Marilene Maria Aquino Castro de Barros

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  • Última atualização do currículo em 24/07/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2016). Professora da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação: currículo, epistemologia e história e, saberes culturais e educação na Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, prevenção, adolescentes e enfrentamento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marilene Maria Aquino Castro de Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, M. M. A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Universitário de Óbidos.
Rua Prefeito Nelson Souza S/N
Perpétuo Socorro
68250000 - Óbidos, PA - Brasil
Telefone: (93) 991827419


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O papel da escola no enfrentamento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes em municípios impactados por grandes projetos: um estudo de caso em Juruti - Pará, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Genylton Odilon Rêgo da Rocha.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: A educação de mulheres no Colégio São José: 1950 a 1962,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Professora Drª Maria Betânia Barbosa Albuquerque.
Palavras-chave: Saberes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História das Instituições Educativas.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Relação Pedagógica em uma Perspectiva Democrática.
Orientador: Professora Drª Tânia Regina Lobato dos Santos.
2000 - 2002
Especialização em DATCE. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Pesquisa escolar: Por uma prática pedagógica emancipatória no Ensino Médio do Município de Óbidos.
Orientador: Agnela da Silva Giusta.
1994 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Antropologia e Interfaces com a Pesquisa em Educaç. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2006 - 2006
Estratégia Metodológica Escola Ativa. (Carga horária: 40h).
Secretaria Executiva de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Gestores em Educação. (Carga horária: 180h).
Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2005 - 2005
Oratória: A arte de falar em público. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2004 - 2005
Curso de Aperfeiçoamento de Professores em Filosof. (Carga horária: 225h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2003 - 2003
Experimentação Científico Pedagógica. (Carga horária: 190h).
Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
2002 - 2002
I Curso de Capacitação em Informática Educativa. (Carga horária: 40h).
Núcleo Tecnológico Educacional, NTE, Brasil.
2001 - 2001
Fase I do Programa de Desenvolvimento Profissional. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Desporto, SEMED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


DIOCESE DE ÓBIDOS, DIOCESE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 60
Outras informações
Professora colaboradora do Curso de Especialização Escola que Protege Disciplina Ministrada: Enfrentamento da violência na escola: conceitos de ética e exercício de cidadania; bullying e mediação de conflitos; uso indevido de drogas


Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETORA EM EXERCÍCIO, Carga horária: 120, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista da Universidade do Oeste do Pará no Programa Parfor e na Escola de Gestores.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETORA EM EXERCÍCIO, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETORA EM EXERCÍCIO, Carga horária: 64

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETORA EM EXERCÍCIO, Carga horária: 320, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - 04/2018
Direção e administração, UFOPA, .

Cargo ou função
DIRETORA EM EXERCÍCIO.
01/2018 - 01/2018
Direção e administração, UFOPA, .

Cargo ou função
DIRETORA EM EXERCÍCIO.
12/2017 - 01/2018
Direção e administração, UFOPA, .

Cargo ou função
DIRETORA EM EXERCÍCIO.

Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 20


Universidade Estadual Vale do Acaraú - IDEPA, UVA - IDEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: - Atividade Acadêmico Científico Cultural II - Currículo Escolar e Diversidade Cultural - Gestão da Sala de Aula - Gestão Educacional


Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 100


Secretaria Executiva de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 40


Escola de Governança Pública do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora ministrante dos Cursos: - Gestão Pedagógica (20 horas) - Brinquedos Pedagógicos (20 horas)



