Leandro Silva de Paula

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  • Última atualização do currículo em 10/01/2019


Possui DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), graduação em HISTÓRIA pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), licenciatura plena em PEDAGOGIA pela Universidade de Uberaba (2014), especialização em Teoria e Métodos de Pesquisa em educação pela UFOP, especialização em História e Culturas Políticas pela UFMG e especialização em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Atualmente, realiza estágio PÓS-DOUTORAL na Universidade Federal de Ouro Preto. Vice-coordenador do programa de extensão "UFOP com a ESCOLA". Tem experiência nas áreas de história da educação, história da infância, métodos e técnicas de pesquisa, educação-Libras, formação de professores, conservação de arquivos e digitalização de acervos documentais. Atuou como bolsista no GIZ UFMG - Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior - realizando atividades no curso de Formação em Docência do Ensino Superior para discentes da pós-graduação da UFMG, no Percurso formativo para docentes da UFMG e no Percurso discente universitário, auxiliando os professores do ensino superior da UFMG e de outras instituições na apropriação e desenvolvimento de metodologias e tecnologias de ensino-aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leandro Silva de Paula
Nome em citações bibliográficas
PAULA, L. S.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O papel dos tutores na educação e na inserção social de órfãos no termo de Mariana (1790-1822), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Thais Nivia de Lima e Fonseca.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Higiene, educação e cuidados com a infância: o discurso médico nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1840-1882),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2017
Especialização em Interpretação: Língua Brasileira de Sinais. LIBRAS. (Carga Horária: 360h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: O ensino de Libras no curso de Pedagogia: os desafios da disciplina e dos profissionais da educação..
Orientador: Edna Aparecida Mercado.
2011 - 2012
Especialização em História e Culturas Políticas. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Estado da arte sobre a educação no século XVIII: um estudo da produção científica desenvolvida em cursos de pós-graduação no Brasil (1987-2010).
Orientador: Thais Nivia de Lima e Fonseca.
2008 - 2011
Especialização em Teoria e metodos de pesquisa em educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Higiene e educação escolar no século XIX: um estudo sobre as dissertações e teses defendidas no Brasil (1987-2009).
Orientador: Rosana Areal de Carvalho.
2012 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.


Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Formação em docência no ensino superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Família e Escola: uma relação socialmente construída. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2008 - 2008
mini curso metodologia alternativaspara o ensino. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2008 - 2008
Leituras e apropriações do movimento dos Annales. (Carga horária: 10h).
Associação Nacional dos professores universitários de História, ANPUH, Brasil.
2006 - 2008
Extensão universitária em Curso de Extensão Básico de Inglês. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2007 - 2007
Noções básicas de Conservação Preventiva de docume. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2007 - 2007
Migrações e Identidade Nacional. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional dos Professores Universitários de História, ANPUH, Brasil.
2007 - 2007
A escravidão no Brasil: Produção Acadêmica e Cotid. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2006 - 2006
Conservação Preventiva e Manejo de Pragas em Arqui. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2006 - 2006
Atuação das Câmaras: a questão da autonomia (Brasi. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional dos professores universitários de História, ANPUH, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Anticomunismo no Brasil. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2005 - 2005
O uso da imagem no ensino da História. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Liturgias, Símbolos e Imagens: a era Vargas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual Joaquim José Pereira, EEJJP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Professor de História do ensino fundamental


Educar, EDUCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Professor de História do Ensino Fundamental


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da disciplina Fundamentos de Libras

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor e tutor na formação de docentes da UFMG. Ministrante de diversos cursos ofertados para os alunos de graduação, mestrado e doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: aluno de especialização, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor do curso Educação Integral e Integrada - TEIA: UFMG


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Mestrado


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas: "Política e Gestão Educacional", "Política educacional", "Organização do Trabalho Escolar", "Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação", "Fundamentos da educação: Sociologia" "Fundamentos da educação: História" "Necessidades educacionais especiais" "Tópicos especiais em educação IV: práticas pedagógicas" e "Metodologia científica"

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação cientifica, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista PIVIC de iniciação cientifica, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Projeto: ?O Grupo Escolar de Mariana: Política, Educação e Cotidiano Escolar?. Orientadora: Rosana Areal de Carvalho.


