Marlo Vieira dos Santos e Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8734792579019380
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2009) e graduação em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela Universidade Salvador (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Semântica de Programas, atuando principalmente nos seguintes temas: PLN, semântica formal de linguagens de programação, software livre (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlo Vieira dos Santos e Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, M.;SOUZA, MARLO


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Utrecht University (Orientador: John-Jules Ch. Meyer).
Título: Choices that make you change your mind: a Dynamic Epistemic Logic approach to the semantics of BDI agent programming languages, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Álvaro Freitas Moreira.
Coorientador: Renata Vieira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Programação orientada a agentes; Agentes BDI; Mudança de Crenças; Mudança de Intenções; Lógica Dinâmica Epistêmcia; Semântica Formal.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2012
Mestrado em Ciência da Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Mineração de Opiniões aplicada a Mídias Sociais,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Renata Vieira.
2006 - 2009
Graduação em Matemática.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Complexidade de raciocínio em Lógicas de Descrição.
Orientador: Débora Abdalla Santos.
2005 - 2008
Graduação em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: Semantica Formal de Linguagens de programaçao: um estudo sobre a semantica denotacional e o lambda-calculo..
Orientador: Laís do Nascimento Salvador.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 12

Atividades

03/2009 - 03/2010
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compiladores
Fundamentos de matemática para a computação
03/2009 - 03/2010
Ensino, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compiladores
Fundamentos de matemática para a computação
Linguagens Formais


