Carlos Eduardo Gonçalves Leal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9265192628116565
  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Educação pela UFPI. Especialista em Psicologia da Educação pela UFPI. Psicólogo formado pela Faculdade Santo Agostinho (FSA). Atua como Psicólogo na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI, na qual também exerce a função de Chefe do Serviço de Apoio Psicológico, e como Docente nos cursos de Bacharelado em Psicologia/Formação de Psicólogos, Bacharelado em Ciências Contábeis, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamental e Analítico-Comportamental do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). No UNIFSA, é membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIFSA). Na UFPI, é pesquisador do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva (NEESPI). Temas de interesse: Epistemologia e Ciência Psicológica, Psicologia Escolar e Educacional, Educação Especial e Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo Gonçalves Leal
Nome em citações bibliográficas
LEAL, C. E. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Piauí, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM).
Campus Ministro Petrônio Portela
Ininga
64049550 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 32155641
Ramal: 5641
URL da Homepage: www.ufpi.br/praec


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A Vivência da Subjetividade Social na Prática Educativa com Alunos Público-Alvo da Educação Especial, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ana Valéria Marques Fortes Lustosa.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: O Sentido Subjetivo da Inclusão para o Sujeito com Síndrome de Asperger,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Ana Valéria Marques Fortes Lustosa.
Palavras-chave: Educação Especial e Inclusiva; Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.
2007 - 2008
Especialização em Psicologia da Educação. (Carga Horária: 495h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: Estratégias de Intervenção Intraclasse em Alunos com Autismo.
Orientador: Ana Valéria Marques Fortes Lustosa.
2002 - 2006
Graduação em Psicologia (Formação de Psicólogos).
Faculdade Santo Agostinho, FSA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Workshop de Mindfulness: prática em atenção plena. (Carga horária: 10h).
Cognitiva Scientia, SEM SIGLA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Instrumental II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Instrumental I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Psicoterapias Corporais. (Carga horária: 40h).
Faculdade Santo Agostinho, FSA, Brasil.
2005 - 2005
Oratória. (Carga horária: 15h).
Faculdade Santo Agostinho, FSA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

Atividades

01/2016 - Atual
Ensino, Educação Física (PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TCC II
06/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
3/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva.

12/2008 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM).

Cargo ou função
Chefe do Serviço Psicossocial.
07/2008 - Atual
Serviços técnicos especializados , Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM).

Serviço realizado
Psicólogo do Serviço Psicossocial (atendimento psicológico clínico de alunos e servidores da UFPI; atendimento psicoeducacional de alunos com necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem.).
01/2014 - 04/2014
Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário IV - Atividade Complementar
Motricidade e Escola
07/2013 - 09/2013
Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário IV - Atividade Complementar
Motricidade e Escola
01/2013 - 04/2013
Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário IV - Atividade Complementar
Motricidade e Escola
07/2012 - 09/2012
Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Faculdade Santo Agostinho, FSA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

01/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santo Agostinho, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.
02/2013 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dimensões Psicológicas da Aprendizagem
Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar
Ética Profissional
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
Psicologia Social
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica
02/2012 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Organizacional
02/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar
Ética Profissional
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento I - Infância
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada
08/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar
Ética Profissional
Psicologia do Desenvolvimento I - Infância
Psicologia Social
02/2011 - 06/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Profissional
Psicologia do Desenvolvimento I - Infância
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
Psicologia Social
Psicologia Sócio-Histórica
02/2011 - 02/2011
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada
08/2010 - 12/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar
Psicologia do Desenvolvimento I - Infância
Psicologia Social
Psicologia Sócio-Histórica
02/2010 - 07/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dimensões Psicológicas da Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento I
Psicologia Social
Psicologia Sócio-Histórica
11/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Psicologia
11/2009 - 12/2009
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Comunicação

Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

8/2009 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Psicológicas da Sexualidade e Reprodução Humana
Enfoque Psicossomático do Processo Terapêutico
Psicopatologia das Psicoses II
3/2009 - 7/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Psicológicas da Sexualidade e Reprodução Humana
Enfoque Psicossomático do Processo Terapêutico
Tutoria VIII
08/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Eletivo IX
Psicopatologia das Neuroses II
04/2008 - 07/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica
Psicologia Comunitária e Saúde da Família

Centro de Orientação Especializada do Piauí, COEPI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

05/2008 - Atual
Ensino, Esp. em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Contribuição da Psicologia (enfoque: teorias comportamentais e cognitivas)
OBS: o curso é oferecido em parceria com o Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO).
10/2008 - 10/2008
Treinamentos ministrados , COEPI, .

Treinamentos ministrados
Curso de Iniciação em Terapia Cognitivo-Comportamental: bases filosóficas, epistemológicas e principais conceitos (40h)
03/2007 - 07/2008
Serviços técnicos especializados , COEPI, .

Serviço realizado
Atendimento psicológico clínico.
06/2008 - 06/2008
Treinamentos ministrados , COEPI, .

Treinamentos ministrados
Curso de Iniciação em Terapia Cognitivo-Comportamental: bases filosóficas, epistemológicas e principais conceitos (40h)

Associação de Amigos dos Autistas do Piauí, AMA-PI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Voluntário

Atividades

6/2005 - 12/2005
Estágios , Associação de Amigos dos Autistas do Piauí, .

Estágio realizado
Estágio Curricular Supervisionado em Psicologia Escolar.


Linhas de pesquisa


1.
Transtornos Globais do Desenvolvimento

Objetivo: Investigar os transtornos globais do desenvolvimento no Estado do Piauí..
2.
Educação Especial e Inclusiva

Objetivo: Investigar como se apresenta a área de educação especial e inclusiva na região nordeste, em particular no estado do Piauí, de modo a abranger as diferentes deficiências, condutas típicas, altas habilidades/superdotação em suas singularidades e complexidade..
3.
Formação de Professores, Práticas Educativas e Subjetividade

Objetivo: Pesquisar as relações entre formação inicial e continuada de professores e seus reflexos na prática educativa e na constituição da subjetividade dos atores envolvidos no âmbito escolar..
Palavras-chave: Práticas Educativas; Formação de Professores; Subjetividade.


Projetos de pesquisa


2008 - 2012
Entre paradigmas: análise da complexidade e diversidade da educação especial e inclusiva e dos fundamentos que as norteiam no Piauí - Brasil
Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar os paradigmas da educação especial e inclusiva nos seus mais diferentes contextos: social, familiar e educacional (esferas pública, privada e terceiro setor, em seus diferentes níveis de ensino), de modo a compreender seu desenvolvimento e transição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Eduardo Gonçalves Leal - Integrante / Ana Valéria Marques Fortes Lustosa - Coordenador / Rogéria Pereira Rodrigues - Integrante / Jane Graciele Moura Alves - Integrante / Aída Teresa dos Santos Brito - Integrante / Daniel Pereira Barbosa - Integrante / Telma Cristina Ribeiro Franco Freire - Integrante / Susana Araújo Chaves - Integrante / Danielle de Freitas Fonseca - Integrante / Marcia Raika e Silva Lima - Integrante / Camila Siqueira Cronemberg Freitas - Integrante / Rafaella Coelho Sá - Integrante / Patrícia Melo do Monte - Integrante / Maria de Jesus Rodrigues - Integrante / Lucineide Morais de Sousa - Integrante / Daniela Coutinho de Morais Escórcio - Integrante / Francisca Eluar Marinho Silva - Integrante / Flavianna Ferreira da Silva - Integrante / Graciele Bona Lira - Integrante / Jessica Rodrigues Santos - Integrante / Jucyara Caroline da Costa Osório - Integrante / kalyne de Sousa Carvalho - Integrante / Flávia Riane Paz Santos - Integrante / Vivianne Alves dos Santos - Integrante / Thaise Maria da Conceição - Integrante / Cleidiane de Oliveira Silva - Integrante / Maria de Nazaré Borges da Cunha - Integrante / Renata Salmito de Andrade - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
Projeto de Criação do Núcleo de Acessibilidade na UFPI - NAU
Descrição: A Universidade Federal do Piauí UFPI vem desenvolvendo ações voltadas para o acesso e permanência de pessoas com necessidades educacionais especiais desde que o Ministério da Educação implementou o Programa de Acessibilidade na Educação Superior (INCLUIR) em 2005, cujo principal objetivo consiste em fomentar a criação e a consolidação de núcleos de acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior, de modo a promover ações institucionais que possibilitem o acesso e a permanência de pessoas com necessidades educacionais especiais (pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação) neste nível de ensino, obedecendo ao disposto nos decretos nº 5.296/2004 e nº 5.626/2005. Desse modo, o projeto que ora se apresenta tem por objetivo primordial garantir o acesso e a permanência das pessoas com deficiência na UFPI a partir da implantação do Nau..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Saúde.


