Rodrigo Antunes Lima

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  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2009) e mestrado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2012). Finalizou o doutorado em Ciências da Saúde na Universidade do Sul da Dinamarca. Atualmente realiza estágio pós doutoral em educação física na Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: questionário, atividade física, acelerômetro, comportamento de saúde, criança pré-escolar, adolescente, aptidão física, competência motora. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Antunes Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, R. A.;LIMA, RODRIGO ANTUNES;LIMA, RODRIGO;LIMA, RA;LIMA, RODRIGO A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física.
Rua Arnóbio Marques
Santo Amaro
50100130 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 31833350


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Health Science.
University of Southern Denmark, SDU, Dinamarca.
Título: Motor competence and academic performance longitudinal associated factors during childhood and early adolescence, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Lars Bo Andersen.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Educação Física.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: MEDIDA DA ATIVIDADE FÍSICA EM PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DE MONITORAMENTO COM ACELERÔMETROS: ASPECTOS METODOLÓGICOS,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Mauro Virgilio Gomes de Barros.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Atividade Física; criança pré-escolar; Acelerômetro; Medida da Atividade Física.
Grande área: Ciências da Saúde
2005 - 2009
Graduação em Educação Física.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Reprodutibilidade e Validade do International Physical Activity Questionnaire ? IPAQ (versão longa) para Avaliação do Nível de Atividade Física de Idosos com Diagnóstico de Doença de Alzheimer.
Orientador: William Serrano Smethurst.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde


Formação Complementar


2015 - 2015
Economic Evaluation in Health Care. (Carga horária: 40h).
University of Southern Denmark, SDU, Dinamarca.
2014 - 2014
Making sense of writing. (Carga horária: 40h).
University of Southern Denmark, SDU, Dinamarca.
2014 - 2014
English writing I. (Carga horária: 40h).
University of Southern Denmark, SDU, Dinamarca.
2014 - 2014
Biostatistics. (Carga horária: 40h).
University of Southern Denmark, SDU, Dinamarca.
2014 - 2014
Analysis of register-based studies. (Carga horária: 40h).
University of Southern Denmark, SDU, Dinamarca.
2014 - 2014
Linking magnetic resonance imaging (MRI) to the neuroanatomy of the human b. (Carga horária: 40h).
University of Southern Denmark, SDU, Dinamarca.
2008 - 2008
Extensão universitária em Exercícios resistidos para idosos. (Carga horária: 60h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2008 - 2008
Rebilitação cognitiva. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Alzheimer, ABRAZ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Exercício Físico e Doenças crônico-degenerativas. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Emagrecimento: quebrado mitos e mudando paradigmas. (Carga horária: 12h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2006 - 2006
Atividades Físicas com Idosos. (Carga horária: 9h).
Congresso internacional de Atividade Física e fisioterapia, COINAFF, Brasil.
2006 - 2006
Hidroginástica. (Carga horária: 9h).
Congresso internacional de Atividade Física e fisioterapia, COINAFF, Brasil.
2006 - 2006
Avaliação da Performance Humana. (Carga horária: 16h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2006 - 2006
Avaliação da Performance Humana. (Carga horária: 8h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2005 - 2005
Curso Teórico e prático de futsal. (Carga horária: 12h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2005 - 2005
Exercícios Físicos com Cardiopatas. (Carga horária: 9h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2005 - 2005
Musculação. (Carga horária: 9h).
Congresso Nacional de Atividade Física e Fisioterapia, CONAFF, Brasil.
2005 - 2005
Avaliação Física e Prescrição de Exercício Físico. (Carga horária: 9h).
Congresso Nacional de Atividade Física e Fisioterapia, CONAFF, Brasil.
2005 - 2005
Exercícios Físicos com Cardiopatas. (Carga horária: 9h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2005 - 2005
Operador de Micro. (Carga horária: 400h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Fixação de Técnico


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 10
Outras informações
Professor visitante do programa de mestrado associado em Educação Física UPE/UFPB e do programa de graduação em Educação Física da UPE

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando - ministrante de disciplina, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Paticipante do programa para o envelhecimento ativo: avaliação da efetividade, construção e testagem de insumos - edital Universal.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações
Participei do grupo de estudos "Stress no esporte de alto-rendimento" sob a orientação da professora Ms. Ana Elizabeth Vieira da Cunha, no desenvolvimento da pesquisa: Autopercepção do nível de estresse competitivo em atletas Pernambucanos de Alto rendimento na modalidades esportivas.


