Maria Zenaide Valdivino da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0385542020715697
  • Última atualização do currículo em 25/07/2018


Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, lotada no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016), com Estágio Sanduíche realizado na Universidade de Londres (UCL, 2015), no Instituto de Educação (IOE). Possui o título de Mestre em Linguística Aplicada também pela UECE (2011) e o título de Especialista em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2008). É graduada em Letras com habilitação em língua inglesa e respectivas literaturas também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006). Professora do Programa de Pós-Graduação em ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É vice-líder do Grupo Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras- EALE (UERN) e membro do Grupo de Pesquisa LEV-CNPq_Leitura e Escrita - Do verbal ao visual, na UECE. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando com temas como: Ensino e aprendizagem de língua inglesa, multimodalidade, multiletramentos, análise e ensino de gêneros textuais, análise de livros didáticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Zenaide Valdivino da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. Z. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM.
BR 405
Arizona
59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil
Telefone: (84) 33512560
Fax: (84) 33513909
URL da Homepage: www.uern.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Linguística Aplicada.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Antonia Dilamar Araújo.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
2015 - 2015
Doutorado em Linguística Aplicada.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
com período sanduíche em University College of London (Orientador: Jeff Bezemer).
Título: O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: investigando a relação entre a abordagem do livro didático de língua inglesa e a prática docente, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Antonia Dilamar Araújo.
Coorientador: Jeff Bezemer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UM ESTUDO SOBRE AS CRENÇAS DE ALUNOS-PROFESSORES DE LETRAS/LÍNGUA INGLESA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Antonia Dilamar Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: crenças; Gêneros textuais.; ensino-aprendizagem; alunos-professores; língua inglesa.
2006 - 2007
Especialização em Especialização em Língua Inglesa. (Carga Horária: 465h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Crenças de alunos de graduação sobre o gênero textual "monografia".
Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.
2002 - 2005
Graduação em Letras com habilitação em língua inglesa.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: A motivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa na rede pública de ensino.
Orientador: Marcos Nonato de Oliveira.




Formação Complementar


2015 - 2015
Multimodality: a social framing of communication and learning. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Multimodality: a social semiotic framing of commun. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Gêneros de discurso e os novos letramentos: dialog. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Gêneros cadêmicos na sala de aula de aula: uma pro.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2007 - 2007
Oficina Pesquisa em Gêneros Textuais e Ensino.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
oficina de oratória. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2006 - 2006
Introdução à lexicografia didática: o uso do dicio. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Textos para o ensino de língua inglesa: seleção e. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Teorias de Aquisição de segunda língua ou língua e. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Visão crítica dos métodos e abordagem do Ensino de. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2005 - 2005
Oficina de Cinema.
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2004 - 2004
Música e ensino de língua inglesa- nível intermedi. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2004 - 2004
Análise de erros em textos de língua inglesa. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2004 - 2004
Listening comprehension activities in English lang. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2003 - 2003
Intonation of american english (Fonética e fonolog. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2002 - 2002
Argumentação e seus efeitos de sentido. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.
2002 - 2002
Introdução à fonética e fonologia da língua ingles. (Carga horária: 9h).
Universidade do Estado do Rio Grande do N orte, UERN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora - Depto. Letras Estrangeiras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professora Temporária, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Letras/Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino II (Língua Inglesa)
2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, .

07/2017 - 11/2017
Ensino, Letras/Língua Inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos em Língua Inglesa
08/2017 - 09/2017
Ensino, Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Temático Multiletramentos e Ensino de Línguas
05/2017 - 07/2017
Ensino, Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Verbal e Não Verbal
01/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia II
Língua Inglesa VI
09/2016 - 12/2016
Ensino, Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
2016.2: Ensino de Aprendizagem da Leitura e Escrita
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II
Língua Inglesa VII
02/2016 - 06/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa III
Língua Inglesa VI
Seminário de Monografia II
04/2016 - 04/2016
Ensino, Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
2016.1: Linguística Aplicada
03/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa V
Língua Inglesa VI
Metodologia do Ensino I
09/2014 - 02/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino II
Orientação e Estágio Supervisionado I
04/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II
Novas Tecnologias e Ensino de Línguas e Literaturas
Novas Tecnologias e Ensino de Línguas e Literaturas (Turma B)
Orientação e Estágio Supervisionado II
10/2013 - 03/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação e Estágio Supervisionado I
Orientação e Estágio Supervisionado II
Seminário de Monografia II
05/2013 - 09/2013
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II
Língua Inglesa VI
Orientação e Estágio Supervisionado I
Fundamentos de Língua Inglesa
05/2009 - 10/2009
Ensino, Letras com habilitação em língua inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa III
Língua inglesa V
Prática de Ensino II
05/2009 - 10/2009
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras e Artes, Instituto de Letras e Artes.

Atividade realizada
Coordenado do Estágio Supervisionado II do Núcleo Avançado de Educação Superior - NAESU.
10/2008 - 04/2009
Ensino, Letras com habilitação em língua inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa VI, Prática de Ensino II, Literatura Inglesa III
10/2008 - 04/2009
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras e Artes, Instituto de Letras e Artes.

Atividade realizada
Coordenadora do Estágio I e II do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Umarizal - NAESU.
05/2008 - 09/2008
Ensino, Letras com habilitação em língua inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino I, Língua Inglesa VII
05/2008 - 09/2008
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Letras e Artes, Instituto de Letras e Artes.

Atividade realizada
Coordenado do Estágio Supervisionado I do Núcleo avançado de Educação Superior de Umarizal-NAESU.
11/2007 - 04/2008
Ensino, Letras com habilitação em língua inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa VI, Literatura Inglesa I, Literatura Inglesa III, Fonética e Fonologia do Inglês I
04/2007 - 09/2007
Ensino, Letras com habilitação em língua inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa I, Leitura e Produção Textual em Inglês I, Língua Inglesa Instrumental II, Música e Ensino de Línguas II
11/2006 - 02/2007
Ensino, Letras com habilitação em língua inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa VI, Literatura Norte-Americana III, Metodologia do Ensino de Língua Inglesa II, Língua Inglesa Instrumental I

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

10/2009 - 03/2010
Estágios , Centro de Humanidades, .

Estágio realizado
Estágio de docência sob a supervisão da Profa. Dra. Antonia Dilamar Araújo, durante o semestre 2009.2, ministrando a disciplina de 4 créditos (68 horas/aula) intitulada "Tópicos em Gêneros Textuais em Língua Inglesa"..

