Andreson Carlos Elias Barbosa

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  • Última atualização do currículo em 25/05/2018


Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2001), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação escolar e também na Socioeducação. Atuou como professor do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) ministrando as seguintes disciplinas: Introdução à Educação, Psicologia da Educação e Desenvolvimento e História da Educação. Estuda a temática da Menoridade. É Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andreson Carlos Elias Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, A. C. E.

Endereço


Endereço Profissional
Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Fórum Distrital de Icoaraci.
Rua Manoel Barata, 1107
Ponta Grossa (Icoaraci)
66812020 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (091) 32153621


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Raymundo Nogueira de Faria e a Ilha da Redenção: um projeto de vida intelectual dedicada aos ?deserdados da sorte? em Belém do Pará, Brasil, na primeira metade do século 20, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Sônia Maria da Silva Araújo.
Palavras-chave: Delinquência Juvenil; Raymundo Nogueira de Faria; Biografia; Educação Moral; História Intelectual; Colônia Reformatória de Cotijuba.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação na Amazônia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Intelectual.
2009 - 2011
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Instituto Paraense de Educandos Artífices e a Morigência dos Meninos Desvalidos na Belém da Belle Époque,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Sônia Maria da Silva Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Província do Grão Pará; criança desvalida e degradada; Instituto Paraense de Educandos Artífices.
Grande área: Ciências Humanas
2001 - 2003
Especialização em Curso de Especialização em Informática e Educação. (Carga Horária: 370h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Antigas Desculpas para novas tecnologias: a utilização da informática na E.E.E.F.M Santa Maria de Belém do Grão Pará e o Paradigma do Uso com Computador na Educação.
Orientador: Ana Telma Monteiro de Sousa.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Facilitadores de Preparação à Adoção. (Carga horária: 60h).
Tribunal de Justiça do Estado do Pará, TJEPA, Brasil.
2017 - 2017
Sociologia clinica: história de vida y resistência. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2017
Grupo de Pesquisa José Veríssimo e Pensamento Educ.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
Oficina sobre apadrinhamento de crianças e adolescentes acolhidos. (Carga horária: 20h).
Tribunal de Justiça do Estado do Pará, TJEPA, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao Direito da Infância e Juventude. (Carga horária: 60h).
Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Qualificação de Agente de Proteção. (Carga horária: 30h).
Tribunal de Justiça do Estado do Pará, TJEPA, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação em Técnicas de Entrevista Investigativ. (Carga horária: 60h).
Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará, ESM PARÁ, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Fé na Prevenção. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2012 - 2012
ECA na Escola. (Carga horária: 60h).
Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor, CEATS / FIA, Brasil.
2009 - 2011
Grupo de Pesquisa ECOS.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. (Carga horária: 60h).
Secretaria Especial de Direitos Humanos, SDH, Brasil.
2009 - 2009
Prevenção ao Uso de Drogas para Professores. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Estágio-Docência. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Disseminadores em Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2008 - 2008
Rodadas de multiplicação para agentes da FUNCAP. (Carga horária: 10h).
Centro Artistico Cultural Belém Amazônia, CACBA, Brasil.
2004 - 2004
Modelo Pedagógico Amigoniano. (Carga horária: 172h).
Secretaria Especial de Direitos Humanos, SDH, Brasil.
2003 - 2003
O Ensino Religioso e os PCN's. (Carga horária: 8h).
Editora Paulinas, EDPAULINAS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Regência de Classe - PROALTO - 5ª Fase. (Carga horária: 43h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2000 - 2000
Capacitação de Docência - PROALTO - 5ª Fase. (Carga horária: 84h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.


Atuação Profissional



Tribunal de Justiça do Estado do Pará, TJ/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Judiciário especialidade Pedagogia, Carga horária: 30

Atividades

09/2015 - 10/2015
Ensino, Curso de Qualificação PROSEL/2015, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Atuou como Moderador no "Curso de Qualificação para Agentes de Proteção da Infância e Juventude da VIJDI-TJEPA" no módulo "Panorama da Infância no Basil: concepções e políticas (On line)"
08/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fórum Distrital de Icoaraci, Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci.

Cargo ou função
Coordenador da Comissão Organizadora do Processo Seletivo para Agentes de Proteção da Infância e Juventude - 2015.

