Denise Cristina Holzer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4721954213133823
  • Última atualização do currículo em 10/05/2018


Mestre em Arte pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, possui especialização em Composição em Arte contemporânea pela Universidade Estadual do centro oeste - Unicentro (2010), especialização em Educação Física Escolar pelo Instituto ESAP-UNIVALI (2009) e graduação em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2007). Atualmente é arte-educadora na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, docente na Escola Estadual Bibiana Bitencourt - EFM., coordena o curso de Licenciatura em Arte, modalidade EAD, docente do DEART - UNICENTRO e Faculdade Guairacá. Tem interesse na área de Artes, especificamente em dança e performance, atuando principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, dança circular, corpo como objeto de arte, estudo da performance artística na escola, arte e ensino e processos criativos e investigativos em Arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Cristina Holzer
Nome em citações bibliográficas
HOLZER, D.C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado profissional em Arte.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Arte Contemporânea na Escola: Práticas das Linguagens Híbridas, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Antonio Carlos Vargas Santanna.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Arte Contemporânea; Corpo; híbrido; performance.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
2010 - 2011
Especialização em Composição em Arte Contemporânea. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: A Bondade de Estranhos de Mauricio Ianes e a estética relacional..
Orientador: Margarida Gandara Rauen.
2009 - 2009
Especialização em Educação Física Escolar. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: Dança na Escola: Uma reflexão sobre as DCE's de Arte e Educação Física.
Orientador: Nei Alberto Salles Filho.
2004 - 2007
Graduação em arte-educação.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O Corpo como Objeto de Arte.
Orientador: Clovis Cunha.




Formação Complementar


2017 - 2017
A História de Amélie Poulain nas danças circulares. (Carga horária: 10h).
Rodopiar Danças Circulares, RDC, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Ação- Oficinas Descentralizadas. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
Grupo de Trabalho em Rede - GTR 2014. (Carga horária: 64h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
Formação em Ação- Oficinas Descentralizadas. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
Semana Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
Semana Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2015 - 2015
Formação em Ação- Oficinas Descentralizadas. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
Programa Formação em ação 2º sem. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
Semana Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
Programa Formação em Ação 2º Sem.. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
Semana Pedagógica. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2014 - 2014
Semana Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Audiovisual. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, SEEC, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Ação 2013 - Pólo Candói. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
Trabalho de Assessoramento Pedagógico. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação e Planejamento Educacional. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2012 - 2012
Arte no Paraná. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2012 - 2012
Encontro de formação das equipes multidisciplinare. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
Equipe Multidsciplinar do Col. Bibiana Bitencourt. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
O Valor da Escola Pública. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
A escola pública como espaço de promoção da aprend. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de dramaturgia - Leituras em cena. (Carga horária: 12h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2011 - 2011
Oficinas disciplinares da ed.básica. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Dramaturgia. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Itinerante 2010: Disseminação da Política Curricul. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Workshop Espelho de Minha alma - Friedel Kloke. (Carga horária: 16h).
Giraflor Danças Circulares, GIRAFLOR, Brasil.
2010 - 2010
Tempo, espaço e autonomia da Escola: o PPP. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
A necessidade da Escola a partir de seus limites e. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2010 - 2010
Oficina Dança Contemporânea: Relações com a Cultur. (Carga horária: 4h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Dramaturgia - 1ªetapa. (Carga horária: 12h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2009 - 2009
Dança Indiana. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2009
III Botão em Flor - aprofundamento em danças circu. (Carga horária: 18h).
Giraflor Danças Circulares, GIRAFLOR, Brasil.
2009 - 2009
Estudos para Discussão sobre o processo ensino-apr. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
Disseminação da Politica curricular e de gestão es. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
Arte Contemporânea. (Carga horária: 2009h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
III Literatura e Ensino. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
Grupo de Estudos. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
Estudos para a discussão sobre concepção de curric. (Carga horária: 2009h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Maracatu Nação Leão Coroado. (Carga horária: 40h).
Arrasta Ilha, AI, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Dramaturgia. (Carga horária: 12h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2009 - 2009
Formação em Dança Circular. (Carga horária: 56h).
Giraflor Danças Circulares, GIRAFLOR, Brasil.
2009 - 2009
Reiki nível I - Shoden.
Federação Brasileira de Bugeiko, FBB, Brasil.
2008 - 2008
Dançando e Educando. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2008 - 2008
Proj.Dramaturgia com Alexandre Boccanera. (Carga horária: 12h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2007 - 2007
MPBa - Musica para batucar/ Festival de Inverno. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Teatro de sombras. (Carga horária: 8h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Teatro de rua. (Carga horária: 3h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Circo. (Carga horária: 8h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Maracatu. (Carga horária: 25h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Teatro de Animação. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arte-educadora, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Arte no Ensino Fundamental e médio do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora das disciplinas Arte e Ensino II Percepção História da Arte II Estágio Supervisionado para o Ensino Fundamental Arte e Tecnologia

