Danuza Sgobbi Saes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4246737001540430
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


GRADUAÇÃO em Psicologia (1999), APRIMORAMENTO em Psicologia Hospitalar (2001), ESPECIALIZAÇÃO em Psicopedagogia (2012), MESTRE em psicologia Clínica USP (2003). EXTENSAO em Docencia para o Ensino Superior FGV (2009). EXTENSÃO em Dificuldades de Aprendizagem (2018) Experiência nas áreas de atendimento em instituições e clinicas. Docência em Ensino superior, bem como, supervisão Clínica e Orientação de Trabalhos de conclusão de curso. Estudos relacionados aos temas: educacao, aprendizagem, teorias psicológicas, avaliação psicológica entre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danuza Sgobbi Saes
Nome em citações bibliográficas
SAES, D. S.

Endereço


Endereço Profissional
CLINICA PARTICULAR.
Rua Vinte e Um de Abril - de 482/483 ao fim
Jardim Maria Izabel
17516170 - Marília, SP - Brasil
Telefone: (14) 34139663


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2003
Mestrado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Adolescentes Infratores: um estudo compreensivo,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Leila de La Plata Cury Tardivo.
Palavras-chave: psicanálise; psicodiagnóstico; adolescência; infração; delinquência.
2012 - 2013
Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional. (Carga Horária: 600h).
Centro Universitario Uninter, UNINTER, Brasil.
Título: Que Escola Podemos Pensar a partir da teoria de D.W. Winnicott.
Orientador: Luiz Carlos Moleta Junior.
2000 - 2001
Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar.
Instituto de Infectologia Emílio Ribas, I.I.E.R., Brasil.
Título: Reflexões sobre a utilização do recurso teórico e técnico de Winnicott no atendimento a pessoa hospitalizada. Ano de finalização: 2001.
Orientador: Maria Lúcia Fongaro.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1994 - 1999
Graduação em Psicologia.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.




Formação Complementar


2016
Extensão universitária em Aperfeicoamental em Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 640h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Transtornos de Aprendizagem. (Carga horária: 50h).
Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPP, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Transtornos de Aprendizagem. (Carga horária: 50h).
Attamídia, ATTA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Instrodução a Terapia Cognitiva. (Carga horária: 8h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2017 - 2017
TCC e os TRanstornos Alimentares. (Carga horária: 8h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento de Habilidades Sociais e Transtorno de Pânico. (Carga horária: 8h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2017 - 2017
Terapia Analítico Processual. (Carga horária: 8h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2017 - 2017
Terapia Cognitivo Processual. (Carga horária: 8h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2017 - 2017
Transtornos de Personalidade. (Carga horária: 8h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2017 - 2017
Análise Funcional. (Carga horária: 8h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2017 - 2017
TCC e os TRanstornos Afetivos. (Carga horária: 8h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2017 - 2017
TEPT e TOC. (Carga horária: 8h).
Instituto Cognitivo Comportamental Marilia, ICC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Extensão em Terapia Cognitivo Comportamental Focada na Crianca e no Adolesc. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos em Terapia Cognitivo Comportamental, CETCC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Extensao em Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos em Terapia Cognitivo Comportamental, CETCC, Brasil.
2014 - 2014
Os avanços da FAEF;Educação Ambiental na FAEF;O uso de Periódicos e Artigos. (Carga horária: 1h).
Faculdade de Ensino Superior e formação Integral, FAEF, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em TUTORIA ON LINE. (Carga horária: 84h).
Servico nacional Comercio, SENAC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Didática do ensino superior. (Carga horária: 10h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Fundamentos Filosóficos da Educação. (Carga horária: 54h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em METODOLOGIA DE PESQUISA. (Carga horária: 30h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Docência para o Ensino Superior.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Atendimento Psicanalítico da Família. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
O conceito de ilusão em Winnicott.
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
2000 - 2001
Aprimoramento em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 1760h).
Instituto de Infectologia Emilio Ribas, IIER, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Sexualidade Humana. (Carga horária: 14h).
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Psicopatologia. (Carga horária: 14h).
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
2000 - 2000
Posição e ação na análise de crianças. (Carga horária: 2h).
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
2000 - 2000
Os distúrbios psíquicos e a Teoria de Winnicott. (Carga horária: 2h).
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
1997 - 1997
Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 4h).
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
1997 - 1997
Lições de Psicopatologia ? Psicoses. (Carga horária: 14h).
Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20
Outras informações
DOCENTE NAS DISCIPLINAS DE PSICOLOGIA ESCOLAR E PSICOLOGIA APLICADA AO PORTADOR DE NECESSECIDADES ESPECIAIS. SUPERVISORA DE ESTAGIO E ORIENTADORA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


Faculdade de Ensino Superior e formação Integral, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplina Envelhecimento e Saúde Coletiva, Psicologia da Aprendizagem


Tribunal de Justica do Estado de Sao Paulo, TJ/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo Judiciário, Carga horária: 40

Atividades

01/2009 - 12/2009
Direção e administração, Grupo de Estudos sobre Família, .

