Marli Suzana Forteza Paixão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1510106917132250
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Possui graduação em Ciências e Matemática pelas Faculdades Integradas Regionais de Avaré(1990) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju (1994). É mestre em Educação para a Ciência pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), campus Bauru(SP), na área de Formação de Professores. Foi professora de Matemática(1990 a 2018) pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e Coordenadora pedagógica pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo(2010/2011). Atua como docente das Faculdades Integradas Regionais de Avaré(SP), graduação: Pedagogia, nas disciplinas de Matemática e CMPE(Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino) de Matemática . Experiência na área de Educação, com ênfase em formação continuada de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marli Suzana Forteza Paixão
Nome em citações bibliográficas
FORTEZA, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
FUNDAÇÃO REGIONAL EDUCACIONAL DE AVARÉ, FREA - Fundação Regional Educacional de Avaré.
PRAÇA ROMEU BRETAS 163
CENTRO
18700-902 - Avare, SP - Brasil
Telefone: (014) 37321133
Fax: (014) 37334433
URL da Homepage: provafira@frea.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2003
Mestrado em Educação Para a Ciência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Grupo de Estudo - Uma Perspectiva de Prática Crítico-Reflexiva na Formação Continuada de Professores,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Renato Eugenio da Silva Diniz.
Palavras-chave: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1994
Graduação em Pedagogia.
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE PIRAJU, FFCL, Brasil.
1986 - 1990
Graduação em Matemática.
FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ, FIRA, Brasil.




Formação Complementar


1989 - 1990
Extensão universitária em MATEMÁTICA(ESPECIALIZAÇÃO).
FUNDAÇÃO REGIONAL EDUCACIONAL DE AVARÉ, FREA, Brasil.


Atuação Profissional



FUNDAÇÃO REGIONAL EDUCACIONAL DE AVARÉ, FREA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em 2008, 2009 e 2010 sem atuação profissional nessa instituição, retornando em 02/2011.


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como coordenadora pedagógica de 2010 a 2011 e atuação como vice diretora.

Atividades

04/1990 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
MATEMÁTICA

Associação Educacional do Vale da Jurumirim, EDUVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DO ENSINO SUPERIOR, Carga horária: 16

Atividades

08/2004 - 06/2005
Ensino, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTATÍSTICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FORTEZA, M. S.; RENATO EUGÊNIO DA SILVA DINIZ . GRUPO DE ESTUDO: UMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. In: ROBERTO NARDI; FERNANDO BASTOS;RENATO EUGÊNIO DA SILVA DINIZ. (Org.). PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS - CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 5ed.SÃO PAULO: ESCRITURAS EDITORA, 2004, v. 1, p. 57-77.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FORTEZA, M. S.; RENATO EUGÊNIO DA SILVA DINIZ . GRUPO DE ESTUDO: UMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. In: VII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - TEORIAS E PRÁTICAS - IMAGENS E PROJETOS, 2003, ÁGUAS DE LINDÓIA. GRUPO DE ESTUDO: UMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. SÃO PAULO: UNESP, 2003. v. 1. p. 124-124.

Apresentações de Trabalho
1.
FORTEZA, M. S.. Educação Inclusiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FORTEZA, M. S.; RENATO EUGÊNIO DA SILVA DINIZ . GRUPO DE ESTUDO: UMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FORTEZA, M. S.. Inclusão: desafios e possibilidades. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FORTEZA, M. S.. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Inclusiva. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FORTEZA, M. S.. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FORTEZA, M. S.. Gestão Escolar - Disciplina: Projeto Político Pedagógico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
FORTEZA, M. S.. Serviço Social - Disciplina: Didática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VICENTE, J. F.; FORTEZA, M. S.; FERREIRA, R. A. A.. Participação em banca de Beatriz Cardoso.O legado de Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

2.
FORTEZA, M. S.; VICENTE, J. F.; FERREIRA, R. A. A.. Participação em banca de Taís Cristina Rodrigues.A Síndrome de Burnout na Educação: algumas considerações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

3.
FERREIRA, R. A. A.; FORTEZA, M. S.; VICENTE, J. F.. Participação em banca de Carolina Cabral Lima.A educação escolar do aluno com surdez frente a barreira da comunicação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

4.
FORTEZA, M. S.. Participação em banca de Wellwn Aparecida Pilar.O papel da ludicidade no ensino de Matemática às crianças de 4 e 5 anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

