de Pedagogia; VI Semana Acadêmica de Ciências Sociais, II Semana Acadêmica do PARFOR/Pedagogia e I Semana Acadêmica da Educação do Campo, 2014, Tocantinópolis. Anais da II Semana Integrada do Câmpus Universitário de Tocantinópolis/UFT; VI Semana Acadêmica de Pedagogia; VI Semana Acadêmica de Ciências Sociais, II Semana Acadêmica do PARFOR/Pedagogia e I Semana Acadêmica da Educação do Campo. Porto Alegre: Cirkula, 2014.

8.
SOUSA, K. A.. Raça e Educação: as contribuições do debate étnico-racial na análise das Políticas Educacioanais. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013.

9.
SOUSA, K. A.. Interfaces entre as políticas públicas educacionais e os marcadores sociais da diferença: leituras sobre a cidadania na pós-modernidade. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Interfaces entre as políticas públicas educacionais e os marcadores sociais da diferença: leituras sobre a cidadania na pós-modernidade, 2010.

10.
SOUSA, K. A.; Vieira, Paulo Alberto dos Santos . Raça, Educação e Diferença. Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior no Brasil. In: XVIII International Congress oh the Latin American Studies Association, 2009, Rio de Janeiro. Raça, Educação e Diferença. Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior no Brasil, 2009.

11.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratiação: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as(COPENE), 2008, Goiânia. Congresso de Pesquisadores/as Negros/as, 2008. v. 5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, K. A.. Uma análise dos artigos da ANPOCS sob a ótica da questão étnico-racial e da educação. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Uma análise dos artigos da ANPOCS sob a ótica da questão étnico-racial e da educação, 2009.

2.
SOUSA, K. A.. Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. In: V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as, 2008, Goiânia. Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. Goiânia: Editora UCG, 2008. v. 5. p. 176-176.

3.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4. p. 262-262.

4.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Lei 10639- São Paulo Negro e Diverso: educando pela diferença para a igualdade.África e Brasil em foco. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4. p. 263-263.

5.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Educação e Questão Étnico-Racial na Pós- Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. In: XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, 2007, Ouro Preto. XV Seminário de Iniciação Cientifica Universidade Federal de Ouro Preto, 2007.

6.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. In: XV Congresso de Iniciação Científica, 2007, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2007. v. 3. p. 194-194.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, K. A.. Do preconceito ao bullying: leituras sobre a discriminação racial no ambiente escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUSA, K. A.. Interfaces entre as políticas públicas educacionais e os marcadores sociais da diferença: leituras sobre a cidadania na pós-modernidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SOUSA, K. A.. Raça, Diferença e Educação. Um percurso sobre as Políticas Públicas Educacionais na contemporaneidade: da Constituição Federal/88 a Lei 10.639/03. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUSA, K. A.; VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos . Lei 10639/03- São Paulo Negro e Diverso: Educando pela diferença para a igualdade. África e Brasil em foco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associções ANPOCS e ANPED. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Lei 10639- São Paulo Negro e Diverso: Educando pela diferença para a igualdade. África e Brasil em foco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SOUSA, K. A.. Um balanço teórico sobre a questão Étnico-Racial na Educação e nas Ciências Sociais na pós-redemocratização. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUSA, K. A.; Silvério . Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUSA, K. A.; SILVÉRIO, Valter Roberto . Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, K. A.. África e Africanidades: conceitos, historicidade e políticas públicas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático).

2.
SOUSA, K. A.. Gênero e Raça no Brasil contemporâneo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOUSA, K. A.; SILVA, A. P. ; OLIVEIRA, D. S. S. ; SILVA, L. L. . Introdução ao Currículo Lattes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOUSA, K. A.; SOUSA, M. T. R. ; ANDRADE, J. K. R. ; GOMES, R. B. ; JESUS, V. A. . Da teoria à prática: como elaborar o Currículo Lattes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SOUSA, K. A.. Pré vestibular UNE-todos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SOUSA, K. A.. Por que adotamos Ações Afirmativas no Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SOUSA, K. A.; Moya, Thaís Santos . Introdução aos Estudos Culturais: contribuições dos estudos pós-coloniais e queer para a teoria social contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SOUSA, K. A.. Políticas Públicas Educacionais e Raça no Brasil: debates e perspectivas do campo acadêmico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BELELI, I. ; MISKOLCI, ; Riscal, Sandra ; SILVÉRIO, Valter Roberto ; SOUSA, K. A. . Marcas da Diferença no Ensino Escolar. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

