Alvaro José dos Santos Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3209006279873697
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Possui graduação em LETRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mestrado em Estudos de Linguagens pela mesma instituição de ensino. Atualmente é professor de espanhol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, ensino de língua portuguesa e espanhola, Hérib Campos Cervera, literatura paraguaia, luto e melancolia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alvaro José dos Santos Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, A. J. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS.
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universitário
79070900 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33457642


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Estudos de Linguagens - Posling.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Orientador: Vicente Aguimar Parreiras.
2011 - 2013
Mestrado em Estudos de Linguagens.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Hérib Campos Cervera: luto e melancolia na literatura paraguaia,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Wagner Corsino Enedino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: arquivo; memória; Dramaturgia; literatura paraguaia; Herib Campos Cervera.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2010
Graduação em LETRAS.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, UFMS/CNPQ, Brasil.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Sistemas de Informação.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Ano de interrupção: 2006




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do Enem 2018 Redação. (Carga horária: 93h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Exame Nacional do Ensino Médio: procedimentos de correção de redação. (Carga horária: 120h).
Fundação Vunesp, VUNESP, Brasil.
2016 - 2017
Formação Inicial de Professores. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2016 - 2016
Programa de atualização, qualificação e seleção de avaliadores das redações. (Carga horária: 120h).
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESPE, Brasil.
2015 - 2015
Ledor/Transcritor. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Corretor Redação ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESPE, Brasil.
2009 - 2009
Modernidade Teatral Brasileira. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Conexões de Saberes. (Carga horária: 880h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em GEPEMULT. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de Estudos e pesquisas em Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2007 - 2008
Língua Espanhola. (Carga horária: 200h).
WIZARD, WIZARD, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Literatura de Mato Grosso do Sul. (Carga horária: 60h).
Núcleo de Estudos das Identidades Culturais Sul-Mato-Grossenses, NEICMS, Brasil.


Atuação Profissional



UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, UFMS/CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2017 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Obrigatório de Língua Espanhola II
Estágio Obrigatório de Língua Espanhola II (EaD. Porto Murtinho. CH. 38)
Laboratório de Prática de Língua Espanhola II - Produção Oral
Laboratório de Prática de Língua Espanhola III - Produção Escrita
Língua Espanhola I
Língua Espanhola II
04/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa, .

04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Setorial Prórpia de Avaliação Permanente (CPA), .

