Janaina Barbieri

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  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Acadêmica do VII semestre do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões-RS. Participante do Projeto de Extensão Intervenções educativas sobre parasitoses em um município da região norte do Rio Grande do Sul, e do Projeto Enfermagem e Atividades Grupais em Saúde. Participante do Programa Viva Criança: Atenção interdisciplinar à criança, adolescente e família. Coordenadora Geral do Diretório Acadêmico do Curso de Enfermagem (DAEnf) da UFSM campus Palmeira das Missões, gestão 2017-2018. Trabalha como Técnica de Enfermagem na ESF do município de Jaboticaba-RS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janaina Barbieri
Nome em citações bibliográficas
BARBIERI, J.;BARBIERI, JANAINA;JANAINA BARBIERI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Departamento Ciências da Saúde- Enfermagem-Campus Palmeira das Missões-RS.
Av. Independência, nº 3751
Bairro Vista Alegre
98300000 - Palmeira das Missões, RS - Brasil
Telefone: (55) 374288000


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Enfermagem.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O LUTO E AS REDES DE APOIO DE FAMILIARES QUE PERDERAM ENTE QUERIDO.
Orientador: Profª. Dra. Leila Mariza Hildebrandt.
2004 - 2007
Graduação em Agroindústria.
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Título: Produçao de Produtos lacteos.
Orientador: Cristina dos Santos.
2004 - 2006
Curso técnico/profissionalizante em Tecnico em Enfermagem.
Escola Educacional Faccentro, FACCENTRO, Brasil.
2000 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Educação Básica Padre Francisco Gottler, EEEBPFG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
PROGRAMA SAÚDE NA ESTRADA. (Carga horária: 10h).
PROGRAMA SAÚDE NA ESTRADA, PSE, Brasil.
2017 - 2017
AUTOCONHECIMENTO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. (Carga horária: 16h).
SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.
2017 - 2017
EXAMES LABORATORIAIS. (Carga horária: 8h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES, UFSM/PM, Brasil.
2017 - 2017
MINI CURSO DE CURRÍCULO LATTES. (Carga horária: 2h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES, UFSM/PM, Brasil.
2016 - 2016
Atualização para Implantação e uso do e-SUS AB. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
MINICURSO DE PRIMEIROS SOCORROS- REANIMAÇÃO CARDÍACA. (Carga horária: 2h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES, UFSM/PM, Brasil.
2016 - 2016
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS. (Carga horária: 3h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES, UFSM/PM, Brasil.
2016 - 2016
CAMPANHA PARA COLETA E DOAÇÃO DE SANGUE. (Carga horária: 8h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JABOTICABA, SMS, Brasil.
2016 - 2016
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE HEPATITES VIRAIS. (Carga horária: 8h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JABOTICABA, SMS, Brasil.
2015 - 2015
MINI CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS- AVALIAÇÃO E DESOBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS. (Carga horária: 3h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES, UFSM/PM, Brasil.
2015 - 2015
CURSO DE INTERPRETAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMA. (Carga horária: 3h).
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES, UFSM/PM, Brasil.
2013 - 2013
CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR URBANO. (Carga horária: 40h).
T.W.&M. APH- ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR, TW&M, Brasil.
2005 - 2005
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM BLOCO CIRÚRGICO E INSTRUMENTAÇÃO. (Carga horária: 60h).
ESCOLA TÉCNICA SANTA MONICA, ETSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estudante de graduação de enfermagem, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de enfermagem, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Membro de Org. Institucional, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral do Diretório Acadêmico ENF, Carga horária: 8


Prefeitura Municipal de Jaboticaba, PMJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Enfermagem



