Luciano André Assunção Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2459238935170185
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Piauí (2004), especialização em Hematologia Clínica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Piauí (NOVAFAPI) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Atualmente é bioquímico da Prefeitura Municipal de Caxias - MA e professor assistente I da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Enfermagem e Medicina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano André Assunção Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, L. A. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Maranhão.
RUA SÃO JOÃO 1307
SERIEMA
65602-370 - Caxias, MA - Brasil
Telefone: (99) 35216551


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Orientador: Maurício Lehmann.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2009 - 2011
Mestrado em Farmacologia.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO DA AÇÃO ANTI-FERTILIDADE E TOXICIDADE REPRODUTIVA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DAS FOLHAS DE AZADIRACHTA INDICA SOBRE RATOS WISTAR MACHOS E FÊMEAS,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: ROZEVERTER MORENO FERNANDES.
Grande área: Ciências Biológicas
2016 - 2017
Especialização em Preceptoria no SUS PSUS. (Carga Horária: 360h).
Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.
Título: PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM PRECEPTOR BASEADO NAS TÉCNICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS.
Orientador: Rubenilson Luna.
2014 - 2017
Especialização em Citologia Clínca. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DO EXAME CITOPATOLÓGICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER UTERINO.
Orientador: Keyla Christianne Santos e Silva.
2006 - 2008
Especialização em HEMATOLOGIA. (Carga Horária: 435h).
Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
Título: Alterações hematológicas em pacientes com HIV/AIDS:revisão bibliográfica.
Orientador: Evaldo Hipólito de Oliveira.
1999 - 2004
Graduação em Farmácia.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Distribidora BigBenn LTDA, BIG BEN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Farmacêtico Responsável Técnico, Carga horária: 44


