Romeu Carletto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1506678901259764
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Mestre em Letras - Estudos Linguísticos - pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialista em Metodologia e Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu, especialista em Gestão Empresarial pelas Faculdades de Palmas, licenciado em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharel em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, ensino/aprendizagem de língua espanhola, aspectos culturais e interculturais, leitura e produção de textos, gêneros textuais e estudos do texto e do discurso. Pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa "Linguística e Ensino de Língua", da Universidade de Passo Fundo, atuando na linha de "Constituição e interpretação do texto e do discurso". É professor do Curso de Bacharelado em Administração no CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Romeu Carletto
Nome em citações bibliográficas
CARLETTO, R.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Sulamericano de Ensino Superior.
Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, 1222
Industrial
85601270 - Francisco Beltrão, PR - Brasil
Telefone: (046) 35244242
URL da Homepage: www.cesul.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Elementos de uma semiologia enunciativa: um estudo do diário íntimo de Frida Kahlo,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Claudia Stumpf Toldo.
Palavras-chave: Enunciação; Semiologia da língua; Gêneros textuais; Diário; Frida Kahlo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2007
Especialização em Metodologia e Ensino de Língua Espanhola.
Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu, VIZIVALI, Brasil.
Título: Aplicação de atividades lúdicas no ensino de gramática em língua espanhola.
Orientador: Gema Bocalon Boneti.
2000 - 2001
Especialização em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing e RH.
Centro Pastoral Educacional e Assistência Dom Carlos, CPEADC, Brasil.
Título: A importância da inteligência emocional e intuição na gestão das organizações.
Orientador: Maria José Bauer Ribas.
2002 - 2004
Graduação em Língua Espanhola.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1993 - 1997
Graduação em Administração.
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - UNED de Pato Branco, CEFET/PR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação Docente Continuada. (Carga horária: 15h).
Centro Sulamericano de Ensino Superior, CESUL, Brasil.
2017 - 2017
Formação em Metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem. (Carga horária: 5h).
Centro Sulamericano de Ensino Superior, CESUL, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Form. de Prof./Ler e Pensar/Avançado. (Carga horária: 40h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Form. de Prof./Ler e Pensar/Intermediári. (Carga horária: 30h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Form. de Prof./Ler e Pensar/Básico. (Carga horária: 31h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Español, Lengua y Cultura. (Carga horária: 80h).
Fundación CELEC Argentina, CELEC, Argentina.
2008 - 2008
Extensão universitária em Jornadas Didácticas para Prof. de ELE en Brasil. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Relações Humanas e Comunicação Eficaz. (Carga horária: 48h).
Dale Carnegie Training, DCT, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em II Ciclo de Palestras. (Carga horária: 30h).
Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu, VIZIVALI, Brasil.
2003 - 2004
Italiano. (Carga horária: 150h).
Centro di Cultura Italiana, CCI, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Especialización Profesores de Español. (Carga horária: 24h).
Alpha Centro de Comunicación y Cultura, CENTRO ALPHA, Argentina.
2003 - 2003
II Curso Intern. de Inmersión en Lengua Española. (Carga horária: 50h).
Instituto Chileno de la Lengua, ICHIL, Chile.
2002 - 2002
I Curso Intern. de Inmersión en Lengua Española. (Carga horária: 50h).
Instituto Chileno de la Lengua, ICHIL, Chile.
1999 - 2000
Espanhol. (Carga horária: 200h).
Escolas Fisk, FISK, Brasil.
1998 - 2000
Inglês. (Carga horária: 150h).
Escolas Fisk, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



DP Consultoria, DP CONSULTORIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista
Outras informações
Professor da disciplina de Gramática atual aplicada ao ensino de Língua Espanhola no curso de Especialização Lato sensu Português/Espanhol


Colégio Alliança, ALLIANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol Ensino Médio, Carga horária: 2


Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: participante, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisa "Linguística e Ensino de Língua", atuando na linha de "Constituição e interpretação do texto e do discurso".


Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Especialista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 2

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, Administração com ênfase em Com. Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu, VIZIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Professor Mestre, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 16

Atividades

02/2013 - 02/2014
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola IV
02/2013 - 02/2014
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino do Espanhol
02/2013 - 02/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
02/2012 - 02/2014
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Espanhol
02/2011 - 02/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Instrumental
02/2010 - 02/2014
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola III
08/2012 - 02/2013
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
08/2012 - 02/2013
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
02/2012 - 02/2013
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Coordenação de estágio
02/2011 - 02/2013
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola II
02/2006 - 02/2012
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I
02/2009 - 02/2011
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola IV
Prática de Ensino de Língua Espanhola
02/2009 - 02/2011
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhol IV
02/2009 - 02/2010
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino de Língua Espanhola
02/2006 - 02/2010
Ensino, Letras Português/Inglês/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola II
02/2008 - 02/2009
Ensino, Administração com ênfase em Software, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Escolas Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: Diretor e Professor, Enquadramento Funcional: Diretor e Professor de Língua Espanhola

Atividades

02/2000 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol

Colégio Estadual Arnaldo Busato, CEAB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7


Centro Sulamericano de Ensino Superior, CESUL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos

Marel Indústria de Movéis, MAREL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de Espanhol In Company.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Paraninfo do curso de Letras, VIZIVALI.
2013
Paraninfo do curso de Letras, VIZIVALI.
2012
Paraninfo do curso de Letras, VIZIVALI.
2011
Patrono do curso de Letras, VIZIVALI.
2010
Paraninfo do curso de Letras, VIZIVALI.
2009
Paraninfo do curso de Letras, VIZIVALI.
2008
Paraninfo do curso de Letras, VIZIVALI.
2007
Líder da turma 11 do Treinamento Dale Carnegie - Francisco Beltrão, Dale Carnegie Training.
2006
Concurso Cultural "Día de la Raza", Centro Cultural Brasil Argentina - Curitiba/PR.
2001
Diploma de Español como Lengua Extranjera - DELE Superior, Universidad de Salamanca.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TOLDO, C. S.2012 TOLDO, C. S. ; CARLETTO, R. . Um registro do diário íntimo de Frida Kahlo analisado sob uma perspectiva semiológica enunciativa. Letrônica, v. 5, p. 37-61, 2012.

2.
CARLETTO, R.2012 CARLETTO, R.; TOLDO, C. S. . Análise semiológica enunciativa de um registro do diário íntimo de Frida Kahlo. Desenredo (PPGL/UPF), v. 8, p. 144-169, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARLETTO, R.. Análise de um trecho de um discurso do Lula através da teoria dos Blocos Semânticos. In: III Seminário Nacional de Língua e Literatura, 2012, Passo Fundo. III Seminário Nacional de Língua e Literatura. Passo Fundo: UPF, 2010. v. 1.

2.
CARLETTO, R.; RODRIGUES, S. . El género femenino en las historietas de Mafalda. In: III Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2012, Dois Vizinhos. 1ºseminário Nacional de Iniciação Cientifica, 2012.

3.
CARLETTO, R.; BOTTON, J. S. ; FRANKE, R. . Tatuagem: o corpo humano como suporte alternativo. In: III Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2012, Dois Vizinhos. 1ºseminário Nacional de Iniciação Cientifica, 2012.

4.
CARLETTO, R.; ROBERTO, J. . Gêneros Textuais: a charge em sala de aula. In: III Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2012, Dois Vizinhos. 1ºseminário Nacional de Iniciação Cientifica, 2012.

5.
CARLETTO, R.; MOURA, D. N. ; MELLO, K. . Erros cometidos pelos alunos brasileiros aprendizes de língua espanhola. In: III Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2012, Dois Vizinhos. 1ºseminário Nacional de Iniciação Cientifica, 2012.

