Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6028101657727352
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Doutoranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, possui graduação em letras licenciatura plena pelo Centro Universitário do Norte Paulista (1999), UNORP e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2009), UNICAMP. Atualmente é professora da Faculdade de Tecnologia de Barueri - Centro Paula Souza, FATEC, atuando como docente na área de línguas, com aulas de Inglês e como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: (Libras) língua brasileira de sinais, sujeito surdo, tecnologia assistiva, inclusão, análise do discurso e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, J. P. B.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O surdo e as posições sujeito ontem e hoje: falta, excesso ou diferença,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Carmen Zink Bolognini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: análise do discurso; sujeito surdo; Libras Língua Brasileira de Sinais.
2000 - 2000
Especialização em Métodos e Técnicas de Dinâmica de Grupo. (Carga Horária: 36h).
Centro Universitário do Norte Paulista, UNORP, Brasil.
Título: Não requisitada.
2000 - 2000
Especialização em Fundamentos Filosóficos da Educação. (Carga Horária: 54h).
Centro Universitário do Norte Paulista, UNORP, Brasil.
Título: Não requisitada.
2000 - 2000
Especialização em Fundamentos Sociológicos da Educação. (Carga Horária: 48h).
Centro Universitário do Norte Paulista, UNORP, Brasil.
Título: não requisitada.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em Língua Brasileira de Sinais (libras) para ouvinte. (Carga Horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: NÃO REQUISITADA. Ano de finalização: 2006.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Introdução à elaboração de projetos de pesquisa. (Carga Horária: 35h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Não requisitada. Ano de finalização: 2005.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Level 1 Certificate in English (ESOL).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
Título: Não requisitada. Ano de finalização: 2005.
1996 - 1999
Graduação em letras licenciatura plena.
Centro Universitário do Norte Paulista, UNORP, Brasil.




Formação Complementar


2016
Libras Nível Intermediário.
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
2018 - 2018
Semana de planejamento e aperfeiçoamento pedagógico. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Tecnologia padre Danilo José de Oliveira Ohl, FATEC BARUERI, Brasil.
2018 - 2018
Planejamento e aperfeiçoamento pedagógico da Faculdade de Tecnologia Padre. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Tecnologia padre Danilo José de Oliveira Ohl, FATEC BARUERI, Brasil.
2012 - 2012
Curso Introdutório de LIBRAS. (Carga horária: 20h).
Igreja Metodista Central de Campinas, IMCC, Brasil.
2011 - 2011
Curso Intensivo de Comércio Exterior. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, FATEC, Brasil.
2011 - 2011
English Curiosities: did you know that...?. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, FATEC, Brasil.
2011 - 2011
Educação Bilíngue. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Curso Intensivo de Libras II. (Carga horária: 40h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2008 - 2008
Curso Intensivo de Libras. (Carga horária: 40h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2007 - 2007
Segundo Curso de formação de Monitores. (Carga horária: 56h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia padre Danilo José de Oliveira Ohl, FATEC BARUERI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Centro Paula Souza, FATEC ID, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20


ONG Grupo Primavera, GP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: MEI/ Micro Empreendedor Indiv., Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 9
Outras informações
Ataução em três projetos: JEMT (Jovens Empreenddoras para o Mercado de Trabalho), PACTO ( Preparando Adolescentes para o Colégio Técnico) e Formação (Atividade cultural paralela à educação formal)


Colégio Renovatus, CR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Creche Municipal Anázia José Bolçoni, CMAJB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica


Escola Estadual Monsenhor Gonçalves, EEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Inglesa


Escola Estadual Professor Carlos Lencastre, EEPCL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA


Escola Estadual Rachid Jabur, EERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora de língua Portuguesa e Inglesa


Escola Infantil Green, EIG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa


Escola Infantil Tricamp, EIT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa



Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista do COGEIME


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
COSTA, Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa. A educação de surdos ontem e hoje: posição, sujeito e identidade. Campinas: Mercado das Letras, 2010.  Data: 31/12/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, J. P. B.2017COSTA, J. P. B.. Uma experiência de Educação: surdos do mercado de trabalho revisitando a Língua Portuguesa na presença da Libras. CBetecLE, v. 1, p. 1-16, 2017.