Prefeitura Municipal de Caxias - MA, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bioquímico, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor público - UEMA, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou também no Programa de Qualificação de Docentes (PQD), ministrando as disciplinas: Quimica Geral (60h), em janeiro de 2005 e Quimica Inorgânica (60h), em julho de 2005, no campus da Universidade Estadual do Maranhão na cidade de Gonçalves Dias, no curso de Ciências da Matemática.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Avaliação da função renal dos pacientes portadores de HIV em uso de terapia antirretroviral, com tenofovir no esquema, acompanhados no município de Caxias-MA
Descrição: O trabalho visa demonstrar a função renal dos pacientes portadores de HIV, em uso de terapia antirretroviral com tenofovir no esquema acompanhados no município de Caxias. A população desse estudo consiste em pacientes atendidos o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que é especializado em realizar ações de assistência, prevenção e tratamento pessoas vivendo com HIV/AIDS localizado no município de Caxias, Maranhão. Os dados para avaliação da adesão serão coletados mediante entrevista a pacientes, independente de quando iniciaram o tratamento com ARV e que aceitaram participar do estudo. Os participantes da pesquisa serão selecionados através de convite durante a consulta agendada com o infectologista onde serão informados sobre os objetivos e procedimentos da pesquisa. Será realizada e leitura do termo de consentimento livre e esclarecido juntamente com o paciente com o objetivo de esclarecê-lo em suas possíveis dúvidas e obter a autorização para participação na pesquisa. Além disso, será realizada a dosagem sérica de creatinina por meio de coletas seriadas em diferentes pacientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / Kledson Sousa Rolins Marques da Silva - Integrante.
2017 - Atual
ANÁLISE DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DO PACIENTE SUBMETIDO À TERAPIA HEMODIALÍTICA EM UM CENTRO DE DIÁLISE DE CAXIAS-MA
Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar o perfil antropométrico do paciente renal crônico em tratamento hemodialítico em um centro de diálise do município de Caxias- MA. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa de pacientes com IRA internados no período de agosto de 2017 a julho de 2018 no setor de Hemodiálise da Casa de Saúde localizada no município de Caxias-MA. Análise antropométrica será feita após a sessão de hemodiálise, as medidas serão: peso corporal pós-diálise, estatura, prega cutânea tricipital (PCT), e a circunferência do braço (CB). Posteriormente será calculado o índice de massa corporal (IMC), circunferência muscular do braço (CMB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / Samantha Maria Lima de Sousa - Integrante.
2017 - Atual
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DO PACIENTE RENAL CRÔNICO EM TERAPIA HEMODIALÍTICA, NO MUNICÍPIO DE CAXIAS - MA.
Descrição: Projeto de pesquisa cujo objetivo é analisar o perfil nutricional do paciente renal crônico em tratamento hemodialítico em um centro de diálise do município de Caxias- MA. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa de pacientes com IRA internados no período de agosto de 2017 a julho de 2018 no setor de Hemodiálise da Casa de Saúde localizada no município de Caxias-MA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / Andressa Tavares Ribeiro - Integrante.
2016 - Atual
APLICABILIDADE DO TESTE ML FLOW COMO FERRAMENTA AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE E IDENTIFICAÇÃO DE CONTATOS COM MAIOR RISCO DE ADOECER NO INTERIOR MARANHENSE
Descrição: O estudo objetiva aplicar o teste Ml Flow para auxiliar no diagnóstico da hanseníase e identificar contatos intradomiciliares com maior risco de adoecer nos municípios maranhenses de Caxias e Timon. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, com abordagem quantitativa. A amostra estimada foi de 336 participantes, compreendidos entre casos índices de hanseníase e seus contatos intradomiciliares notificados no período de 2015 a 2017 de acordo com informações contidas no SINAN Net dos municípios estudados. Até o presente momento, foram incluídos no estudo 171 participantes, entre casos índices, contatos intradomiciliares e casos novos recém-diagnosticados. Identificou-se 7,1% (09/127) de contatos intradomiciliares com alto risco de adoecer. Em relação ao casos índices o teste ML Flow foi negativo em 100% (2/2) dos casos paucibacilares e positivo em 100% (2/2) dos casos multibacilares (ambos concordantes com a baciloscopia do raspado intradérmico). Assim, o uso do teste Ml Flow tem se mostrado como uma ferramenta útil para auxiliar no diagnóstico e classificação da hanseníase, além de influenciar positivamente nos programas de controle da hanseníase dos municípios estudados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MUTAGÊNICA E ANTIMUTAGÊNICA DOS COMPOSTOS FENÓLICOS MIRICETINA, MIRICITRINA, RUTINA E ÁCIDO ROSMARÍNICO ATRAVÉS DO TESTE SMART EM Drosophila melanogaster.