ESCOLA FISK, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora seletista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: seletista, Enquadramento Funcional: Pofessora de Lngua Inglesa, Carga horária: 20

Atividades

08/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Breaking Free
Have Fun 4
My Second English Adventure
Playground 2
Playground 4 (Turma 1)
Playground 4 (Turma 2)
Spreading Wings
02/2011 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Breaking Free
Have Fun 3 (turma 1)
Have Fun 3 (turma 2)
My First English Adventure
Playground 1
Playground 3
Spreading Wings
08/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de língua inglesa

Colégio e Curso Evolução, CCE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 2
Outras informações
Atuando no Cursinho Pré-Vestibular Disciplina: Língua Inglesa (com enfoque instrumental)


Centro Educacional Moura Brasil, CEMB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Carteira assinada, Enquadramento Funcional: funcionária efetiva, Carga horária: 20

Atividades

02/2000 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Geografia


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de línguas- Linha de pesquisa do PPGE/UERN


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
LETRAMENTO MULTIMODAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: uma análise do material didático utilizado por alunos-professores de Letras/inglês
Descrição: As mudanças que têm ocorrido nas diversas esferas sociais no âmbito da comunicação, tornando-se ainda mais multimodal, têm levado a reflexões sobre como e se ações pedagógicas refletem essas transformações. Às instituições de ensino é dada a responsabilidade de discutir e de propor abordagens que correspondam a essa realidade. Nesse sentido, os cursos de formação de professores têm grande responsabilidade, sobretudo aqueles voltados para o estudo de línguas. No caso do curso de licenciatura Letras/Inglês, principalmente nas disciplinas específicas em que se discutem questões de ensino, essa discussão é primordial. A disciplina de estágio é o momento em que teoria e prática devem encontrar-se, além de proporcionar averiguar que abordagens e que concepções de ensino e de linguagem, os alunos levam consigo. É objetivo deste projeto conhecer como os estagiários estão lidando com as questões multimodais na sala de aula de língua inglesa, durante a fase de regência de sala de aula. Por acreditar que a seleção e a elaboração do material didático e seus planos de aulas são o reflexo das abordagens que priorizam em suas práticas, é que estabelecemos como objetivo geral desse projeto investigar o potencial do recursos visuais presentes no material didático impresso utilizado e elaborado por alunos estagiários de Letras/inglês, para o desenvolvimento do letramento multimodal dos alunos do ensino fundamental da escola pública. A fundamentação teórica que embasará a análise compreenderá a Gramática do Design Visual (GDV) dos autores Kress e van Leeuwen (1996, 2006), outras teorias que focam na multimodalidade e nos multiletramentos, como Jewitt (2008, 2009), Bezemer e Kress (2008, 2014, 2015, 2016) e o The New London Group (2000), a proposta de aplicação da multimodalidade no ensino, através do modelo ?Show me? (Mostre-me) de Callow (1999, 2005, 2006, 2008, 2013), em que apresenta as dimensões afetivas, críticas composicionais de análise do texto imagético; e em outros autores da teoria do letramento visual/multimodal crítico, como Oliveira (2006), Rojo (2012), Lemke (2010), dentre outros. A operacionalização deste estudo se dará por meio de uma metodologia descritiva e interpretativista. Cinco professores em formação que estagiarão no ensino fundamental I, nas escolas públicas da cidade de Pau dos Ferros-RN, farão parte da pesquisa, cedendo o material e os planos de aulas para análise. Os dados, analisados sob o paradigma qualitativo, compreenderão as seguintes categorias: (1) recursos visuais presentes no material utilizado pelos estagiários na fase de regência de classe; (2) habilidades linguísticas mais exploradas a partir das imagens do material didático; (3) recorrência das dimensões afetivas, críticas e composicionais nas atividades propostas a partir das imagens; (4) relação do material utilizado com o plano de aula do professor estagiário. A partir desses dados, veremos o potencial do material utilizado por alunos-professores para o tratamento dos recursos visuais presentes no material didático impresso, bem como os objetivos almejados pelos professores usuários desse material, a partir de seus planos de aulas. Dessa maneira, poderemos refletir sobre as possíveis implicações que a abordagem utilizada por esses professores em formação pode ter para o ensino de inglês na escola pública..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Zenaide Valdivino da Silva - Coordenador / Cybele Ruana Ferreira de Morais - Integrante / Paulo David De Sousa Rêgo Pinto - Integrante.
2015 - Atual
CRENÇAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO: COM A PALAVRA, ALUNOS DE LÍNGUA INGLESA DE DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO
Descrição: A partir de 2011, testemunhamos mudança no contexto de ensino de língua inglesa como língua estrangeira, na escola pública. Alunos e professores passaram a ter acesso ao livro de língua inglesa como material didático nas escolas, da mesma forma que têm acesso a livros de outras disciplinas, desde 1996. Porém, a utilização desses livros didáticos tem suscitado discussões sobre a utilização, a adoção e a recepção dessa ferramenta por parte de alunos e de professores da escola pública, quando, na verdade, sabemos que em outros contextos de ensino dessa língua, o livro didático tem lugar privilegiado na abordagem do professor, e, ao que parece, tem a aceitação do público alvo. Para essa pesquisa, nos interessarão as crenças de alunos oriundos de variados contextos, no que se refere à utilização do livro didático de língua inglesa como língua estrangeira. Especificamente, buscaremos conhecer e comparar experiências e crenças de alunos oriundos de escola pública, de escola privada, de escola de idioma e de Letras/língua inglesa sobre a utilização, a função e o lugar do livro didático no contexto de ensino dessa língua. Tal investigação terá como base teórica, os estudos de Araújo (2012), Paiva (2009), Pinto e Pessoa (2009), Ramos (2009) para discutir sobre o livro didático. Dos estudos de crenças, serão pertinentes as reflexões de Pajares (1992), Barcelos (2003, 2006, 2010) e Silva (2011). Os dados serão coletados por meio de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, aplicados em turmas de cada um desses contextos. Além disso, serão analisados quali-quantitativamente e apresentados através de categorias elaboradas pelos membros da pesquisa. Esperamos que nossa pesquisa possa gerar reflexões relevantes ao tema, e que possa contribuir para as discussões que ainda precisam acontecer sobre o livro didático, no atual cenário de ensino de língua inglesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Zenaide Valdivino da Silva - Coordenador / Débora Lorena Lins - Integrante / Tassia Raissa Ferreira Pereira de Lima - Integrante.
2015 - Atual
Multiletramentos e leitura crítica de imagens: análise de livros didáticos de línguas estrangeiras nos Cursos de Letras do CAMEAM/UERN
Descrição: Estudos em torno dos multiletramentos advogam que é função da escola e dos professores de línguas proporcionarem o desenvolvimento de práticas letradas múltiplas, que capacitem os estudantes, dentre outras habilidades, à leitura consciente e crítica de imagens e textos multimodais (THE NEW LONDON GROUP, 1996; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; JEWITT; OYAMA, 2001; DIONÍSIO, 2005; JEWITT, 2008, ALMEIDA, 2011, entre outros). Sendo assim, torna-se necessário também refletir sobre a formação do professor de línguas estrangeiras, questionando se, no aprendizado da língua estrangeira no ensino superior, ele próprio foi instruído de modo a considerar o potencial ideológico e crítico de mensagens visuais. Nesse processo, um dos elementos que podem auxiliar o desenvolvimento dos multiletramentos é o livro didático adotado nas disciplinas de línguas dos cursos de graduação em Letras Estrangeiras. Assim, partindo da perspectiva epistemológica da Línguística Aplicada e tendo como base as teorias sobre os multiletramentos, a multimodalidade discursiva e os pressupostos da Semiótica Social, especialmente os conceitos teórico-metodológicos da Gramática do Design Visual de Kress & van Leeuwen (2006), investigaremos os livros didáticos adotados pelos Cursos de Letras em Língua Inglesa e em Língua Espanhola do Campus Avançado ?Profa. Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM/UERN), buscando analisar as imagens que compõem suas lições e o tratamento que lhes é dispensado pelos autores de tais livros. Para alcançarmos esse objetivo geral, buscamos (a) discutir os potenciais semióticos e ideológicos das imagens que compõem as lições dos livros didáticos supracitados; (b) avaliar as propostas de trabalho didático com as imagens sugeridas pelos autores desses livros, refletindo se tais propostas proporcionam o desenvolvimento dos letramentos visual e crítico; (c) examinar se as propostas dos autores proporcionam a leitura integrada entre imagem e texto verbal; (d) desenvolver propostas adicionais de abordagem das imagens nas lições analisadas, buscando suprir possíveis lacunas não exploradas pelos autores dos livros didáticos. Nosso estudo caracteriza-se como descritivo e bibliográfico, partindo de uma abordagem qualitativa e interpretativista dos dados coletados. O corpus compreende as edições do professor dos livros didáticos Interchange Fourth Edition, e Nuevo Ven; ambos utilizados, respectivamente, nas disciplinas voltadas para o ensino de inglês e espanhol como línguas estrangeiras dos Cursos de Letras em Língua Inglesa e de Letras em Língua Espanhola do CAMEAM/UERN. Esperamos que os resultados obtidos nesta pesquisa possam contribuir para o ensino dessas línguas no espaço acadêmico, auxiliando a cultivar futuros professores comprometidos com os multiletramentos e, consequentemente, com a formação de cidadãos mais conscientes e participativos das múltiplas práticas sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
LETRAMENTO VISUAL E CRÍTICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR MULTIMODAL SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA PÚBLICA
Descrição: Cada vez mais, vemos o conceito de texto ampliar-se e apresentar-se como multissemiótico ou multimodal. Recursos visuais como a imagem e o verbal se fundem e constroem novos sentidos. A esse conjunto de elementos, a semiótica se refere como a multimodalidade das formas de comunicação (DESCARDECI, 2002). À escola, cabe o papel de apresentar o texto escrito como apenas um dos modos. Seguindo essa perspectiva, a pesquisa ora apresentada busca analisar a presença da multimodalidade no livro didático do inglês da escola pública. Buscaremos identificar as habilidades linguísticas exploradas nos recursos visuais; averiguar se os gêneros multimodais promovem o letramento visual dos alunos; verificar se as imagens contribuem para o desenvolvimento do letramento crítico dos alunos; discutir a relação entre o verbal e o visual focalizada pelos autores. Assim, pretendemos responder às seguintes questões: Quais as habilidades linguísticas exploradas nos recursos visuais do livro didático? Os gêneros multimodais promovem o letramento visual dos alunos? As imagens contribuem para o desenvolvimento do letramento crítico dos alunos? Que relação entre o texto verbal e o visual é focalizada pelos autores? Esta pesquisa se constitui como sendo de cunho descritivo-analítica, interpretativista e quali-quantitativa. O objeto de pesquisa será o livro didático Alive!, selecionado pelo PNLD e utilizado no ensino fundamental em algumas escolas públicas da cidade de Pau dos Ferros-RN. Os procedimentos de análise seguirão as seguintes etapas: (1) levantamento das atividades do livro didático que envolvem o visual; (2) seleção dos recursos visuais a serem analisados; (3) análise e tabulação dos dados selecionados baseadas em categorias de acordo com os objetivos e questões de pesquisa. A partir dos resultados, discutiremos o tratamento dado aos recursos visuais do livro didático, a fim de refletirmos sobre possíveis implicações da abordagem utilizada para o ensino de inglês na escola pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Zenaide Valdivino da Silva - Coordenador / Lizandro Lopes Pinto - Integrante / José Romerito França Costa - Integrante / Débora Lorena Lins - Integrante / Jéssica Diógenes de Medeiros - Integrante / Hiran Nogueira Moreira - Integrante.
2008 - 2009
A ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Descrição: Considerando as novas propostas de trabalho com a linguagem, baseadas em uma abordagem que toma como ponto de partida os estudos sobre gêneros textuais, este trabalho tem como meta analisar as propostas de produção escrita feitas nas aulas de língua inglesa na universidade, observando se tais propostas contemplam os elementos implicados na composição dos gêneros textuais. O universo de estudo dessa pesquisa se constitui das atividades de produção escrita propostas, que serão coletadas, semanalmente, durante o semestre de 2008.2, nas aulas das disciplinas de Língua Inglesa I, Língua Inglesa III, Língua Inglesa V e Língua Inglesa VII. Essa pesquisa dá continuidade a estudos anteriores que desenvolvemos a respeito do ensino da escrita em coleções didáticas adotadas na universidade (LIMA, 2007). As reflexões que aqui fazemos têm como base autores como Bakhtin (2003), Swales (1990), Lima (2007), Antunes (2003), entre outros. A análise leva em consideração os princípios da textualidade de acordo com as atuais teorias dos gêneros, como: a indicação do gênero, do destinatário, do propósito comunicativo e da forma composicional do texto. Com os resultados desse estudo, poderemos caracterizar como se dá o ensino da escrita na universidade, levando em consideração as propostas orientadas pelos professores e, como professora do ensino superior, intervir na própria reformulação dessas propostas, se necessário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
INPACT: Um Intervalo para a cultura
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Zenaide Valdivino da Silva - Coordenador.
2016 - Atual
Dialogar - Revista Diálogo das Letras
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2016
English For kIds: inglês para crianças na comunidade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Zenaide Valdivino da Silva - Integrante / Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador.
2013 - 2015
Núcleo de Estudos em Cultura, Literatura e Língua Inglesa - NECLLI
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Zenaide Valdivino da Silva - Integrante / Jailson José dos Santos - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Aprovada no concurso público para professor efetivo da rede básica do Estado do Rio Grande de Norte, Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
2010
Aprovada na seleção para professor provisório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - 1º lugar, Departamento de Letras - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
2010
Aprovada no concurso para professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - 3º lugar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.
2006
Aprovada no concurso público do Estado do Ceará para professor temporáro de Língua Inglesa, Governo do Estado do Ceará.
2006
Aprovada em seleção para professor provisório da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - 1º lugar, Departamento de Letras - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, M. N.2017OLIVEIRA, M. N. ; SILVA, M. Z. V. . A prática do feedback no ensino da escrita em língua inglesa. Diálogo das Letras, v. 6, p. 340, 2017.