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação cientifica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista: FAPEMIG no Projeto: ?Organização e Digitalização dos Acervos dos Cartórios do 1° e 2° Ofícios do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana?. Agência fomentadora FAPEMIG. Orientadores: Fábio Faria Mendes e Jonas Marçal de Queiroz.


Escola Estadual Marília de Dirceu, EEMD, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Aula de História ministrada para o ensino fundamental


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas "Pesquisa em Educação" e " Introdução a Língua Brasileira de Sinais".



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Grupo de História e Historiografia da Educação da UFOP
Descrição: 1. O primitivo que avança no tempo: subsídios de Primitivo Moacyr para a pesquisa em história da educação brasileira. projeto aprovado pelo CNPq, Edital Ciências Humanas 2011. Início janeiro 2012, término dezembro 2014. 2. Mulheres educadoras em Minas Gerais: trajetórias contemporâneas. Edital PIBIC/UFOP. 2014/1015. 3. Desafiando a História da Educação: por uma produção de presença. Projeto aprovado pelo edital PROBIC/ FAPEMIG/UFOP número 010/2016..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Integrante / CARVALHO, R.A - Integrante / Juliana Cesário Hamdan - Coordenador / Marcus Vinícius Fonseca - Integrante.
2017 - Atual
Entre a mudança e a resistência: as reformas educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto (1890-1911)
Descrição: O objetivo desta pesquisa é compreender o ideário em torno das primeiras reformas educacionais do período republicano: Benjamin Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901) e Rivadávia Côrrea (1911); as consequências que tais reformas tiveram na Escola de Farmácia de Ouro Preto e as reações da classe farmacêutica diante as vicissitudes educacionais da Primeira República. Com base nos estudos referentes à Nova História Política e ancorado na perspectiva de Pierre Bourdieu, este trabalho desvelará as relações políticas que alteraram o cotidiano de uma importante instituição de ensino superior da história do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2012 - 2016
O papel dos tutores na educação e na inserção social de órfãos no termo de Mariana: (1790-1822)
Descrição: O objetivo desta tese de doutorado é investigar o papel e a importância que os tutores exerciam na educação e na inserção social de seus tutelados no termo de Mariana (1790-1822). A pesquisa foi elaborada e defendida com o apoio do CNPq e através do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFMG. Formado em 1998, o GEPHE se organiza a partir da produção e da socialização do conhecimento em História da Educação no Brasil. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, ele abriga a Linha de Pesquisa História da Educação deste Programa. Seus membros desenvolvem pesquisas históricas sobre a educação brasileira, do período colonial ao período republicano, por meio de projetos coordenados pelos professores pesquisadores, monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - Atual
Grupo de Pesquisa Cultura e Educação na América portuguesa