Descrição: Projeto de pesquisa que visa determinar as ações mutagênicas e anti-mutagênicas de quatro compostos fenólicos através da aplicação do teste SMART..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / Mauricio Lehmann - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Ações educativas sobre a prevenção de acidentes domésticos na primeira infância ao público do Hospital Municipal Infantil de Caxias- MA
Descrição: Projeto de extensão que visa orientar pais, familiares e cuidadores sobre o perigo de acidentes domésticos com crianças e as formas de minimizar suas consequencias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / Werbenê Caroline de Queiroz Gomes - Integrante.
2016 - 2017
Aumento o desempenho escolar de crianças da rede pública de ensino na cidade de Caxias ? MA.
Descrição: O presente projeto tem o propósito de avaliar o desempenho de crianças em uma faixa etária específica ? 5 a 11 anos ? e que apresentam déficit cognitivo. Esse público, por suas limitações, merece atenção diferenciada, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde brasileiro, com base na Lei Orgânica de Saúde nº 8.080/90. Diante disso, impõe-se o desafio de verificar e mensurar as limitações dessa população, a fim de oferecer soluções para a sua reintegração ao processo educacional e, consequentemente, desenvolvimento pessoal e social normais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / Samantha Maria Lima de Sousa - Integrante / Werbenê Caroline de Queiroz Gomes - Integrante.
2015 - 2016
Educação em saúde atuando na prevenção da Ascaridíase em crianças do maternal ao quinto ano da Zona Urbana de Caxias.
Descrição: Projeto de extensão que objetiva promover educação em saúde em estudantes de nível fundamental da unidade escolar Monsenhor Gilberto Barbosa acerca da prevenção à ascaridíase, destacando a importância de hábitos de higiene para a profilaxia dessa helmintíase..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / Juliana Ribeiro de Andrade - Integrante.
2014 - 2015
Prevenção das complicações da Diabetes em pacientes atendidos em UBSs no município de Caxias - MA.
Descrição: Projeto de extensão institucional desenvolvido em postos de saúde que através de medidas educativas como palestras, rodas de conversas bem como exames clínicos de pacientes diagnosticados com DM buscava conscientizar a população afetada da importância dos cuidados e os riscos da patologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / LORENA FERNANDES BARBOSA - Integrante.
2013 - 2201
ACOMPANHAMENTO DOS PACIENTES DO POSTO DE SAÚDE ANTENOR VIANA QUE FAZEM USO DE ANTI-HIPERTENSIVOS COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E COMORBIDADES
Descrição: O Projeto visa controlar e incentivar mudanças simples em hábitos de vida diários dos pacientes e funcionários do posto, através da verificação periódica da PA e do fornecimento de informações simples e objetivas sobre essa patologia e fatores de risco associados, contribuindo desta forma para uma melhoria na qualidade de vida desses indivíduos. Com isso, fez-se o acompanhamento dos pacientes do posto de saúde Antenor Viana que fazem uso de anti-hipertensivos como estratégia de prevenção da hipertensão arterial e comorbidades em Caxias, Maranhão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / Camila Vidal Rocha - Integrante.
2013 - 2014
PROMOÇÃO DA SAÚDE: PREVENÇÃO DAS COMPLICAÇÕES DE DIABETES
Descrição: Projeto visa analisar as dificuldades encontradas na implantação de tratamentos aos pacientes que sofrem de Diabetes devido à deficiência na conscientização da população sobre a doença na população nas Micro-áreas do Mutirão em Caxias-Ma, e diante disso promover ações educativas e investigativas em busca da prevenção, diagnóstico e encaminhamento assistido a Unidade Básica de Saúde vigente no respectivo bairro.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / LORENA FERNANDES BARBOSA - Integrante.
2011 - 2012
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA DE CAXIAS, MARANHÃO.
Descrição: Projeto de extensão que visa levar informação sobre a gravidade da ocorrência das DST?s e de uma gravidez indesejada na adolescência levando-se em consideração a reprodutividade, assim como conhecer sua sexualidade e a importância de prevenção e proteção à saúde através da educação em saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PREVENÇÃO DA AUTOMEDICAÇÃO EM ADOLESCENTES DE ESCOLA PÚBLICA DE CAXIAS, MARANHÃO.
Descrição: Projeto desenvolvida em uma escola pública de Caxias-Ma visando conscientizar alunos de ensino médio sobre os perigos e desvantagens da auto-medicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador.
2005 - 2008
ASSISTINDO E EDUCANDO NA VILA SÃO JOSÉ
Descrição: Programa de extensão no bairro Vila São José município de Caxias-Ma com palestras, busca de casos, assistência em saúde para hipertensos, diabéticos, gestantes etc.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Maranhão - Cooperação.


