Bruna Ribeiro

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  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/USP onde pesquisa a temática da Avaliação da/na Educação Infantil, sob orientação da profª Drª Sandra Zákia Sousa. Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2010), sob orientação da profª Drª Maria Malta Campos. Pedagoga, especialista em educação infantil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como assessora da Divisão de Educação Infantil (DIEI) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desde 2013, assessorando na construção dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (2016). Idealizadora e docente do curso Diálogos sobre Avaliação da/na educação infantil promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) para os formadores das 13 Diretorias Regionais de Educação/DREs do município. Atuou como consultora especialista em educação infantil (COEDI,SEB,MEC) na discussão da Base Nacional Comum da Educação Infantil (2015/2016). Realizou a pesquisa Iniciativas Municipais de Avaliação na Educação Infantil: Um estudo exploratório em 125 municípios brasileiros, como consultora da Unesco (2015/2016) Coordenou a área de avaliação educacional da MOVE (2001-2016) onde atualmente é colaboradora. Atuou em pesquisas na Fundação Carlos Chagas/FCC, entre elas: A gestão da educação infantil no Brasil (FVC/FCC,2012). Integrou o grupo de estudos e pesquisas sobre Sociologia da Infância e educação infantil da Universidade de São Paulo/USP. Atuou como docente do curso de pedagogia da Faculdade Sumaré. Coordenou a avaliação externa de um projeto de educação infantil em Secretarias Municipais de Educação em cinco municípios do nordeste brasileiro (Olinda, Maceió, Natal, Maracanaú, Camaçari). Coordenou o projeto de pesquisa e monitoramento de políticas públicas na Educação Infantil no Brasil pelo Instituto Girassol de Educação Infantil e Pesquisa. É autora de artigos que versam sobre indicadores da qualidade, documentação pedagógica, avaliação e gestão da educação infantil no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, Bruna;RIBEIRO, BRUNA

Endereço


Endereço Profissional
MOVE Social.
Rua Cardoso de Almeida - de 1691 ao fim - lado ímpar
Sumaré
01251001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 38684093
URL da Homepage: http://www.movesocial.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Qualidade na Educação Infantil: Uma experiência de autoavaliação em creches da cidade de São Paulo,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Machado Malta Campos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação infantil; qualidade; Indicadores da Qualidade; Autoavaliação; Creche conveniada.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: O movimento dos Trabalhadores Sem Teto: entre o "poder sobre" e o "poder fazer"..
Orientador: Ani Martins da Silva.
Bolsista do(a): Univesidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Instrumental - Nível I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - COGEAE, PUC SP - COGEAE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Instrumental - Nível II. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - COGEAE, PUC SP - COGEAE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Fundamentos de uma educação para o pensar. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - COGEAE, PUC SP - COGEAE, Brasil.
2000 - 2001
Artes. (Carga horária: 900h).
Centro de Comunicações e Artes - SENAC, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



MOVE Social, MOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaboradora
Outras informações
Coordenadora de Avaliações educacionais.


Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: assessor, Enquadramento Funcional: assessora, Carga horária: 20
Outras informações
Consultora no Departamento de Orientação Técnica Pedagógica de Educação Infantil/DOT-EI. Assessora na construção dos indicadores de qualidade da educação infantil do município de São Paulo.


Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Participou da Pesquisa "Gestão da Educação Infantil no Brasil".


Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: clt
Outras informações
Auxiliou na implementação da disciplina Multiculturalismo nas relações escolares. Ministrava a disciplina Fundamentos da Educação Lúdica.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: colaboradora, Carga horária: 3


Instituto Girassol Educação Infantil e Pesquisa, IGEIP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


associação Santo Agostinho, ASA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: coordenadora pedagógica, Enquadramento Funcional: seletista, Carga horária: 40


Instituto criança cidadã, ICC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: educadora educação infantil, Enquadramento Funcional: seletista, Carga horária: 20