Fundação Centro de Referência em Educação Prof Eidorfe Moreira, FUNBOSQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Grupo do Magistério, Carga horária: 30

Atividades

06/2008 - 11/2013
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Núcleo de Acompanhamento Pedagógico - NAP.

Serviço realizado
Serviço de Orientação Educacional.

Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor - Formador II no PARFOR, Carga horária: 70, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou a disciplina "História da Educação" para os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia - PARFOR, Campus Belém


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor PARFOR, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 80
Outras informações
Ministrante da disciplina "Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento" para os alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia - PARFOR, Campus Abaetetuba.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista PARFOR, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Ministrou a disciplina "Introdução à Educação" para os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia - PARFOR, Campus de Almeirim


Fundação da Criança e do Adolescente do Pará, FUNCAP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2006 - 05/2009
Direção e administração, Centro de Adolescentes em Semiliberdade, .

Cargo ou função
Gerenciar o cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade, coordenando os aspectos técnico-pedagógicos e administrativos.
10/2004 - 04/2006
Serviços técnicos especializados , Centro Interativo Jovem Cidadão (CIJOC), .

Serviço realizado
Coordenar a elaboração das programações de lazer, esporte e recreação da Unidade; Orientar e fornecer subsídios aos educadores na execução dos estudos orientados; Elaborar instrumentais de avaliação individual, referentes às atividades formativas; Co.

Secretaria Municipal de Educação de Moju, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Atividades

03/2003 - 10/2004
Direção e administração, Laboratório Municipal de Informática de Moju, .

Cargo ou função
Participação na construção do Projeto Político Pedagógico para o Laboratório; 0rientar a organização curricular; Promover reuniões com pais e/ou responsáveis; Promover a conscientização da comunidade intra-escolar da importância da participação das.
03/2001 - 03/2003
Serviços técnicos especializados , Escola Municipalizada Lauro Sodré, .

Serviço realizado
Garantir o cumprimento da função social da escola; Promover intercâmbio entre comunidade e escola; Participação na construção do Projeto Político Pedagógico; 0rientar a organização curricular; Promover reuniões de pais e mestres;.