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Thais Nivia de Lima e Fonseca em 27/03/2016.
Descrição: Descrição: O grupo pretende articular suas atividades em torno da temática Cultura e Educação na América portuguesa, na abrangência do Antigo Regime luso-brasileiro (século XVIII e décadas iniciais do século XIX). O propósito é verticalizar discussões sobre a cultura escrita no período, nas diferentes vertentes que integram os interesses de pesquisa da equipe, quais sejam as relações entre a instrução e a educação para a formação dos quadros administrativos no Império português, as relações entre as atividades econômicas, a formação profissional e os projetos educacionais no Império, particularmente na América, as relações entre o iluminismo e a cultura escrita, e entre esta e as práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades, assim como o estudo das instituições e de seus componentes num mundo supostamente Ilustrado. São temáticas fundamentais para documentar e discutir a passagem ?do domínio político ao império da língua?, assim como para perceber a presença e importância do elemento letrado, sua demografia, geografia, formação, formas e mecanismos de sociabilidade. Para a compreensão dos fenômenos relacionados a este processo é necessária uma visão que combine, ao mesmo tempo, a atenção às especificidades de cada uma das partes, e o entendimento das dinâmicas mais gerais que estiveram em ação no momento em que o Estado português procurava soluções para os seus dilemas políticos, econômicos e culturais, e que as estruturas do Antigo Regime iam dando lugar a novas formas de organização e exercício do poder..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Integrante / Thais Nivia de Lima e Fonseca - Coordenador.
2009 - 2011
Higiene, educação e cuidados com a infância: o discurso médico nas teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1840-1882)
Descrição: A presente dissertação de mestrado integra as ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Física e do Esporte (GEPHEFE - UFJF). Nesse projeto foi avaliado o discurso médico higienista do secúlo XIX. Para isso foram analisadas as teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro do século XIX. O Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Física e do Esporte (GEPHEFE) desenvolve atividades de ensino e pesquisa, cujos objetivos fundamentais são a produção de conhecimento na área da História da Educação Física e do Esporte e a formação de novos pesquisadores especializados no assunto. Criado em 2002, o GEPHEFE está cadastrado na base do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e desenvolve suas ações na Graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Grupo Escolar de Mariana: Política, Educação e Cotidiano Escolar
Descrição: Amparada no alargamento das fontes, objetos e abordagens propostos pela história cultural, a pesquisa no campo da história da educação tem apontado para a fragilidade de uma pretensa história da educação brasileira, como fenômeno comum, homogêneo a toda a nação. O reconhecimento do particular, da singularidade, sem negar a inserção do mesmo num contexto mais amplo, tem permitido aos pesquisadores reescreverem a história da educação no Brasil. Outra inegável contribuição vem da nova história política, reconhecendo que as relações políticas não são privilégios da elite, mas ações exercidas por todos os sujeitos em suas respectivas realidades. O objeto desta pesquisa as relações políticas que permearam a instalação e o funcionamento do Grupo Escolar de Mariana, está inserido no contexto da Reforma João Pinheiro (1906) que instituiu, dentre outras modernidades , o modelo do grupo escolar. Muitos estudos já foram publicados em torno dos grupos escolares da capital mineira como também de outras localidades do estado, permitindo um estudo comparado que identifique os aspectos comuns e particulares. Tratando-se de uma medida de âmbito estadual, sua aplicação se encontra tangenciada pelas singularidades no nível do município, da escola, do corpo docente etc. A proposta deste trabalho desdobramento da pesquisa sobre a constituição e implantação do Grupo Escolar de Mariana se insere na compreensão das relações políticas que intermediavam e influenciavam o cotidiano escolar. Como meio para identificação destas relações escolhemos dois personagens: o primeiro diretor da escola José Ignácio de Sousa, farmacêutico formado pela Escola de Farmácia de Ouro Preto, que ocupou o cargo entre 1909 e 1917; e o Dr. Gomes Freire, médico formado pela Faculdade de Medicinado do Rio de Janeiro, presidente da Câmara Municipal em Mariana, senador estadual e patrono da escola que recebeu seu nome entre 1914 e 1931. Distintas trajetórias que vão se encontrar num cenário ímpar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Integrante / Lívia Carolina Vieira - Integrante / Rosana Areal de Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Diálogos com a Coordenação Pedagógica: a/o Pedagoga/a e sua Prática
Descrição: O curso pretende oferecer formação continuada a/o Pedagoga/o que atua nas escolas das municipal de Mariana, de modo que estes possam articular, de maneira estratégica, o caráter político-pedagógico do conhecimento que essa função emana. Através do estudo presencial e da formação de um grupo de estudos, pretende-se que a/o Pedagoga/o se articule para se expressar no saber, no fazer e no ser cotidiano do trabalho na instituição escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Integrante / Fernanda Aparecida oliveira Rodrigues Silva - Coordenador.
2018 - Atual
Cinema com a Escola
Descrição: O projeto visa a exibição de curtas, documentários e filmes para crianças e profissionais da educação infantil em escolas públicas dos municípios parceiros do Programa "UFOP com a escola" (Acaiaca, Conselheiro Lafaiete, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto). A prioridade do projeto é levar o cinema para comunidades pouco assistidas, escolas carentes ou de zonas rurais. Todas as atividades desenvolvidas abordará a temática, "Inclusão e Diversidade no Ambiente Escolar". O projeto capacita educadores de escolas públicas para trabalhar com diferentes multimídias (vídeos, animações, som) na sala de aula e possibilita que as crianças por meio da ficção e do lúdico aprendam a respeitar e acolher a diversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Coordenador.
2018 - Atual
UFOP com a escola
Descrição: O Programa UFOP COM A ESCOLA vem desenvolvendo ações extensionistas em parceria e diálogo com os municípios da Região dos Inconfidentes em Minas Gerais e com a Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. No desenvolvimento da parceria, o Programa organiza e implementa cursos de extensão e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento, atendendo às demandas apresentadas pelos municípios parceiros para a formação continuada de seus professores das redes públicas...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2008
Organização e Digitalização dos Acervos dos Cartórios do 1o. e 2o. Ofícios do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana
Descrição: O objetivo do projeto é a preservação, organização e a ampliação do acesso ao acervo documental da Casa Setecentista de Mariana, realizando a higienização, identificação, indexação e digitalização de documentos pertencentes ao 1o. e 2o. Cartórios de Mariana, relativos a municípios do Estado de Minas Gerais incluídos no circuito da Estrada Real. Definimos como objetivos específicos: 1. Higienizar, organizar, identificar e informatizar entre 15% do conjunto dos Inventários e Testamentos do Cartório do 2o. Ofício da Casa Setecentista (Cerca de 300 autos, ou aproximadamete 30.000 folhas); 2. Digitalizar 15 % dos Inventários e Testamentos do Cartório do 1o. Ofício da Casa Setecentista (Cerca de 300 autos, ou 30.000 imagens); 3. Desenvolver um software e uma base de meta-dados para o acesso à base digital; 4. Construir uma home-page para suporte da publicização da base de dados, sob a forma de um inventário geral da documentação e de reproduções digitais dos documentos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leandro Silva de Paula - Integrante / ALVES, R.C - Integrante / Fábio Faria Mendes - Coordenador / Jonas Marçal de Queiroz - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAULA, L. S.2018PAULA, L. S.. O ENSINO DE LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: DESAFIOS, AVANÇOS E O PAPEL DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL. REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR, v. 8, p. 77-91-91, 2018.