6.
CARLETTO, R.. Diário: a caracterização de um gênero singular. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. Anais do X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012. v. 01.

7.
CARLETTO, R.; ARCANJO, M. R. ; BALHMANN, C. L. . O gênero feminino em 'Tudo sobre minha mãe' do machego Pedro Almodóvar. In: III Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2012, Dois Vizinhos. 1ºseminário Nacional de Iniciação Cientifica, 2012.

8.
CARLETTO, R.; SILVA, G. L. R. . Cómo y para qué enseñar a partir de la teoría de los géneros textuales. In: II Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2011, Dois Vizinhos. 1ºseminário Nacional de Iniciação Cientifica, 2011.

9.
CARLETTO, R.; QUADROS, L. O. . Gêneros textuais e a produção de sentido nas charges: interpretação crítica e humorística do mundo. In: II Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2011, Dois Vizinhos. 1ºseminário Nacional de Iniciação Cientifica, 2011.

10.
CARLETTO, R.; Leonardo, A. . La Movida y lo femenino: dos partes de Almodóvar. In: II Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2011, Dois Vizinhos. 1ºseminário Nacional de Iniciação Cientifica, 2011.

11.
CARLETTO, R.; LOVATEL, C. . Mafalda en foco: lenguaje crítico-social y el panorama humorístico. In: II Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2011, Dois Vizinhos. 1ºseminário Nacional de Iniciação Cientifica, 2011.

12.
CARLETTO, R.. El cine en las clases de lengua española: una propuesta de actividad con la película. In: IV Encontro de Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná, 2010, Cascavel. Anais do IV EnPLEE-PR, 2010.

13.
MIOLA, J. ; CARLETTO, R. . Variables que influyen en el aprendizaje de lengua extranjera. In: 1º Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2010, Dois Vizinhos. Anais do 1º Seminário Nacional de Iniciação Científica, 2010.

14.
CARLETTO, R.. Atividades Lúdicas Aplicadas no Ensino de Gramática em Língua Espanhola. In: II Seminário de Iniciação Científica, 2007, Dois Vizinhos. Vizivali em Revista, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARLETTO, R.. O diário de Frida Kahlo: uma análise semiológica enunciativa. In: VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e IV Seminário de Ensino de Língua Materna, 2012, Passo Fundo. VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e IV Seminário de Ensino de Língua Materna. Passo Fundo: UPF, 2012. v. 1. p. 98-99.

2.
CARLETTO, R.. Diário: a caracterização de um gênero singular. In: X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Cascavel: Unioeste, 2012. v. 1. p. 321-322.

3.
CARLETTO, R.. Duas obras de Frida Kahlo analisadas sob a perspectiva de uma semiologia enunciativa. In: I Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul, 2011, Chapecó. I Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul. Chapecó: UFFS, 2011. v. 1. p. 41-42.

4.
CARLETTO, R.. A instauração do sujeito no diário de Frida Kahlo analisado sob a perspectiva da enunciação. In: VII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e III Seminário de Ensino de Língua Materna, 2010, Passo Fundo. VII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e III Seminário de Ensino de Língua Materna. Passo Fundo: UPF, 2010. v. 1. p. 44-45.

