Maria do Socorro Ribeiro Padinha Padinha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9343268359724540
  • Última atualização do currículo em 17/01/2018


PROFESSORA ADJUNTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT. Pós Doutora e Investigadora do CES/Universidade de Coimbra/Portugal (2017). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2014). Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará-UEPA (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2006). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ensino Superior e Relações Raciais (ERA/UFT). Integrante, desde 2007, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA), Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino Superior, Educação/Ciência/Cidadania, Educação Científica, Pesquisa na Pós-Graduação, Ralações Raciais, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Pesquisas em Educação, Políticas Educacionais para a Igualdade Racial, Educação e Relações Étnico-Raciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria do Socorro Ribeiro Padinha Padinha
Nome em citações bibliográficas
PADINHA, M. S. R.

Endereço


Endereço Profissional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, Curso de Ciências Sociais.
Avenida Nossa Senhora de Fátima
Centro
77900000 - Tocantinópolis, TO - Brasil
Telefone: (63) 32328074


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Relações Raciais, a pesquisa na Pós-Graduação em Educação no Brasil (2005-2010), Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Wilma de Nazaré Baía Coelho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Pós-graduação e Relações Raciais; Relações Raciais, Pesquisa, Práticas Formalizadas.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Narrativas Orais na Comunidade Remanescente de Quilombo Menino Jesus: processos de educação e memória,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Josebel Akel Fares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2002
Graduação em andamento em Letras (Licenciatura).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Formação de Professores.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O Desvendar da Língua Escrita no Processo de Alfabetização.
Orientador: Valéria Campos.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, UFT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Curso de Ciências Sociais, Campus de Tocantinópolis/UFT


Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DA PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 30
Outras informações
Como professora convidada, ministrou a disciplina Bases Teóricas da Metodologia Científica, com 30 horas para a Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: PROFESSOR CONVIDADO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA PÓS-GRADUAÇÃO, Carga horária: 15
Outras informações
Como professora convidada, ministrou a disciplina Técnicas de Elaboração de Projetos, para o Curso Lato Sensu em Sepervisão e Coordenação Pedagógica, pela Universidade da Amazônia, com duração de 15horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora da Pós-Graduação
Outras informações
Ministrou a disciplina Metodologia Científica e da Pesquisa em Educação para Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, 30 horas-aula.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação
Outras informações
Ministrou a disciplina Técnicas de Elaboração de Projetos para a Pós-Graduação Lato Sensu em Supervisão/Coordenação Pedagógica, 15 horas-aula.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: aluna de pós-graducação

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: aluna pós-graduação doutorado, Enquadramento Funcional: MONITORIA, Carga horária: 10
Outras informações
Realizou trabalho de Monotoria no Módulo História Indígena e do Indigenismo, do Curso de Especialização Lato Sensu em Relações Raciais para o Ensino Fundamental, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, pela UFPA.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Aluna Pós-Graduação Doutorado, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4
Outras informações
Realizou trabalho de Monitoria do Módulo História da África II, do Curso de Especialização Lato Sensu em Relações Racias para o Ensino Fundamental, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, pela Universidade Federal do Pará.


CENTRO EDUCACIONAL COLIBRI, CEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, Carga horária: 8


Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: MONITORIA, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO
Outras informações
MONITORIA DA DISCIPLINA TEORIAS DA INCLUSÃO E EDUCAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES RACIAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, NO PERÍODO DE 13 A 17/4/2010, PROMOVIDO PELO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/UNIAFRO; SOB ORIENTAÇÃO DA PROFª DRª WILMA DE NAZARÉ BAÍA COELHO.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: ESTÁGIO EM DOCÊNCIA SUPERIOR, Enquadramento Funcional: ESTÁGIÁRIO
Outras informações
Realizou Estágio-Docência na disciplina Estágio Supervisionado II (Curso de História/102h/a), no período de janeiro a maio de 2010, e sob a orientação da Profª Wilma de Nazaré Baía Coelho.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTÁGIO EM DOCÊNCIA SUPERIOR, Carga horária: 4
Outras informações
ESTÁGIO NA DISCIPLINA "ARTE, CULTURA E SOCIEDADE", DO CURSO DE LETRAS (UEPA).


