Alessandro Peixoto de Lima

graduation at Design Gráfico from Centro Universitário Ritter dos Reis (2010) and master's at Drawing from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). He is currently full professor at Universidade Feevale. Has experience in Arts, acting on the following subjects: games, jogos digitais, profissão, designer and modelagem.
(Text informed by the author)

Last updated 12/04/2018
Address to access this CV:
http://lattes.cnpq.br/1070331850281544

04/12/2018

Personal Information
NameAlessandro Peixoto de Lima
Bibliographic CitationLIMA, Alessandro
Professional AddressUniversidade Feevale, Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.
ERS-239, 2755
Vila Nova
90619900 - Novo Hamburgo, RS - Brasil
Phone: (51) 35868800
Website URL: www.feevale.br

Formal Education/Degree
2016Ph.D. in progress in Design .
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Advisor: Maurício Moreira e Silva Bernardes.
Keywords: Design Digital; games; jogos digitais; Design Thinking; alto desempenho; alta performance.
Major Area: Linguistics, Letters and Arts.
Major Area: Linguistics, Letters and Arts / Área: Arts / Subarea: DESIGN / Specialty: Jogos Digitais.
2013 - 2015Master´s in Design .
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Year of degree: 2015.
Advisor: José Luis Farinatti Aymone.
Keywords: Design Digital; Métodos Ágeis; jogos digitais; Desenvolvimento de Modelos 3D.
Major Area: Linguistics, Letters and Arts.
Major Area: Linguistics, Letters and Arts / Área: Arts / Subarea: DESIGN / Specialty: Jogos Digitais.
2011 - 2011Specialization in Comunicación Estratégica y Branding . (Carga Horária: 360h).
Universidad Mayor - Campus Américo Vespucio, UMayor, Chile.
Advisor: Sandra Montardo(Orientadora) Cíntia Carvalho(Co-orientadora).
2011 - 2011Specialization in MBA em Comunicação Estratégica e Branding . (Carga Horária: 360h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Advisor: Sandra Montardo(Orientadora) Cíntia Carvalho(Co-orientadora).
2006 - 2010Graduation in Design Gráfico .
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Advisor: Heli Meurer.
1998 - 1999Professional/Technical Course in Técnico em Administração .
Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, IEEGJ, Brasil.



Complementary Education
2017 - 2017Desenvolva a marca do seu canal.
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2016 - 2016 Continuing education in Introdução à Unreal Engine. (Credit hours: 20h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016 Continuing education in Animação de Personagens 3D. (Credit hours: 20h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016 Continuing education in Capacitação para Submissão de Projetos Orientados para a Inovação na Econom. (Credit hours: 8h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016 Continuing education in Arte para Jogos Digitais com Substance Designer. (Credit hours: 14h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015 Continuing education in Design Thinking Experience para Professores. (Credit hours: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015 Continuing education in Pensamento Enxuto: o que é Lean Thinking. (Credit hours: 8h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015Mecânica de Motos com Injeção Eletrônica. (Credit Hours: 90h).
Cursos MetA, META, Brasil.
2014 - 2014O Ensino Eficaz - Métodos e Técnicas. (Credit Hours: 3h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2014 - 2014Metodologias de Ensino. (Credit Hours: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2013 - 2013Formação Pedagógica para Todos os Docentes. (Credit Hours: 3h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2012 - 2012A Escrita Acadêmica no Ensino Superior. (Credit Hours: 3h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2007 - 2007 Continuing education in Animação de Persongem 3D. (Credit hours: 28h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2007 - 2007 Continuing education in Pintura Digital. (Credit hours: 16h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2004 - 2007Inglês. (Credit Hours: 250h).
Star English, SE, Brasil.
2004 - 2006Desenho Artístico. (Credit Hours: 192h).
Oficina de Arte Renato Santos, OARS, Brasil.
2003 - 2003Lógica Programação, Access, Delphi e Visual Basic. (Credit Hours: 120h).
Elite - Escola de Informática, EEI, Brasil.
2003 - 2003Fast Track to Flash MX. (Credit Hours: 20h).
Alfamídia Prow, AP, Brasil.
2003 - 2003HTML - Desenvolvimento de Home Page. (Credit Hours: 30h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2003 - 2003Java Script para Web. (Credit Hours: 45h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2003 - 2003ASP - Active Server Paces. (Credit Hours: 60h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2002 - 2003Web Page. (Credit Hours: 160h).