Cargo ou função
Membro da CPA da Faculdade Artes, Letras e Comunicação. Instrução de Serviço nº 6, de 4 de abril de 2017.
01/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FALC), .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras/EAD. Instrução de Serviço nº 15, de 30 de janeiro de 2017.
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FALC), .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras/EAD. Instrução de Serviço nº 465, de 30 de novembro de 2016.
08/2016 - Atual
Estágios , Comissão de Estágio Supervisionado Letras/CCHS, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado em Língua Espanhola - Ensino Fundamental e Médio.
02/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Espanhola I - 68 horas - Polo Bela Vista
Prática de Ensino de Ensino de Línguas e Literatura II - 102 horas - Polo Bataguassu
Prática de Ensino de Ensino de Línguas e Literatura II - 102 horas - Polo Camapuã
Prática de Ensino de Ensino de Línguas e Literatura II - 102 horas - Polo Rio Brilhante
Prática de Ensino de Ensino de Línguas e Literatura II - 102 horas - Polo São Gabriel do Oeste
04/2017 - 08/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
04/2017 - 08/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa I - Porto Murtinho - C.H. 85 horas
Língua Espanhola I - C.H 54 horas
Língua Portuguesa V - Linguística Textual - São Gabriel do Oeste. C.H. 102
Literatura de Língua Espanhola I - Porto Murtinho - C.H. 68 horas
09/2016 - 04/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Prática de Língua Espanhola II: Produção Oral
Língua Espanhola II - Bela Vista
Língua Espanhola IV
Língua Portuguesa V - Linguística Textual - Bela Vista
Literatura de Língua Espanhola I - Camapuã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste
Literatura de Língua Espanhola II - Bela Vista
Prática de Ensino IV: Língua Espanhola
08/2016 - 04/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Obrigatório de Língua Espanhola II
04/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Língua e Literatura II - São Gabriel do Oeste
Prática de Ensino de Língua e Literatura II - Camapuã
Literatura de Língua Espanhola I - Bela Vista, Bataguassu, Camapuã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste
Língua Espanhola III - Bela Vista, Bataguassu, Camapuã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste
07/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I - 102 horas - Polo Costa Rica
Língua Espanhola I - 102 horas - Polo Miranda
Língua Espanhola I - 102 horas - Polo Porto Murtinho
01/2014 - 06/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Línguas e Literatura II - 102 horas - Polo Bela Vista
07/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura de Língua Espanhola II - 68 horas - reoferecimento
Língua Espanhola I - 102 horas - Polo Bataguassu
Língua Espanhola I - 102 horas - Polo Rio Brilhante
Língua Espanhola IV - 102 horas - Polo São Gabriel do Oeste
Língua Espanhola IV - 102 horas - Polo Água Clara
01/2013 - 06/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura de Língua Espanhola I - 68 horas - Polo Água Clara
Literatura de Língua Espanhola I - 68 horas - Polo São Gabriel do Oeste
Literatura de Língua Espanhola II - 68 horas - Polo Bataguassu
Literatura de Língua Espanhola II - 68 horas - Polo Costa Rica
Literatura de Língua Espanhola II - 68 horas - Polo Porto Murtinho
Literatura de Língua Espanhola II - 68 horas - Polo Miranda
01/2012 - 06/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I - 102 horas - Polo Bela Vista

Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol Língua Adicional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Letras - Expressões Literárias e Linguísticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Adicional Avançado I
07/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Representante docentes na Comissão Acadêmica de Pesquisa do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História.
04/2016 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Membro docente da Comissão Eleitoral do Ciclo Comum de Estudos.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Adicional Básico I
03/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhola Adicional Básico
01/2016 - 06/2016
Ensino, Engenharia de Energias Renováveis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol como língua adicional - Básico
01/2016 - 06/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol como língua adicional I - Básico

Centro de Línguas Professor Fernando Peralta Filho, CELMS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2015 - Atual
Ensino, Ensino de Língua Estrangeira, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Métodos e abordagens de ensino em língua estrangeira
Gramática contrastiva español/portugués
El componente cultural en la enseñanza de lengua extranjera
03/2015 - Atual
Ensino, Espanhol, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola - Básico II - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Básico I - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Inicial III - 60 horas - Turma A - Vespertino
Língua Espanhola - Básico I - 60 horas - Turma A - Vespertino
Língua Espanhola - Básico II - 60 horas - Turma A - Noturno
Língua Espanhola - Básico I - 60 horas - Turma A - Noturno
10/2014 - 03/2015
Ensino, Espanhol, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola - Inicial III - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Básico I - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Inicial II - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Inicial I - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Inicial II - 60 horas - Turma A - Vespertino
Língua Espanhola - Inicial I - 60 horas - Turma A - Vespertino
Língua Espanhola - Inicial III - 60 horas - Turma A - Vespertino
06/2014 - 10/2014
Ensino, Espanhol, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola - Básico I - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Inicial II - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Inicial II - 60 horas - Turma A - Vespertino
Língua Espanhola - Inicial II - 60 horas - Turma B - Vespertino
Língua Espanhola - Inicial III - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Básico I - 60 horas - Turma A - Noturno
02/2014 - 05/2014
Ensino, Espanhol, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola - Inicial I - 60 horas - Turma A - Matutino
Língua Espanhola - Inicial I - 60 horas - Turma A - Vespertino
Língua Espanhola - Inicial II - 60 horas - Turma A - Noturno

Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, SEDMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Língua Portuguesa, Carga horária: 40

Atividades

02/2013 - 12/2013
Direção e administração, Coordenadoria de Políticas para Ensino Médio e Educação Profissiona, .

