Priscila Andrade Magalhães

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  • Última atualização do currículo em 20/09/2017


Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro. É professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professora dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio Brigadeiro Newton Braga. Atuou também na docência do curso de Especialização em Educação Especial da UNIRio e dos cursos de Pedagogia, Teologia e Música da Faculdade Batista do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação (SOCED) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, didática e sociologia da educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscila Andrade Magalhães
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, P. A. M.;MAGALHÃES, PRISCILA ANDRADE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Avenida Pasteur - até 213/214
Botafogo
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22953246
Fax: (21) 22953246
URL da Homepage: www.educacao.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Diurno e noturno. Desigualdades de origem e de formação entre estudantes de um curso de pedagogia, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaia Brandao.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Anatomia e fisiologia de um estágio,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Menga Lüdke.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Possibilidades e desafios do estágio na formação de professores: uma análise a partir dos relatos dos alunos do curso de pedagogia da UERJ.
Orientador: Carmen Lúcia Guimarães de Mattos.
Bolsista do(a): Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em Teologia.
Faculdade Batista do Rio de Janeiro, FBRJ, Brasil.
Título: Catalogação de obras introdutórias do Antigo Testamento - Levítico.
Orientador: Osvaldo Luiz Ribeiro.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovada em Concurso Público para Provas e Títulos - Edital 460 de 23 de dezembro de 2013 (publicado no DOU nº 253, de 31 de dezembro de 2013) - consolidado em 22/01/2014 / Código/Setor: MS-134/ Didática. Posse em 23.02.2015. Professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação (EDD FE/UFRJ); Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED); Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professoras (GEPED) Disciplinas ministradas: Didática Profissão Docente Prática de Ensino em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio

Atividades

08/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação do Programa de Monitoria da Faculdade de Educação.
04/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico da Coordenação de Licenciaturas.

Colégio Brigadeiro Newton Braga, CBNB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Anos Iniciais - Ens. Fundamenta, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovada no Concurso Público de Provas e Títulos (2009) para preeenchimento de cargos vagos da Carreira do Ensino Básico Federal, na Classe e Nível Inicial do Quadro de Pessoal do Comando da Aeronáutica, com lotação no Colégio Brigadeiro Newton Braga, CBNB. Professora de turma de primeiro ano do ensino fundamental.


Faculdade Batista do Rio de Janeiro, FABAT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: Ciências da Matemática e suas Tecnologias - 60h - Pedagogia / Tópicos Especiais - Multiculturalismo e Educação - 40h - Pedagogia / Metodologia Científica de Pesquisa 2 - 40h - Pedagogia / Metodologia Científica de Pesquisa 3 - 40h - Pedagogia / Metodologia do Ensino Fundamental - 40h - Pedagogia e Licenciatura em Música / Fundamentos da Educação - 40h - Teologia / Prática Docente 1 - 40h - Pedagogia / Tecnologias Aplicadas à Educação - 40h - Licenciatura em Música / Missão e Educação - 40h - Teologia / Tópicos Especiais em Teologia - Educação no contexto das instituições religiosas - 40h - Teologia / Estrutura e Funcionamento do Ensino e Legislação Educacional - 80h - Pedagogia e Licenciatura em Música / Prática Pedagógica II (Estágio) - 40h - Pedagogia / //// TUTORIAS A DISTÂNCIA: Metodologia do Ensino Fundamental - 40h - Pedagogia / Prática Docente 1 - 40h - Pedagogia / Prática Docente 2 - 40h - Pedagogia / Prática Docente 3 - 40h - Pedagogia / Ciências da Matemática e suas Tecnologias - 60h - Pedagogia /


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa, Carga horária: 3
Outras informações
Participa da equipe de pesquisa do Laboratório de Antropologia dos Processos de Formação (Lapf) / Departamento de Educação da PUC-Rio, coordenado pelo prof. José Maurício Arruti. O Lapf desenvolve estudos e pesquisas sobre a relação entre os processos de formação e agenciamentos de identidades e os processos de produção e transmissão do conhecimento, em suas modalidades escolar e não escolar.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico do CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista das pesquisas "Aproximando Universidade e Educação Básica pela Pesquisa na Mestrado" (CNPq) e "O estágio na formação docente: ponto de convergência ou de estrangulamento" (CNPq e FAPERJ).

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa
Outras informações
Participou do Grupo de Estudos da Profissão Docente - GEProf, da PUC-Rio, sob coordenação da Profa. Menga Lüdke, pesquisando a profissão docente e formação de professores.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora tutora da disciplina Fundamentos da Educação Especial do curso de Especialização em Educação Especial na modalidade a distância.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário de Iniciação Ciêntífica
Outras informações
Participação voluntária no estudo "Imagens Etnográficas da Inclusão Escolar: o fracasso escolar na perspectiva do aluno".

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Extensão Universitária, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de extensão no Projeto: TEJA-META: Imagens etnográficas da exclusão".