2.
COSTA, J. P. B.2015COSTA, J. P. B.. Repensando políticas públicas no contexto de inovações tecnológicas para surdos em Língua Brasileira de Sinais. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, v. 1, p. http://www.omeu-6394, 2015.

3.
COSTA, J. P. B.2015COSTA, J. P. B.. Tecnologia Assistiva apoiada em Libras: em questão a relação do sujeito surdo em contexto de novas práticas sociais da contemporaneidade. Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, v. 13, p. Reverte, 2015.

4.
COSTA, J. P. B.2015COSTA, J. P. B.. O SURDO E AS POSIÇÕES SUJEITO: REPRESENTAÇÕES DO ENSINO DE LIBRAS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. Linguasagem (São Paulo), v. 22, p. 1-13, 2015.

5.
COSTA, J. P. B.2013COSTA, J. P. B.. Uso da tecnologia entre surdos e ouvintes: uma resposta à necessidade do aprendizado de LIBRAS a partir dos desafios das Faculdades de Tecnologia (FATEC) do Centro Paula Souza. Reverte, v. 11, p. http://fatecid., 2013.

6.
COSTA, J. P. B.2008COSTA, J. P. B.. História, sentidos e identidade do sujeito surdo na vivência de imaginários cristalizados. EUTOMIA, v. 1, p. 513-524, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, J. P. B.. A Educação do surdo ontem e hoje: posição sujeito e identidade. 1. ed. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2010. v. 1. 88p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, J. P. B.; MENALI, D. S. . Silêncio e sentidos - Representações da relação entre o livro e o surdo no filme: Os filhos do silêncio. In: Carmen Zink Bolognini. (Org.). Discurso e ensino: a leitura no cinema. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 57-64.

2.
Bolognini, Carmen Zink ; COSTA, J. P. B. . LIBRAS, Língua Portuguesa e o Bilinguismo. In: Elzira Yoko Uyeno; Juliana Santana Cavallari. (Org.). Bilinguismos: Subjetivação e Identificações nas/pelas Línguas Maternas e Estrangeiras. 1ed.Campinas: Pontes, 2011, v. , p. 83-100.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, J. P. B.. Revista Folhas - Publicação do Grupo Primavera. O tempo da Victória e o tempo de cada um, p. 20 - 21, 01 dez. 2010.

2.
COSTA, J. P. B.. Revista Folhas - Publicação do Grupo Primavera. Prazer em aprender, Revista Flhas, p. 16 - 17, 01 dez. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, J. P. B.; Silva, Ivani Rodrigues . PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS RELACIONADAS A LIBRAS: ALGUMAS QUESTÕES DE ACESSIBILIDADE. In: Simpósio Nacional por uma escola inovadora e inclusiva, 2017, Poços de Caldas MG. ANAIS 2017 Desafios à educação do século XXI, 2017. v. 1.

2.
COSTA, J. P. B.; Silva, Ivani Rodrigues ; Kumada, Kate M. O. . No espaço da educação, como são tratadas as linguagens visuais em uma relação multilíngue?. In: IX Encontro Internacional de Letras - III Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação, 2017, Foz do Iguaçu. Saberes em construção no século XXI: linguagens, educação, tecnologias na educação, 2017. p. 664-677.

3.
COSTA, J. P. B.; Silva, Ivani Rodrigues ; Kumada, Kate M. O. . NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO, COMO SÃO TRATADAS AS LINGUAGENS VISUAIS EM UMA RELAÇÃO MULTILÍNGUE?.. In: https://anaiseiletras.webnode.com/caderno-de-resumos-eiletras/, 2017, Foz do Iguaçu. Anais EILetras 2017, 2017. p. 664-677.