Cargo ou função
Coordenador de Língua Portuguesa.
02/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa (Acompanhamento Pedagógico)
Língua Espanhola - Curso extraclasse
Alfabetização (Acompanhamento pedagógico)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador - Bolsista Capes, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa de Pesquisa no programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Objetivou-se, através deste trabalho, identificar e analisar a proposta metodológica utilizada para seleção de textos no livro didático de língua portuguesa da coleção de 5ª à 8ª série, Português: linguagens, de Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães amplamente utilizados na rede pública do município de Coxim e região, bem como compreender à luz dos estudos da lingüística e da análise do discurso a matriz discursiva que orienta os pressupostos pedagógicos da coleção. Partimos da concepção de que os autores utilizam como abordagem para o ensino de língua materna os gêneros discursivos, conforme orientação do Ministério da Educação e que a seleção dos textos que servem de base para a composição do livro didático partem de uma opção autoral que implica necessariamente em uma matriz pedagógica voltada para a contextualização social do ensino de língua portuguesa. Utilizamos o mapeamento sistematizado de todos os textos presentes na coleção analisada para elaboração de um banco de dados que possibilitasse ?estatisticamente- demonstrar quais os gêneros predominantes no interior dos livros didáticos e quais as relações entre texto, estilo, suporte e legitimação ou não de um cânone literário. Os resultados apresentados mostram que os autores utilizaram amplamente os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino de língua materna, tendo como aporte teórico as abordagens enunciativas e sóciointeracionistas, concebendo o texto como ação discursiva em que estão implicados leitor e produtor. Conclui-se que a coleção analisada tem seus fundamentos teórico-metodológicos assentados em uma perspectiva dialógica para o ensino de língua portuguesa, utilizando-se do método intuitivo, os autores inseriram os textos no interior do livro didático como finalidade primeira no processo de ensino, possibilitando assim, uma amplitude maior no contato entre os alunos e os gêneros que circulam em sociedade.


WIZARD, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 10

Atividades

03/2009 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Espanhol Libro 01
Espanhol Libro 02
Espanhol Libro 03
Espanhol Libro 04
Espanhol Libro 05
Espanhol: língua e cultura

Escola Julieta Mota dos Santos, FUNLEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Ministra as disciplinas de Literatura e Língua Espanhola para o Ensino Fundamental e Médio

Atividades

08/2010 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Literatura
08/2010 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira
Língua Espanhola
Redação

INSTITUIÇÃO FUNRABEL, IFR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura e Redação, Carga horária: 20

Atividades

07/2011 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Literatura
07/2011 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e educação

Objetivo: Realizar estudos no campo aplicado dos estudos da linguagem sobre letramentos e ensino-aprendizagem de línguas..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Letramento; Ensino e aprendizagem de línguas; Linguagem.
2.
Educação e tecnologias: formação e atuação de educadores/profissionais