Atividades

03/2006 - 02/2007
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades / Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Núcleo de Etnografia em Educação - NetEdu.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A produção das hierarquias acadêmicas no campo da pesquisa em educação. Um estudo dos bolsistas de produtividade do CNPq
Descrição: O objetivo desta pesquisa é uma tentativa de (re)construir as condições e características dos processos de produção das hierarquias de pesquisa no campo da educação a partir das características dos atuais bolsistas de produtividade do CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscila Andrade Magalhães - Coordenador / Zaia - Integrante / Ana Luisa Antunes - Integrante.
2016 - Atual
O Trabalho Docente na contemporaneidade: articulações entre discursos e práticas
Descrição: Este projeto tem como objeto de estudo o trabalho docente na contemporaneidade, no contexto das transformações políticas, econômicas, sociais e culturais que complexificam e criam novas demandas para o exercício da docência. Neste âmbito têm emergido perspectivas nem sempre convergentes, que oscilam entre a defesa da necessidade de repensar e reinventar a formação de professores no sentido de abarcar a pluralidade e singularidade do trabalho docente em diferentes contextos escolares e não escolares e a tendência para a padronização e burocratização da formação e do exercício da profissão. A proposta de pesquisa que apresentamos assume a necessidade de uma análise das implicações dessas transformações, ambiguidades e contradições nos discursos dos docentes sobre a natureza do seu trabalho e sobre as suas práticas, com o objetivo de desenvolver uma tipologia de concepções dos professores sobre o trabalho docente, que seja suficientemente robusta e plástica para preservar a pluralidade e singularidade das concepções e experiências docentes existentes, e realizar um programa de investigação-formação, de cunho multidisciplinar, com professores sobre a docência e o ensino. O projeto permitirá definir um conjunto de recomendações para a formação de professores e contribuir para a sistematização de experiências educativas contemporâneas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
A Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição profissional de futuros professores
Descrição: Trata-se de um programa integrado de pesquisa, cuja fase inicial (2009-2012) objetivou analisar concepções e práticas didáticas de professores formadores que atuam com Didática nos cursos de licenciatura de três universidades do Estado do Rio de Janeiro (uma pública federal, uma pública estadual e uma privada), visando compreender como elas fundamentam o aprendizado da docência. Na etapa em andamento, a pesquisa objetiva analisar a formação em Didática de professores na perspectiva de alunos concluintes dos cursos de licenciatura investigados e confrontar os dados obtidos na etapa anterior, centrada no professor formador, com a etapa vigente, voltada para o licenciando, futuro professor...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Concepções e práticas didáticas de egressos de cursos de Licenciatura
Descrição: Nesta pesquisa propõe-se investigar como professores de escola pública da educação básica avaliam a sua formação em Didática. Que concepções e práticas didáticas definem o ensino que realizam? O grupo de participantes será formando por 15 egressos dos 14 cursos de licenciatura da UFRJ investigados na pesquisa anterior("A Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição profissional de futuros professores"). Pretende-se localizar um egresso de cada curso (no caso do Curso de Letras, dois, sendo um de Letras Português/Literatura e outro Português/Inglês ou Português/Espanhol) que finalizou sua formação inicial em até três anos (2013-2015) e que ingressou em uma rede pública de ensino municipal, estadual ou federal, localizada no Estado do Rio de Janeiro, também no período de até três anos (2013-2015). A configuração do grupo de sujeitos se justifica mediante os objetivos do estudo que consistem em: analisar a contribuição da formação em Didática para a docência de professores em início de carreira; mapear e categorizar concepções e práticas didáticas que balizam o ensino desses professores. Teoricamente, o estudo se fundamentará em três ideias chave: i- o ensino, objeto da Didática, enquanto especificidade profissional docente (ROLDÃO, 2007; 2005); ii- a Didática e a base de conhecimento profissional docente (SHULMAN, 1987); iii- perspectivas de aprendizado da docência (COCHRAN-SMITH, 2012; 2003; 1999; 1991). Metodologicamente, optou-se pela realização de entrevistas com todos os sujeitos, observação de um conjunto de dez aulas de parte dos participantes e análise de registro escrito de casos de ensino obtidos durante as observações. A definição dos professores, cujas aulas serão observadas, considerará os critérios de aceitação (autorização), viabilidade institucional (permissão), localização da escola (mobilidade da pesquisadora), tempo (exequibilidade da pesquisa) e representação das diferentes etapas de ensino da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Pretende-se com a realização deste estudo contribuir para o conhecimento do que prevalece como Didática na base de conhecimento profissional docente acessada nos primeiros anos de magistério, de modo a fornecer elementos tanto para a revisão dos currículos dos cursos de licenciatura, quanto para os programas de formação continuada de professores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2016
Cursos de pedagogia ? estudos de caso e desafios à produção de qualidade do ensino fundamental
Descrição: Este projeto visa desenvolver uma parceria interinstitucional de pesquisas com o objetivo de avaliar características de alguns cursos de pedagogia em universidades do Rio de Janeiro. Os dados oficiais indicam que a maioria dos estudantes desses cursos procede de um ensino fundamental precário. Questões norteadoras: (1) estarão os atuais cursos de pedagogia desenvolvendo estratégias que permitam a maioria de seus estudantes superar as deficiências de sua formação escolar prévia e oferecendo condições para o seu aperfeiçoamento profissional quando no exercício do magistério? (2) quais as representações e expectativas dos docentes dos cursos de pedagogia sobre a formação dos seus alunos? Sua forma de trabalhar mudou em função do perfil dos alunos de pedagogia? Como vêem o futuro desses alunos, e da carreira em geral? (3) quais as condições institucionais (bibliotecas, bolsas, laboratórios, avaliação, atividades extra-curriculares, estágios, estudo dirigido, material didático etc.) oferecidas aos estudantes? (4) existem estratégias institucionais visando o aumento do tempo de dedicação aos estudos por parte dos estudantes? Nesta perspectiva pretendemos desenvolver quatro estudos de casos analisando as peculiaridades dos cursos de formação de professores, o desempenho dos seus estudantes, suas expectativas e as condições de inserção profissional dos egressos. Esta investigação pretende oferecer subsídios para pensar estratégias visando a melhoria da qualidade da escola pública, identificando os principais problemas da formação de professores, pois a educação é input fundamental do desenvolvimento econômico e social. Como estratégia de pesquisa articularemos os estudos de caso (observação, análise documental, depoimentos, entrevistas e material produzido pelas mídias em uma perspectiva micro-social) com dados macro-sociais sobre os cursos de graduação e licenciaturas (ENADE)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
O estágio na formação docente, entre a universidade e a escola básica, como campo de cruzamento de saberes
Descrição: A partir de constatações de pesquisas anteriores, dentro do campo da formação de professores, especificamente voltadas para o estudo da profissão docente e de seu desenvolvimento pela pesquisa do professor, estamos iniciando um estudo sobre o estágio supervisionado. Pretendemos reunir, num trabalho de pesquisa em colaboração, a contribuição de professores da universidade, responsáveis pela supervisão de estagiários e o de professores da escola de educação básica, que os recebem em suas salas de aula, no período crucial para o processo de formação de professores representado pelo estágio. Nele se entrecruzam saberes teóricos esperados da universidade, e saberes originados da prática docente de professores da escola básica. Os estagiários são, ao mesmo tempo, agentes e beneficiários desse cruzamento de saberes, trazendo-os e levando-os de um lado ao outro, procurando integrar em sua própria formação o que puderem apreender dos dois tipos de saberes. Nosso estudo pretende ver de perto como se passa esse cruzamento, acompanhando o processo dentro da escola onde ele ocorre e focalizando-o a partir da perspectiva dos diferentes atores nele envolvidos: professores, da universidade e da escola, e estagiários. A aproximação entre eles, pelo esforço comum de pesquisa, pode revelar condições e fatores que vêm há muito constituindo obstáculos para o desenvolvimento de um estágio mais produtivo e significativo para a formação do futuro docente. A despeito do reconhecimento das precárias condições em que se encontram, hoje, muitas escolas da rede pública, acreditamos que poderemos descobrir e possivelmente desenvolver, pelo trabalho entre os parceiros da pesquisa, caminhos alternativos e estratégias que poderão ser sugeridos a outras escolas da rede. A introdução do professor da escola básica, nesse trabalho de pesquisa, constitui uma garantia do avanço na direção do desenvolvimento profissional desse professor. Constitui também caminho certo para enriquecimento da construção.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Aproximando Universidade e Educação Básica pela pesquisa no mestrado