Idiomas


Inglês
Compreende BemLê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LEAL, C. E. G.; BATISTA, V. C. F. ; SANTOS, J. D. R. ; ROMAO, K. M. S. . A Dimensão Subjetiva do Exercício da Docência no Contexto da Escola Pública. In: Sandra Regina Gardacho Pietrobon e Damaris Beraldi Godoy Leite. (Org.). Coletânea Nacional sobre Formação Docente. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. , p. 135-.

2.
LEAL, C. E. G.; BATISTA, V. C. F. ; SANTOS, J. D. R. ; ROMAO, K. M. S. . Subjetividade e Prática Docente. In: Alisson Dias Gomes; Clecio Dantas; Michelle Vicente Torres. (Org.). Saberes Partilhados: bastidores do fazer ciência. 1ed.Teresina: FSA; EDUFPI, 2015, v. 1, p. 69-78.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEAL, C. E. G.; LUSTOSA, A. V. M. F. . A Formação Docente para a Inclusão: um olhar sobre o professor do Atendimento Educacional Especializado. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente e IX Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015. p. 7652-7666.

2.
LEAL, C. E. G.; LUSTOSA, A. V. M. F. . O Espectro Autista e a Inclusão Escolar: um enfoque sobre a dimensão subjetiva. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente e IX Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015. p. 4332-4349.

3.
LEAL, C. E. G.; BATISTA, V. C. F. ; SANTOS, J. D. R. ; ROMAO, K. M. S. . A Dimensão Subjetiva do Exercício da Docência no Contexto da Escola Pública. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente e IX Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEAL, C. E. G.; SILVA, I. M. . Oficina de Motivação para Professores: um relato de experiência. In: V Seminário de Extensão e Cultura - UFPI, 2016, Teresina. Anais do V Seminário de Extensão e Cultura - UFPI. Teresina: UFPI, 2016. p. 920.

2.
LEAL, C. E. G.; SOARES, C. S. ; MOURA, T. S. . O Psicólogo Escolar de Teresina: um enfoque sobre as contradições da atuação profissional. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Anais da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.

3.
MOURA, T. S. ; SOARES, C. S. ; NASCIMENTO, L. F. ; LEAL, C. E. G. . Treino de Habilidades Sociais e suas Contribuições para Pessoas com Transtorno de Ansiedade Social (TAS): uma revisão sistemática de literatura. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Anais da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.

4.
SOARES, C. S. ; MOURA, T. S. ; LEAL, C. E. G. . O TDAH e o Processo de Medicalização no Contexto Educaciona: uma revisão sistemática de literatura. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Anais da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.

5.
SOARES, C. S. ; LEAL, C. E. G. . As Implicações Subjetivas da Competitividade na Escola: relato de experiência como acompanhante terapêutico. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Anais da 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.

