Nadson Vinícius dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9521110683153083
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS-FAPERGS), área de concentração História da Literatura, com a tese "memória e violência: testemunhos em diálogo na África América. Graduado em Letras português/espanhol pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA e Mestre em Letras: Linguagens e Representações pela mesma instituição (FAPESB), tem atuado como docente de diversas disciplinas da área de linguagens, códigos e suas tecnologias no nível básico de educação, fez estágio sanduíche na Universidade de Lisboa (ULISBOA) e está vinculado ao grupo de pesquisa "O espaço biográfico no horizonte da literatura" onde estuda história, literatura e memória, destacando suas interfaces com o espaço biográfico com foco na obra de Tomás Eloy Martínez e nas representações homoculturais de Eva Perón. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nadson Vinícius dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, N.V.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Memória e violência: relatos testemunhais em diálogo na África e América, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: José Luis Giovanoni Fornos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Mestrado em Letras: Linguagens e Representações.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Violência e resistência no relato testemunhal La pasión según Trelew,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: André Luís Mitidieri Pereira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: La pasión según Trelew; Tomás Eloy Martínez; Testemunho.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2010
Graduação em LETRAS.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Colégio Municipal Professor Pirajá da Silva, CMPPS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


Colégio Estadual Luiz Rogério de Soouza, CELRS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor de pré-vestibular, Carga horária: 12


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Descrição: O grupo se forma visando rasurar a compreensão do espaço biográfico como simples macrogênero, a fim de estudá-lo como lócus de inteligibilidade de vários gêneros, dicções, estilizações, formas e modalizações (auto)biográficos capazes de serem definidos, identificados e analisados em suas possíveis interatividades. Assim compreendida, enquanto confluência de discursos, horizontes de expectativas, maneiras de leitura, textos e textualidades, essa ampla zona de articulação permite discutir seus limites e suas constituições, sujeitas a valores cambiáveis de acordo com distintas comunidades, línguas, nações e regiões. Discursos históricos, ficcionais, fílmicos, midiáticos, narrativos de cunho autobiográfico, ao lado de outros gêneros discursivos, hipertextualidades e variadas notações culturais consistem em signos no processo interativo entre indivíduos organizados em dadas sociedades. Assim entendidos, firmam relações dialógicas, interdiscursivas, intertextuais que, investigadas no conjunto das literaturas em língua espanhola, viabilizam efetivos contatos interculturais e intersocietários aos estudantes e pesquisadores envolvidos nas ações, investigações e produções desenvolvidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adeitalo Manoel Pinho - Integrante / Fabiane Pianowski - Integrante / Letícia Batista Guimarães - Integrante / Simone dos Santos Correa - Integrante / Nadson Vinícius dos Santos - Integrante / Miguel Ángel Correa Mongelós - Integrante / Vânia Lúcia Menezes Torga - Integrante / Maria da Conceição Pinheiro Araújo - Integrante / Patrícia Vitória Mendes dos Santos Araújo - Integrante / Aldineto Miranda Santos - Integrante / Lorena Dantas Rodrigues - Integrante / Mirélia Ramos Bastos Marcelino - Integrante / Renata Rodrigues Mendes - Integrante / Alessandra Santana do Rosário - Integrante. Número de produções C, T & A: 50 / Número de orientações:

Atividades

09/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras e Artes/propgrama de Pós-graduação em Letras, .


Colégio Estadual Inácio Tosta Filho, CEITF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Programa Pré-vestibular: UPT, UPT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: professor/monitor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14


Universidade Aberta À Terceira Idade, UNATI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2


Brasil Solidário, BS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 20


Escola Municipal de Ensino Fundamental da Juerana, EMEFJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor temporário (PST), Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Literatura e Cultura: representações em perspectivas -Grupo de pesquisa CNPQ