2.
PAULA, L. S.2018PAULA, L. S.; PAULA, L. S. . Mães tutoras e estratégias educativas em Mariana (1790-1822). E-Hum Revista Científica do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes do UNI-BH, v. 11, p. 108-117, 2018.

3.
PAULA, L. S.2017 PAULA, L. S.. A educação de órfãos e os estudos referentes ao período colonial: um balanço historiográfico. CADERNOS DE HISTÓRIA (UFOP. MARIANA), v. 2017, p. 12-30, 2017.

4.
PAULA, L. S.2014PAULA, L. S.. As equipes didáticas na UFMG e a formação de docente do ensino superior.. Revista Docência do Ensino Superior, v. 4, p. 167-190, 2014.

5.
PAULA, L. S.2009PAULA, L. S.. POLÍTICAS PÚBLICAS E A ESCOLA DE FARMÁCIA DE OURO PRETO: (...). CSONLINE (UFJF), v. 8, p. 189-200, 2009.

6.
CARVALHO, R.A2008CARVALHO, R.A ; PAULA, L. S. . O COTIDIANO E A POLÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR (...). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (UFU. IMPRESSO), v. 7, p. 263-276, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PAULA, L. S.. O papel dos tutores na educação de órfãos em Mariana: (1790-1822). 1. ed. Novas edições acadêmicas, 2017. v. 1. 237p .

2.
PAULA, L. S.. A Educação Setecentista na América Portuguesa. 1. ed. Novas edições acadêmicas, 2017. v. 1. 97p .

3.
PAULA, L. S.. Higiene, educação e cuidados com a infância. 1. ed. Novas edições acadêmicas, 2014. v. 1. 192p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, L. S.. OFÍCIOS MANUAIS/MECÂNICOS OU APRENDIZADO DAS LETRAS? A EDUCAÇÃO DE ÓRFÃOS EM MARIANA (1790-1822). In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE - SITRE, 2018, Belo Horizonte. Anais do VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL TRABALHO, RELAÇÕES DE TRABALHO, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE - SITRE, 2018.

