Maria Inês de Oliveira Hernandez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4800300979250155
  • Última atualização do currículo em 10/03/2017


Possui doutorado em Língua e Literatura Inglesa e Norte-Americana pela Universidade de São Paulo (2015) e mestrado na mesma área e instituição (2001). Atualmente é professora de Língua Inglesa na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) na unidade de São Caetano do Sul, no curso de Secretariado, na do Ipiranga, no curso de Eventos, e no Ensino a Distância do Centro Paula Souza no curso de Gestão Empresarial. Tem experiência no ensino de inglês como língua estrangeira em institutos de línguas, faculdades de Letras, Relações Internacionais, Eventos e Gestão Empresarial, lecionando sintaxe, morfologia, redação, leitura e conversação. Tem como foco os seguintes temas: as subjetividades produzidas no discurso pedagógico de materiais didáticos, impressos ou digitais, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em cursos convencionais e a distância, a disseminação da língua inglesa no mundo e suas representações na contemporaneidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Inês de Oliveira Hernandez
Nome em citações bibliográficas
HERNANDEZ, M. I. O.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O discurso de materiais digitais de ensino de inglês para negócios: conflito de vozes na constituição de subjetividades do sujeito corporativo num mundo globalizado, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Palavras-chave: Sujeito; discurso; relações de poder-saber; Neoliberalismo; inglês para negócios; material didático-digital.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2001
Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Poder e Resistência na Aula de Inglês como Língua Estrangeira: Uma Análise Discursiva da Interação Professor-Aluno,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Análise discursiva; Análise discursiva, relações de poder, resistência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.




Formação Complementar


2016 - 2016
Programa para Formação Continuada na modalidade a distância. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação para Mediadores Online - CESU/EAD. (Carga horária: 2h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Teaching English as a Foreign Language. (Carga horária: 80h).
University of California, San Diego, UC San Diego, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia São Caetano, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 6
Outras informações
Leciona Língua Inglesa para alunos do curso de Secretariado na modalidade presencial e para os alunos de Gestão Empresarial na modalidade a distância.


Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I, II, III, IV, V

Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2001 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia da Língua Inglesa e Produção Textual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor de Desenvolvimento Profissional IV, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de inglês em um curso livre para diferentes níveis para turmas em sala de aula e laboratório.


Unicel Morumbi e Brigadeiro Ltda., CEL-LEP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Laboratório de Línguas, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de língua inglesa para diferentes níveis em instituto de línguas para turmas em sala de aula e no laboratório de línguas.


Unicel Colômbia e Brigadeiro Ltda., CEL-LEP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de língua inglesa para todos os níveis para turmas em sala de aula e no laboratório de línguas. Aplicadora de testes da Cambridge University Press no Cel-lep e entrevistadora e classificadora de alunos nos diferentes níveis da instituição.



Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: FaSCi-Tech


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: ensino e aprendizagem de inglês.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: elaboração de material instrucional, impresso e digital.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise Discursiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HERNANDEZ, M. I. O.2014 HERNANDEZ, M. I. O.. O lugar da mulher no meio corporativo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 43, p. 1221-1232, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
HERNANDEZ, M. I. O.. Da Natureza dos conflitos na aula de inglês: uma análise discursiva. In: Gimenez, Telma. (Org.). Ensinando e Aprendendo Inglês na Universidade: Formação de professores em tempos de mudança. 1ed.S.J. Rio Preto: ABRAPUI, 2003, v. 1, p. 1-428.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HERNANDEZ, M. I. O.. CONFLITO DE VOZES NO MEIO CORPORATIVO: o discurso de um material digital de ensino de Business English. In: ICCAL - International Congress of Critical Applied Linguistics: Language, Action and Transformation., 2016, Brasília. ICCAL - International Congress of Critical Applied Linguistics: Language, Action and Transformation,. Anais.. Londrina: Universidade Estadual de Londrina. p. 177-194.