Data Control Treinamento em Informática, DT, Brasil.
2002 - 2002Leitura Dinâmica e Memorização. (Credit Hours: 20h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2002 - 2002Lógica de Programação. (Credit Hours: 60h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2002 - 20023dstudio max 4. (Credit Hours: 60h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2002 - 2002Qualidade no Atendimento e Análise de Crédito. (Credit Hours: 7h).
Portocred Promotora de Vendas e Serviços LTDA, PORTOCRED, Brasil.
2000 - 2000Atendimento Excelente. (Credit Hours: 12h).
ADVB, ADVB, Brasil.
1999 - 1999Treinamento para Estagiários. (Credit Hours: 3h).
Caixa Econômica Federal, CEF, Brasil.
1998 - 1998Internet - Correio Eletrônico. (Credit Hours: 8h).
Easy Computer School, EASY, Brasil.
1998 - 1998IPD, Windows 95, Word 7.0 e Excel 7.0. (Credit Hours: 70h).
Easy Computer School, EASY, Brasil.
1997 - 1997Oficina de Estudos Sociais. (Credit Hours: 8h).
Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, IEEGJ, Brasil.
1997 - 1997Recreação Infantil. (Credit Hours: 20h).
12ª Delegacia de Educação, DE, Brasil.
1996 - 1996MS-DOS 6.22, Windows 3.11 e Word. (Credit Hours: 60h).
Bytes & CIA - Treinamento em Informática, BYTES, Brasil.


Professional Experience
3D Black, 3D BLACK, Brasil.
Contract
2010 - Present Type of contract: Sócio Proprietário, Functional Placement: , Credit Hours: 2
Editora Ciencia Moderna, CIENCIA MODERNA, Brasil.
Contract
2006 - Present Type of contract: Escritor, Functional Placement:
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Contract
2016 - Present Type of contract: Professor, Functional Placement: , Credit Hours: 0
Contract
2016 - Present Type of contract: Colaborator, Functional Placement: , Credit Hours: 0
Contract
2014 - Present Type of contract: Colaborator, Functional Placement: , Credit Hours: 6
Contract
2014 - Present Type of contract: Colaborator, Functional Placement: , Credit Hours: 0
Contract
2011 - Present Type of contract: Colaborator, Functional Placement: , Credit Hours: 18
Activities
10/2015 - PresentResearch and Development , Reitoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.
2015 - PresentProject participation activities, Reitoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.
Research Projects
Saga Farroupilha - Lanceiros Negros
Laboratório de Produção de Jogos Digitais - Projeto de Ensino
2015 - PresentProject participation activities, Reitoria, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Research Projects
Health Simulator - Simulador de Casos Clínicos
04/2014 - PresentResearch and Development , Reitoria, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas.
2014 - PresentProject participation activities, Reitoria, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Research Projects
Jogo voltado para educação, utilizando realidade virtual
2013 - PresentProject participation activities, Reitoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.
Research Projects
Construtos Digitais de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no RS
Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
Contract
1998 - 1999 Type of contract: Estagiário, Functional Placement: , Credit Hours: 25
Contract
1998 - 1999 Type of contract: Estagiário, Functional Placement: , Credit Hours: 25
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Contract
2005 - 2006 Type of contract: Bolista Voluntário, Functional Placement: , Credit Hours: 10
Activities
2005 - 2006Project participation activities, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Informática.
Research Projects
CROMOS LAB
Alfamídia Prow, AP, Brasil.
Contract
2010 - 2011 Type of contract: Instrutor, Functional Placement: , Credit Hours: 20
Criativa Informática Ltda, CRIATIVA, Brasil.
Contract
2006 - 2007 Type of contract: Colaborator, Functional Placement: , Credit Hours: 30
Aquiris Game Estudio, AQUIRIS, Brasil.
Contract
2007 - 2013 Type of contract: Colaborator, Functional Placement: , Credit Hours: 40
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Contract
2013 - 2015 Type of contract: , Functional Placement: , Credit Hours: 10
Contract
2007 - 2007 Type of contract: Aluno e Bolsista, Functional Placement: , Credit Hours: 10
Activities
03/2007 - 2008Project participation activities, PROPEX, .