Outros Projetos


2016 - Atual
Empresa Júnior Laboratório de Microbiologia do CESC-UEMA
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciano André Assunção Barros - Coordenador / Francisco Laurindo da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, L. A. A.; MORAES, D. M. ; ARAUJO, N. R. A. . Perfil da Mortalidade materna no Estado do Piauí entre os anos de 2008 a 2016.. In: III Congresso Nordestino Médico Acadêmico, 2017, Teresina. Anais do colégio médico acadêmico do Piauí. Teresina: UFPI, 2017. v. 24. p. 43-43.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, L. A. A.; ROBSON FILHO, R. ; SEGUNDO, B. B. L. R. ; MORAES, D. M. . Perfil de hemoglobinopatia S em recém-nascidos no Estado do Maranhão, Brasil, 2012 a 2014.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARROS, L. A. A.; MORAES, D. M. ; ROBSON FILHO, R. ; DIOGO, R. A. ; TAVARES, G. B. ; OLIVEIRA, R. M. . Febre Hemorrágica da Dengue, Dinâmica de Circulação e Distribuição Espacial em Diferentes Regiões do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, L. A. A.. SEMANA DE ENFERMAGEM 2009 - ENFERMAGEM VALE A CIDA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROS, L. A. A.; TORRES JUNIOR, S.; CORREA JUNIOR, I. B.. Participação em banca de Demison Lasaro Silva Araújo.diagnóstico e tratamento da criptocococose no sistema nervoso central. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

2.
BARROS, L. A. A.; CORREA JUNIOR, I. B.; MAgalhães, J. M. S.. Participação em banca de Verônica Noronha Rodrigues.Síndrome de Tokotsubo: uma revisão de literatura.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

3.
silva, i.s.; COSTA, L. D. R.; BARROS, L. A. A.. Participação em banca de Ruann Melo de Carvalho.ENCEFALITE DISSEMINADA: APORTE DAS TÉCNICAS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL COM ESCLEROSE MÚLTIPLA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

4.
BARROS, L. A. A.; TORRES JUNIOR, S.; CORREA JUNIOR, I. B.. Participação em banca de Andrielly Pereira de Sousa Santos.DISTÚRBIO DA MOTILIDADE GÁSTRICA NO DIABETES MELITO: REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA GASTROPARESIA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

5.
silva, i.s.; BARROS, L. A. A.; Moura, C. M. B.. Participação em banca de Lanne Natashe de Sousa Monteiro.DOENÇA CARDÍACA REUMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

6.
Vasconcelos, M. L.; BARROS, L. A. A.; Moura, C. M. B.. Participação em banca de Ricardo Martins Castro.Hiperplasia prostática benigna e seu impacto na qualidade de vida dos homens: uma revisão de literatura.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

7.
BARROS, L. A. A.; COSTA, L. D. R.; MONTOYA, J. L. T.. Participação em banca de Raffael Medeiros Alvarenga.ANTIBIOTICOPROFILAXIA EM CIRURGIA LIMPA E POTENCIALMENTE CONTAMINADAS: ESTUDO REALIZADO EM DOIS HOSPITAIS DO INTERIOR DO MARANHÃO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

8.
BARROS, L. A. A.; CARVALHO, L. C. F.; MONTOYA, J. L. T.. Participação em banca de LAYS DALYA GAMA LIMA.RELATO DE CASO: MALÁRIA CONGÊNITA NO CEARÁ.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

9.
BARROS, L. A. A.; vallejo, r.c.c.. Participação em banca de THIAGO DO NASCIMENTO RIBEIRO.PSEUDOCISTO PANCREÁTICO E CARCINOMA DE CÉLULAS RENAIS DE OCORRÊNCIA SIMULTÂNEA: RELATO DE CASO E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

10.
BARROS, L. A. A.; assunção, m.j.s.; MONTOYA, J. L. T.. Participação em banca de Luciano André Assunção Barros.Tuberculose Peritoneal: Relato de caso.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

11.
NASCIMENTO, M. D. S. B.; BARROS, L. A. A.; MONTOYA, J. L. T.. Participação em banca de Luanna Caldas Santos.PACIENTES COM LEISHMANIOSE VISCERAL CO-INFECTADOS PELO HIV-AIDS NOTIFICADOS NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA CAPITAL MARANHENSE.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

12.
BARROS, L. A. A.; MARQUES, E. A.; COSTA, L. D. R.. Participação em banca de Denyse Sales Veloso Albuquerque.DOENÇA DE KAWASAKI: RELATO DE CASO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