5.
CARLETTO, R.. Lunfardo. In: 3º Seminário de Iniciação Científica, 2008, Dois Vizinhos. Anais do 3º Seminário de Iniciação Científica, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CARLETTO, R.. Vida e obra da artista Frida Kahlo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARLETTO, R.. Mesa Redonda - Vivências Internacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARLETTO, R.. A linguagem e a comunicação: sentidos, significados e ressignificações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARLETTO, R.. Diversidad lingüística y cultural en lengua española. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARLETTO, R.. Sétima arte: a vida retratada na tela. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARLETTO, R.. Língua Espanhola: perspectivas atuais e futuras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CARLETTO, R.. El cine como herramienta pedagógica en la enseñanza de lengua española. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARLETTO, R.. O diário de Frida Kahlo: uma análise semiológica enunciativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARLETTO, R.. Diário: a caracterização de um gênero singular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Leonardo, A. ; CARLETTO, R. . La Movida y lo femenino: dos partes de Almodóvar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
LOVATEL, C. ; CARLETTO, R. . Mafalda en foco: lenguaje crítico-social y el panorama humorístico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SILVA, G. L. R. ; CARLETTO, R. . Cómo y para qué enseñar a partir de la teoría de los géneros textuales. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
QUADROS, L. O. ; CARLETTO, R. . Gêneros textuais e a produção de sentido nas charges: interpretação crítica e humorística do mundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
CARLETTO, R.. Frida Kahlo - ¡Viva la vida!. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CARLETTO, R.. El cine como herramienta en el proceso de aprendizaje de E/LE: una propuesta con la película La teta asustada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARLETTO, R.. A instauração do sujeito no diário de Frida Kahlo analisado sob a perspectiva da enunciação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARLETTO, R.. O cinema como ferramenta no ensino de língua espanhola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CARLETTO, R.. O diário de Frida Kahlo analisado sob a perspectiva da enunciação em Benveniste. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CARLETTO, R.. Noches Cubanas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CARLETTO, R.. Aspectos culturais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CARLETTO, R.. Por las venas del Flamenco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CARLETTO, R.. Lunfardo, qué es?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
CARLETTO, R.. Un paseo por el Tango. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CARLETTO, R.. Atividades Lúdicas Aplicadas no Ensino de Gramática em Língua Espanhola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
CARLETTO, R.. Frida Kahlo - Vida y obras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARLETTO, R.. Comunicação Assertiva e Práticas de Oratória. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARLETTO, R.. Interfaces da narrativa: as várias formas de se contar uma história. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CARLETTO, R.. Diversidad lingüística y cultural en Lengua Española. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARLETTO, R.. O cinema e o vídeo como potencializadores da aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CARLETTO, R.. Muestra fotográfica ¡Viva Cuba!. 2010. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARLETTO, R.; ZANINI, A. M.; MASONEVES, S.. Participação em banca de Jéssica Maria Casagrande.O uso de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

2.
CARLETTO, R.; ZANINI, A. M.; MASONEVES, S.. Participação em banca de Daiane Malacarne.Mafalda em foco: gênero textual tira como estratégia de leitura no ensino da língua espanhola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

3.
CARLETTO, R.; DEBORTOLI, S. F. B.; BIANCHI, R. C.. Participação em banca de Andréia Almeida Nath.O ensino da língua espanhola ma instituição pública: perspectivas, limites e avanços. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

4.
CARLETTO, R.; DEBORTOLI, S. F. B.; BIANCHI, R. C.. Participação em banca de Fernanda Schimanski Bernardes.O espaço da poesia em sala de aula por ocasião dos 70 anos de Paulo Leminiski. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

5.
CARLETTO, R.; DEBORTOLI, S. F. B.; BIANCHI, R. C.. Participação em banca de Neide Daiana Fossatti.A importância da leitura no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

6.
CARLETTO, R.; DUTRA, E. A.; BONATO, E. M.. Participação em banca de Camila Fortuna e Denise Paula Ribeiro.A sétima arte no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

7.
CARLETTO, R.; BONATO, E. M.; ROTTA, M.. Participação em banca de Mirian Amábile Walsak e Sheila Stempniak.Brinquedoteca: novas experiências que se desdobram no brincar e "refletem-se" e "refratam-se" nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

8.
CARLETTO, R.; FAVRETTO, M. B.; DEBORTOLI, S. F. B.. Participação em banca de Talyta Aparecida Rafaeli.Como incluir os aspectos culturais no ensino de língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