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NO COMBATE AO BULLYING
Descrição: Cotidianamente assistimos, ouvimos e lemos pelos meios de comunicação de massa cenas de acontecimentos violentos no âmbito educacional. São acontecimentos violentos de toda natureza, como por exemplo: físico, sexual, moral, psicológico, bullying, entre outros. Este fato lança um grande desafio para escola no sentido de saber intervir no processo de enfrentamento do problema. Porém, com agir diante de tais situações? É consenso que a violência escolar é algo que precisa ser enfrentado, que deve ser analisada e estudada na atualidade, tendo em vista suas prováveis consequências. Quando pensamos numa educação que priorize a qualidade e o bem-estar do educando, que almeje inserir o jovem na sociedade e no mercado de trabalho, não há como fugirmos do ideal de uma convivência democrática e solidária no ambiente escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Coordenador / Edith Socorro Siqueira Ferreira - Integrante / Alanice Ferreira Ribeiro - Integrante / ANTONIO JANIO FERREIRA SOARES JÚNIOR - Integrante / João Lúcio de Souza Júnior - Integrante / Ana Carla Carvalho Matos - Integrante / Jéssica dos Santos Barros - Integrante / Karen Jaqueline Bentes - Integrante / Ênoli Maria da Rocha Pinheiro - Integrante / Raquel Siqueira Ferreira Souza - Integrante.
2012 - Atual
Empoderando comunidades escolares para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Descrição: Projeto coordenado pelo Professor Dr. Genylton Odilon Rego da Rocha, destinado à formação de sujeitos pertencentes as comunidades das escolas públicas, membros dos Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais do Direito das Crianças e Adolescentes para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Coordenador / Genylton Odilon Rego da Rocha - Integrante / Sandra Karina Mendes - Integrante / Ana Paula Silva - Integrante / Wangler Assis - Integrante / Leonildo Guedes - Integrante / Karen Cunha - Integrante / Aricelma Ibiapina - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: O POTENCIAL PEDAGÓGICO DOS MITOS, LENDAS E CONTOS LOCAL E REGIONAL
Descrição: O PRESENTE PROJETO DE EXTENSÃO, CUJO O OBJETO MACRO VISA CONTRIBUIR COM INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS NO CONTEXTO ESCOLAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS, DO MUNICÍPIO DE ÓBIDOS, SE MOSTRA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA ATRAENTE E ENVOLVENTE DE UM PROCESSO ENSINO QUE PRIME PELA AUTONOMIA DAS APRENDIZAGENS PELOS DISCENTES, ONDE O CONHECIMENTO DA CULTURA LOCAL E REGIONAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO ELABORADO SIRVAM COMO CAMINHOS A CONQUISTA DE SABERES E FAZERES NECESSÁRIOS À VIDA PRÁTICA DOS DISCENTES..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Coordenador / Helenice da Silva Gomes - Integrante / Everton de Pádua Almeida - Integrante / José Flábio dos Santos - Integrante / Juliana Figueira Nogueira - Integrante / Lucas de Vasconcelos Soares - Integrante / Raimundo Silvério Nogueira Gomes - Integrante.
2015 - 2016
Empoderando comunidades escolares paraenses para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Descrição: A proposta deste projeto é dar continuidade ao processo de disseminação do Guia Escolar,considerado importante instrumento inovador para qualificação da comunidade e dos profissionais da educação com o objetivo de treinar o olhar destes sujeitos para a identificação e o encaminhamento dos casos suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes. A ação será junto às escolas públicas situadas nos municípios de Augusto Corrêa, Bragança, Breves, Cametá, Curralinho, Juruti, Irituia, Óbidos, Portel, Melgaço, Salinópolis, Oeiras do Pará e Mocajuba. Estes municípios foram escolhidos por apresentarem numero significativo de denuncias de abuso ou exploração sexual cometido contra crianças e adolescentes, ou por serem áreas vulneráveis dado atraírem turismo, sediarem grandes projetos minero-metalúrgicos ou estarem às margens de rodovias com incidência de prostituição. Serão realizadas atividades de pesquisa diagnóstica sobre o conhecimento da comunidade escolar sobre o tema da violência sexual infanto-juvenil e como ela tem atuado no enfrentamento desta problemática; cursos de capacitação para a comunidade escolar, que compreende entre outras coisas a qualificação da comunidade escolar para o uso do Guia Escolar e a publicação dos resultados obtidos em livro com indexação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Integrante / Genylton Odilon Rego da Rocha - Coordenador / SANDRA KARINA BARBOSA MENDES - Integrante.
2013 - 2014
EMPODERANDO AS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLENCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Descrição: O projeto tem como foco de intervenção o desenvolvimento de ações voltadas para sensibilização, mobilização, fortalecimento e formação de diferentes atores que integram a comunidade das escolas públicas estaduais localizadas na cidade de Belém para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A realização de um estudo sobre reportagens veiculadas em periódicos locais sobre a situação do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e que servirá de subsídio para a construção de um banco de dados que dê visibilidade para a problemática. Pretende-se fomentar a participação das escolas públicas localizadas no Distrito do Guamá, em Belém, na rede integrada pelas instituições que atuam nos diferentes eixos de promoção, controle e defesa dos direitos da criança e do adolescente. O estímulo ao protagonismo juvenil se configura como mais uma das características e preocupações do projeto, visto que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, logo devem conduzir e protagonizar sua própria história com base na perspectiva de serem multiplicadores na luta em defesa da infância e adolescência e contra o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. O projeto realizará campanhas temáticas a fim de mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescente, utilizando-se de materiais (folder, banner, cartaz, adesivos etc.) a serem divulgados na mídia e nas formações realizadas pelo projeto. Se propõe a realização de curso e oficinas de aperfeiçoamento sobre o tema da violência sexual contra criança e adolescente, voltado ao empoderamento dos adolescentes e jovens que estudam nas escolas públicas localizadas no Distrito do Guamá. Não se pode deixar de enfatizar que o projeto visa à implementação de uma cultura de defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente tendo como viés a promoção de uma educação em direitos humanos. A meta do programa é promover o empoderamento das comunidades escolares localizadas no Distrito do Guamá, para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. Este distrito é um dos que concentram maiores parcelas da população considerada vulnerável socialmente no Município de Belém..