Anaites Maria de Moraes Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6112765332705851
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Doutoranda em Políticas Públicas (UFPI, mar/2016-mar/2020), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI/2014), Especialista em Gestão Estratégica de Empresas e Pessoas, Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Inglês e Bacharelado em Administração. Possui experiência na área de Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico e como docente em várias disciplinas na área de administração. Desde 2009 é Administradora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). e desde 2017 é Diretora de Planejamento Institucional do IFPI. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anaites Maria de Moraes Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Piauí, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN).
Avenida Presidente Jânio Quadros nº 330
Santa Isabel
64053390 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 31311446
URL da Homepage: www.ifpi.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Políticas Públicas.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Orientador: JAIRA MARIA ALCOBAÇA GOMES.
2012 - 2014
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A Influência do Marketing Verde ou Ecológico nos comportamentos de consumo responsável,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Wilza Gomes Reis Lopes.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Consumo Consciente; Marketing Verde; Sustentabilidade; Educação Ambiental.
Grande área: Outros
Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
2001 - 2002
Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS E PESSOAS. (Carga Horária: 395h).
FACULDADE ADELMAR ROSADO, FAR, Brasil.
Título: ARTIGO : ESTUDO DE CASO HOSPITAL SÃO PAULO.
Orientador: Victor Sarasqueta.
1994 - 1998
Graduação em Bacharelado em Administração.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
1987 - 1991
Graduação em Licenciatura Plena em Letras/Inglês.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos. (Carga horária: 40h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES.. (Carga horária: 93h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2016
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2015 - 2015
Tesouro Gerencial. (Carga horária: 24h).
Associação Brasileira de Orçamento Público, ABOP, Brasil.
2015 - 2015
12ª Semana de Administração Orçamentária, Financei. (Carga horária: 40h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento Governamental e Gestão Orçamentária. (Carga horária: 30h).
Instituto Serzedello Corrêa/Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.
2014 - 2014
SIGA BRASIL - SI da Execução Orçamentária. (Carga horária: 60h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2014 - 2014
XI SEMANA ORÇAMENTÁRIA E DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS. (Carga horária: 40h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2013 - 2013
Formatação de Trabalhos de acordo Normas da ABNT. (Carga horária: 20h).
Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino e Extensão, FADEX, Brasil.
2013 - 2013
62º Curso sobre SIAFI GERENCIAL. (Carga horária: 24h).
Associação Brasileira de Orçamento Público, ABOP, Brasil.
2013 - 2013
Licitações e Contratos. (Carga horária: 220h).
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CENED, Brasil.
2011 - 2011
Gestão Estratégica e BSC adequado ao serviço públi. (Carga horária: 24h).
CONSULTRE - Consultoria e Treinamento, CONSULTRE, Brasil.
2011 - 2011
Nova Regra Ortográfica. (Carga horária: 20h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA, ESAF, Brasil.
2011 - 2011
Gestão na Administração Pública. (Carga horária: 180h).
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CENED, Brasil.
2009 - 2009
Português para Rotinas Admininistrativas. (Carga horária: 150h).
Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
2007 - 2007
Jogos e Dinâmicas. (Carga horária: 4h).
CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO PIAUÍ, CRA, Brasil.
2007 - 2007
Faturamento de Clínicas e Hospitais. (Carga horária: 16h).
SERCONT Assessoria e Treinamentos, SERCONT, Brasil.
2005 - 2005
ORÇAMENTO PÚBLICO. (Carga horária: 120h).
UNIVERSIDADE ABERTA DO NORDESTE / FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA, FDR, Brasil.
1999 - 1999
Atualização Previdenciária.
Instituto Nacional de Seguridade Social, INSS, Brasil.
1998 - 1998
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 32h).
HOSPITAL SÃO PAULO LTDA, HSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal do Piauí, IFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Planejamento Institucional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administradora, Carga horária: 40
Outras informações
Pertencente ao Quadro Técnico-Administrativo.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a Distância no Curso Técnico em Administração Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Temporário PRONATEC, Enquadramento Funcional: Docente (Bolsa formação) PRONATEC, Carga horária: 16
Outras informações
Professora da Unidade Remota FUNDAC, Polo: Teresina-PI, nos cursos de Operador de Áudio e Auxiliar de Produção. Disciplinas ministradas: Ética e Trabalho (5h); Relações Interpessoais (5h); Empreendedorismo (10h).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Temporário EAD, Enquadramento Funcional: Professora Pesquisadora/Conteudista EAD e-Tec
Outras informações
Professora Conteudista da Disciplina Políticas Públicas para o Idoso (60h), responsável pela elaboração do material didático (livro) a ser aplicado no Curso Técnico em Cuidados de Idosos.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: CD - Diretora de Gestão de Pessoas, Carga horária: 40
Outras informações
Nomeada para o período de transição de gestão. Portaria nº 226/2013, 08 de fevereiro de 2013.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: CD - Chefe de Gabinete da Reitoria, Carga horária: 40
Outras informações
Portaria nº 582/2012, 23 de março de 2012.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Função Gratificada - Assistente da Reitoria, Carga horária: 40
Outras informações
Portaria nº 231/2009, 09 de março de 2009.