Cargo ou função
Coordenadora do grupo de estudos sobre Família - Comarca de Marília.

Fundação Estadual do Bem Estar do Menor de São Paulo, FEBEM/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40


Hotel Renaissance, HR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio na área de recrutamento e seleção


Universidade São Marcos, UNIMARCO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estágio de 72 horas na área de psicodiagnóstico, 72 horas em psicologia clínica e 72 horas no centro de psicologia do trabalho


SegSat Sistemas de Segurança Privada, ., Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Desvios da Conduta.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAES, D. S.2012 SAES, D. S.. A Violência nas Escolas sob a Ótica do Pensamento de D. W. Winnicott. CONSTRUÇÃO PSICOPEDAGÓGICA (IMPRESSO), v. 20, p. 90-105, 2012.

2.
SAES, D. S.2001SAES, D. S.; TARDIVO, L. S. L. P. C. . O Psicodiagnostico Compreensivo em Pacientes Cardiopatas. Psic (São Paulo. Impresso), v. 1, p. 52-63, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
SAES, D. S.; TARDIVO, L. S. L. P. C. . Privação e Delinquência: Um Olhar Atual. In: Afrânio de Matos Ferreira; Imgard Birmoser de Matos Ferreira;Maria Helena Badra Maaz ;Sandra Tschirner. (Org.). A Presença de Winnicott no Viver Criativo: Diversidade e Interlocução.. 1ed.São Paulo: ZY, 2009, v. , p. 301-311.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SAES, D. S.; OLIVEIRA, L. M. T. . Dificuldades de aprendizagem: reflexões a partir dos encaminhamentos realizados a uma clínica-escola.. In: II Congresso Brasileiro Sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem, 2018, Campina Grande. Anais II CONBRALE. Campina Grande: Editora Realize, 2018. v. 1.

2.
SAES, D. S.; OLIVEIRA, L. M. T. ; SANTOS, M. E. . Exclusão escolar e dificuldades de aprendizagem: reflexões a partir de casos clínicos. In: III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira, 2018, Campina Grande. Anais III CINTEDI. Campina Grande: Editora Realize, 2018. v. 1.

3.
SAES, D. S.. O Adolescente e a Violência na Contemporaneidade : Tentativas de Compreensão a partir do Referencial Teórico de D.W. Winnicott. In: 2o. Congresso Brasileiro de Psicologia e Adolescência, 2012, São Paulo. Saúde , Desenvolvimento e Educação. São Paulo: EPPA - Escola Paulista de Psicologia Avançada, 2012. v. 2.

Apresentações de Trabalho
1.
SAES, D. S.. Dificuldades de aprendizagem: reflexões a partir dos encaminhamentos realizados a uma clínica-escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SAES, D. S.; OLIVEIRA, L. M. T. ; SANTOS, M. E. . Exclusão escolar e dificuldades de aprendizagem: reflexões a partir de casos clínicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SAES, D. S.. TDAH e dificuldades de aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SAES, D. S.. Que Escola podemos pensar a partir da teoria de D. W. Winnicott?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SAES, D. S.. A Violência nas escola sob a ótica do pensamento de D. W. Winnicott. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SAES, D. S.. Sexualidade e envelhecimento: algumas reflexões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SAES, D. S.. O trabalho do Psicologo junto ao adolescente Infrator. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SAES, D. S.; KAPPAN, J. I. ; GUALTIERI-KAPPANN, M. M. S. . Atuação do psicólogo junto ao adolescente infrator: revisão de literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SAES, D. S.. Adolescentes infratores: um estudo compreensivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SAES, D. S.. Que Escola Podemos pensar a partir da Teoria de D.W.Winnicott. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SAES, D. S.. O Adolescente e a Violência na Contemporaneidade : Tentativas de Compreensão a partir do Referencial Teórico de D.W. Winnicott. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SAES, D. S.. A violência da institucionalização da infância e adolescência no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SAES, D. S.. Leitura psicanalítica da constituição psíquica da criança abrigada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SAES, D. S.. Privação e delinquência: um olhar atual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SAES, D. S.. O psicodiagnóstico compreensivo com adolescentes infratores em cumprimento de medida sócio educativa: possibilidades e contribuições. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SAES, D. S.. O trabalho do psicológico em instituições de atendimento a adolescentes infratores: entre limites e possibilidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
TARDIVO, L. S. L. P. C. ; SAES, D. S. . O Procedimento de Desenhos Temáticos com jovens infratores: psicodiagnostico compreensivo e consuotlas terapeuticas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SAES, D. S.. A atuação da psicologia em pronto socorro para doenças infecto contagiosas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SAES, D. S.. Adolescentes infratores: um estudo compreensivo 2003 (Dissertação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SAES, D. S.. Dificuldades de Aprendizagem. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SAES, D. S.. Conferência sobre Metodologia Científica - Curso de Especialização em Hematologia e Hemoterapia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SAES, D. S.. Curso Interlocuções entre a Psicologia e o Direito - BioHumana Consultoria e Capacitação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SAES, D. S.. Conferência sobre Psicologia Social - Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Guarulhos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SAES, D. S.; GUERREIRO, R. R.. Participação em banca de Eduardo Augusto Urban.A origem, o desenvolvimento e a atualidade da Terapia Familiar Psicanalítica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Marcos.