Hospital Geral de Areias, HGA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Avaliador Físico, Enquadramento Funcional: Avaliador Físico, Carga horária: 4
Outras informações
Avaliação Física de idosos com demência, que são acompanhados no ambulatório de Neurologia Cognitiva e do Comportamento, bem como participação no grupos de estudos em demência.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Avaliador Físico, Enquadramento Funcional: Avaliador Físico, Carga horária: 4
Outras informações
Avaliador Físico dos idosos acompanhados pelos médicos da Unidade de Atenção ao Idoso do Recife.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de ginástica para Idosos, Carga horária: 9


Active Fitness Club, ACT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Musculação, Carga horária: 20


Academia Olympu, OLY, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio na musculação, Carga horária: 8


Academia Arena, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Musculação, Carga horária: 8


Academia One Fitness, ONE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Musculação, Carga horária: 20


University of Southern Denmark, SDU, Dinamarca.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando - Ministrante de disciplina, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EFETIVIDADE DE INTERVENÇÕES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM IDOSOS FRÁGEIS E COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DO RECIFE: ENSAIO COMUNITÁRIO RANDOMIZADO
Descrição: Objetivo: analisar a efetividade de intervenções para promoção da saúde em idosos frágeis e com doenças crônicas não transmissíveis na ABS do Recife. Trata-se de um estudo de base comunitária, que terá como população alvo idosos atendidos na ABS do Recife. Será realizado em duas etapas: Estudo transversal - levantamento do perfil sociodemográfico e de saúde dos idosos. Dois estudos independentes: Estudo Caso Controle de idosos com acidente vascular cerebral e Estudo de Intervenção de promoção da saúde. Este contará com quatro grupos de idosos distribuídos em: Grupo Exercício Domiciliar (GED); Grupo Exercício Supervisionado (GES); Grupo Autocuidado Apoiado (GAP); e, Grupo Controle (GC). Os dadosserão tabulados por meio de leitura ótica. Espera-se enquanto produtos finais que obtenha o levantamento do perfil dos idosos atendidos na ABS do Recife; a identificação da prevalência de AVC, da síndrome de fragilidade e seus fatores associados; o desenvolvimento e a análise das intervenções de promoção da saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Intervenção para redução do comportamento sedentário e melhoria da função cognitiva a partir das aulas de educação física
Descrição: estudo de intervenção delineado com o objetivo de analisar o efeito de diferentes esquemas de oferta de aulas de Educação Física em escolas de educação integral sobre três desfechos principais: a exposição a comportamento sedentário, a função cognitiva e o desempenho acadêmico. Para alcançar este objetivo, propõe-se a realização de ensaio comunitário fatorial, randomizado e de base escolar (school-based factorial trial) no qual os estudantes de ensino médio de escolas de educação integral serão expostos a quatro regimes de oferta de aulas de Educação Física, sendo um deles o esquema tradicional (2 aulas semanais) que representará no ensaio a condição ?controle?. Os demais esquemas são: (1) ampliação do número de aulas de duas para quatro aulas/semana; (2) manutenção do número de aulas, com oferta de ações de treinamento e engajamento de pessoal para os professores das escolas; e, (3) combinação dos esquemas 1 e 2. A hipótese estabelecida é de que serão observados efeitos nos três desfechos (redução do comportamento sedentário e melhoria da função cognitiva e do desempenho acadêmico) em qualquer um dos esquemas (1, 2 e 3) quando comparado à condição controle..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Projeto GUIA
Descrição: Descrição: GUIA é o primeiro projeto a avaliar se as recomendações de saúde pública para promoção de atividade física desenvolvidas nos Estados Unidos (EUA) são aplicáveis na América Latina. Financiado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), este projeto de três anos é coordenado por uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa em Prevenção da Universidade de Saint Louis - Escola de Saúde Pública (SLU SPH). O objetivo geral do projeto é avaliar estratégias baseadas em evidências para a promoção da prática de atividade física na América Latina, e especificamente, avaliar se as recomendações baseadas em evidências desenvolvidas nos EUA como parte do Guia para a Comunidade (www.thecommunityguide.org) se aplicam ou não ao Brasil e à América Latina. É central à esse projeto estabelecer e construir relações de colaboração com pesquisadores e profissionais de saúde de várias partes do Brasil e da América Latina a fim de que estes possam participar como consultores no processo, desenvolver pesquisas, interpretar e disseminar os resultados em toda a América Latina. Obj 1: Construir e estabelecer relações de colaboração com pesquisadores, profissionais de saúde e instituições do Brasil e da América Latina a fim de possibilitar a identificação de intervenções baseadas em evidências que promovam a prática de atividade física. Obj 2: Conduzir pesquisa formativa para alcançar consenso em relação a categorias e estratégias baseadas em evidências. Obj 3: Sintetizar a literatura científica indexada e outras fontes de informação sobre estratégias para a promoção de atividade física em comunidades na América Latina. Obj 4: Avaliar um ou mais programas de promoção de atividade física na comunidade já em andamento no Brasil. Obj 5: Disseminar ativamente os produtos da revisão de literatura e da avaliação dos programas para a comunidade, instituições e profissionais de saúde pública na América Latina.