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Integrante / Genylton Odilon Rego da Rocha - Coordenador / FLÁVIO CORSINI LIRIO - Integrante / WANGLER ADENILTO VASCONCELOS DE ASSIS - Integrante / ARICELMA COSTA IBIAPINA - Integrante / KAREN MC LOREN GIBSON CUNHA - Integrante / ANA PAULA MARTINS DA SILVA - Integrante / THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCÊS - Integrante / JESSICA GLISLAYNE FONSECA DE SOUZA - Integrante / RAPHAEL SANTOS - Integrante / EDILENE BARBOSA DA SILVA - Integrante / KAROLINA DO SOCORRO DA SILVA PACHECO - Integrante / SANDRA KARINA BARBOSA MENDES - Integrante / LEONILDO NAZARENO DO AMARAL GUEDES - Integrante.
2012 - 2013
Empoderando comunidades escolares para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes
Descrição: A Universidade Federal do Pará ? UFPA ? é uma instituição pública comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão. Ela tem desenvolvido ações na área de pesquisa e extensão com o intuito de promover a defesa dos direitos humanos, em consonância com os objetivos e ações descritos no Programa Nacional de Direitos Humanos III. Recentemente a UFPA, através do Grupo de Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão ? INCLUDERE, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, coordenou a disseminação da metodologia do PAIR em dezesseis municípios do Pará, por meio da execução dos Projetos PAIR (?Reordenamento e Integração de Metodologias de Enfrentamento ao Abuso, Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas: fortalecimento e articulação em redes municipais de proteção às violações de direitos humanos e sexuais no Estado do Pará?) e GUARANI (enfrentar o perigo): Articulação e fortalecimento das Redes de proteção para o enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes na Área de abrangência da BR 163 e Municípios do Marajó.). O presente projeto busca dar continuidade as ações iniciadas através dos dois projetos anteriores, desta feita enfocando as escolas públicas, instituições fundamentais na consolidação da rede de prevenção da violência sexual infanto-juvenil. A proposta deste projeto é dar continuidade ao processo de disseminação do Guia Escolar, considerado importante instrumento inovador para qualificação da comunidade e dos profissionais da educação com o objetivo de treinar o olhar destes sujeitos para a identificação e o encaminhamento dos casos suspeitos deste tipo de violência. A ação será junto às escolas públicas situadas nos municípios de PORTEL, BREVES, SOURE (ILHA DO MARAJÓ) BELÉM (DISTRITOS DO GUAMÁ E MOSQUEIRO), ORIXIMINÁ, ÓBIDOS, JURUTI (BAIXO AMAZÔNAS ? AREA DE INFLUENCIA DE PROJETO MÍNERO-METALÚRGICO), CAMETÁ, ABAETETUBA, BARCARENA (BAIXO TOCANTINS ? ÁREA DO PROJETO ALBRÁS-ALUNORTE), ALTAMIRA, VITORIA DO XINGÚ (ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE). Serão realizadas atividades de pesquisa diagnóstica sobre o conhecimento da comunidade escolar sobre o tema da violência sexual infanto-juvenil e como ela tem atuado no enfrentamento desta problemática; cursos de capacitação para a comunidade escolar, que compreende entre outras coisas a qualificação da comunidade escolar para o uso do Guia Escolar e a publicação dos resultados obtidos em livro com indexação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Coordenador / Genylton Odilon Rego da Rocha - Integrante / WANGLER ADENILTO VASCONCELOS DE ASSIS - Integrante / ARICELMA COSTA IBIAPINA - Integrante / KAREN MC LOREN GIBSON CUNHA - Integrante / ANA PAULA MARTINS DA SILVA - Integrante / THAIS SILVA TRINDADE DAS MERCÊS - Integrante / SANDRA KARINA BARBOSA MENDES - Integrante / FELIPE DE MIRANDA SEIXAS - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Projeto de Monitoria: FILOSOFAR PARA TRANSFORMAR: POR UMA EDUCAÇÃO HUMANISTA NA VIDA DA GENTE
Descrição: O presente projeto tem por objetivo compreender o significado e a importância da Filosofia para a reflexão e ação das práticas cotidianas e especificamente da prática docente. Para tanto é imperativo entender as conexões entre a Filosofia e a Filosofia da Educação, considerando as relações sociais, políticas, econômicas e culturais estabelecidas ao longo da história da humanidade. Nesse contexto curricular, sob estudos, análises e discussões, seremos instigados a compreender a educação no contexto histórico atual do Brasil. As atividades objetivadas no projeto apresentado serão desenvolvidas na Disciplina Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Coordenador / Naira Cristiane Lima Silva - Integrante.
2017 - 2018
Projeto de Monitoria:Trabalhando habilidades básicas para a escrita acadêmica
Descrição: O presente projeto tem por objetivo macro contribuir para a conquista das habilidades básicas para o desenvolvimento da escrita acadêmica por parte do discente monitor sob a orientação da professora monitora, com vistas a garantir-lhe autonomia e sucesso nas aprendizagens de escrituração acadêmica, considerando questões técnicas, de estilo e gramatical. As atividades pertinentes ao referido projeto serão realizadas no contexto das Disciplinas Interação na Base Real e Seminário Integradores..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marilene Maria Aquino Castro de Barros - Coordenador / ANTONIO JANIO FERREIRA SOARES JÚNIOR - Integrante.
2017 - Atual
PROJETO DE PREVENÇÃO METODOLÓGICA AO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Descrição: Projeto voltado ao enfrentamento do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes que tem como objetivo possibilitar as instituições que fazem parte da rede de proteção informação, conhecimento e estratégias de ações práticas no combate a essa forma de violência..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal do Oeste do Pará
2017 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal do Oeste do Pará
2017 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal do Oeste do Pará
2017 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal do Oeste do Pará