Atividades

08/2013 - 06/2017
Direção e administração, Pró-Reitoria de Administração (PROAD), .

Cargo ou função
Administradora.
02/2013 - 06/2013
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Diretora de Gestão de Pessoas.
05/2012 - 02/2013
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Chefe de Gabinete da Reitoria.
03/2009 - 05/2012
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Assistente do Gabinete da Reitoria.

Faculdade Mauricio de Nassau - Unidade FAP, Teresina, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 20
Outras informações
Professora dos Cursos de Graduação Administração e Ciências Contábeis. Disciplinas ministradas: Fundamentos de Administração I (60h); Fundamentos de Administração II (60h) e Tópicos Integradores (60h).

Atividades

02/2015 - 07/2015
Ensino, Bacharelado em Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Administração I (60h)
Fundamentos da Administração II (60h)
Tópicos Integradores (60h)
02/2015 - 07/2015
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Administração I (60h)
Fundamentos de Administração II (60h)
Tópicos Avançados (60h)

Gestão & Mais agência de negócios, GESTÃO&MAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15
Outras informações
Professora da disciplina GESTÃO DE ARMAZENAMENTO E EMBALAGENS, carga horária: 30h, do curso: Especialização em Logística Empresarial (convênio com a Faculdade Adelmar Rosado), no período de 2014.2 (07/11/2014, 08/11/2014, 21/11/2014 e 22/11/2014).

Atividades

11/2014 - 11/2014
Ensino, Especialização em Logística Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Armazenamento e embalagens (30h)

FACULDADE SÃO JOSÉ, FSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Administração de Serviços - 72h Teoria Geral da Administração I - 72h Pesquisa de Mercado - 72h Organização, Sistemas e Métodos (OSM) - 72h Administração de Recursos Humanos II - 72h Ética Geral e Profissional - 36h

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina Ministrada: Administração de Serviços - 72h (Turma A / 2º semestre/2006) Administração de Serviços - 72h (Turma B / 2º semestre/2006)

Atividades

03/2007 - 08/2009
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Geral e Prossisional - 36h
Administração de Recursos Humanos II - 72h
Teoria Geral da Administração I - 72h
Organização, Sistemas e Métodos (OSM) - 72h
Pesquisa de Mercado - 72h
Administração de Serviços - 72h
08/2006 - 02/2007
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Serviços - 72h

HOSPITAL SÃO PAULO LTDA, HSP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos, Carga horária: 44


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Administração do Setor Público - 60h / 1º Semestre/2005; Teoria Geral da Administração II - 60h / 1º Semestre/2005; Sequencial de Marketing - Administração de Materiais - 60h / 1º Semestre/2005; Administração do Setor Público - 60h / 2º Semestre/2005; Marketing I - 60h / 2º Semestre/2005; OSM II - 60h / Período especial 2005/3; OSM I - 60h / 1º Semestre/2006; Teoria Geral da Administração II - 60h / 1º Semestre/2006; Sistema de Informação I - 60h / 2º Semestre/2006; Teoria Geral da Administração I - 90h / 2º Semestre/2006; Teoria Geral da Administração II - 90 h / 2º Semestre/2006; Sistema de Informação II - 60h / Período Especial 2006/3.