Objetivo: Objetivo: Analisar a linguagem, em suas representações culturais, a partir de diferentes suportes, considerando-a em sua dimensão de produtora de sentido e de identidades (de nação, gênero, classe ou etnia), com especial atenção às questões da hegemonia e da resistência.. Palavras-chave: Identidade; Gender; Espaço (auto)biográfico; Nação e nacionalidade; Espaço Biográfico; Autobiografismo..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Homocultura e testemunho nas literaturas argentina e brasileira
Descrição: Neste projeto, temos por objetivo estudar os conceitos teóricos de ?biografema homocultural? e de ?literatura de testemunho?, a fim de analisar as relações de configuração da violência física e simbólica na produção narrativa e poética realizada na Argentina e no Brasil durante a segunda metade do século XX. Pretendemos constituir, em um primeiro momento, um corpus com produções escritas que, nessa área conceitual, foram publicadas à época ou posteriormente, e que dialoguem, em perspectiva crítica, com a referida temática, por conseguinte, com o ambiente repressivo vigente na sociedade latino-americana. O corpus permitirá discutir os vínculos entre crítica cultural, crítica literária e espaço biográfico, a partir do momento em que se propõe a contrapor-se aos mecanismos de apagamento e silenciamento dos rastros traumáticos da história recente de ambos os países focados nesta pesquisa. A proposta abre espaço à compreensão de vozes sociais às margens do cânone literário e da história oficial latino-americana, relacionadas sobremaneira aos períodos ditatoriais e pós-ditatorial na Argentina e no Brasil, procurando indicar abordagens diversas das tradicionais e possíveis relações entre a repressão política e a opressão às subjetividades marginais aos regimes autoritários e totalitários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nadson Vinícius dos Santos - Integrante / André Luis Mitidieri - Coordenador.
2010 - 2012
Autoritarismo e biografismo, memorialismo e peronismo na escrita de Tomás Eloy Martínez
Descrição: Abrangendo os planos de trabalho Memorialismo e biografismo na ficção de Tomás Eloy Martínez , A escrita memorialística de Tomás Eloy Martínez , Peronismo e autoritarismo nas representações de Tomás Eloy Martínez e "Memória e ficção testemunhal em La pasión según Trelew e Lugar común la muerte", este projeto de Iniciação Científica destina-se à análise das relações entre o espaço biográfico, o fazer histórico, a literatura e a memória na escrita (auto)biográfica e romanesca de Tomás Eloy Martínez. Definimos os conceitos em destaque, além de estabelecermos os gêneros a serem trabalhados, quais são, biografia, memórias e narrativa ficcional, entendidas como representações, dando ênfase à construção do sujeito do enunciado, à compreensão do referente histórico e ao trabalho com a memória, tanto individual quanto coletiva O trabalho é desenvolvido sob perspectivas teóricas acerca do discurso (auto)biográfico, com o qual jornalista argentino dialoga em seus livros Sagrado (1969); La pasión según Trelew (1973); Lugar común La muerte (1978); La novela de Perón (1985); La mano del amo (1991); Santa Evita (1995); Las memorias del general (1996) e Las vidas del general (2004)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nadson Vinícius dos Santos - Integrante / André Luis Mitidieri - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - Atual
O Espaço Biográfico no Horizonte da Literatura - Grupo de Pesquisa CNPq
Descrição: O grupo se forma visando rasurar a compreensão do espaço biográfico como simples macrogênero, a fim de estudá-lo como lócus de inteligibilidade de vários gêneros, dicções, estilizações, formas e modalizações (auto)biográficos capazes de serem definidos, identificados e analisados em suas possíveis interatividades. Enquanto confluência de discursos, horizontes de expectativas, maneiras de leitura, essa ampla zona de articulação permite discutir seus limites e constituições, sujeitas a valores cambiáveis de acordo com distintas comunidades, línguas, nações e regiões. Como um dos veículos privilegiados para a expressão das minorias, o espaço biográfico possibilita intervir criticamente em relação à homocultura, bem como realizar catalogação e pesquisa de textos e textualidades que instaurem suas bases representativas nas identidades homoeróticas. Contemplando demais perspectivas de sujeitos minoritários, os discursos artísticos, históricos, ficcionais, fílmicos, midiáticos, narrativos e poéticos de cunho (auto)biográfico, ao lado de outros gêneros discursivos e hipertextualidades, consistem em signos no processo interativo entre indivíduos organizados em dadas sociedades. Assim compreendidos, firmam relações dialógicas, interdiscursivas, intertextuais, que viabilizam efetivos contatos interculturais e intersocietários aos estudantes e pesquisadores envolvidos nas ações, investigações e produções desenvolvidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nadson Vinícius dos Santos - Integrante / André Luis Mitidieri - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 11


Membro de corpo editorial


2011 - 2012
Periódico: LITTERATA - REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS PORTUGUESES HÉLIO SIMÕES


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: LITTERATA - REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS PORTUGUESES HÉLIO SIMÕES
2012 - 2012
Periódico: LITTERATA - REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS PORTUGUESES HÉLIO SIMÕES
2011 - 2011
Periódico: LITTERATA - REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS PORTUGUESES HÉLIO SIMÕES
2011 - 2011
Periódico: LITTERATA - REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS PORTUGUESES HÉLIO SIMÕES


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Bahia de Todas as Letras, Editus/Via litterarum.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, N.V.2016SANTOS, N.V.. A violência segundo os mestres da suspeita. LITTERATA - REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS PORTUGUESES HÉLIO SIMÕES, v. 6, p. 8-25, 2016.

2.
MITIDIERI, A. L.2013MITIDIERI, A. L. ; SANTOS, N. V. ; SANTOS, N.V. . Tomás Eloy Martínez e o testemunho de Trelew: dois perdidos numa guerra suja. LANDA, v. 2, p. 40-59, 2013.