9.
CARLETTO, R.; FAVRETTO, M. B.; DEBORTOLI, S. F. B.. Participação em banca de Daiane Bavaresco.Gêneros textuais: o jornal como suporte e o seu uso em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

10.
CARLETTO, R.; FAVRETTO, M. B.; DEBORTOLI, S. F. B.. Participação em banca de Edina da Rosa Silva.Anúncio publicitário: um gênero textual no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

11.
CARLETTO, R.; ZANINI, A. M.; PAGNO, J. G.. Participação em banca de Marcieli Filber.O amor platônico em Helena Kolody. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

12.
CARLETTO, R.; HANK, M.; MIRIANO, R. C. M.. Participação em banca de Queli Jovilda Marques Franke.Gêneros textuais: um olhar para os aspectos funcionais do gênero artigo de opinião. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

13.
CARLETTO, R.; MIOLA, J.; BIANCHI, R. C.. Participação em banca de Cristiani L. Balhmann e Márcia Regina Arcanjo.O gênero feminino em ?Tudo sobre minha mãe? do manchego Pedro Almodóvar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

14.
CARLETTO, R.; BACK, R. A.; FAVRETTO, M. B.. Participação em banca de Alexandro Carlos Lohn.A mística em Santa Teresa de Ávila. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

15.
CARLETTO, R.; BACK, R. A.; FAVRETTO, M. B.. Participação em banca de Edson Jorge Bocalon.Ironia em Dom QUixote de la Mancha. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

16.
CARLETTO, R.; BACK, R. A.; FAVRETTO, M. B.. Participação em banca de Jeferson Roberto.Gêneros textuais: a charge como estratégia de leitura em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

17.
CARLETTO, R.; ZANINI, A. M.; DEBORTOLI, S. F. B.. Participação em banca de Ana Paula Spenazzatto e Franciely W. Senhor.A variação liguística como geradora de preconceito no ambiente escolar: como acolher a diversidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

18.
CARLETTO, R.; FAVRETTO, M. B.; BIANCHI, R. C.. Participação em banca de Sirlei Rodrigues.El género femenino en las historietas de Mafalda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

19.
CARLETTO, R.; ZANINI, A. M.; HANK, M.. Participação em banca de Daiana De Nez Moura e Karine de Mello.Erros cometidos pelos alunos brasileiros aprendizes de Língua Espanhola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

20.
CARLETTO, R.; BIANCHI, R. C.; HERPICH, A.. Participação em banca de Juliana Santi Botton e Rosiane Maria Gusberti Franke.Tatuagem: o corpo humano como suporte alternativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

21.
CARLETTO, R.; BIANCHI, R. C.; MIOLA, J.. Participação em banca de Camilla Lovatel.Mafalda en foco: lenguaje social y el panorama humorístico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

22.
CARLETTO, R.; BIANCHI, R. C.; DEBORTOLI, S. F. B.. Participação em banca de Gerson Rodrigues da Silva.Cómo y para qué enseñar a partir de la teoría de los géneros textuales. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

23.
CARLETTO, R.; BIANCHI, R. C.; MIOLA, J.. Participação em banca de Aline Leonardo.La Movida y lo femenino: dos partes de Almodóvar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

24.
CARLETTO, R.; BIANCHI, R. C.; MIOLA, J.. Participação em banca de Anay Keila Neis e Kellen Steinmetz.Análisis de la película Anahy de las Misiones: la mujer y la Revolución Farroupilla. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

25.
CARLETTO, R.; BIANCHI, R. C.; DEBORTOLI, S. F. B.. Participação em banca de Marinei Teixeira de Camargo.La influencia de la obra Don Quijote en la literatura universal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

26.
BIANCHI, R. C.; CARLETTO, R.; DEBORTOLI, S. F. B.. Participação em banca de Franciele Santos.Idealismo y realismo en Don Quijote de la Mancha: un paralelo con la formación de profesores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