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O LUTO E AS REDES DE APOIO DE FAMILIARES QUE PERDERAM ENTE QUERIDO
Descrição: A enfermagem se depara com todas as fases que as pessoas perpassam durante a vida, sendo a morte uma delas que, inevitavelmente, os profissionais vivenciam e, muitas vezes, apresentam despreparo para lidar com este processo. Sendo assim, esta pesquisa objetiva compreender a vivência do processo de luto de familiares em diferentes tipos de mortes de entes queridos; conhecer as formas de enfrentamento do luto de familiares que perderam um ente querido nos últimos cinco anos; e conhecer a rede de apoio de familiares que perderam entes queridos por morte. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. A pesquisa acontecerá no município de Jaboticaba, localizado na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados serão utilizados o ecomapa e a entrevista semiestruturada, com familiares que perderam entes queridos no período de um mês a cinco anos. As entrevistas serão gravadas e analisadas conforme os preceitos da análise temática. Os princípios éticos serão respeitados em todas as etapas do desenvolvimento da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Janaina Barbieri - Integrante / Leila Mariza Hildebrandt - Coordenador.
2016 - 2018
PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL: Intervenções educativas sobre parasitas intestinais para escolares municipais de um município da região Norte do estado do Rio Grande do Sul.
Descrição: No Brasil, as doenças parasitárias (ectoparasitárias e endoparasitárias) são um problema de saúde pública, com grande dificuldade de alcançar soluções, atingindo altos índices de morbidade. As crianças em idade escolar são consideras o principal grupo de risco para as enteroparasitoses. A presença e frequência das parasitoses intestinais varia de acordo com a região do Brasil, o grau de escolaridade, condições de saneamento básico, hábitos de higiene e idade da população. As crianças em idade escolar são mais propensas a adquirir estas doenças, pelo convívio com muitas pessoas (escola, família e comunidade), facilitando a disseminação de microrganismos. O objetivo do projeto é avaliar o conhecimento de alunos do ensino fundamental de escolas públicas de um município da região norte do Rio Grande do Sul, sobre parasitoses prevalentes em diferentes faixas etárias, por meio de questionários, e verificar o conhecimento e o impacto gerado após procedimentos didáticos realizados com o grupo participante da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa convergente assistencial (PCA), que fundamenta em seu processo a prática assistencial, com o objetivo de encontrar alternativas para solucionar problemas, introduzir inovações e realizar mudanças na prática assistencial. Este trabalho será realizado em escolas do município de Palmeira das Missões, com alunos do ensino fundamental e do ensino médio. Espera-se que os sujeitos envolvidos absorvam todo conhecimento repassado durante as atividades, e divulguem esse conhecimento na comunidade, conscientizando sobre a importância dos métodos de profilaxia destas doenças, aplicando-as em seu dia a dia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Janaina Barbieri - Integrante / Sidnei Petroni - Coordenador / YOHANA PEREIRA VIEIRA - Integrante / MARISE TERESINHA RENNER ELSENBACH - Integrante.
2016 - Atual
O processo de morte e morrer vivenciado por famílias que perdem um ente querido por câncer: conhecendo necessidades de atuação do enfermeiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Danusa Begnini em 21/05/2018.