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora do curso de Gradução Licenciatura Arte modalidade à distância, da Universidade Aberta do Brasil, UAB, Núcleo de Educação à DistÂncia, NEAD/UNICENTRO, PORTARIA Nº2.263-GR/UNICENTRO DE 03 DE OUTUBRO DE 2016

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Estágio Supervisionado em Arte- Ensino Fundamental Produção de Espetáculo de Dança Arte e Tecnologia Arte e Performance Produção em Artes Visuais Corpo Artístico Linguagens Artísticas Integradas Composição Coreográfica

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32
Outras informações
Professor PDE, ministrou disciplinas de MEtodologia do Ensino da Arte e Conteúdos Específicos

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32
Outras informações
Professor PDE ministrou disciplinas de Metodologia do Ensino da Arte e Conteúdos Específicos

Atividades

04/2016 - Atual
Ensino, Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto em Linguagens Artisticas Integradas
04/2016 - Atual
Ensino, Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo Artistico
04/2016 - Atual
Ensino, Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para o Ensino Fundamental
Produção do Espetáculo de Dança
Direção do Espetáculo de Dança
04/2016 - Atual
Ensino, Arte - Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção do Espetáculo de Dança
Direção do Espetáculo de Dança
04/2016 - Atual
Ensino, Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens Artisticas Integradas
04/2015 - 12/2015
Ensino, Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corpo Artistico
Estágio Supervisionado para o Ensino fundamental
Linguagens Artisticas Integradas
Projeto em Corpo Artistico
Projeto em Linguagens Artisticas Integradas
04/2015 - 12/2015
Ensino, Arte - Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Performance
Direção do Espetáculo de dança
Produção do Espetáculo de Dança
03/2014 - 12/2014
Ensino, Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado para o Ensino Fundamental
Arte e Tecnologia

Colégio Guairacá, CG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Professora contratada, Enquadramento Funcional: arte-educadora, Carga horária: 8


Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Disciplina de Educação Musical no 1º período do Curso de Pedagogia Professora da disciplina de Educação, Teatro e Artes Visuais no 5º período do Curso de Pedagogia

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Co-coordenadora de pós graduação, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora de módulo de pós graduação
Outras informações
Ministrante do módulo Danças Circulares na Educação, de 30 horas na pós graduação em Arte na Educação em Projeção Estudos Avançados, conveniado com a Faculdade Guairaca

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Ministrante do módulo Fundamentos do Ensino da Arte, de 24 horas na pós graduação em Arte na Educação em Projeção Estudos Avançados, conveniado com a Faculdade Guairaca


Colegio Fera, CF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Guarapuava/Secretaria de educação, PM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: estágio profissional remunerad, Enquadramento Funcional: arte-educadora, Carga horária: 12


UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 20

Atividades

04/2017 - 05/2017
Ensino, Arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ling. Artisticas Integradas- Disciplina ministrada em colaboração