6.
GAMEIRO, C. B. S. ; NASCIMENTO, J. C. ; LEAL, C. E. G. . A Atuação Crítica em Psicologia Escolar no Contexto do Ensino Privado: um relato de experiência. In: XIII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho, 2015, Teresina. Anais da Semana da Pesquisa Científica. Teresina: FSA, 2015. p. 167-167.

7.
NASCIMENTO, L. F. ; MOURA, T. S. ; CARVALHO, B. S. S. ; LEAL, C. E. G. . Habilidades Sociais e Contribuições no Desenvolvimento do Indivíduo com Síndrome de Down: uma revisão sistemática de literatura. In: XIII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho, 2015, Teresina. Anais da Semana da Pesquisa Científica. Teresina: FSA, 2015.

8.
SOARES, C. S. ; SANTOS, M. M. S. ; COSTA, N. T. O. ; LEAL, C. E. G. . Inclusão Escolar do Aluno com Transtorno do Espectro Autista. In: XIII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho, 2015, Teresina. Anais da Semana da Pesquisa Científica. Teresina: FSA, 2015. p. 170-170.

9.
LEAL, C. E. G.; SILVA, A. M. A. E. ; MARTINS, D. F. . Relações Interpessoais de Sujeitos com Transtorno do Espectro Autista na Escola: uma revisão de literatura. In: XIII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho, 2015, Teresina. Anais da Semana da Pesquisa Científica. Teresina: FSA, 2015. p. 171-171.

10.
LEAL, C. E. G.; SILVA, I. M. . Oficina de Motivação para Professores: um relato de experiência. In: XIII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho, 2015, Teresina. Anais da Semana da Pesquisa Científica. Teresina: FSA, 2015. p. 172-172.

11.
LIMA, R. C. C. ; SOUSA, I. M. L. ; LEAL, C. E. G. . As concepções e práticas que as instituições de ensino superior mantêm em relação à inclusão social do aluno. In: XIII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho, 2015, Teresina. Anais da Semana da Pesquisa Científica. Teresina: FSA, 2015. p. 175-175.

12.
LEAL, C. E. G.. A Epistemologia Qualitativa e a Pesquisa Educacional no Contexto da Inclusão Escolar. In: XII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional e 37 th Annual Conference of the International School Psychology Association, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos do XII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional e 37 th Annual Conference of the International School Psychology Association. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015. p. 638-638.

13.
LEAL, C. E. G.. Ensino de Psicologia Escolar para Psicólogos: desafios na construção de um pensamento crítico. In: XII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional e 37 th Annual Conference of the International School Psychology Association, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos do XII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional e 37 th Annual Conference of the International School Psychology Association. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015. p. 945-946.

14.
CASTRO, B. V. ; SILVA, F. K. M. ; VIEIRA, J. M. F. S. ; SOARES, J. S. ; SILVA, J. C. P. ; FURTADO, M. A. R. ; COUTO, L. A. ; LEAL, C. E. G. . O Sentido do Diagnóstico de TDAH para Professores do Ensino Fundamental e seu Impacto na Relação Professor-Aluno Diagnosticado no Contexto da Sala de Aula. In: XII Semana Científica FSA, 2014, Teresina. Anais da Semana da Pesquisa Científica. Teresina: FSA, 2014. v. 12. p. 155-155.

