Almir Ribeiro da Silva Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1483854987961702
  • Última atualização do currículo em 26/01/2018


Doutor (2014) e Pós-doutor (2016) em Artes Cênicas pela USP. Mestre em Artes Visuais pela UFRJ (2008). Especialização em Filosofia pelo UBM (2006). Graduação em Pedagogia pelo Instituto Isabel (1997). Formação técnica em Interpretação teatral pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) (1987). Formação complementar inclui uma estadia de cinco anos entre Índia e Itália, pesquisando a tradição de Teatro dança clássico indiano, com especial atenção ao Kathakali, estilo masculino do sul da Índia. Professor Convidado do PPGT - Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Professor Substituto do Curso de Formação em Artes Cênicas da UFSC. Disciplinas: Ética, Atuação, Encenação e Crítica Teatral. É Professor de Didática e Fundamentos da Educação dos cursos de Pós-graduação latu sensu da UNIFACVEST. Foi professor bolsista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da USP (2015). Foi professor do curso de Graudação em Artes Cênicas da USP (2015). Foi Coordenação do curso de graduação em Artes Visuais no UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) (2008-2010). Foi Coordenação do curso de Pós-graduação latu sensu Teatro: Linguagem e Interfaces (2008-2010). Foi professor do curso de Graduação em Artes Visuais (Educação Artística) nas disciplinas de Laboratório III (Teatro), Laboratório IV (Música) e Laboratório V (Dança) (2004-2010) Atuou também como docente no curso de Arte Cênicas da UniverCidade (Rio de Janeiro) (199-2002), da CAL - Casa das Artes de Laranjeiras (Rio de Janeiro) (1992-1999) e Teatro-escola Macunaíma (São Paulo) (1989-1990). Autor dos livros Gordon Craig e a Pedagogia do Über-marionette (ed. Giostri, São Paulo, 2016) e Kathakali, Uma introdução ao Teatro e ao sagrado da Índia (ed. Markprint, Rio de Janeiro, 2000). Livros aprovados para publicação pela Editora Perspectiva: A Arte da Dança de Isadora Duncan, Design (Tradução) e Natya, Teatro Clássico da Índia. Autor do capítulo A delicada cabeça do elefante no livro A Morte Inventada - Alienação parental de Alan Minas e Daniela Vitorino (org.) (2014). Autor de 14 artigos publicados sobre Pedagogia, Teatro e Teatro oriental. Membro do CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies) e do projeto Utopia 500, da Universidade do Porto, Portugal (2016) Participa do IFTR (International Fderation for Theatre Research), com conferência no Congresso em Hyderabad, Índia. Integrou o Núcleo do Foro de debates Cruce de Critérios ligado ao FIT - Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz, Espanha (2008 - 2013). Participou do Encuentro de Mujeres de Iberoamerica en las Artes Escenicas (2009 - 2012). É diretor teatral e em 1990, criou o Teatro Mínimo: Núcleo de produção e pesquisa sobre o Teatro oriental, onde produziu vários espetáculos: O processo (2004), O destino dos punhais (2003), A Dança da Mohini (2002), Índia (1999), Viagem a Jericó (1994), entre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Almir Ribeiro da Silva Filho
Nome em citações bibliográficas
SILVA FILHO, A. R.;RIBEIRO, ALMIR


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Artes Cenicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Edward Gordon Craig e o Über-marinette: A pedagogia da morte do ator e uma interface com o Teatro da Índia, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Flavio Augusto Desgranges de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teatro; Kathakali; Edward Gordon Craig; Teatro de Formas Animadas; Pedagogia do Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais.
2007 - 2008
Mestrado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Teatro e Visualidade,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dra Angela Leite Lopes.
2006 - 2007
Especialização em Pós-graduação em Filosofia. (Carga Horária: 434h).
Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
Título: A Celebração do Trágico em Nietzsche e Antonin Artaud.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Fernando da Silva.
1991 - 1997
Graduação em Pedagogia.
Instituto Isabel, CCHS, Brasil.
1986 interrompida
Graduação interrompida em 1989 em Comunicação social.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Ano de interrupção: 1989


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria teatral.
2014
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria teatral.


