Catiúcia Carniel Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6045697630202000
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - pela Universidade de Passo Fundo (2009) e mestrado em Estudos Linguísticos (2012), também pela UPF/RS. Atualmente, é doutoranda do PPGL UPF. Tem experiência na área de Linguística - Linguística do Texto e Linguística da Enunciação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, enunciação, leitura e produção de textos, linguística do texto. Atualmente atua na coordenação pedagógica do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Passo Fundo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Catiúcia Carniel Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, C. C.;Catiucia Carniel Gomes;Catiucia Carniel;Catiúcia Carniel;Catiucia Gomes;Catiúcia Gomes


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Uma subjetividade constitutiva de identidades culturais.,
Orientador: Claudia Stumpf Toldo.
Bolsista do(a): Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: De Saussure a Benveniste: um percurso teórico que proporciona uma leitura crítica.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Claudia Stumpf Toldo.
Bolsista do(a): Fundação Universidade de Passo Fundo, FUPF, Brasil.
2004 - 2009
Graduação em Letras hab. em Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Humor: um fenômeno discursivo.
Orientador: Claudia Stumpf Toldo.
Bolsista do(a): Pibic/UPF, PIBIC/UPF, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2003
Curso Técnico em informática.
Escola de Informática Mega System, MEGA SYSTEM, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Notre Dame, ND, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: professor rede particular, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 30
Outras informações
Substituição de uma professora de Língua Portuguesa, no período acima referido, em turmas de 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental.


Colégio Notre Dame Passo Fundo, ND, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica do Ensino Médio, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professora titular da disciplina de Redação, ministrando aulas para turmas de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.


Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Egresso UPF

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Avaliadora da Redação do Vestibular

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor rede particular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Professor titular do Centro de Ensino Médio Integrado - UPF, trabalhando com o componente curricular Redação em turmas de 1º ano do Ensino Médio.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista PIbic/UPF, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista pelo programa PIBIC/UPF, realizando projeto de pesquisa orientado pela Profª Drª Claudia Stumpf Toldo

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Passo Fundo, .


Faculdade da Associação Brasiliense de Educação, FABE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 30


Centro de Capacitação Profissional - Infobrasil, INFOBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora pedagógica da rede de Idiomas English Now vinculada ao Centro de Capacitação Profissional - Infobrasil.



Linhas de pesquisa


1.
Constituição e interpretação do texto e do discurso.

Objetivo: Constituição e interpretação do texto e do discurso: Estudo de procedimentos de constituição e de interpretação do texto e do discurso com base em diferentes teorias da enunciação e do discurso. Caracteriza-se pela prevalência do ponto de vista interdisciplinar, visto que os estudos sobre texto e discurso distinguem-se pela variedade de enfoques teóricos oriundos de diferentes concepções de linguagem. Dentre elas, destacam-se as concepções dialógica, sócio-histórica, enunciativa, sociointeracionista e argumentativa. Nesse sentido, o texto é estudado do ponto de vista da organização estrutural, da enunciação e dos seus efeitos sobre o enunciado. Os estudos realizados nesta linha visam tanto à produção do conhecimento quanto à sua divulgação, aplicadas ao ensino de leitura e produção de textos..
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2009 - Atual
A construção de princípios metodológicos para o estudo do funcionamento enunciativo do texto
Descrição: O presente projeto inclui-se na linha de pesquisa relativa aos estudos da linguagem, numa perspectiva enunciativa, tendo como objetivo principal fazer um recorte nos estudos da enunciação, para estudar e aprofundar conceitos propostos na teoria enunciativa de Émile Benveniste. Esse objetivo tem como pano de fundo uma significativa necessidade de se entender melhor como ver e descrever o uso e a organização da língua em dadas situações discursivas e como fazê-lo em circunstâncias de ensino de língua portuguesa...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Catiúcia Carniel Gomes - Integrante / Claudia Stumpf Toldo - Coordenador / Aline Wieczikovski Rocha - Integrante / Débora Facin - Integrante / Rafael Timmerman - Integrante / Cinara Dalinezi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7