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Projeto ELOS-Pré - ESTUDO LONGITUDINAL DE OBSERVAÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Descrição: Na atualidade, dispõe-se de um considerável corpo de conhecimento sugerindo a importância de estilos de vida mais ativos e saudáveis para a prevenção de inúmeras doenças. Há evidências indicando, por exemplo, que a prática de atividades físicas na infância e na juventude desempenha um papel fundamental na prevenção de inúmeros agravos à saúde, além de ser um determinante da conduta em relação à atividade física na fase adulta da vida. Considerando-se a escassez de estudos focalizando crianças em idade pré-escolar, pretende-se realizar investigações que permitam ampliar o corpo de conhecimento sobre exposição a fatores comportamentais e desenvolvimentais relacionados à saúde e bem-estar em crianças na faixa etária dos 2 aos 6 anos, com especial enfase na investigação do comportamento em relação à prática de atividades físicas, exposição a comportamentos sedentários e desenvolvimento de habilidades motoras. Trata-se de um estudo longitudinal com três inquéritos epidemiológico transversais aninhados, no qual o primeiro representará o baseline para o acompanhamento dos sujeitos. O seguimento dos sujeitos será efetuado ao longo de 3 anos (2010-2013), com medidas anuais sempre no segundo semestre de cada ano. O tamanho da amostra foi determinado considerando os seguintes critérios: (a) população estimada em 48.438 crianças matriculadas conforme Censo Escolar de 2006; (b) prevalência estimada das variáveis de interesse na população sob estudo foi fixada em 50%; (c) intervalo de confiança de 95%; (d) erro máximo tolerável de 5%; e, (e) efeito do delineamento amostral pré-estabelecido em 1,5. Considerando-se estes critérios, o tamanho mínimo da amostra foi estimado em 569 casos. Os dados sobre nível de prática de atividades físicas e exposição a comportamentos sedentários serão coletados mediante aplicação de questionários administrados sob forma de entrevista face a face com os pais e mediante monitoração direta das atividades através de sensores de movimento e da observaçã.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Antunes Lima - Coordenador.
2010 - Atual
PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E COMPORTAMENTOS DE RISCO À SAÚDE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE PERNAMBUCO: ESTUDO DE TENDÊNCIA TEMPORAL (2006-2011)
Descrição: Na atualidade, dispõe-se de um considerável corpo de evidências científicas quanto à importância que as atividades físicas e outros fatores que caracterizam o estilo de vida têm em termos de prevenção de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis e melhoria da qualidade de vida. As opções, atitudes e comportamentos que definem o modo de vida das pessoas passaram a ser encarados como aspectos fundamentais para a saúde física e mental em pessoas de todas as idades. Apesar de se reconhecer a importância, tanto os estudos realizados no Brasil quanto em outros países indicam que grande parte da população continua exposta a elevada prevalência de níveis insuficientes de prática de atividades físicas e a outras condutas de risco à saúde (alimentação inadequada, consumo de bebidas alcoólicas e de drogas ilícitas, tabagismo, dentre outros). Um levantamento epidemiológico realizado em 2006 evidenciou que a exposição a estes fatores comportamentais era alta entre adolescentes estudantes do ensino médio em Pernambuco. O objetivo deste projeto de investigação é analisar a tendência temporal em relação à prática de atividades físicas, comportamentos sedentários e outros fatores de risco à saúde em adolescentes estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco. Nesse sentido, pretende-se repetir o levantamento de base populacional e abrangência estadual (estudo transversal) que foi conduzido em 2006, de modo a permitir análises de tendências considerando o intervalo de cinco anos (2006-2011). A realização do estudo permitirá, inicialmente, a identificação da situação atual quanto à prevalência de exposição a selecionados comportamentos de risco; além disso, mediante comparação dos estudos transversais repetidos, será possível verificar a tendência de modificação na frequência de exposição a estes fatores e, por conseguinte, a avaliação das ações desenvolvidas para lidar com os problemas identificados em 2006. No corpo deste documento estão apresentados os detalhes metodológicos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2016
The Childhood Health, Activity, and Motor Performance School Study Denmark (The CHAMPS-study DK)
Descrição: Aim: To evaluate the outcome of doubling the ammount of physical education classes. Methods: Children attending preschool class in two communities in the area of Copenhagen (46 preschool classes in 18 schools [mean age=6.75±0.37]) were recruited to participate in the study. Written informed consent was obtained from the parents/guardians of 706 children (69% of the sample), and 696 actually participated in the study at baseline. The original intervention consisted of four components: (a) an increase in the amount of physical education (PE) lessons from 90 to 180 min/wk; (b) lessons in health education, focusing on the importance of PA and healthy eating; (c) three to four full days a year of supplementary training for the PE teachers that focused on didactic tools to enhance the children?s motivation for and enjoyment of PA and, at the same time, keeping the intensity in PE lessons moderate-to-vigorous; d) upgrades to indoor and outdoor PE and playing facilities in all intervention schools.27 following the intervention, which lasted 3 years, the children were retested at 9 years of age (mean age=9.59±1.07) and followed up again in 2008 at 13 years (mean age=13.35±0.34)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Caracterização e perfil do padrão de atividade física de idosos diagnosticados com a demência tipo Alzheimer na Unidade de Atenção ao idoso do Recife
Descrição: Validação concorrente do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) para o acompanhamento de idosos diagnosticados com Alzheimer..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde
2012 - Atual
Periódico: Journal of Physical Activity & Health