13.
BARROS, L. A. A.; MARQUES, E. A.; COSTA, L. D. R.. Participação em banca de Vinicius Assunção Guimarães.ADENOCARCINOMA RETAL E RETALHO MIOCUTÂNEO ABDOMINAL NA RECONSTRUÇÃO DA VAGINA APÓS AMPUTAÇÃO DE RETO E COLPECTOMIA: RELATO DE CASO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

14.
BARROS, L. A. A.; vallejo, r.c.c.; TORRES JUNIOR, S.. Participação em banca de Rafaela Assunção.SÍNDROME HEMOFAGOCÍTICA ASSOCIADA A LEISHMANIOSE VISCERAL: RELATO DE CASO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

15.
MONTOYA, J. L. T.; assunção, m.j.s.; BARROS, L. A. A.. Participação em banca de Wilhamar Gomes de Sousa.Tuberculose Osteoarticular: Relato de um caso.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

16.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de MARILENE HENRIQUE SANTANA.LEISMANIOSE VISCERAL NO MUNICÍPIO DE CAXIAS MA NO PERÍODO DE 2005 A 2009.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

17.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de ELISSANDRO DE MELO LÔBO.ANÁLISE DOS CASOS DE HEPATITE A NO MUNICÍPIO DE CAXIAS MA NO PERÍODO DE 2005 A 2009.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

18.
BARROS, L. A. A.; vallejo, r.c.c.. Participação em banca de ÍTALO HOLANDA DO VALE.AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO UTERINO NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MARANHÃO NO PERÍODO DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2009.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

19.
BARROS, L. A. A.; vallejo, r.c.c.. Participação em banca de ANA KARLA VIDIGAL CARVALHO.INCIDÊNCIA DAS PARASITOSES INTESTINAIS EM CRIANÇAS DE 01 A 05 ANOS DE IDADE DO BAIRRO SALOBRO, MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

20.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de VERA LÚCIA MORAES COSTA.ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO POR IDOSOS EM UMA ÁREA DA ESTRATÉGIA SAÚDE A FAMÍLIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.

21.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de DAYSE LEAL BERNARDO.CONSUMO DE BENZODIAZEPÍNICOS POR MORADORES DO BAIRRO CAMPO DE BELÉM NO MUNICÍPIO DE CAXIAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.

22.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de HEMERSON DE OLIVEIRA TORRES.A PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO CESC/UEMA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.

23.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de ANTÔNIO JOSÉ SOARES DE LIMA FILHO.possível associação entre síndrome paraneoplásica neuromielite óptica com linfoma de burkit. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

24.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de SÍLVIO JOSÉ DE ANDRADE PAZ FILHO.SÍFILIS CONGÊNITA: LEVANTAMENTO CLÍNICO EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS ACOMPANHADOS EM UN HOSPITAL PÚBLICO TERCIÁRIO DO RIO DE JANEIRO-RJ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

25.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de ELENILSON TORRES LAGES.HANSENÍASE: ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA, BRASIL, NO PERÍODO DE 2002-2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão.

26.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de MARCELO AUGSTO BARROS MOURÃO.ANÁLISE DA ATENÇÃO DE ENFERMAGEM NO MANEJO DA CRIANÇA COM DIARRÉIA AGDA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.

27.
BARROS, L. A. A.. Participação em banca de RENATA BEZERRA LIMA.O TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SOB A ÓTICA DO PORTADOR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.

28.
BARROS, L. A. A.; BARRETO, C. S.; assunção, m.j.s.. Participação em banca de mirian cristina mendes de souza.perfil dos pacientes tuberculosos da cidade de caxias ma no período de 2002 a 2007.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biologia) - Universidade Estadual do Maranhão.

29.
BARROS, L. A. A.; BARRETO, C. S.; silva, i.s.. Participação em banca de natiane mesquita brito.agressões físicas provocadas por animais potenciais transmissores da raiva humana no município de caxias ma. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biologia) - Universidade Estadual do Maranhão.