2.
SILVA, M. Z. V.2015 SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . Multimodalidade e ensino sob a óptica de professores de língua inglesa da escola pública. Antares: Letras e Humanidades, v. 07, p. 313-335, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAUJO, A. D. (Org.) ; SILVA, M. Z. V. (Org.) . Revista Diálogo das Letras - Dossiê Multimodalidade e Ensino. 2. ed. , 2016. v. 5.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . The Relation Between an English Language Textbook and a Teacher's Practice in a Brazilian Public School: A Multimodal Literacy Analysis. In: Anitta August. (Org.). Visual Imagery, Metadata, and Multimodal Literacies Across the Curriculum. 1ed.Fairfield, EUA: IGI Global, 2017, v. , p. 183-199.

2.
PEREIRA, A. K. B. ; SILVA, M. Z. V. . A multimodalidade e a construção de sentidos nas capas da revista El país Semanal. In: Lucineudo Machado Irineu; Tatiana Lourenço de Carvalho; Edilene Rodrigues Barbosa. (Org.). Espanhol na universidade: pesquisas em língua e em literatura. 1ed.Mossoró-RN: Edições UERN, 2016, v. 2, p. 111-127.

3.
SILVA, M. Z. V.. Crenças de alunos-professores de letras/língua inglesa sobre gêneros. In: COSTA, Walison Paulino de Araújo. (Org.). Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. 1ed.Brasília: Kiron, 2012, v. 1, p. 105-116.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. Z. V.. Letramento visual e Análise do Discurso Crítica: aplicações para o ensino de línguas.. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade, 2014, Pau dos Ferros - RN. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade. Mossoró-RN: Queima bucha, 2014. p. 72-80.

2.
LIMA, E. A. ; SILVA, M. Z. V. . A multimodalidade e os multiletramentos no ensino de língua portuguesa. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2014, Mossoró. Anais do I SINALLE. Mossoró: Queima Bucha, 2014. p. 511-519.