Research Projects
Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado ? Análise de Casos


Research Projects
2015 - PresentSaga Farroupilha - Lanceiros Negros
Description: O Projeto Saga Farroupilha busca conhecer o passado de guerra do Rio Grande do Sul, criando através de suas pesquisas, um universo ficcional compatível com o ocorrido durante a Revolução Farroupilha. O projeto ancora sua narrativa no período de 1835 a 1845, momento em que a guerra de fato se instaura no Rio Grande do Sul em virtude do descontentamento comercial, da escravatura, entre outras questões, mas que acabou afetando a vida de todos que ali moravam. A partir do universo ficcional do Projeto Saga Farroupilha, este torna-se um projeto do tipo ?guarda-chuva?, em que diversos produtos podem ser desenvolvidos para diferentes tipos de mídias, tais como: jogos digitais, curta ou longa metragem, histórias em quadrinhos ou web series. Atualmente, três produtos se desenvolvem, sendo que um deles irá utilizar a Unreal Engine. O jogo Lanceiros Negros é um produto de jogo digital 3D elaborado para apresentar a guerra sob a ótica dos negros, conhecidos como Lanceiros Negros. Tal projeto é uma das ações que o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais propõe aos acadêmicos para cumprir com a lei número 11.645 de 10 de março de 2008, estabelecendo que as diretrizes e bases da educação nacional, devem incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro Brasileira e Indígena. Alessandro Lima atua como coordenador de desenvolvimento deste projeto..
Situation: in Progress; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 15) .
Participants: Alessandro Peixoto de Lima - Co-ordinator / André Such - Participant / Cícero Moraes - Participant / Henrique Hefler - Participant / Matteus Fernandes - Participant / Nicolas Zaparolli - Participant / Gabriel Hilgert - Participant / Victor Shell - Participant / Henrique Bach - Participant / Lucca Philippsen Sturmer - Participant / Melissa Sartor - Participant / Alice Azevedo - Participant / Rafael Araújo - Participant / João Victor Aguiar - Participant / Marcel Budde - Participant / Tiago Zenobini de Souza - Participant.
.
2015 - PresentLaboratório de Produção de Jogos Digitais - Projeto de Ensino
Description: O Projeto de Ensino denominado de Laboratório de Produção de Jogos Digitais tem como objetivo oportunizar ao aluno uma troca de experiências entre colegas e professores, bem como o aprendizado e a prática de processos presentes no mercado, ao passo que, ao desenvolver seus jogos neste ambiente, esteja envolvido em atividades que promovam sua integração, socialização e capacitação técnica, instrumentalizando assim sua aproximação com profissionais, empresas e comunidade. Alessandro Lima atua como um dos professores coordenadores deste laboratório, encarregado de realizar atividades administrativas relativas a este, organização de cursos, eventos e torneios, bem como a coordenação de projetos de desenvolvimento de jogos digitais..
Situation: in Progress; Nature: Other.
Participant Students: Graduation ( 9) .
Participants: Alessandro Peixoto de Lima - Participant / João Mossmann - Co-ordinator / Eduardo Antunes Gomes da Silva - Participant / Guilherme Theisen Schneider - Participant.
.
2015 - PresentHealth Simulator - Simulador de Casos Clínicos
Description: Este projeto visa o desenvolvimento de um simulador de casos clínicos do tipo paciente virtual denominado Health Simulator. Este simulador será destinado ao uso em todas as áreas da saúde, dependente somente do tipo e estilo de caso clínico criado pelo professor. O processo de desenvolvimento é dividido em duas partes distintas: Back-end e front-end. O back-end consiste na parte administrativa do simulador e no sistema de criação de casos clínicos por parte do professor. O front-end é coordenado por Alessandro Lima e consiste na transformação automática do simulador para o formato de jogo sério para ser utilizado pelos alunos. Neste caso, foi realizado um estudo prévio onde se estruturou o desenvolvimento de personagens que assumirão o papel dos profissionais da saúde e do paciente e dos ambientes onde atendimentos podem ocorrer (consultórios, hospitais, entre outros). O grande diferencial do simulador é a possibilidade de acompanhamento do aluno no decorrer de toda a simulação do caso, o que permite correções de rumo durante o processo de ensino e aprendizagem do caso clínico..
Situation: in Progress; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 8) / Professional Master Studies ( 2) .
