Leticia Toniete Izeppe Bisconcim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8847913554382487
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM 2012). Sua pesquisa está voltada para questões de letramento e ensino, seguindo a linha de Pesquisa: Campo literário e formação do leitor. Professora no Centro Universitário UNINGÁ e na rede Estadual de Ensino no Paraná; (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leticia Toniete Izeppe Bisconcim
Nome em citações bibliográficas
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Letramento literário e formas ficcionais multimodais, uma análise de Death Note,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Mirian Y. Zappone.
Palavras-chave: mangá, anime, letramento.
2016 - 2018
Especialização em EAD. (Carga Horária: 450h).
Faculdade Campos Elíseos, FCE, Brasil.
Título: Capacitação para a Educação a Distância e dificuldades de implantação em um Centro Universitário no Município de Maringá.
Orientador: Fátima Lefone.
2004 - 2008
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Letramento Literário e Livro didático: análise e História.
Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Capacitação de Profissionais da Educação. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Capacitação de Profissionais da Educação. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação para o semipresencial e EAD parte 1. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Capacitação de Profissionais da Educação. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
Programa Extensão Online- Literatura na escola. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2015 - 2015
Ccapacitação para o semipresencial e EAD parte 2. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.
2015 - 2015
Tutores em EAD na plataforma Moodle. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.
2015 - 2015
Elementos teóricos para o estudo da literatura fantástica.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2014 - 2014
Avaliação no Ambiente Virtual de aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação para tutoria em Ead. (Carga horária: 12h).
Faculdade Ingá, UNINGÁ, Brasil.
2014 - 2014
Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação para o uso de novas tecnologias. (Carga horária: 12h).
Faculdade Ingá, UNINGÁ, Brasil.
2012 - 2012
Pilares da Educação Digital. (Carga horária: 60h).
Colégio Marista de Maringá, CMM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Literatura Infantil e Juvenil. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2006 - 2006
Acquiring Advanced Skills in English. (Carga horária: 70h).
Classy Language School, CLASSY, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração.
Classy Language School, CLASSY, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Curta Duração.
So Easy Informática, SO EASY, Brasil.
2003 - 2005
Língua Inglesa. (Carga horária: 198h).
Instituto de Línguas, ILG, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 30
Outras informações
Professora Conteudista para a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa; Professora de Inglês Instrumental para a Medicina; Revisora ortográfica do Material - EAD

Atividades

09/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Uningá, .


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Faculdade Ingá, UNINGÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente -, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisas - Presencial Professora de Linguística para o curso de Fonoaudiologia Professora de Língua Portuguesa para o curso de Serviço social


Colégio Marista de Maringá, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 15


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista- Cnpq, Enquadramento Funcional: Pesquisador Cnpq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


SENAC PR, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 8
Outras informações
Inglês instrumental para cursos técnicos


Escola O Bom Pastor, ESCOLA O BOM PAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professora de Inglês e Ensino, Enquadramento Funcional: professora


Clínica Cuidando do Ser, CUIDANDO DO SER, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor - aula particular, Enquadramento Funcional: Atendimento Individual e reforço, Carga horária: 8


Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público PSS, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16



Linhas de pesquisa


1.
CNPQ- GP LETEC- Linguagens e tecnologias


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
Letramento Literário e Livro didático: análise e História
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: UNINGÁ REVIEW


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Paraninfa dos Cursos de Engenharia e Arquitetura, UNINGÁ.
2009
Láurea acadêmica, Universidade Estadual de Maringá.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe2018BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira ; JORGE, W. J. . DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ: UM OLHAR PARA O LETRAMENTO CRÍTICO. UNINGÁ REVIEW, v. 33, p. 45-53, 2018.

2.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe2018BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; JORGE, W. J. ; CORREA, D. F. ; OLIVEIRA, E. A. . Capacitação para a Educação a Distância e dificuldades de implantação em um Centro Universitário no Município de Maringá. UNINGÁ REVIEW, v. 33, p. 30-44, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira ; JORGE, W. J. . ESTUDOS DA LITERATURA SOB A VERTENTE DO LETRAMENTO: A LENDA DE RUFF GHANOR E O UNIVERSO MULTIMODAL. In: Willian Douglas Guilherme. (Org.). Impactos das Tecnologias nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 1ed.Ponta Grossa Pr: Atena, 2018, v. 2, p. 45-60.