Atividades

04/2005 - 02/2007
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema de Informação II - 60h / Período Especial 2006/3
Teoria Geral da Administração II - 90 h / 2º Semestre/2006
Teoria Geral da Administração I - 90h / 2º Semestre/2006
Sistema de Informação I - 60h / 2º Semestre/2006
Teoria Geral da Administração II - 60h / 1º Semestre/2006
Organização, Sistemas e Métodos (OSM) I - 60h / 1º Semestre/2006
Organização, Sistemas e Métodos (OSM) II - 60h / Período especial 2005/
Marketing I - 60h / 2º Semestre/2005
Administração do Setor Público - 60h / 2º Semestre/2005
Sequencial de Marketing - Administração de Materiais - 60h / 1º Semestre/2005
Teoria Geral da Administração II - 60h / 1º Semestre/2005
Administração do Setor Público - 60h / 1º Semestre/2005

AMJ Fraquia Empresarial Ltda - ME, AMJ, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1999
Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Gerente de Atendimento, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável por atividade ligadas ao atendimento ao público, prestação de contas, elaboração de relatórios e controle de estoques.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE NO PERÍODO DE 2012 A 2017
Descrição: Projeto de Pesquisa para o Curso de Doutorado em Políticas Públicas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na Linha de Pesquisa: Estado, Políticas Públicas e Movimentos Sociais. Orientadora: Profa. Dra. Jaíra Maria Alcobaça Gomes O objeto de estudo da pesquisa será as compras públicas sustentáveis nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia da região Nordeste. O estudo destacará as evidências quanto às práticas de implementação da política de aquisições sustentáveis, considerando os resultados das aquisições para o período de 2012 a 2017, as barreiras (dificuldades), os elementos facilitadores e o estágio de implementação diante do marco legal vigente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Anaites Maria de Moraes Silva - Integrante / Jaíra Maria Alcobaça Gomes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento Estratégico.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Políticas de Desenvolvimento e Meio Ambiente.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Recursos Humanos.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
MENÇÃO HONROSA DE DESTAQUE, Escola de Administração Fazendária (ESAF).
2009
Professora Homenageada, Faculdade São José - Curso: Bacharelado em Administração (Turma: 1º período/2009).
2009
Professora Homenageada, Faculdade São José - Curso: Bacharelado em Administração (Turma: 2º período/2009).
2008
Professora Homenageada, UESPI - Curso: Bacharelado em Administração (Turma: 2º período/2008).
2007
Professora Homenageada, UESPI - Curso: Bacharelado em Administração (Turma: 1º período/2007).
2006
Professora Homenageada, UESPI - Curso: Sequencial em Marketing (Turma: 2006).
2005
Professora Homenageada, UESPI - Curso: Bacharelado em Administração (Turma: 1º Período/2005).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, A. M. M.2015 SILVA, A. M. M.; LOPES, W. G. R. . O Consumo Responsável e o Círculo Virtuoso do Marketing Verde. Espacios (Caracas), v. 36, p. 17-17, 2015.

2.
SILVA, A. M. M.2014 SILVA, A. M. M.; LOPES, W. G. R. . Virtudes e Falácias do Marketing Verde e o consumo sustentável: a percepção de servidores públicos de instituições de ensino em Teresina, Piauí. REDE : REVISTA ELETRÔNICA DO PRODEMA, v. 8, p. 77-91, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, A. M. M.; GOMES, J. M. A. . Capítulo 2: A GOVERNANÇA AMBIENTAL E AS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL / Livro: Impactos das Tecnologias nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 2. 1. ed. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018. v. 1. 291p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. M. M.; GOMES, J. M. A. . A questão ambiental e as compras públicas sustentáveis na Administração Pública Federal: oportunidades e desafios.. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM ADMINISTRAÇÃO, 2017, Ponta Grossa (PR). Anais ADM 2017: Conhecimento: a alavanca do desenvolvimento. Ponta Grossa (PR): Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017.

2.
SILVA, A. M. M.; GOMES, J. M. A. . A governança ambiental e as compras públicas sustentáveis na administração pública federal. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE, 2017, Natal (RN). VIII ENCONTRO ANPPAS. Campinas-SP: ANPPAS, 2017.