Formação Complementar


2013 - 2013
Artes Cenicas - Teatro e Danca. (Carga horária: 108h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Docente
Outras informações
Vinculado ao PPGT - Programa de Pós-graduação em Teatro


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor das disciplinas: Consciência Corporal II Ética Crítica teatral Atuação II Encenação IV


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Disciplina CAC5511-1: O über-marionette de Edward Gordon Craig: Corpo total, Cena total - Pedagogia e estética da Matéria em Movimento. Início 10.08.2015 Final 27.11.2015 (105 horas)

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Atuação docente. Curso de Formação Teatro. Departamento de Artes Cênicas (ECA-USP). Disciplina: Atuação III. Em parceria com o prof. José Batista dal Farra

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor graduação Disciplinas: - Jogos dramáticos II. Março a Junho de 2013. (90 horas) - Atuação I. Agosto a Novembro de 2015. (90 horas)


Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Coordenador de curso, Enquadramento Funcional: Coordenador de graduação e Professor, Carga horária: 18
Outras informações
Coordenou o curso de graduação em Artes Visuais no UBM, de Janeiro de 2009 a Julho de 2010. Coordenou o curso de Pós-graduação latu sensu "Teatro: Linguagem e Interfaces" no UBM, de Março de 2008 a Dezembro de 2010. Coordenou o projeto institucional "Crescendo com Arte", de iniciação artística para alunos da rede pública, de 2005 a 2009. Coordenou o projeto institucional "Teatro UBM", grupo de pesquisa e produção teatral, de 2007 a 2010.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pos-graduação latu-sensu, Carga horária: 8
Outras informações
Pós-graduação: "Teatro: Linguagem e Interfaces" Disciplinas ministradas: - Teatro do Século XX - Prática de Montagem final (direção)

Atividades

03/2004 - 07/2010
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Prática de Ensino III - Teatro
Laboratório de Prática de Ensino IV - Música
Laboratório de Prática de Ensino V - Dança

Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: - Interpretação I e II. - Expressão Corporal I, II e III.


Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professsor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: - Interpretação I - Expressão Corporal I, II e III. - Prática de Montagem Final (direção)


Teatro-Escola Macunaíma, TEM, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: - Interpretação I - Expressão Corporal I e II.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ARUS - Advanced Research in Utopian Studies
Descrição: O projeto ARUS reúne, pesquisadores sobre Utopia vindos de vários países. Esta rede de pesquisadores é organizada por paises e tem como objetivo facilitar a identificação dos tópicos em que seus membros estão trabalhando, tendo em vista a apresentação conjunta de projetos internacionais de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Projeto K.
Descrição: A TEATRALIDADE E A TEATRALIZAÇÃO DO PODER NA LITERATURA DE FRANZ KAFKA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Almir Ribeiro da Silva Filho - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: MÓIN-MÓIN (UDESC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1998
Prêmio Mambembe-Funarte de Teatro, FUNARTE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3RIBEIRO, ALMIR2017RIBEIRO, ALMIR. A Marionete em Chamas O Teatro-dança Clássico da Índia e o Über-marionette de Gordon Craig: processos de Marionetização do ator. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 11, p. 68-79, 2017.

2.
3RIBEIRO, ALMIR2017RIBEIRO, ALMIR. The Mask: a performance documental de Edward Gordon Craig e Dorothy Nevile Lees. Revista Sala Preta Eletrônica, v. 1, p. 304-317, 2017.

3.
1RIBEIRO, ALMIR2017 RIBEIRO, ALMIR. A Utopia de um Teatro Intercultural e Ecológico. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 2, p. 9-23, 2017.

4.
4RIBEIRO, ALMIR2014 RIBEIRO, ALMIR. Um Diálogo às Margens do Ganges: Gordon Craig e Ananda Coomaraswamy. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO], v. 4, p. 463-485, 2014.

5.
5SILVA FILHO, A. R.;RIBEIRO, ALMIR2013SILVA FILHO, A. R.. Uma Pedagogia teatral velada: a Über-marionette de Gordon Craig. REVISTA CENA, v. 1, p. 1-15, 2013.