Outros Projetos


2016 - Atual
Grupo de Estudos Língua e Discurso
Descrição: O grupo de estudos Língua e discurso está vinculado à linha de pesquisa Constituição e interpretação do texto e do discurso e tem por objetivo principal promover espaços de estudo que possam fortalecer o espírito investigativo de alunos do Curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras. Além disso, pretende-se: 1) Aproximar alunos de graduação (bolsistas de iniciação científica, extensionistas e pibidianos), alunos de pós-graduação e professores da Educação Básica interessados em aprofundamento teórico-metodológico de questões relacionadas ao texto e ao discurso. 2) Socializar conhecimento produzido na Universidade de Passo Fundo. 3) Potencializar o espírito investigativo de estudantes e professores. 4) Oportunizar contato com professores da Educação Básica e com pesquisadores de outras IES, especialmente com os que estudam temas relacionados às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF ou que desenvolvem projetos de pesquisa de interesse....
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Catiúcia Carniel Gomes - Integrante / Patrícia da Silva Valério - Coordenador / Marlete Sandra Diedrich - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, C. C.2018GOMES, C. C.; ROCHA, A. W. . LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS. Travessias Interativas, v. 16, p. 145-160-160, 2018.

2.
GOMES, C. C.2018GOMES, C. C.; ROCHA, A. W. ; MARANGON, M. L. . O TEMPO E O ESPAÇO DE WERTHER: A VOZ DE UMA CULTURA NO TEXTO LITERÁRIO. Revista Humanidades e Inovação, v. 5, p. 132, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, C. C.; TOLDO . JULIO CORTÁZAR E SUA CASA TOMADA: UM OLHAR ENUNCIATIVO SOB O TEXTO LITERÁRIO. In: Gilmei Francisco Fleck. (Org.). Coleção Literatura Comparada. 01ed.Curitiba: Editora Atena, 2016, v. 01, p. 40-55.

2.
GOMES, C. C.; TOLDO, C. S. . De Saussure a Benveniste: um percurso teórico para uma leitura crítica na linguística da enunciação.. In: Daiane Neumann, Marlete Sandra Diedrich (Orgs.). (Org.). Estudos da linguagem sob a perspectiva enunciativa. 1ed.Passo Fundo: Méritos, 2012, v. , p. 13-43.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TOLDO ; GOMES, C. C. . Ferdinand de Saussure: a busca pelo saber da língua. Revista especializada, Revista Nonada, p. 33 - 53, 01 set. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, C. C.; TOLDO . Saussure-Benveniste: a subjetividade que constrói o valor.. In: IX SELES Seminário de ensino de Língua Estrangeiras; V SELM Seminário de ensino de língua materna e I SENI Seminário Nacional Integrado da área das Linguagens., 2017, Passo Fundo. Desafios contemporâneos no ensino das linguagens, códigos e suas tecnologias.. Passo Fundo: Editora UPF, 2016. p. 740-756.

2.
GOMES, C. C.; TOLDO . O ato enunciativo como objeto de estudo em aulas de Língua Portuguesa.. In: 6º Seminário Nacional de Língua e Literatura teoria e ensino: cultura e identidade, 2016, Passo Fundo. O ATO ENUNCIATIVO COMO OBJETO DE ESTUDO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2016.

3.
GOMES, C. C.; TOLDO . As particularidades de apropriação do sistema linguístico e o ensino de língua materna.. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESSOS CULTURAIS, 2016, Caxias do Sul. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESSOS CULTURAIS. Caxias do Sul: Novas vozes. Novas linguagens. Novas leituras, 2016. v. 02. p. 495-506.

4.
GOMES, C. C.. O sentido às formas da língua da língua pela enunciação. In: 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2009, Passo Fundo. 13ª Jornada Nacional de Literatura - Arte e Tecnologia: Novas Interfaces, 2009.

5.
GOMES, C. C.. O sentido da forma pela enunciação. In: VI Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras, II Seminário de Ensino de Língua Materna e VI Mostra de Materiais Didáditicos, 2008, Passo Fundo. SELES e SELM, 2008.

6.
GOMES, C. C.. Polifonia e publicidade: uma relação possível. In: VI Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras, II Seminário de Ensino de Língua Materna e VI Mostra de Materiais Didáticos, 2008, Passo Fundo. SELES e SELM, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, C. C.. Enunciação e Gramática: o sentido às formas da língua pela enunciação. In: VI Seminário Nacional sobre Língua e Ensino - SENALE, 2010, Pelotas. Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa, 2010. p. 95-95.

2.
GOMES, C. C.. Um olhar enunciativo sobre a organização da língua no texto publicitário. In: Congresso Nacional de Educadores Notre Dame, 2010, Passo Fundo. Congresso Nacional de Educadores Notre Dame, 2010. p. 27-28.