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Extração de Informações, Análise Semântica e Aplicações para o contexto da Web Semântica
Descrição: É um fato sabido que repositórios abertos de conteúdos digitais, tais como Bibliotecas Digitais, repositórios institucionais e a Word Wide Web (rede mundial de computadores) necessitam de documentos anotados através de metadados que auxiliam o processo de descrição e busca de tais conteúdos. A anotação de tais metadados, entretanto, é um problema largamente relegado ao autor ou entidade que publica o conteúdo no repositório. Particularmente, a anotação de meta-dados de documentos é um ingrediente essencial para possibilitar a construção da Web Semântica. Métodos de processamento de linguagem natural e análise automática de texto já foram utilizados para extrair mata-dados semânticos, i.e. meta-dados que descrevem o conteúdo, de documentos textuais e páginas da Web. Particularmente, a área conhecida como Extração de Informações propõe métodos para identificação de informação descrita de forma não-estruturada em textos que poderiam ser utilizadas como insumo para a extração de meta-dados de um documento. Este projeto visa investigar métodos de extração de informação semântica de textos em Língua Portuguesa, assim como possíveis aplicações desses métodos para o contexto da Web Semântica, como anotação automática de meta-dados semânticos ou aplicações semânticas com interface via texto e voz..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marlo Vieira dos Santos e Souza - Coordenador / Victor Soares Cardel - Integrante / Larissa Soares Machado - Integrante / Leandro Manuel Pereira Sanches - Integrante / Fabiano Fraga Fernandes - Integrante / Fábio Nascimento Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2007 - 2008
CoGrOO - Corretor Gramatical para o OpenOffice
Descrição: Uma ferramenta de correção gramatical é esperada há muito pelos usuários da suite de escritório OpenOffice, que vem sendo amplamente adotada por um número crescente de usuários pessoais e corporativos. O projeto CoGrOO (Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice) surgiu com o objetivo de suprir esta lacuna, oferecendo à comunidade uma ferramenta que verifique inadequações gramaticais tais como erros de concordância nominal e verbal, crase, regência nominal e verbal, e outros erros comuns na língua portuguesa falada no Brasil. A ferramenta é composta por uma série de módulos lingüísticos para o processamento automático da língua portuguesa, como um segmentador de sentenças, um etiquetador morfológico, um detector de agrupamentos e um analisador superficial; todos estes módulos juntos cooperam para gerar um corretor gramatical, o qual está sendo acoplado à ferramenta Writer da suite OpenOffice. Entre os diferenciais deste projeto, podem ser citados: - arquitetura híbrida, ou seja, alguns módulos funcionam através de estatísticas e outros são baseados em regras; - projeto de software livre..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marlo Vieira dos Santos e Souza - Integrante / Laís do Nascimento Savador - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
DICOM-CD
Descrição: O objetivo do projeto é apresentar uma plataforma de armazenamento e distribuição de imagens médicas para clínicas e hospitais de pequeno e médio porte. Em particular, o produto contará com um processo de distribuição de exames através da gravação de CDs ou DVDs de forma totalmente automatizada, reduzindo a possibilidade de erros que são comuns ao se utilizar sistemas manuais disponibilizados no mercado nacional para a mesma finalidade. Considerando a necessidade de armazenamento e distribuição das imagens e o grande volume de dados envolvidos, a plataforma também disponibilizará dois sistemas de armazenamento, um local e um distribuído. No armazenamento local, o produto fará o armazenamento online, em disco rígido, e offline, em DVD, sendo este processo de backup totalmente automatizado e indexado de acordo com o padrão DICOM. O armazenamento distribuído tem como objetivo a realização de backup remoto para as empresas que não possuem uma infra-estrutura de armazenamento interna estabelecida, sendo fundamental para recuperação de dados de forma eficiente. Ele pode ser visto como infra-estrutura principal de armazenamento, promovendo dessa forma a redução dos custos operacionais e como componente de distribuição de imagens, permitindo o acesso remoto entre as diversas unidades de uma empresa. Por último, é importante salientar que não existe solução de publicadora de CD/Backup offline semelhante no mercado brasileiro e a junção de funcionalidades de publicadora de CD´s DICOM e sistema de backup local, remoto e online é inédito no mercado mundial.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Lógica Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Honra ao Mérito, Universidade Salvador - UNIFACS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
XAVIER, CLARISSA CASTELLÃ2015XAVIER, CLARISSA CASTELLÃ ; STRUBE DE LIMA, VERA LÚCIA ; SOUZA, MARLO . Open information extraction based on lexical semantics. Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso), v. 21, p. 1-14, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANCHES, L. M. P. ; CARDEL, V. S. ; MACHADO, L. S. ; SOUZA, M. ; SAVADOR, L. N. . Disambiguating Open IE: Identifying Semantic Similarity in Relation Extraction by Word Embeddings. In: International Conference on Computational Processing of the Portuguese Language, 2018, Canela. Computational Processing of the Portuguese Language. PROPOR 2018. Lecture Notes in Computer Science, 2018. v. 11122. p. 93-103.

2.
SILVA, R. G. N. E. ; OLIVEIRA, L. S. ; SENA, C. F. L. ; CLARO, D. B. ; SOUZA, M. . Challenges of an Annotation Task for Open Information Extraction in Portuguese. In: International Conference on Computational Processing of the Portuguese Language, 2018, Canela. Computational Processing of the Portuguese Language. PROPOR 2018. Lecture Notes in Computer Science, 2018. v. 11122. p. 66-76.

3.
SANCHES, LEANDRO ; COSTA, LAÉCIO ; SALVADOR, LAIS NASCIMENTO ; SOUZA, MARLO . Anotação semântica automática de Objetos de Aprendizagem Digitais: Um mapeamento sistemático de literatura. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife. Porto Alegre, RS: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2017. p. 31-40.

4.
SOUZA, M.; MOREIRA, ALVARO ; VIEIRA, R. . Dynamic Preference Logic as a Logic of Belief Change. In: International Workshop on Dynamic Logic, 2017, Brasilia. Dynamic Logic. New Trends and Applications. DALI 2017. Lecture Notes in Computer Science. Cham: Springer, 2017. v. 10669. p. 185-200.

5.
SOUZA, MARLO; MOREIRA, ALVARO ; VIEIRA, RENATA ; MEYER, JOHN-JULES CH. . A Dynamic Preference Logic for Reasoning about Agent Programming. In: 2017 Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 2017, Uberlândia. 2017 Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 2017. p. 133-138.