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: DIDÁTICAS E ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARROS, M. M. A. C.2014BARROS, M. M. A. C.; ROCHA, G. O. R. . CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O DIREITO DE NÃO VIOLÊNCIA SEXUAL. SEMINÁRIO NACIONAL DE POLITICAS EDUCACIONAIS E CURRICULO, v. 12, p. 05-356, 2014.

2.
TAVARA, M. J. S.2013TAVARA, M. J. S. ; CÉLIA REGINA VITALIANO ; GISLAINE SEMCOVICI NOZI ; JOSIANE RODRIGUES BARBOSA VIOTO ; THAYENE SCHIAPATI VELHO BORGES ; ALAN AUGUSTO MORAES RIBEIRO ; FERNANDO DE LIMA ; MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD ; NATALIA APARECIDA SOARES ; EDSON ROBERTO OAIGEN ; CARLOS JOSÉ DE MELO MOREIRA ; TADEU VASCONCELOS DA SILVA ; ALBUQUERQUE, M. B. B. ; BARROS, M. M. A. C. ; ROSANGELA CÉLIA FAUSTINO ; MARIA SIMONE JOCOMINI NOVAK ; SUZAN CARNEIRO VANTEJ CIPRIANO ; JOSEBEL AKEL FARES ; CLAUDENE SOUZA DA SILVA . A FORMAÇÃO DE MULHERES NA AMAZÔNIA: ENTRE O RIGOR DOS SABERES CIENTÍFICOS E O REFINAMENTO DOS SABERES A MESA. REVISTA COCAR, v. 7, p. 5-99, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARROS, M. M. A. C.; ALBUQUERQUE, M. B. B. . NO TEMPO DAS FREIRAS: História,memória e educação em Óbidos - PA. 1. ed. BELÉM: EDUEPA, 2017. v. 1. 233p .