4.
COSTA, J. P. B.. Discurso sobre o sujeito surdo e a formação do imaginário: uma interlocução entre gêneros discursivos. In: SETA Seminário de Teses em Andamento 2007, 2007, Campinas. Discurso sobre o sujeito surdo e a formação do imaginário: uma interlocução entre gêneros discursivos, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Silva, Ivani Rodrigues ; COSTA, J. P. B. . Caminhos de inovação tecnológica para auxiliar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e social do surdo. In: XIV Congresso Interdisciplinar Saúde, Educação e Trabalho, 2016, Poços de Cladas MG. XIV Congresso Interdisciplinar Saúde, Educação e Trabalho, 2016. v. 1. p. 17-17.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, J. P. B.. Pensando as posições do sujeito surdo e sua identidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COSTA, J. P. B.. Pôster - Oficina de Língua Portuguesa para surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COSTA, J. P. B.. Libras e a Tecnologia Assistiva para o surdo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, J. P. B.. Tecnologia Assistiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, J. P. B.. 'Instrumentos de pesquisa no contexto tecnológico'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
COSTA, J. P. B.. Libras e identidade do surdo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, J. P. B.; Silva, Ivani Rodrigues ; Kumada, Kate M. O. . trabalho: ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA O ALUNO SURDO NO CONTEXTO BRASILEIRO 2018 (Painel).

2.
COSTA, J. P. B.. Pensando a formação de Professores no contexto de inovações tecnológicas relacionadas a Libras: algumas questões de acessibilidade 2017 (Painel).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras Básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COSTA, J. P. B.. Libras Básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COSTA, J. P. B.. Libras Básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras Básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras Básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
COSTA, J. P. B.. Libras Básico - Primeiro semestre de 2016. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
COSTA, J. P. B.. Libras Básico - Primeiro semestre de 2016. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras Básico e Tecnologia Assistiva Apoiada em Libras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
COSTA, J. P. B.. Libras Básico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
COSTA, J. P. B.. Libras Básico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
COSTA, J. P. B.. Curso de introdução a LIBRAS e questões teóricas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
COSTA, J. P. B.. Curso de LIBRAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
COSTA, J. P. B.. Curso de LIBRAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
COSTA, J. P. B.. Materia ldidático para a disciplina de LIBRAS -UNIVESP. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração e escrita de material didático).

17.
COSTA, J. P. B.. IX Ciência e Arte nas Férias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
COSTA, J. P. B.. Oficina Libras e Identidade do surdo. 2011. .

19.
COSTA, J. P. B.. Oficina Libras e Identidade do Surdo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
COSTA, J. P. B.. Workshop ?Sentidos no Silêncio: experiências e práticas em Libras? na palestra: ?A identidade do surdo e alguns deslocamentos em sua história?.. 2011. .

21.
COSTA, J. P. B.. Curso de LIBRAS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
Lagazzi, Suzy Maria ; Bolognini, Carmen Zink ; COSTA, J. P. B. . VIII Ciência e Arte nas Férias - Leitura de Material Didático para Surdos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
COSTA, J. P. B.; Kumada, Kate M. O. . Educação de Surdos, LIBRAS (expressões faciais e corporais). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Fascículo para curso de pós graduação por EAD, para as Faculdades Interativas COC).

24.
COSTA, J. P. B.. A questão das línguas estrangeiras no Brasil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
COSTA, J. P. B.. Curso de Formação de Professores. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
COSTA, J. P. B.. Curso de Formação de Professores de Língua Inglesa. 2007. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, J. P. B.; Kumada, Kate M. O.. Participação em banca de Giovana de Lucas Ferreira."Estratégias para o ensino de conceitos específicos na educação bilíngue para surdos". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
COSTA, J. P. B.; Kumada, Kate M. O.. Participação em banca de Laysla Maria Campos de Moraes Bastos." O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA: DIFERENÇAS ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS".. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Francisco A Silva, Nelson M Seto, Mario S Arruda, Ricardo S.Dificuldades na acessibilidade das plataformas: um estudo de caso dos acessos das plataformas da estação São João. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Transportes Terrestres) - Faculdade de Tecnologia padre Danilo José de Oliveira Ohl.

4.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Juliana de Nadai.A influência da língua inglesa no desempenho das funções do profissional de Comércio Exterior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Centro Paula Souza.