2.
PAULA, L. S.. A INFLUÊNCIA DOS TUTORES NA EDUCAÇÃO DE ÓRFÃOS EM MARIANA (1790-1822).. In: VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG (VI EPHIS ? UFMG, 2017, Belo Horizonte. VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG (VI EPHIS ? UFMG), 2017.

3.
PAULA, L. S.. CUIDADOS COM A INFÂNCIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR: O PENSAMENTO MÉDICO HIGIENISTA NO SÉCULO XIX. In: XI Simpoed, 2017, Mariana. XI Simpoed, 2017.

4.
PAULA, L. S.. RELAÇÕES DE PARENTESCO E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS: A EDUCAÇÃO DE ÓRFÃOS EM MARIANA NO PERÍODO COLONIAL. In: XI Simpoed, 2017, Mariana. XI Simpoed, 2017.

5.
PAULA, L. S.. América portuguesa e Educação no século XVIII: um balanço historiográfico.. In: Anpuh-RS. História Verdade e ética., 2014, São Leopoldo. História Verdade e ética. De 11 a 14/08/2014. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014.

6.
PAULA, L. S.. A educação de órfãos e os estudos referentes ao período colonial: um balanço historiográfico.. In: II Colóquio Cultura e educação na América portuguesa., 2014, Mariana. II Colóquio Cultura e educação na América portuguesa., 2014.

7.
FONSECA, T. N. L. E. ; PAULA, L. S. . Fontes coloniais Para uma História social da educação. In: VII COPEHE, 2013, Mariana. VII COPEHE, 2013.

8.
PAULA, L. S.. MAIS DO QUE MÉDICO, UM EDUCADOR: O DISCURSO HIGIENISTA DOS MÉDICOS MINEIROS NAS TESES DA FACULDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO (1840-1882). In: VII COPEHE, 2013, Mariana. VII COPEHE, 2013.

9.
PAULA, L. S.. Mais do que médico um educador. In: VII simpoed, 2009, Mariana. VII simpoed.

10.
PAULA, L. S.. O discurso dos médicos da província mineira: reflexões sobre urbanização e higiene. In: II congresso internacional Ufes/ université de Paris-EST, 2009, Vitória ES. XVII Simpósio de História da UFES.

11.
PAULA, L. S.. O pensamento médico no século XIX; preocupações e intervenções no Rio de Janeiro. In: III seminário Nacional de História da Historiografia; aprender com a história?, 2009, Mariana. III seminario nacional de história da historiografia. Ouro Preto: EDUFOP, 2009. p. 1-11.

12.
PAULA, L. S.. Os impactos das reformas educacionais na escola de Farmácia de Ouro Preto (1891-1911).. In: ANPUH, 2008, Belo Horizonte-MG. XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, 2008.

13.
PAULA, L. S.. A ESCOLA DE FARMÁCIA DE OURO PRETO: EM UM PERÍODO DE MUDANÇAS (1891-1910). In: VI Simpósio de Formação e profissão docente, 2008, Mariana. VI Simpósio de Formação e profissão docente, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, L. S.. A educação de órfãos em Mariana e a busca por distinção social (1790-1822).. In: VII EPHIS., 2018, Belo Horizonte. VII EPHIS., 2018.

2.
PAULA, L. S.. AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO E CIVILIZAÇÃO NO ANTIGO REGIME. In: I Encontro de Pesquisa em Teoria, Historiografia e História Intelectual, 2017, Mariana. I Encontro de Pesquisa em Teoria, Historiografia e História Intelectual, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAULA, L. S.. Políticas públicas e a escola de Farmácia de Ouro preto; entre a mudança e a resistência (1891-1910). In: I seminário de pós graduação em cencias sociais da UFJF, 2009, Juiz de Fora. seminario ppgcso, 2009. v. 3. p. 189-200.