2.
SONIA MARIA DA SILVA ARAUJO ; MARIA DO PERPETUO SOCORRO GOMES DE SOUZA AVELINO FRANÇA ; LAURA MARIA SILVA ARAUJO ALVES ; CESAR AUGUSTO CASTRO ; ADALBERTO DAMASCENO ; VITOR SOUSA CUNHA NERY ; ELIANE BARRETO SABINO ; ANDRESON CARLOS ELIAS BARBOSA ; FELIPE TAVARES DE MORAIS ; MARICILDE OLIVEIRA COELHO ; ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE SCHUELER ; IRMA RIZZINI ; ADRIANE SUELLEN FERREIRA PIMENTA ; BARROS, M. M. A. C. . EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARÁ IMPERIAL E REPUBLICANO. 22. ed. BELÉM: EDUEPA, 2015. v. 1. 307p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS, M. M. A. C.; ROCHA, G. O. R. . Enfrentamento da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes: a Escola como Integrante da Rede de Atendimento. In: Assis da Costa Oliveira. (Org.). Enfrentamento da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente: a Escola como Integrante da Rede de Atendimento. 1ed.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017, v. 1, p. 233-259.

Artigos aceitos para publicação
1.
BUENO, C. A. R. ; FIGUEIREDO, I. M. Z. ; LUCRÉCIA STRINGHETTA MELLO ; ANIZIA APARECIDA NUNES LUZ ; BARBIERI, M. R. F. ; BARROS, M. M. A. C. ; ROCHA, G. O. R. ; CARVALHO, T. R. ; MARILIA SEGABINAZZI ; MENDES, G. M. L. ; DÉBORA CRISTINA DE ARAUJO ; JOSIANE PERES GONÇALVES ; LUZIA SESTARI ; FABIANA NEIVA VELOSO BRASILEIRO ; MARIA CARMEN TACCA . EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIFERENÇA II. Intermeio (UFMS), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, M. M. A. C.. O PAPEL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, M. M. A. C.. SABERES TRANSMITIDOS NA FORMAÇÃO DE MULHERES NO COLÉGIO SÃO JOSÉ: 1950 A 1962. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, L. T.; BARROS, M. M. A. C.; FOLHA, D. R. S. C.. Participação em banca de Edmundo Pereira Brito. O projeto bombeiros da vida e a amamentação de recém-nascidos na região metropolitana de Belém. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

2.
SOUZA, L. T.; BARROS, M. M. A. C.; FOLHA, D. R. S. C.. Participação em banca de Andrea Conceição do Nascimento. Prevenção ao uso do álcool e outras drogas: um trabalho com adolescentes de 15 a 17 anos no CRAS Curuçambá. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

3.
SOUZA, L. T.; BARROS, M. M. A. C.; FOLHA, D. R. S. C.. Participação em banca de Denise Pontes Loureiro. O direito a higiene: as responsabilidades sobre as técnicas de higiene na escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

4.
RIBEIRO, M. R.; BARROS, M. M. A. C.; COSTA, R. P.. Participação em banca de Leidilene de Araújo Cruz. Enfrentamento as violências contra deficientes na E.E.E.F. Rosa Gattorno. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

5.
RIBEIRO, M. R.; BARROS, M. M. A. C.; COSTA, R. P.. Participação em banca de Nágila de Araújo Venâncio. Prevenindo a violência contra educandos em situação de deficiência na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Antônia Paes da Silva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

6.
RIBEIRO, M. R.; BARROS, M. M. A. C.; COSTA, R. P.. Participação em banca de Tayssa Suellen Araújo. Enfrentamento à violência contra adolescentes em situação de deficiência na Escola Estadual Visconde de Souza Franco/Belém-PA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Escola que Protege) - Universidade Federal do Pará.