Descrição: O mestrado representa, praticamente, a primeira oportunidade concreta de realização de uma pesquisa, de iniciativa do próprio professor-mestrando, contando, é claro, com os auxílios disponíveis no programa, como o conjunto de disciplinas oferecidas, as bolsas de estudo, cada vez mais curtas, mas ainda disponíveis, os recursos bibliográficos e de informática, as múltiplas atividades estimulantes que ocorrem dentro de uma universidade, o convívio assegurador dos colegas, ?que estão no mesmo barco?, e , de modo particular, o apoio da orientação da dissertação, um dos melhores (e raros) exemplos de pareceria desenvolvidos nas instituições de ensino superior, onde, em geral, domina um clima de competição, próprio da cultura de concorrência por postos na carreira e auxílios para pesquisa. Para nosso estudo é de grande interesse focalizar essa primeira (em geral) oportunidade de exercício da pesquisa, por parte do professor da educação básica, no seu curso de mestrado. Como foi escolhido seu tema? Teve alguma relação direta com os problemas que vivia em sua escola? As disciplinas, a bibliografia estudada, ajudaram a esclarecer esses problemas? Ou a passagem pelo mestrado representou um desvio, uma fuga desses problemas, em direção a outro tipo de atividade profissional, a outro nível de ensino, o superior talvez? As discussões, as idéias, os autores estudados, as teorias reveladas foram motivo para o aprofundamento de seu compromisso com o trabalho em sua escola, ou, ao contrário, o despertaram para outros interesses, para outras direções? Essas e várias outras questões poderão ser levantadas no estudo proposto, que continua nossa linha de investigação sobre as relações entre o professor da educação básica e a pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
O Estágio nos Cursos de Formação de Professores como uma Via de Mão Dupla entre Universidade e Escola
Descrição: Este estudo propõe investigar um problema situado exatamente na intersecção entre a universidade e as escolas de educação básica, no esforço de formação de seus futuros professores. Trata-se do estágio supervisionado, que representa uma oportunidade de articulação entre a dimensão teórica e a dimensão prática, ambas indispensáveis à formação do futuro professor, sendo a primeira, habitualmente, atribuída à responsabilidade da instituição de ensino superior, e a segunda à da instituição escolar. O tema tratado, o problema do estágio, demanda o envolvimento dos dois conjuntos de sujeitos, cujas visões complementares vão propiciar uma nova proposição para um velho objeto de pesquisa, usualmente focalizado apenas por um dos primas. A junção dessas duas visões em um trabalho de pesquisa conjunta, poderá permitir um avanço considerável na própria discussão teórica da questão, beneficiando-se então do que vem sendo denominado como ?circularidade dos saberes? entre as esferas da universidade e da educação básica (Martinand, 2004). Os resultados do estudo se reverterão imediatamente para ambos os conjuntos envolvidos na pesquisa: do lado da universidade serão os responsáveis pelos cursos de licenciatura e sobretudo seus estudantes, os estagiários, que poderão ver seus estágios muito mais próximos da realidade das escolas e assim das próprias necessidades de formação de futuros professores. Do lado das escolas públicas o benefício será também imediato, na medida em que a formação de seus futuros professores poderá se dar de forma que atenda mais de perto às exigências de seus alunos, a partir da passagem do futuro professor por um estágio bem mais efetivo e realista. Outro ganho imediato das escolas e de seus professores será representado pelo seu envolvimento em um trabalho de pesquisa, em colaboração com a universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscila Andrade Magalhães - Integrante / Menga Lüdke - Coordenador / Sued Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Parceria entre escola e universidade: investigando a escola, seus sujeitos e práticas por meio do estágio supervisionado
Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo central desenvolver uma sólida parceria entre escola e universidade na realização de investigação sobre temáticas da escola, numa proposta de formação inicial e contínua de professores por meio do estágio supervisionado. Para tanto, buscaremos reunir todos os envolvidos no estágio supervisionado, a saber: professores regentes da escola de educação básica, professores supervisores da universidade, estagiários, estudantes de ensino médio dos cursos de formação professores (ensino médio normal) e extensionistas, para pensar, discutir, avaliar e repensar a escola de educação básica, seus sujeitos e suas práticas. As contribuições de Marilyn Cochran-Smith (1999, 2002, 2004) sobre comunidades de apreendizagem docente e investigação como postura orientam a construção metodológica desta proposta, onde cada sujeito possui lugar central na construção e desenvolvimento da proposta. Canário (2001), Roldão (2006, 2007) e Nóvoa (2007) contribuem para pensar o lugar da escola e seus atores na formação docente. Tardif (2002, 2008) traz para a discussão em tela a importância dos saberes do professor da escola básica na formacão docente. Acreditamos que este projeto pode contribuir para a formação contínua de professores da educação básica, bem como indicar caminhos para melhor formação inicial de futuros professores. Palavras-chave: Formação inicial e contínua de professores; estágio; comunidades de aprendizagem docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Priscila Andrade Magalhães - Coordenador.
2011 - 2011
Escola, memória e território quilombola na Região dos Lagos apoio à implementação da Lei 10639/2003 e reflexão sobre uma proposta de educação diferenciada quilombola
Descrição: O projeto destina-se a realizar a integração entre uma instituição de ensino técnico agrícola a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista - que atende a quatro comunidades remanescentes de quilombos da Região dos Lagos, e uma Instituição de Ensino Superior reconhecida nacionalmente por sua excelência na pesquisa educacional e formação de docentes a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), com o objetivo de oferecer apoio à direção da escola e formação complementar ao seu quadro de professores no sentido de implementar a lei 10.639, assim como promover uma reflexão sobre um modo adequado de abordar a presença majoritária de estudantes quilombolas nesta escola. Para isso o projeto se propõe apoiar a produção de materiais especificamente relacionados ao público quilombola, assim como às suas comunidades de origem; apoiar iniciativas de atividades pedagógicas e de pesquisa dos corpos docente e discente desta sobre a realidade quilombola nos planos estadual e nacional; e, finalmente, integrar as atividades da escola e do Lapf por meio de estágios acadêmicos, intercâmbios presenciais e uma plataforma virtual interativa, de livre acesso pela rede mundial de computadores.
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
2006 - 2008
Imagens Etnográficas da Inclusão Escolar: o fracasso escolar na perspectiva do aluno
Descrição: O fracasso escolar de alunos e alunas do Ensino Fundamental é objeto de estudo dessa pesquisa. Esse tema, recorrente no cenário da educação nacional, tem sido examinado nos últimos anos pelo grupo de pesquisa Etnografia e Exclusão: aspectos psicossociais da inclusão escolar (MATTOS, 1992, 1994, 1996, 1998, 2000, 2002, 2004). Embora os resultados positivos do acesso e permanência de alunos no Ensino Fundamental comecem a figurar nas estatísticas nacionais, eles não revelam o intricado processo de exclusão de um grande número de alunos que ainda são vítimas do fracasso escolar. Atores externos ao sistema escolar estão sendo convocados a participar do processo de avaliação dos alunos considerados problemáticos pelos conselhos de classe. Nesse contexto, a pesquisa de abordagem etnográfica acompanhando, desvelando e descrevendo eventos interativos que podem ser reveladores desse processo sócio-educacional se faz necessária. As escolas que participam da pesquisa são voluntárias e fazem parte da rede pública do Rio de Janeiro. Procuraremos desenvolver o trabalho de campo duas vezes por semana durante dezoito meses. Os referenciais teóricos que trabalhamos se orientam pelos trabalhos de Robert CASTEL (1992), Anthony GIDDENS, BACK & SCOTT (1997) e François DUBET (2003) sobre exclusão, identidade e diferença e pelo de Frederick ERICKSON (2004) sobre a etnografia de sala de aula. As temáticas principais que utilizamos preliminarmente são: afiliação, pertencimento, identidade, diferença, violência, intolerância, dentre outras. Pretendemos com esse trabalho contribuir para o entendimento do fracasso escolar, construir um banco de dados de imagens sobre exclusão, produzir trabalhos de relevância teórico-metodológico-epistemológica que possam influenciar políticas públicas na área da exclusão e investigações/ pesquisas científicas sobre o fracasso escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Priscila Andrade Magalhães - Integrante / Carmen Lúcia Guimarães de Mattos - Coordenador / Liliane de Alcantara Albuquerque - Integrante / Luís Paulo Cruz Borges - Integrante / Tatiana Bezerra Fagundes - Integrante / Ludmila dos Santos Silva - Integrante / Michelle Tavares da Silva - Integrante / Aline Masi Teixeira da Rocha - Integrante / Grazielle Avellar Bragança - Integrante / Fernanda Carvalho Ramalho - Integrante / Adriana Maria Ribeiro Dantas - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - UERJ - - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociologia da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Francês
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, P. A. M.2017RODRIGUES, P. A. M.; MARAFELLI, C. M. ; BRANDÃO, Zaia (Rosaly Hermengarda Lima Brandão) . A formação profissional dos professores. Um velho problema sob outro ângulo. CADERNOS DE PESQUISA, v. 165, p. 982-997, 2017.