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Coletiva.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Premiação por Destaque entre os 5 melhores trabalhos apresentados na modalidade, 8º Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, RODRIGO ANTUNES2017 LIMA, RODRIGO ANTUNES; BUGGE, ANNA ; PFEIFFER, KARIN ALLOR ; ANDERSEN, LARS BO . Tracking of Gross Motor Coordination From Childhood Into Adolescence. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. epub, p. 1-8, 2017.

2.
BUGGE, ANNA2017BUGGE, ANNA ; MÖLLER, SÖREN ; TARP, JAKOB ; HILLMAN, CHARLES H. ; LIMA, RODRIGO ANTUNES ; GEJL, ANNE KAER ; KLAKK, HEIDI ; WEDDERKOPP, NIELS . Influence of a 2- to 6-year physical education intervention on scholastic performance: The CHAMPS study-DK. SCANDINAVIAN JOURNAL OF MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS, v. 27, p. 1-9, 2017.

3.
SOARES, FERNANDA C.2017SOARES, FERNANDA C. ; LIMA, RODRIGO A. ; DE BARROS, MAURO V. G. ; DAHLLÖF, GÖRAN ; COLARES, VIVIANE . Development of dental anxiety in schoolchildren: A 2-year prospective study. COMMUNITY DENTISTRY AND ORAL EPIDEMIOLOGY, v. 45, p. 281-288, 2017.

4.
LIMA, R. A.2017LIMA, R. A.; PFEIFFER, K. A. ; BUGGE, A. ; MØLLER, N. C. ; ANDERSEN, L. B. ; STODDEN, D. F. . Motor competence and cardiorespiratory fitness have greater influence on body fatness than physical activity across time. SCANDINAVIAN JOURNAL OF MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS, v. 27, p. 1638-1647, 2017.

5.
LIMA, RODRIGO A.2017 LIMA, RODRIGO A.; PFEIFFER, KARIN ; LARSEN, LISBETH R. ; BUGGE, ANNA ; MOLLER, NIELS C. ; ANDERSON, LARS B. ; STODDEN, DAVID F. . Physical Activity and Motor Competence Present a Positive Reciprocal Longitudinal Relationship Across Childhood and Early Adolescence. Journal of Physical Activity & Health, v. 14, p. 440-447, 2017.