Descrição: Quando a doença é enfrentada na família, o doente não deveria ser o único alvo de cuidado. As mudanças em um membro da família afetam todos os demais integrantes do grupo familiar. Ao perder um familiar doente por câncer, a família rompe vínculos e inicia um processo de luto. Esse luto pode ser entendido e trabalhado com base em múltiplas referências. Sabendo disso, o objetivo desse estudo é conhecer as necessidades de atuação do enfermeiro frente ao processo de morte e morrer das famílias que enfrentaram situações de perda de um de seus entes pelo câncer. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O local do estudo corresponde a um município localizado na região norte do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa serão familiares que enfrentaram uma situação de morte de um ente querido por câncer. Almeja-se entrevistar cerca de 10 famílias, em torno de 25 pessoas, no período máximo de 6 meses após a morte do membro da família. O local para coleta de dados será o domicílio da família, em horário escolhido por esses. O processo de análise se dará por meio da análise temática das narrativas. O estudo seguirá os pressupostos éticos preconizados pela Resolução 466/2012..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Janaina Barbieri - Integrante / Leila Mariza Hildebrandt - Integrante / Danusa Begnini - Coordenador / Isabel Cristina Pacheco Van der Sand - Integrante / jonatan Mello - Integrante.
2015 - 2017
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM CENÁRIOS RURAIS - desvelando sentidos para mulheres, homens e profissionais da saúde Número do projeto 039906 Número do processo
Descrição: Este projeto vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria/Brasil (NEPESC/UFSM). Parte-se do reconhecimento do aumento crescente da violência, de sua magnitude enquanto problema de saúde e de saúde pública no mundo, da "invisibilidade" dessa problemática no rural, em particular da violência doméstica, da ausência de ações de enfrentamento no campo da saúde. Além disso, no meio acadêmico, há poucos estudos direcionados a violência doméstica em cenários rurais, em particular, com abordagens que considerem as assimetrias de gênero na constituição de situações de vulnerabilidade e que de voz as mulheres rurais, mas também aos homens desse contexto. A violência é um fenômeno de grande complexidade considerado de difícil conceituação por estudiosos. Encerrá-lo, numa definição única e fixa, é simplificá-lo, correndo o risco de compreender mal a sua especificidade histórica, por se tratar de um fenômeno da ordem do vivido e cujas manifestações provocam forte carga emocional em quem a comete, em quem a sofre e em quem a presencia. Com isso, tem-se como objetivos: Conhecer e compreender, em cenários rurais, as Representações Sociais da violência doméstica na perspectiva de mulheres, homens e profissionais de saúde, considerando geração e gênero como co-influência nesse agravo. Analisar, por meio do domínio epistemológico das relações de gênero e das representações sociais, as formas concretas de atenção aos usuários em situação de violência doméstica de áreas rurais e o potencial de efetividade do enfrentamento dessa problemática no setor saúde. Este estudo será desenvolvido por meio de abordagem qualitativa. O campo de estudo será composto por 4 municípios da região noroeste do Estado, sendo eles: Palmeira das Missões, Jaboticaba, Boa Vista das Missões e Novo Barreiro. Os participantes da pesquisa serão divididos em dois grupos para atender os objetivos propostos, mulheres e homens residentes em áreas rurais e os profissionais da saúde que atuam nesse contexto. Os dados serão coletados pela associação livre de palavras e entrevista em profundidade. Para a organização e análise dos dados, opta-se pela análise de conteúdo proposta por Minayo. Este estudo será realizado de forma a respeitar as normas da Resolução 466, 12 de dezembro de 2012..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Janaina Barbieri - Coordenador / CAMILA ZANATTA ZUCHI - Integrante / CAROLINE DE LIMA - Integrante / ESTEFÂNIA DA SILVA OLIVEIRA - Integrante / FERNANDA HONNEF - Integrante / IGLESI SPIRONELLO DEBONA - Integrante / JÉSSICA MAZZONETTO - Integrante / MARTA COCCO DA COSTA - Integrante / TAMILA RODRIGUES - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2018
