Digenário Pessoa de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8948671302629687
  • Última atualização do currículo em 24/07/2012


Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2008) e graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (2006). Foi bolsista PIBIC-CNPq na Universidade Federal do Piauí, atuando no projeto " O gênero discursivo editorial de jornal na imprensa piauiense: as imbricações entre a dimensão social e a dimensão verbal", sob orientação do professor Dr. Francisco Alves Filho, do Departamento de Letras da UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Digenário Pessoa de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, D. P.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: O gênero de discurso editorial de jornal por uma perspectiva sociohistórica,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Francisco Alves Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2005 - 2008
Graduação em Letras Português.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
2004 - 2006
Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí.




Formação Complementar


2008 - 2008
Gêneros Textuais.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2008 - 2008
Enunciação e Construção do Discurso.
Associação Brasileira de Linguística.
2007 - 2007
Discurso e Modalida.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Iniciação ao estudo lingüístico. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Dom Barreto, DOM BARRETO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 35


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


Educandário Santa Maria Goretti, ESMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Revisor Pedagógico, Carga horária: 30


Fundação Nossa Senhora da Paz, FNSP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: PIBIC, Enquadramento Funcional: bolsista-iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de pesquisa "O gênero discursivo editorial de jornal na imprensa piauiense: a imbricações entre a dimensão social e a dimensão verbal"



Projetos de pesquisa


2007 - 2008
O GÊNERO DISCURSIVO EDITORIAL DE JORNAL NA IMPRENSA PIAUIENSE: AS IMBRICAÇÕES ENTRE A DIMENSÃO SOCIAL E A DIMENSÃO VERBAL.
Descrição: O problema principal desta pesquisa é investigar como está constituído sócio-discursivamente o gênero editorial de jornal e de que maneira ele reflete e refrata, na materialidade do texto, a dimensão social na qual está incluído. Uma vez que os editoriais de jornal são assumidos pela esfera jornalística como uma ferramenta semiótico-discursiva para a expressão de suas opiniões e posições e como a esfera jornalística funciona institucionalmente como ressonância ideológica do grupo social no qual se inclui (cf. Van Dijk, 1996 e 1998), supõe-se que os editoriais contêm fortes indícios acerca da vida discursiva de uma sociedade. Por esta razão, esta pesquisa, de um modo indireto, também toma como problema dimensões da vida sócio-discursiva da cidade de Teresina, cidade na qual são produzidos e consumidos em mais larga escala os jornais que serão objeto de estudo da pesquisa. Espera-se poder promover avanços em torno das teses discursivas e enunciativas acerca da linguagem, de modo a oferecer explicações consistentes para o realidade concreta dos usos situados da linguagem. O estudo dos principais editoriais dos jornais de Teresina pode oferecer contribuições teóricas descritivas para os campos de conhecimento que se ocupam da linguagem, da ideologia e da dimensão social. Outra possível contribuição desta pesquisa volta-se para a compreensão dos processos de leitura uma vez que o entendimento do funcionamento do gênero editorial de jornal, por exigir dos pesquisadores um contínuo processo de leitura dos textos, oferece dados relevantes para a elaboração de estratégias de leitura específicas deste gênero discursivo. Os principais objetivos da pesquisa são: explicar as correlações entre a dimensão social e a dimensão verbal do editorial de jornal; demarcar e explicar o jogo das vozes sociais que dialogam no editorial de jornal; delinear os temas ideologicamente conformados nos editoriais; e discutir, do ponto de vista teórico, o caráter simultaneamente estável e dinâmico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.



Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
I Concurso de Redação Aluísio Rocha, NUPEL e CALTNe.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, D. P.2009SOUSA, D. P.. O dialogismo na construção de referentes em editoriais de jornal. Revista GELNE, v. 11, p. 84-96, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, D. P.. Um estudo contrastivo da organização retórica em editoriais. In: COSTA, Catarina de Sena Mendes da; LIMA, Maria Auxiliadora Ferreira. (Org.). Nas trilhas da linguagem. Teresina: Editora da UFPI, 2011, v. , p. 48-67.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES FILHO, Francisco. ; SOUSA, D. P. . O funcionamento socioaxiológico dos editoriais de jornal. In: III EnMEL, 2010, Teresina. III EnMEL, 2008.

2.
SILVA, L. S. ; SOUSA, D. P. . A construção do referente discursivo "Lula" em editoriais de jornal. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. ABRALIN 40 anos. João Pessoa: IDEIA, 2009. v. 1. p. 1053-1057.

3.
SOUSA, D. P.. Interação e funcionalidade genérica: mudanças de suporte e repercussões para ação sócio-retorica tipificada pelo gênero. In: IV ECLAE, 2009, Teresina. IV Encontro das Ciências Aplicadas ao Ensino, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES FILHO, Francisco. ; SOUSA, D. P. . O gênero discursivo editorial de jornal na imprensa piauiense: as imbricações entre a dimensão social e a dimensão verbal. In: XVII Seminário de Iniciação Científica, 2008, Teresina. III Congresso de CIência, Tecnologia e Inovação. Teresina: UFPI, 2008. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, D. P.; SILVA, L. S. . Um estudo contrastivo da organização retórica de editoriais. In: V SIGET, 2009, Caxias do Sul-RS. V SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco. Caxias do Sul-RS: Educs, 2009. p. 327-327.