6.
LUNDBERG, KRISTIAN2017LUNDBERG, KRISTIAN ; SUHR THYKJAER, ANNE ; SØGAARD HANSEN, RASMUS ; VESTERGAARD, ANDERS HØJSLET ; JACOBSEN, NINA ; GOLDSCHMIDT, ERNST ; LIMA, RODRIGO ANTUNES ; PETO, TUNDE ; WEDDERKOPP, NIELS ; GRAUSLUND, JAKOB . Physical activity and myopia in Danish children-The CHAMPS Eye Study. ACTA OPHTHALMOLOGICA, v. epub, p. ., 2017.

7.
SOARES, FERNANDA CUNHA2016SOARES, FERNANDA CUNHA ; BANDEIRA FERREIRA SANTOS, CAROLINA DA FRANCA ; LIMA, RODRIGO ANTUNES ; DE BARROS, MAURO VIRGÍLIO GOMES ; COLARES, VIVIANE . Predictors of dental anxiety in Brazilian 5-7years old children. Comprehensive Psychiatry (Print), v. 67, p. 46-53, 2016.

8.
LIMA, RODRIGO ANTUNES2014LIMA, RODRIGO ANTUNES; BARROS, SIMONE STORINO HONDA ; CARDOSO JÚNIOR, CRIVALDO GOMES ; SILVA, GUSTAVO ; FARIAS JÚNIOR, JOSÉ CAZUZA ; ANDERSEN, LARS BO ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES . Influência do número de dias e de horas válidas de uso do acelerômetro na estimativa do nível de atividade física em pré-escolares de Recife, Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online), v. 16, p. 171-181, 2014.

9.
HARDMAN, CARLA MENÊSES2014HARDMAN, CARLA MENÊSES ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES DE ; LOPES, ADAIR SILVA ; LIMA, RODRIGO ANTUNES ; BEZERRA, JORGE ; NAHAS, MARKUS VINICIUS . Efetividade de uma intervenção de base escolar sobre o tempo de tela em estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online), v. 16, p. 25-35, 2014.

10.
SOARES, FC2014SOARES, FC ; LIMA, RA ; BARROS, MVG ; COLARES, V . Factors Associated with Dental Anxiety in Brazilian Children of 5 to 8 years. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (Impresso), v. 14, p. 97-105, 2014.

11.
FARAH, BRENO QUINTELLA2013FARAH, BRENO QUINTELLA ; BARROS, MAURO VIRGÍLIO GOMES DE ; FARIAS JÚNIOR, JOSÉ CAZUZA DE ; RITTI-DIAS, RAPHAEL MENDES ; LIMA, RODRIGO ANTUNES ; BARBOSA, JOÃO PAULO DOS ANJOS SOUZA ; NAHAS, MARKUS VINICIUS . Percepção de estresse: associação com a prática de atividades físicas no lazer e comportamentos sedentários em trabalhadores da indústria. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), v. 27, p. 225-234, 2013.

12.
PIMENTEL, JOSIAS2013PIMENTEL, JOSIAS ; HARDMAN, CARLA ; WANDERLEY JÚNIOR, RILDO ; SANTOS, SIMONE ; BRITO, ANISIO ; LIMA, RODRIGO ; Barros, Mauro . Associação entre prática de atividade física e indicadores de comportamento sexual de risco em adolescentes. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 18, p. 493-500, 2013.

13.
BARBOSA, J. P. D. A. S.2012BARBOSA, J. P. D. A. S. ; LIMA, R. A. ; GARDNER, A. W. ; BARROS, M. V. G. D. ; WOLOSKER, N. ; DIAS, R.M.R. . Reliability of the Baltimore Activity Scale Questionnaire for Intermittent Claudication. Angiology (Roslyn, N.Y.), v. 63, p. 254-258, 2012.

14.
CARVALHO, P. D.2011CARVALHO, P. D. ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES ; Santos, C., M. ; MELO, E. N. ; OLIVEIRA, N.,K. ; LIMA, R. A. . Prevalência e fatores associados a indicadores negativos de saúde mental em adolescentes estudantes do ensino médio em Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso), v. 11, p. 3, 2011.

15.
OLIVEIRA, N.,K.2011OLIVEIRA, N.,K. ; LIMA, R. A. ; MELO, E. N. ; Santos, C., M. ; BARROS, S.,S.,H. ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES . Reprodutibilidade de questionário para medida da atividade física e comportamento sedentário em crianças pré-escolares. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 16, p. 228-233, 2011.