6.
6RIBEIRO, ALMIR2013RIBEIRO, ALMIR. Deuses e marionetes: Kathakali, teatro dança clássico da Índia e seus delicados diálogos.. SALA PRETA (USP), v. 13, p. 83-110, 2013.

7.
9SILVA FILHO, A. R.;RIBEIRO, ALMIR2012SILVA FILHO, A. R.. A distancia entre o dedo e a argila - Teatro oriental: estranhamento e marionetização, um diálogo entre Brecht e Gordon Craig. Moringa - Artes do Espetáculo (UFPB), v. 3, p. 57-73, 2012.

8.
7SILVA FILHO, A. R.;RIBEIRO, ALMIR2012SILVA FILHO, A. R.. A Morte Animada - Edward Gordon Craig e o teatro visual de objetos e outros ?não-vivos?. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 1, p. 103-112, 2012.

9.
8SILVA FILHO, A. R.;RIBEIRO, ALMIR2012SILVA FILHO, A. R.. Edward Gordon Craig y la Visualidad del Teatro del Inanimado. ATeatro Revista, v. 15, p. 23-33, 2012.

10.
11SILVA FILHO, A. R.;RIBEIRO, ALMIR2011SILVA FILHO, A. R.. Ilusão e Concreto: divagações em direção ao Corpo-território. Revista Galega de Teatro, v. 67, p. 23-31, 2011.

11.
10SILVA FILHO, A. R.;RIBEIRO, ALMIR2011SILVA FILHO, A. R.. A Morte Animada: Edward Gordon Craig e a vida dos objetos no Teatro. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, v. 2, p. 1-16, 2011.

12.
12SILVA FILHO, A. R.;RIBEIRO, ALMIR2011SILVA FILHO, A. R.. Uma escrita efêmera: A dramaturgia do ator manipulador no Teatro do Inanimado. Móin-Móin (UDESC), v. 8, p. 152-163, 2011.

13.
13SILVA FILHO, A. R.;RIBEIRO, ALMIR2009SILVA FILHO, A. R.. A chama como experiência meditativa na cena teatral. Arte & Ensaio (UFRJ), v. 19, p. 44-51, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, ALMIR. Gordon Craig: a Pedagogia do Über-marionette. 1. ed. São Paulo: editora Giostri, 2016. v. 1. 242p .

2.
SILVA FILHO, A. R.. Kathakali, uma Introdução ao Teatro e ao Sagrado da Índia. 1. ed. Rio de Janeiro: Markgraph, 1999. v. 1. 90p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, ALMIR. A delicada cabeça do elefante. In: Alan Minas e Daniela Vitorino. (Org.). A Morte Inventada - Alienação parental em ensaios e vozes. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2014, v. 1, p. 145-151.

Artigos aceitos para publicação
1.
RIBEIRO, ALMIR. A UTOPIA DE UM TEATRO INTERCULTURAL E ECOLÓGICO. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, 2017.

2.
RIBEIRO, ALMIR. THE MASK A PERFORMANCE DOCUMENTAL DE EDWARD GORDON CRAIG E DOROTHY NEVILE LEES. SALA PRETA (USP), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA FILHO, A. R.. A dialogue on the banks of the Ganges: Gordon Craig and Ananda Coomaraswamy. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA FILHO, A. R.. Presença, Ação e Consciência cênica como instrumentos de mobilização e reinvenção social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA FILHO, A. R.; WEY, B. . Em busca de um teatro político. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA FILHO, A. R.. O Corpo em Cena: território da performance. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA FILHO, A. R.. A TEATRALIDADE E A TEATRALIZAÇÃO DO PODER NA LITERATURA DE FRANZ KAFKA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, ALMIR. A Arte da Dança, de Isadora Duncan. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017 (Tradução, Organização e Comentário).

2.
RIBEIRO, ALMIR. Natya: A Tradição do Teatro-dança da Índia e seus diálogos com o Teatro Moderno. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017 (Livro (aprovado para publicação)).

3.
RIBEIRO, ALMIR. Design Breviario de Formação. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016. (Tradução/Livro).