3.
AQUINO, M. P. ; SILVA, M. Z. V. ; OLIVEIRA, M. N. . Crenças de professores sobre os gêneros textuais em ensino-aprendizagem de língua inglesa. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade - I CNAD, 2014, Pau dos Ferros - RN. I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade - I CNAD, 2014. p. 1398-1406.

4.
SILVA, M. Z. V.. GÊNEROS TEXTUAIS NA UNIVERSIDADE: RELATOS E CRENÇAS DE ALUNOS DE LETRAS/LÍNGUA INGLESA. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE TEXTO E ENSINO - II SINATE, 2013, Pau dos Ferros - RN. Anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Mossoró-RN: Edições UERN, 2013. p. 2225-2238.

5.
SILVA, M. Z. V.. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal-RN. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012.

6.
SILVA, M. Z. V.. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS DE ALUNOS DE LETRAS/LÍNGUA INGLESA. In: Linguagem, Sujeito e Sociedade: Anais do II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso., 2012. Linguagem, Sujeito e Sociedade: Anais do II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.. Mossoró-RN: Edições UERN, 2012. p. 538-550.

7.
SILVA, M. Z. V.. Gêneros textuais e ensino: um estudo sobre as principais concepções influenciadoras de sua prática. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2011, Teresina -PI. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos - ANAIS 2011, 2011. p. 892-903.

8.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . Crenças de alunos-professores de letras/língua inglesa sobre os gêneros textuais como referência para o ensino. In: VII CONGRESSO INTERNACIONA DA ABRALIN, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011. p. 3113-3123.

9.
SILVA, M. Z. V.. A utilização dos gêneros textuais como materiais para o ensino de língua inglesa: perspectivas teóricas e propostas práticas. In: I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - I CNELL - VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP, 2010, Pau dos Ferros - RN. ANAIS DO I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - I CNELL - VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP, 2010.

10.
SILVA, M. Z. V.. Crenças e gêneros textuais no ensino-aprendizagem de línguas. In: COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - I CNELL - VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP, 2010, Pau dos Ferros -RN. ANAIS DO l COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - I CNELL - VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP, 2010.

11.
SILVA, M. Z. V.. Gêneros Textuais e Ensino: uma trajetória de pesquisa. In: I Encontro de Pesquisa de Assu, 2009, Assu. Educação, Linguagens e Desenvolvimento Regional: Trajetórias e Perspectivas para Pesquisa, 2009. v. 1.

12.
SILVA, M. Z. V.. CONCEPÇÕES DE ALUNOS ESTAGIÁRIOS SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGEM E GÊNEROS TEXTUAIS, 2009, CAMPINA GRANDE. I SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGEM E GÊNEROS TEXTUAIS, 2009. v. I.

13.
SILVA, M. Z. V.. A formação de professores de língua estrangeira: crenças dos alunos de graduação sobre o curso de letras/língua inglesa. In: Encontro Internacional Texto e Cultura, 2009, Fortaleza. Encontro Internacional Texto e Cultura, 2009. p. 4532-4543.

14.
SILVA, M. Z. V.. Gênero textual acadêmico: crenças de alunos de graduação em letras/língua inglesa sobre o gênero textual "Monografia". In: Tendências e abordagens em lingüística, literatura e ensino, 2008, Pau dos Ferros. VI SELLP- VI SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÀRIOS DE PAU DOS FERROS. p. 1272-1283.

15.
SILVA, M. Z. V.. Gêneros textuais: um panorama de discussões e crenças com ênfase no gênero textual acadêmico.. In: I Jornada de estudos e Pesquisa em Educação ? I JEPEPE, 2007, Pau dos Ferros. I Jornada de estudos e Pesquisa em Educação ? I JEPEPE. pau dos Ferros: Queima Bucha, 2007. p. 540-547.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. A. ; SILVA, M. Z. V. . Leitura e multimodalidade: visão de alunos do ensino fundamental. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade, 2014, Pau dos Ferros - RN. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade. Mossoró-RN: Queima bucha, 2014.

2.
AQUINO, M. P. ; SILVA, M. Z. V. ; OLIVEIRA, M. N. . Crenças de professores sobre os gêneros textuais no ensino-aprendizagem de língua inglesa. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade, 2014, Pau dos Ferros - RN. Anais do I Colóquio Nacional de Análise do Discurso: discurso, poder e heterogeneidade. Mossoró-RN: Queima bucha, 2014.

3.
SILVA, M. Z. V.. Multimodalidade sob a ótica do professor de língua inglesa da escola pública. In: 41º Congresso Internacional de Linguística Sistêmico Funcional e X Congresso Latinoamericano de Linguística Sistêmico-Funcional, 2014, Mendoza - Argentina. 41º Congresso Internacional de Linguística Sistêmico Funcional e X Congresso Latinoamericano de Linguística Sistêmico-Funcional, 2014. p. 26-27.

4.
SILVA, M. Z. V.; ASSUNCAO, F. N. . Multimodalidade no gênero infográfico: um olhar sobre a relação entre modos verbal e visual em diferentes contextos educacionais. In: IX CONGRESSO LATINO AMERICANO DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL: GRAMÁTICA, DISCURSO Y ALFABETIZACIÓN, 2013, Santiago. Gramática, Discurso y Alfabetización: desafios para la educación en Latinoamérica, 2013. p. 26-27.

5.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . Letramento visual e letramento crítico: reflexões teóricas e sugestões práticas para o ensino de língua estrangeira. In: XVIII Semana Universitária da UECE, 2013, Fortaleza-CE. XVIII Semana Universitária Anais 2013, 2013.

6.
SILVA, M. Z. V.. Gêneros textuais e ensino de língua inglesa: crença e perspectivas d eprofessores em formação. In: XXIV Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012, Natal-RN. XXIV Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012. p. 249-250.

7.
SILVA, M. Z. V.. MULTIMODALITY AND EDUCATION: BELIEFS OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOL. In: III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês. Mossoró-RN: Edições UERN, 2012. p. 112-112.

8.
SILVA, M. Z. V.. GÊNEROS TEXTUAIS NA UNIVERSIDADE: RELATOS E CRENÇAS DE ALUNOS DE LETRAS/LÍNGUA INGLESA. In: II Simpósio Nacional de Texto e Ensino, 2012, Pau dos Ferros - RN. Anais do II Simpósio Nacional de Texto e Ensino. Mossoró-RN: Edições UERN, 2012. p. 136-137.

9.
SILVA, M. Z. V.. EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS DE ALUNOS DE LETRAS/LÍNGUA INGLESA SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA. In: I ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS FUNCIONALISTAS, 2011, Pau dos Ferros. I ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDOS FUNCIONALISTAS. Mossoró-RN: Edições UERN, 2011.

10.
SILVA, M. Z. V.. Crenças e ensino-aprendizagem de gêneros textuais: um estudo sobre experiências de alunos-professores de Letras/Língua Inglesa. In: I SIMPÓSIO DE LETRAS DO VALE DO AÇU - I SIMLEVA, 2010, AÇU-RN. ANAIS DO I SIMPÓSIO DO VALE DO AÇU, 2010.

11.
SILVA, M. Z. V.. A utilização dos gêneros textuais como materiais para o ensino de língua inglesa: perspectivas teóricas e propostas práticas. In: I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E VII SEMANA DE ESTUDO LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS - VII SELLP, 2010, PAU DOS FERROS - RN. ANAIS DO I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E DA VII, 2010.