16.
CARVALHO, P. D.2011CARVALHO, P. D. ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES ; LIMA, R. A. ; Santos, C., M. ; MELO, E. N. . Condutas de Risco à Saúde e Indicadores de Estresse Psicosocial em Adolescentes. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 27, p. 2095-2105, 2011.

17.
LIMA, R. A.;LIMA, RODRIGO ANTUNES;LIMA, RODRIGO;LIMA, RA;LIMA, RODRIGO A.2010LIMA, R. A.; FREITAS, CLARA MARIA SILVESTRE MONTEIRO ; SMETHURST, WILLIAM SERRANO ; Santos, C., M. ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES . Nível de Atividade Física em Idosos com doença de Alzheimer mediante aplicação do IPAQ e de Pedômetros. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 15, p. 180-185, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, M. L. S. S. ; HARDMAN, C. M. ; LIMA, R. A. ; SOUZA, A. S. I. . Sobrepeso e obesidade em crianças. In: Mauro Virgílio Gomes de Barros; Rafael Miranda Tassitano; Elusa Santina Antunes de Oliveira. (Org.). Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde. 1ed.Recife: EDUFRPE, 2016, v. 1, p. 30-39.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, R. A.; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA EM PRÉ-ESCOLARES: ANÁLISE COMPARATIVA DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR PARA REDUÇÃO DE DADOS DE ACELEROMETRIA. In: Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2012, Londrina. IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Londrina, 2012.

2.
FERNANDES, N. S. ; Wanderley Júnior RS ; LIMA, R. A. ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES . MONITORAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM DIVERSOS CONTEXTOS EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES DA CIDADE DO RECIFE (PE). In: 35º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2012, SÃO PAULO. 35º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2012. v. 20. p. 76.

3.
SILVA, L. M. ; BRITO, A. L. S. ; LIMA, R. A. ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES . NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DAS CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES NO AMBIENTE ESCOLAR. In: 35º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2012, SÃO PAULO. 35º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2012. v. 20. p. 80.

4.
LIMA, R. A.; Santos, C., M. ; Barros, Mauro . Acelerometria em crianças pré-escolares: Questões logísticas e metodológicas.. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento., 2011, Gramado. Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento, 2011. v. 6.

5.
Pimentel JC ; Santos, C., M. ; Silva CRM ; Wanderley Júnior RS ; LIMA, R. A. ; Barros, Mauro . Associação entre a participação nas aulas de educação física e comportamento sexual de risco em adolescentes. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento, 2011, Gramado. Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento, 2011. v. 6.

6.
Wanderley Júnior RS ; LIMA, R. A. ; Santos, C., M. ; Barros, Mauro . Nível de atividade física e participação em atividades físicas com pais ou responsáveis em crianças pré-escolares. In: VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento, 2011, Gramado. Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde: da concepção ao envelhecimento, 2011. v. 6.

7.
LIMA, R. A.; BARROS, S.,S.,H. ; BEZERRA, J. ; OLIVEIRA, N.,K. ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES . DESCRIÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES POR TURNO DO DIA E CONTEXTO. In: III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010, Londrina. III Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2010.

8.
Barbosa, J.P. ; AMORIM, J. M. Q. ; Meneses, A.L. ; LIMA, R. A. ; RODRIGUES, L. B. C. C. ; MIRANDA, A. S. ; SOUSA, A. V. F. ; Lima, A.H.R.A. ; HENRIQUES, P. M. N. ; Ritti-Dias, R.M. . Reprodutibilidade do questionário Baltimore Activity Scale for Intermittent Claudication (BASIC). In: 33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2010, São Paulo. 33º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2010.

9.
LIMA, R. A.. Caracterização e perfil do padrão de atividade física de idosos diagnosticados com a demência tipo Alzheimer da Unidade de Atenção ao Idoso do Recife. In: XIII Jornada de Iniciação Científica, 2009, Recife. XIII Jornada de Iniciação Científica, 2009.

10.
SMETHURST, WILLIAM SERRANO ; FALCÃO, ANA PATRÍCIA ; FREITAS, CLARA MARIA SILVESTRE MONTEIRO ; LIMA, R. A. ; LORDSLEEM, M. . ANÁLISE DA RELAÇÃO CINTURA-ESTATURA E NÍVEL COGNITIVO EM IDOSOS DE UM PROGRAMA DE ENVELHECIMENTO ATIVO.. In: 7º CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, 2009, PORTO DE GALINHAS. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, 2009. v. 14. p. 156-156.