Centro de Estudos Novo Horizonte, CENH, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Funcional, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Relações Raciais e Formação de Professores na Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis
Descrição: A meta principal desse projeto é investigar e elaborar relatório de pesquisa, no período de fevereiro de 2015 a dezembro de 2015, sobre o conhecimento teórico-metodológico que alunos e alunas dos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia e Educação do Campo apresentam sobre a temática Relações Raciais e a obrigatoriedade dessa temática no Sistema de Ensino do Brasil para a promoção da igualdade racial na educação. O Projeto pretende analisar o conhecimento teórico-metodológico dos alunos (as) sobre relações raciais. Identificar no construto teórico-metodológico dos alunos práticas formalizadas que atendam às intenções educacionais descritas nos programas do Governo Federal. Explicar quais os interesses que movem as práticas formalizadas dos alunos a partir das demandas educacionais para a promoção da igualdade racial. Elaborar uma cartografia sobre os mapas conceituais que orientam o conhecimento teórico-metodológico dos alunos (as) a respeito da temática relações raciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria do Socorro Ribeiro Padinha Padinha - Coordenador.
2010 - Atual
VALORES E HIERARQUIAS ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE BELÉM DO PARÁ: COR, RAÇA E PRECONCEITO
Descrição: VALORES E HIERARQUIAS ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE BELÉM DO PARÁ: COR, RAÇA E PRECONCEITO aprovado pelo Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, coordenado por Wilma de Nazaré Baia Coelho wilma.coelho@pq.cnpq.br..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
MEMÓRIA DE PROFESSORES BELÉM ANTIGA
Descrição: Memória de mestre: Belém antiga em narrativas de professores da Educação Básica Descrição: Este projeto, coordenado e executada por professores e alunos do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA), registrado no diretório 5/CNPq, ligado ao Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará, tem como proposta contribuir para a recuperação da memória sociocultural de Belém, de 1940 a 1960, por meio da voz das lembranças de idosos com mais de 65 anos. É uma pesquisa qualitativa e se utiliza da metodologia de história oral. O trabalho desenvolve-se em três partes, duas etapas concluídas e uma em processo de construção. A primeira etapa constitui-se do projeto Memória de Belém em história de velhos (2004), os intérpretes foram moradores do Asilo Pão de Santo Antônio e se registrou a cidade no aspecto sociocultural, de forma geral, como bairro, moradia, equipamentos urbanos, transporte, saúde, escolaridade, divertimento, moda, política. A segunda Memória de Belém em Testemunho de Artistas (2005/6), por meio de vozes de artistas das diferentes expressões estéticas, a Belém desenhou-se especialmente, pelas narrativas vindas do mundo das artes, os aspectos artísticos da cidade: espaço, formação e circulação. Na terceira parte, em andamento, Memória de Mestre: Belém Antiga em Narrativas de Professores da Educação Básica prossegue-se a urdidura do município por meio da voz de educadores de diferentes graus de ensino, e, assim, reconstrói-se as dimensões da educação e da história social, com traços expressos nos relatos sobre escolas, professores, métodos de ensino, bem como movimentos educacionais para além do instituído.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 1) / Mestrado acadêmico ( 3) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Denise de Souza Simões Rodrigues - Integrante / Joséa de Oliveira Fares - Integrante / Venize Nazaré Ramos Rodrigues - Integrante / Maria do Perpétuo Soco.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Práticas educacionais sobre Relações Raciais
Descrição: O projeto objetiva a realização de momentos de formação para alunos (as) do campus de Tocantinópolis para o trato teórico-metodológico sobre relações raciais. A meta é apresentar aos estudantes: Conhecimento do conjunto jurídico sobre Relações Raciais. Conhecimento teórico-metodológico. Elaboração de práticas formalizadas. Conhecimento sobre material e recurso didático que tratam sobre a temática relações raciais: música, literatura, iconografia e filme. A formação aos alunos será por meio de Ciclo de debates sobre a temática. Os ciclos de debates serão divididos em quatro eixos temáticos, os quais serão desenvolvidos no período de fevereiro de 2015 a dezembro de 2015. Os seguintes eixos temáticos: Conhecimento do conjunto jurídico sobre Relações Raciais; Conhecimento teórico-metodológico; Elaboração de práticas formalizadas; Conhecimento sobre material e recurso didático que tratam sobre a temática relações raciais: música, literatura, iconografia e filme, serão desenvolvidos juntamente pela proponente desse projeto e seus bolsistas/monitores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Maria do Socorro Ribeiro Padinha Padinha - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - Atual