12.
SILVA, M. Z. V.. Gêneros textuais e ensino: um estudo sobre as principais concepções influenciadoras de sua prática.. In: In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2010, Teresina - RN. GELNE - XXIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - Programação e Resumos, 2010. p. 09-380.

13.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . O estudo das crenças no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns conceitos e possíveis relações. In: II Fórum de Linguística Aplicada e ensino de línguas - II FLAEL, 2010, Fortaleza-CE. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DO FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS, 2010. p. 5-131.

14.
SILVA, M. Z. V.. Gênero textual acadêmico: crenças de alunos de graduação em Letras/Língua Inglesa sobre o gênero textual "monografia". In: ANAIS DA VI SELLP: TENDÊNCIAS E ABORDAGENS EM LINGUÍSTICA, LITERATURA E ENSINO, 2008, Pau dos Ferros. VI SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS, 2008.

15.
SILVA, M. Z. V.. A formação de professores de língua inglesa: crenças dos alunos de graduação sobre o curso de Letras/Língua Inglesa. In: I SEMANA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM DO NAESU, 2007, Umarizal-RN. I SELN: PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2007.

16.
SILVA, M. Z. V.. A Motivação em Língua Inglesa: um fator relevante para a aprendizagem. In: II SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS- SETEPE, 2006, Pau dos Ferros. II SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS- SETEPE, 2006.

17.
SILVA, M. Z. V.. O Método Reflexivo Como Base do Professor de Língua Inglesa. In: XI ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENÇÃO_ ENCOPE:, 2005, Mossoró. XI ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENÇÃO_ ENCOPE. Mossoró, 2005.

18.
SILVA, M. Z. V.. O professor de Língua Inglesa do Ensino Médio e Sua Metodologia. In: IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - IV SELLP, 2004, Pau dos Ferros. IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - IV SELLP. Pau dos Ferros, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
PEIXOTO, F. B. O. ; SILVA, M. Z. V. . A multimodalidade e a Interculturalidade: a promoção do letramento crítico no livro didático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, M. Z. V.. Letramento Multimodal Crítico na sala de aula de língua inglesa: concepções e práticas de uma professora do ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, M. Z. V.. Multiletramentos e multimodalidade no ensino de língua inglesa: da interação em sala de aula à abordagem do livro didático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, M. Z. V.. Perspectivas da vida acadêmica: sonhos e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, M. Z. V.. Letramento multimodal crítico no ensino de língua inglesa: uma análise da prática docente e do livro didático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, M. Z. V.. Letramento crítico e letramento visual na sala de aula de língua inglesa: a abordagem do livro didático e a ação de uma professora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVA, M. Z. V.. Letramento crítico e letramento visual na sala de aula de língua inglesa: a abordagem do livro didático e a ação de uma professora. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, M. Z. V.. Multimodalidade e ensino sob a ótica do professor de língua inglesa da escola pública. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, M. Z. V.; AQUINO, M. P. ; OLIVEIRA, M. N. . I COLÓQUIO NACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO: DISCURSO PODER E HETEROGENEIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, M. Z. V.; LIMA, E. A. . ANAIS DO I COLÓQUIO NACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO: DISCURSO PODER E HETEROGENEIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . Letramento visual e letramento crítico: reflexões teóricas e sugestões práticas para o ensino de língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SILVA, M. Z. V.. MULTIMODALITY AND EDUCATION: BELIEFS OF ENGLISH TEACHERS FROM PUBLIC SCHOOL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA, M. Z. V.. GÊNEROS TEXTUAIS NA UNIVERSIDADE: RELATOS E CRENÇAS DE ALUNOS DE LETRAS/LÍNGUA INGLESA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SILVA, M. Z. V.. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS DE ALUNOS DE LETRAS/LÍNGUA INGLESA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SILVA, M. Z. V.. Gêneros textuais e ensino: um estudo sobre as principais concepções influenciadoras do redimensionamento de sua prática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, M. Z. V.. A utilização dos gêneros textuais como materiais para o ensino de língua inglesa: perspectivas teóricas e propostas práticas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . O estudo das Crenças no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: alguns conceitos e possíveis relações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS LITERÁRIOS E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA COM ÊNFASE NA ATIVIDADE DE LEITURA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, M. Z. V.. Crenças e ensino-aprendizagem de gêneros textuais: um estudo sobre experiências de alunos-professores de Letras/Língua Inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SILVA, M. Z. V.. Gêneros textuais e ensino: uma trajetória de pesquisa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SEGUNDO A CULTURA DE ENSINAR E DE APRENDER DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SILVA, M. Z. V.. Gênero textual acadêmico: crenças de alunos de graduação em letras/línguas inglesa sobre o gênero textual monografia". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, M. Z. V.. Gêneros textuais: um panorama de discussões e crenças com ênfase no gênero textual acadêmico.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SILVA, M. Z. V.. A formação de professores de língua estrangeira: crenças dos alunos de graduação sobre o curso de letras/língua inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SILVA, M. Z. V.. A Motivação em Língua Inglesa: um fator relevante para a aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
SILVA, M. Z. V.. A Formação de Professores de Língua Inglesa: uma perpectiva reflexiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SILVA, M. Z. V.. A formação de professores de língua: suas expectativas no início do curso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SILVA, M. Z. V.. O Método Reflexivo Como Base do Professor de Língua Inglesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
SILVA, M. Z. V.. O professor de Língua Inglesa do Ensino Médio e Sua Metodologia.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
SILVA, M. Z. V.. A questão dos estrangeirismos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . Revista Diálogo das Letras, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
SILVA, M. Z. V.. GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS E CRENÇAS DE ALUNOS DE LETRAS/LÍNGUA INGLESA 2012 (Artigo de Anais do II Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (no prelo)).

3.
SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . O ESTUDO DAS CRENÇAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: ALGUNS CONCEITOS E POSSÍVEIS RELAÇÕES 2010 (Artigo nos anais do Congresso Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (no prelo)).

4.
SILVA, M. Z. V.. Crenças de alunos de graduação sobre o gênero textual. Pau dos Ferros: Local, 2007 (Monografia de Conclusão de Curso de Especialização).

5.
SILVA, M. Z. V.. A motivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa na rede pública de ensino. Pau dos Ferros: Local, 2006 (Monografia de Conclusão de Curso de Graduação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, M. Z. V.. Linguagem em Foco (ISSN 2176-7955),. 2017.

2.
SILVA, M. Z. V.. Diálogo das Letras. 2017.

3.
SILVA, M. Z. V.. Diálogo das Letras. 2017.

4.
SILVA, M. Z. V.. IGI Global Editora. 2017.

5.
SILVA, M. Z. V.. Revista Diálogo das Letras. 2016.

6.
SILVA, M. Z. V.. Revista Diálogo das Letras. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, M. Z. V.; SILVA, M. J. F. ; LOPES, F. L. . LETRAMENTO VISUAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PROPOSTAS PRÁTICAS. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
TAVARES, M. G.G. ; ARAÚJO, N. M. S. ; ROCHA, M. O. S. ; SILVA, M. Z. V. . Letramento multimodal crítico: foco na prática docente e no livro didático de inglês da escola pública (Mesa Redonda). 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SILVA, M. Z. V.; SANTOS, F. R. S. ; AQUINO, J. L. . Letramento visual e análise do discurso crítica: aplicações para o ensino de línguas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
OLIVEIRA, M. N. ; SILVA, M. Z. V. ; GOMES, A. L. . Crenças e gêneros textuais no ensino-aprendizagem de línguas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. Z. V.. Gêneros textuais e gêneros literários: perspectivas para o ensino. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, M. Z. V.. Revista Diálogo das Letras. 2013. (Editoração/Periódico).