11.
LIMA, R. A.. ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ACADÊMICOS CALOUROS E CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: IX Simpósio Nordestino de Atividade Física & Saúde, 2008, Aracajú. IX Simpósio Nordestino de Atividade Física & Saúde, 2008.

12.
LIMA, R. A.. Exercício dança na hipertensão. In: XI Semana universitária da Universidade de pernambuco, 2007, Recife. Universidade de Pernambuco, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, SIMONE ; LIMA, RA ; BARROS, MVG . . Construção e Validação da escala de percepção de isolamento social para adolescents.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, RA; Andersen, LB . The longitudinal relationship between gross motor coordination and measures of fatness and fitness from childhood into adolescence. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SOARES, FC ; LIMA, RA ; BARROS, MVG ; DAHLLÖF, GÖRAN ; COLARES, VIVIANE . Association between being overweight and caries experience among children 5-8 years old.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, RA; BUGGE, A. ; Andersen, LB . Tracking of motor skill from age 6-7 to 13-14 years. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SOARES, FC ; LIMA, RA ; BARROS, MVG ; COLARES, V . A prevalência e fatores preditivos de fobia dental em crianças de 5-7 anos de Recife-Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LIMA, RA; BUGGE, A. ; Andersen, LB . Associação longitudinal entre coordenação motora com aptidão cardiorespiratória e gordura corporal de crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LIMA, R. A.; Barros, Mauro ; BARROS, S.,S.,H. ; Cardoso Júnior, CG ; Silva, G ; FARIAS JUNIOR, J. C. ; Andersen, LB . Accelerometer-based measures of physical activity in preschool children: methodological issues. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LIMA, R. A.; Oliveira, ES ; Wanderley Júnior RS ; BRITO, A. L. S. ; BARROS, S.,S.,H. ; Barros, Mauro ; NAHAS, M. V. . Parental factors associated with physical activity among preschoolers: the importance of parents' participation in physical activities with their children. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FERNANDES, N. S. ; Wanderley Júnior RS ; LIMA, RA ; BARROS, MVG . . Monitoração do Nível de Atividade Física em Diversos Contextos em Crianças Pré-escolares da Cidade do Recife (PE). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LIMA, RA; BARROS, MVG . . Avaliação da atividade física em pré-escolares: análise comparativa de programas de computador para redução de dados de acelerometria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, L. M. ; BRITO, A. L. S. ; LIMA, RA ; BARROS, MVG . Nivel de Atividade Fisica das crianças pré-escolares no ambiente escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LIMA, R. A.; Santos, C., M. ; Barros, Mauro . Acelerometria em crianças pré-escolares: Questões logísticas e metodológicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, R. A.; Santos, C., M. ; Barros, Mauro . Acelerometria em crianças pré-escolares: Questões logísticas e metodológicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Wanderley Júnior RS ; LIMA, R. A. ; Santos, C., M. ; Barros, Mauro . Nível de atividade física e participação em atividades físicas com pais ou responsáveis em crianças Pré-escolares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Wanderley Júnior RS ; LIMA, R. A. ; Santos, C., M. ; Barros, Mauro . Nível de Atividade Física e participação em atividades físicas com pais ou responsáveis em crianças pré-escolares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIMA, R. A.; BARROS, S.,S.,H. ; BEZERRA, J. ; OLIVEIRA, N.,K. ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES . DESCRIÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES POR TURNO DO DIA E CONTEXTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Barbosa, J.P. ; AMORIM, J. M. Q. ; Meneses, A.L. ; LIMA, R. A. ; RODRIGUES, L. B. C. C. ; MIRANDA, A. S. ; SOUSA, A. V. F. ; Lima, A.H.R.A. ; HENRIQUES, P. M. N. ; Ritti-Dias, R.M. . Reprodutibilidade do questionário Baltimore Activity Scale for Intermittent Claudication (BASIC). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LIMA, R. A.. A importância da atividade física no tratamento da Osteoporose. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LIMA, R. A.. Caracterização e perfil do padrão de atividade física de idosos diagnosticados com a demência tipo Alzheimer da Unidade de Atenção ao Idoso do Recife. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
LIMA, R. A.; FREITAS, CLARA MARIA SILVESTRE MONTEIRO ; SMETHURST, WILLIAM SERRANO ; BARROS, MAURO VIRGILIO GOMES . REPRODUTIBILIDADE E VALIDADE DO INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE ? IPAQ (VERSÃO LONGA) PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS COM DIAGNOSTCO DE DOENÇA DE ALZHEIMER.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMA, RA; FREITAS, CLARA MARIA SILVESTRE MONTEIRO ; SMETHURST, WILLIAM SERRANO ; BARROS, MVG . Reprodutibilidade e validade INTERNATIONAL PHYSICAL ACTIVITY QUESTIONNAIRE-IPAQ para avaliação do nível de atividade física de idosos com diagnostic de doenças de Alzheimer. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
LIMA, R. A.. Atenção multidisciplnar ao idoso: na visão da Educação Física.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
LIMA, R. A.. ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ACADÊMICOS CALOUROS E CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
LIMA, R. A.. Atenção multidisciplinar ao idoso: na visão da educação física. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
LIMA, R. A.. Atividade física e envelhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
LIMA, R. A.. Exercício dança na hiperensão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
LIMA, R. A.. Atividade física e envelhecimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
LIMA, RA. Exercício dança na hiperensão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, R. A.. Atividade Física na terceira idade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
North American Society for Pediatric Exercise Medicine. 2016. (Congresso).