30.
BARROS, L. A. A.; BARRETO, C. S.; vallejo, r.c.c.. Participação em banca de gizelia araújo cunha.levantamento das condições higienico-sanitárias dos locais de manuseio e dos manipuladores da merenda escolar do município de caxias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biologia) - Universidade Estadual do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARROS, L. A. A.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR AUXILIAR I DO CESIN-UEMA PARA FARMACOLOGIA, MICROBIOLOGIA/IMUNOLOGIA. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.

2.
BARROS, L. A. A.; SILVA, M. B. P.; PACHECO, W. B.. Concurso Público para provimento de cargos da carreira do magistério superior do Centro de Estudos Superiores de Santa Inês da Universidade Estadual do Maranhão CESSIN/UEMA.. 2011. Universidade Estadual do Maranhão.

3.
BARROS, L. A. A.. processo seletivo simplificado para o departamento de enfermagem do cesc/uema na disciplina BIOQUIMA CELULAR E METABÓLICA. 2006.

4.
BARROS, L. A. A.. processo seletivo simplificado para o departamento de enfermagem do cesc/uema na disciplina SAUDE DA FAMÍLIA. 2006.

5.
BARROS, L. A. A.. processo seletivo simplificado para o departamento de enfermagem do cesc/uema na disciplina SAÚDE PÚBLICA. 2006.

6.
BARROS, L. A. A.. processo seletivo simplificado para o departamento de enfermagem do cesc/uema na disciplina SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA. 2006.

7.
BARROS, L. A. A.. processo seletivo simplificado para o departamento de enfermagem do cesc/uema na disciplina SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO. 2006.

Outras participações
1.
BARROS, L. A. A.. Comitê Institucional do PiBEX 2013/2015.. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.

2.
BARROS, L. A. A.. JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JOEX. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.

3.
BARROS, L. A. A.. Membro/Relator do Comitê de ética em pesquisa CEP do Centro de Estudos Superiores de caxias da Universidade Estadual do Maranhão CESC/UEMA. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.

4.
BARROS, L. A. A.; BARRETO, C. S.. IV Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde JORBIOS e VII Mostra Científica do CESC-UEMA.. 2012.

5.
BARROS, L. A. A.; MARQUES, E. A.; FONSECA, R.N.M.; COSTA, L. D. R.. PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA E PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UEMA. 2011.

6.
BARROS, L. A. A.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DO CESC-UEMA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE BIOQUÍMICA, IMUNOLOGIA E EXAMES LABORATORIAIS.. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Médico Acadêmico do Maranhão COIMAMA. Membro da comissão científica do VIII CPIMAMA. 2017. (Congresso).

2.
Congresso Médico Acadêmico do Maranhão COIMAMA. Perfil epidemiológico dos casos de hepatites virais no Maranhão entre 2011 e 2015.. 2017. (Congresso).

3.
I Congresso Meio-Norte em Hipertensão e Diabetes. Perfil epidemiológico da hipertensão e diabetes em mulheres jovens no município de Caxias (Ma), entre 2002 e 2013.. 2017. (Congresso).

4.
I Congresso Meio-Norte em Hipertensão e Diabetes.. Comparação da prevalência da amputação por diabetes antes e após a distribuição gratuita de medicamentos para o agravo, no Estado do Maranhão.. 2017. (Congresso).

5.
III Seminário de Microbiologia Clínica do CESC/UEMA..Teste rápido de HIV: riscos e benefícios.. 2017. (Seminário).

6.
I international medical conference of Piauí/ XV Congresso médico do Piauí. Prevalência de Câncer no estado do Piauí entre os anos de 2008 a 2015.. 2017. (Congresso).

7.
I international medical conference of Piauí/ XV Congresso médico do Piauí. Perfil epidemiológico de doenças infecto-parasitárias no estado do Piauí no período de 2008 a 2015.. 2017. (Congresso).