Associação Cáritas Brasil/Espanha, CÁRITAS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: contratada, Carga horária: 12


secretaria de educação e cultura de taboão da serra, SEMUEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: arte-educadora, Enquadramento Funcional: contratada, Carga horária: 16


secretaria de educação e cultura do estado de são paulo, SEECSP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: arte educadora, Enquadramento Funcional: contratada, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
A gestão da educação infantil no Brasil
Descrição: Descrição: Tal estudo tem como principais objetivos: caracterizar as políticas de gestão da educação infantil nas redes municipais de ensino; descrever o processo de seleção, designação e orientação dos gestores escolares da educação infantil e as características dessa função; identificar e descrever as iniciativas de formação voltada para a gestão da educação infantil nos municípios e nas unidades; caracterizar o perfil dos gestores escolares da Educação Infantil; identificar os modelos de gestão aplicados nas unidades; e propor recomendações baseadas nos resultados da pesquisa e na literatura nacional e internacional sobre modelos bem sucedidos de gestão escolar. A amostra é composta por 235 instituições de educação infantil , públicas e conveniadas com o poder público, incluindo creches e pré-escolas, situadas nas zonas urbanas de sete capitais brasileiras, que representem a diversidade regional existente no país {Fortaleza (CE); Maceió (AL); Vitória (ES); Belo Horizonte (MG); Campo Grande (MS); Curitiba (PR) e Florianópolis (SC)}. O número de unidades por capital varia entre 20 e 55, devido às diferenças de população e ao total de instituições municipais e conveniadas de cada cidade. Além da pesquisa nas unidades, as Secretarias Municipais de Educação serão entrevistadas, com o objetivo de caracterizar a gestão municipal da educação infantil em cada cidade. Estão previstos quatro estudos de caso, de caráter exploratório, cujo objetivo é de conhecer melhor as peculiaridades do trabalho de gestão em diferentes realidades. Os estudos de caso serão realizados nas cidades de Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC) onde serão selecionadas duas instituições municipais em cada uma dessas capitais, sendo definidos com base em dados levantados junto aos municípios. Os instrumentos a serem empregados para coleta dos dados nas unidades de educação infantil serão questionários para diretores, coordenadores pedagógicos e professores de creche e pré-escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Sociologia da Infância: entre a invisibilidade e a voz
Descrição: O projeto tem como objetivo compreender o desenvolvimento da pesquisa da Sociologia da Infãncia (SI) no Brasil e o impacto da produção de conhecimento do campo nas políticas públicas e nos projetos e práticas pedagógicas da educação infantil. Pretende, assim, contribuir para consolidar o campo da SI no Brasil e proporcionar maior visibilidade sobre as consequências de sua presença nas políticas públicas, projetos e praticas pedagógicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
A qualidade da educação infantil no Brasil e as políticas públicas para as crianças de 0 a 6 anos
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo compreender, através do acompanhamento das políticas públicas voltadas para a educação infantil, como se dá a articulação e ação dos diversos movimentos, órgãos e instituições que atualmente se mobilizam para a efetivação e consolidação do direito à educação infantil pública de qualidade, elucidando os consensos, dissensos, desafios e lacunas existentes neste campo; estudando e propondo estratégias de intervenção no cenário diagnosticado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
O documento Indicadores da Qualidade na Educação infantil como instrumento de avaliação e planejamento para melhoria nas creches da ASA
Descrição: O projeto teve como objetivo averiguar o potencial e as possíveis limitações dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil através da aplicação do instrumento em uma rede de creches conveniadas da cidade de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Educação Infantil, formação continuada de profissionais, computadores e internet
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar o papel que a internet ocupa na formação continuada dos profissionais da educação infantil na atualidade, elucidando os desafios que essa nova ferramenta apresenta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: escuta de bebês e crianças pequenas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: indicadores de qualidade.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: múltiplas linguagens infantis.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Prêmio Honra ao Mérito Paulo Freire, Câmara Municipal de Taboão da Serra.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, BRUNA2018RIBEIRO, BRUNA. Avaliação da aprendizagem na educação infantil: um estudo exploratório em 125 municípios brasileiros. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 19, p. 218-245, 2018.

2.
RIBEIRO, Bruna;RIBEIRO, BRUNA2015RIBEIRO, Bruna; CAMPOS, M. M. ; valverde, sonia l. . Avaliação institucional participativa na educação infantil: a experiência em curso na rede municipal de ensino de São Paulo. Magistério, v. 4, p. 54-57, 2015.