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Auxiliar de Pesquisa, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Um estudo do pensamento educacional de mulheres latino-americanas do século XIX
Descrição: Este projeto, pensado a partir de duas experiências de pesquisa uma centrada na discussão de gênero, realizada entre os anos 2008-2011; outra centrada no pensamento educacional de homens de letras e de ciência do continente latino-americano do século XIX, realizado entre os anos 2011-2013 , tem como objeto de pesquisa o pensamento educacional de mulheres latino-americanas do século XIX. Objetivamos, de modo geral, analisar, com base na história cultural, na história intelectual e no estudo comparado do pensamento social, escritos educacionais de mulheres latino-americanas do século XIX, com vistas à compreensão do sentido que assumiram no processo de libertação das nações do continente. As questões de investigação que levantamos são: a) Que eixos temáticos se constituem como basilares no pensamento educacional de mulheres latino-americanas que viveram no século XIX? b) Que fundamentos teóricos respaldam esse pensamento coletivo? C) Como esse pensamento se situa no contexto histórico de libertação do continente? Epistemologicamente, o estudo se fundamenta na história cultural, na história intelectual e no estudo comparado do pensamento social. Metodologicamente, procederemos as seguintes etapas de pesquisa: 1º) Faremos um levantamento de pensadoras do século XIX, por país latino-americano do Sul; 2º) Organizaremos um dicionário com verbetes sobre essas mulheres; c) Realizaremos estudos monográficos sobre essas mulheres; 3º) Faremos estudos comparados entre escritos produzidos por essas mulheres. Com base em estudos anteriores, cujas temáticas se aproximam desta proposta, acreditamos que as mulheres latino-americanas que produziram escritos sobre educação no século XIX se ocuparam, em grande parte, da função docente e tematizam a questão da educação em meio a discussões sobre a democratização do acesso ao ensino, a libertação do continente contra o colonialismo, o nacionalismo e o patriarcado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Andreson Carlos Elias Barbosa - Integrante / Laura Maria Silva Araújo Alves - Integrante / Sônia M. da Silva Araujo - Coordenador / Cesar Castro - Integrante / João Colares da Mota Neto - Integrante / Laura Maria S. Araújo Alves - Integrante / Adriane Raquel Santana de Lima - Integrante / Raimundo Nonato Araújo da Rocha - Integrante / Luana Costa Viana - Integrante / Carmeci dos Reis Viana - Integrante / Adriana Dias de Moura - Integrante / Ana Maria Maciel Correa - Integrante / Geovane Silva Belo - Integrante / Adelia Maria Miglievich Ribeiro - Integrante / Alexandra Astudillo Figueroa - Integrante / Lucia Lionetti - Integrante / Benedito Gonçalves Costa - Integrante / Maria Natalina Mendes Freitas - Integrante / Maria do Socorro da Silva Guimarães - Integrante.
2011 - 2013
Um Estudo Comparado do Pensamento Educacional América Latina - Brasil e Venezuela (1819-1928)
Descrição: O objeto de investigação do projeto Um estudo comparado do pensamento educacional na América Latina Brasil e Venezuela (1819-1928) versa sobre as idéias de educação de pensadores da América Latina, particularmente os da América do Sul de língua espanhola e o Brasil, produzido do primeiro quartel do século 19 ao primeiro do século seguinte, mais precisamente entre os anos 1819-1928. A intenção é, de forma mais ampla, mapear esta produção, identificando seus autores e escritos; de forma mais específica, iniciar um estudo comparado a partir da produção do Brasil e da Venezuela. Nosso objetivo é analisar, por meio da história comparada do pensamento social, a concepção de educação defendida por pensadores das letras e da ciência do primeiro quartel do século 19 ao primeiro do século seguinte na América Latina e, assim, identificar o lugar de importância que ela a educação ocupa na formação das nações ameríndias ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andreson Carlos Elias Barbosa - Integrante / Laura Maria Silva Araújo Alves - Integrante / Sônia M. da Silva Araujo - Coordenador / Sônia Bertolo - Integrante / Telmo Renato da Silva Araujo - Integrante / Cesar Castro - Integrante / Hector Ospina - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2000 - 2000
Registro de Experiências Pedagógicas na Prática da Interdisciplinaridade
Descrição: Subprojeto: Incentivo a Leitura, coordenado pela profa Dra Laises do Amparo Braga, exercendo atividades de pesquisa e docência, com carga horária total de 80h, desenvolvido nas Escolas da Rede Pública de Ensino;.
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andreson Carlos Elias Barbosa - Integrante / LaÍses do Amparo Braga - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Medida Sócioeducativa/Especialidade: Medidas socioeducativas em meio semi-aberto.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
1º Concurso Literário do TJEPA, Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
2010
Aprovado na 1ª fase da seleção para tutores à distância do curso de aperfeiçoamento em Educação para Direitos Humanos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém.
2009
Aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Analista Judiciário - Área/Especialidade Pedagogia, Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
2008
Aprovado em Concurso Público de provas e títulos para o Cargo de Pedagogo, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - HEMOPA.
2008
Aprovado em Concurso Público de provas e títulos para o Cargo de Pedagogo, Fundação em Referência Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira - FUNBOSQUE.
2008
Aprovado em Concurso Público de provas e títulos para o Cargo de Técnico em Nivel Superior: Pedagogia, Universidade do Estado do Pará.
2008
Aprovado em Concurso Público de provas e títulos para o Cargo de Técnico em Gestão Pública em Pedagogia, Defensoria Pública do Estado do Pará.
2008
Aprovado em Concurso Público de provas e títulos para o Cargo de Técnico em Educação, Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC..
2004
Aprovado em Concurso Público de provas e títulos para o Cargo de Pedagogo, Fundação da Criança e Adolescente do Pará - FUNCAP.
2001
Aprovado em Concurso Público de provas e títulos para o Cargo de Licenciado Pleno em Pedagogia, Secretaria Municipal de Educação de Moju - SEMED.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CANCIO, R. N. P.2016CANCIO, R. N. P. ; BARBOSA, A. C. E. . PÓS-COLONIALISMO, EDUCAÇÃO E CONSCIÊNCIA CRÍTICA LATINO-AMERICANA EM ?ARIEL?, DE RODÓ. Periferia (Duque de Caxias), v. 8, p. 21-44, 2016.

2.
BARBOSA, A. C. E.2015BARBOSA, A. C. E.; ARAUJO, S.M.S ; CANCIO, R. N. P. . A concepção educacional de José Pedro Varela (1835-1879). Intellèctus (UERJ. Online), v. 14, p. 17-35, 2015.