3.
SILVA, M. Z. V.; RAMOS, R. L. . Língua como prática, gênero como ação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ARAUJO, A. D. ; SILVA, M. Z. V. ; CARVALHO, S. ; ASSUNCAO, F. N. . Letramento visual e multimodalidade no ensino de línguas.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, M. Z. V.. Multimodalidade e Multiletramentos: questões teóricas e aplicações ao ensino de texto. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVA, M. Z. V.. Língua Inglesa Nível III. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SILVA, M. Z. V.. Língua Inglesa Nível I. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SILVA, M. Z. V.. Música na sala de aula de língua inglesa. 2005. .

9.
SILVA, M. Z. V.. Ensino Reflexivo em Língua Inglesa. 2005. .

10.
SILVA, M. Z. V.. Motivação em Língua Inglesa: uma chave para o sucesso na aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, M. N.; SOUZA, C. N; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Hildevânia da Silva Monte. Crenças Experiências de professores sobre as tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SILVA, M. Z. V.; IRINEU, L. M.; OLIVEIRA, M. N.; BESSA, J.C.R.. Participação em banca de Francisca Bruna de Oliveira Peixoto. O LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO E A INTECULTURALIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE): UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO CERCANIA JOVEN. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
PONTES. A. L.; CRUZ, C. E. F.; SAMPAIO.M.LP.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Núbia Lúcio de Alencar. O uso de palavrões na escola e a (im)polidez linguística nos conflitos entre alunos. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
PONTES. A. L.; SOUZA, M. M. F.; SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Zilda Maria Dutra Rocha. Metadiscurso multimodal de verbetes em dicionários escolares da língua portuguesa. 2016 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
SOUZA, G. S.; CARVALHO, C. I. C.; SILVA, M. Z. V.; BESSA, J.C.R.. Participação em banca de Paulo Cesar Ferreira Soares. A hóstia de sangue em crônicas de alunos do Ensino Médio: argumentação acerca da temática do milagre da beata de Juazeiro do Norte. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
BORBA, M. C.; SILVA, M. Z. V.; GAERTNER, R.; SCUCUGLIA, R.; JAVARONI, S. L.. Participação em banca de Vanessa Oechsler. Comunicação Matemática por meio da produção de vídeo em sala de aula: uma experiência na educação básica. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
BORBA, M. C.; SILVA, M. Z. V.; GAERTNER, R.; SCUCUGLIA, R.; JAVARONI, S. L.. Participação em banca de Vanessa Oechsler. Comunicação de ideias matemáticas por meio da produção de vídeo em sala de aula: uma experiência na Educação Básica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, M. Z. V.; LIMA, A. M. P.; XIMENES, E. E.. Participação em banca de Laís ShauanyFaustino da Silva. Serius Game e Ensino de História. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Interdisciplinar em História e Letras (MIHL)) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
LIMA, A. M. P.; SILVA, M. Z. V.; HAIASHIDA. K, A.. Participação em banca de Francisco Jeimes de Oliveira Paiva. Do texto semiótico ao texto verbal: uma análise multimodal na perspectiva do letramento visual crítico em atividades produção escrita no gênero proposta de redação do Enem. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Interdisciplinar em História e Letras (MIHL)) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
BOMFARTE, Z.; SILVA, M. Z. V.; CRISTOFOLETI, R. C.. Participação em banca de Vanessa Tiburtino. O ensino de leitura em Língua Inglesa sob a ótica dos multiletramentos e da abordagem multimodal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
GOMES, A. T.; SILVA, M. Z. V.; FALCÃO, C. A.; SOUZA, G. S.. Participação em banca de Maria das Graças de Oliveira Pereira. O processo de leitura na formação de professores de Língua Espanhola no Ensino a Distância. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
SILVA, M. Z. V.; PONTES. A. L.; BESSA, J.C.R.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Francisca Bruna de Oliveira Peixoto. A multimodalidade e a interculturalidade no Ensino em Espanhol: uma análise do livro didático Cercanía Joven. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
BESSA, J.C.R.; PEREIRA, C. C.; BARBOSA, M. S. M. F.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Cristiana Abrantes Sarmento. O tratamento dado aos gêneros discursivos em análise linguística: um estudo de planos de aula do portal do professor. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
OLIVEIRA, M. N.; LIMA, S. C.; SILVA, M. Z. V.; SAMPAIO.M.LP.. Participação em banca de Hildevânia da Silva Monte. As novas Tecnologias e o Ensino de Língua Portuguesa: crenças e experiências de professores. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
ARAUJO, A. D.; SILVA, M. Z. V.; PRAXEDES FILHO, P. H.. Participação em banca de Francisco Fabrício Garcia Martins. A Multimodalidade em atividades de leitura do livro didático e o letramento visual de alunos de língua inglesa do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza-CE. 2017.

9.
OLIVEIRA, M. N.; ARAÚJO, N. M. S.; BARBOSA, M. S. M. F.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Aluízio Lendl Bezerra. Ensino de Escrita: caracterização linguístico-discursiva de produção de quadrinhos online. 2016.

10.
OLIVEIRA, M. N.; BERNARDINO, R. A. S.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Luiz Carlos de Lucena Andrade. O uso do whatsApp no ensino de produção textual. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
XYPAS, C.; VIDAL, R. M. B.; SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de José Inácio Lopes Lima. Ressignificando a aprendizagem de leitura e interpretação de texto a partir dos mapas mentais da PNL: uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
PONTES. A. L.; SOARES, M. E.; SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Núbia Lúcio de Alencar. Palavrões na escola. 2016 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
OLIVEIRA, M. N.; BESSA, J.C.R.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Lucileide Beserra de Melo Mariano. Movie maker na sala de aula de língua portuguesa: mediando habilidades de produção de textos colaborativos. 2016.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, M. N.; BARBOSA, E. R.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Fátima Raquel de Gois Oliveira. Crenças de professores de espanhol sobre o uso do livro didático em sala de aula. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EspeciaEnsino e Aprendizagem de Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SANTOS, F. R. S.; SILVA, M. Z. V.; MOREIRA, H. N.. Participação em banca de Maria Marcélia Alves Silva. Maria Marcélia Alves Silva. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EspeciaEnsino e Aprendizagem de Língua Espanhola) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
OLIVEIRA, M. N.; BESSA, J.C.R.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Rose de Fátima Sena. A sedução como manipulação em propagandas de lingeries veiculadas na revista Cláudia. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Linguística Aplicada) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte.