Práticas de escrita e leitura: registro de verbetes acadêmico-científicos na Universidade Federal do Tocantins/campus de Tocantinópolis
Descrição: PROJETO DE ENSINO: tem por objetivo geral elaborar e apresentar um Dicionário acadêmico sobre vocabulários e expressões que adjetivam espaços, ações, objetos, pessoas e trabalho no espaço acadêmico. O referido Dicionário acadêmico será organizado e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Padinha Padinha e de autoria dos graduandos da referida disciplina. Especificamente: (a) desenvolver conceitos e concepções em contextos de significação acadêmico-científica e histórico-social sobre leitura e escrita; (b) desenvolver aquisições da leitura e escrita acadêmico-científica (c) elaborar material acadêmico-científico que inclua o contexto linguístico do campo universitário; (d) proporcionar aos acadêmicos experiências de elaboração de material científico-acadêmico em contexto histórico-social da linguagem, (e) apresentar a produção do Dicionário Acadêmico à comunidade acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Maria do Socorro Ribeiro Padinha Padinha - Coordenador.
2015 - Atual
Memória social da Educação de Tocantinópolis/TO: vozes mnemônicas de Professores e Professoras
Descrição: PROJETO DE ENSINO: tem por objetivo geral elaborar e apresentar um Documentário sobre os processos mnemônico de professores e professoras a respeito da Educação na cidade de Tocantinópolis/TO. O referido documentário será organizado e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Padinha Padinha e de autoria dos graduandos da referida disciplina. Especificamente: (a) desenvolver conceitos e concepções sobre memória social, memória coletiva, memória de grupo e memória individual em contextos de significação acadêmico-científica e histórico-social; (b) elaborar material acadêmico-científico que inclua o contexto sócio-histórico da educação no Brasil e suas especificidades mnemônicas e territoriais; (c) proporcionar aos acadêmicos experiências de elaboração de material científico-acadêmico sobre os territórios da memória social da sociedade brasileira, (d) apresentar a produção do Documentário à comunidade acadêmica.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Maria do Socorro Ribeiro Padinha Padinha - Coordenador.
2015 - Atual
Relações Raciais: orientações e ações didático-pedagógicas para professores (as) da educação Básica
Descrição: PROJETO DE ENSINO: tem por objetivo geral elaborar e apresentar um material didático-pedagógico que reúna a produção dos acadêmicos sobre a temática educação e relações raciais. Espera-se, ao final da referida disciplina, apresentar o referido material, em versão digital, em três dimensões de orientações e ações exequíveis para o trato didático-pedagógico sobre a temática racial na Educação Básica: (a) Propostas de aulas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; (b) Propostas de materiais didáticos e atividades pedagógicas; (c) Glossário sobre Educação e Relações Raciais. O referido material será organizado e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Padinha Padinha e de autoria dos graduandos da referida disciplina. Especificamente, os objetivos desse Projeto são: (a) apresentar as discussões sobre o conhecimento do conjunto jurídico sobre Educação e Relações Raciais; (b) desenvolver o conhecimento teórico-metodológico sobre conceitos de raça, etnia, discriminação, preconceito, identidade, diferença, diversidade cultural, estereótipos e relações raciais; (c) Elaborar material didático-pedagógico sobre Educação e Relações Raciais; (d) proporcionar aos acadêmicos experiências de elaboração de material científico-acadêmico-pedagógico, (d) apresentar a produção do Material didático-pedagógico à comunidade acadêmica e às escolas da rede pública do Município de Tocantinópolis..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Maria do Socorro Ribeiro Padinha Padinha - Coordenador.