2.
PAULA, L. S.. O discurso dos médicos da provincia mineira: reflexões sobre urbanização e higiene no século XIX. In: II congresso internacional UFES/ Université de Paris-EST, 2009, Vitória ES. XVII Simpósio de História da UFES. Vitória: Vitória G e M: Gráfica e Editora, 2009. p. 1-11.

3.
PAULA, L. S.; MONTEIRO, D. F. B . Organização e Digitalização dos Acervos do 1º E 2º Ofícios do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana. In: ANPUH, 2007, São Leopoldo/ RS. XXIV Simpósio Nacional de História: História e multidisciplinaridade: Territórios e deslocamentos, 2007.

4.
PAULA, L. S.; MONTEIRO, D. F. B . Organização e Digitalização dos Acervos do 1º E 2º Ofícios do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana. In: SIC-UFOP, 2007, Ouro Preto-MG. XV Seminário de Iniciação Científica UFOP, 2007.

5.
MONTEIRO, D. F. B ; COSTA, W.J.G ; PAULA, L. S. . O uso da tecnologia digital na preservação e acesso do acervo documental da Casa Setecentista de Mariana. In: Seminário de Iniciação Cientifica da UFOP, 2007, Ouro Preto. XV Seminário de Iniciação Científica-UFOP, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
PAULA, L. S.. A EDUCAÇÃO DE ÓRFÃOS EM MARIANA E A BUSCA POR DISTINÇÃO SOCIAL (1790-1822).. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PAULA, L. S.. OFÍCIOS MANUAIS/MECÂNICOS OU APRENDIZADO DAS LETRAS? A EDUCAÇÃO DE ÓRFÃOS EM MARIANA (1790-1822). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PAULA, L. S.. A influência dos tutores na educação em Mariana (1790-1822). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PAULA, L. S.. CUIDADOS COM A INFÂNCIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR: O PENSAMENTO MÉDICO HIGIENISTA NO SÉCULO XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PAULA, L. S.. RELAÇÕES DE PARENTESCO E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS: A EDUCAÇÃO DE ÓRFÃOS EM MARIANA NO PERÍODO COLONIAL.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
PAULA, L. S.. AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO E CIVILIZAÇÃO NO ANTIGO REGIME. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PAULA, L. S.. Oficina 'Teoria da Flexibilidade cognitiva'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PAULA, L. S.. A educação de órfãos e os estudos referentes ao período colonial: um balanço historiográfico.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PAULA, L. S.. As equipes didáticas na UFMG e a formação de docentes do ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PAULA, L. S.. América Portuguesa e educação no século XVIII: um balanço historiográfico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PAULA, L. S.. Fontes Coloniais para uma história social da educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
PAULA, L. S.. MAIS DO QUE MÉDICO, UM EDUCADOR: O DISCURSO HIGIENISTA DOS MÉDICOS MINEIROS NAS TESES DA FACULDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO (1840-1882). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PAULA, L. S.. O pensamento médico no século XIX: preocupações e intervenções no Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
PAULA, L. S.. Políticas públicas e a Escola de Farmácia de Ouro Preto: entre a mudança e a resistência (1891-1910). 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
PAULA, L. S.. O discurso dos médicos da provincia mineira: reflexões sobre urbanização e higiene. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PAULA, L. S.. Mais do que médico um educador: reflexões sobre higiene no século XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
PAULA, L. S.. Mais do que médico, um educador (...). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PAULA, L. S.. Os impactos das reformas educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
PAULA, L. S.. Os impactos das reformas educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto (1891-1910). 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
PAULA, L. S.; MONTEIRO, D. F. B . Organização e Digitalização dos Acervos do 1º E 2º Ofícios do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
PAULA, L. S.; MONTEIRO, D. F. B . Organização e Digitalização dos Acervos do 1º E 2º Ofícios do Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
MONTEIRO, D. F. B ; COSTA, W.J.G ; PAULA, L. S. . O uso da tecnologia digital na preservação e acesso do acervo documental da Casa Setecentista de Mariana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
PAULA, L. S.; ALVES, R.C ; BRAGA, V.M. . Ministrante da oficina: Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
BUARQUE, V.A.C ; OLIVEIRA, S.M.P ; SILVA, T.H.D ; PAULA, L. S. . Memórias Urbanas: mais precioso que ouro. Mariana: Dom Viçoso, 2007 (Álbum Ilustrado de Mariana).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAULA, L. S.. Teoria da Flexibilidade Cognitiva. 2014. .