2.
PELLINI, M. C.; GERMANO, A. J.; SAES, D. S.. Participação em banca de Thais Santiago Crepaldi; Patrícia Pereira Leutério.Identidade e Sistema Penitenciário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Marcos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Brasileiro Sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem: reflexões a partir dos encaminhamentos realizados a uma clínica-escola. 2018. (Congresso).

2.
III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira. Exclusão escolar e dificuldades de aprendizagem: reflexões a partir de casos clínicos. 2018. (Congresso).

3.
XVI Semana Acadêmica de Pedagogia da Universidade de Marília.TDAH e dificuldades de aprendizagem. 2018. (Encontro).

4.
II Seminário sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em Marília. 2016. (Seminário).

5.
V Encontro Neuropsicooigia da Infância USP BAURU. 2016. (Encontro).

6.
XI Encontro da Pós Graduação em Psicologia UNESP ASSIS.ATUAÇÃO DO PSICOLOGO JUNTO AO ADOLESCENTE INFRATOR: REVISÃO DE LITERATURA. 2014. (Encontro).

7.
XIX Coloquio Winnicott Internacional.A violência nas escolas sob a ótica do pensamento de D. W. Winnicott. 2014. (Simpósio).

8.
XVII Simpósio de Ciências Aplicadas da FAEF.O trabalho do psicólogo junto ao adolescente infrator. 2014. (Simpósio).

9.
Seminário de Encerramento do Curso de Atualização Teoria e Pratica do Estatuto da Criança e do Adolescente: Ênfase nas Medidas Socioeducativas.Adolescentes infratores: um estudo compreensivo. 2013. (Seminário).

10.
I Encontro Paulista da Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional.Que Escola Podemos pensar a partir da Teoria de D.W.Winnicott. 2012. (Encontro).

11.
II Congresso virtual de Psicologia Saúde e Educação. 2012. (Congresso).

12.
I Simpósio Internacional de Neurociências, Saúde Mental e Educação. 2012. (Simpósio).

13.
IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. 2012. (Congresso).

14.
Curso A importância do atendimento psicanalítico da família na atualidade. 2009. (Outra).

15.
I Abrigar e Acolher - I Encontro de Marília e Região sobre abrigamento de crianças e adolescentes. 2009. (Simpósio).

16.
II Psicanálise em Foco: elos entre a clínica, teoria e pesquisa. Leitura Psicanalítica da constituição psíquica da criança abrigada. 2009. (Congresso).

17.
II Psicanálise em Foco: elos entre clínica, teoria e pesquisa. 2009. (Congresso).

18.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2009. (Congresso).

19.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e V Congresso Brasileiro de Rorschach e Métodos Projetivos, XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica. 2009. (Congresso).

20.
Psicologia na Interface com a Justiça. 2009. (Seminário).

21.
VI Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos. 2009. (Seminário).

22.
VI Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos.A Violência da Institucionalização da Infância e Adolescência no Brasil. 2009. (Seminário).

23.
XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: formas e contextos. 2009. (Outra).

24.
Adolescência Contemporânea: desenvolvimento, patologia e clínica. 2008. (Encontro).

25.
Curso de Especialização em Hematologia e Hemoterapia.Metodologia Científica. 2008. (Outra).

26.
Encontro Científico sobre Psicanálise e Contemporaneidade. 2008. (Encontro).

27.
Grupo de Estudos sobre Família do Tribunal de Justiça. 2008. (Outra).

28.
Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde. O Psicodiagnóstico compreensivo com adolescentes infratores em cumprimento de medida sócio educativa: possibilidades e contribuições. 2007. (Congresso).

29.
I Jornada Espaço Potencial Winnicott.Privação e Delinquência: um olhar atual. 2007. (Outra).

30.
I Seminário Internacional sobre Atenção, Proteção e Prevenção a Crianças e Adolescentes Vulneráveis a Violência Doméstica e Sexual. 2007. (Seminário).