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: LIVROS HISTÓRIA E GEOGRAFIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Ms. Maria do Socorro Ribeiro Padinha  Data: 01/02/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
WILMA COELHO2013WILMA COELHO ; PADINHA, M. S. R. . COORDENADORAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: legislação educacional, formação crítica e relações raciais. Linhas Críticas (Online), v. 19, p. 229-250, 2013.

2.
COELHO, W. B.2011COELHO, W. B. ; PADINHA, M. S. R. . Formação de professores e conhecimento teórico-metodológico sobre racismo, preconceito e discriminação racial no Ensino Fundamental. Políticas Culturais em Revista, v. 4, p. 53-65, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PADINHA, M. S. R.. DICIONÁRIO DE VERBETES E JARGÕES ACADÊMICOS. 1º. ed. PORTO ALEGRE: EDITORA CIRKULA LTDA, 2016.

2.
PADINHA, M. S. R.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 1º. ed. PORTO ALEGRE: EDITORA CIRKULA LTDA, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
PADINHA, M. S. R.. IDENTIDADE RACIAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. In: MARIA DO SOCORRO RIBEIRO PADINHA PADINHA; FERNANDA ALBUQUERQUE; LEANDRO RAIZER; MAURO MEIRELLES; DANIEL MOCELIN. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO. 1ºed.PORTO ALEGRE: EDITORA CIRKULA LTDA, 2016, v. , p. 194-227.

2.
PADINHA, M. S. R.; COELHO, W. B. . Investimentos públicos na educação e igualdade racial: temas e contextos. In: Wilma de Nazaré Baía Coelho, Jesiane Calderaro Costa Vale, Nicelma Josenila Brito Soares, Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França. (Org.). Educação, História e Relações Raciais, debates em perspectivas. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 1-371.

3.
PADINHA, M. S. R.; FARES,Josebel Akel . O tempo da memória na "cosmovisão" africana. In: Josebel Akle Fares; Denise Simões Rodrigues. (Org.). Memória,imaginário Educação na Amazônia.. 1ed.BELÉM: EDUEPA, 2013, v. 1, p. 37-55.

4.
PADINHA, M. S. R.; BRITO, E. A. S. ; RODRIGUES, M. L. ; NASCIMENTO, M. A. B. ; BASTOS, R. S. . O uso didático-metodológico do livro Betina para o trato pedagógico sobre relações étnico-raciais. In: WILMA BAÍA COELHO, NICELMA BRITO SOARES. (Org.). Visibilidades e desafios: estratégias pedagógicas para abordagem da questão étnico-racial na escola. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011, v. 1, p. 61-72.

5.
PADINHA, M. S. R.; FARES,Josebel Akel . Narrativas orais, Educação e Memória. In: Wilma de Nazaré Baía Coelho. (Org.). Educação e Relações Raciais. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010, v. , p. 127-150.

6.
PADINHA, M. S. R.; SANTOS, R. A. ; SILVA, R. B. E. . APRESENTAÇÃO. In: COELHO, Wilma, MAGALHÃES, Ana. (Org.). EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE: Olhares sobre a educação para as relações étnico-raciais. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010, v. 1, p. 1-304.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PADINHA, M. S. R.; WILMA COELHO . Éducation et relations ethniques et raciales : une étude sur le cadre théorique de théses de doctorat en éducation soutenues de 2005 à 2010 au Brésil. In: Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation, 2011, Paris. RECHERCHES SUR LA CITOYENNETÉ ET LA SOCIALISATION Communications CONGRÈS 14-, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PADINHA, M. S. R.. Narrativas Orais na Comunidade Remanescente de Quilombo Menino Jesus: processos de educação, memória e resitência. In: Seminário do Grupo de Pesquisa Cultura e Memórias Amazônicas, 2008, Belém. Avaliação e Prospecção. BELÉM: UEPA, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
COELHO, W. B. ; PADINHA, M. S. R. . Coordenadoras e Práticas Pedagógicas: Legislação Educacional, Formação Crítica e Relações Raciais. Linhas Críticas (Online), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
PADINHA, M. S. R.. O interior da Ciência: Ideologia e a Sociologia do Conhecimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PADINHA, M. S. R.; WILMA COELHO . EDUCAÇÃO E LITERATURA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PADINHA, M. S. R.; WILMA COELHO . A PRESENÇA DA COR: UMA LEITURA DOS ESTUDOS RACIAIS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PADINHA, M. S. R.. Narrativas orais e educação quilombola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
WILMA COELHO ; PADINHA, M. S. R. . Educação e Diversidade Cultural: trato pedagógico na Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PADINHA, M. S. R.. Narrativas orais, Educação e Memória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PADINHA, M. S. R.. NARRATIVAS ORAIS NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MENINO JESUS: PROCESSOS DE EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PADINHA, M. S. R.. GUARDIÕES DA TRADIÇÃO: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE QUILOMBOLA PELO VIÉS MÍTICO POÉTICO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PADINHA, M. S. R.. Narrativas Orais e Questões de Identidade em uma Comunidade Quilombola da Amazônia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PADINHA, M. S. R.. Guardiã da tradição: construção da identidade quilombola pelo viés mítico-poético. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PADINHA, M. S. R.. III DIÁLOGOS CURRICULARES "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO: ANCORAGENS, DESLOCAMENTOS E ESTRANHAMENTOS" 2010 (REVISÃO ORTOGRÁFICA).

