Ana Paula Lopes da Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0575860645332121
  • Última atualização do currículo em 01/12/2018


Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Terapia Comunitária. Mestranda do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (MPEAPS/UDESC-CEO). Servidora Pública Efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó/SC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Lopes da Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, A. P. L.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Chapecó, secretaria de saúde de chapecó.
Rua Pardais - D - de 1817/1818 ao fim
Efapi
89809826 - Chapecó, SC - Brasil
Telefone: (49) 20499098
URL da Homepage: chapeco.sc.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil. Orientador: Denise Antunes de Azambuja Zocche.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2011
Especialização em Terapia Comunitária. (Carga Horária: 360h).
Centro de Ensino, Pesquisa e Atendimento do Indivíduo Família e Comunidade, CAIFCOM, Brasil.
Título: Rodas de Terapia Comunitária.
Orientador: Marli Olina de Souza.
2010 - 2011
Especialização em Saúde da Família. (Carga Horária: 510h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O impacto do Processo de Trabalho na Saúde do trabalhador em Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família.
Orientador: Jane Maria de Souza Philippi.
2002 - 2007
Graduação em Enfermagem e Obstetrícia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: A Prática da Enfermagem na Atenção Básica à Saúde da Criança.
Orientador: Vanda Maria da Rosa Jardim.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Presidente Emílio Garrastazu Médici, BRADESCO, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Capacitação em Teste Rápido. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Chapecó, PMC, Brasil.
2015 - 2015
capacitação em filariose enfase nas tecnicas de gota espessa. (Carga horária: 40h).
Fiocruz, FIOCRUZ, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação Programa Municipal de Controle e Tratamento do tabagismo. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Chapecó, PMC, Brasil.
2009 - 2009
Estrategia saúde da Familia: Introdutório. (Carga horária: 80h).
Escola de Saude Publica Santa Catarina, ESP, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento em Sala de Vacinas. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Saúde Santa Catarina, DIVE, Brasil.
2008 - 2008
Formação pedagógica continuada. (Carga horária: 16h).
Escola de Formação em Saúde, EFOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura Municipal de Chapecó, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeiro Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2010 - Atual
Direção e administração, secretaria de saúde de chapecó, .

Cargo ou função
Coordenação Unidade Básica de Saúde.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Construção e Validação de um Roteiro de Consulta de Enfermagem Ginecológica
Descrição: Projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, da UDESC. A finalidade deste projeto de pesquisa é agregar evidências de pesquisa que subsidiem a prática clínica, e consequentemente, melhorem a qualidade do atendimento à saúde da mulher, principalmente no que se refere à tomada de decisões do profissional no desenvolvimento da consulta de enfermagem à saúde da mulher, atendendo à realidade local da atenção primária em saúde de Chapecó. Este projeto de pesquisa pressupõe o desenvolvimento de um produto, concebeu-se, inicialmente, a ideia de criar uma ferramenta com potencial para auxiliar o trabalho do enfermeiro concernente a consulta de enfermagem na saúde da mulher. Assim, propõe-se a construção e validação de um roteiro para consulta de enfermagem ginecológica. A fases de construção deste roteiro incluirão: busca de evidências científicas para a construção do roteiro e formas de registro da consulta de enfermagem; modelo de roteiro integrado ao processo de informatização do PE utilizado pela instituição; padronização do uso do roteiro para todas as unidades da APS do município; inclusão de todas as etapas da consulta de enfermagem no PE; capacitação dos profissionais para uso do roteiro e registro de enfermagem no PE; e validação do instrumento. Espera-se que, através da construção e validação do roteiro, seja possível a aplicação de todas as etapas da consulta de enfermagem, e que os dados registrados no prontuário eletrônico sigam as diretrizes e recomendações do protocolo assistencial vigente. Assim, facilitando o planejamento e gerenciamento do cuidado, propiciando uma melhoria da qualidade na assistência prestada e um direcionamento adequado de cada caso clínico. Almeja-se que, através deste roteiro, seja possível desenvolver a sistematização da consulta de enfermagem ginecológica no ambiente do PE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Lopes da Rosa - Integrante / Denise Antunes de Azambuja Zocche - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUSA, M. C. S. ; VANASSI, V. N ; SIEGA, C. ; ROSA, A. P. L. ; STEFANI, L.M. ; ZANATTA, E.A. ; ZOCCHE, D. A. A. . Brucelose: Em busca da erradicação. Jornal Sul Brasil, Chapecó, p. 3 - 3, 12 abr. 2018.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HANZEN, I. P. ; ROSA, A. P. L. ; C. v ; ZOCCHE, D. A. A. ; ZANATTA, E.A. . Segurança do Paciente em uma Unidade de Pronto Atendimento: Uma Atividade Educativa. In: 13º Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13º Congresso - Revista Saúde em Redes. Porto Alegre: Editora Redeunida, 2018. v. 4.

2.
ROSA, A. P. L.; HANZEN, I. P. ; LEDRA, F. F. ; ZOCCHE, D. A. A. . Estressores Ocupacionais nas Equipes de Saúde da Familia e Estratégias de Enfrentamento. In: 13º Congresso Internacional Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13º Congresso Internacional da Rede UNIDA. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2018. v. 4.