2.
BUARQUE, V.A.C ; OLIVEIRA, S.M.P ; SILVA, T.H.D ; PAULA, L. S. . Memórias Urbanas: Mais Precioso que ouro. 1. ed. mariana: Edição do autor, 2007. v. 1. 40 p.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Albúm Ilustrado de Mariana).

3.
PAULA, L. S.. Curso Conservação preventiva de documentos em Arquivos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LAGE, A. C. P.; HAMDAN, J. C.; FONSECA, M. V.; PAULA, L. S.. Participação em banca de Vanessa Souza Batista. A EDUCAÇÃO DA ?BOA MOCIDADE? SUL MINEIRA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERFIL DO ALUNADO DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA (1824-1840). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Qualificações de Mestrado
1.
LAGE, A. C. P.; HAMDAN, J. C.; PAULA, L. S.; FONSECA, M. V.. Participação em banca de Vanessa Souza Batista. População e Educação: os sujeitos em processo de escolarização no sul de Minas Gerais oitocentista.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PAULA, L. S.. Participação em banca de Bruna Batista Gonçalves. A centralização do controle eleitoral e o declínio do coronelismo: um estudo das constituições de 1891-1934.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Culturas Políticas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PAULA, L. S.. Participação em banca de Kelly Cristina Braga Ferreira. Reinventando o Ensino Médio: Mudanças e transformações em prol de uma educação voltada para o trabalho em Minas Gerais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Educação Empreendedora) - Universidade Federal de São João Del-Rei.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COLÓQUIO SEMESTRAL DE PESQUISA SOBRE O TEMA ESCOLA.ENTRE A MUDANÇA E A RESISTÊNCIA: ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA DE FARMÁCIA DE OURO PRETO (1890-1911). 2018. (Outra).

2.
COLÓQUIO SEMESTRAL DE PESQUISA SOBRE O TEMA ESCOLA. 2018. (Outra).

3.
Encontro do grupo de pesquisa GERAES. 2018. (Encontro).

4.
Inclusão em Tela - promoção da inclusão no ambiente escolar. 2018. (Encontro).

5.
VII: Simpósio Internacional (Sitre).OFÍCIOS MANUAIS/MECÂNICOS OU APRENDIZADO DAS LETRAS? A EDUCAÇÃO DE ÓRFÃOS EM MARIANA (1790-1822). 2018. (Simpósio).

6.
VII EPHIS.A educação de órfãos em Mariana e a busca por distinção social (1790-1822).. 2018. (Encontro).

7.
X seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia.A Cultura Política Republicana e as Reformas Educacionais na Escola de Farmácia de Ouro Preto (1890-1911). 2018. (Seminário).

8.
I Encontro de Pesquisa em Teoria, Historiografia e História Intelectual.AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO E CIVILIZAÇÃO NO ANTIGO REGIME. 2017. (Encontro).

9.
VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG - VI EPHIS - UFMG),.A INFLUÊNCIA DOS TUTORES NA EDUCAÇÃO DE ÓRFÃOS EM MARIANA (1790-1822).. 2017. (Encontro).

10.
XI Simpoed.RELAÇÕES DE PARENTESCO E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS: A EDUCAÇÃO DE ÓRFÃOS EM MARIANA NO PERÍODO COLONIAL.. 2017. (Simpósio).

11.
XI Simpoed.CUIDADOS COM A INFÂNCIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR: O PENSAMENTO MÉDICO HIGIENISTA NO SÉCULO XIX. 2017. (Simpósio).

12.
Anpuh-RS, História, Verdade e ética..América portuguesa e educação no século XVIII: um balanço historiográfico. 2014. (Simpósio).

13.
II Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa.América portuguesa e educação no século XVIII: um balanço historiográfico. 2014. (Outra).