31.
Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição - Fronteiras da Ação Psicológica: entre Educação e Saúde.O trabalho do psicológico em instituições de atendimento a adolescentes infratores: entre limites e possibilidades. 2007. (Simpósio).

32.
II Seminário Abrigar: proteção e cuidado integral. 2006. (Seminário).

33.
II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. O procedimento de desenhos-estórias com jovens infratores: psicodiagnóstico e consultas terapêuticas. 2004. (Congresso).

34.
VII Congresso Argentino de Rorschach em La Universidad. El Jóven Infractor em La Febem de São Paulo. 2004. (Congresso).

35.
Palestra Ética e Cidadania. 2002. (Outra).

36.
III Encontro Técnico Multidisciplinar da Unidade 1 do Instituto de Infectologia Emilio Ribas.O paciente hospitalizado: sua análise e abordagem. 2001. (Encontro).

37.
III Encontro Técnico Multidisciplinar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.O paciente hospitalizado: sua análise e abordagem. 2001. (Encontro).

38.
Seminário sobre o Conceito de Ilusão em Winnicott. 2001. (Seminário).

39.
Fórum e II Conferência de Cooperação Técnica Horizontal da América Latina e do Caribe em HIV ? AIDS e DST.A atuação da psicologia em pronto socorro para doenças infecto contagiosas. 2000. (Outra).

40.
Seminário sobre a Posição e Ação na Análise de Crianças: dialogando com Alice no país das maravilhas. 2000. (Seminário).

41.
Seminário sobre Distúrbios Psíquicos e a Teoria do Amadurecimento em Winnicott. 2000. (Seminário).

42.
V Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar. 2000. (Congresso).

43.
I Jornada do Curso de Psicologia. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAES, D. S.. I Encontro Abrigar e Acolher. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Giandon da Silva. O trabalho do psicologo no atendimento a mulher em situacao de violencia domestica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Associacao Cultural e Educacional de Garca. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

Iniciação científica
1.
Maria Rita Zaia Barbosa da Silva; Juliana Zampiere Moura. Estimular o autocuidado na vida do graduando de psicologia. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

2.
Lucas Alves Coimbra Borges; Rafael do Nascimento Mendonça. Ansiedade e estresse pré-competição em atletas de artes marciais. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

3.
Carolina Vidói Pereira. A atuação do psicólogo junto a mulher vítima de violência doméstica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

4.
Joana Pelozo Dias; Juliana Cristina de Lima. Alcoolismo e sua influência no ambiente familiar. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

5.
Guilherme Gonçalves Ferreira. Relações familiares e dificuldades diante da homossexualidade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

6.
Rosilene Soares Longo. A fragmentação familiar pós-divorcio e as dificuldades de enfrentamento dos envolvidos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

7.
Ariele Gomes Souza. Vida líquida e a falta de sentido no homem contemporâneo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

8.
Renata B. Fachin; Fabrício L. Rodrigues; Layza G. Rosa. Os aspectos emocionais da aprendizagem em crianças portadoras de TDAH. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

9.
Elaine Xavier de Oliveira Golim. Funções executivas e aprendizagem em adolescentes com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

10.
Ana Carolina Andrade Camargo. Portadores de TDAH e a inserção no mercado de trabalho. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

11.
Jéssica do Nascimento Nogueira. Tendência antissocial na infância: Contribuições de D.W. Winnicott. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

12.
Juliana C. Costa; Bianca F. Rocha; Bruna C. S. Santos. O papel do psicólogo no processo de ensino-aprendizagem. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

13.
Isabela Oliveira Rodrigues. Reações emocionais da família diante de um membro que assume sua homossexualidade. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

14.
Tânia Regina Lázaro. O papel do psicólogo no diagnóstico e intervenção do transtorno de personalidade antissocial. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

15.
Cassiel Cardoso da Conceição. A relação da depressão com o comportamento simbólico na visão da análise do comportamento. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

16.
Tatiane S. Dias; Kethine R. S. Gonçalves; Andresa D. Santos. O adolescente infrator e o fracasso escolar. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

17.
Carolina Simão; Isabela Freire. Habilidades sociais e educacionais de pessoas com altas habilidades ou superdotadas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

18.
Josimeire Alves; Mariane Alves de Souza Lima. A elaboração do luto em crianças com câncer. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

19.
Amanda Tomachevsk Caruzo. A família e sua influência nas dificuldades de aprendizagem. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.

20.
Carlos Alfredo de Souza. Doar tempo e dinheiro em benefício de outrem: estímulos antecedentes e consequentes ao ato de doar. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Marília. Orientador: Danuza Sgobbi Saes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 19:59:34