2.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira ; JORGE, W. J. . CHILD OF THE DARK: A PRESENÇA DA MULHER NEGRA NAS LITERATURAS TRADUZIDAS. In: Willian Douglas Guilherme. (Org.). Impactos das Tecnologias nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 1ed.Ponta Grossa Pr: Atena, 2018, v. 2, p. 30-44.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Letramento literário e Death Note: o mangá, o animê e as multimodalidades. In: CELLIP - Seminário do centro de estudos linguisticos e literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: Universidade de Londrina, 2011. v. 20. p. 1-11.

2.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Os modos mangá e animê no Brasil e seu reconhecimento como prática de letramento literário. In: CELLIP - Seminário do centro de estudos linguisticos e literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: Universidade de Londrina, 2011. v. 20. p. 1-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Os modos mangá e animê no Brasil e seu reconhecimento como prática de letramento literário. In: CELLIP - Seminário do centro de estudos linguisticos e literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: Universidade de Londrina, 2011. v. 20. p. 330-330.

2.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Letramento literário e Death Note: o mangá, o animê e as multimodalidades. In: CELLIP - Seminário do centro de estudos linguisticos e literários do Paraná, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: Universidade de Londrina, 2011. v. 20. p. 329-330.

Apresentações de Trabalho
1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe ; ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira ; BISCONCIM, Leticia T. Izeppe . Death Note: o fantástico na narrativa multimodal de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira . ESTUDOS DA LITERATURA SOB A VERTENTE DO LETRAMENTO: A LENDA DE RUFF GHANOR E O UNIVERSO MULTIMODAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira ; BISCONCIM, Leticia T. Izeppe . Para além das margens: Quarto de Despejo e a literatura negra marginal.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; Rego, Janieli Rodrigues ; SANTOS, L. M. F. ; SANTOS, S. E. F. ; MATTA, A. C. G. . Teorias das Relações Interpessoais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; NISHIMURA, P. T. ; BIONDO, A. C. ; MATTA, A. C. G. . Teoria do cuidado transpessoal: uma revisão de literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Os modos mangá e anime: seu decoro particular e reconhecimento como prática de letramento literário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Letramento literário e Death Note: o mangá, o animê e as multimodalidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Os modos mangá e animê no Brasil e seu reconhecimento como prática de letramento literário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Os modos mangá e animê no Brasil e sua relação com a literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Do entardecer ao fim do dia: a imagem na pintura de Van Gogh e na poesia Florbeliana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. DEATH NOTE: O FANTÁSTICO NA NARRATIVA MULTIMODAL DE TSUGUMI OHBA E TAKESHI OBATA 2015 (Artigo/ disciplina aluno não regular).

2.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. OS MODOS MANGÁ E ANIMÊ NO BRASIL E SEU RECONHECIMENTO COMO PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO 2015 (Artigo).

3.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. JUVENTUDE E DEATH NOTE ? O MANGÁ. A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO EM NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS 2012 (Artigo).

4.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. A imagem na pintura de Van Gogh e na poesia Florbeliana 2010 (Artigo).

5.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Os perfis dos meninos de Ignácio de Loyola Brandão 2009 (Artigo).

6.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira . Literatura Infantil: Palavras, palavrinhas e palavrões 2006 (Trabalho de cunho monográfico).

7.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira . Motivação na sala de aula 2006 (Trabalho de cunho monográfico).

8.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; TERRA, Fabiana Silva ; ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira ; MORAES, Aline G. . A ausência da desinência de número plural no interior do sintagma nominal e do sintagma verbal 2005 (Artigo).

9.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira . Diferenças fonéticas entre o inglês britânico e o inglês americano 2005 (Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; DOMINGOS, M. T. R. . Literatura Brasileira e Portuguesa. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; ROMANCINI, M. T. . Literatura Brasileira e Portuguesa. 2018. (Material didático).