2.
HERNANDEZ, M. I. O.. Representações da língua inglesa e o discurso neoliberal em um material digital de ensino de inglês para negócios: implicações para o ensino e a formação do sujeito. In: I Simpósio Internacional e III Simpósio Nacional de Discurso, Identidade e Sociedade, 2012, Campinas. III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Discurso, Identidade e Sociedade: Dilemas e Desafios na Contemporaneidade, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HERNANDEZ, M. I. O.; MONTEIRO, V. J. ; SAAD JR., M. ; Margareth Myamoto . Materiais didáticos e novas tecnologias na aula de inglês: questionamentos e reflexões. In: III CBTecle - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica, 2016, São Paulo. Caderno de Resumos - III CBTecle - Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras na Formação Técnica e Tecnológica. São Paulo: Centro Paula Souza, 2016. p. 1-100.

2.
HERNANDEZ, M. I. O.. REPRESENTAÇÕES DO SUJEITO DE SUCESSO EM MATERIAIS DIGITAIS DE ENSINO DE BUSINESS ENGLISH. In: The 5th International Conference on Multicultural Discourses, 2016, São Paulo. Multi- Inter- or Trans-cultural Communication: Reflections. Sao Paulo: Universidade de São Paulo, 2016. p. 1-120.

3.
HERNANDEZ, M. I. O.. O discurso de um material digital de ensino de Business English e as representações do sujeito de sucesso. In: 20 Intercâmbio em Linguística Aplicada (20º INPLA), 2015, São Paulo. Caderno de Resumos - INPLA 2015 - 20º Intercâmbio em Linguística Aplicada - As Múltiplas Faces da Linguagem. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. p. 1-352.

4.
HERNANDEZ, M. I. O.. O discurso do neoliberalismo e a constituição do sujeito corporativo em materiais digitais de ensino de inglês para negócios. In: V Colóquio da ALED - Análise do Discurso: novos canteiros de trabalho?, 2014, São Carlos. Caderno de Resumos - ALED Brasil - Associação Latino Americana de Estudos do Discurso - V Colóquio da ALED - Análise do Discurso: novos canteiros de trabalho?, 2014. p. 1-177.

5.
HERNANDEZ, M. I. O.. Representations of the corporate subjectt in a Business English digital didactic material nand their effects in education. In: Critical Approaches to Discourse Analysis Across Disciplines (CADAAD 5), 2014, Budapeste. CADAAD 5 - Abstract Book. Budapeste, 2014. p. 1-308.

6.
HERNANDEZ, M. I. O.. O que aprendemos em uma aula de inglês. In: 2ª Fatecnologia, 2010, São Caetano do Sul. A importância do aprendizado de Língua Estrangeira para o Tecnólogo em Secretariado, 2010.

7.
HERNANDEZ, M. I. O.. Considerações sobre um CD-ROM: o que ensinamos além da língua estrangeira. In: XXVI JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa, 2010. O processo de ensinar e aprender inglês na contemporaneidade.

8.
HERNANDEZ, M. I. O.. O sujeito da contemporaneidade em um material digital de ensino de inglês. In: XXIV SPRING CONFERENCE - A Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira em Difeentes Idades, 2010, Araraquara. A Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira em Diferentes Idades, 2010.

9.
HERNANDEZ, M. I. O.. Representações do sujeito de negócios de sucesso em um material digital de ensino de inglês no âmbito empresarial. In: II Seminário de Pesquisa sobre Identidade e Discurso, 2010, Campinas. II Seminário de Pesquisa sobre Identidade e Discurso. p. 2-27.