10.
SOUSA, K. A.; MEDEIROS, Priscila Martins ; SANTY,Boaventura Vaz ; VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos . Mapa das Ações Afirmativas nas Universidades Públicas do Brasil: Abrangência, Características e Histórico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MEDEIROS, Priscila Martins ; SOUSA, K. A. ; SANTY,Boaventura Vaz ; VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos . Mapeando e Compreendendo as Ações Afirmativas nas Universidades Públicas Brasileiras.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SOUSA, K. A.. Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. 2008. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ROSA, M. ; SOUSA, K. A. . Radiando Comunicações- Tangará por Mulheres (TpM Radiando). 2013 (Programa de Rádio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELLO, M. P. A.; SOUSA, K. A.. Participação em banca de Mara Bolfarini Bento. Democracia racial e mídia quando relacionada à trajetória democrática brasileira. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER)) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
MELLO, M. P. A.; SOUSA, K. A.. Participação em banca de Ana Maria Lopes de Oliveira. Preconceito étnico-racial nas escolas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER)) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
MELLO, M. P. A.; SOUSA, K. A.. Participação em banca de Ivone Hermínia Tavares Martins. A temática indígena no currículo escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER)) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
MELLO, M. P. A.; SOUSA, K. A.. Participação em banca de Marialda Ribeiro da Silva. Quilombos: a construção de conceitos em sala de aula. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER)) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FELIX, J. B.; SOUSA, K. A.. Participação em banca de Luciene Reis Silva."Relações Raciais na Educação Infantil: um olhar sobre as crianças negras na pré-escola municipal Tancredo de Almeida Neves. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

2.
GONCALVES FILHO, F.; SOUSA, K. A.. Participação em banca de Anderson Pires da Silva.O livro didático e a construção da identidade negra na Escola Estadual Raimundo Nonato Torres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins.

3.
FRANCA, R. N. C.; SOUSA, K. A.; TRAVESSINI, N. P.. Participação em banca de Márcia Andrea de Souza.As Perspectivas dos Futuros Licenciados em Letras frente ao Mundo do Trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

4.
BATISTA, I. M.; SOUSA, K. A.; MIRANDA, C. O.. Participação em banca de Maiana Lopes da Silva.Atitudes Linguísticas em três docentes de Língua Portuguesa em Denise-MT: um olhar para as diferenças linguísticas na sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

5.
ROSA, M.; SOUSA, K. A.; SANTOS, D.. Participação em banca de Maise Pechim Neiva Scarpat.Gênero e imprensa escrita: análise de algumas ações feministas da década de 1970 relacionadas no "Jornal O Mulheirio". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

6.
SILVA, F. M. M.; SOUSA, K. A.. Participação em banca de Flávio Macedo Martins da Silva.Estado da Arte no Skate na Escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALMEIDA, C. R.; SOUSA, K. A.; PADINHA, M. S. R.. Professor do Magistério Superior. 2015. Universidade Federal do Tocantins.

2.
SOUSA, K. A.; ALMEIDA, C. R.; NERES, M. S.. Professor do Magistério Superior. 2014. Universidade Federal do Tocantins.

Outras participações
1.
SOUSA, K. A.; FELIX, J. B.; NOLETO, R. S.. Processo de Seleção para Professor Substituto. 2015. Universidade Federal do Tocantins.

2.
NORONHA, M. B. A.; DEMARCHI, A. L. C.; SOUSA, K. A.. Processo de Seleção para Professor Substituto. 2014. Universidade Federal do Tocantins.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18° Congresso Brasileiro de Sociologia. Territórios negros e sociabilidade: clubes, sociedades e bailes. 2017. (Congresso).

2.
Fazendo o Gênero 11.Rainhas do baile: raça, gênero e corporalidade nas sociedades negras. 2017. (Seminário).

3.
XXXI Congresso ALAS. Unir para festejar, unir para lutar: as associações negras no pós-abolição. 2017. (Congresso).

4.
Aula Inaugural do curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE/UFT)." Na minha escola todo mundo é igual?". 2015. (Outra).

5.
Semana de Recepção dos/as Discentes 2015.1.Diversidade e Políticas Públicas na Educação. 2015. (Outra).

6.
1º ENCONTRO NACIONAL DO PROGRAMA E APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA-PROEXT. 2014. (Encontro).

7.
IV Seminário de Programas Especiais em Educação- Formação Discente e Docente no contexto d da UFTa.Formação Discente no contexto da UFT: PIM,Pimi e PMP. 2014. (Seminário).

8.
Semana da Consciência Negra.Bullying é Preconceito: Reflexões sobre o racismo no ambiente escolar. 2014. (Outra).

9.
Seminário Integrado Pedagogia/Ciências Sociais/Pedagogia PARFOr.Questões Étnico-Raciais/Quilombolas. 2014. (Seminário).

10.
Seminário Integrado Pedagogia/ Ciências Sociais/ Pedagogia PARFOR.Questões Étnico-Raciais/Quilombolas. 2014. (Seminário).