27.
CARLETTO, R.; DEBORTOLI, S. F. B.; BIANCHI, R. C.. Participação em banca de Mariane Ribeiro.El portuñol presente en la proximidad espanõl/português. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

28.
CARLETTO, R.; BIANCHI, R. C.; DEBORTOLI, S. F. B.. Participação em banca de Daniely Cristina Dala Costa.El profesor de lengua española y la enseñanza frente a las nuevas tecnologías. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

29.
ZANINI, A. M.; CARLETTO, R.; FERNANDES, M. K.. Participação em banca de Édina Baranoski Matuchaki.As dificuldades encontradas no ensino e a necessidade da formação continuada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

30.
ZANINI, A. M.; CARLETTO, R.; FERNANDES, M. K.. Participação em banca de Géssica Diana.Gosto e aprendizagem da leitura: fatores que influenciam, motivam e controlam. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

31.
CARLETTO, R.; Fernandes, M. K.; BIANCHI, Roberto.. Participação em banca de Clênia Scalcon Dal Bosco.El voseo: un viaje desde España hacia hispanoamérica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

32.
CARLETTO, R.; BIANCHI, Roberto.; Fernandes, M. K.. Participação em banca de Cricieli Jana Tomazeli.Semejanzas entre portugués y español: ventajas y desventajas para el aprendizaje. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

33.
CARLETTO, R.; BIANCHI, Roberto.; Fernandes, M. K.. Participação em banca de Carize Antonelli.La contextualización de la cultura dentro de las clases de lengua española. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

34.
CARLETTO, R.; BIANCHI, Roberto.; D. Cardoso. Participação em banca de Evandro Balbinot e Evelise Daiane Oldoni.La importancia del cine como recurso en el aprendizaje del español/lengua extranjera. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

35.
CARLETTO, R.; BIANCHI, Roberto.; D. Cardoso. Participação em banca de Emeli Scabeni.La enseñanza de la lengua española en Brasil: la expectativa del 2010. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.

36.
CARLETTO, R.; Fernandes, M. K.; Occhi, E.. Participação em banca de Ezequiel da Silva e Vitor Marangoni.Os empréstimos lingüísticos e a identidade cultural da língua materna brasileira no mundo globalizado. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Formação Docente: "Transtorno de Aprendizagem: um olhar neuropsicológico". 2018. (Outra).

2.
Educação no Brasil hoje: entre retrocessos e lutas. 2017. (Encontro).

3.
Formação Docente Continuada. 2017. (Encontro).

4.
Pofessores extraordinários e alunos fãs do aprender. 2017. (Oficina).

5.
Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Licenciatura.Mesa Redonda - Vivências Internacionais. 2017. (Outra).

6.
Variação linguística e ensino. 2014. (Outra).

7.
VIII Encontro de Professores de Língua Espanhola do estado do Paraná. 2014. (Encontro).

8.
Semana Acadêmica Interdisciplinar. 2013. (Outra).

9.
V Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica. 2013. (Seminário).

10.
II Congresso Interdisciplinar de Educação. 2012. (Congresso).

11.
III Seminário Nacional de Iniciação Científica.Erros cometidos pelos alunos brasileiros aprendizes de língua espanhola. 2012. (Seminário).

12.
O cinema e a história. 2012. (Outra).

13.
Palestra formativa: A história e fases do cinema argentino. 2012. (Outra).

14.
VI Encontro de Professores de Língua Espanhola do estado do Paraná. 2012. (Encontro).

15.
VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e IV Seminário de Ensino de Língua Materna.O diário de Frida Kahlo: uma análise semiológica enunciativa. 2012. (Seminário).

16.
X CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.Diário: a caracterização de um gênero singular. 2012. (Encontro).

17.
7° Café Filosófico. 2011. (Outra).

18.
Atividades acadêmicas do curso de Letras. 2011. (Outra).

19.
I Congresso Interdisciplinar de Educação. 2011. (Congresso).

20.
II Seminário Nacional de Iniciação Científica.La movida y lo femenino: dos partes de Almodóvar. 2011. (Seminário).

21.
6º Café Filosófico. 2010. (Outra).