3.
MITIDIERI, A. L.2012MITIDIERI, A. L. ; SKOREK, V. ; SANTOS, N.V. . O vulto de Borges no espelho mágico de Quintana. Literatura em Debate (URI), v. 6, p. 154-168, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MITIDIERI, A. L. ; PIANOWSKI, F. ; SANTOS, N. V. ; SANTOS, N.V. . Literatura. imaginário, história e cultura. Módulo 6, parte II EAD, 6.ed.. 6. ed. Ilhéus/Ba: EDITUS, 2013. v. 3. 164p .

2.
MITIDIERI, A. L. ; SANTOS, N. V. ; PIANOWSKI, F. ; SANTOS, N.V. . Literatura, imaginário, história e cultura. Módulo 6, parte I EAD, 6.ed.. 1. ed. Ilhéus/Ba: EDITUS, 2013. v. 3. 222p .

3.
SANTOS, N.V.. A mata atlântica sul-baiana vista em Terras do Sem Fim. 1. ed. Ilhéus-Ba: Editus, 2010. v. 1. 268p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, N.V.. O morto que não foi enterrado. In: Editus;via litterarum. (Org.). Antologia: concurso Bahia de todas as Letras. 4ed.Ilhéus: Editus; Via litterarum, 2010, v. 1, p. 15-289.

2.
SANTOS, N.V.. O pai escolhido: polifonia e intertextualidade. In: Reheniglei Rehem. (Org.). Literatura do Cacau: cadernos de aula. 1ed.Ilhéus: Editus, 2010, v. 1, p. 11-268.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . O sotaque. Diários de Mochila, 06 jan. 2015.

2.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . O peso da história. Diários de Mochila, 31 dez. 2014.

3.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . Mouros, cristianos e baianos. Diários de Mochila, 24 dez. 2014.

4.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . A realidade é real?. Diários de Mochila, 17 dez. 2014.

5.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . O outro lado da ostentação. Diários de Mochila, 11 dez. 2014.

6.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . Sempre os comunistas.... Diários de Mochila, 03 dez. 2014.

7.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . Na crise...uma comida turca pra relaxar. Diários de Mochila, 27 nov. 2014.

8.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . Namorar? Namouraria. Diários de Mochila, 21 out. 2014.

9.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . Sobre as aves que aqui gorjeiam. Diários de Mochila, 13 out. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, N.V.. Reflexões sobre a história da literatura brasileira de Lúcia Miguel-Pereira. In: X seminário internacional de história da literatura, 2014, Porto Alegre. X Seminário internacional de história da literatura, 2013.

2.
SANTOS, N. V. ; SANTOS, N.V. . Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes: o mito relido, o cânone discutido. In: III Seminário internacional de estudos literários, 2013, Frederico Westphalen. Travessias e tessituras; a literatura e outros processos culturais. Frederico Westphalen: Editora da URI, 2013. v. 1. p. 321-330.

3.
SANTOS, N.V.. As posições sociais definas pela violência no romance Cidade de Deus de paulo LIns. In: Seminário Internacional de Estudos Literários, 2011, Frederico Westphalen. Literatura e territoriallidade. Frederico Westphalen: EDURI, 2011. v. 1. p. 1323-1328.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, N.V.. Políticas de ações afirmativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . Interpretação de texto e compreensão textual: os fios da leitura em provas de concurso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . A esfinge das questões de múltipla escolha: decifrar, conhecer ou usar a lógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . Estratégias para respostas escritas em questões abertas de vestibulares e concursos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, N. V. ; SANTOS, N.V. . Uma representação da violência epistêmica em Jorge Amado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, N.V.. A Tituba (re) escrita: literatura, história e emancipação em Maryse Condé. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, N.V.. Memória, história e testemunho. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, N.V.; SANTOS, N. . O golpe militar de 1964. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, N.V.. Práticas que educam: compromisso de todos, responsabilidade da escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS, N. V. ; SANTOS, N.V. . Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes: o mito relido, o cânone discutido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, N. V. ; SANTOS, N.V. . Reflexões sobre a história da literatura brasileira de Lúcia Miguel Pereira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, N.V.. As memórias da violência em Tomás Eloy Martínez. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, N.V.. As posições sociais definidas pela violência no romance Cidade de Deus de paulo Lins. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, N.V.. Acontecendo na linguagem: usos da Língua portuguesa na construção de textos históricos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, N.V.. Deslocamento identitário na cidade do outro: a leitura de Terras do Sem fim na perspectiva da memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS, N.V.. O espaço no conto machadiano Teoria do Medalhão: estratégia para discutir questões sócio-culturais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, N.V.. O engraçado arrependido: As possibilidades de leitura da obra de Monteiro Lobato. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, N.V.. Meio ambiente e imaginário em Jorge Amado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, N.V.. O pai escolhido: polifonia e intertextualidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, N.V.. Relato de monitoria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANTOS, N.V.. Aula Viva: cadeia produtiva do Cacau. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SANTOS, N.V.. A gramaticalização do "Só que": operador argumentativo opositivo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANTOS, N.V.. O processo de gramaticalização do 'ENTÃO'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, N.V.. O EQUÍVOCO DE OMOLU: a ineficácia das ações divinas ante uma sociedade desigual.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTOS, N.V.. A diferença entre a sintaxe que os alunos do ensino básico aprendem e a que utilizam na escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS, N.V.. O uso de gírias como consolidador identitário. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, N.V.. Catalogação online de acervo. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, N.V.. Aula de literatura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, N.V.. Aulas de literatura brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, N.V.. Aulas de redação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, N.V.. Aula de redação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTOS, N.V.. Aulas de redação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário de Aprendizagens Ativas. 2018. (Seminário).