Intervenções educativas sobre parasitoses em um município da região norte do Rio Grande do Sull.
Descrição: No Brasil, as doenças parasitárias são um problema de saúde pública, com grande dificuldade de alcançar soluções, atingindo altos índices de morbidade. Os programas de controle para essas doenças são escassos, geralmente sendo negligenciadas pelos profissionais e até mesmo a população afetada. As crianças em idade escolar são consideras o principal grupo de risco para as enteroparasitoses. Este projeto trata-se de uma ação extensionista, que será realizado em escolas de Palmeira das Missões com alunos do ensino fundamental e ensino médio. As metodologias de ensino variam dependendo da faixa etária. Será realizado procedimentos didáticos de linguagem acessiva a idade, sobre parasitoses. Após a realização da aula expositiva, serão realizadas atividades de forma lúdica, o "Jogo Parasitológico" com o objetivo de fixação do conteúdo. Espera-se que os alunos absorvam o conhecimento repassado durante as atividades, e repassem para a comunidade, sobre métodos de profilaxia destas parasitoses, para aplicarem em seu dia-a-dia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Janaina Barbieri - Integrante / Sidnei Petroni - Coordenador / YOHANA PEREIRA VIEIRA - Integrante / MARISE TERESINHA RENNER ELSENBACH - Integrante / SUELLEN FORTES DE LIMA SANTOS - Integrante / GRACIELI PRESTES CASTRO - Integrante.
2015 - Atual
ENFERMAGEM E ATIVIDADES GRUPAIS EM SAÚDE
Descrição: Este programa apresenta o delineamento das atividades de extensão junto a diferentes grupos, no Município de Palmeira das Missões/RS e região. Dentre eles pode-se citar Grupos de idosos, Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Mental e Gerontologia (GEPESMG); Grupo de familiares de estudantes da APAE, Grupo de estudantes de ensino fundamental de escolas municipais de Palmeira das Missões. Além destes, outros poderão ser inclusos a depender da demanda da comunidade. O referido Programa está adstrito ao Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões e sua duração é por tempo indeterminado. Tem por objetivo principal desenvolver atividades de natureza grupal junto a diferentes segmentos populacionais vinculados a comunidade local e regional. O público-alvo é constituído de idosos, familiares de estudantes da APAE, estudantes do ensino fundamental, estudantes de graduação e docentes da universidade ao qual o programa está vinculado. Projeta-se que as atividades a serem desenvolvidas alcancem diretamente cerca de 200 pessoas idosas; 15 familiares de estudantes da APAE; 40 estudantes do ensino fundamental de Palmeira das Missões; 4º acadêmicos e duas docentes do Curso de Enfermagem da UFSM/Campus Palmeira das Missões. Além disso, espera-se integrar o tripé extensão, pesquisa e ensino, a partir da vivência concreta em campo de prática, seja de modo individual ou coletivo. P.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Janaina Barbieri - Coordenador / Leila Mariza Hildebrandt - Integrante / Isabel Cristina Pacheco Van der Sand - Integrante / Andressa Ohse Sperling - Integrante / ANDRIELY BONADIMAN DA SILVA - Integrante / BRUNA PAOLA DE LIMA BRIDI - Integrante / CAROLINE PIOVESAN - Integrante / CAROLINE RUVIARO DALMOLIN - Integrante / CAROLINE THAIS BOTH - Integrante / CASSIELE HENDGES BRAVOSI - Integrante / DANIELA DE MATTOS DA SILVA - Integrante / DEBORA CRISTINA LIMBERGER - Integrante / FERNANDA BEHEREGARAY CABRAL - Integrante / FRANCIELI FRANCO SOSTER - Integrante / GIOVANA BINELO AGUIAR - Integrante / GLACIELE MARIA SANTOS ECKERT - Integrante / ISADORA STEFANI DA SILVA DOS SANTOS - Integrante / IURI TREZZI - Integrante / JONATA DE MELLO - Integrante / LALESCA TARONE - Integrante / LETICIA OLIVEIRA DAMITZ - Integrante.