Participants: Alessandro Peixoto de Lima - Participant / Marta R. BEz - Co-ordinator / Paulo Ricardo Barros - Participant / Eduardo Antunes Gomes da Silva - Participant / Susana de Senna Catasblancas - Participant / Thiago Augusto Weizenmann - Participant / Rubens Muller - Participant / Guilherme Heckel - Participant / Gustavo Morche - Participant / Matheus Vizzotto - Participant / Camila Gomes - Participant.
.
2014 - PresentJogo voltado para educação, utilizando realidade virtual
Description: O processo de inclusão escolar tem sido amplamente discutido em todas as esferas e a utilização de jogos educacionais, voltados para educação inclusiva, poderá ser um forte aliado dos professores e alunos. A utilização de jogos educacionais poderá envolver conceitos e conhecimentos através de práticas de experimentação que não seriam possíveis de outras formas. Assim, as novas propostas de ensino buscam proporcionar cenários de aprendizagem que estimulem o desenvolvimento da autonomia intelectual e isto é possível por meio de processos de aprendizagem que promovem o raciocínio e a resolução de problemas de forma coletiva. O objetivo principal deste projeto é desenvolver um jogo educacional onde crianças com deficiência motora e sem deficiência possam jogar e conhecer a história do RS através de dispositivos de Realidade Virtual (RV)..
Situation: in Progress; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 5) / Professional Master Studies ( 1) .
Participants: Alessandro Peixoto de Lima - Participant / Regina de O. Heidrich - Co-ordinator / Débora Nice Ferrari - Participant / Eduardo Fernando Muller - Participant / Rodrigo Perla Martins - Participant / Tiago Raguze Flores - Participant / Thiago Muradas Bulhões - Participant / André Souza da Silva - Participant / Clovis Amaral Matzembacker - Participant / Nicolas Zaparolli - Participant / Mathias Ody - Participant / Gabriel Flack - Participant / Hugo Alberto - Participant.
.
2013 - PresentConstrutos Digitais de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no RS
Description: O projeto de pesquisa Construtos Digitais de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no RS é um projeto que busca desenvolver meios de contribuir para o empreendedorismo criativo. Como objetivo geral do projeto é proposto o de desenvolvimento de um produto inteligente de transmissão e gerenciamento de conhecimentos, para jovens e futuros empresários dos Setores Criativos no Rio Grande do Sul..
Situation: in Progress; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 2) .
Participants: Alessandro Peixoto de Lima - Co-ordinator / João Mossmann - Participant / Thiago Godolphim Mendes - Participant / Marsal Alves Avila Branco - Participant.
Sponsor(es): Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Te Tecnologia - Grant ..
2007 - 2008Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado ? Análise de Casos
Description: Projeto de Pesquisa Discente proposto por mim em que foi proposto o desenvolvimento de um filme do tipo curta metragem, assistido por computador. Fui bolsista principal neste Projeto de Pesquisa financiado pelo PROPEX através da Uniritter. Fui responsável por pesquisa de campo, artigos acadêmicos, Storyboard animado, modelagem, texturização e pós-produção em um curta metragem 3D, além da apresentação em eventos. 3D, além de apresentação em eventos..
Situation: Concluded; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 2) .
Participants: Alessandro Peixoto de Lima - Participant / Carolina Milius - Participant / André Silveira Marques - Co-ordinator.
Sponsor(es): PROPEX - Scholarship.
S, T & A Production Rate: 1.
2005 - 2006CROMOS LAB
Description: Laboratório de pesquisa para simulação de comportamento de agentes virtuais. Atuei como bolsista voluntário na ocasião de andamento deste projeto quando foi aplicado junto a Unisinos entre 2005 a 2006. Minhas principais atribuições eram: Desenvolver modelos 3D que fossem utilizados nas simulações; Modelagem, mapeamento e texturização de superfícies; Entendimento sobre o funcionamento do sistema de simulação..
Situation: Concluded; Nature: Research.
Participant Students: Graduation ( 2) / Master's ( 2) / Ph.D. ( 1) .
Participants: Alessandro Peixoto de Lima - Participant / Soraia Musse - Co-ordinator.
.

Areas of Expertise
1. Major Area: Linguistics, Letters and Arts / Area: Arts / Subarea: DESIGN / Specialty: Jogos Digitais.
2. Major Area: Applied Social Sciences / Area: Industrial Design / Subarea: Design Digital.
3. Major Area: Exact and Earth Sciences / Area: Computer Science / Subarea: Métodos Ágeis.

Languages
English Comprehends Reasonably, Speaks Reasonably, Reads Reasonably, Writes Reasonably.