2.
CRUZ, GISELI BARRETO DA2017CRUZ, GISELI BARRETO DA ; MAGALHÃES, PRISCILA ANDRADE . O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 43, p. 483-498, 2017.

3.
RODRIGUES, P. A. M.;MAGALHÃES, PRISCILA ANDRADE2014RODRIGUES, P. A. M.. Entre experiências de estágio supervisionado e modelos para a formação de docentes: reconhecendo o lugar da escola e das parcerias na preparação de professores. Revista Teias (UERJ. Online), v. 1, p. 1-20, 2014.

4.
LÜDKE, Menga2012 LÜDKE, Menga ; RODRIGUES, P. A. M. ; PORTELA, V. M. . O mestrado como via de formação de professores da educação básica para a pesquisa. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, p. 59-83, 2012.

5.
RODRIGUES, P. A. M.;MAGALHÃES, PRISCILA ANDRADE2012RODRIGUES, P. A. M.. Por uma educação do campo que contemple as parcerias nos processos formativos e as formas identitárias dos povos do campo. Olhar de Professor (UEPG. Impresso), v. 1, p. 41-56, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORGES, L. P. C. (Org.) ; RODRIGUES, P. A. M. (Org.) ; CASTRO, P. A. (Org.) . Escritos de pesquisa: educação, seus atores e instituições. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012. 190p .

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, P. A. M.. Parceria entre universidade e escola básica na formação didática de docentes: condições e elementos para seu desenvolvimento. In: Giseli Barreto da Cruz; Ana Teresa de C. C. de Oliveira; Maria das G. C. de A. Nascimento. (Org.). ENSINO DE DIDÁTICA: entre ressignificações e possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 89-102.

2.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. ; BATALHA, C. S. ; OLIVEIRA, F. L. ; VALENTIM, J. S. ; CASTRO, P. H. Z. C. ; RAYCHTOCK, S. ; CAMPELO, T. S. . A didática e o aprendizado da docência no processo de constituição identitária de futuros professores. In: Giseli Barreto da Cruz; Ana Teresa de C. C. de Oliveira; Maria das G. C. de A. Nascimento. (Org.). ENSINO DE DIDÁTICA: entre ressignificações e possibilidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 23-48.

3.
RODRIGUES, P. A. M.. Uma proposta de colaboração entre universidade e escola na formação de professores através do estágio supervisionado. In: BORGES, L. P.; RODRIGUES, P. A. M.; CASTRO, P. A.. (Org.). Escritos de Pesquisa: educação, seus atores e instituições. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 33-54.

4.
RODRIGUES, P. A. M.; LUDKE, M. . O estágio como porta de entrada para o trabalho docente. In: CORDEIRO, A.; HOBOLD, M.; AGUIAR, M.. (Org.). Trabalho docente: formação, práticas e pesquisa. 1ed.Joinville: Editora Univille, 2010, v. , p. 29-46.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, P. A. M.; EARP, M. L. S. ; MARAFELLI, C. M. . 'Projeto ou Circunstância'?: Tipologia de escolha de estudantes pelo curso de Pedagogia. In: 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e 2nd International Symposium on Qualitative Research, 2017, Salamanca. Atas - Investigação Qualitativa em Educação, 2017. v. 1. p. 1715-1724.

2.
RODRIGUES, P. A. M.; CERDAS, L. ; PASCHOALINO, J. B. Q. . Aproximações e propostas de parceria entre universidade e escola na formação de professores: uma análise a partir dos trabalhos apresentados nas últimas cinco edições da ANPED (2010-2015). In: 38a Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, 2017, São Luís do Maranhão. 38a Reunião da ANPEd, 2017.

3.
RODRIGUES, P. A. M.; GUEDES, M. E. . Encontro entre estudantes de curso normal e estudantes de pedagogia: uma experiência de (co)formação. In: Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (Rede Estrado), 2017, Campinas. IX Encontro Brasileiro Rede Estrado: ?Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências"., 2017.

4.
RODRIGUES, P. A. M.. Entre práticas de estudo de estudantes de pedagogia e as estratégias didáticas de seus formadores: uma análise sobre as condições de formação docente em uma universidade pública. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2016, Cuiabá. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016.

5.
RODRIGUES, P. A. M.; SÁ EARP, M. L. ; MARAFELLI, C. M. . 'Projeto' ou 'Circunstância'? Representações da escolha profissional de estudantes de cursos de pedagogia de universidades cariocas. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2016, Curitiba. EDUCERE - Formação de professores, complexidades e trabalho docente, 2016.

6.
RODRIGUES, P. A. M.; CASCIANO, R. L. . Os hábitos de leitura na formação de futuros professores das séries iniciais. In: EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação, 2016, Curitiba. EDUCERE - XIII Formação de professores, complexidade e trabalho docente, 2016.

7.
RODRIGUES, P. A. M.. Perfil, condições e desigualdades de formação entre estudantes do diurno e noturno em curso de pedagogia. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. Campina Grande: Realize Editora, 2015. v. 1. p. 1-17.

8.
RODRIGUES, P. A. M.. O desenvolvimento profissional de docentes da educação básica através de uma proposta de estágio supervisionado. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, 2014, Porto. Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013. v. 4. p. 5373-5384.

9.
RODRIGUES, P. A. M.. Escolha do possível? Opção profissional, perfil do estudante do curso de Pedagogia e trabalho docente. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014. v. 1. p. 1399-1410.

10.
NASCIMENTO, A. P. C. L. ; VIEIRA, D. M. ; RODRIGUES, P. A. M. . A formação de professores alfabetizadores. In: IV Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos, 2012, Niterói. IV Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos, 2012. v. 1. p. 1-23.

11.
RODRIGUES, P. A. M.. Por uma educação do campo: caminhos analíticos de processos de formação ? identidade, saberes, parcerias e reconhecimento social. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2012, Niterói. IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2012.

12.
RODRIGUES, P. A. M.. Anatomia e fisiologia de um estágio. In: 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012. v. 1. p. 1-16.