15.
LEAL, C. E. G.; LEAL, R. G. P. ; Leão, S. M. ; REBELO, L. P. . A Escolha Profissional de Jovens de Escola Pública: Uma Perspectiva Sócio-Histórica. In: II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. A Escola Profissional de Jovens de Escola Pública: Uma Perspectiva Sócio-Histórica, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
GAMEIRO, C. B. S. ; NASCIMENTO, J. C. ; LEAL, C. E. G. . A Atuação Crítica em Psicologia Escolar no Contexto do Ensino Privado: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
NASCIMENTO, L. F. ; MOURA, T. S. ; CARVALHO, B. S. S. ; LEAL, C. E. G. . Habilidades Sociais e Contribuições no Desenvolvimento do Indivíduo com Síndrome de Down: uma revisão sistemática de literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOARES, C. S. ; SANTOS, M. M. S. ; COSTA, N. T. O. ; LEAL, C. E. G. . Inclusão Escolar do Aluno com Transtorno do Espectro Autista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LEAL, C. E. G.; SILVA, A. M. A. E. ; MARTINS, D. F. . Relações Interpessoais de Sujeitos com Transtorno do Espectro Autista na Escola: uma revisão de literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LEAL, C. E. G.; SILVA, I. M. . Oficina de Motivação para Professores: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LIMA, R. C. C. ; SOUSA, I. M. L. ; LEAL, C. E. G. . As concepções e práticas que as instituições de ensino superior mantêm em relação à inclusão social do aluno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LEAL, C. E. G.; SOARES, C. S. ; MOURA, T. S. . Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares Brasileiros: uma revisão de literatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LEAL, C. E. G.. A Epistemologia Qualitativa e a Pesquisa Educacional no Contexto da Inclusão Escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LEAL, C. E. G.. Ensino de Psicologia Escolar para Psicólogos: desafios na construção de um pensamento crítico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LEAL, C. E. G.. Enfoque Cognitivo-Comportamental na Escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LEAL, C. E. G.. Psicologia Escolar e Assistência Estudantil no Ensino Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LEAL, C. E. G.; BATISTA, V. C. F. ; SANTOS, J. D. R. ; ROMAO, K. M. S. . A Dimensão Subjetiva do Exercício da Docência no Contexto da Escola Pública. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LEAL, C. E. G.. O que a Medicalização da Escola Silencia?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CASTRO, B. V. ; SILVA, F. K. M. ; VIEIRA, J. M. F. S. ; SOARES, J. S. ; SILVA, J. C. P. ; FURTADO, M. A. R. ; COUTO, L. A. ; LEAL, C. E. G. . O Sentido do Diagnóstico de TDAH para Professores do Ensino Fundamental e seu Impacto na Relação Professor-Aluno Diagnosticado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LEAL, C. E. G.. O Sujeito com Transtorno do Espectro Autista e a Inclusão Escolar: entre o textualismo da política e o abandono pedagógico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LEAL, C. E. G.. Espectro Autista e Inclusão Escolar: desafios para a efetivação da política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LEAL, C. E. G.. A Inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais: desafios para a efetivação da política. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LEAL, C. E. G.. Indicadores Acadêmicos dos Estudantes Assistidos pela PRAEC/UFPI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LEAL, C. E. G.. Família e Autismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
LEAL, C. E. G.; Leão, S. M. ; LEAL, R. G. P. ; REBELO, L. P. . A Escolha Profissional de Jovens de Escola Pública de Teresina-PI: Uma Perspectiva Sócio-Histórica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LEAL, C. E. G.; LUSTOSA, A. V. M. F. ; MONTE, M. C. M. ; CARVALHO, M. M. B. . Implantação do Núcleo de Acessibilidade na UFPI - NAU. 2014.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LEAL, C. E. G.. Gravidez na Adolescência e Família. Programa Revista Meio Norte/TV Meio Norte. Teresina-PI. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LEAL, C. E. G.. Mentira na Adolescência. Programa Revista Meio Norte/TV Meio Norte. Teresina-PI. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEAL, C. E. G.. Curso de Iniciação em Terapia Cognitivo-Comportamental: bases filosóficas, epistemológicas e principais conceitos (segunda turma). 2008. .