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
GAMES ART: DIALOGIAS E RESPIROS
Descrição: projeto em seu escopo maior se propõe a investigação histórica e teórica das fronteiras do conceito arte, na sua relação das artes plásticas com outras linguagens tais como teatro, cinema, vídeo, fotografia, imagem digital e design, acolhendo dissertações e teses correlatas ao tema. No recorte específico, que abarca as orientações de Iniciação Científica, o projeto se propõe a realizar pesquisa teórica e de desenvolvimento de games digitais que pelas qualidades conceituais e ou conteúdo artístico possa contribuir a diluição de três fronteiras conceituais relacionadas com o universo da produção de games digitais e arte, a saber: serius games, casual games e gamesart. O projeto por abarcar diversos sub-projetos de pesquisa esta vinculado a dois grupos de pesquisa na qual atua como co-coordenador, a saber: Arte, Corpo e Conhecimento ( UFPA) e AQIS (UDESC)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
PROJETO INTEGRADO DE PESQUISAS SOBRE PROCESSOS DE CRIAÇÃO, HERANÇAS, APROPRIAÇÕES E SINCRETISMOS EM ARTES VISUAIS
Descrição: O presente projeto integrado abriga pesquisas que tenham como objeto de estudo a compreensão dos processos de criação artísticos em artes visuais somando-se ao marco de outros projetos e pesquisas do AQIS- grupo de pesquisa. Possui um recorte em pesquisas que buscam compreender o papel das heranças e relações conceituais em construções simbólicas coletivas e obras cujas proposições estéticas apresentam indicativos de apropriações e sincretismos entre diferentes linguagens. Abriga duas linhas de pesquisa, a saber: hibridações conceituais e práticas híbridas. A primeira abriga investigações teóricas em que se reconheça uma ação coletiva na elaboração da linguagem visual seja pela natureza da obra que exige a participação de diversos profissionais, pela prática de apropriações ou ainda pela confluência de conceitos oriundos de áreas ou estratos sociais diversos como a produção de games, vídeos, arte digital (fotografia, web art e outras obras cujo uso de softwares seja ferramenta de construção), HQs, grafites, performances, instalações e outras produções artísticas contemporâneas. Esta linha também contempla pesquisas históricas e filosóficas que analisem questões relacionadas aos processos de construção da identidade artística na contemporaneidade por considerar que nestes operam igualmente heranças conceituais e construções simbólicas coletivas. Na segunda linha ? práticas híbridas ? o projeto abriga investigações em poéticas visuais (prático-teóricas) que se desenvolvem como linguagem através do uso de estratégias hibridizantes....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Investigações em Arte Contemporânerea: Processos diálogicos entre arte, cultura e educação
Descrição: Ao propor os grupos de estudos, deseja-se proporcionar aos acadêmicos, professores e tutores um momento de diálogo para complementação dos conteúdos abordados durante a disciplina, dessa forma aprimorando saberes e desenvolvendo habilidades. Nas discussões presentes em grupos de estudos, perdemos a hierarquização apresentada em outros momentos do ensino aprendizagem, visto que no grupo, todos interagem conforme sua parcela de conhecimento. Temos apenas a figura do mediador como um mediador de situações...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
X Simpósio de Arte Educação
Descrição: Projeto de Extensão X Simpósio de Arte Educação, realizado no período de 09 a 13 de setembro de 2013..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
PIBID - PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA
Descrição: Participação como supervisora do projeto: Formação Docente em Diálogo: A Escola Pública como Parceira Ativa na Formação de Profissionais de Licenciatura em Nível superior, aplicado no Colégio Estadual Bibiana Bittencourt - EFM.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Música e Tecnologia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Denise Cristina Holzer - Integrante / Daiane Solange Stoeberl da Cunha - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: DANÇA CIRCULAR.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Dança contemporanea.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CALDAS, F. R.2017CALDAS, F. R. ; HOLZER, D.C. ; POPI, J. A. . A INTERDISCIPLINARIDADE EM ARTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Nupeart, v. 17, p. 160-171, 2017.