6.
SOUZA, M.; MOREIRA, ALVARO ; VIEIRA, R. ; MEYER, JOHN-JULES C. . Preference and Priorities: A Study Based on Contrction. In: Fifteenth International Conference on Principles of Knowledge Representation and Reasoning (KR 2016), 2016, Cidade do Cabo. Proceedings of the Fifteenth International Conference on Principles of Knowledge Representation and Reasoning (KR 2016). Palo Alto - EUA: AAAI Press, 2016. p. 155-164.

7.
SOUZA, M.; MOREIRA, ALVARO ; VIEIRA, R. ; MEYER, JOHN-JULES C. . Integrating Ontology Negotiation and Agent Communication. In: 12th International Experiences and Directions Workshop on OWL - OWLED 2015, 2016, Bethlehem, EUA. Ontology Engineering: 12th International Experiences and Directions Workshop on OWL, OWLED 2015, co-located with ISWC 2015, Bethlehem, PA, USA, October 9-10, 2015, Revised Selected Papers. Cham: Springer International Publishing, 2015. v. 9557. p. 56-68.

8.
XAVIER, CLARISSA CASTELLA ; LIMA, VERA LUCIA STRUBE DE ; SOUZA, MARLO . Open Information Extraction Based on Lexical-Syntactic Patterns. In: 2013 Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS), 2013, Fortaleza. 2013 Brazilian Conference on Intelligent Systems, 2013. p. 189.

9.
SOUZA, M.; VIEIRA, R. . Sentiment Analysis on Twitter Data for Portuguese Language. In: Computational Processing of the Portuguese language, 2012, Coimbra. Computational Processing of the Portuguese Language. New York: Springer, 2012. p. 241-247.

10.
Chaves, M ; FREITAS, L. ; SOUZA, M. ; VIEIRA, R. . PIRPO: An Algorithm to Deal with Polarity in Portuguese Online Reviews from the Accommodation Sector. In: International Conference on Application of Natural Language to Information Systems, 2012, Groningen. Natural Language Processing and Information Systems. Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2012. v. 7337. p. 296-301.

11.
SOUZA, M.; VIEIRA, R. ; BUSETTI, D. ; CHISHMAN, R. ; ALVES, I. M. . Construction of a Portuguese Opinion Lexicon from multiple resources. In: Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana, 2011, Cuiabá. Proceendings of the Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology, 2011.

12.
COLLOVINI, S. ; GRANDO, F. ; SOUZA, M. ; FREITAS, L. ; VIEIRA, R. . Semantic Relations Extraction in the Organization Domain. In: IADIS International Conference on Applied Computing, 2011, Rio de Janeiro. Proceedings of the IADIS International Conference on Applied Computing, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, MARLO; MOREIRA, ALVARO ; VIEIRA, RENATA ; MEYER, JOHN-JULES C. . Communication for Agents with Ontological Reasoning. In: 2015 IEEE / WIC / ACM International Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology (WIIAT), 2015, Singapore. 2015 IEEE/WIC/ACM International Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology (WI-IAT), 2015. p. 182.

2.
SOUZA, M.; VIEIRA, R. . Entity-centric Sentiment Analysis on Twitter data for the Potuguese Language. In: 9th Brasilian Symposium in Information and Human Language Technology, 2013, Fortaleza. Proceedings of 9th Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 173-177.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, M.; SAVADOR, L. N. ; MENEZES, C. E. D. . Um etiquetador morfológico híbrido para o CoGrOO 2.0. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, M.. Um etiquetador morfossintático híbrido para o CoGrOO 2.0. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SOUZA, M.. CoGrOO T-tagger. 2007.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial. 2008. (Simpósio).

2.
Simpósio Brasileiro de Métodos Formais - SBMF. 2008. (Simpósio).

3.
Escola Regional de Computação Bahia-Sergipe. 2006. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 10:08:53