Projetos de ensino


2018 - 2018
VIII SEMANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM - UFSM/Campus Palmeira das Missões: ?Humanização do Cuidado nos Diferentes Contextos de Saúde?
Descrição: 31/08/2018 Resumo A VIII Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem busca incentivar uma formação que comtemple as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão dentro do Curso de Graduação em Enfermagem, ampliando a capacidade crítico-reflexiva dos estudantes, bem como o conhecimento em saúde que estes possuem. A mesma tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos e profissionais da saúde a obtenção de conhecimento de temas relevantes à formação do profissional e qualificação da enfermagem e de áreas afins e, a discussão e reflexão de práticas assistenciais vivenciadas por profissionais nas diversas áreas de atuação. A VIII Semana Acadêmica de Enfermagem representará um espaço que favorecerá a discussão, troca de experiências, aprofundamento de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas pelos palestrantes, treinamento de habilidades nos minicursos teórico-práticos e convívio social entre os participantes, quer sejam discentes, docentes ou profissionais da área de saúde, egressos ou não da UFSM/PM. A expectativa é de que as atividades desenvolvidas durante o evento contribuam para reforçar os seguintes aspectos: a importância do trabalho em equipe, aquisição de novos conhecimentos técnico-científicos, competência, responsabilidade ético-social e incentivo à pesquisa e produção de novos conhecimentos, além de favorecer um espaço de troca entre estudantes e profissionais da área da saúde, favorecendo a relação entre teoria e prática..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Projetos de curso.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Objetivos Objetivo Geral: Proporcionar aos acadêmicos e profissionais da saúde da região a obtenção de conhecimento de temas relevantes à formação do profissional e qualificação da enfermagem e de áreas afins e, a discussão e reflexão de práticas assistenciais vivenciadas por profissionais nas diversas áreas de atuação. Objetivos específicos - Criar espaços de abordagem de temas relevantes à formação acadêmica e à atuação profissional de enfermeiros e demais trabalhadores na área da saúde. - Ampliar os conhecimentos dos participantes acerca dos temas apresentados/discutidos; - Promover a aquisição de novos conhecimentos por meio da oferta de minicursos com temáticas relevantes que partiram de sugestões dos acadêmicos; - Reafirmar a integração entre os acadêmicos da UFSM e demais instituições de ensino; - Desenvolver o interesse dos estudantes pelo pilar de sustentação da universidade: ensino, pesquisa e extensão..
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Janaina Barbieri - Coordenador / SUELLEN FORTES DE LIMA SANTOS - Integrante / LALESCA TARONE - Integrante / ALEXA PUPIARA FLORES COELHO - Integrante / ANDRESSA DA SILVEIRA - Integrante / ANDRESSA DE ANDRADE - Integrante / JOE SUPTITZ CARNEIRO - Integrante / CRISTIANE DUARTE CHRISTOVAN - Integrante / DANIELLI GISLAINE LIMA DOS SANTOS - Integrante / DIONATAN ALMEIDA DE OLIVEIRA - Integrante / GILNEI MELLO DO AMARAL - Integrante / GIOVANA DORNELES CALLEGARO HIGASHI - Integrante / JAINE CARLA TONIN - Integrante / JULIANA PORTELA DE OLIVEIRA - Integrante / LARISSA CAROLINE BERNARDI - Integrante / LUANA PARCIANELLO - Integrante / MIKAELA CHRISTOVAN FLORENCIO - Integrante / SANDRA DA SILVA KINALSKI - Integrante / SUSANE FLORES COSENTINO - Integrante.
2017 - 2017
VII SEMANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM - UFSM/Campus Palmeira das Missões: ?Assistência e cuidados de enfermagem nas diversas áreas de atuação?
Descrição: A VII Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem busca incentivar uma formação que comtemple as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão dentro do Curso de Graduação em Enfermagem, ampliando a capacidade crítico-reflexiva dos estudantes, bem como o conhecimento em saúde que estes possuem. A mesma tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos, estudantes de nível médio e profissionais da saúde a obtenção de conhecimento de temas relevantes à formação do profissional e qualificação da enfermagem e de áreas afins e, a discussão e reflexão de práticas assistenciais vivenciadas por profissionais nas diversas áreas de atuação. Esta Semana Acadêmica de Enfermagem, bem como as anteriores, será um espaço que favorecerá a discussão, troca de experiências, aprofundamento de conhecimentos, esclarecimento de dúvidas pelos palestrantes, treinamento de habilidades nos minicursos teórico-práticos e convívio social entre os participantes, quer sejam discentes, estudantes do Ensino Médio, docentes ou profissionais da área de saúde, egressos ou não da UFSM/PM. A expectativa é de que as atividades desenvolvidas durante a VII Semana Acadêmica de Enfermagem contribuam para reforçar os seguintes aspectos: a importância do trabalho em equipe, aquisição de novos conhecimentos técnico-científicos, competência, responsabilidade ético-social e incentivo à pesquisa e produção de novos conhecimentos, além de favorecer um espaço de troca entre estudantes e profissionais da área da saúde, favorecendo a relação entre teoria e prática..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Projetos de curso, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Proporcionar aos acadêmicos, estudantes de nível médio e profissionais da saúde a obtenção de conhecimento de temas relevantes à formação do profissional e qualificação da enfermagem e de áreas afins e, a discussão e reflexão de práticas assistenciais vivenciadas por profissionais nas diversas áreas de atuação..