3.
RIBEIRO, Bruna;RIBEIRO, BRUNA2013RIBEIRO, Bruna. Indicadores da qualidade na educação infantil: potenciais e limites. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, p. 65-74, 2013.

4.
RIBEIRO, Bruna;RIBEIRO, BRUNA2013RIBEIRO, Bruna. Indicadores da qualidade na educação infantil: potenciais e limites. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, p. 65-74, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, M. M. ; RIBEIRO, Bruna . Autoavaliação institucional participativa em unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo II. 1ª. ed. São Paulo: FCC, 2017. v. v. 51. 120p .

2.
CAMPOS, M. M. ; RIBEIRO, Bruna . Autoavaliação institucional participativa em unidades de educação infantil da rede municipal de São Paulo. 1ª. ed. São Paulo: FCC, 2016. v. v. 48. 80p .

3.
CAMPOS, M. M. ; ESPOSITO, Y. L. ; BHERING, E. ; GIMENES, N. ; ABUCHAIM, B. O. ; FERNANDES, F. ; RIBEIRO, Bruna . Estudos e pesquisas educacionais. 1. ed. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2012. v. 3. 360p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, Bruna. Avaliação da educação infantil no Brasil: subsídios para o debate. In: Paulo Fioravante Giareta. (Org.). Avaliação da e na educação infantil: significando conceitos e práticas. 1ªed.Curitiba: Champagnat, 2015, v. 1, p. 29-60.

2.
RIBEIRO, Bruna. Documentação pedagógica e o desafio de cruzar fronteiras. In: Jason Ferreira Mafra; José Carlos de Freitas Batista; Ana Maria Haddad Baptista. (Org.). Educação Básica: concepções e práticas. 1ªed.São Paulo: BT Acadêmica, 2015, v. 1, p. 93-106.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, Bruna; CAMPOS, M. M. ; valverde, sonia l. . Avaliação Institucional Participativa na Educação Infantil .. Revista Magistério, São Paulo, p. 54 - 57, 01 maio 2015.

2.
RIBEIRO, Bruna. Piá piou! Educação e resistência. Ciranda: espaço de existência, p. 13 - 14, 01 out. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Bruna; RIBEIRO, M. A. M. . QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: tendências e perspectivas. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2014, Porto. Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero Americana. Ceará: ANPAE, 2014. v. 18.

2.
RIBEIRO, Bruna; RIBEIRO, M. A. M. . LA EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EM GUARDERÍAS DE LA CIUDAD DE SÃO PAULO/BRASIL. In: Congresso Internacional de Pedagogia 2011, 2011, Havava. Encuentro por la unidad de los educadores, 2011.

3.
RIBEIRO, Bruna. Qualidade na Educação Infantil: Algumas questões para debate. In: VIII Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós graduação em Educação: Currículo da PUC - SP, 2008, São Paulo. Currículo e Avaliação Politica e Conflito. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, M. L. A. ; RIBEIRO, Bruna . Educação infantil, formação continuada de profissionais, computadores e internet. In: V Congresso Paulista de Educação Infantil, 2009, São Paulo. Educação Infantil: Balanço de uma década de luta, 2009. p. 65.

2.
RIBEIRO, Bruna. A Qualidade na Educação Infantil: Algumas Questões para Debates. In: VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da PUC SP, 2008, São Paulo. Currículo e Avaliação Políticas em Conflito. São Paulo: Cortez, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, Bruna; BARBOSA, M. C. ; AMARAL, S. M. ; HORM, M. G. . A qualidade na educação infantil na perspectiva das crianças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RIBEIRO, Bruna; MACHADO, Maria Lucia Alcantara . Educação Infantil: balanço de uma década de luta. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, Bruna. Avaliação da educação infantil: subsídios para o debate 2015 (capítulo de livro).

2.
RIBEIRO, Bruna. Documentação pedagógica e o desafio de cruzar fronteiras. São Paulo 2015 (capítulo livro).

3.
RIBEIRO, Bruna. A ESCUTA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS EM AVALIAÇÕES 2015 (Relatório Anual).

4.
CAMPOS, M. M. ; ESPOSITO, Y. L. ; BHERING, E. ; GIMENES, N. ; ABUCHAIM, B. O. ; FERNANDES, F. ; RIBEIRO, Bruna . A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL 2012 (Relatório técnico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, Bruna. Diálogos sobre avaliação da/na educação infantil. 2017.