10.
HERNANDEZ, M. I. O.. A colaboração cidadã entre alunos de visão normal e alunos deficientes visuais. In: V JOPLE (Jornada de Professores de Línguas Estrangeiras das Faculdades Particulares do Estado de São Paulo), 2005, São Paulo. Educação Inclusiva: Formando Professores e Alunos, 2005. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
HERNANDEZ, M. I. O.; MONTEIRO, V. J. ; SAAD JR., M. ; Margareth Myamoto . Materiais didáticos e novas tecnologias na aula de inglês: questionamentos e reflexões.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HERNANDEZ, M. I. O.. REPRESENTAÇÕES DO SUJEITO DE SUCESSO EM MATERIAIS DIGITAIS DE ENSINO DE BUSINESS ENGLISH. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HERNANDEZ, M. I. O.. Conflito de vozes no meio corporativo: o discurso de um material digital de ensino de Business English. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
HERNANDEZ, M. I. O.. O discurso de um material digital de ensino de Business English e as representações do sujeito de sucesso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
HERNANDEZ, M. I. O.. Representations of the corporate subject in a business English digital didactic material and their effects in education. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HERNANDEZ, M. I. O.. O discurso do neoliberalismo e a constituição do sujeito corporativo em materiais digitais de ensino de inglês para negócios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HERNANDEZ, M. I. O.. O lugar da mulher no meio corporativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
HERNANDEZ, M. I. O.. Representações da língua inglesa e o discurso neoliberal em um material digital de ensino de inglês para negócios: implicações para o ensino e a formação do sujeito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
HERNANDEZ, M. I. O.. Representações do sujeito do meio corporativo e da língua inglesa em materiais digitais de ensino de inglês para negócios: implicações para o ensino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
HERNANDEZ, M. I. O.. Analisando Materiais Digitais de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HERNANDEZ, M. I. O.. Práticas de homogeneização da língua inglesa e do sujeito de sucesso na contemporaneidade em um material didático digital de ensino de inglês para negócios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HERNANDEZ, M. I. O.. Representações do sujeito de negócios de sucesso em um material digital de ensino de inglês no âmbito empresarial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HERNANDEZ, M. I. O.. Considerações sobre um CD-ROM: o que ensinamos além da língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
HERNANDEZ, M. I. O.. O sujeito da contemporaneidade em um material digital de ensino de inglês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HERNANDEZ, M. I. O.. Os materiais digitais de ensino de inglês como língua estrangeira e a formação de sujeitos da contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
HERNANDEZ, M. I. O.. CONFLITO DE VOZES NO MEIO CORPORATIVO: o discurso de um material digital de ensino de Business English. Brasília, Londrina: Universidade de Brasília ; Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2015 (Resumo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HERNANDEZ, M. I. O.; ARAUJO, C. E. B. . Entre o ensino de inglês nas novas tecnologias e o desejo de formar um certo sujeito. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
HERNANDEZ, M. I. O.. O que aprendemos em uma aula de inglês. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
HERNANDEZ, M. I. O.. English at Fatec. 2013; Tema: Blog em inglês onde os alunos encontram links de cursos gratuitos de inglês, sites de canais de notícias anglo-americanos, dicionários gratuitos online, monolíngues e bilíngues, produções de professores e alunos de língua inglesa.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Margareth Myamoto ; MONTEIRO, V. J. ; HERNANDEZ, M. I. O. . Pronunciation Practice - Semi-vowels. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HERNANDEZ, M. I. O.. Material |Multimídia para Prática de Língua Inglesa. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

3.
HERNANDEZ, M. I. O.. Material Multimídia para prática de língua inglesa. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

4.
HERNANDEZ, M. I. O.. Material Multimídia para Prática de Língua Inglesa para alunos o Secretariado IV. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
HERNANDEZ, M. I. O.. Material multimídia para prática de língua inglesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
HERNANDEZ, M. I. O.. Tradução do site da FATEC de São Caetano do Sul do português para o inglês. 2009. (Tradução).

7.
HERNANDEZ, M. I. O.. Oficina - Análise discursiva do livro didático de língua inglesa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
HERNANDEZ, M. I. O.. A análise do discurso e a educação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Pinto, M. M. M.; HERNANDEZ, M. I. O.; Paula Daniela da Silva; Humberto Luiz de Toledo. Participação em banca de Flávia Torres Mansano e Letícia Gouvea Pedrosa.Planejamento para Gestão da comunicação em Língua Inglesa pelo Profissional de Secretariado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado) - Fatec São Caetano do Sul.