11.
SEMINÁRIO INTERNO DA UFT SOBRE TRABALHOS CIENTÍFICOS ENVIADOS AO VIII Congresso de Pesquisadores Negros (VIII COPENE).Escola e Ensino de História e Cultura Afro. 2014. (Seminário).

12.
SEMINÁRIO INTERNO DA UFT SOBRE TRABALHOS CIENTÍFICOS ENVIADOS AO VIII Congresso de Pesquisadores Negros (VIII COPENE).Do Preconceito Ao Bullying: leitura sobre a discriminação racial no ambiente escolar. 2014. (Seminário).

13.
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as). Quanto vale ou é por quilo?Representações sobre a escravidão na contemporaneidade. 2014. (Congresso).

14.
VIII SEMINÁRIO DE FORMADORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:DIREITO À DIVERSIDADE.Ética,Educação, Direitos Humanos e Cidadania: Equidade Étnico-Raciais e Sócio-Cognitivoal. 2014. (Seminário).

15.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Raça e Educação: as contribuições do debate étnico-racial na análise das Políticas Educacioanais. 2013. (Congresso).

16.
III Encontro de Formação Teórica-Metodológica do curso de Especialização para as Re Relações Étnico-Raciais. 2012. (Encontro).

17.
Movimento Negro e educação no Brasil- Avanços e embates atuais. 2011. (Outra).

18.
Relações étnico-raciais e educação no Brasil- panorama geral e. 2011. (Outra).

19.
Seminário Internacional da Afro-descendência. 2011. (Seminário).

20.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos.Interfaces entre as políticas públicas educacionais e os marcadores sociais da diferença: leituras sobre a cidadania na pós-modernidade. 2010. (Seminário).

21.
Seminário Internacional Sexualidades, Saberes e Direitos. 2010. (Seminário).

22.
VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as). Raça, Diferença e Educação. Um percurso sobre as Políticas Públicas Educacionais na contemporaneidade: da Constituição Federal/88 a Lei 10.639/03. 2010. (Congresso).

23.
XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

24.
VIII Semana de Pós-Graduação em Sociologia.Raça, Educação e Diferença: Perspectivas sobre a identidade e a cidadania nas políticas públicas educacionais. 2009. (Outra).

25.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Uma análise dos artigos da ANPOCS sob a ótica da questão étnico-racial e da educação. 2009. (Congresso).

26.
XVIII International Congress of the Latin American Studies Association. Raça, Educação e Diferença. Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior no Brasil. 2009. (Congresso).

27.
36 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.Um balanço teórico sobre a questão Étnico-Racial na Educação e nas Ciências Sociais na pós-redemocratização. 2008. (Encontro).

28.
V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as(COPENE). Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das Associações ANPOCS e ANPED. 2008. (Congresso).

29.
X Semana da África- Forúm África.Lei 10639/03- São Paulo Negro e Diverso: Educando pela diferença para a igualdade. África e Brasil em foco.. 2008. (Outra).

30.
XVI Congresso de Iniciação Científica. Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. 2008. (Congresso).

31.
Encontro Anual da ANPOCS. 2007. (Encontro).

32.
XV Congresso de Iniciação Científica. Educação e Questão Étnico-Racial na Pós-redemocratização: Uma análise das Associações ANPOCS e ANPED. 2007. (Congresso).

33.
XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP).Educação e Questão Étnico-Racial na Pós- Redemocratização: Uma análise das associações ANPOCS e ANPED. 2007. (Seminário).

34.
I Congresso Internacional de Sociologia Econômica e das Finanças-CISEF. 2006. (Congresso).

35.
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros( COPENE). 2006. (Congresso).

36.
III Semana de Cìências Sociais e Estudos Marxistas. 2005. (Seminário).

37.
I Seminário UFSCar/UNESP- Sociedade e Trabalho: velhos dilemas, novos desafios. 2005. (Seminário).

38.
VII Semana de Seminários GPHEC. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, K. A.; OLIVEIRA, M. A. ; BRITO, J. ; LOPES, F. R. ; SAGRILO, C. A. F. . Semana de Recepção dos/as Discente 2015.1. 2015. (Outro).

2.
FELIX, J. B. ; GONCALVES FILHO, F. ; SOUSA, K. A. ; PEREIRA, A. L. . SEMINÁRIO INTERNO DA UFT SOBRE TRABALHOS CIENTÍFICOS ENVIADOS AO VIII Congresso de Pesquisadores Negros (VIII COPENE). 2014. (Congresso).