14.
VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da educação. Fontes coloniais para uma História social da educação. 2013. (Congresso).

15.
III Simpósio Internacional. 2010. (Simpósio).

16.
IV Seminário Nacional de História. 2010. (Seminário).

17.
II Congresso internacional Ufes Universitéde Paris - EST. 2009. (Congresso).

18.
II congresso internacional Ufes université de Paris-Est. O discurso dos médicos da província mineira: reflexões sobre urbanização e higiene. 2009. (Congresso).

19.
III SNHH.O pensamento médico no seculo XIX: preocupações e intervenções no Rio de Janeiro. 2009. (Seminário).

20.
I Seminário de pós graduação em Ciências Sociais UFJF.Políticas Públicas e a Escola de farmácia de Ouro Preto. 2009. (Seminário).

21.
VII simpoed. 2009. (Simpósio).

22.
Encontro do OSFE. 2008. (Outra).

23.
II Ciclo de Debates NESFE- Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola.. 2008. (Outra).

24.
VI Simpósio de Formação e Profissão Docente.A Escola de Farmácia de Ouro Preto: em um período de mudanças. 2008. (Simpósio).

25.
XVI Encontro regional de História.Os impactos das reformas educacionais na Escola de farmácia de Ouro Preto. 2008. (Encontro).

26.
I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil: Território conflito e identidade. 2007. (Simpósio).

27.
Seminário Nacional de História da Historiografia. 2007. (Seminário).

28.
XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).

29.
I Seminário de História do ICHS: Caminhos da historiografia brasileira contemporânea. 2006. (Seminário).

30.
I Simpósio Estado, Região e Sociedade. 2006. (Simpósio).

31.
VIII Ciclo de Estudos da Religião: Cristianismo: Ritos e Representações. 2006. (Encontro).

32.
XV Encontro Regional de História da Anpuh-MG. 2006. (Encontro).

33.
III SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2005. (Simpósio).

34.
I Encontro Memorial do ICHS. 2004. (Encontro).

35.
Memória do Golpe - 40 Anos Depois. 2004. (Encontro).

36.
VII Ciclo de Estudos da Religião: Fé e Conhecimento. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAULA, L. S.. Encontro de Saberes. 2018. (Outro).

2.
PAULA, L. S.. XI Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2017. (Congresso).

3.
PAULA, L. S.. Congresso de Inovações e Metodologias de Ensino. 2015. (Congresso).

4.
PAULA, L. S.. Congresso de Inovação e Metodologias de ensino.. 2015. (Congresso).

5.
PAULA, L. S.. Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thamires Clarissa de Paula Rocha. Por uma educação que contemple os direitos humanos: um olhar sobre a inclusão e as práticas pedagógicas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Luana Stefánni Mendonça Gonçalves. Os principais desafios em relação a permanência dos alunos cotistas no ICHS-UFOP. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Karine de Freitas Santos. Inclusão escolar um desafio a ser vencido nas escolas públicas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

4.
Margarete Aparecida Roque. O fazer pedagógico diante a dificuldade de atenção e a hiperatividade no contexto escolar .. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Ana Carolina Alves Silva. Cinema com a Escola. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Leandro Silva de Paula.

2.
Isadora Tereza Policarpo de Olivira. Cinema com a Escola. 2018. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Leandro Silva de Paula.



Outras informações relevantes


Vice-coordenador do Programa "UFOP com a Escola" (programa responsável em organizar e implementar cursos de extensão e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento).

Integrou a comissão destinada a propor uma reformulação da resolução CUNI 1330 - UFOP.

Membro do colegiado do curso de História da UFOP.

Aprovado em primeiro lugar no concurso para professor substituto da UFOP. Área: Fundamentos da Educação: Política Educacional - Edital PROAD 47/2016 - (DEEDU)

Aprovado no concurso para professor Prefeitura Municipal de Florestal ? MG. Concurso Público nº 01/2015.

Aprovado no Concurso Público. Secretaria de Estado de Educação - SEE - Edital 07/2017. Município de Exercício: Igarapé Cargo: Professor de Educação Básica - PEB - Nível I - Grau A - História



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