2.
RIBEIRO, Bruna; CAMPOS, M. M. . Indicadores de Qualidade da educação Infantil Paulistana. 2016.

3.
Maria Malta Campos ; RIBEIRO, Bruna ; Sonia L. V. e equipe SME . Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
CAMPOS, M. M. ; RIBEIRO, Bruna . Autoavaliação Institucional Participativa em unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo. 2018.

2.
RIBEIRO, Bruna. Avaliação na Educação Infantil: subsídios para o debate nacional. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, M. M. ; RIBEIRO, Bruna ; COELHO, R. C. ; valverde, sonia l. ; DIAS, M. C. . Autoavaliação institucional participativa na Educação Infantil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RIBEIRO, Bruna. A qualidade negociada: uma experiência de autoavaliação em creches da cidade de São Paulo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
RIBEIRO, Bruna. Planejando a rotina na educação infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RIBEIRO, Bruna. Reflexões sobre a cultura da infância. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RIBEIRO, Bruna. Tempos Espaços Relações e Corpos na Educação Infantil. 2009. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Belinky, T. ; RIBEIRO, Bruna . As coisas boas do ano (especial de final de ano). 1999. Teatral.

Artes Visuais
1.
RIBEIRO, Bruna. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. 2010. Filme.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BHERING, E.; RIBEIRO, Bruna. Concurso público para professor de educação infantil do Rio de Janeiro. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Avaliação na/da educação infantil: debates e embates presentes no cenário nacional rio.Avaliação da criança na educação infantil: iniciativas de municípios brasileiros. 2018. (Seminário).

2.
Seminário Internacional Educação de Infância e os Desafios para o Séc.XXI.A Busca da Qualidade Participativa e Negociada: a experiência no município de São Paulo/Brasil. 2018. (Seminário).

3.
Seminário Internacional Educação de Infância e os Desafios para o Séc.XXI. 2018. (Seminário).

4.
VII Jornada de Estudos do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda "Construindo indicadores de qualidade da Educação Infantil: um diálogo com municípios do Rio Grande do Sul.Avaliação da/na educação infantil: subsídios para o debate. 2018. (Outra).

5.
VII Jornada de Estudos do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda "Construindo indicadores de qualidade da Educação Infantil: um diálogo com municípios do Rio Grande do Sul".Indicadores de qualidade da Educação Infantil Paulistana. 2018. (Outra).

6.
1º Congresso de Jornalismo de Educação. 2017. (Congresso).

7.
2º Encontro da Rede Pérsio.Os ambientes da educação infantil como sistemas vivos a serviço da aprendizagem das crianças. 2017. (Encontro).

8.
I Jornada Internacional sobre a formação de professores/as de Educação Infantil e III Encontro da Rede de Educação Infantil da UFAL:diálogo entre teorias e práticas.A documentação pedagógica na educação infantil. 2017. (Outra).

9.
I Jornada Internacional sobre a formação de professores/as de Educação Infantil e III Encontro da Rede de Educação Infantil da UFAL:diálogo entre teorias e práticas.A escuta das crianças e a formação do(a) professor(a) de educação infantil. 2017. (Outra).

10.
A educação na primeria infância como projeto ético e político. 2011. (Outra).

11.
Congresso Internacional de Pedagogia 2011. LA EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EM GUARDERÍAS DE LA CIUDAD DE SÃO PAULO/BRASIL. 2011. (Congresso).

12.
Encontro do Grupo de Pesquisa: Qualidade na Educação Infantil.A qualidade negociada: a experiência propiciada pelos Indicadores da qualidade na Educação infantil. 2011. (Encontro).

13.
33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/Anped. 2010. (Outra).

14.
Minicurso: As linguagens no cotidiano da Educação Infantil. 2010. (Outra).

15.
Seminário Internacional sobre avaliação da qualidade da educação infantil. 2010. (Seminário).

16.
Seminario Marista para as Infâncias. 2010. (Seminário).

17.
XXVI Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil-MIEIB. 2010. (Encontro).

18.
32 Reunião da ANPED. 2009. (Outra).