3.
GOMES, C. C.. Um estudo enunciativodo texto: o sentido às formas da língua na e pela enunciação. In: VII seminário de ensino de Línguas Estrangeiras (SELES), III Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM) e VII Mostra de materiais didáticos, 2010, Passo Fundo. Educação linguística no século XXI: foco na aprendizagem das línguas e das literaturas, 2010. p. 127-128.

4.
GOMES, C. C.. O sentido às formas da língua pela enunciação. In: VI Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras, II Seminário de Ensino de Língua Materna e VI Mostra de Materiais Didáticos, 2008, Passo Fundo. O Ensino de línguas para a cidadania, 2008.

5.
GOMES, C. C.. Polifonia e publicidade: uma relação possível. In: VI Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras, II Seminário de Ensino de Língua Materna e VI Mostra de Materiais Didáticos, 2008, Passo Fundo. O ensino de línguas para a cidadania, 2008.

6.
GOMES, C. C.. O Humor: um fenômeno discursivo. In: V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - SENALE, 2007, Pelotas. Teorias Linguísticas e Ensino: possibilidades e limites, 2007. p. 85-86.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES, C. C.; ROCHA, A. W. . A SALA DE AULA, O ESPAÇO DA ENUNCIAÇÃO ESCRITA. Diálogo das Letras, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, C. C.. O ATO ENUNCIATIVO COMO OBJETO DE ESTUDO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOMES, C. C.; WIECZIKOVSKI, Aline Rocha . Categoria de pensamento: uma abstração que toma forma no uso e no limite da língua.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES, C. C.. Saussure-Benveniste: a subjetividade que constrói o valor.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOMES, C. C.; TOLDO . As particularidades de apropriação do sistema linguístico e o ensino de língua materna.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GOMES, C. C.. Enunciação e Gramática: o sentido às formas da língua pela Enunciação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOMES, C. C.. Um olhar enunciativo sobre a organização da língua no texto publicitário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GOMES, C. C.. Um estudo enunciativo do texto: o sentido às formas da língua na e pela enunciação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
GOMES, C. C.. O sentido às formas da língua pela Enunciação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOMES, C. C.. A polifonia na construção do sentido do texto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GOMES, C. C.. Humor: um fenômeno discursivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOMES, C. C.. O sentido da forma pela enunciação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GOMES, C. C.. Polifonia e publicidade: uma relação possível. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GOMES, C. C.. O Humor: um fenômeno discursivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GOMES, C. C.. O Humor: um fenômeno discursivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, C. C.. O ATO ENUNCIATIVO COMO OBJETO DE ESTUDO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Passo Fundo: Imperial Artes Gráficas, 2016 (Acadêmico).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMES, C. C.. Vestibular de verão UPF. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Colóquio Leituras de Benveniste. 2018. (Encontro).

2.
7º Seminário Nacional e 1º Sem. Internacional de Língua e Literatura - Teoria, e Ensino: vozes, linguagens, contextos, 10º SELES e 6º SELM..A CONQUISTA DE UM LUGAR ENUNCIATIVO DE REPRESENTAÇÃO DE DE AUTORIDADE: UMA ANÁLISE DE SÉRIE.. 2018. (Seminário).

3.
IV Congresso Nacional de Educação Notre Dame.LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2018. (Seminário).

4.
16ª Jornada Nacional de Literatura - Seminário Internacional de leitura, Literatura e Linguagens: Novas Topografias Textuais..Narradores de Javé: uma análise da língua como interpretante da sociedade.. 2017. (Seminário).

5.
16ª Jornada Nacional de Literatura - Seminário Internacional de leitura, Literatura e Linguagens: Novas Topografias Textuais..Um percurso de Leitura do texto narrativo sob o olhar da enunciação.. 2017. (Seminário).

6.
6º Seminário Nacional de Língua e Literatura teoria e ensino: cultura e identidade. e. 2016. (Outra).

7.
CELSUL - XII Encontro do CELSUL - 100 anos do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivas, o.. 2016. (Outra).

8.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LÍNGUA, LITERATURA E PROCESSOS CULTURAIS. 2016. (Seminário).

9.
IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES, V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), I Seminário Nacional Integrado da área das Linguagens, Códigos e suas tecnologias (S (SENI). 2016. (Seminário).

10.
Encontro dos avaliadores de redação. XXVIII Encontro Estadual das Comissões de Vestibular do Rio Grande do Sul e XIX Encontro de Redações de vestibular do Rio Grande do Sul.. 2013. (Encontro).