3.
BARBOSA, A. C. E.2012BARBOSA, A. C. E.; Araujo, SMS . Instituto Paraense de Educandos Artifices: Um Recurso para a Formação do Cidadão Morigerado na Belém da Belle Époque. Educação e Emancipação (UFMA), v. 5, p. 34-57, 2012.

4.
BARBOSA, A. C. E.2011BARBOSA, A. C. E.. A Formação de Cidadãos Distinctos e Morigerados na Província do Grão-Pará: 1870-1889. VER A EDUCAÇÃO (UFPA), v. 12, p. 247-270, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA, A. C. E.. Instruídos, Distintos e Morigerados: O Atendimento dos Meninos Desvalidos no Instituto Paraense de Educandos Artífices (1870-1889). 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 01. 280p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, A. C. E.; ARAUJO, S.M.S . O Atendimento aos Desvalidos, Índios, Mestiços e Ingênuos na Amazônia Imperial: O Instituto Paraense de Educandos Artífices (1872-1889). In: ARAUJO, S.M.S; FRANÇA, M.P.S.G.S.A; ALVES, L.M.S.. (Org.). Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Republicano. 1ed.Belém: EDUEPA, 2015, v. 1, p. 133-161.

2.
BARBOSA, A. C. E.. Uma Legislação Marcada pela Colonialidade: o primeiro Código de Menores do Brasil. In: Agenor Sarraf Pacheco; Genio Nascimento; Jerônimo da Silva e Silva; Maria Ataide Malcher. (Org.). Pesquisas em Estudos Culturais na Amazônia: cartografias, literaturas & saberes interculturais. 1ed.Belém: EditAEDI, 2015, v. 01, p. 1014-1035.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARBOSA, A. C. E.. Educação, formação e controle. Beira do Rio, 01 ago. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, A. C. E.; Araujo, SMS . O Projeto de edificação social de Raymundo Nogueira de Faria e a transformação de Cotijuba (Belém-PA) na Ilha da Redenção na primeira metade do século 20. In: Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos, 2017, Belém. Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos. Belém: NAEA, 2017. p. 4433-4447.

2.
BARBOSA, A. C. E.; ARAUJO, S.M.S ; BARROS, G. N. P. . Delinquência Juvenil na Amazônia Republicana: Estudos acerca da Menoridade Brasileira. In: X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação, 2014, Curitiba. Percursos e desafios na história da educação luso-brasileira. Curitiba: COLUBHE, 2014. v. 1. p. 1-12.

3.
BARBOSA, A. C. E.. Uma Legislação Marcada pela Colonialidade: O Primeiro Código de Menores do Brasil. In: II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia, 2013, Belém. II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia: Seminários Temáticos, 2013.

4.
BARBOSA, A. C. E.. A Formação do Cidadão Morigerado no Pará Imperial eo Processo Civilizador no Instituto Paraense de Educandos Artífices. In: I Seminário de História da Infância na Amazônia, 2012, Belém. I Seminário de História da Infância na Amazônia - Anais, 2012.

5.
BARBOSA, A. C. E.; ARAUJO, S.M.S . O Instituto Paraense de Educandos Artífices: novas perspectivas para o atendimento dos desvalidos no Pará. In: XX EPENN, 2011, Manaus. Educação, culturas e diversidades. Manaus: Valer Editora, 2011. p. 1-9.

6.
BARBOSA, A. C. E.. Dos Capitães da Areia aos Capitães das Mangueiras: a adolescência infratora no discurso oficial. In: VIII Encontro Nacional de Políticas Educacionais e Curriculo, 2009, Belém. VIII Encontro Nacional de Políticas Educacionais e Curriculo: Ética e regulação no curriculo e nas politicas educacionais. Belém, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, A. C. E.; CANCIO, R. N. P. . A Formação de Educandos Artífices como Estratégia Civilizatória na Belém dos Fins do Século XIX. In: II Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade, 2013, Belém. Caderno de Programação e Resumos, 2013. v. único. p. 151-153.