4.
PONTES. A. L.; SILVA, M. Z. V.; LEAl. A. P. B.. Participação em banca de Josimayre Araújo Braga. Contação de história nas séries iniciais do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência nos Anos Iniciais) - Universidade Estadual do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. A.; SILVA, M. Z. V.; SOUZA, G. S.. Participação em banca de Maria Aliny da Silva Mendonça.Memória e Identidade no Sítio Xiquexique: um estudo multimodal em imagens e cartas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com habilitação em língua inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.; SILVA, A. D.. Participação em banca de Kaique Kayonan Lopes Delfino.Materiais didáticos e as novas tecnologias no ensino de línguas: crenças e experiências de professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.; COSTA, M. A.. Participação em banca de Vitória Brena Q. do Nascimento.O uso do livro didático no ensino de língua inglesa: crenças de professores da rede pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
Jailson José dos Santos; OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Maria Gabriella Pereira do Carmo.Crenças de professores sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
SANTOS, F. R. S.; SILVA, M. Z. V.; LOPES, F. L.. Participação em banca de Lizandro Lopes Pinto.Leitura Multimodal do ENEM: uma análise sociossemiótica das imagens contidas na prova de Línguas e Códigos. 2016 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
BESSA, J.C.R.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Francisca Eliana Pinheiro da Costa.Crenças de professores em formação inicial em Letras/Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

7.
Eliza Freitas do Nascimento; SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Sanzio Mike Cortez de Medeiros.O uso das novas tecnologias e a prática do listening nas aulas de língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SANTOS, F. R. S.; SILVA, M. Z. V.; LOPES, F. L.. Participação em banca de Edvirgem Natane da Costa Silva.A multimodalidade em propagandas antitabaco de prevenção do governo chileno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

9.
BARBOSA, E. R.; SILVA, M. Z. V.; Maria Bevenuta Sales de Andrade. Participação em banca de Cryslene Dayane Bezerra da Silva.A transmutação da criticidade em Mafalda: um diálogo entre as tirinhas e o filme. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

10.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Maria da Paz de Aquino Amorim.Crenças de professores sobre os gêneros textuais no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

11.
Jailson José dos Santos; SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Francinaldo Almeida Bezerra.Reflexões sobre a autonomia do aluno na aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

12.
SILVA, M. A.; OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Ana Dalete da Silva.Crenças de professores de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II sobre as metodologias de ensino na aprendizagem dessa língua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

13.
SANTOS, I. O.; SILVA, M. Z. V.; CORREIA, C. N.. Participação em banca de Maria Vanérica Nunes de Lima.O trabalho com Gêneros textuais na escola pública: uma análise reflexiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte.

14.
Jailson José dos Santos; SILVA, M. Z. V.; LUZ, F.M.O.. Participação em banca de Solange de Sales Rêgo.Crenças de professores e alunos sobre a importância do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com habilitação em língua inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

15.
Marcos Antonio da Silva; Silva. N.R. da.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Erta Denise Praxedes de Morais.O ensino de leitura em língua inglesa no Ensino Médio na Escola Estadual "11 de agosto".. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte.

16.
Marcos Antonio da Silva; SILVA, M. Z. V.; Jailson José dos Santos. Participação em banca de Charlie Éderson Queiroz.A habilidade de leitura no ensino-aprendizagem de língua inglesa: uma reflexão acerca das percepções de alunos e professores do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte.

17.
Silva. N.R. da.; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Francisca Jucélia da Silva.Os métodos de ensino da prática de sala de aula do professor de língua estrangeira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com habilitação em língua inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

18.
Evaldo Gondim dos Santos; Maria Bevenuta Sales de Andrade; SILVA, M. Z. V.. Participação em banca de Francisco Vagner Fernandes Souza.Variações Disciplinares: uma leitura foucaultiana da trilogia Matrix. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte.

19.
Antonio Genário Pinheiro dos Santos; SILVA, M. Z. V.; Marcos Antonio da Silva. Participação em banca de Francisca Neta de Oliveira Silva.A (não) ênfase da leitura em língua inglesa no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.; GANDOUR, D. S.. Concurso Público para Professor Efetivo de Língua Inglesa e Ensino. 2017. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

2.
ASSIS, L. A.; TAVARES, J. M.; SILVA, M. Z. V.. Professor Efetivo Literaturas de Língua Inglesa ALES1. 2016. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
QUEROZ, M. E.; SILVA, M. Z. V.; SANTOS FILHO, I. O.. Seleção simplificada para professor substituto do Departamento de Letras Estrangeiras. 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. A.; SANTOS, F. R. S.. Professor Substituto de Língua Inglesa e Respectivas Literaturas. 2017. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V.; SANTOS, F. R.. Prova de Proficiência em Língua Inglesa. 2014.

3.
SILVA, M. J. F.; SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, W. M.; SILVA, M. A.. Seleção para bolsistas do Programa Institucional de Monitoria (PM). 2013. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

4.
SILVA, M. Z. V.. Processo de Seleção Interna de alunos para especialização em Lingüística Aplicada, Literatura e Estudos Literários, Literatura Infanto-juvenil e Língua inglesa.. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

5.
SILVA, M. Z. V.. Banca para seleção de professor substituto de Língua Inglesa.. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

6.
SILVA, M. Z. V.. Banca de seleção para monitoria do NELL. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do N orte.

7.
SILVA, M. Z. V.. Banca de seleção de transferência interna de alunos de graduação. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

8.
SILVA, M. Z. V.. Moitoria do NELL- Núcleo de Estudo Lingüísticos e Literários. 2006. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
41º Congreso Internacional de Linguistica Sistemico Funcionay y del 5º Congresso Regional de Sistemico Funcional. MULTIMODALIDADE E ENSINO SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DA ESCOLA PÚBLICA. 2014. (Congresso).

2.
Colóquio Nacional de Análise do Discurso - CNAD. LEITURA E MULTIMODALIDADE: VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. (Congresso).

3.
Colóquio Nacional de Análise do Discurso - CNAD. MULTIMODALIDADE E ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA: APLICAÇÕES AO ENSINO DE LÍNGUAS. 2014. (Congresso).

4.
Colóquio Nacional de Análise do Discurso - CNAD. CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. 2014. (Congresso).

5.
I SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA, LINGUÍSTICA E ENSINO - I SINALLE.A MULTIMODALIDADE E OS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Simpósio).

6.
III COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO. LÍNGUA INGLESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE TEXTO NO NÍVEL MÉDIO. 2013. (Congresso).

7.
IX CONGRESSO LATINO AMERICANO DE LINGUÍSTICA SISTÊMICO FUNCIONAL: GRAMÁTICA, DISCURSO Y ALFABETIZACIÓN. Multimodalidade no gênero infográfico: um olhar sobre a relação entre modos verbal e visual em diferentes contextos educacionais. 2013. (Congresso).

8.
VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNEROS TEXTUAIS.GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: O QUE PENSAM PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA. 2013. (Simpósio).

9.
XVIII Semana Universitária. Letramento visual e letramento crítico: reflexões teóricas e sugestões práticas para o ensino de língua estrangeira. 2013. (Congresso).

10.
I ENCONTRO DE PESQUISA EM ASSU. Gêneros textuais e ensino: uma trajetória de pesquisa. 2009. (Congresso).

11.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA. A formação de professores de língua estrangeira: crenças dos alunos de graduação sobre o curso de Letras/língua inglesa. 2008. (Congresso).

12.
I Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas do CAMEAM. 2008. (Seminário).

13.
VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. GÊNERO TEXTUAL ACADÊMICO: CRENÇAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM LETRAS/LÍNGUA INGLESA SOBRE O GÊNERO ?MONOGRAFIA. 2008. (Congresso).

14.
I Jornada de estudos e Pesquisa em Educação ? I JEPEPE. Gêneros textuais: um panorama de discussões e crenças com ênfase no gênero textual acadêmico.. 2007. (Congresso).

15.
I Semana de Estudos da Linguagem do NAESU. A formação de professores de língua estrangeira: crenças dos alunos de graduação sobre o curso de letras/língua inglesa- sessão individual.. 2007. (Congresso).

16.
I semana de Estudos e Pesquisas sobre a Economia Brasileira. 2007. (Congresso).

17.
XVIII FALE- Forum Acadêmico de Letras. 2007. (Congresso).

18.
II SEMANA DE ESTUDOS, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS- SETEPE. A Motivação em Língua Inglesa: um fator relevante para a aprendizagem. 2006. (Congresso).