13.
RODRIGUES, P. A. M.. Uma proposta de colaboração entre universidade e escola na formação de professores. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões, 2011, Rio de Janeiro. Formação de Professores, Culturas: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011. p. 1-12.

14.
FREUND, C. S. ; RODRIGUES, P. A. M. ; PORTELA, V. M. . TEMPOS E ESPAÇOS FORMATIVOS: convergindo na riqueza para a atuação docente, desvelando tensões que se apresentam para uma atuação mais consistente. In: O Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 2010, Belo Horizonte. TEMPOS E ESPAÇOS FORMATIVOS: convergindo na riqueza para a atuação docente, desvelando tensões que se apresentam para uma atuação mais consistente, 2010.

15.
RODRIGUES, P. A. M.. A escola como co-formadora de futuros professores por meio do estágio: um caminho de possibilidade e desafios. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escola - CIAVE, 2008, Curitiba/PR. VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escola - CIAVE. Curitiba/PR: Champagnat / Fundação Araucária, 2008. v. 1. p. 1-14.

16.
RODRIGUES, P. A. M.; FREUND, C. S. . Por que um Professor da Escola Básica Procura o Mestrado?. In: III Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2008, Resende/RJ. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende/RJ: Universo Educacional: Inovações, Cultura e Memória, 2008. v. 1. p. 1-9.

17.
BORGES, L. P. C. ; RODRIGUES, P. A. M. . Gênero e Sexualidade na Educação Infantil: implicações na formação de professores e professoras. In: II Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre diálogos, 2008, Niterói/RJ. II Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre diálogos. Rio de Janeiro: HP Comunicação. v. 1. p. 1-14.

18.
RODRIGUES, P. A. M.. Possibilidades e desafios do estágio na formação de professores: uma análise a partir dos relatos dos alunos de um curso de Pedagogia. In: XI Congresso de Iniciação e Produção Científica, 2008, São Bernardo do Campo. Anais do XI Congresso de Iniciação e Produção Científica - X Seminário de Extensão da Metodista - V Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo, 2008.

19.
RODRIGUES, P. A. M.; LUDKE, M. ; MILLER, I. ; BARRETO, B. C. ; MONTEIRO, M. C. G. ; LIMA, S. M. B. P. ; WILLEMES, J. F. ; PEREIRA, F. A. X. . O 'buraco negro' da formação de professores: re-significando o estágio no âmbito de uma parceria universidade-escola. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2008.

20.
RODRIGUES, P. A. M.. O estágio na formação de professores: uma aproximação entre escola e universidade. In: VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio de Formação de Professores, 2008, Curitiba/PR. VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio de Formação de Professores. Curitiba: Tuiuti, 2008. p. 1-10.

21.
RODRIGUES, P. A. M.. Deficiência física: a acessibilidade como meio para inclusão na escola e na sociedade. In: II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão: etnografia em educação: fracasso escolar - conversas sobre teoria e prática, 2007, Rio de Janeiro. II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão: etnografia em educação: fracasso escolar - conversas sobre teoria e prática, 2007.

22.
PUGGIAN, C. ; MATTOS, C. L. G. ; RODRIGUES, P. A. M. ; BORGES, L. P. C. ; SANTOS, T. L. A. ; ROMUALDO, K. ; ARAÚJO, E. F. . Entre as ruas e a escola: questões sobre o processo de re-inclusão educacional de adolescentes em situação de rua. In: I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2006, Rio de Janeiro. I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, P. A. M.; PUGGIAN, C. ; MATTOS, Carmen L.G. ; BORGES, L. P. C. . Entre as ruas e a escola: reflexões sobre o papel do educador social no processo de re-inclusão educacional de adolescentes excluídos no Rio de Janeiro.. In: IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação para o Sucesso: políticas e actores, 2007, Funchal. IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2007.

2.
RODRIGUES, P. A. M.; BORGES, L. P. C. . Gênero e Sexualidade na Educação Infantil: implicações na formação de Professores e Professoras. In: X Congresso de Iniciação Científica/ IX Seminário de Extensão da Metodista/ IV Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa, 2007, São Bernardo do Campo. X Congresso de Iniciação Científica/ IX Seminário de Extensão da Metodista/ IV Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa, 2007.

3.
BORGES, L. P. C. ; RODRIGUES, P. A. M. ; MATTOS, Carmen. L. G. M. -. . Exclusão Educacional: a relação entre fracasso escolar e narcotráfico na perspectiva do próprio adolescente. In: 59ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007, Belém. 59ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (em vias de publicação), 2007.

4.
RODRIGUES, P. A. M.. O trabalho com jovens com deficiência física: reflexões sobre uma formação profissional inclusiva. In: X Congresso de Iniciação Científica/ IX Seminário de Extensão da Metodista/ IV Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa, 2007, São Bernardo do Campo. X Congresso de Iniciação Científica/ IX Seminário de Extensão da Metodista/ IV Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa, 2007.

5.
RODRIGUES, P. A. M.; PUGGIAN, C. ; MATTOS, C. L. G. . Educadores sociais: um estudo etnográfico sobre sua formação e prática cotidiana. In: X Congresso de Iniciação Científica/ IX Seminário de Extensão da Metodista/ IV Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa, 2007, São Bernardo do Campo. X Congresso de Iniciação Científica/ IX Seminário de Extensão da Metodista/ IV Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa, 2007.

6.
RODRIGUES, P. A. M.; PUGGIAN, C. ; MATTOS, C. L. G. . Educadores sociais: um estudo etnográfico sobre sua formação e prática cotidiana junto a adolescentes envolvidos na dinâmica das ruas. In: 59ª Reunião anual da SBPC -Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007, Belém. Registros da 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007.

7.
RODRIGUES, P. A. M.; ALBUQUERQUE, L. de A. ; MARTINS, M. M. ; SILVA, S. M. O. . Acessibilidade: a chave para a efetiva inclusão do deficiente motor na sociedade. In: 59ª Reunião anual da SBPC -Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007, Belém. 59ª Reunião anual da SBPC -Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2007.

8.
RODRIGUES, P. A. M.; MATTOS, C. L. G. ; SILVA, E. A. . Formação de professores/as: a realização de uma oficina pedagógica no âmbito do projeto incluindo diferenças. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianóplis. REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 58. Anais eletrônicos.. São Paulo: SBPC/UFSC, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, P. A. M.; MATTOS, C. L. G. . Possibilidades e desafios do estágio na formação de professores: uma análise a partir dos relatos dos alunos do curso de pedagogia. In: 19ª Uerj Sem Muros. Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008, Rio de Janeiro. 19ª Uerj Sem Muros. Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2008.

2.
RODRIGUES, P. A. M.; LEITE, E. S. ; SANTOS, F. M. ; VERMELHO, M. V. ; SILVA, N. P. ; TRINDADE, R. S. ; FILIPE, F. R. ; VILLELA, M. ; SILVA, A. R. ; PEREIRA, F. A. X. ; WILLEMES, J. F. . A tessitura das relações afetivas no estágio supervisionado: vozes de alunos, professores, estagiários e pesquisadores. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - II CLAFPL, 2008, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - II CLAFPL. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008. v. 1. p. 158-159.