19.
Da Escola dos Diferentes à Escla das Diferenças: Caminhos para uma Educação Inclusiva. 2009. (Encontro).

20.
V Congresso Paulista de Educação Infantil. Educação Infantil, Formação Continuada de Profissionais, Computadores e Internet. 2009. (Congresso).

21.
V Congresso Paulista de Educação Infantil. Educação Infantil, Formação Continuada de Profissionais, Computadores e Internet. 2009. (Congresso).

22.
V Congresso Paulista de Educação Infantil - Educação Infantil: Balanço de um Década de Luta (USP). 2009. (Congresso).

23.
VIII Encontro de Profissionais dos CEIS da ASA.O uso da internet e a formação continuada de profissionais da educação infantil. 2009. (Encontro).

24.
XIX Seminário Técnico.A qualidade na educação infantil. 2009. (Seminário).

25.
II Seminário Internacional Caminhos da Infancia - Não violência desde o berço. - Caminhos da Infancia SESC / UNESCO / Aliança pela Infância. 2008. (Seminário).

26.
I Seminário Web Currículo PUC-SP -Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo. 2008. (Seminário).

27.
Letramento do Educando e do Educador. 2008. (Outra).

28.
Seminário Pedagógico: viagem pelo mundo das infâncias e das leituras. 2008. (Seminário).

29.
VI Encontro Internacional Paulo Freire - PUC SP. 2008. (Encontro).

30.
VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo. 2008. (Congresso).

31.
1º Seminário da Coordenadoria de Educação do Butantã: "Caminhar nos diferentes contextos". 2007. (Seminário).

32.
2° Encontro com Madalena Freire. 2007. (Encontro).

33.
As 100 linguagens da criança: a educação para a infância em Reggio Emilia. 2007. (Outra).

34.
I Seminário da Coordenadoria de Educação do Butantã: "Caminhar nos diferentes contextos". 2007. (Seminário).

35.
V Encontro de Profissionais das Creches da ASA. 2007. (Encontro).

36.
V Encontro de Profissionais das Creches da ASA - Fundação Carlos Chagas. 2007. (Encontro).

37.
Congresso Internacional da Infância: Violência, Instituições e Políticas Públicas. 2006. (Congresso).

38.
Congresso Internacional de Pedagogia Social e Simpósio de Pós-graduação. 2006. (Congresso).

39.
Congresso Pelo Coletivo da Educação do MTST.Diálogos Sobre Educação e Resistencia: PIÁ, MST e MTST. 2006. (Oficina).

40.
IV semana da Educação - Ensinar e aprender: Formação, Percursos e Projetos (FEUSP).Diálogos sobre educação e resistência: Piá, MST e MTST. 2006. (Outra).

41.
Mesa de Debate: Brincar e Produtividade na Educação (FEUSP).Brincar e Produtividade na Educação. 2006. (Outra).

42.
XXI Semana de Comunicações- TGI- FFLE.Movimento dos trabalhadores Sem´Teto: entre o "poder-sobre" e o "poder-fazer". 2006. (Outra).

43.
XI Simpósio de Educação e Encontro de Professores "Educação: Perspectivas e Alternativas para a Ação Docente" - Universidade Mackenzie. 2005. (Simpósio).

44.
A questão agrária, os movimentos sociais e a mídia no Brasil. 2004. (Seminário).

45.
Fórum Mundial de Educação São Paulo -Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

46.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para um Cidade Educadora - World Educationa Forum. 2004. (Congresso).

47.
II Fórum de Educadores: A Arte de Educadores - Centro de Tecnologia e Gestão Educacional de SENAC. 2004. (Seminário).

48.
II Fórum de Educadores - Arte Educador. 2004. (Outra).

49.
XIII Simpósio de educação "Perspectivas do educador; questionamentos sobre o seu papel". 2004. (Outra).

50.
XIII Simpósio de Educação "Perspectivas do Educador: Questionamento sobre seu Papel" - Universidade Mackenzie. 2004. (Simpósio).

51.
1º Encontro de Reflexão sobre a Reestruturasção e Reorientação Curricular da Educação de Jovens e adultos: Uma nova EJA para São Paulo. 2003. (Encontro).