Outros Projetos


2016 - Atual
Processo Ensino-Aprendizado: Contribuições da Monitoria Acadêmica em Anatomia Humana.
Descrição: A monitoria procura complementar o ensino da graduação em disciplinas compostas nas grades curriculares de determinados cursos contribuindo em situações especiais dos estudantes que na seqüência normal não conseguem acompanhar ou então procuram complementar assuntos estudados em classe.Portanto, a monitoria pretende apoiar os discentes e acompanhar a execução de atividades específicas no ensino da Anatomia Humana no curso de Graduação. Propõe contribuir na produção de conhecimento tanto dos acadêmicos quanto dos monitores que participam do processo ensino-aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Janaina Barbieri - Coordenador / Sidnei Petroni - Integrante / Jessica dos Santos Zandona - Integrante / Fabieli vargas Muniz Schneider - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.


Idiomas


Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
BARBIERI, J.; STOLZ, E. D. ; LUNKES, A. F. Z. ; SPERLING, A. O. ; ROCHA, P. E. C. . A higiene das Mãos de escolares: um relato de experiencia de promoção a saude. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BARBIERI, J.; BEGNINI, D. ; ROSANELLI, C. P. ; BOTTON, R. T. . sistematização da Assistência de enfermagem a um idoso institucionalizado em final de vida: relato de experiencia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro regional de gênero, cidadania e participação social.. 2016. (Encontro).

2.
Minicurso de Primeiros Socorros- Modulo III: REANIMAÇÃO CARDÍACA.. 2016. (Outra).

3.
I Encontro de saúde oletiva e as interfaces com o território indígena Kaingang: aproximando saberes.. 2015. (Encontro).

4.
IV Conferencia Municipal de Saúde de Jaboticaba. 2015. (Outra).

5.
Minicurso de Primeiros Socorros- Modulo II: AVALIAÇÃO E DESOBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS.. 2015. (Outra).

6.
Modulo II do Curso de INTERPRETAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMA. 2015. (Outra).

7.
VI Semana Academica da Enfermagem da UFSM/ Campus Palmeira das Misoes. 2015. (Seminário).

8.
VI Semana Academica da Enfermagem da UFSM/ Campus Palmeira das Misoes. 2015. (Outra).

9.
Semana do Meio Ambiente: "meio ambiente um bem de todos.".Geração de resíduos em agroindústria de cereais e leguminosas.. 2007. (Seminário).

10.
Semana do Meio Ambiente: "meio ambiente um bem de todos.". 2007. (Seminário).

11.
Curso de formação em EAD. 2006. (Oficina).

12.
Jornada Ambiental da Região do Alto do Jacuí.. 2006. (Seminário).

13.
O legado das Etnias para a Agroindústria Regional.. O legado das Etnias para a Agroindústria Regional.. 2006. (Exposição).

14.
Saneamento Rural Basico.. 2006. (Oficina).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Acadêmica do VII semestre do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões-RS. Participante do Projeto de Extensão Intervenções educativas sobre parasitoses em um município da região norte do Rio Grande do Sul, e do Projeto Enfermagem e Atividades Grupais em Saúde. Participante do Programa Viva Criança: Atenção interdisciplinar à criança, adolescente e família. Coordenadora Geral do Diretório Acadêmico do Curso de Enfermagem (DAEnf) da UFSM campus Palmeira das Missões, gestão 2017-2018.



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