3.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Metodologia da Pesquisa Científica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Metodologia da Pesquisa científica para a PÓS GRADUAÇÃO. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Metodologia da Pesquisa Científica. 2017. (Material didático).

Demais trabalhos
1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe; TERRA, Fabiana Silva . Formação de Palavras em Textos Jornalísticos. 2005 (Artigo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Participação em banca de Vanessa da Silva.Análise e Classificação dos erros ortográficos nas redes sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Centro Universitário Ingá.

2.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Participação em banca de Rosane Aparecida Trilha.Utilização da Placa de Hawley na Mordida Aberta Anterior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Ingá.

3.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Participação em banca de Sidinei Custódio Nespolo.Biossegurança e Infecção cruzada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Centro Universitário Ingá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Conali ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. ?DEATH NOTE: O FANTÁSTICO NA NARRATIVA MULTIMODAL DE TSUGUMI OHBA E TAKESHI OBATA?.. 2017. (Congresso).

2.
V CONALI Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. ?PARA ALÉM DAS MARGENS: QUARTO DE DESPEJO E A LITERATURA NEGRA MARGINAL?.. 2017. (Congresso).

3.
CONALI. Os modos mangá e anime: seu decoro particular e reconhecimento como prática de letramento literário. 2011. (Congresso).

4.
CIELLI. Do entardecer ao fim do dia: a imagem na pintura de Van Gogh e na poesia Florbeliana. 2010. (Congresso).

5.
II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Letramento Literário e Livro Didático. 2008. (Congresso).

6.
V EPPEL - I EPPLI - VI SPLE. 2008. (Encontro).

7.
III CELLI- Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. 2007. (Simpósio).

8.
V SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras. 2007. (Seminário).

9.
"0 uso de textos literários no ensino-aprendizagem de língua estrangeira".Minicurso. 2006. (Outra).

10.
"A Presença do Texto no Ensino de Língua Materna", proferida pelo Prof. Dr. João Wanderley Geraldi (Unicamp/SP).Conferência. 2006. (Encontro).

11.
"Gramática ou gramáticas: o objeto de trabalho no ensino de língua materna nos ensinos fundamental e médio", proferida pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Travaglia.Conferência. 2006. (Outra).

12.
"O Ensino de Pronúncia de Língua Inglesa".Minicurso. 2006. (Encontro).

13.
V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina e V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: Ética e Ação Política..V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina e V Jornada de Estudos Antigos e Medievais - Cultura e Educação: Ética e Ação Política.. 2006. (Outra).

14.
III Seminário Multidisciplinar de Educação.Seminário de Educação. 2005. (Seminário).

15.
"Outras Palavras - XV Semana de Letras".Evento de Extensão. 2004. (Outra).

16.
9º Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Isabela Castilho Zanoni. Teoria de Enfermagem Lydia Hall: uma revisão bibliográfica.. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.

2.
Joice Maria Gonçalves Demiti. Teoria Madeleine M Leininger - uma revisão bibliográfica. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.

3.
Emisa Papa da Silva. Virgínia Henderson: uma proposta de cuidados clínicos na Enfermagem. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.

4.
Ariana Ramalho Violin. Enfermagem: uma revisão bibliográfica. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.

5.
Patricia Tieme Nishimura. Teoria do cuidado Transpessoal: uma revisão de literatura. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.

6.
Janieli Rodrigues do Rego. Hildegard Peplau - Teorias das Relações Iinterpessoais. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.

7.
Jayne Luana da Silva. Dorotea Elizabeth Orem: Teoria do Autocuidado. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.

8.
Rosemary Garcia Calixto de Souza. A importância da observação como instrumento básico no dia a dia da Enfermagem. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.

9.
Rosilene B. de Paula Bassouto. Criatividade no contexto da Enfermagem: instrumento básico. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.

10.
Alessandra de Almeida Laccort. A importância do trabalho no contexto da Enfermagem. 2013. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Faculdade Ingá. Orientador: Leticia Toniete Izeppe Bisconcim.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BISCONCIM, Leticia T. Izeppe. Metodologia da Pesquisa Científica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:53:02