2.
LEAL, C. E. G.. Curso de Iniciação em Terapia Cognitivo-Comportamental: bases filosóficas, epistemológicas e principais conceitos. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEAL, C. E. G.; LEAL, R. G. P.; SILVA, C. M. F.. Participação em banca de Eurimá Monteiro de Andrade.A Concepção de Dislexia para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Teresina-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

2.
LEAL, C. E. G.; SILVA, C. M. F.; FREIRE, T. C. R. F.. Participação em banca de Magda Suzana Lopes Lima.Necessidades Formativas para a Atuação com AEE na Perspectiva de Professores de uma Escola Pública de Teresina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

3.
LEAL, C. E. G.; LEAL, R. G. P.; SOUSA, D. L. S.. Participação em banca de Sonia Maria Valadares Sales.O Ensino-Aprendizagem do Aluno com Transtorno do Espectro Autista no Contexto da Sala Comum: estratégias utilizadas pelos professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

4.
LEAL, C. E. G.; LEAL, R. G. P.; SOUSA, D. L. S.. Participação em banca de Mychelly Nayara Barbosa Araújo.A Avaliação da Aprendizagem do Aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Contexto dos Anos Iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

5.
LEAL, C. E. G.; CARVALHO, B. S. S.; LOPES, D. C. T.. Participação em banca de Teresa Cristina Pereira de Abreu.Inclusão do Aluno com Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva de Professoras da Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

6.
LEAL, C. E. G.; FERNANDES, A. G. N.; LEAL, M. V. S.. Participação em banca de Tainá Borges Lima.O Enfrentamento das Dificuldades de Leitura e Escrita por Professores de uma Escola Municipal da Cidade de Palmeirais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

7.
LEAL, C. E. G.; FERNANDES, A. G. N.; LEAL, M. V. S.. Participação em banca de Altildes das Neves de Oliveira Silva.Dificuldades de Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita em uma Escola Pública de Teresina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

8.
LEAL, C. E. G.; CARVALHO, B. S. S.; SILVA, C. M. F.. Participação em banca de Rita Rodrigues de Sousa.Inclusão Escolar: dificuldades encontradas por ptofessores dos anos inciais do ensino fundamental em uma escola pública estadual de Teresina-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

9.
LEAL, C. E. G.; XAVIER, A. C. A.; SILVA, C. M. F.. Participação em banca de Fátima Maria Leal Alves.Inclusão do Aluno com Deficiência Auditiva: um olhar sobre a prática pedagógica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

10.
LEAL, C. E. G.; FERNANDES, A. G. N.; LOPES, D. C. T.. Participação em banca de Susana Pereira Alves.A Desmotivação de Alunos de uma Escola da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Palmeirais-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

11.
LEAL, C. E. G.; SILVA, C. M. F.; CARVALHO, B. S. S.. Participação em banca de Vania Tavares dos Santos.A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down na Escola da Rede Particular em Parnarama-Ma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

12.
LEAL, C. E. G.; SOUSA, D. L. S.; SILVA, C. M. F.. Participação em banca de Karla Vanessa Lopes Pereira.A Concepção do Professor Cursista do PARFOR sobre a Importância do Programa para a Condução da Prática Pedagógica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

13.
LEAL, C. E. G.; SOUSA, D. L. S.; SILVA, C. M. F.. Participação em banca de Antonia Berlane da Silva Moura.A Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil no Centro Municpal de Educação Infantil (CMEI) Chico Xavier. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí.

14.
LEAL, C. E. G.; LEMOS, A. V. L.; NEGREIROS, F.. Participação em banca de Silvana Teixeira de Araújo Sousa.Escola e Pluralidade Cultural: uma interface de desvalorização e exclusão social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí.

15.
LEAL, C. E. G.; LEMOS, A. V. L.; NEGREIROS, F.. Participação em banca de Priscila Generosa Pitombeira da Costa.Coerção e a Produção do Fracasso Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí.