22.
III Seminário Acadêmico de Letras. 2010. (Seminário).

23.
III Seminário Nacional de Língua e Literatura.Análise de um trecho de um discurso do Lula através da Teoria dos Blocos Semânticos. 2010. (Seminário).

24.
I Seminário de Dissertações em Andamento.O diário de Frida Kahlo analisado sob a perspectiva da enunciação em Benveniste. 2010. (Seminário).

25.
IV Encontro de Professores de Espanhol do Estado do Paraná.El cine como herramienta en el proceso de aprendizaje de E/LE: una propuesta con la película La teta asustada. 2010. (Encontro).

26.
Noches Cubanas.La música cubana. 2010. (Outra).

27.
VII Seminário de Língua Estrangeira e III Seminário de Língua Materna.O cinema como ferramenta no ensino de língua espanhola. 2010. (Seminário).

28.
VII Seminário de Língua Estrangeira e III Seminário de Língua Materna.A instauração do sujeito no diário de Frida Kahlo analisado sob a perspectiva da enunciação. 2010. (Seminário).

29.
II Seminário Acadêmico de Letras.Por las venas del Flamenco. 2009. (Seminário).

30.
I Semana Acadêmica de Letras.Aspectos culturais no ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. 2009. (Outra).

31.
Aula Magna do Curso de Letras. 2008. (Outra).

32.
Feira do Empreendedor - SEBRAE. 2008. (Outra).

33.
III SIC - Seminário de Iniciação Científica.Lunfardo qué es?. 2008. (Seminário).

34.
I Semana Acadêmica de Letras.Un paseo por el Tango. 2008. (Outra).

35.
Muestra de Cine "Colores de Almodóvar". 2008. (Outra).

36.
Seminário de Iniciação Científica. 2008. (Seminário).

37.
X Jornada Didácticas para Profesores de ELE en Brasil. 2008. (Outra).

38.
Frida Kahlo - Vida y Obras. 2007. (Outra).

39.
II SIC - Seminário de Iniciação Científica. 2007. (Seminário).

40.
II SIC - Seminário de Iniciação Científica.Frida Kahlo - Vida y obras. 2007. (Seminário).

41.
Viagem Acadêmico-Cultural. 2007. (Outra).

42.
VII Aula Magna do Curso de História - Unipar. 2007. (Outra).

43.
XV EPLE - Encontro Paranaense de Professores de Línguas Estrangeiras. 2007. (Encontro).

44.
II Ciclo de Palestras do Curso de Letras. 2006. (Outra).

45.
II Encontro de Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná. 2006. (Encontro).

46.
III Semana de Educação dos Cursos de Letras e Pedagogia. 2006. (Outra).

47.
I Seminário de Iniciação Científica. 2006. (Outra).

48.
Recital "Lorca Vive". 2006. (Outra).

49.
4 Congresso Internacional das Escolas Fisk. 2005. (Congresso).

50.
Curso de dinâmicas e jogos em espanhol. 2003. (Outra).

51.
Curso de Especialização para Professores de Espanhol. 2003. (Outra).

52.
II Curso Internacional de Imersão em Língua Espanhola. 2003. (Outra).

53.
Curso de dinâmicas e jogos em espanhol. 2002. (Outra).

54.
I Curso Internacional de Imersão em Língua Espanhola. 2002. (Outra).

55.
IV Encontro Sul-Brasileiro de Língua Espanhola. 2002. (Encontro).

56.
II Semana Acadêmica de Administração. 1996. (Outra).

57.
I Semana Acadêmica de Administração. 1995. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARLETTO, R.. Frida Kahlo - ¡Viva la vida!. 2011. (Outro).