7.
MENDES, S. K. B.; BARROS, M. M. A. C.; RIBEIRO, M. R.. Participação em banca de Sheila Bezerra da Silva. Enfrentamento da violência institucional contra pessoas com deficiência na E.M.E.F. Jadielson de Souza Moraes. 2015 - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCHA, G. O. R.; BARROS, M. M. A. C.; MENDES, S. K.. Participação em banca de Jéssica Glislayne Fonsêca de Souza.A violência sexual contra crianças e adolescentes no estado do Pará entre os anos 2010 a 2014: uma análise a partir das notícias divulgadas pelo jornal Diário do Pará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
ROCHA, G. O. R.; BARROS, M. M. A. C.; MENDES, S. K.. Participação em banca de Thais Silva Trindade das Mercês.As ações desenvolvidas pelo Programa Jepiara para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes nos anos de 2004 a 2013. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARROS, M. M. A. C.; COSTA, M.R.S; FERREIRA, M. A. V.; SOUZA, R.R; VASCONCELOS, C.R.A. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO. 2018. Secretaria Municipal de Educação.

2.
BARROS, M. M. A. C.; XAVIER, Maria Giovanna Machado; FONSECA, André Dioney; LIMA, M.F.S; COSTA, M.R.S. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. 2017. Universidade Federal do Oeste do Pará.

Outras participações
1.
ROCHA, G. O. R.; BARROS, M. M. A. C.; MENDES, S. K. B.. III SEMINÁRIO EMPODERAMENTO PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E II SIMPÓSIO EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA PESSOAS LGBT. 2016. Universidade Federal do Pará.

2.
ROCHA, G. O. R.; BARROS, M. M. A. C.; MENDES, S. K. B.; MADUREIRA, L.. I SIMPÓSIO EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA A VIOLÊNCIA E II SEMINÁRIO EMPODERAMENTO PARA O COMBATE DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS DE ADOLESCENTES. 2015. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMINÁRIO: ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTE.PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO: A ESCOLA COMO ESPAÇO E LUGAR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2017. (Seminário).

2.
II SEMINÁRIO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.QUAL O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE DE PROTEÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCNETES. 2017. (Seminário).

3.
II SEMINÁRIO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2017. (Oficina).

4.
II SEMINÁRIO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTESSC. RODA DE DIÁLOGO: O QUE PENSAM, DIZEM E QUEREM AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL.. 2017. (Seminário).

5.
I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL, CIENTÍFICO E SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DI PARÁ-UFOPA/CAMPUS ÓBIDOS.DIÁLOGOS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTES. 2017. (Outra).

6.
A ESCOLA E OS LAÇOS DE PROTEÇÃO.ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO SEXUAL: O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA. 2016. (Encontro).

7.
CURSO BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS.BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS. 2016. (Oficina).

8.
CURSO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS.BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS. 2016. (Oficina).

9.
CURSO DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS.BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS. 2016. (Outra).

10.
CURSO GESTÃO PEDAGÓGICOS.GESTÃO PEDAGÓGICA. 2016. (Outra).

11.
EMPODERANDO COMUNIDADES OBIDENSES NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA A SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.TIPOLOGIAS E CONCEITOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS DE ADOLESCENTES: APRENDENDO A IDENTIFICAR OS SINAIS DE VIOLÊNCIA SEXUAL. 2016. (Outra).

12.
ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTES.ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: OS DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO, SAÚDE, GARANTIA DE DIREITOS E PROTAGONIZAÇÃO INFANTO JUVENIL. 2016. (Seminário).

13.
ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA. 2016. (Seminário).

14.
JORNADA PEDAGÓGICA.EDUCAÇÃO DO CAMPO: PARA ALEM DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. 2016. (Encontro).