5.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Josemar Neres dos Santos.Estudo sobre a manipulação de carga aérea no Aeroporto Internacional de Viracopos/SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Centro Paula Souza.

6.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Marcella Palliuco Seccomandi.A influência do marketing e da cultura nas estratégias de internacionalização de uma empresa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Centro Paula Souza.

7.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Carolina Ferreira Barbosa.Relações Interculturais de Negócios: estudo de caso em uma empresa canadense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Centro Paula Souza.

8.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Marcos Alexandre Simões.Indaiatuba World Trade Center. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Centro Paula Souza.

9.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Andressa Fabiana Montanini Fernandes.Estudo sobre as exportação brasileira do etanol: análise dos fatores competitivos na década de 2000. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

10.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Sueli Iuriko Ikeda Franco de Oliveira.Planejamento estratégico voltado para o ingresso no Mercado Internacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

11.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Josemar Neres dos Santos.Estudo sobre a manipulação da carga aérea no Aeroporto Internacional de Viracopos/SP. 2012 - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.

12.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Angélica Cagnan.Aprendizagem do Inglês como essencial para o mercado de trabalho: o que sustenta este discurso?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Fabíola helena de Camargo.A representação do anlfabeto no filme Central do Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Adriana Flávia Florentino dos Santos.O discurso publicitário no anúncio de uma instituição de ensino superior: como o sujeito vestibulando é atingido pela persuasão?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
COSTA, J. P. B.. Participação em banca de Cibele Aline Rovaron."A censura e o discurso da resistência nas canções Apesar de Você e Cálice de Chico Buarque de Hollanda". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, J. P. B.. Integrante da Comissão Julgadora de Concurso Público de Professor de Ensino Superior, para a disciplina de Libras, para o Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos. 2016. Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes - FATEC.

Outras participações
1.
COSTA, J. P. B.. Mediadora da Sessão de Comunicação Oral do II Simpósio de Comércio Exterior - SINCOMEX 2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Barueri.

2.
COSTA, J. P. B.. Avaliadora da Amostra de Pôster do II Simpósio de Comércio Exterior - SINCOMEX 2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Barueri.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11ª Semana de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Ensino de português como língua adicional para o aluno surdo no contexto brasileiro. 2018. (Congresso).

2.
II SINEPLA - Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional.Práticas pedagógicas de ensino de português para surdos como língua adicional. 2018. (Simpósio).

3.
I Simpósio de Logística da Fatec Barueri.Língua Brasileira de Sinais. 2018. (Simpósio).

4.
IV CBTecLE. A língua Portuguesa ensinada como língua adicional ao aluno surdo brasileiro. 2018. (Congresso).

5.
IV CBTecLE. 2018. (Congresso).

6.
Programam Ciência e Arte nas Férias -Pró reitoria de pesquisa Unicamp.Atividades de Monitoria junto ao Projeto: "Ensino de Libras para alunos ouvintes: promovendo a sensibilzação para a maior inclusão de surdos na escola". 2018. (Outra).

7.
VII Simpósio de Transporte Terrestre.Oficina de Libras para iniciantes. 2018. (Simpósio).

8.
?IX Encontro Internacional de Letras e III Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação?.?No espaço da educação, como são tratadas as linguagens visuais em uma relação multilíngue?. 2017. (Encontro).

9.
1ª Mostra de trabalhos docentes em RJI. No contexto educacional das Fatecs: os saberes de alunos com deficiência e de seus professores sobre a contribuição das Tecnologias Assistivas no processo de ensino e aprendizagem inclusivo. 2017. (Exposição).

10.
3ª Reunião Trimestral Aberta sobre Pesquisa Qualitativa das áreas da Saúde da da UNICAMP. 2017. (Outra).

11.
8ª Semana Cultural e Tecnológica "Novas Tecnologias e Diversidade na Era da cConvergência.Inclusão e Acessibilidade. 2017. (Outra).

12.
9ª Semana cultural e Tecnológica "Tecnologias, políticas e Educação". 2017. (Outra).