16.
GUIMARAES, L. D. A.; LEAL, C. E. G.; SOARES, A. C. P.. Participação em banca de Rafel Lopes Maia.Estudantes e o Consumo de Bebidas Alcoólicas: uma relação periogosa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
AVELINO, F. P. D.; GOMES, A. J.; LEAL, C. E. G.; OLIVEIRA, A. C. M.. Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. 2009. Universidade Federal do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Congresso de Psicologia Escolar e Educacional e 37 th Annual Conference of the International School Psychology Association. A Epistemologia Qualitativa e a Pesquisa Educacional no Contexto da Inclusão Escolar. 2015. (Congresso).

2.
XIII Semana Científica da Faculdade Santo Agostinho.Relações Interpessoais de Sujeitos com Transtorno do Espectro Autista na Escola: uma revisão de literatura. 2015. (Outra).

3.
I Encontro Piauiense de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: políticas públicas, necessidades educacionais especiais e acessibilidade.O Sujeito com Transtorno do Espectro Autista e a Inclusão Escolar: entre o textualismo da política e o abandono pedagógico. 2013. (Encontro).

4.
III Encontro Multiprofissional do CIES: atualização e práticas de intervenção multiprofissional em relação ao autismo.Espectro Autista e Inclusão Escolar: desafios para a efetivação da política. 2013. (Encontro).

5.
I Simpósio de Inclusão e Acessibilidade da UFPI.Aspectos Legais da Inclusão. 2013. (Simpósio).

6.
IV Seminário de Assistência Estudantil da UFPI: os desafios da po política diante das desigualdades sociais e acadêmicas.A Democratização do Ensino Superior no Brasil e os Novos Desafios para a Universidade Pública. 2013. (Seminário).

7.
IV Seminário de Assistência Estudantil da UFPI: os desafios da po política diante das desigualdades sociais e acadêmicas.Indicadores Acadêmicos dos Estudantes Assistidos pela PRAEC/UFPI. 2013. (Seminário).

8.
IV Seminário de Assistência Estudantil da UFPI: os desafios da po política diante das desigualdades sociais e acadêmicas.Os Limites e as Possibilidades da Assistência Estudantil diante das Desigualdades Acadêmicas. 2013. (Seminário).

9.
VI Colóquio do Centro Integrado de Educação Especial.A Inclusão das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais: desafios para a efetivação da política. 2013. (Outra).

10.
XI Semana Científica da FSA.A Ética na Condução da Aprendizagem de Crianças Diagnosticadas com TDAH. 2013. (Outra).

11.
II Encontro Piauiense de Psicologia Social: Políticas Públicas, Família e Produção de Direitos.Medicalização da Educação: considerações acerca da subjetividade. 2012. (Encontro).

12.
I Jornada de Psicologia da Família - Terapia Familiar: Texto e Contexto.Família e Autismo. 2010. (Outra).

13.
VII Semana da Pesquisa Científica da Faculdade Santo Agostinho.Mesa Redonda "Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Autismo, Surdez e Altas Habilidades". 2009. (Outra).

14.
II Conversando Sobre Cognição e Comportamento. 2006. (Seminário).

15.
Oficina Regional da ABEP: Psicologia e Saúde Pública. 2006. (Oficina).

16.
I Encontro Piauiense de Psicologia Organizacional ?Psicologia e Administração: uma parceria de futuro?. 2004. (Encontro).

17.
I Conferência da Abordagem Fenomenológica Existencial. 2003. (Encontro).

18.
I Encontro Piauiense de Psicanálise. 2003. (Encontro).

19.
I Simpósio de Psicologia: A Diversidade do Conhecimento na Produção Docente. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEAL, C. E. G.; et al. . IV Seminário de Assistência Estudantil da UFPI: os desafios da política diante das desigualdades sociais e acadêmicas. 2013. (Outro).

2.
LEAL, C. E. G.; et al. . I Simpósio de Inclusão e Acessibilidade na UFPI. 2013. (Outro).

3.
LEAL, C. E. G.; et al. . I Encontro Piauiense de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: políticas públicas, necessidades educacionais especiais e acessibilidade. 2013. (Outro).