15.
JORNADA PEDAGÓGICA.PLANEJAMENTO DIDÁTICO: POR QUE FAZER?. 2016. (Encontro).

16.
PROJETO DE INTERVENÇÃO OEDAGÓGICA: BULLYING ESCOLAR.BULLYING NA ESCOLA: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA DE ENFRENTA,MENTO. 2016. (Oficina).

17.
A educação como possibilidade de resistência à violência.Roda de diálogos: Violência sexual contra crianças e adolescentes: Conceitos e Tipologias. 2015. (Seminário).

18.
A educação como possibilidade de resistência à violência.Mesa redonda: Plano Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: os desafios para a educação, saúde e garantia de direitos.. 2015. (Seminário).

19.
A educação como possibilidade de resistência à violência.Mediadora da Mesa redonda: Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT: os desafios para a educação, saúde e garantia de direitos.. 2015. (Simpósio).

20.
A educação como possibilidade de resistência à violência.Mesa redonda: Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT: os desafios para a educação, saúde e garantia de direitos.. 2015. (Simpósio).

21.
OFICINA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2015. (Oficina).

22.
OFICINA SOBRE ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS.ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. 2015. (Oficina).

23.
OFICINA SOBRE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO: ELEMENTOS CONSTITUINTES DE UM PROJETO DE PESQUISA.METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO: ELEMENTOS CONSTITUINTES DE UM PROJETO DE PESQUISA. 2015. (Oficina).

24.
RODA DE DIALOGO.VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS DE ADOLESCENTES: CONCEITOS E TIPOLOGIAS. 2015. (Outra).

25.
SEÇÕES DE ESTUDO.SEÇÕES DE ESTUDO. 2015. (Outra).

26.
I COLÓQUIO SOBRE ENFRENTAMENTO DE DIREITOS SEXUAIS VIOLADOS.CRIANÇAS E ADOLESCENTES: SUJEITOS DE DIREITOS. 2014. (Outra).

27.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLITICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E CURRICULO.CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O DIREITO DE NÃO VIOLÊNCIA. 2014. (Seminário).

28.
XII SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O DIREITO DE NÃO VIOLÊNCIA SEXUAL: CONCEITOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO. 2014. (Seminário).

29.
11º SEMINÁRIO NACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO.As contribuições das políticas culturais no campo da educação para o enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes. 2013. (Seminário).

30.
II Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida de Óbidos.Resgate Cultural Popular Obidense. 2013. (Outra).

31.
SEMINÁRIO DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.Comissão organizadora. 2013. (Seminário).

32.
I FESTIVAL DE CULTURA, IDENTIDADE E MEMÓRIA AMAZÔNIDA DE ÓBIDOS - PARA.Folia de São Tomé. 2012. (Outra).

33.
VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Saberes transmitidos na formação de mulheres no Colégio São José: de 1950 a 1962. 2010. (Congresso).

34.
VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2010. (Congresso).

35.
I SEMINÁRIO DE DISSEMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.Projeto Político Pedagógico. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, M. M. A. C.; FERREIRA, M. A. V. ; SOUZA, R.R ; SOARES, A.J.F.J . A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. 2018. (Outro).

2.
BARROS, M. M. A. C.; Edith Siquira ; Alanice Ferreira Ribeiro ; Raquel Siqueira . II SEMINÁRIO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2017. (Outro).

3.
JESUS, M. J. ; BARROS, M. M. A. C. ; Edith Siquira ; Raquel Siqueira ; Alanice Ferreira Ribeiro . PROJETO AÇÃO E PROTEÇÃO: ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2017. (Outro).

4.
BARROS, M. M. A. C.; RAQUEL SIQUEIRA ; EDITH SIQUEIRA ; ALANICE FERREIRA . I SEMINÁRIO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2016. (Outro).

5.
BARROS, M. M. A. C.; Edith Siquira ; Alanice Ferreira Ribeiro ; Raquel Siqueira . PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: BULLYING ESCOLAR. 2016. (Outro).