3.
SOUSA, K. A.; PADINHA, M. S. R. ; OLIVERIA, M. A. ; BONILLA, M. . II Semana Integrada do Câmpus Universitário de Tocantinópolis/UFT; VI Semana Acadêmica de Pedagogia, VI Semana Acadêmica de Ciências Sociais, III Semana do PARFOR/Pedagogia e I Semana acadêmica da Educação do Campo. 2014. (Outro).

4.
VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos ; LIMA, E. G. S. ; SOUSA, K. A. . IX Seminário sobre Políticas Afirmativas da UNEMAT. 2013. (Outro).

5.
VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos ; LIMA, E. G. S. ; SOUSA, K. A. . VI Semana de Estudos Étnico-Raciais. 2013. (Outro).

6.
VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos ; LIMA, E. G. S. ; SOUSA, K. A. . I Encontro de Secretárias e Secretários Municipais de Educação do Estado de Mato Grosso. 2013. (Outro).

7.
SOUSA, K. A.. I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. 2010. (Outro).

8.
Silvério ; Vieira, Paulo Alberto dos Santos ; Medeiros, Priscila Martins ; SOUSA, K. A. . VIII Semana da Consciência Negra. 2010. (Outro).

9.
SOUSA, K. A.; Silvério ; MEDEIROS, Priscila Martins ; Vieira, Paulo Alberto dos Santos . VII Semana da Consciência Negra. 2009. (Outro).

10.
Silvério ; SOUSA, K. A. . VI Semana da Consciência Negra. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patrícia Zambianco Bertazzoni. A temática indígena nos livros da alfabetização: uma análise do material do Programa Ler e Escrever. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER)) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

2.
Nilda Ferreira Oliveira. As contribuições da Lei 10.639/03 na Educação Infantil: uma análise do projeto com bonecas negras. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER)) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

3.
Edna Regina de Jesus. A lei 10. 639 e a prática docente na educação infantil: uma análise do município de Itapeva/SP. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER)) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

4.
Gisele Cristina de Barros. Entre o fracasso escolar e a Lei 10. 639/03: o papel da educação na atualidade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER)) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

5.
Silmara Aparecida Rodrigues Andrade Spada. O lúdico como processo de construção e reconhecimento das diferenças ético-raciais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais(ERER)) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosana Alves Soares. Inserção da mulher no mercado de trabalho e as relações de gênero no âmbito familiar em Tocantinópolis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

2.
Gilzilene França Almeida. Gênero e Sexualidade: uma análise da disciplina de Sociologia no Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

3.
Vandeildes Almeida de Jesus. Trabalho doméstico na cidade de tocantinópolis: uma abordagem sobre as questões de raça e gênero. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

4.
Iracelia Borges Taveira. LEI 10.639/03 na EDUCAÇÃO INFANTIL: a implementação e seus desdobramentos na Escola Aldenora Alves Correia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

5.
Juliana Krist R. de Andrade. Raça, gênero e classe: as políticas de acesso e permanência na universidade federal do tocantins. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

6.
Roseane Brito Gomes. ?Exige-se boa aparência?: Mercado de trabalho e juventude negra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

Iniciação científica
1.
Adriana Pereira da Silva. Bullying é preconceito? Análise das práticas de violência escolar na cidade de Tocantinópolis-TO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Lúcia da Silva. Orientação de Monitoria da Disciplina de Sociologia III. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

2.
Ana Claudia de Jesus Salazar. Grupo de Estudos sobre Raça e Temas Educacionais(GERTE). 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins, Ministério da Educação/Plano Nacional de Assistência Estudantil. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

3.
Darlândia dos Santos Silva Oliveira. Grupo de Estudos Sobre Raça e Temas Educacionais. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Ministério da Educação/Plano Nacional de Assistência Estudantil. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

4.
Vandeildes Almeida de Jeses. Grupo de Estudos Sobre Raça e Temas Educacionais. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins, Ministério da Educação/Plano Nacional de Assistência Estudantil. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

5.
Juliana Krist Ribeiro de Andrade. Grupo de Estudos Sobre Raça e Temas Educacionais. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins, Ministério da Educação/Plano Nacional de Assistência Estudantil. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

6.
Roseane Brito Gomes. Grupo de Estudos Sobre Raça e Temas Educacionais. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins, Ministério da Educação/Plano Nacional de Assistência Estudantil. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

7.
Luziene Lago da Silva. Grupo de Estudos Sobre Raça e Temas Educacionais. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins, Ministério da Educação/Plano Nacional de Assistência Estudantil. Orientador: Karina Almeida de Sousa.

8.
Ulbio de Sousa Lima Miranda. Grupo de Estudos sobre Raça e Temas Educacionais(GERTE). 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Tocantins, Ministério da Educação/Plano Nacional de Assistência Estudantil. Orientador: Karina Almeida de Sousa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 22:57:25