3.
HANZEN, I. P. ; ROSA, A. P. L. ; ZOCCHE, D. A. A. ; ZANATTA, E.A. . Práticas de Puericultura com Comunidade de Haitianos no Sul do Brasil: Desafios e Superação. In: 13º Congresso Internacional da Rede Unida, 2018, Manaus. Anais do 13º Congresso Internacional Rede Unida. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2018. v. 4.

4.
ROSA, A. P. L.; CAMPOS, J. C. ; LORENZON, T.L.N. ; TRINDADE, L. L. ; C. v ; ZOCCHE, D. A. A. . Política Nacional de Atenção à Saúde da mulher: desafios e avanços na direção da integralidade. In: VIII Fórum Nacional de Mestrados Profissionais em Enfermagem, 2018, Porto Alegre. VIII Fórum Nacional de Mestrados Profissionais em Enfermagem, 2018.

5.
ROSA, A. P. L.; ZOCCHE, D. A. A. ; ZANATTA, E.A. ; HANZEN, I. P. ; SILVA, K. F. . Consulta de enfermagem na saúde na mulher: construção de um modelo com base na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. In: VIII Fórum de Mestrados Profissionais de Enfermagem, 2018, Porto Alegre. VIII Fórum de Mestrados Profissionais de Enfermagem, 2018.

6.
LORENZON, T.L.N. ; ROSA, A. P. L. ; SIEGA, C. ; KARAL, A. ; WEBER, M. L. ; FERRAZ, L. . Pacto pela saúde: Uma ferramenta importante para a atenção primária à saúde. In: I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde, 2017, Chapecó. congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde:Em defesa do sistema universal de saúde. Chapecó: Leonardo Cezar Cezar, 2017. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VANASSI, V. N ; SIEGA, C. ; ROSA, A. P. L. ; STEFANI, L.M. ; ZANATTA, E.A. ; ZOCCHE, D. A. A. . Brucelose e Tuberculose - Implicações na Saúde Humana. In: 2º Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem e 1ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida, 2017, Chapeco. Anais/ 2 Congresso Sul Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem; 1 Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida. Florianópolis: UDESC, 2017. p. 583-584.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
ROSA, A. P. L.; ZOCCHE, D. A. A.; ZANOTELLI, S. S.; PARADA, C. M. G. L.. Participação em banca de Ana Paula Lopes da Rosa. Construção e Validação de um Roteiro de Consulta de Enfermagem Ginecológica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ZOCCHE, D. A. A.; ADAMY, E. K.; ROSA, A. P. L.. Participação em banca de Bianca de Lima Broca.Os cuidados de enfermagem e a humanização do trabalho de parto: uma revisão integrativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
Adriana De Toni; Nuely Fatima Seabra; ROSA, A. P. L.. Participação em banca de Ana Carolina Alves da Silva.A Política de saúde e gravidez na adolescencia: um olhar sobre a realidade do Município de Coronel Freitas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ROSA, A. P. L.; LORENZON, T.L.N.; KARAL, A.; WEBER, M. L.; VANASSI, V. N; HANZEN, I. P.; SIEGA, C.; SCHNEIDER, C. F.. COMISSÃO CIENTÍFICA DO 2 CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM E 1 MOSTRA INTERNACIONAL DE CUIDADO DE ENFERMAGEM NO CICLO DA VIDA. 2017. Universidade do Estado de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Internacional Rede Unida. ESTRESSORES OCUPACIONAIS NAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO. 2018. (Congresso).

2.
68º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde ? SC. 2018. (Congresso).

3.
79ª Semana Brasileira de Enfermagem 14º Semana de Enfermagem Núcleo de Chapeco.SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER DO COLO UTERINO: REFLEXÃO SOBRE O USO DA FERRAMENTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. 2018. (Outra).

4.
VIII Fórum Nacional de Mestrados Profissionais em enfermagem.Política nacional de atenção à saúde da mulher: desafios e avanços na direção da integralidade. 2018. (Outra).

5.
I Congresso Internacional de Políticas Públicas de Saúde. Pacto pela saúde: Uma ferramenta importante para a atenção primária à saúde. 2017. (Congresso).

6.
II CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM. BRUCELOSE E TUBERCULOSE:IMPLICAÇÕES NA SAÚDE HUMANA. 2017. (Congresso).

7.
III SEMPAT. 2015. (Oficina).

8.
I encontro: evoluir na educação em prevenção para intervir adequadamente. 2012. (Encontro).

9.
Seminário Estadual sobre prevenção das DST/HIV. 2011. (Seminário).

10.
VII Conferencia Municipal de Saúde de Chapecó. 2011. (Encontro).

11.
II seminário - rede de atenção à saúde da Mulher e Controle do cancer. 2010. (Seminário).

12.
XII Coloquio Panamericano de Investigación em Enfermería. 2010. (Congresso).

13.
Seminário Interdisciplinar para o cuidado de Pacientes Oncológicos -internação domiciliar em oncologia. 2005. (Seminário).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:19:29