6.
ROCHA, G. O. R. ; BARROS, M. M. A. C. ; MENDES, S. K. B. ; MERCES, T. S. T. ; SOUZA, J. G. F. ; SANTOS, R. ; MADUREIRA, L. . I JORNADA ACADÊMICA DO INCLUDERE. 2015. (Outro).

7.
ROCHA, G. O. R. ; MADUREIRA, L. ; BARROS, M. M. A. C. ; MENDES, S. K. B. . I SIMPÓSIO ?EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA À VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS LGBT. 2015. (Outro).

8.
ROCHA, G. O. R. ; MADUREIRA, L. ; BARROS, M. M. A. C. ; MENDES, S. K. B. . II SEMINÁRIO EMPODERAMENTO PARA O COMBATE DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?. 2015. (Outro).

9.
ROCHA, G. O. R. ; BARROS, M. M. A. C. ; MENDES, S. K. B. ; SOUZA, J. G. F. ; SANTOS, R. ; MERCES, T. S. T. . I COLÓQUIO SOBRE ENFRENTAMENTO DE DIREITOS SEXUAIS VIOLADOS. 2014. (Outro).

10.
ROCHA, G. O. R. ; BARROS, M. M. A. C. ; MENDES, S. K. B. ; MERCES, T. S. T. ; SOUZA, J. G. F. ; SANTOS, R. . I SEMINÁRIO EMPODERAMENTO PARA O COMBATE DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2013. (Outro).

11.
ROCHA, G. O. R. ; BARROS, M. M. A. C. ; MENDES, S. K. B. ; MERCES, T. S. T. ; SOUZA, J. G. F. ; SANTOS, R. . II SEMINÁRIO DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2013. (Outro).

12.
BARROS, M. M. A. C.. I SEMINÁRIO DE DISSEMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. 2005. (Outro).

13.
BARROS, M. M. A. C.. CURSO DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - PCNS EM AÇÃO. 2001. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SONIA MARIA DA SILVA ARAUJO ; MARIA DO PERPETUO SOCORRO GOMES DE SOUZA AVELINO FRANÇA ; LAURA MARIA SILVA ARAUJO ALVES ; CESAR AUGUSTO CASTRO ; ADALBERTO DAMASCENO ; VITOR SOUSA CUNHA NERY ; ELIANE BARRETO SABINO ; ANDRESON CARLOS ELIAS BARBOSA ; FELIPE TAVARES DE MORAIS ; MARICILDE OLIVEIRA COELHO ; ALESSANDRA FROTA MARTINEZ DE SCHUELER ; IRMA RIZZINI ; ADRIANE SUELLEN FERREIRA PIMENTA ; BARROS, M. M. A. C. . EDUCAÇÃO E INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PARÁ IMPERIAL E REPUBLICANO. 22. ed. BELÉM: EDUEPA, 2015. v. 1. 307p .



Outras informações relevantes


MEMBRO FUNDADORA DA ACADEMIA ARTÍSTICA E LITERÁRIA DE ÓBIDOS, FUNDADA EM 27 DE MARÇO DE 2009, OCUPANDO A CADEIRA DE Nº 33 E TEM COMO PATRONO O MATEMÁTICO CONSTANTINO MENEZES DE BARROS

Possui artigo publicado em co-autoria com Genylton Odilon Rego da Rocha, no Dossiê da Revista do Progrma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do mato Grosso do Sul - Educação, Diversidade e Diferença II (v. 21, n. 41, 2015). O título do artigo é: CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O DIREITO DE NÃO VIOLÊNCIA SEXUAL: conceitos, políticas públicas e legislação, onde se coloca em discussão o acontecimento da violência, suas múltiplas formas e conceituações, observando, especialmente, nesse contexto, a violência sexual contra crianças e adolescente, sobretudo, a exploração sexual comercial

Aprovação em concurso público municipal - Óbidos, Pará, n° 01/2001, realizado em 25 de novembro de 2001, para ocupar o cargo de orientadora educacional, sendo classificada em 4° lugar

Aprovação em concurso público estadual - estado do Pará, sendo aprovada em 2° lugar, como professora de disciplinas pedagógicas com lotação para a 7° unidade regional de educação, Óbidos, Pará. Conforme consta no decreto de 19 de janeiro de 2004



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