2.
WILMA COELHO ; PADINHA, M. S. R. . A questão racial na escola: um estudo sobre as representações dos agentes da escola sobre os conteúdos étinico-raciais. Belém: Unama, 2010 (REVISÃO ORTOGRÁFICA).

3.
SANTOS, R. A. ; PADINHA, M. S. R. ; SILVA, R. B. E. . APRESENTAÇÃO DE LIVRO. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010 (APRESENTAÇÃO DE LIVRO).

4.
WILMA COELHO ; PADINHA, M. S. R. . EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS: CONCEITUAÇÃO E HISTORICIDADE. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010 (REVISÃO TEXTUAL).

5.
FARES, JOSEBEL ; PADINHA, M. S. R. . NARRATIVAS ORAIS NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MENINO JESUS: PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA. BELÉM: CUMA/PPGED/CCSE/PROPESP/UEPA, 2008 (SEMINÁRIO DE CULTURAS E MEMÓRIAS AMAZÔNICAS: AVALIAÇÃO E PROPESCÇÃO).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PADINHA, M. S. R.. revista Artfícios, Dossiê Diferênça e Educação. 2011.

2.
SANTOS, R. A. ; PADINHA, M. S. R. ; SILVA, R. B. E. . APRESENTAÇÃO DE LIVRO. 2010.

3.
PADINHA, M. S. R.. Etnoliteratura: Literatura Amazônica e Alfabetização. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
COELHO, W. B. ; PADINHA, M. S. R. . A LEI Nº 10.639/2003 EM PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: formação continuada na Escola de Aplicação da UFPA.. 2012. (Desenvolvimento de material didático).

2.
PADINHA, M. S. R.. BULLYING: responsabilidade jurídica e social. 2011. (PALESTRANTE).

3.
PADINHA, Maria do Socorro Ribeiro Padinha ; PADINHA, M. S. R. . BIBLIOGRAFIA BÁSICA SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PADINHA, M. S. R.. Diversidade Cultural na Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PADINHA, M. S. R.. Um Diálogo com a Linguagem: Nova Metodologia para Aquisição da Escrita. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PADINHA, M. S. R.; SOUSA, K.. Mestre. 2015. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
no VII SEMINÁRIO NACIONAL E IX SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.A Lei nº 10.639/2003: debates interdisciplinares. 2015. (Seminário).

2.
PALESTRA UM OLHAR PARA DENTRO DE SI.UM OLHAR PARA DENTRO DE SI: REFLEXÕES SOBRE OS PRECONCEITOS QUE NOS HABITAM. 2010. (Outra).

3.
VI CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO DE PESQUISADORES (AS) NEGROS (AS). A PRESENÇA DA COR: UMA LEITURA DOS ESTUDOS RACIAIS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL (1994-2009). 2010. (Congresso).

4.
FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. NARRATIVAS ORAIS NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MENINO JESUS: PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA. 2009. (Congresso).