3.
PUGGIAN, C. ; RODRIGUES, P. A. M. ; BORGES, L. P. C. ; MATTOS, C. L. G. . Imagem, voz, educação e justiça social: oficina de criação visual como pesquisa e prática pedagógica. In: I Seminário de Pesquisa e Práticas Pedagógicas - Linguagem Visual e Educação Básica, 2007, Rio de Janeiro. I Seminário de Pesquisa e Práticas Pedagógicas - Linguagem Visual e Educação Básica, 2007.

4.
RODRIGUES, P. A. M.; BORGES, L. P. C. ; MATTOS, Carmen. L. G. M. -. ; ALBUQUERQUE, L. de A. ; ALMEIDA, L. C. G. ; FAGUNDES, Tatiana B. ; SILVA, L. S. ; SILVA, M. T. ; DANTAS, A. M. R. ; LEITE, S. S. ; FERROCO, O. D. ; VERNEQUE, F. . Incluido Diferenças: a oficina pedagógica sobre fracasso escolar e a reflefixidade de professores sobre sua prática. In: VI Seminário de Pesquisa: por uma "cultura da experimentação", 2007, São Gonçalo. VI Seminário de Pesquisa: por uma "cultura da experimentação", 2007.

5.
RODRIGUES, P. A. M.; BORGES, L. P. C. ; FERROCO, O. D. ; MATTOS, Carmen. L. G. M. -. . O Processo de Exclusão Educacional de Adolescentes do Rede Pública de Ensino: o fracasso escolar na perspectiva do aluno/a. In: 16ª Semana de Iniciação Científica da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. 16ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2007.

6.
RODRIGUES, P. A. M.; PUGGIAN, C. ; BORGES, L. P. C. ; MATTOS, Carmen L. G. . Educadores, Professores e 'Pais e mães' socias: como se educa quem educa a criança e o adolescente em situação de risco?. In: III Seminário de Educação - Vozes da Educação: Memórias, Histórias e Formação de Professores, 2007, São Gonçalo. III Seminário de Educação, 2007.

7.
RODRIGUES, P. A. M.; MATTOS, C. L. G. ; Cruz, L. P. ; ALBUQUERQUE, L. de A. . TEJA-META: Imagens etnográficas da exclusão. In: 17ª edição do UERJ Sem Muros, 2007, Rio de Janeiro. 17ª UERJ Sem Muros, 2007.

8.
RODRIGUES, P. A. M.; MATTOS, C. L. G. ; PUGGIAN, C. . Entre as ruas e a escola: reflexões sobre o papel do educador social no processo de re-inclusão educacional de adolescentes excluídos do Rio de Janeiro, 2006.

9.
RODRIGUES, P. A. M.; ALBUQUERQUE, L. de A. ; MARTINS, M. M. ; SILVA, S. M. O. ; PASSI, E. G. . "Ouvindo o portador de necessidades educativas especiais: Deficiência Física - O problema da acessibilidade. In: 15ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2006, Rio de Janeiro. 15ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.. Rio de Janeiro: Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

10.
RODRIGUES, P. A. M.; MATTOS, Carmen. L. G. M. -. ; PUGGIAN, C. . Entre as ruas e a escola: reflexões sobre o papel do educador social no processo de re-inclusão educacional de adolescentes excluídos no Rio de Janeiro. In: 15ª Semana de Inciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006, Ro de Janeiro. 15ª Semana de Inciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CEPUERJ, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, P. A. M.. A parceria entre escola e universidade em foco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, P. A. M.. Pesquisa e formação de professores: a parceria entre escola e universidade em foco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RODRIGUES, P. A. M.. The dialectics of pedagogical training and youth empowerment in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, P. A. M.. PERFIL, CONDIÇÕES E DESIGUALDADES DE FORMAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DO DIURNO E NOTURNO EM CURSO DE PEDAGOGIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CASCIANO, R. L. ; RODRIGUES, P. A. M. . OS HÁBITOS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RODRIGUES, P. A. M.; SÁ EARP, M. L. ; MARAFELLI, C. M. . ?PROJETO? OU ?CIRCUNSTÂNCIA?? REPRESENTAÇÕES DA ESCOLHA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES CARIOCAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RODRIGUES, P. A. M.. PERFIL, CONDIÇÕES E DESIGUALDADES DE FORMAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DO DIURNO E NOTURNO EM CURSO DE PEDAGOGIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. . A Didática e a formação de professores de Dança. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. . A disciplina Didática em um curso de licenciatura em Educação Física: primeiros apontamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. ; OLIVEIRA, T. P. ; ARRUDA, V. V. ; ALVES, C. L. L. . Ensino de Didática na visão de licenciandos em Ciências Biológicas: compreensão e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. ; ALVES, C. L. L. ; CAMPELO, T. S. ; OLIVEIRA, F. L. ; SANTOS, J. V. ; MOREIRA, D. O. A. . Licenciandos de um curso de História e sua visão sobre a contribuição do ensino de Didática para a sua formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
RODRIGUES, P. A. M.; CRUZ, G. B. ; BATALHA, C. S. ; CRUZ, D. F. B. ; ALVES, C. L. L. ; RAYCHTOCK, S. . A Didática e a formação de professores de Dança. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. ; CASTRO, P. H. Z. C. ; MARCEL, J. ; ALVES, C. L. L. ; ALMEIDA, R. S. ; OLIVEIRA, F. L. . A disciplina Didática em um curso de licenciatura em Educação Física: primeiros apontamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. ; ALVES, C. L. L. ; OLIVEIRA, T. P. ; ARRUDA, V. V. . Ensino de Didática na visão de licenciandos em Ciências Biológicas: compreensão e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. ; ALVES, C. L. L. ; OLIVEIRA, F. L. ; CAMPELO, T. S. ; VALENTIM, J. S. ; MOREIRA, D. O. A. . Licenciandos de um curso de História e sua visão sobre a contribuição do ensino de Didática para a sua formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RODRIGUES, P. A. M.. Ensino e Pesquisa na formação docente: Condições de formação de docentes, nos Entremuros da universidade e escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
RODRIGUES, P. A. M.. PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NA FORMAÇÃO DOCENTE: o papel de cada lado na equação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
RODRIGUES, P. A. M.. Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores: a formação entre pares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
RODRIGUES, P. A. M.. Escolha do possível? Opção profissional, perfil do estudante do curso de Pedagogia e trabalho docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RODRIGUES, P. A. M.. O desenvolvimento profissional de docentes da educação básica através de uma proposta de estágio supervisionado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RODRIGUES, P. A. M.. Por uma educação do campo: caminhos analíticos de processos de formação ? identidade, saberes, parcerias e reconhecimento social. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NASCIMENTO, A. P. C. L. ; VIEIRA, D. M. ; RODRIGUES, P. A. M. . A formação de professores alfabetizadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
RODRIGUES, P. A. M.. Anatomia e fisiologia de um estágio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RODRIGUES, P. A. M.. O estágio como porta de entrada para o trabalho docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
LÜDKE, Menga ; RODRIGUES, P. A. M. . O curso de Mestrado como via de preparação do professor da Educação Básica para a pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
RODRIGUES, P. A. M.. Possibilidades e desafios do estágio na formação de professores: uma análise a partir dos relatos dos alunos de um curso de pedagogia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MATTOS, Carmen L.G. ; CASTRO, Paula A. ; RODRIGUES, P. A. M. ; FAGUNDES, Tatiana B. ; SILVA, Aline L. ; SILVA, E. A. . Incluindo Diferenças: uma proposta de educação inclusiva para o município de Cachoeiras de Macacu. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES, P. A. M.. Resenha do livro 'Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia', de Peter Burke. Rio de Janeiro: Sociologia da Educação - Revista Luso-Brasileira, 2012 (Resenha).