2.
HOLZER, D.C.2016HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. . O Ensino da Dança na Escola: Possíveis espaços para sua prática. Revista NUPEART, v. 15, p. 112-127, 2016.

3.
HOLZER, D.C.2011 HOLZER, D.C.. A bondade de estranhos de Mauricio Ianes e a Estética Relacional. Revista Eletrônica Polidisciplinar Vôos, v. 3, p. 14-25, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. ; CASTRO, E. ; ZUNDT, A. P. . Arte Contemporânea na Escola: Práticas das Linguagens Híbridas. In: Antonio Carlos Vargas Sant'Anna. (Org.). Ensino da Arte na Escola Pública: Quatro práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2017, v. , p. 37-57.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. ; ZANIN, A. K. . PERFORMANCE COMO ARTE HÍBRIDA: O CORPO COMO SUPORTE DE ARTE E A RELAÇÃO COM PROCESSOS CRIATIVOS NA ESCOLA. In: XI Encontro do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão,, 2015, Florianópolis. Anais do XI Encontro do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, 22 a 25 de junho de 2015 Organizado por FONSECA da SILVA, Maria Cistina Rosa e LIMA, 2015. v. 11. p. 110-118., 2015.

2.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. ; ZANIN, A. K. . CONTRIBUIÇOES DA ESCOLA E DA FAMÍLIA PARA A AUTONOMIA. In: XI ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA ?EDUCAÇÃO, ARTE E INCLUSÃO, 2015, Florianópolis. Anais do XI Encontro do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, 22 a 25 de junho de 2015 Organizado por FONSECA da SILVA, Maria Cistina Rosa e LIMA, 2015. v. 11. p. 65-75., 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HOLZER, D.C.; CUNHA, D. S. S. ; PRYZICOK, J. B. . Relato sobre a Prática Autorretrato e Colcha de Retalhos.. In: XI Simpósio de Arte Educação - Dialogando com as Tecnologias, 2014, Guarapuava, Parana, Brasil. XI Simpósio de Arte Educação - Dialogando com as Tecnologias, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CALDAS, F. R. ; HOLZER, D.C. . A Formação dos professores de Arte no Municipio de Pinhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HOLZER, D.C.. Pesquisa em Artes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HOLZER, D.C.. O currículo do curso de Arte modalidade EAD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HOLZER, D.C.. O currículo do curso de Arte modalidade EAD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HOLZER, D.C.. Tecnologia no Ensino da Arte e os Sujeitos da Educação: Nativos Digitais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HOLZER, D.C.. Contribuições da Escola e da Família para a Autonomia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HOLZER, D.C.. O Pibid e a realidade Escolar: conhecendo o colégio Bibiana Bitencourt. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
HOLZER, D.C.. A Bondade de Estranhos de Mauricio Ianes e a estética relacional. 2011 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HOLZER, D.C.. Mostra de Arte - Expressões e Impressões. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. . Fala sobre a Exposição Nas curvas do meu corpo meus segredos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. ; DEISTER, V. ; LOURENCO, C. . Corpo Poético: Inquietações, Investigações e proposições. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
HOLZER, D.C.. Fala sobre o espetáculo de Dança 55013. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
HOLZER, D.C.. Capacitação para professores da Rede Municipal de Ensino. 2017. .

2.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. . Video Aula linguagens Artísticas Integradas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video Aula).

3.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. . Vídeo de Apresentação do Curso de Arte Modalidade EAD. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo de Apresentação).

4.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. . Ebook Linguagens Artísticas Integradas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

5.
HOLZER, D.C.. Capacitação em Arte para professores da Rede Municipal de Ensino de Guarapuava. 2016. .

6.
HOLZER, D.C.. Capacitação em Arte para professores da Rede Municipal de Ensino de Chopinzinho. 2016. .

7.
HOLZER, D.C.. Capacitação em Arte para professores da Rede Municipal de Ensino de Guarapuava. 2015. .

8.
HOLZER, D.C.. Oficina Pedagógica de Escola e Curriculo. 2011. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
HOLZER, D.C.. Espetáculo de Dança Estér. 2015. Coreográfica.