2.
BARBOSA, A. C. E.; ARAUJO, S.M.S . A Formação dos Meninos Artifices Amazônicos na Belém da Belle Epoque. In: 1º Coloquio de História da Educação do Pará, 2011, Belém. O estado do conhecimento em história da educação do Pará. Belém: EDUEPA, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, A. C. E.. La educación del pueblo na perspectiva do uruguaio José Pedro Varela (1845-1879). In: X Coloquio Tradición y Modernidad en el Mundo Iberoamericano, 2014, Cádiz - Espanha. TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO MUNDO IBERO-AMERICANO. Cádiz - Espanha: Asociación de Historia Actual, 2014. v. 01. p. 40.

2.
BARBOSA, A. C. E.. As marcas da colonialidade na legislação menorista brasileira de 1927. In: X Coloquio Tradición y Modernidad en el Mundo Iberoamericano, 2014, Cádiz - Espanha. TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO MUNDO IBERO-AMERICANO. Cádiz - Espanha: Asociación de Historia Actual, 2014. v. 01. p. 57.

3.
BARBOSA, A. C. E.. A legislaçao colonial, a expropiaçao e o ocultamento do outro na história do Brasil. In: X Coloquio Tradición y Modernidad en el Mundo Iberoamericano, 2014, Cádiz - Espanha. TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO MUNDO IBERO-AMERICANO. Cádiz - Espanha: Asociación de Historia Actual, 2014. v. 01. p. 52.

4.
ARAUJO, S.M.S ; ALVES, L.M.S.A ; BARBOSA, A. C. E. . História da Infância desvalida no Pará do Oitocentos. In: 1º Coloquio de História da Educação do Pará, 2011, Belém. O estado do conhecimento em história da educação do Pará, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, A. C. E.; Araujo, SMS . O projeto de edificação social de Raymundo Nogueira de Faria e a transformação de Cotijuba (Belém-Pa) na Ilha da Redenção na primeira metade do século 20. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARBOSA, A. C. E.. Sistema Socioeducativo: uma abordagem interdisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARBOSA, A. C. E.; ARAUJO, S.M.S . A Formação dos Meninos Artífices Amazônicos na Belém Belle Époque. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBOSA, A. C. E.. Dos Capitães da Areia aos Capitães das Mangueiras: a adolescência infratora no discurso oficial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOSA, A. C. E.. O Instituto Paraense de Educandos Artífices e a Morigerância dos Meninos Desvalidos na Belém da Belle Époque 2011 (Resumo de Dissertação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, R. A. ; BARBOSA, A. C. E. ; COSTA, S. L. ; NOVOA, T. C. B. ; MOURA, R. . Relatório da VII Jornada de Audiências Concentradas. 2014.

2.
GUEDES, A. C. ; BARBOSA, A. C. E. . Atendimento Socioeducativo do Estado do Pará. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, A. C. E.. Andreson defende tese de doutorado falando do obidense Raimundo Nogueira de Farias. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
BARBOSA, A. C. E.. Sem Censura. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, A. C. E.; ARAUJO, S.M.S . Referências (bibliográficas) : o que é? como fazer?. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apresentação em power point).

2.
GUEDES, A. C. ; BARBOSA, A. C. E. . Manual do Preenchimento do Instrumental de Coleta de Dados do Cidadão Beneficiário. 2007. (Manual).

3.
BARBOSA, A. C. E.. Ensino da Matemática nas Séries Iniciais e os Contextos Culturais da Aprendizagem. 2004. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Araujo, SMS; ALVES, L.M.S.A; BARBOSA, A. C. E.. Participação em banca de Stefany Caroline Vasconcelos Freitas.Tenso, Intenso e sem Consenso: o Debate sobre a Formação do Pedagogo e as demandas do mercado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Paraense de Pedagogos. 2018. (Congresso).

2.
Seminário "A Entrega voluntária de crianças para adoção"."Questões Jurídicas da entrega voluntária de crianças para adoção". 2018. (Seminário).

3.
Seminário "A Entrega Voluntário de Crianças para Adoção". 2018. (Seminário).

4.
Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos.O projeto de edificação social de Raymundo Nogueira de Faria e a transformação de Cotijuba (Belém-Pa) na Ilha da Redenção na primeira metade do século 20. 2017. (Seminário).

5.
Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos. 2017. (Seminário).

6.
Seminário Famílias, adoção e homoafetividade. 2015. (Seminário).

7.
3º Colóquio Michel Foucault. 2014. (Seminário).