2.
RODRIGUES, P. A. M.. Em memória de Dinah, uma das muitas mulheres esquecidas no relato bíblico. Universidade Metodista de São Paulo, 2009 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RODRIGUES, P. A. M.. Conselho Permanente para Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC). 2014.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, P. A. M.. Geometria no ciclo de alfabetização. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. . A Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição profissional de futuros professores. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
ARRUTI, J. M. A. ; RODRIGUES, P. A. M. ; PEREIRA, A. ; CARDOSO, A. ; LUDOVICE, C. ; RODRIGUES, F. F. X. ; MAROUN, K. ; PORTELLA, P. ; FARIAS, T. . Caderno de apoio para o Primeiro Ciclo de Formação do projeto ESCOLA, MEMÓRIA E TERRITÓRIO QUILOMBOLA DA REGIÃO DOS LAGOS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, P. A. M.; RODRIGUES, F. F. X.; SCOFANO, R. G.. Participação em banca de Juliana de Souza Nogueira.Ensino religioso sob o olhar histórico legal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
RODRIGUES, P. A. M.; CERDAS, L.; AMORIM, R. M. A.. Participação em banca de Giseli Oliveira Matos de Jesus.Professor leitor: uma análise do perfil leitor dos licenciados do curso de Pedagogia da UFRJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CRUZ, G. B.; RODRIGUES, P. A. M.; NASCIMENTO, M. G. C. A.. Participação em banca de Amanda de Jesus Silva.Manuais didáticos e formação docente: um estudo da dimensão técnica na perspectiva da didática crítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
RODRIGUES, P. A. M.; SCORFANO, R. G.; MAIA, M. V. C. M.. Participação em banca de Sarah Menezes Rocha.Educação estética: educando os sentidos com Rudolf Steiner e Rubem Alves. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
RODRIGUES, P. A. M.; CRUZ, G. B.; PASCHOALINO, J. B. Q.. Participação em banca de Nataliane Dantas Soares.Eu consigo dar nome ao que vejo na escola: as construções experiências que são feitas por meio do PIBID. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
RODRIGUES, P. A. M.; CRUZ, G. B.; SOUZA, M. L.. Participação em banca de Ilana Caroline Barbalho Coutinho.Estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ e sua relação com o estágio não obrigatório. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
37a Reunião Científica da ANPED. 2015. (Outra).

2.
Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. 2015. (Congresso).

3.
Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JICTAC).A Didática e a formação de professores de Dança. 2015. (Outra).

4.
XII EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. OS HÁBITOS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. 2015. (Congresso).

5.
Conferência Nacional de Educação - Etapa Estadual. 2013. (Outra).

6.
Conferência Nacional de Educação - Etapa Municipal. 2013. (Outra).

7.
Minicurso: Avaliação da Aprendizagem no Cotidiano Escolar. 2013. (Outra).

8.
Palestra com Claude Dubar: "A construção social dos percursos individuais". 2013. (Outra).

9.
35ª Reunião Anual da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa em Educação).Anatomia e Fisiologia de um estágio. 2012. (Encontro).

10.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. A formação de professoras alfabetizadoras. 2012. (Congresso).

11.
O Seminário Internacional de Avaliação de Aprendizagem: Pela Qualidade e Equidade em Educação. 2012. (Seminário).

12.
Palestra com Bernard Charlot: ?Por que e para que ir a escola? A relação dos alunos com o saber?. 2012. (Outra).

13.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões.Uma proposta de colaboração entre universidade e escola na formação de professores. 2011. (Encontro).

14.
O Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE).TEMPOS E ESPAÇOS FORMATIVOS: convergindo na riqueza para a atuação docente, desvelando tensões que se apresentam para uma atuação mais consistente. 2010. (Encontro).

15.
III COLÓQUIO EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO - Gênero e Pobreza: imagens da escola. Sessão de Comunicação - Eixo Pobreza e Exclusão. 2009. (Congresso).

16.
19ª Uerj Sem Muros - Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro do Rio de Janeiro.Possibilidades e desafios do estágio na formação de professores: uma análise a partir dos relatos dos alunos do curso de pedagogia. 2008. (Outra).

17.
II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (II CLAFPL).Tessituras das relações afetivas no estágio supervisionado: vozes dos alunos, professores, estagiários e pesquisadores. 2008. (Simpósio).

18.
VIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) & III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas (CIAVE). A escola como co-formadora de futuros professores por meio do estágio: um caminho de possibilidades e desafios. 2008. (Congresso).

19.
VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio Nacional de Formação de Professores.O estágio na formação de professores: uma aproximação entre escola e universidade. 2008. (Seminário).

20.
XI Congresso de Iniciação Científica / X Seminário de Extensão da Metodista / V Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. Possibilidades e desafios do estágio na formação de professores: uma análise a partir dos relatos dos alunos de um curso de pedagogia. 2008. (Congresso).

21.
16ª Semana de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. 2007. (Outra).

22.
59ª Reunião anual da SBPC -Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência."Educadores sociais": um estudo etnográfico sobre sua formação e prática cotidiana junto a adolescentes envolvidos na dinâmica das ruas. 2007. (Outra).

23.
Congresso de Gênero e Estudos Feministas. 2007. (Congresso).

24.
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Família, Escola e Comunidade. 2007. (Outra).

25.
II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão: etnografia em educação: fracasso escolar - conversas sobre teoria e prática.Deficiência física: a acessibilidade como meio para inclusão na escola e na sociedade. 2007. (Outra).

26.
III Seminário de Educação - Vozes da Educação: Memórias, Histórias e Formação de Professores.Educadores, Professores e 'Pais e mães' socias: como se educa quem educa a criança e o adolescente em situação de risco?. 2007. (Seminário).

27.
IV Seminário Internacional - As Redes de Conhecimento e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura.. 2007. (Seminário).

28.
Memória Documentação e Pesquisa - Universidade: múltiplos olhares de si mesma. 2007. (Seminário).

29.
Palestra: "A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais e políticas curriculares" proferida pelo prof. Jefferson Mainardes - Puc-Rio. 2007. (Outra).

30.
Palestra: " Diferenças, desigualdades e as tensões na contemporaneidade proferida pelo prof. Antônio Flávio Perucci - UERJ. 2007. (Outra).

31.
Palestra: "Escola: um objeto sociológico" proferida pelo prof. Rui Canário - PUC-Rio. 2007. (Outra).

32.
Palestra: "Improving society by improving schools?" proferida pelo prof. dr. John Gray - Puc - Rio. 2007. (Encontro).

33.
Palestra: "Macro e Micro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado" proferida pelo prof. Jacques Revel - IFCS/UFRJ. 2007. (Outra).