2.
Paula Daniela da Silva; HERNANDEZ, M. I. O.; Pinto, M. M. M.; Humberto Luiz de Toledo. Participação em banca de Júlia Y. Takeshita, Sheila T. Souza Aguiar, Talissa R. Prado.Utilização do Método IDM na Administração do Tempo em Reuniões Corporativas por Profissionais de Secretariado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado) - Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo.

3.
Humberto Luiz de Toledo; HERNANDEZ, M. I. O.; Pinto, M. M. M.; Paula Daniela da Silva. Participação em banca de Bruna C. Carrasco, Renata S. Q. Moreira, Vanessa Q. Souza.Dificuldades enfrentadas pela secretária em automação de escritório: treinamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado) - Fatec São Caetano do Sul - Antonio Russo.

4.
Pinto, M. M. M.; TRAVERSA, R. M.; HERNANDEZ, M. I. O.. Participação em banca de Luís Felipe Keresztes Bigatto.O elo entre linguagem de desenvolvimento de software e a comunicação humana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Análise de Sistemas e Tecnologia da) - Fatec São Caetano do Sul.

5.
Pinto, M. M. M.; HERNANDEZ, M. I. O.. Participação em banca de Priscila Izuno dos Santos.Tecnologia na educação: o uso de software no desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Análise de Sistemas e Tecnologia da) - Fatec São Caetano do Sul.

6.
HERNANDEZ, M. I. O.; Pinto, M. M. M.; ARAUJO, C. E. B.. Participação em banca de Karen Möller Spanguero.As línguas estrangeiras e o profissional de secretariado nas empresas transnacionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HERNANDEZ, M. I. O.; Pinto, M. M. M.; MONTEIRO, V. J.. Concurso Público de Provas e títulos para provimento do cargo de Docente. 2012. Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul.

2.
HERNANDEZ, M. I. O.; Pinto, M. M. M.; MONTEIRO, V. J.. Concurso Público de Provas e títulos para provimento do cargo de Docente. 2012. Fatec Baixada Santista - Rubens Lara.

3.
HERNANDEZ, M. I. O.; Pinto, M. M. M.; MONTEIRO, V. J.. Concurso Público de Provas e títulos para provimento do cargo de Docente. 2012. Fatec Baixada Santista - Rubens Lara.

4.
HERNANDEZ, M. I. O.; Pinto, M. M. M.; CARVALHO, K. R. R.. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do cargo de Docente, na área de Letras - Inglês/Língua Estrangeira Moderna - Inglês (disciplina Língua Inglesa IV). 2011. Faculdade de Tecnologia São Caetano.

5.
HERNANDEZ, M. I. O.; Pinto, M. M. M.; Saraiva, S.. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento do cargo de Docente na área de Língua Estrangeira - Língua Inglesa (disciplina Língua Inglesa II). 2009. Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III CBTecLE Congresso Brasileiro de Línguas Estrangeiras. Materiais didáticos e novas tecnologias na aula de inglês: questionamentos e reflexões. 2016. (Congresso).

2.
The 5th International Conference on Multicultural Discourses. REPRESENTAÇÕES DO SUJEITO DE SUCESSO EM MATERIAIS DIGITAIS DE ENSINO DE BUSINESS ENGLISH. 2016. (Congresso).

3.
20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, (20º INPLA). O discurso de um material digital de ensino de Business English e as representações do sujeito de sucesso. 2015. (Congresso).

4.
ICCAL International Congress of Critical Applied Linguistics. CONFLITO DE VOZES NO MEIO CORPORATIVO: o discurso de um material digital de ensino de Business English. 2015. (Congresso).

5.
Critical Approaches to Discourse Analysis Across Disciplines (CADAAD 5).Representations of the corporate subject in a business English digital didactic material and their effects in education. 2014. (Outra).