2.
BAHLS, I.B ; BATISTA, D.S ; HOLZER, D.C. . Desfios. 2008. Coreográfica.

Artes Visuais
1.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. . Nas curvas do meu corpo, meus segredos. 2016. Fotografia.

2.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. . Nas Curvas do meu corpo, meus segredos. 2016. Fotografia.

3.
HOLZER, D.C.. Francesca Woodman - Uma homenagem. 2015. Fotografia.

4.
HOLZER, D.C.. Dê Corpo e Alma. 2010. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
HOLZER, D.C.. Intervenção Danças Circulares - Recepção aos calouros. 2017 (Intervenção).

2.
HOLZER, D.C.. Mostra Da disciplina de Produção de Espetáculo de Dança- 55013. 2016 (Trabalho de Conclusão de Curso).

3.
HOLZER, D.C.. Mostra da disciplina de direção de espetáculo de dança - Àtimo. 2016 (Trabalho de Conclusão de Curso).

4.
HOLZER, D.C.. Intervenção Danças Circulares - Salão de Extensão. 2016 (Intervenção).

5.
HOLZER, D.C.. Mostra da disciplina de direção de Espetáculo de Dança - Um segundo antes de acordar. 2016 (Trabalho de Conclusão de Curso).

6.
HOLZER, D.C.. Mostra da Disciplina de Produção de Espetaculo em Dança. 2015 (Mostra de Dança).

7.
HOLZER, D.C.. Mostra da disciplina de Direção de Espetáculo de Dança. 2015 (Trabalho de Conclusão de Curso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
HOLZER, D.C.; TAFURI, L.; BRANDAO, M. F.. Participação em banca de Andreia Tomen Zierhut. Música Popular Brasileira no Ensino da Arte. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

2.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Carmelita Pilatti de Oliveira. A arte como disciplina Escolar: um pouco da historia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

3.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Inez Morador Lopez. A Contribuição do teatro na Educação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

4.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Nayane de Matos Horst. O ensino da arte no ensino fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

5.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Julia Pereira dos Santos Gonçalves. Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil a partir da música. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

6.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Conceição Maria Vianna. A contribuição d Arte no Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

7.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Vanessa Oliveira. A abordagem da dança nas escolas especiais pelo professor de arte e pelo professor de Educação física. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

8.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Viviely de Góes. O trabalho com a dança nas aulas de arte em Pitanga. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

9.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Cecilia Eurich Martins. teatro na Escola: Aprendizagem e desenvolvimento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

10.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Rosimara Machado. Tecnologia no ensino da arte. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

11.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Edinalva Machado. Interdisciplinaridade no processo Ensino Aprendizagem de Arte e Historia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

12.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Rafaela Fernandes. Dança: Linguagem do corpo na educação infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

13.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Debora Pereira da Cruz. A importancia da música em sala de aula. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

14.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Aniele Cardoso dos Santos. Jogos Cooperativos como possibilidade transversal de trabalhos em aulas de dança. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

15.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Ademir Schupichek Maciel. A arte como forma de expressão do ser humano, desde o surgimento até a educação escola no contexto atual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

16.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Vera Lucia de Oliveira. Arte, Dança Circular como recurso de ensino para jovens e adultos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

17.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Luciana Costa. A dança e suas possibilidades de trabalho no contexto escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

18.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Eliane Alberti. O papel do professor de arte: Um enfoque sobre a dança. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

19.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Melania Beló Germano. Curriculo de arte: uma discussão a partir dos PCN's e das DCE's. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

20.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Roselba Cordeiro de Abreu. A dança no cotidiano escolar: como a disciplina de arte pode contribuir para o desenvolvimento integral de todos os alunos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

21.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Mirla Fabiola Zatesko. Os elementos historicos da dança como forma de arte e seu carater educacional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