8.
\Congresso brasileiro de hematologia, hemoterapia e terapia celular.. Prevalência de embolia e trombose arteriais no Piauí e seu custo em saúde nos anos de 2008 a 2015.. 2016. (Congresso).

9.
1º CONGRESSO NACIONAL ON LINE DE FARMÁCIA HOSPITALRR. 2016. (Congresso).

10.
52º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. Prevalência da leishmaniose visceral no Piauí e seus impactos socioeconômicos nos anos de 2008 a 2013. 2016. (Congresso).

11.
Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. Perfil epidemiológico da Leptospirose íctero hemorrágica nas regiões do Brasil. 2016. (Congresso).

12.
I CONGRESSO PIAUIENSE EM QUALIDADE NA SAÚDE, SEGURANÇA DO PACIENTE E ACREDITAÇÃO. 2016. (Congresso).

13.
VII Congresso Nordestino Médico Acadêmico. Participou na qualidade de membro da comissão científica. 2016. (Congresso).

14.
VII Congresso nordestino médico acadêmico/ XXIII Congresso médico acadêmico do Piauí - COMAPI 2016.. Perfil epidemiológico das internações em enfermaria pediátrica do hospital municipal Alberto Neto.. 2016. (Congresso).

15.
Congresso Médico Acadêmico do Maranhão COIMAMA. Perfil epidemiológico da tuberculose entre casos notificados no município de Caxias, Estado do Maranhão, Brasil.. 2015. (Congresso).

16.
I Seminário de Microbiologia Clínica do CESC/UEMA..Febre hemorrágica da dengue, dinâmica de circulação e distribuição espacial em diferentes regiões do Brasil.. 2015. (Seminário).

17.
6º Jornada de Extensão Universitária.Não se aplica. 2013. (Outra).

18.
I Jornada de Atualização em Enfermagem da Subseção Coren Caxias.Atualização em Farmacologia. 2013. (Outra).

19.
I Jornada de Atualização em Enfermagem da Subseção COREN Caxias.Atualização em Farmacologia.. 2013. (Outra).

20.
I Simpósio Maranhense de Medicina Tropical.Automedicação entre profissionais de saúde nos hospitais de Caxias-Ma. 2013. (Simpósio).

21.
I Curso de Farmacologia dos Sistemas.Intoxicação Medicamentosa. 2012. (Outra).

22.
I Jornada de dor de Caxias. 2012. (Outra).

23.
I Simpósio Maranhense de Geriatria e Gerontologia..Tratamento Farmacológico da Incontinência Urinária.. 2012. (Simpósio).

24.
I Simpósio Maranhense de Geriatria e Gerontologia..Tratamento da incontinência urinária: medicamentos, fitoterapia ou cirurgia?. 2012. (Simpósio).

25.
I Simpósio Maranhense de Geriatria e Gerontologia..Estratégias farmacológicas e terapias não-farmacológicas no tratamennto da dor.. 2012. (Simpósio).

26.
I Simpósio Multiprofissional Materno-infantil.Uso de Drogas na Gravidez. 2012. (Simpósio).

27.
IV Jornada Multidisciplinar de Biologia e Saúde JORBIOS e VII Mostra Científica do CESC-UEMA.Interpretação de Exames Laboratoriais.. 2012. (Outra).