13.
IIICBTecLE. Oficina de Língua Portuguesa para surdos. 2017. (Congresso).

14.
III Ciclo de palestras UFABC debate surdos e Libras. 2017. (Outra).

15.
IX encontro Internacional de Letras e III Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação.No espaço da educação, como são tratadas as linguagens visuais em uma relação multilíngue. 2017. (Encontro).

16.
MIni-curso UFABC - Existir com dor: implicações étnico-políticas. 2017. (Outra).

17.
REATECH Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. 2017. (Feira).

18.
Seminário Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (!ia (13.146/15) e curatela. 2017. (Seminário).

19.
Simpósio Por uma Escola Inovadora e Inclusiva: Desafios à Educação do Século XXI. 2017. (Simpósio).

20.
IV Fórum Inclusão de Pessoas com Deficiência. 2016. (Outra).

21.
SIMPÓSIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO - TEMA: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO ENSINO SUPERIOR. 2016. (Simpósio).

22.
XIV CONGRESSO INTERDISCIPLINAR SAÚDE, EDUCAÇÃO - 50 horas E TRABALHO. 2016. (Congresso).

23.
XIV CONGRESSO INTERDISCIPLINAR SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO. CAMINHOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL DO SURDO. 2016. (Congresso).

24.
4ª Mostra de Pesquisas da Área Temática de Educação Especial". 2015. (Outra).

25.
63º Seminário do GEL.SIMPÓSIO 5 2 ? LIBRAS Desafios e propostas para a efetivação de Programas Bilíngues/Multilingues na Educação de Surdos: ensino e valorização da Libras. 2015. (Seminário).

26.
II SIPAT - SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO. 2015. (Outra).

27.
VII Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para pessoas com deficiência. 2015. (Encontro).

28.
XII CONLAB 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Repensando políticas públicas no contexto de inovações tecnológicas para surdos em Língua Brasileira de Sinais. 2015. (Congresso).

29.
6ª Fatecnologia.Libras e Tecnologia Assistiva. 2014. (Seminário).

30.
6ª Semana da Tecnologia.Minicurso Educação de surdos e Libras. 2014. (Outra).

31.
6ª Semana de Tecnologia.Palestrante: Tecnologia Assistiva: você já ouviu falar?. 2014. (Outra).

32.
A Educação do Surdo ontem e hoje: Posição sujeito e identidade.A Educação do Surdo ontem e Hoje. 2014. (Outra).

33.
Colóquio Linguagens, Tecnologias e Pos-sociedade/humanidade. 2014. (Seminário).

34.
III Semana de Tecnologia - Sociedade, Tecnologia e Inovação na Fatec Tatuapé.Libras e a Tecnologia Assistiva para o surdo. 2014. (Outra).

35.
II JELT - JORNADA DE ENSINO DE LÍNGUA E TECNOLOGIA. 2014. (Outra).

36.
Interface entre o surdo, LIBRAS e a Tecnologia Assistiva.Interface entre o surdo, Libras e Tecnologia Assistiva. 2014. (Seminário).

37.
Seminário de Pesquisa da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal do ABC. 2014. (Seminário).

38.
Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.?O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS ENTRE SURDOS E OUVINTES: UMA RESPOSTA AO APRENDIZADO DE LIBRAS?. 2014. (Simpósio).

39.
XIII Congresso Internacional XIX Seminário Nacional do INES. 2014. (Congresso).

40.
XII Seminário de Tecnologia da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste.Tecnologia Assistiva. 2014. (Seminário).

41.
?Pessoas com Deficiência ? Além da Lei de Cotas?,. 2013. (Encontro).

42.
II Encontro de Educação Inclusiva.Tecnologia Assistiva apoiada no uso da LIBRAS. 2013. (Encontro).

43.
IV SEMINÁRIO DE INOVAÇÕES EM ATIVIDADES CURRICULARES. 2013. (Seminário).

44.
IV SEMINÁRIO DE INOVAÇÕES EM ATIVIDADES CURRICULARES."Curso Básico de LIBRAS e a Questão da surdez". 2013. (Seminário).