34.
Palestra: "O futuro da escola" proferida pelo prof. Michael Young - PUC-Rio. 2007. (Outra).

35.
Palestra: "Sociologia Sagrada: uma Abordagem Francesa da Dimensão Religiosa do Fascismo" proferida pelo prof. Carlo Ginzburg - PUC-Rio. 2007. (Outra).

36.
Palestra "Mais realista que o rei: ocidentalismos e modernismos alternativos no Brasil e na América Latina", pelo prof. Otávio Velho - FBRJ. 2007. (Outra).

37.
Semana Pedagógica da FBRJ - Educação: da reflexão crítica à reinvenção criativa. 2007. (Outra).

38.
Seminário: Educação para reduzir as desigualdades sociais - UERJ. 2007. (Seminário).

39.
Seminário Memória, Documentação e Pesquisa - Universidade: múltiplos olhares de si mesma. 2007. (Seminário).

40.
Simpósio Internacional "O Futuro da Autonomia. Uma Sociedade de Indivíduos?".. 2007. (Simpósio).

41.
THEOlogando: missão, cultura e teologia. 2007. (Congresso).

42.
X Congresso de Iniciação Científica/ IX Seminário de Extensão da Metodista/ IV Seminário PIBIC/ UMESP de Pesquisa. O trabalho com jovens com deficiência física: reflexões sobre uma formação profissional inclusiva. 2007. (Congresso).

43.
15ª Semana de Inciação Científica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Entre as ruas e a escola: reflexões sobre o papel do educador social no processo de re-inclusão educacional de adolescentes excluídos no Rio de Janeiro. 2006. (Outra).

44.
3ª Semana de Homilética: O preparo do sermão. 2006. (Seminário).

45.
58ª Reunião Anual da SBPC.Formação de professores/as: a realização de uma oficina pedagógica no âmbito do projeto incluindo diferenças. 2006. (Outra).

46.
Café Teológico - Perspectivas bíblico-teológicas na teologia latino americana. 2006. (Encontro).

47.
Fórum Mundial de Educação - Educação cidadã para uma cidade educadora. 2006. (Outra).

48.
I Seminário FFP para todos - Núcleo de Extensão da Faculdade de Formação de Professores.Incluindo Diferenças: uma proposta de educação inclusiva para o município de Cachoeiras de Macacu. 2006. (Seminário).

49.
I Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje.Entre as ruas e a escola: questões sobre o processo de re-inclusão educacional de adolescentes em situação de rua. 2006. (Seminário).

50.
Mini-curso "Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia". 2006. (Outra).

51.
Palestra "Inclusão social da pessoa portadora de necessidade especial" NEI / UERJ. 2006. (Outra).

52.
Semana Pedagógica "Da educação especial à educação inclusiva: dos paradigmas às possibilidades de implementação escolar". 2006. (Outra).

53.
Seminário de Ciências Bíblicas. 2006. (Seminário).

54.
Seminário Políticas Públicas para a Mulher - Construindo um olhar coletivo: a mulher numa perspectiva de gênero. 2006. (Seminário).

55.
Fórum Internacional de Teologia Contemporânea - O amor que se faz comunhão no corpo, A esperança que se faz alegria no copo, A fé que se faz martírio na Cruz. 2005. (Outra).

56.
I Colóquio de Educação, Cidadania e Exclusão - As contribuições da Pesquisa Qualitativa em Educação. 2005. (Outra).

57.
Mesa "Ciência, arte e espiritualidade" Núcleo de Educação Ambiental (NUEDAM / UERJ) coordenada pela prof. Elza Neffa - UERJ. 2005. (Outra).

58.
Palestra "Estatuto da Criança e do Adolescente e os Conselhos Tutelares" proferida pelo grupo de pesquisa coordenado pelo prof. Luiz Cavaliere Basílio - UERJ. 2005. (Outra).

59.
Palestra "Olhares compartilhados: o ato fotográfico como experiência alteritária e dialógica" proferida pela professora Ana Elizabete Rodrigues de Carvalho Lopes - UERJ. 2005. (Outra).

60.
Congresso Brasileiro de Reflexão Teológica - O desafio de ser cristão no mundo contemporâneo. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, G. B. ; RODRIGUES, P. A. M. . III Simpósio sobre Ensino de Didática do LEPED. 2016. (Outro).

2.
RODRIGUES, P. A. M.. I Encontro com estudantes de cursos de formação de professores em nível médio: estratégias didáticas para a sala de aula. 2016. (Outro).

3.
RODRIGUES, P. A. M.. I Colóquio Pedagógico - Tempo de Ensinar, Aprender e Refletir - Tear. 2014. (Outro).

4.
ARRUTI, J. M. A. ; RODRIGUES, P. A. M. ; PORTELLA, P. ; CARDOSO, A. ; FARIAS, T. ; PEREIRA, A. . PRIMEIRO CICLO DE FORMAÇÃO DO PROJETO "ESCOLA, MEMÓRIA E TERRITÓRIO QUILOMBOLA DA REGIÃO DOS LAGOS". 2011. (Outro).

5.
RODRIGUES, P. A. M.. II Amostra das Ciências e suas Tecnologias. 2009. (Exposição).

6.
MATTOS, Carmen. L. G. M. -. ; RODRIGUES, P. A. M. ; BORGES, L. P. C. ; ALBUQUERQUE, L. de A. ; FAGUNDES, Tatiana B. ; CASTRO, Paula A. ; ALMEIDA, L. C. G. ; DANTAS, A. M. R. ; SILVA, B.C.D.S ; MONTEIRO, M. I. N. L. ; PUGGIAN, C. ; SILVA, L. S. ; SILVA, Michelle T. ; BRAGANCA, G. A. . II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão: etnografia em educação: fracasso escolar - conversas sobre teoria e prática. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Giselle Borisff. Aprendizagens para a docência na relação entre futuros professores e estudantes da escola de educação básica. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julianna de Soua Nogueira. Ensino religioso sob o olhar histórico legal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.

2.
Nataliane Soares. A construção dos saberes docentes na formação dos futuros professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.

3.
Denise de Araújo Andrade Godói. O desenvolvimento da aprendizagem a partir de Piaget e Vygotsky: contribuições para a prática pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.

4.
Eliane Santana da Silva. Uma análise sobre crianças com TDAH e suas implicações para o trabalho pedagógico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.

5.
Alyne Borges de Miranda Lima. Alfabetização de Surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.

6.
Dilzenir Borges Nascimento Silva. A indisciplina nas séries iniciais: uma análise sobre suas possíveis causas e desafios ao trabalho do professor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.

7.
Geoésley José Negreiros Mendes. A criança em África: uma reflexão acerca da experiência vivida como professor de Educação Infantil em Guiné Conacri - África. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.

8.
Elias Vieira de Paula. Educação e Movimentos Sociais: o modelo educacional dos pré vestibulares sociais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.

9.
Rosimere Assis Gaby Monteiro. Classes de realfabetização e dificuldades de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.

10.
Ana Beatriz da Silva Pinto. Educação como estratégia de mudança para crianças de camadas populares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Batista do Rio de Janeiro. Orientador: Priscila Andrade Magalhães.




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