3.
SILVA, A. M. M.; LOPES, W. G. R. . O MARKETING VERDE E A PERCEPÇÃO DE CONSUMO RESPONSÁVEL: DO GREENWASHING AO COMPARTILHAMENTO DE RESPONSABILIDADES. In: 7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2015, Brasília-DF. VII ENCONTRO ANPPAS. Brasília-DF: ANPPAS, 2015. p. 1-18.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. M. M.; GOMES, J. M. A. . As contratações públicas sustentáveis nas Instituições Federais de Ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, A. M. M.; GOMES, J. M. A. . A questão ambiental e as compras públicas sustentáveis na Administração Pública Federal: oportunidades e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, A. M. M.; GOMES, J. M. A. . A governança ambiental e as compras públicas sustentáveis na Administração Pública Federal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, A. M. M.; LOPES, W. G. R. . O marketing verde e a percepção de consumo responsável: do grrenwashing ao compartilhamento de responsabilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, A. M. M.. A busca da Sustentabilidade na Administração Pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, A. M. M.. Fundamentos da Administração. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, A. M. M.. Curso Gestão de Micro e Pequenas Empresas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, A. M. M.. Práticas aplicadas à administração. Teresina-PI: Instituto Federal do Piauí, 2014 (Capítulo de Apostila).

2.
SILVA, A. M. M.. Manual de Rotina da Seção de Documentação e Biblioteca. Teresina: Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, 1998 (Manual de Rotina).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. M. M.. Palestra: A nova Estrutura do IFPI. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, A. M. M.. GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, A. M. M.. Palestra: O Importante é Ser Feliz.. 2004. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES, A. L. L. A (André Luis Loiola A. Nunes); SILVA, A. M. M.; COQUEIRO, T. C. A. A (Thais Carvalho Araújo de A. Coqueiro). Participação em banca de Mauro Sérgio da Silva Araújo.O Treinamento e o desenvolvimento de profissionais na área de varejo como diferencial frente à concorrência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon.

2.
SILVA, A. M. M.. Participação em banca de Francisca Maria Pontes de Aguiar.A percepção dos clientes externos referente à qualidade do atendimento na agência Riverside da Caixa Econômica Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon.

3.
SILVA, T. S. (Tiago Soares da Silva); SILVA, A. M. M.; COQUEIRO, T. C. A. A (Thais Carvalho Araújo de A. Coqueiro). Participação em banca de Milcancleia Silva Morais Sousa.Atendimento ao Cliente como referencial competitivo: ênfase no projeto excelência em atender da Caixa Econômica Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon.

4.
SILVA, J. M. M (Jenner Maxuel Matos da Silva); SILVA, A. M. M.; COQUEIRO, T. C. A. A (Thais Carvalho Araújo de A. Coqueiro). Participação em banca de Marcos Vinicius dos Santos.Empregabilidade após os 40 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon.

5.
LUCENA, A. U. (Adriano Ursulino de Lucena); SILVA, A. M. M.; COQUEIRO, T. C. A. A (Thais Carvalho Araújo de A. Coqueiro). Participação em banca de Francinete Fernandes da Silva.Um diagnóstico da importância da delegação de responsabilidade para o desenvolvimento da organização Pintos Magazine Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon.

6.
SILVA, A. M. M.. Participação em banca de Andrey Wyll Sousa Costa; Antônio Carlos Pereira da Costa.Importância do SAC no monitoramento do atendimento ao cliente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon.

7.
LUCENA, A. U. (Adriano Ursulino de Lucena); SILVA, A. M. M.; COQUEIRO, T. C. A. A (Thais Carvalho Araújo de A. Coqueiro). Participação em banca de Lourival de Sousa Cruz.A percepção do poder da liderança na equipe de vendas na indústria farmacêutica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon.

8.
SILVA, A. M. M.. Participação em banca de Layse Mara Silva Borges.O desafio da educação empreendedora: um estudo de caso na Faculdade São José. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon.