22.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Roseli Aparecida Borges. A música nas aulas de arte. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

23.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Julio Cezar Peczek. A dança na Escola: possibilidades e limites. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

24.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Valderez Santos Azevedo Lopes. Cinema: Possibilidades de utilização deste recurso no ambiente escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

25.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Claudecir Ferreira Gundim. O ensino de arte para o mundo atual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

26.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Eliane Naprogeni. A importancia da música no ensino aprendizagem. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

27.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Valeria Novac T. Da Silva. A arte no contexto escolar do ensino fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

28.
BRANDAO, M. F.; TAFURI, L.; HOLZER, D.C.. Participação em banca de Daniele Cristina Borges Schmoeller. O ensino de arte no ensino fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte na Educação) - Faculdade de Guairacá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R.; BET, K. Z.. Participação em banca de Mariana Covalski Arboit.A experiência pessoal nos processos criativos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R.; MELO, D.. Participação em banca de Giseli Maria Buczak.Fotografia encenada: Uma viagem ao mundo onírico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R.; ABREU, A. C.; ROSAS, R. H.. Participação em banca de Yohanna Rocha.Direito e Arte: Uma análise da performance Rhythm 0 de Marina Abramovic sobre o prisma do direito penal brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
HOLZER, D.C.; SANTOS, K.; BET, K. Z.. Participação em banca de Claudemir Lopes Paraguai.É jogando que se aprende a dançar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R.; SANTOS, K.; BET, K. Z.. Participação em banca de Erika Paiva Kloster.O desenvolvimento da expressividade do bailarino por meio do ensino do teatro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R.; CEBULSKI, M. C.. Participação em banca de Avanice Krauze Kalwa.Segredos para se contar histórias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HOLZER, D.C.. Banca de Seleção de Bolsista - Supervisão PIBID. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R.; SANTOS, K.. XVII Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
CUNHA, D. S. S.; HOLZER, D.C.. Seleção de Bolsista Supervisor - PIBID. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
CUNHA, D. S. S.; HOLZER, D.C.. Seleção de Bolsista de Graduação - PIBID. 2015.

5.
HOLZER, D.C.. XV Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. 2014. Arte na Escola.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mostra de Arte. 2017. (Exposição).

2.
XII Simpósio de Arte-Educação: Criatividade e Ludicidade. 2017. (Simpósio).

3.
XI Simpósio de Arte Educação.O PIBID e a realidade escolar: conhecendo o colégio Bibiana Bitencurt. 2014. (Simpósio).

4.
XI Simpósio de Arte-Educação.Relato sobre a prática autorretrato e colcha de retalhos. 2014. (Simpósio).

5.
Televisando o Futuro.Projeto Televisando o Futuro 2013. 2013. (Outra).

6.
Televisando o Futuro.Projeto Televisando o Futuro 2013. 2013. (Outra).

7.
X Simpósio de Arte-Educação. 2013. (Simpósio).

8.
V Simpósio de Arte-Educação. 2007. (Simpósio).

9.
XV Semana de História. 2007. (Simpósio).

10.
IV Simpósio de Arte-educação. 2006. (Simpósio).

11.
IV Simpósio de Arte-educação.Jackson Pollock e a arte do gesto livre. 2006. (Oficina).

12.
A chave para a criação- Oficina Contexto e Multiculturalidade. 2005. (Oficina).

13.
XIV Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC. 2005. (Encontro).

14.
II Simpósio de Arte-educação. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOLZER, D.C.. Mostra de Arte Expressões e Impressões. 2017. (Exposição).

2.
HOLZER, D.C.. Siepe - Semana de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Outro).

3.
HOLZER, D.C.. Mostra de Arte. 2017. (Exposição).

4.
HOLZER, D.C.. Mostra de Arte Expressões e Impressões. 2016. (Exposição).

5.
HOLZER, D.C.. Nas Curvas do meu Corpo, meus Segredos. 2016. (Exposição).

6.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. ; SANTOS, K. . XII SIMPÓSIO DE ARTE - LUDICIDADE E CRIATIVIDADE. 2016. (Congresso).