8.
Aula inaugural: Condições de trabalho, repercussões pessoais n/dos envolvidos com a pg stricto sensu: balanço e perspectivas, com Dr. Lúcio Bianchetti. 2014. (Outra).

9.
X Colóquio Internacional Tradición y Modernidad en nel Mundo Iberoamericano.A Legislação Colonial, a expropriação e o ocultamento do outro na história do Brasil. 2014. (Outra).

10.
X Colóquio Internacional Tradición y Modernidad en nel Mundo Iberoamericano.As marcas da colonialidade na legislação menorista brasileira de 1927. 2014. (Outra).

11.
X Colóquio Internacional Tradición y Modernidad en nel Mundo Iberoamericano.La educacion del pueblo na perspectiva do uruguaio José Pedro Varela (1845-1879). 2014. (Outra).

12.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. DELINQUENCIA JUVENIL NA AMAZÔNIA REPUBLICANA: ESTUDOS ACERCA DA MENORIDADE BRASILEIRA. 2014. (Congresso).

13.
11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2013. (Seminário).

14.
Cartografia de memórias: patrimônio, culturas e poderes na Amazônia. 2013. (Outra).

15.
Círculo Temático: Pós-colonialismo e pensamento decolonial. 2013. (Seminário).

16.
II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia.UMA LEGISLAÇÃO MARCADA PELA COLONIALIDADE: O PRIMEIRO CÓDIGO DE MENORES DO BRASIL. 2013. (Seminário).

17.
II Colóquio Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. 2013. (Seminário).

18.
I Seminário Internacional Pós-colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina. 2013. (Seminário).

19.
I Seminário Internacional Pós-colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina.A LEGISLAÇÃO MENORISTA BRASILEIRA E AS MARCAS DA COLONIALIDADE. 2013. (Seminário).

20.
Palestra: As pesquisas sobre a cultura material escolar no Brasil. 2013. (Seminário).

21.
Palestra: Cartografia de Memórias: patrimônio, culturas e poderes na Amazônia. 2013. (Seminário).

22.
XI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Curriculo. 2013. (Seminário).

23.
Congresso Eidorfe Moreira. 2012. (Congresso).

24.
III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação.A FORMAÇÃO DO CIDADÃO MORIGERADO NO PARÁ IMPERIAL E O PROCESSO CIVILIZADOR NO INSTITUTO PARAENSE DE EDUCANDOS ARTÍFICES (1870-1889). 2012. (Seminário).

25.
I Seminário de História da Infância na Amazônia.A FORMAÇÃO DO CIDADÃO MORIGERADO NO PARÁ IMPERIAL E O PROCESSO CIVILIZADOR NO INSTITUTO PARAENSE DE EDUCANDOS ARTÍFICES (1870-1889). 2012. (Seminário).

26.
IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários. 2012. (Encontro).

27.
I Colóquio de História da Educação no Pará.A FORMAÇÃO DOS MENINOS ARTÍFICES AMAZÔNICOS NA BELÉM BELLE ÉPOQUE. 2011. (Seminário).

28.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação. A História das Crianças Marginalizadas na Amazônia: a Experiência do Instituto Paraense de Educandos Artifices (1870-1899). 2010. (Congresso).

29.
Semana Pedagógica da Escola Eduardo Miller.A Administração do Tempo e a Prátrica Pedagógica. 2010. (Seminário).

30.
1ª Jornada Educacional dos Professores e Técnicos da Escola Bosque.Educação, Diversidade & Direitos Humanos. 2009. (Encontro).

31.
Circulo Temáticos do ECOS.Pierre Bourdieu e o Poder Simbólico. 2009. (Seminário).

32.
Forúm Mundial de Educação. 2009. (Congresso).

33.
Forúm Social Mundial. 2009. (Congresso).

34.
II Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2009. (Outra).

35.
III Diálogos Curriculares: Formação de Professores e Curriculo. 2009. (Seminário).

36.
Semana Pedagógica da Escola Eduardo Miller.Qualidades Essenciais de uma Equipe Produtiva. 2009. (Oficina).

37.
VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Curriculo.Dos Capitães da Areia aos Capitães das Mangueiras: a adolescência infratora no discurso oficial. 2009. (Seminário).

38.
Rodadas de Multiplicação para agentes da FUNCAP.A utilização das radionovelas no trabalho sócio-educativo: um relato de experiência. 2008. (Oficina).