5.
SILVA, A. P.; FORTEZA, M. S.; FERREIRA, R. A. A.. Participação em banca de Paloma Maria Macedo Gomes.A Crise na Educação: Apontamentos Filosóficos de Hannah Arendt. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

6.
FORTEZA, M. S.; FERREIRA, R. A. A.; SILVA, A. P.. Participação em banca de Tatiane de Oliveira.A contribuição do jogo no ensino de Matemática na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

7.
FERREIRA, R. A. A.; FORTEZA, M. S.. Participação em banca de Denise Aparecida Pires.A deficiência no atendimento e na comunicação da pessoa com surdez na área da Saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

8.
FORTEZA, M. S.; FERREIRA, R. A. A.. Participação em banca de Vanessa Nogueira Machado.O papel da ludicidade na aprendizagem matemática na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

9.
FORTEZA, M. S.. Participação em banca de Bianca Natali Lima de Castilho e Sabrina C. Della Maggiore.O papel das atividades lúdicas no processo ensino aprendizagem de Matemática nas crianças de 6 a 7 anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

10.
FORTEZA, M. S.. Participação em banca de Matildes Dionísio de Araujo Neta.Análise das dificuldades matemáticas dos alunos do 3o. e 6o. anos do Ensino Fundamental: estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

11.
FERREIRA, R. A. A.; FORTEZA, M. S.; PRADO, G. J.. Participação em banca de Maria Aparecida Rolfini.A importância da inclusão do aluno surdo no ensino regular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ.

12.
FORTEZA, M. S.; FERREIRA, R. A. A.; PRADO, G. J.. Participação em banca de Bruna Cristina Colla.O processo de ensino aprendizagem da criança com síndrome de Down. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ.

13.
FORTEZA, M. S.; FERREIRA, R. A. A.; PRADO, G. J.. Participação em banca de Talita Freitas Fernandes Nascimento.O Ensino de Matemática na Educação Infantil dos 4 e 5 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ.

14.
PRADO, G. J.; FERREIRA, R. A. A.; FORTEZA, M. S.. Participação em banca de Daianne Marcusso Perili.A atuação do pedagogo no ambiente hospitalar: uma análise. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

15.
FORTEZA, M. S.. Participação em banca de Andréia A. Drumond.O benefício do Soroban no Ensino da matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

16.
FORTEZA, M. S.. Participação em banca de Silmara Cruz.Resolução de Problemas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Acadêmica - Palestra : História e Memória. 2018. (Outra).

2.
Semana de Educação. Feira de Educação FIRA/Faculdades Integradas Regionais de Avaré - A criança e o seu tempo. 2017. (Feira).

3.
Semana de Educação / 2016. A História da Educação no Brail. 2016. (Feira).

4.
Formação de professores e as novas posturas educacionais.Formação de professores. 2003. (Outra).

5.
VII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.GRUPO DE ESTUDO: UMA PERSPECTIVA DE PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORTEZA, M. S.. Dia Internacional da Síndrome de Down. 2018. (Outro).

2.
FORTEZA, M. S.. Dia Internacional da Síndrome de Down. 2017. (Outro).

3.
FORTEZA, M. S.. Dia Internacional da Síndrome de Down. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Taís Cristina Rodrigues. A Síndrome de Burnout na Educação: algumas considerações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.

2.
Wellen Aparecida Pilar. O papel da ludicidade no ensino de Matemática às crianças de 4 e 5 anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.

3.
Vanessa Nogueira Machado. O papel da ludicidade na aprendizagem matemática na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.

4.
Tatiane de Oliveira. A contribuição do jogo no ensino de Matemática na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.

5.
Bianca Natalí Lima de CASTILHO e Sabrina C. Della MAGGIORE. O Papel das Atividades Lúdicas no Processo Ensino Aprendizagem de Matemática Nas Crianças De 6 a 7 Anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.

6.
Matildes Dionísio de Araujo Neta.. ANÁLISE DAS DIFICULDADES MATEMÁTICAS DOS ALUNOS DO 3º. e 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ESTUDO DE CASO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.

7.
Talita Freitas Fernandes NASCIMENTO. O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇAO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.

8.
Bruna Cristina Colla. 4. A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.

9.
Silmara Cruz. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.

10.
Andréia A. Drumond.. OS BENEFÍCIOS DO SOROBAN NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas Regionais de Avaré. Orientador: Marli Suzana Forteza Paixão.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 19:54:40