4.
SILVA FILHO, A. R.. Crítica ou Críticos: um dilema do teatro. São Paulo: PPGAC-ECA-USP, 2012. (Tradução/Artigo).

5.
SILVA FILHO, A. R.. O Ator e a Supermarionete. São Paulo: Editora USP-PPGAC, 2012. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA FILHO, A. R.. Jogos Teatrais: Um importante instrumento para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. 2006. .

2.
SILVA FILHO, A. R.. Montagem de Peça Teatral I e II. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA FILHO, A. R.. Jogos Teatrais: Um instrumento necessário ao processo ensino-aprendizagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SILVA FILHO, A. R.. Teatro-Educação (Semana de Educação). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
RIBEIRO, ALMIR. Terra. 2016. Teatral.

2.
RIBEIRO, ALMIR. Nath Calan - Performance de Percurssão Cênica. 2016. Teatral.

3.
SILVA FILHO, A. R.. A Boa Nova / Good News. 2014. Teatral.

4.
SILVA FILHO, A. R.. Memórias Postais. 2009. Teatral.

5.
SILVA FILHO, A. R.. Inferno: Cotidianos de Nelson Rodrigues. 2009. Teatral.

6.
SILVA FILHO, A. R.. O Processo. 2008. Teatral.

7.
SILVA FILHO, A. R.. Punições de Kafka. 2007. Teatral.

8.
SILVA FILHO, A. R.. O Processo, de Kafka. 2004. Teatral.

9.
SILVA FILHO, A. R.. Kathakali, o Teatro Sagrado Malabar. 2003. Teatral.

10.
SILVA FILHO, A. R.. O Destino dos Punhais: Jorge Luis Borges. 2003. Teatral.

11.
SILVA FILHO, A. R.. A Dança da Mohini. 2002. Teatral.

12.
SILVA FILHO, A. R.. Índia. 2000. Teatral.

13.
SILVA FILHO, A. R.. Mil e Uma Noites. 1998. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA FILHO, A. R.. Demonstração de Trabalho: Em Busca da Política. 2011 (Demonstração de Trabalho Cênico).

2.
SILVA FILHO, A. R.. Mostra de Teatro Investigativo SOMBRAS AGITADAS. 2008 (Mostra de Teatro).

3.
SILVA FILHO, A. R.. LABORATORIUM 1. 2008 (Mostra Acadêmica de Estudos Teatrais).

4.
SILVA FILHO, A. R.. Teatro nas escolas. 1992 (Arte- educação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, ALMIR; MORETTI, M. F. S.; DEBORTOLI, K. R.. Participação em banca de Blenda Emanuelle da Trindade.A Linguagem Larvárica: Caderno de direção da Montagem de Pegando do Resto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
RIBEIRO, ALMIR; AMARANTE, D. W.; BERTON, P. R.. Participação em banca de Henrique Zielinski Furtado.O Risível e a Comédia Stand-Up. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
BERTON, P. R.; AMARANTE, D. W.; RIBEIRO, ALMIR. Participação em banca de Marcilenio Arruda.A raridade do Palco: a carência ou falta de oportunidades para atores ou atrizes acima dos 60 anos em Florianopolis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
BERTON, P. R.; RIBEIRO, ALMIR; AMARANTE, D. W.. Participação em banca de Arantxa Semiranes Laurentino Coelho.A Importância dos Jogos Dramáticos no Desenvolvimento Infanto-Juvenil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
RIBEIRO, ALMIR; ZAMARIOLI, D.; SILVA, R. G.. Participação em banca de Caroline Serafim Dias.Memorial Descritivo Analítico do processo Criativo Cores ao Avesso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IFTR - International Federation for Theatre Research. A dialogue on the banks of the Ganges: Gordon Craig and Ananda Coomaraswamy. 2015. (Congresso).

2.
Seminario Taller de Cririca y Apreciacion Teatral-danza.Taller de crítica teatral. 2012. (Seminário).

3.
FIT de Cádiz - XV Encuentro de Mujeres Iberoamérica en las Artes Escenicas.Em Busca da Política. 2011. (Encontro).

4.
FIT - Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz.Em Busca de um Teatro Político. 2011. (Seminário).

5.
FIT - Festival Iberoamericano de Cádiz. Ilusão e Concreto: divagações em direção ao Corpo- território. 2010. (Congresso).