2.
The 8th European Youth Heart Study Symposium.The longitudinal relationship between gross motor coordination and measures of fatness and fitness from childhood into adolescence. 2015. (Simpósio).

3.
5th International Congress on Physical Activity and Public Health (ICPAH). Tracking of motor skill from age 6-7 to 13-14 years. 2014. (Congresso).

4.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ESTILOS DE VIDA & SAÚDE (SIPES).Inovação na Medida da Atividade Física. 2014. (Simpósio).

5.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ESTILOS DE VIDA & SAÚDE (SIPES).Associação longitudinal entre coordenação motora com aptidão cardiorespiratória e gordura corporal de crianças e adolescentes. 2014. (Simpósio).

6.
Pediatric Work Physiology 2013. Parental factors associated with physical activity among preschoolers: the importance of parents' participation in physical activities with their children. 2013. (Congresso).

7.
Pediatric Work Physiology Meeting 2013. Accelerometer-based measures of physical activity in preschool children: methodological issues. 2013. (Congresso).

8.
IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA EM PRÉ-ESCOLARES: ANÁLISE COMPARATIVA DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR PARA REDUÇÃO DE DADOS DE ACELEROMETRIA. 2012. (Congresso).

9.
VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Acelerometria Em Crianças Pré-Escolares: Questões Logísticas e Metodológicas. 2011. (Congresso).

10.
III CONGRESSO BRASILEIRO DE METABOLISMO, NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO. DESCRIÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES POR TURNO DO DIA E CONTEXTO. 2010. (Congresso).

11.
X Simpósio Nordestino de Atividade Física e Saúde. 2010. (Simpósio).

12.
II Jornada científica do Programa de Atendimento ao Idoso do H.G.A..A importância da atividade física no tratamento da osteoporose. 2009. (Outra).

13.
XIII Jornada de Iniciação Científica.Caracterização e perfil do padrão de atividade física de idosos diagnosticados com a demência tipo Alzheimer na Unidade de Atenção ao Idoso do Recife. 2009. (Outra).

14.
I Jornada de geriatria e gerontologia do Hospital Geral de Areias. 2008. (Outra).

15.
I Jornada de geriatria e gerontologia do Hospital Geral de Areias.Atenção multidisciplinar ao idoso: na visão da educação física.. 2008. (Outra).

16.
IX Simpósio Nordestino de Atividade Física & Saúde. 2008. (Simpósio).

17.
IX Simpósio Nordestino de Atividade Física & Saúde.ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ACADÊMICOS CALOUROS E CONCLUINTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2008. (Simpósio).

18.
VI Congresso Brasileiro de Alzheimer. 2008. (Congresso).

19.
Semana universitária da universidade de Pernambuco. Exercício dança na hipertensão. 2007. (Congresso).

20.
Congresso Internacional de Atividade Física e Fisioterapia. 2006. (Congresso).

21.
Congresso Nacional de Atividade Física e Fisioterapia. 2005. (Congresso).

22.
I Congresso Nacional de Saúde. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Carlos José Leôncio Vieira. Associação entre a prática de atividades físicas e comportamentos violentos em adolescentes. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Rodrigo Antunes Lima.



Outras informações relevantes


Mestrado Sandwiche na Universidade Federal de Santa Catarina no Programa de Pós-graduação de Educação Física (PPGEF).



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