6.
V Colóquio da ALED.O discurso do neoliberalismo e a constituição do sujeito corporativo em materiais digitais de ensino de inglês para negócios. 2014. (Outra).

7.
61º Seminário do GEL, 2013.O lugar da mulher no meio corporativo.. 2013. (Seminário).

8.
III Colóquio Internacional de Análise de Discurso.Representações do sujeito do meio corporativo e da língua inglesa em materiais digitais de ensino de inglês para negócios: implicações para o ensino.. 2012. (Outra).

9.
III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade..Representações da língua inglesa e o discurso neoliberal em um material digital de ensino de inglês para negócios: implicações para o ensino e a formação do sujeito.. 2012. (Simpósio).

10.
3ª Fatecnologia.Entre o ensino de inglês nas novas tecnologias e o desejo de formar um certo sujeito. 2011. (Outra).

11.
II JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2011. (Outra).

12.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Práticas de homogeneização da língua inglesa e do sujeito de sucesso na contemporaneidade em um material didático digital de ensino de inglês para negócios. 2011. (Simpósio).

13.
XXVII JELI.Analisando Materiais Digitais de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. 2011. (Encontro).

14.
2ª Fatecnologia.Mesa-redonda: A importância do aprendizado de língua estrangeira para o tecnólogo em Secretariado. 2010. (Outra).

15.
II SEMINAR DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2010. (Seminário).

16.
II Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso.Representações do sujeito de negócios de sucesso em um material digital de ensino de inglês no âmbito empresarial.. 2010. (Seminário).

17.
XXIV SPRING CONFERENCE - A Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira em Difeentes Idades.O Sujeito da contemporaneidade em um material digital de ensino de inglês. 2010. (Outra).

18.
XXVI JELI Jornada de Ensino de Língua Inglesa.Considerações sobre um CD-ROM: o que ensinamos além da língua estrangeira. 2010. (Outra).

19.
Semana de Educação - Letras das Faculdades Oswaldo Cruz.Análise Discursiva do Livro Didático de Língua Inglesa. 2003. (Seminário).

20.
50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. 2002. (Seminário).

21.
Semana da Educação das Faculdades Oswaldo Cruz.A Análise do Discurso e a Educação. 2001. (Seminário).

22.
XVI ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa.Domínio e Resistência na Aula de Inglês como Língua Estrangeira. 2001. (Encontro).

23.
III Colóquio de Pós-Graduação - Área de Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana na USP.Deslocamentos de posições subjetivas na aula de inglês como língua estrangeira. 1999. (Encontro).

24.
XV ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Inglês (ABRAPUI).Considerações sobre mecanismos e efeitos do uso de poder na sala de aula de inglês como LE. 1999. (Encontro).

25.
XV ENPULI - Minicurso: Educação Pós-Moderna: de onde viemos e para onde vamos. 1999. (Oficina).

26.
Seminário de Metodologia da Investigação em Linguística Aplicada: Foco na Pesquisa Interpretativista na UNICAMP. 1998. (Seminário).

27.
XII Spring Conference. A sala de aula como arena de luta. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HERNANDEZ, M. I. O.. Literatura e Cinema em Sala de Aula - Jane Eyre: A Mulher e a Sociedade na Era Vitoriana. 2009. (Outro).

2.
HERNANDEZ, M. I. O.. Literatura e Cinema em Sala de Aula - Um Olhar sobre a Sociedade Inglesa do Início do Século XIX em Oliver Twist. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karen Möller Spanguero. As línguas estrangeiras e o profissional de secretariado nas empresas transnacionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul. Orientador: Maria Inês de Oliveira Hernandez.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
HERNANDEZ, M. I. O.. English at Fatec. 2013; Tema: Blog em inglês onde os alunos encontram links de cursos gratuitos de inglês, sites de canais de notícias anglo-americanos, dicionários gratuitos online, monolíngues e bilíngues, produções de professores e alunos de língua inglesa.. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 14:51:02