2.
SOUSA, D. P.. O gênero editorial na interface do dialogismo e da referenciação. In: III EnMEL, 2008, Teresina. III EnMEL: Encontro Lingüístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI. Teresina: UFPI, 2008. p. 47-48.

3.
SOUSA, D. P.; SILVA, L. S. . Toponímia: um breve estudo sobre a origem dos nomes de alguns bairros de Teresina. In: III EnMEL, 2008, Teresina. III EnMEL: Encontro Lingüístico e Literário do Mestrado em Letras da UFPI. Teresina: UFPI, 2008. p. 94-94.

4.
SOUSA, D. P.. Polifonia e a constitutividade do sujeito em editoriais de jornais teresinenses.. In: 56º Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto. 56º Seminário do GEL, 2008.

5.
SOUSA, D. P.. Bakhtin e Buber: um intertexto sobre o dialogismo. In: II EnMEL, 2007, Teresina. II EnMEL: Linguagem e Literatura: pesquisa e ensino. Teresina: UFPI, 2007. p. 30-30.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, D. P.. Uma sócio-história com gêneros de discurso: estudo de caso com editorial e notícia na imprensa piauiense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUSA, D. P.. O gênero editorial de jornal pela ótica dos leitores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, D. P.. Heteroglossia: vozes silenciadas e argumentatividade na notícia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUSA, D. P.. Ação retórica: tensões entre estabilidades e instabilidades no funcionamento do gênero editorial de jornal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUSA, D. P.; SILVA, L. S. . A construção do referente discursivo "Lula" em editoriais de jornais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUSA, D. P.. Carlos Drummond de Andrade, Rosa do Povo e um flâneur frente à multidão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUSA, D. P.. Interação e funcionalidade genérica: mudanças de suporte e repercuções para ção sócio-retórica tipificada pelo gênero.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUSA, D. P.; SILVA, L. S. . Um estudo contrastivo da organização retórica de editoriais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SOUSA, D. P.. Heteroglossia/polifonia e o funcionamento discursivo dos editoriais de jornal teresinenses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUSA, D. P.. Polifonia e a constitutividade do sujeito em editoriais de jornais teresinenses. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SOUSA, D. P.. Estratégias de tratamento da polifonia em editoriais de jornais teresinenes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SOUSA, D. P.. O gênero editorial na interface do dialogismo e da referencição. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUSA, D. P.; SILVA, L. S. . Toponímia: um breve estudo sobre a origem dos nomes de alguns bairros em Teresina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SOUSA, D. P.; SOUSA, D. P. . Heteroglossia/polifonia e referenciação: pistas para uma apreensão do imbricamento entre o domínio verbal e social.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUSA, D. P.. Sociolingüística e o ensino de português: uma perspectiva para o estudo da regência verbal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUSA, D. P.; ALVES FILHO, Francisco. . O GÊNERO DISCURSIVO EDITORIAL DE JORNAL NA IMPRENSA PIAUIENSE: AS IMBRICAÇÕES ENTRE A DIMENSÃO SOCIAL E A DIMENSÃO VERBAL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SOUSA, D. P.. Bakhtin e Buber: um intertexto sobre o dialogismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, D. P.. Português Básico. 2009. .

2.
SOUSA, D. P.. A redação na escola. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semana de Letras da UFPI.Carlos Drummond de Andrade, Rosa do Povo e um flâneur frente à multidão. 2009. (Outra).

2.
IV ECLAE.Interação e funcionalidade genérica: mudanças de suporte e repercussões para ação sócio-retorica tipificada pelo gênero. 2009. (Encontro).

3.
IV EnMEL.Heteroglossia/polifonia e o funcionamento discursivo dos editoriais de jornal teresinenses. 2009. (Encontro).

4.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. A construção do referente discursivo "Lula" em editoriais de jornal. 2009. (Congresso).

5.
56º Seminário do GEL.Polifonia e a constitutividade do sujeito em editoriais de jornais teresinenses. 2008. (Seminário).

6.
ABRALIN em cena Piauí. Estratégias de tratamento da polifonia em editoriais de jornais teresinenses. 2008. (Congresso).

7.
III EnMEL.O gênero editorial na interface do dialogismo e da referenciação. 2008. (Encontro).

8.
III EnMEL.Toponímia: um breve estudo sobre a origem do nome de alguns bairros em Teresina. 2008. (Encontro).

9.
I Semana de Letras da Universidade Federal do Piauí.Sociolingüística e o ensino de português: uma perspectiva para o estudo da regência verbal. 2008. (Outra).

10.
IV Jornada de Estudos em Línguas e Culturas Ibéricas.Heteroglossia/polifonia e referenciação: pistas para uma apreensão do imbricamento entre o domínio verbal e social. 2008. (Encontro).

11.
II EnMEL.Bakhtin e Buber: um intertexto sobre o dialogismo. 2007. (Encontro).

12.
I EnMEL. 2006. (Encontro).

13.
II Simpósio de RH: Recursoso Humansos e a Empresa: uma gestão de sucesso. 2005. (Simpósio).

14.
I Simpósio de Recursos Humanos. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lucilene Costa Almeida de Sousa. A heterogeneidade discursiva e a construção da subjetividade do enunciador Simão Bacamarte no conto "O Alienista". 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria dos Gêneros e o Ensino de Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Digenário Pessoa de Sousa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 12:05:58