39.
I Conferência Paraense de Direitos Humanos e Equidade Social. 2007. (Encontro).

40.
Ressignificando a Prática socioeducativa na Perspectiva da educação libertadora. 2007. (Seminário).

41.
Educação para a Liberdade. 2006. (Seminário).

42.
III Treinamento Técnico Administrativo da FUNCAP.O Trabalho Pedagógico no cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade. 2006. (Encontro).

43.
Formação continuada para professores das unidades de internação da FUNCAP. 2004. (Oficina).

44.
Treinamento e Capacitãção de Educadores para o trabalho de atendimento à adolescentes em conflito com a lei dentro do modelo pedagógico amigoniano. 2004. (Simpósio).

45.
Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

46.
II Encontro Paraense de Educação Matemática.Jogos e Dinâmicas Matemáticas nas Séries Iniciais: Os Contextos Culturais de Aprendizagem. 2000. (Encontro).

47.
V Semana Academica do CCSE.O ensino de matemática e os contextos culturais da aprendizagem: jogos para as séries iniciais. 2000. (Oficina).

48.
V Semana Academica do CCSE. 2000. (Encontro).

49.
XI Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia.O Ensino de Matemática nas series inicias e os contextos culturais. 2000. (Encontro).

50.
XX Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia.O ensino da matemática nas séries iniciais e os contextos culturais. 2000. (Encontro).

51.
II Encontro de Didática e Prática de Ensino.Paulo Freire: da Pedagogia Tradicional à Pedagogia Libertadora. 1999. (Encontro).

52.
II Simpósio de Política e Administração da Educação da Amazônia - II SIPAEA. 1999. (Simpósio).

53.
I Simpósio de Educação Infantil. 1999. (Simpósio).

54.
XIX Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagógia. 1999. (Encontro).

55.
XIX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Araujo, SMS ; MOTA NETO, J. C. ; BARBOSA, A. C. E. . Círculo Temático Pós-colonialismo e pensamento decolonial. 2013. (Outro).

2.
BARBOSA, A. C. E.. GT 10: Educação, Cultura e Sociedade. 2013. (Outro).

3.
ARAUJO, S.M.S ; BARBOSA, A. C. E. ; CANCIO, R. N. P. . III Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade. 2013. (Outro).

4.
ARAUJO, S.M.S ; MOTA NETO, J. C. ; BARBOSA, A. C. E. . Mesa Redonda: Introdução ao Pós-colonialismo e à decolonialidade. 2013. (Outro).

5.
BARBOSA, A. C. E.. Palestra: HISTÓRIA DA INFÂNCIA E PRÁTICAS CULTURAIS. 2013. (Outro).

6.
HAGE, S.M. ; BARBOSA, A. C. E. . VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo. 2009. (Outro).

7.
BARBOSA, A. C. E.. Fórum Social Mundial. 2009. (Outro).

8.
ARAUJO, S.M.S ; ALVES, L.M.S.A ; SANTOS, A.R. ; BARBOSA, A. C. E. . II Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Hilare Cristine da Silva Mota. Estágio Supervisionado. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade da Amazônia. Tribunal de Justiça do Estado do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Stefany Caroline Vasconcelos Freitas. Tenso, intenso e sem consenso: o debate sobre a formação da pedagogo e as demandas do mercado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Andreson Carlos Elias Barbosa.

Orientações de outra natureza
1.
Hilare Cristine da Silva Mota. Estágio Supervisionado. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade da Amazônia, Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Orientador: Andreson Carlos Elias Barbosa.

2.
Alécia de Kácia Castro Ferreira Souza. Estágio Supervisionado. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Orientador: Andreson Carlos Elias Barbosa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARBOSA, A. C. E.2012BARBOSA, A. C. E.; Araujo, SMS . Instituto Paraense de Educandos Artifices: Um Recurso para a Formação do Cidadão Morigerado na Belém da Belle Époque. Educação e Emancipação (UFMA), v. 5, p. 34-57, 2012.



Outras informações relevantes


Participação na 5ª fase do Programa de Alfabetização de Adultos (PROALTO), da Universidade do Estado do Pará, atuando como docente, com carga horária total de 348h;

Participação voluntária no Operation Smile, em Agosto de 2004, como tradutor e monitor de crianças do pré-operatório.



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