5.
FORUM SOCIAL MUNDIAL. NARRATIVAS ORAIS NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MENINO JESUS: PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E MEMÓRIA. 2009. (Congresso).

6.
XXIII ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS E LINGUÍSTICA.GUARDIÕES DA TRADIÇÃO: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE QUILOMBOLA PELO VIÉS MÍTICO-POÉTICO. 2008. (Encontro).

7.
I Ciclo Linguístico e Literário Temático. Universidade Federal do Pará - UFPA. 2007. (Outra).

8.
Mini-Curso Literatura e História. Projeto de Pesquisa Rotas do Mito. Centro de Letras - UFPA. 2007. (Outra).

9.
Mini-Curso Literatura e Sociedade. Projeto de Pesquisa Rotas do Mito. Centro de Letras - UFPA. 2007. (Outra).

10.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2007. (Congresso).

11.
XI Encontro Regional Norte dos Estudantes de Letras / EREL. Universidade Federal do Pará - UFPA. 2007. (Encontro).

12.
Curso: Inconsciente na Siciedade. Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFPA. 2006. (Outra).

13.
Curso: Temas Polêmicos em Gestalt-Terapia de Casal e de Família: violência, Infidelidade, doenças, perdas e luto, segredos e drogas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFPA. 2006. (Outra).

14.
VII Encontro Nacional IFNOPAP. Universidade Federal do Pará - UFPA. 2003. (Encontro).

15.
VIII Semana Acedêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação / UEPA. Universidade do Estado do Pará - UEPA.. 2003. (Outra).

16.
Mini-Curso: Literatura Paraense: leitura e análise de obras. Universidade Federal do Pará - UFPA. 2002. (Outra).

17.
VII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação / UEPA. Universidade do Estado do Pará - UEPA. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COELHO, W. B. ; PADINHA, M. S. R. . FÓRUM DE GRADUAÇÃO: formação, identidade, profissionalização. 2011. (Outro).

2.
COELHO, W. B. ; PADINHA, M. S. R. . III SEMINÁRIO NACIONAL E V SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSOR E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2011. (Outro).

3.
COELHO, W. B. ; PADINHA, M. S. R. . CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES RACIAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. (Concurso).

4.
WILMA COELHO ; PADINHA, M. S. R. . II SEMINÁRIO NACIONAL E IV SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2010. (Outro).

5.
PADINHA, M. S. R.. Educação Quilombola e Experiências de Educação Antirracista. 2009. (Outro).

6.
COELHO, W. B. ; PADINHA, M. S. R. . I SEMINÁRIO NACIONAL E III SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2009. (Outro).

7.
CARVALHO, N. C. ; MARIA BETÂNIA ALBUQUERQUE ; PADINHA, M. S. R. . SENTIDOS DA CULTURA: SABERES AFRO-BRASILEIROS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO. 2008. (Outro).

8.
WILMA COELHO ; PADINHA, M. S. R. . II SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANA MÁRCIA PEREIRA DA SILVA. O Apelido enquanto Identidade pejorativa a partir do Âmbito Escolar. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO em Relações Raciais para o) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
DENIS FRANK FERREIRA MACHADO. O uso das novas tecnologias para o Ensino das Relações Étnico-Raciais no Ensino Fundamental. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO em Relações Raciais para o) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
ROSÂNGELA MARIA DO AMARAL VASCONCELLOS. ETNOMATEMÁTICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO em Relações Raciais para o) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
ELIENE S. A. BRITO;MÁRCIA L. RODRIGUES;Mª AUGUSTA NASCIMENTO. Relações Raciais e Currículo: a implementação da Lei nº 10.639/2003 na Escola Municipal Professor Florestan Fernandes.. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO em Relações Raciais para o) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

5.
ROSEANE SANTOS BASTOS. Educar para a diversidade, respeitando a riqueza das diferenças.. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO em Relações Raciais para o) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
COELHO, W. B. ; PADINHA, M. S. R. . Coordenadoras e Práticas Pedagógicas: Legislação Educacional, Formação Crítica e Relações Raciais. Linhas Críticas (Online), 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 16:29:59