Awards and Titles
2017Projeto VR: Construção tridimensional e arquitetônica da Praça da Matriz, Feevale (Menção Honrosa na FIC - Feira de Iniciação Científica).
2014Who Frame Dixie (Categoria Melhor Jogo Estudante), SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
2014Health Simulator, Feevale (Destaque na FIC - Feira de Iniciação Científica).
2007Viajando: Metodologia para Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado - Análise de Casos, Uniritter - IX Jornada de Iniciação Científica na III SEPsq - Semana de Estensão, Pesquisa e Pós-Gra.


Scientific, Technological, Artistic and Cultural Production
Bibliographical Production
Articles in Scientific Journals
1. STAHNKE, F. R. ; LIMA, A. P. ; BARROS, P. R. ; BEZ, M. R. . . Teknos, v. 1, p. 39-48, 2015.
2. SCHUH, A. R. ; LIMA, Alessandro ; HEIDRICH, R. O. ; MOSSMANN, João ; FLORES, C. ; BEZ, M. R. . . RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-9, 2013.
Book Published/Organized
1.   LIMA, A. P. . . 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2018. v. 1. 325 p.
2.   LIMA, Alessandro . . 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011. v. 500. 300 p.
3. LIMA, Alessandro ; MEURER, H. . . 1. ed. Porto Alegre: Editora Uniritter, 2011. v. 500. 180 p.
4.   LIMA, Alessandro . . 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011. v. 500. 352 p.
5.   LIMA, Alessandro . . 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2010. v. 1000. 548 p.
6.   LIMA, Alessandro . . 01. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2007. v. 1000. 524 p.
Book Chapter Published
1. BEZ, M. R. ; BARROS, P. R. ; LIMA, A. P. ; STAHNKE, F. R. . . In: Cristiano Max Pereira Pinheiro, Maurício Barth. (Org.). 1 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2016, v. 1, p. 60-65.
2. LIMA, Alessandro ; HECKEL, G. L. ; MORCHE, Gustavo. ; BEZ, M. R. ; BARILLI, F. . . In: Denise Ries Russo. (Org.). 1 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2015, v. 696, p. 321-346.
Complete works published in proceedings of conferences
1. CATASBLANCAS, S. S. ; RAMOS, F. D. ; LIMA, A. P. ; RAGUZE, T. ; JUNIOR, C. . , 2017, Novo Hamburgo, RS. Anais do Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS : Editora Feevale, 2017. v. 1. p. 18-38.
2. MULLER, G. ; LIMA, A. P. ; RAGUZE, T. ; JUNIOR, C. . , 2017, Novo Hamburgo, RS. Anais do Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS : Editora Feevale, 2017. v. 1. p. 103-120.
3. SILVA, E. A. G. ; CATASBLANCAS, S. S. ; MULLER, R. ; LIMA, A. P. ; BARROS, P. R. ; BEZ, M. R. . , 2016, Novo Hamburgo, RS. Anais do Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS : Editora Feevale, 2016. v. 1. p. 1-20.
4. MORAES, C. ; HILGERT, G. ; ROVEDA, L. ; LIMA, A. P. . , 2016, Novo Hamburgo, RS. Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS : Editora Feevale, 2016. v. 1. p. 1-18.
5. BARILLI, F. ; MELLO, B. ; LIMA, Alessandro ; WARKEN, S. . , 2015, Novo Hamburgo. CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Novo Hamburgo : Editora Feevale, 2015. v. 1. p. 1-1.
6. LIMA, A. P. ; STAHNKE, F. R. ; BARROS, P. R. ; BENETTI, D. ; BEZ, M. R. ; CERVI, G. . , 2015, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Florianópolis. Florianópolis : Universidade do Vale do Itajaí, 2015. v. 1. p. 1-1.
7. STAHNKE, F. R. ; LIMA, A. P. ; BARROS, P. R. ; BEZ, M. R. . , 2015, Novo Hamburgo. Anais do VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Novo Hamburgo : Fundação Escola Técnica Liberato Sanzano Vieira da Cunha, 2015. v. 1. p. 485-494.