6.
Congresso ABRACE. A teatralidade na obra de Kafka como eixo de interdisciplinaridade. 2008. (Congresso).

7.
FIT - Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz.Teatralidade da obra de Kafka. 2008. (Seminário).

8.
FIT - Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz.Mesa de debates de obras: ?Simplemente el fin del mundo ? Cia Los Ojos del Hermano Eterno (Colômbia) e Erling ? Teatro La Gaviota (Uruguay). 2008. (Simpósio).

9.
Semana Científica do UBM.Mesa-redonda "A Arte e os paradigmas do nosso tempo". 2006. (Simpósio).

10.
31o. Festival de Inverno da UFMG.Kathakali: Teatro-dança clássico da Índia. 1999. (Outra).

11.
30o. Festival de Inverno da UFMG."O Kathakali e o Teatro das origens". 1998. (Outra).

12.
28o. Festival de Inverno da UFMG.Oficina de Teatro-dança clássico indiano estilo Kathakali. 1996. (Outra).

13.
8a. Sessão da ISTA - Internatinal School of Theatre Anthopology. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA FILHO, A. R.. Mostra de Teatro Investigativo SOMBRAS AGITADAS. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel de Oliveira Salazar. Os Desdobramentos da Memória Emotiva de Konstantin Stanislavski em Meisner e Strasberg. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dorena Fortini dos Santos Carvalho. Arlequim: Commedia dell'arte e Carlo Goldoni. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teatro: Linguagem e Interfaces) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

2.
Marlei Braga Vieira Ribeiro. Do gesto a fala, a máscara como linguagem do silêncio. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teatro: Linguagem e Interfaces) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
William Rangel de Souza. Palhaços em hospitais: a terapia do riso. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

2.
Ladjane Freitas Maia. A dramatização do Maracatu. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

3.
Cássio Felipe Franco Braga. O Rei da Vela: A rebeldia teatral de José Celso Martinez Correa e o Teatro Oficina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

4.
Jozeline Rodrigues Moreira e Erislaine Mirella do Nascimento. O Teatro no Contexto do Ensino-Aprendizagem nas Séries Iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

5.
Marlei Braga. Da Imagem à ação - o uso de técnicas teatrais na arte educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

6.
Aparecida Giane de Carvalho Menezes. Congada e Moçambique em Piedade do Rio Grande: Passos da Folia e da Fé. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

7.
Miriam Parussoli e Valéria Cristina Gama. O Palhaço: sua história, sua arte e seus saberes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

8.
Hellen Ouverney. A Paixão de Cristo na região Sul fluminense. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.

9.
Suzana Messias. Teatro Grego - Do Ritual à Cena. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Almir Ribeiro da Silva Filho.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3RIBEIRO, ALMIR2017RIBEIRO, ALMIR. A Marionete em Chamas O Teatro-dança Clássico da Índia e o Über-marionette de Gordon Craig: processos de Marionetização do ator. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 11, p. 68-79, 2017.


Livros e capítulos
1.
RIBEIRO, ALMIR. Gordon Craig: a Pedagogia do Über-marionette. 1. ed. São Paulo: editora Giostri, 2016. v. 1. 242p .


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA FILHO, A. R.. A dialogue on the banks of the Ganges: Gordon Craig and Ananda Coomaraswamy. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


2015.2
Professor de disciplina do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da ECA/USP.
"O Über­marionette de Edward Gordon Craig: Corpo Total, Cena Total: Pedagogia e Estética da Matéria em Movimento"
Período de oferecimento: 10/08/2015 a 27/11/2015


2015. Julho
Visita e entrevista a pesquisadores de Interculturalismo teatral:
- Dra. Atriz Mallika Sarabhai
Darpana Academy - Ahmedabad - Índia

- Prof. Dr. Rustom Bharucha
University of New Delhi - Delhi - Índia



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 7:27:59