2.
Abordagens à literatura espanhola contemporânea. 2016. (Outra).

3.
A invenção de si: algumas lições sobre autoficção. 2016. (Outra).

4.
Curso de cultura afro-brasileira.A visibilidade da cultura afro-brasileira. 2016. (Outra).

5.
Por que ensinar as escritas da vida?. 2016. (Outra).

6.
XII Congresso luso-afro-brasileiro. 2015. (Congresso).

7.
III seminário internacional de Estudos Literários.Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes: o mito relido, o cânone discutido. 2013. (Seminário).

8.
X Seminário Internacional de História da Literatura.Reflexões sobre a história da literatura brasileira de Lúcia Miguel Pereira. 2013. (Seminário).

9.
Colóquio Internacional 100 anos de Jorge Amado; história, literatura e cultura. 2012. (Outra).

10.
IV SEPEXLE - Seminário de pesquisa e extensão em Letras.Questões identitárias na literatura. 2012. (Seminário).

11.
I jornada nacional de Linguistica e Letras: pesquisa e inserção social. 2011. (Outra).

12.
Seminário internacional de estudos literários. 2011. (Seminário).

13.
EBEL - Encontro baiano dos estudantes de Letras. 2010. (Encontro).

14.
Iv Workshop Lobato: nas asas da leitura. 2010. (Outra).

15.
Ame o poema. 2009. (Outra).

16.
EBEL - Encontro baiano dos estudantes de Letras. 2009. (Encontro).

17.
Gêneros textuais no ensino e aprendizagem de produção de textos á luz da perspectiva sócio-retórica. 2009. (Outra).

18.
II Semínário de Português como Língua Estrangeira. 2009. (Seminário).

19.
IV Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso. 2009. (Seminário).

20.
Minicurso: Memória, discurso e humor. 2009. (Outra).

21.
XXII Seminário nacional de Inglês Instrumental e X Seminário Nacional de Línguas Instrumentais. 2009. (Seminário).

22.
Aulas de redação no contexto da escola pública. 2008. (Outra).

23.
Encontro baiano dos estudantes de Letras. 2008. (Encontro).

24.
Encontro regional dos estudantes de Letras. 2008. (Encontro).

25.
III Seminário de Língua portuguesa e ensino e colóquio de linguistica, discurso e identidade. 2008. (Seminário).

26.
III workshop Lobato. 2008. (Oficina).

27.
III workshop Lobato. 2008. (Outra).

28.
I Seminário de português como língua esrangeira. 2008. (Seminário).

29.
Aspectos da produção científica: relatórios e publicações. 2007. (Oficina).

30.
Curso de francês instrumental. 2007. (Outra).

31.
Encontro baiano dos estudantes de Letras. 2007. (Encontro).

32.
I Seminário de extensão da UESC. 2007. (Seminário).

33.
I seminário internacional mulher e literatura. 2007. (Seminário).

34.
Pesquisa sociolinguistica: o que é, como se faz. 2007. (Oficina).

35.
SEPEXLE Seminário de P esquisa e Extensão em Letras. 2007. (Seminário).

36.
Transversalidade na prática pedagógica: sexualidade e orientação sexual. 2007. (Outra).

37.
avaliação no cotidiano e a prática docente. 2006. (Seminário).

38.
curso de formação para professores do campo. 2006. (Oficina).

39.
todo sobre almodóvar. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, N.V.. Encontro baiano dos estudantes de Letras. 2008. (Outro).

2.
SANTOS, N.V.. II curso interuniversitario de actualización para profesores brasileños de Español. 2008. (Outro).

3.
SANTOS, N.V.. I colóquio de direitos humanos e cidadania homossexual. 2007. (Outro).

4.
SANTOS, N.V.. II seminário de pesquisa e extensão em Letras e I simpósio de linguagem. 2007. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, N.V.. Aulas de literatura brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:05:44