8. LIMA, A. P. ; AYMONE, J. L. F. . , 2015, Novo Hamburgo. Anais do Gamepad VIII: Upgrades para Novos Profissionais. Novo Hamburgo : Editora Feevale, 2015. v. 8. p. 1-17.
9. HECKEL, G. L. ; STRASBURG, F. ; LIMA, A. P. ; AYMONE, J. L. F. . , 2015, Novo Hamburgo. Anais do Gamepad: Upgrades para Novos Profissionais. Novo Hamburgo : Editora feevale, 2015. v. 8. p. 1-17.
10. BEZ, M. R. ; SCHUH, A. R. ; STAHNKE, F. R. ; LIMA, Alessandro ; MOSSMANN, João . , 2014, Novo Hamburgo. Anais do Gamepad. Novo Hamburgo : Feevale, 2014. v. 1. p. 1-19.
11. LIMA, A. P. ; PILLON, C. B. ; KRENING, T. S. ; SILVA, F. P. ; AYMONE, J. L. F. . , 2014, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.
12. LIMA, Alessandro . , 2013, Novo Hamburgo. Gamepad, 2013. v. 1. p. 1-22.
13. LIMA, Alessandro ; Heli Meurer . , 2011, Novo Hamburgo. Gamepad nº.4 Vol.4 (2011). Novo Hamburgo : Feevale, 2011. v. 1.
Expanded Summary published in proceedings of conferences
1. SCHUH, A. R. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; BEZ, M. R. . , 2014, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Florianópolis : Univali, 2014. v. 1. p. 364-365.
2. SCHUH, A. R. ; LIMA, A. P. ; MORCHE, Gustavo. ; MOSSMANN, João ; BEZ, M. R. . , 2014, Puerto de La Cruze. Actas del XV Congreso Internacional de Interación Persona-Ordenador. Tenerife : Actas del XV Congreso Internacional de Interación Persona-Ordenador, 2014. p. 1-1.
Summary published in proceedings of conferences
1. CATASBLANCAS, S. S. ; BEZ, M. R. ; LIMA, A. P. . , 2016, Novo Hamburgo/RS. Seminário de Iniciação Cinetífica FAPERGS, 2016. p. 2-2.
2. MENGUER, C. ; OLIVEIRA, D. L. ; SANTOS, B. A. Z. ; VALADARES, V. C. S. ; WEBSTER, G. C. ; LIMA, Alessandro ; MENDES, T. G. ; MOSSMANN, João . , 2014, Novo Hamburgo. FIC - Feira de Iniciação Científica. Hovo Hamburgo : Feevale, 2014. v. 1. p. 4-4.
3. HECKEL, G. L. ; BEZ, M. R. ; LIMA, Alessandro . , 2014, Novo Hamburgo. FIC - Feira de Iniciação Científica. Hovo Hamburgo : Feevale, 2014. v. 1. p. 6-6.
4. MORCHE, Gustavo. ; LIMA, Alessandro ; BEZ, M. R. . , 2014, Novo Hamburgo. FIC - Feira de Iniciação Científica. Hovo Hamburgo : Feevale, 2014. v. 1. p. 8-8.
Presentations of Work
1. LIMA, A. P. ; JUNIOR, C. ; MULLER, G. ; RAGUZE, T. . . 2016. (Presentation/Other).
2. LIMA, A. P. ; JUNIOR, C. ; MULLER, G. ; RAGUZE, T. . . 2016. (Presentation/Other).
3. LIMA, Alessandro . . 2012. (Presentation/Conference or Colloquium).
4. LIMA, Alessandro . . 2011. (Presentation/Conference or Colloquium).
5. LIMA, Alessandro . . 2011. (Presentation/Conference or Colloquium).
6. LIMA, Alessandro ; Heli Meurer . . 2011. (Presentation/Conference or Colloquium).
7. LIMA, Alessandro ; MEURER, H. . . 2011. (Presentation/Conference or Colloquium).
8. LIMA, Alessandro ; MEURER, H. . . 2011. (Presentation/Conference or Colloquium).
9. LIMA, A. P. . . 2011. (Presentation/Conference or Colloquium).
10. LIMA, Alessandro . . 2009. (Presentation/Conference or Colloquium).
Other Kinds of Bibliographical Production a
1. LIMA, Alessandro . . Brandywine: Software media LLC, 2009 (Tutorial).
2. LIMA, Alessandro . 2005 (Tutorial).
Technical Production
Not Patented or Registered Softwares
1. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2013.
2. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2012.
3. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2012.
4. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2012.
5. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2012.
6. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2012.
7. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2012.
8. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2011.
9. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2011.
10. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2010.
11. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2010.
12. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2010.
13. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2010.
14. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2010.
15. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2009.
16. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2009.
17. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2009.
18. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2009.
19. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2009.
20. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2009.
21. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2008.
22. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2008.
23. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2007.
24. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2007.
25. DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . . 2007.
Other Kinds of Technical Production
1. NOVAKOSKI, D. W. C. ; MORCHE, G. ; TELES, M. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2017. (Jogo Digital).
2. ZAPAROLLI, N. ; FERREIRA, J. H. S. ; FUKUMOTO, L. T. ; GONCALVES, G. L. ; GANZER, A. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João . . 2017. (Jogo Digital).
3. PELLEGRINI, P. C. O. ; NUGEM, J. L. ; DAGOSTIN, G. ; OLIVEIRA, G. ; PADILHA, J. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2017. (Jogo Digital).
4. FISCHER, R. E. C. ; SCHEFFLER, E. L. ; SILVEIRA, V. S. ; REIS, V. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2017. (Jogo Digital).
6. MORAES, C. ; SILVA, P. A. ; VIZZOTTO, M. D. ; HILGERT, G. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2016. (Jogo Digital).
7. VILLAR, B. G. ; MEYRER, L. S. ; LUCENA, R. ; LEAL, V. S. ; SOUZA, E. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2016. (Jogo Digital).
8. RAUPP, B. P. ; WARKEN, S. R. L. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2016. (Jogo Digital).
9. SCHNEIDER, M. ; BROCHETTO, V. ; PINTO, C. P. ; GOMES, C. ; CARDOSO, D. P. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2016. (Jogo Digital).
10. EMEL, A. ; STENGEL, G. A. ; FERRONI, L. S. ; GUES, L. Y. Y. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2016. (Jogo Digital).
11. QUADROS, D. ; STRASBURG, F. J. ; SILVA, G. K. ; KUHNE, N. J. ; SANTOS, T. I. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2016. (Jogo Digital).
12. LIMA, Alessandro ; NAVARRO, S. B. ; SARDAGNA, H. V. . . 2015. (Radio or TV Program/ Roundtable).
15. HECKEL, G. L. ; BRINCKMANN, H. W. ; COSTA, J. O. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2015. (Jogo Digital).
16. SILVA, C. M. ; RODRIGUES, T. I. ; BACH, H. ; VANDES, W. P. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2015. (Jogo Digital).
17. SILVEIRA, G. S. ; NUNES, M. R. ; SOUZA, T. Z. ; PAPA, G. S. H. ; MENDONCA, D. K. S. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2015. (Jogo Digital).
18. BARILI, F. ; SCHMITZ, B. A. ; RIOS, A. J. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2015. (Jogo Digital).
19. FERREIRA, P. A. ; MENEZES, D. B. ; COSTA, L. A. ; CARCAMO, V. R. ; BRENNER, G. L. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2015. (Jogo Digital).
20. SILVA, A. E. M. ; FASSINA, M. Y. M. ; KELLER, N. Z. ; PIRES, R. V. ; BROMBATTI, R. S. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2015. (Jogo Digital).
21. SANTOS, B. A. Z. ; MENGUER, C. ; OLIVEIRA, D. L. ; WEBSTER, G. C. ; VALADARES, V. C. S. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João . . 2014. (Jogo Digital).
22. VARGAS, F. W. ; CARCAMO, T. A. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2014. (Jogo Digital).
23. PACHECO, C. T. ; KONZEN, R. M. ; PINTO, M. G. ; SILVA, D. S. ; SILVA, L. F. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2014. (Jogo Digital).
24. SILVA, L. B. ; SANTOS, V. S. ; FREITAS, V. S. F. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2014. (Jogo Digital).
25. SILVA, A. V. R. ; REIS, T. B. ; CLEBSCH, J. P. ; GOLDANI, F. S. ; SILVA, D. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2014. (Jogo Digital).
26. POLI, B. R. P. ; MATZEMBACKER, C. A. ; KRAUSS, J. M. ; SA, L. E. ; BERSCH, R. A. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . . 2014. (Jogo Digital).