28.
I Curso de Farmacologia Clínica..Interações medicamentosas.. 2011. (Outra).

29.
I Jornada de Clínica Médica da LACME.Fármacos usados na incontinência urinária.. 2011. (Outra).

30.
I Crso de Urgência e Emergência da UEMA. 2010. (Outra).

31.
I Curso de Urgência e Emergência da UEMA. 2010. (Outra).

32.
I Simpósio de Trauma e Emergência de Caxias - Pré-COLT da LATECACA.Intoxicações Exógenas. 2009. (Simpósio).

33.
I Simpósio de Trauma e Emergência de Caxias - Pré-COLT da LATECACA. 2009. (Simpósio).

34.
I Simpósio Multiprofissional em Oncologia de Caxias-Ma.Farmacologia dos Qimioterápicos. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, L. A. A.; LIMA, G. S. ; SALDANHA, A. C. . I JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Márcia de Oliveira Silva. Transplante hepático em paciente com síndrome de Budd-Chiari secundária a mutação do fator V de Leiden: um relato de caso.. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Bento Berilo. Monitoria em Farmacologia 1. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Maranhão. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA JULIANA DOS SANTOS. ANÁLISE DOS ASPECTOS DA NÃO ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO POR HIPERTENSOS IDOSOS DESCOMPENSADOS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em gestão em saúde pública) - Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
PRISCILLA VIANA SILVA. CIRURGIA METABÓLICA NO TRATAMENTO DA DIABETES TIPO 2 EM INDIVÍDUOS OBESOS NÃO CONTROLADOS CLINICAMENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

2.
Verônica Noronha Rodrigues. SÍNDROME DE TAKOTSUBO: uma revisão de literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

3.
MILKA TÁRSIS BRAGA RIBEIRO. ASPECTOS GERAIS DA ENDOMOETRIOSE E SEU IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

4.
ANA BEATRIZ CAVALCANTE CARDOSO ROMERO. CRITÉRIOS DE ADMISSÃO DE PACIENTES NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO DE LITERATURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

5.
Cristiano Hipólito Ferreira. PREVALÊNCIA DAS COMPLICAÇÕES CRÔNICAS EM PACIENTES COM DIABETES TIPO 2 DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO BAIRRO SALOBRO, CAXIAS-MA.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

6.
RAFAELLA DE ASSUNÇÃO. SÍNDROME HEMOFAGOCÍTICA ASSOCIADA À LEISHMANIOSE VISCERAL: RELATO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

7.
THIAGO DO NASCIMENTO RIBEIRO. PSEUDOCISTO PANCREÁTICO E CARCINOMA DE CÉLULAS RENAIS DE OCORRÊNCIA SIMULTÂNEA: RELATO DE CASO E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

8.
Vinicius Assunção Guimarães. ADENOCARCINOMA RETAL E RETALHO MIOCUTÂNEO ABDOMINAL NA RECONSTRUÇÃO DA VAGINA APÓS AMPUTAÇÃO DE RETO E COLPECTOMIA: RELATO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

9.
LUCIANO ANDRÉ ASSUNÇÃO BARROS. DOENÇA DE KAWASAKI: RELATO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

10.
DANILO DOS SANTOS LEAL. Espondilodiscite por Brucella melitensis: relato de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

11.
RAFAEL LUCIANO VERAS DE OLIVEIRA. APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE DERMATITE HERPETIFORME: RELATO DE CASO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

12.
Luciane Costa Assunção. Perfil clinico e epidemiológico de pacientes com diagnóstico de Leptospirose em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de referência em Fortaleza-CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

13.
CINTHIA VALÉRIA DE OLIVEIRA MEDEIROS. AVALIAÇÃO CLÍNICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ADMITIDOS COM CALAZAR NUM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA DOENÇAS INFECCIOSAS DE FORTALEZA-CE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

14.
ELISSANDRO MELO LOBO. ANÁLISE DOS CASOS DE HEPATITE A NO MUNICÍPIO DE CAXIAS NO PERÍODO DE 2005 A 2009.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

15.
MARILENE HENRIQUE SANTANA. Leishmaniose visceral no município de Caxias-Ma no período de 2005 a 2009.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

16.
MARIA JULIANA DOS SANTOS. Análise dos aspectos da não adesão ao tratamento medicamentoso por hipertensos idosos descompensados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

Orientações de outra natureza
1.
Bento Berilo. Monitoria da disciplina Farmacologia 1. 2014. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.

2.
Rolmerson. Orientador da Liga Acadêmica de Farmacologia. 2014. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Luciano André Assunção Barros.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:28:42