4.
LEAL, C. E. G.; et al. . III Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social da UFPI. 2012. (Outro).

5.
LEAL, C. E. G.; et al. . II Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social da UFPI. 2011. (Outro).

6.
LEAL, C. E. G.; et al. . I Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social da UFPI. 2010. (Outro).

7.
LEAL, C. E. G.. I Encontro Piauiense de Psicologia Organizacional "Psicologia e Administração: uma parceria de futuro". 2004. (Congresso).

8.
LEAL, C. E. G.. I Encontro Piauiense de Psicanálise. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Danyele Faustino Martins. Relações Interpessoais entre Pares de Crianças com Autismo no Contexto da Educação Infantil. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Santo Agostinho, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FSA. (Orientador).

2.
Camilla dos Santos Soares. Concepções e Práticas de Psicólogos Escolares de Teresina. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Santo Agostinho, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FSA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gisélia Ramos Souza. A Contribuição do Trabalho Psicopedagógico oferecido pelas IES para Alunos do Curso de Psicologia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

2.
Cássia Maria Lopes Dias et al. O Uso do Treinamento Parental como Técnica Interventiva em Crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs) na Cidade de Teresina. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

3.
Denise Martins e Renato Matos. Etiologia, Desenvolvimento e Tratamento Cognitivo-Comportamental no Transtorno Obsessivo-Compulsivo: revisão bibliográfica da última década. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

4.
Ethienny de Jesus C. Santos e Lucilene Oliveira Silva. Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Comorbidades Psiquiátricas em Crianças e Adolescentes: uma revisão da literatura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eurimá Monteiro de Andrade. A Concepção de Dislexia para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Teresina-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

2.
Magda Suzana Lopes Lima. Necessidades Formativas para a Atuação com AEE na Perspectiva de Professores de uma Escola Pública de Teresina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

3.
Sonia Maria Valadares Sales. O Ensino-Aprendizagem do Aluno com Transtorno do Espectro Autista no Contexto da Sala Comum: estratégias utilizadas pelos professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

4.
Mychelly Nayara Barbosa Araújo. A Avaliação da Aprendizagem do Aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Contexto dos Anos Iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

5.
Altilde das Neves de Oliveira Silva. Dificuldades de Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita em uma Escola Pública de Teresina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

6.
Fátima Maria Leal Alves. Inclusão do Aluno com Deficiência Auditiva: um olhar sobre a prática pedagógica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

7.
Karla Vanessa Lopes Pereira. A Concepção do Professor Cursista do PARFOR sobre a Importância do Programa para a Condução da Prática Pedagógica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

8.
Tainá Borges Lima. O Enfrentamento das Dificuldades de Leitura e Escrita por Professores de uma Escola Municipal da Cidade de Palmeirais-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

9.
Teresa Cristina Pereira de Abreu. A Inclusão do Aluno com Transtorno do Espectro Autista na Perspectiva de Professoras da Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

10.
Vania Tavares dos Santos. A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down na Escola de Rede Particular em Parnarama-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

11.
Rita Rodrigues de Sousa. Inclusão Escolar: dificuldades encontradas por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Teresina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

12.
Antonia Berlane da Silva Moura. A Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Chico Xavier em Teresina-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia (PARFOR)) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

13.
Marlene Rodrigues dos Santos. Motivação para Aprender no Contexto Escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

14.
Lizandra de Sousa Cunha. A Relação Professor-Aluno e o Sucesso Escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

Iniciação científica
1.
Verônica Conceição Ferreira Batista. A Dimensão Subjetiva do Exercício da Docência no Contexto da Escola Pública. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Santo Agostinho, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FSA. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.

2.
Brenda Vieira de Castro et al. O Sentido do Diagnóstico de TDAH para Professores do Ensino Fundamental da Escola Pública e seu Impacto na Relação entre Professor-Aluno Diagnosticado. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Santo Agostinho. Orientador: Carlos Eduardo Gonçalves Leal.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 7:58:53