7.
HOLZER, D.C.. Francesca Woodman- Uma homenagem. 2015. (Exposição).

8.
HOLZER, D.C.. XI Simpósio de Arte Educação - Dialogando com as tecnologias. 2014. (Exposição).

9.
HOLZER, D.C.. XI Simpósio de Arte Educação - Dialogando com as tecnologias. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Santana. O ruído na performance. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

2.
VANESSA MARQUES SEMCHECHEN. A importância da Arte na Educação Infantil. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

3.
Karla Fiuza. Dança no contexto da Escola. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

4.
Silvana Ribas. A música como instrumento de ensino e aprendizagem na escola. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).

5.
Kely Karen Piaceski. A importância da música na Educação Infantil. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Maurivete Gonzato Vieira Lopes. A importância da fotografia na disciplina de Arte. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

2.
Josafat Homeniuk. A escola do campo refletindo a identidade e o contexto do educando a partir da Arte.. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

3.
Isabel Cristina Maricato Nobukuni. Tecnologia Digital na Arte Contemporânea.. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).

4.
Rosana de Fatima Zanela Spricigo. INTERVENÇÃO URBANA: UMA LINGUAGEM DA ARTE CONTEMPORÂNEA COM ADOLESCENTES DO CENSE DE PATO BRANCO. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Centro-Oeste. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Yohana Rocha. Direito e Arte: Uma análise da Performance Rhythm 0 de Marina Abramovic sobre o prisma do Direito Penal Brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

2.
Mariana Covalski Arboit. A experiência pessoal nos processos criativos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

3.
Giseli Buckzak. FOTOGRAFIA ENCENADA: UMA VIAGEM AO MUNDO ONÍRICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

4.
Claudemir Lopes Paraguai. É JOGANDO QUE SE APRENDE A DANÇAR: a cooperação dentro das danças circulares.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

5.
Nilson Ferreira de Almeida. A Importância da Dança nas Aulas de Arte: Reflexão Pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

6.
REGIANE APARECIDA DOS SANTOS MATUCHENEZ. O ENSINO DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

7.
Jéssica Aimê Portelinha. Contribuição da Dança Contemporânea para Expressividade no Balé Clássico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

8.
Jessica Bianca Przygocki. DENTRO DO ESPELHO: Um instante em Giselle. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

9.
Danielle Eduana Rech Gerber. O ensino da Dança Contemporânea nas escolas de Ed. Básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

10.
Giuliano Alencar Tiburcio. COMPREEDENDO A DANÇA DE RUA E SUA INSERÇÃO NA ESCOLA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arte - Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Denise Cristina Holzer.

Orientações de outra natureza
1.
Alessandra Siviero Martins Zito. Arte Contemporânea: Uma incógnita a ser revelada. 2014. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Denise Cristina Holzer.

2.
Marisa Safranski Soares. Arte Contemporânea: Reflexões sobre a body art. 2014. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Denise Cristina Holzer.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
HOLZER, D.C.2016HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. . O Ensino da Dança na Escola: Possíveis espaços para sua prática. Revista NUPEART, v. 15, p. 112-127, 2016.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HOLZER, D.C.; CALDAS, F. R. ; DEISTER, V. ; LOURENCO, C. . Corpo Poético: Inquietações, Investigações e proposições. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOLZER, D.C.. XI Simpósio de Arte Educação - Dialogando com as tecnologias. 2014. (Exposição).

2.
HOLZER, D.C.. XI Simpósio de Arte Educação - Dialogando com as tecnologias. 2014. (Congresso).

3.
HOLZER, D.C.. Mostra de Arte Expressões e Impressões. 2016. (Exposição).

4.
HOLZER, D.C.. Nas Curvas do meu Corpo, meus Segredos. 2016. (Exposição).



Outras informações relevantes


Aprovada em concurso público para professor de ensino Fundamental e médio - SEED /PR 2007



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 9:05:29