19.
I Seminário Setorial da Pesquisa "Matrix e a Desconstrução. 2006. (Seminário).

20.
V Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. Minicurso Introdução à Lexicografia didática: o uso do dicionário em sala de aula. 2006. (Congresso).

21.
XI ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENÇÃO_ ENCOPE:.O Método Reflexivo Como Base do Professor de Língua Inglesa. 2005. (Encontro).

22.
IV Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros - IV SELLP. O professor de Língua Inglesa do Ensino Médio e Sua Metodologia.. 2004. (Congresso).

23.
XII SEMANA UNIVERSITÁRIA.A questão dos estrangeirismos. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. Z. V.. Apresentação cultural na Aula Magna da V Turma do PPGE/UERN. 2018. (Outro).

2.
SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N. . II CLINE (II COLOQUIO DE LÍNGUA INGLESA E ENSINO). 2018. (Congresso).

3.
SILVA, M. Z. V.; OLIVEIRA, M. N. . I CLINE - I COLÓQUIO DE LÍNGUA INGLESA E ENSINO. 2017. (Congresso).

4.
ARAUJO, A. D. ; SILVA, M. Z. V. . VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNEROS TEXTUAIS - VII SIGET. 2013. (Congresso).

5.
SILVA, M. Z. V.; Marcos Antonio da Silva . Atividades culturais ENGLISH ON TOP: A CULTURAL SAMPLE AROUND THE WORLD. 2013. (Outro).

6.
SAMPAIO.M.LP. ; BESSA, J.C.R. ; SILVA, M. Z. V. . VII COLÓQUIO NANIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Congresso).

7.
Antonia Marly Moura da Silva ; SILVA, M. Z. V. ; Emílio Soares Ribeiro ; Eliza Freitas do Nascimento . VI Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2008. (Congresso).

8.
SAMPAIO.M.LP. ; OLIVEIRA.K.M.A. ; SILVA, M. G. S. ; SILVA, M. Z. V. . I FÓRUM INTERNATIONAL DE PEDAGOGIA - FIPED. 2008. (Congresso).

9.
SILVA, M. Z. V.. XVIII Fórum Acadêmico de Letras- FALE. 2007. (Congresso).

10.
SILVA, M. Z. V.. I Semana de Estudos da Linguagem do NAESU. 2007. (Congresso).

11.
SILVA, M. Z. V.. V SELLP_ Semana de Estudos Lingüísticos e Literários de Pau dos Ferros. 2006. (Congresso).

12.
SILVA, M. Z. V.. XII Semana Universitária. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cybele Ruana Ferreira de Morais. LETRAMENTO VISUAL CRÍTICO NO ENSINO DE INGLÊS: UMA ANALISE DE AULAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Maria das Dores Alves de Souza. Crenças de professores sobre a leitura nas aulas de língua Inglesa: explorando a multimodalidade textual. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Maria Elizia Cavalcante Costa. Gêneros Multimodais no ensino de inglês como Língua Estrangeira na escola pública. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
Sanzio Mike Cortez de Medeiros. Novas Tecnologias e Multimodalidade no Ensino de Inglês. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

5.
Robson Henrique Antunes de Oliveira. Multiletramentos e Multimodalidade no Ensino de Língua Inglesa na escola pública. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Francisca Bruna de Oliveira Peixoto. A RELEVÂNCIA DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE DOS TRÊS VOLUMES DA COLEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL CERCANÍA JOVEN. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, . Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Kezzy Kallyny Alves. CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DE LETRAS - INGLÊS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cybele Ruana Ferreira de Morais. Letramento visual no estágio supervisionado de inglês: uma análise de relatórios.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

2.
Bruna Lidiane de Oliveira Silva. O ensino da leitura nas aulas de língua inglesa: uma perspectiva multimodal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

3.
Bruna Lidiane de Oliveira Silva. O ensino da leitura nas aulas de língua inglesa: uma perspectiva multimodal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

4.
Bruna Lidiane de Oliveira Silva. O ensino da leitura nas aulas de língua inglesa: uma perspectiva multimodal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

5.
Ana Larice da Silva. Letramento digital e letramento crítico: as concepções dos alunos e dos professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

6.
Ana Larice da Silva. Letramento digital e letramento crítico: as concepções dos alunos e dos professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

7.
Maria Josiene Araújo de Oliveira. A AFETIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DE LETRAS/LÍNGUA INGLESA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

8.
Iraci Raposo de Lucena. NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ESPANHOL: CRENÇAS E EXPECTATIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/Espanhol PARFOR) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

9.
Antonia Karolina Bento Pereira. A Multimodalidade e a construção de sentidos nas capas da revista "El País Semanal". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

10.
Maria Charliene da Silva. Ensino-aprendizagem de escrita no nível médio: reflexões sob a perspectiva da teoria dos gêneros textuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

11.
Wilmara Samyta Correia de Araújo Costa. A metodologia do professor e a (des)motivação dos alunos do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

12.
Anna Glícia de Oliveira. A motivação no processo de construção cognitiva nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Gabriella Pereira do Carmo Araújo; Jéssica Crislei. Língua Inglesa I (Extensão). 2013. Orientação de outra natureza. (Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

2.
José Natannael Araújo de Souza (Extensão). Língua Inglesa I (Extensão). 2013. Orientação de outra natureza. (Letras/Língua Inglesa) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

3.
Carlos Rodrigo Galdino Viana. Fundamentos de Língua Inglesa. 2008. Orientação de outra natureza. (letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do N orte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

4.
Carlos Rodrigo Galdino Viana. Ensino de Língua Inglesa. 2007. Orientação de outra natureza. (Núcleo de Línguas - NELL) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.

5.
Manoel João dos Santos Júnior. Ensino de Língua Inglesa. 2007. Orientação de outra natureza. (Núcleo de Línguas - NELL) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Maria Zenaide Valdivino da Silva.



Outras informações relevantes


1) Participou da disciplina Texto, discurso e ensino - Código TD0821, como aluna especial, com carga horária de 45h/a referente a 3 créditos, com 100% de frequência, obtendo conceito "A", no semestre 2008.2. - Curso de Mestrado Acadêmico em Letras, do Programa de Pós Graduaçao em Letras - PPGL/CAMEAM/UERN.


2) Participa do Grupo de Pesquisa Leitura-Escrita: do verbal ao visual, liderado pela Profa. Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE) e vice-liderado pela profa. Dra. Antonia Dilamar Araújo (UECE).

PROPOSTA DO GRUPO: O grupo reúne pesquisadores e estudantes interessados na problemática singular da leitura e da escrita em uma perspectiva plural e em rede. Investiga transformações no texto, nos gêneros discursivo s e nas formas de ler e escrever com a tecnologia eletrônica e o uso crescente de imagens. Tem como foco a educação para os multiletramentos, discutindo a apropriação/discurso da tecnologia e explorando recursos da Internet para o ensino da leitura/redação e para o desenvolvimento de múltiplos letramentos. Entre os interesses de pesquisa do grupo destacam-se: propriedades e usos inovadores do texto verbal e visual, dos usos práticos aos estéticos, do linear impresso ao hipertexto; relações imagem-texto na produção e na compreensão, construção e ensino do texto multimodal; a ?nova escrita? e a redação para a Web; a busca/consumo da informação e a leitura crítica; práticas de ensino formais e agências inovadoras, elaboração e avaliação de materiais impressos e para a tela; elementos da cultura participativa e aplicações da Web 2.0; formação/letramentos do professor face aos desafios da cultura digital; políticas para a leitura e escrita.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 16:25:14