2.
CARLETTO, R.. Noches Cubanas. 2010. (Outro).

3.
CARLETTO, R.; D. Cardoso ; Fernandes, M. K. . II Seminário Acadêmico de Letras. 2009. (Outro).

4.
CARLETTO, R.. Muestra de Cine 'Colores de Almodóvar'. 2008. (Outro).

5.
CARLETTO, R.. Semana Acadêmica de Letras. 2008. (Outro).

6.
CARLETTO, R.. Frida Kahlo - Vida y Obras. 2007. (Outro).

7.
CARLETTO, R.. Recital Lorca Vive. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edina da Rosa da Silva. Anúncio publicitário: um gênero textual no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

2.
Daiana Bavaresco. Gêneros textuais: o jornal como suporte e o seu uso em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

3.
Talyta Aparecida Rafaeli. Como incluir os aspectos culturais no ensino de língua estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

4.
Queli Jovilda Marques Franke. Gêneros textuais: um olhar para os aspectos funcionais do gênero artigo de opinião. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

5.
Sirlei Rodrigues. El género femenino en las historietas de Mafalda. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

6.
Daiana De Nez Moura e Karine de Mello. Erros cometidos pelos alunos brasileiros aprendizes de Língua Espanhola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

7.
Cristiani Lavarda Balhmann e Márcia Regina Arcanjo. O gênero feminino em 'Tudo sobre minha mãe' do manchego Pedro Almodóvar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

8.
Juliana Santi Botton e Rosiane Maria Gusberti Franke. Tatuagem: o corpo humano como suporte alternativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

9.
Jeferson Roberto. Gêneros textuais: a charge como estratégia de leitura em sala de aula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

10.
Aline Leonardo. La Movida y lo femenino: dos partes de Almodóvar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

11.
Camilla Lovatel. Mafalda en foco: lenguaje social y el panorama humorístico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

12.
Gerson Luis Rodrigues da Silva. Cómo y para qué enseñar a partir de la teoría de los géneros textuales. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

13.
Mariane Ribeiro. El portuñol presente en la proximidad español/portugués. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

14.
Daniely Cristina Dala Costa. El profesor de lengua española y la enseñanza frente a las nuevas tecnologías. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

15.
Evandro Balbinot e Evelise Daiane Oldoni. La importancia del cine como recurso en el aprendizaje del español lengua/extranjera. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

16.
Criciéli Jana Tomazeli. Semejanzas entre Portugués y Español: ventajas y desvantajas para el aprendizaje. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

17.
Clênia Scalcon Dal Bosco Navarro Canales. El voseo: un viaje desde España hacia hispanoamérica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.

18.
Carize Antonelli. La contextualización de la cultura dentro de las clases de lengua extranjera. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês/Espanhol) - Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu. Orientador: Romeu Carletto.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARLETTO, R.. El cine como herramienta pedagógica en la enseñanza de lengua española. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARLETTO, R.. Sétima arte: a vida retratada na tela. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARLETTO, R.. Língua Espanhola: perspectivas atuais e futuras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARLETTO, R.. Diversidad lingüística y cultural en lengua española. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARLETTO, R.. A linguagem e a comunicação: sentidos, significados e ressignificações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARLETTO, R.. Mesa Redonda - Vivências Internacionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARLETTO, R.. Vida e obra da artista Frida Kahlo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARLETTO, R.. Interfaces da narrativa: as várias formas de se contar uma história. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARLETTO, R.. Comunicação Assertiva e Práticas de Oratória. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


- Aprovado em 2º lugar no 31º Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargo de Professor de Ensino Superior na Unioeste na disciplina de Língua Espanhola e Prática de Ensino de Língua Espanhola, campus de Marechal Cândido Rondon;
- Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo 006/2012 para professor de Língua Espanhola da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco;
- Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração do CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior.
- Membro da CPA (Comissão Permanente de Avaliação) do CESUL - Centro Sulamericano de Ensino Superior.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 3:46:24