27. FEY, A. F. ; LINCK, T. D. B. ; HERZER, M. A. ; PAUL, L. P. ; SCHITTLER, H. F. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João . . 2014. (Jogo Digital).

Boards
Participation in Course Completion Works Examination Boards
Graduation Course Conclusion Paper
1. LIMA, A. P.; AYMONE, J. L. F.; SILVA, F. P.; LINN, R. V.. Participation In Board of Andrei Souza Valins. 2016. Course Conclusion Paper (Graduation in Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Events
Participation in events
1. . 2017. (Participation In Events/ Workshops).
3. . 2015. (Participation In Events/ Congresses).
4. . 2015. (Participation In Events/ Congresses).
6. . 2015. (Participation In Events/ Seminary).
7. . 2015. (Participation In Events/ Seminary).
8. . 2015. (Participation In Events/Other).
9. . 2014. (Participation In Events/ Symposium).
10. . 2014. (Participation In Events/ Symposium).
13. . 2013. (Participation In Events/ Seminary).
14. . 2011. (Participation In Events/ Meetings).
15. . 2007. (Participation In Events/ Workshops).
16. . 2007. (Participation In Events/ Meetings).
17. . 2007. (Participation In Events/ Meetings).
18. . 2007. (Participation In Events/ Meetings).
19. . 2004. (Participation In Events/ Congresses).
20. . 2003. (Participation In Events/ Meetings).
Organization of Events
1. WEBSTER, G. C. ; LIMA, A. P. . . 2018. (Event Production/ Other).
2. RAGUZE, T. ; LIMA, A. P. . . 2018. (Event Production/ Other).
3. SOUZA, T. Z. ; LIMA, A. P. . . 2018. (Event Production/ Other).
4. SILVEIRA, J. ; LIMA, A. P. . . 2018. (Event Production/ Other).
5. SOUZA, C. A. C. ; LIMA, A. P. . . 2018. (Event Production/ Other).
6. LIMA, A. P. ; MULLER, G. . . 2017. (Event Production/ Other).
7. LIMA, A. P. ; ABADIE, M. . . 2017. (Event Production/ Other).
8. LIMA, A. P. . . 2017. (Event Production/ Other).
9. LIMA, A. P. ; WEBSTER, G. C. . . 2017. (Event Production/ Other).
10. BENITES, B. ; LIMA, A. P. . . 2017. (Event Production/ Other).
11. LIMA, A. P. ; JUNIOR, C. ; RAGUZE, T. ; MULLER, G. . . 2017. (Event Production/ Other).
12. LIMA, A. P. ; JUNIOR, C. ; RAGUZE, T. ; MULLER, G. . . 2017. (Event Production/ Other).
13. SOUZA, T. Z. ; LIMA, A. P. . . 2017. (Event Production/ Other).
14. LIMA, A. P. ; FLORES, T. R. . . 2017. (Event Production/ Other).
15. LIMA, A. P. . . 2016. (Event Production/ Other).
16. LIMA, A. P. ; SOUZA, C. A. C. . . 2016. (Event Production/ Other).
17. LIMA, A. P. ; AIRES, A. . . 2016. (Event Production/ Other).
18. LIMA, A. P. ; FLORES, T. R. ; JUNIOR, C. ; MULLER, G. . . 2016. (Event Production/ Other).
19. LIMA, A. P. ; FLORES, T. R. ; JUNIOR, C. ; MULLER, G. . . 2016. (Event Production/ Other).
20. LIMA, A. P. . . 2016. (Event Production/ Other).
21. LIMA, A. P. . . 2016. (Event Production/ Other).
22. LIMA, A. P. . . 2016. (Event Production/ Other).
23. LIMA, Alessandro ; MOSSMANN, João . . 2015. (Event Production/ Other).
24. LIMA, Alessandro . . 2015. (Event Production/Congress).
25. LIMA, Alessandro . . 2015. (Event Production/Congress).
26. LIMA, A. P. . . 2014. (Event Production/Congress).

Academic Advisory
Academic Advisory - concluded
Scientific Initiation
1. Gabriel Eduardo Fleck. 2017. Scientific Initiation - Universidade Feevale, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Advisor: Alessandro Peixoto de Lima.
Page generated by Lattes Database System - CNPq at 17/12/2018 - 17:02:17