52.
Encontro Universitário Nacional: a Universidade e o Brasil que queremos. 2003. (Encontro).

53.
Encontro Universitário Nacional EUN - Universidade Estadual do Mato Grosso. 2003. (Encontro).

54.
Fórum Mundial de educação- Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível. 2003. (Outra).

55.
I Encontro de Reflexões sobre a Reestruturação Curricular da Educação de Jovens e Adultos: "Uma nova EJA para São Paulo - Prefeitura Municipal de São Paulo. 2003. (Seminário).

56.
XII Simpósio de Educação e V Encontro de Professores da Universidade Mackenzie. 2003. (Simpósio).

57.
XII Simpósio de Educação e V Encontro de professores-Inclusão e exclusão: Contrapontos da educação Brasileira (Universidade Mackenzie). 2003. (Simpósio).

58.
III Ciclo de Estudos de Psicopedagogia. 2002. (Oficina).

59.
III Ciclo de Estudos de Psicopedagogia: O corpo como instrumento na educação. 2002. (Oficina).

60.
XI Simpósio de educação e Encontro do Centro de Formação de Professores- Educação: Pesrpectivas e alternativas para Ação Docente (Universidade Mackenzie). 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, Bruna. Seminário Avaliação na/da Educação Infantil: debates e embates presentes no cenário nacional. 2018. (Outro).

2.
RIBEIRO, Bruna; SOUSA, S. Z. ; FLORES, M. L. R. ; PIMENTA, C. O. . Seminário Avaliação da Educação Infantil: concepções teórico-metodológicas e implicações para políticas educacionais. 2018. (Outro).

3.
RIBEIRO, Bruna. I Jornada Internacional sobre a formação de professores(as) de Educação Infantil e III Encontro da Rede de Educação Infantil da UFAL: diálogo entre teorias e práticas. 2017. (Outro).

4.
RIBEIRO, Bruna; BRANDAO, D. ; LACERDA, P. ; AIRES, H. . Seminário Nacional Avaliação da Educação Infantil na perspectiva da garantia dos diretios das crianças. 2014. (Outro).

5.
RIBEIRO, Bruna. VIII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo. 2009. (Congresso).

6.
RIBEIRO, Bruna. VIII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo. 2009. (Congresso).

7.
RIBEIRO, Bruna. VII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo. 2008. (Congresso).

8.
RIBEIRO, Bruna. Congresso Internacional de Pedagogia Social e Simpósio de Pós-Graduação. 2006. (Congresso).

9.
RIBEIRO, Bruna. Congresso Internacional de Pedagogia Social e Simpósio de Pós-Graduação. 2006. (Congresso).

10.
RIBEIRO, Bruna. A questão agrária, os movimentos sociais e a mídia no Brasil. 2004. (Congresso).

11.
RIBEIRO, Bruna. XII Simpósio de Educação e V Encontro de Professores-Inclusão e exclusão: Contrapontos da Educação Brasileira. 2003. (Outro).

12.
RIBEIRO, Bruna. Inclusão e Exclusão: Contrapontos da Educação Brasileira. 2003. (Congresso).

13.
RIBEIRO, Bruna. XI Simpósio de Educação e Encontro do Centro de Formação de Professores"Educação: perspectivas e alternativas para a ação docente. 2002. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RIBEIRO, Bruna;RIBEIRO, BRUNA2013RIBEIRO, Bruna. Indicadores da qualidade na educação infantil: potenciais e limites. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, p. 65-74, 2013.

2.
RIBEIRO, Bruna;RIBEIRO, BRUNA2013RIBEIRO, Bruna. Indicadores da qualidade na educação infantil: potenciais e limites. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 18, p. 65-74, 2013.


Livros e capítulos
1.
CAMPOS, M. M. ; ESPOSITO, Y. L. ; BHERING, E. ; GIMENES, N. ; ABUCHAIM, B. O. ; FERNANDES, F. ; RIBEIRO, Bruna . Estudos e pesquisas educacionais. 1. ed. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2012. v. 3. 360p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, Bruna; CAMPOS, M. M. ; valverde, sonia l. . Avaliação Institucional Participativa na Educação Infantil .. Revista Magistério, São Paulo, p. 54 - 57, 01 maio 2015.




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