11.
VIII Seminário de Ensino de Língua estrangeira (SELES) e IV Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM).De Saussure a Benveniste: um percurso teórico que proporciona uma leitura crítica.. 2012. (Seminário).

12.
VIII Seminário de Ensino de Língua estrangeira (SELES) e IV Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM).Critérios de Correção textual: um olhar sobre o gênero.. 2012. (Seminário).

13.
III Congresso Nacional de Educadores Notre Dame. Um olhar enunciativo sobre a orgaznização da língua no texto publicitário. 2010. (Congresso).

14.
Seminário de Atualização Pedagógica. 2010. (Seminário).

15.
SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Enunciação e Gramática: o sentido às formas da língua pela Enunciação. 2010. (Seminário).

16.
VII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e III Seminário de ensino de Língua materna.Um estudo enunciativo do texto: o sentido às formas da língua na e pela enunciação. 2010. (Seminário).

17.
8º Seminário Internacional de pesquisa em leitura e patrimônio cultural.O sentido às formas da língua pela Enunciação. 2009. (Seminário).

18.
O Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa na Era Tecnológica. 2008. (Oficina).

19.
Seminário sobre o Livro do mês - Meu tio matou um cara e outras histórias. 2008. (Encontro).

20.
VI Seminário de ensino de línguas estrangeiras, II Seminário de ensino de língua materna e VI mostra de mateirais didáticos.O sentido da forma pela enunciação. 2008. (Seminário).

21.
VI Seminário de ensino de línguas estrangeiras, II Seminário de língua materna e VI Mostra de materiais didáticos.Polifonia e publicidade: uma relação possível. 2008. (Seminário).

22.
VI Seminário de ensino de línguas estrangeiras, II Seminário de língua materna e VI Mostra de materiais didáticos. 2008. (Seminário).

23.
V Semana Acadêmica de Letras - Lendo o mundo através das letras.Humor: um fenômeno discursivo. 2008. (Seminário).

24.
XVIII Mostra de Iniciação Científica.A polifonia na construção do sentido do texto. 2008. (Seminário).

25.
XVIII Mostra de Iniciação Científica.A polifonia na construção do sentido do texto. 2008. (Encontro).

26.
12ª Jornada Nacional de Literatura. 2007. (Outra).

27.
12ª Jornada Nacional de Literatura / Encontro Estadual de Escritores: a Criação Literária Gaúcha em Debate. 2007. (Outra).

28.
Seminário Livro do mês / Ignácio de Loyola Brandão e Mirna Pinsky. 2007. (Seminário).

29.
V Senali - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2007. (Seminário).

30.
V Senali - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.O Humor: um fenômeno discursivo. 2007. (Outra).

31.
V Senali - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino / minicurso: Gramática/gramáticas: o prazer de aprender gramática. 2007. (Outra).

32.
XVII Mostra de Iniciação Científica.O Humor: um fenômeno discursivo. 2007. (Outra).

33.
Curso de Formação continuada de professores. 2006. (Seminário).

34.
II Colóquio Nacional de Direitos Humanos. 2006. (Seminário).

35.
Seminário em homenagem: Josué Guimarães. 2006. (Outra).

36.
V Seminário de Ensino de Línguas estrangeiras - SELES, I Seminário de ensino de Língua Materna - SELM. 2006. (Seminário).

37.
1º Encontro de Professores do ensino Religioso - Diocese de Vacaria - RS. 2005. (Seminário).

38.
Projeto Interolhar.Projeto Interolhar. 2005. (Oficina).

39.
Semana Acadêmica "10 anos de história, moda e formação profissional".Semana Acadêmica "10 anos de história, moda e formação profissional". 2004. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GOMES, C. C.; TOLDO . JULIO CORTÁZAR E SUA CASA TOMADA: UM OLHAR ENUNCIATIVO SOB O TEXTO LITERÁRIO. In: Gilmei Francisco Fleck. (Org.). Coleção Literatura Comparada. 01ed.Curitiba: Editora Atena, 2016, v. 01, p. 40-55.

2.
GOMES, C. C.; TOLDO, C. S. . De Saussure a Benveniste: um percurso teórico para uma leitura crítica na linguística da enunciação.. In: Daiane Neumann, Marlete Sandra Diedrich (Orgs.). (Org.). Estudos da linguagem sob a perspectiva enunciativa. 1ed.Passo Fundo: Méritos, 2012, v. , p. 13-43.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:34:36