9.
SILVA, J. M. M (Jenner Maxuel Matos da Silva); SILVA, A. M. M.; COQUEIRO, T. C. A. A (Thais Carvalho Araújo de A. Coqueiro). Participação em banca de Bruno Lima Xavier.A Identificação da Satisfação do Cliente como uma ferramenta de inovação ao cliente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas (SINESPP).As contratações públicas sustentáveis nas Instituições Federais de Ensino. 2018. (Simpósio).

2.
CONGRESSO INTERNACIONAL EM ADMINISTRAÇÃO. A questão ambiental e as compras públicas sustentáveis na Administração Pública Federal: oportunidades e desafios.. 2017. (Congresso).

3.
VIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE.A governança ambiental e as compras públicas sustentáveis na administração pública federal. 2017. (Encontro).

4.
1ª SINESPP/UFPI. 2016. (Simpósio).

5.
7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.O MARKETING VERDE E A PERCEPÇÃO DE CONSUMO RESPONSÁVEL: DO GREENWASHING AO COMPARTILHAMENTO DE RESPONSABILIDADES. 2015. (Encontro).

6.
SEMINÁRIO INTEGRADOR II - REDE PRODEMA.A Influência do Marketing Verde ou Ecológico nas atitudes e comportamentos de consumo sustentável. 2012. (Seminário).

7.
SEMINÁRIO INTEGRADOR I - REDE PRODEMA.A Influência do Marketing Verde ou Ecológico nas atitudes e comportamentos de consumo responsável. 2012. (Seminário).

8.
Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Outra).

9.
3º ENAPI - ENCONTRO DE ADMINISTRADORES DO PIAUÍ. 2007. (Encontro).

10.
COMUNICAÇÃO NO MUNDO CORPORATIVO. 2007. (Oficina).

11.
I EPROCAD - ENCONTRO DE PROFESSORES E COORDENADORES. 2007. (Encontro).

12.
OFFICE TRADE - GESTÃO E NEGÓCIOS EMPRESARIAIS. 2007. (Encontro).

13.
X SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO DA UESPI.Relato da experiência profissional em empresa do ramo Hospitalar.. 2006. (Encontro).

14.
IX SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO DA UESPI. 2005. (Encontro).

15.
Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. 2003. (Encontro).

16.
Curso: Aspectos Controversos em Prática Trabalhista Oriundos de Jurisprudência e Doutrina. 2003. (Oficina).

17.
Marketing no Século XXI. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, A. M. M.. II SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO JOSÉ. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joel Lima Lobo. A importância da Seleção de Pessoas para o bom desenvolvimento das organizações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon. Orientador: Anaites Maria de Moraes Silva.

2.
Judenilson Dias Lustosa; Simplício Martins Vieira. A Gestão Estratégica da liderança de pessoas como ferramenta de desenvolvimento de equipes e organizações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon. Orientador: Anaites Maria de Moraes Silva.

3.
Dércia Oscar Silva Santana. Ética na Administração Pública Federal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon. Orientador: Anaites Maria de Moraes Silva.

4.
Ana Cristina de Almeida. A importância da estratégia de vendas nas empresas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade São José - Timon. Orientador: Anaites Maria de Moraes Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. M. M.; GOMES, J. M. A. . A questão ambiental e as compras públicas sustentáveis na Administração Pública Federal: oportunidades e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, A. M. M.; GOMES, J. M. A. . A governança ambiental e as compras públicas sustentáveis na Administração Pública Federal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público - Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET) - Edital de homologação nº 54, 14/11/2008 (DOU, Seção 3, 20/11/2008) - Cargo: Administrador - 1ª colocada.
 
Aprovação em Concurso Público - Prefeitura Municipal de Timon - edital nº 01, 17/09/2007, 
Cargo: Administrador - 1ª colocada.

Aprovação no Concurso Público - SESAPI/CEID/SASC - 2005/2005 - GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ (DOE, 03/05/2006), Cargo: Administrador - 3ª colocada.

TESTE ANPAD, EDIÇÃO: SETEMBRO/2009.

TESTE ANPAD, EDIÇÃO: SETEMBRO/2011.

TESTE DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS, UFPI/ 2011.

TESTE DE PROFICIÊNCIA EM ESPANHOL, UFPI/2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 13:16:12