45.
Pessoa com deficiência além da lei de cotas. 2013. (Outra).

46.
Seminário Internacional de Bilinguismo e Formação de Intérprete e Guia-Intérprete Educacional. 2013. (Seminário).

47.
Uso da tecnologia entre surdos e ouvintes: uma resposta à necessidade do aprendizado de LIBRAS a partir dos desafiois das faculdades de Tecnologia(FATEC) Centro Paula Souza.Uso da tecnologia entre surdos e ouvintes: uma resposta à necessidade do aprendizado de LIBRAS a partir dos desafiois das faculdades de Tecnologia(FATEC) Centro Paula Souza. 2013. (Outra).

48.
IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do INES/ O lugar do conhecimento: Identidade, Sujeito e Subjetividade. "Deslocamentos na Posição Sujeito Surdo: Questões de Educação, História e Identidade". 2010. (Congresso).

49.
"Discurso e Ensino: O Cinema na Escola" PUC Campinas.Discurso e Ensino: O Cinema na Escola. 2007. (Simpósio).

50.
"Educação para as Diferenças:O Estudante Surdo e a Formação de Professores" Unicamp. 2007. (Simpósio).

51.
SETA- Seminário de Teses em Andamento.Discurso sobre o sujeito surdo e a formação de um imaginário : uma interlocução entre gêneros discursivos. 2007. (Seminário).

52.
V Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: Produção de Consenso e Políticas Públicas. 2007. (Encontro).

53.
"O 'linguistic turn' e os novos desenhos da investigação social". 2005. (Seminário).

54.
Introdução à elaboração de Projetos de Pesquisa em Linguística Aplicada. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, J. P. B.; SOFIATO, CASSIA ; LEANCA, TERESA ; AGRELLA, REGIANE ; VIEIRA, CLAUDIA ; SINESIO, JOSÉ . 2ª Semana de Libras. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Occhi de Souza. Como as micro e pequenas empresas podem se beneficiar de ferramentas de auxílio para ingressar no Comércio Interncional. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. (Orientador).

2.
Ícaro Martins Sampaio. Transporte de carga via modal aéreo: sua operacionalização e a importância do aeroporto internacional de Viracopos. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. (Orientador).

3.
Marcio Lourenço Filho. Estudo sobre a importância da exportação visando o produto e o mercado alvo no setor vestuário. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. (Orientador).

4.
Andreza Mariana Lemes. A influência da cultura na negociação internacional entre Brasil e China. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. (Orientador).

5.
Renata Moreira Tarresan. Dificuldade nas operações de exportações de ouro, gemas, pedras preciosas e afins. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Occhi de Souza. Uma análise sobre as ferramentas do Comércio Exterior Radar e Alice Web e seu auxílio à internacionalização das micro e pequenas empresas brasileiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Centro Paula Souza. Orientador: Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa.

2.
Marcio Lourenço Filho. Estudo sobre Exportação no setor de vestuário. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Centro Paula Souza. Orientador: Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa.

3.
Ícaro Martins Sampaio. Modal Aéreo: importância do aeroporto Internacional de Viracopos comparado a Guarulhos e rumos após a concessão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. Orientador: Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COSTA, J. P. B.2013COSTA, J. P. B.. Uso da tecnologia entre surdos e ouvintes: uma resposta à necessidade do aprendizado de LIBRAS a partir dos desafios das Faculdades de Tecnologia (FATEC) do Centro Paula Souza. Reverte, v. 11, p. http://fatecid., 2013.

2.
COSTA, J. P. B.2015COSTA, J. P. B.. Repensando políticas públicas no contexto de inovações tecnológicas para surdos em Língua Brasileira de Sinais. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, v. 1, p. http://www.omeu-6394, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, J. P. B.. Libras e identidade do surdo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras Básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COSTA, J. P. B.. Curso de LIBRAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras Básico e Tecnologia Assistiva Apoiada em Libras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
COSTA, J. P. B.. Libras Básico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
COSTA, J. P. B.. Libras Básico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
COSTA, J. P. B.. Curso de Libras Básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 9:09:08