Objetivo: Investigar: 1 Conhecimentos e práticas: aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional; 2 Docência em EaD e trabalho coletivo: atores e processos; 3 Profissionalização e condições de trabalho em EaD; 4 Uso de tecnologias, processos formativos coletivos e aprendizagens institucionais..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação a distância; Tecnologia na educação.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Formação de professores de línguas e tecnologia
Descrição: O presente projeto visa a desenvolver estudos na área de elaboração de atividades online que potencializem a aprendizagem de línguas, a princípio, da portuguesa e da espanhola. Para tanto, utilizaremos o programa Hot Potatoes e contaremos com a parceria do chefe da Divisão de Apoio Tecnológico (DIAT) da instituição e envolveremos alunos da graduação do curso de licenciatura em Letras, na modalidade a distância, matriculados nos polos de Camapuã e de São Gabriel do Oeste, vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O projeto tem por objetivos: estudar e discutir textos teóricos sobre atividades lúdicas e uso de tecnologias no ensino de línguas; debater como atividades online de autocorreção, dos tipos Quiz, Match, Cloze, Cross e Mix podem potencializar a aprendizagem de línguas; consolidar práticas de tecnologia na formação de professores; criar uma página online com atividades de autocorreção que poderão ser acessadas por qualquer aprendiz desses idiomas. Dessa forma, procuraremos elaborar atividades que incentivem o estudo de línguas nas escolas e também fora do contexto de sala de aula, contribuindo para a autonomia da aprendizagem. O projeto prevê duração de dois anos, seguindo basicamente cinco etapas: (1) estudos, discussões e oficina do programa Hot Potatoes; (2) elaboração de atividades e criação da página online; (3) testagem das atividades; (4) divulgação dos resultados por meio de participação em eventos acadêmicos e publicação de artigos; (5) avaliação e elaboração de relatório final..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
SuDiC - Corpo, Surdez e Discursividades (político)midiáticas
Descrição: Os trabalhos empreendidos pelos(as) membros do Grupo de Pesquisa SuDiC - Corpo, Surdez e Discursividades (político)midiáticas visam fortalecer os estudos desenvolvidos no Brasil, sob a perspectiva teórico-analítica da Análise do Discurso de linhas francesa, em sua articulação às questões ligadas ao corpo, à surdez e às discursividades políticas e/ou midiáticas. Para tanto, desenvolveremos projetos interinstitucionais buscando repercussão nacional e internacional, seja pelo impacto das pesquisas orientadas nos diferentes níveis, seja pela circulação das ideias em eventos da área, ou por meio das publicações em periódicos, livros e afins..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alvaro José dos Santos Gomes - Integrante / Elaine de Moraes Santos - Coordenador.
2007 - 2009
Entre o sagrado e o profano: um estudo dos livros didáticos de língua portuguesa e das representações discursivas de professores e alunos de Mato Grosso do Sul (1990-2007)
Descrição: Projeto de pesquisa relacionado à análise e estudo dos materiais didáticos utilizados na rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul. O projeto de pesquisa resultou no relatório final aprovado pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, cujo título: Gêneros do discurso, livro didático e ensino de língua portuguesa: perspectivas de análise à luz da teoria bakhtiniana, sob orientação da professora Adriana Aparecida Pinto, conforme parecer do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFMS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Alvaro José dos Santos Gomes - Integrante / Adriana Aparecida Pinto - Coordenador / Thays Fernandes do Nascimento - Integrante / Alcione Fernandes da Silva - Integrante / Janaina Carla Batista - Integrante / Rozenilda Furtado Rodrigues - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2017 - Atual
PROJELE: cursos de língua estrangeiras - 2017
Descrição: PROJELE: O Curso de Letras CCHS/UFMS, através do Projeto de Extensão: PROJELE ?Cursos de Línguas Estrangeiras - 2015?, tem por objetivo oferecer cursos de línguas estrangeiras. Este ano oferecerá os seguintes cursos: Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Francesa e outros idiomas estrangeiros, Português para Estrangeiros e Libras. Esses cursos atendem às demandas da comunidade universitária e da sociedade em geral e tem por objetivos: formar cidadãos autônomos e críticos,instrumentalizá-los em relação às línguas estrangeiras, oportunizar a comunicação entre os indivíduos e a realização pessoal. A oferta desses cursos considera a importância do estímulo mental que contribui para a reflexão sobre o processo comunicativo que aproxima a sociedade brasileira da cultura de outros povos, e ainda contempla, com curso acessível e de qualidade, uma parcela significativa da comunidade interna e externa da UFMS. Consideramos que o contato com outras línguas e outras culturas abre caminhos para o entendimento da nossa própria língua e cultura. Além disso, este projeto, oferece oportunidade de estágio não curricular, como Projeto de Extensão, para os acadêmicos da UFMS. No intuito de atender as necessidades de cursos de pós-graduação, o Projele realiza provas de suficiência em inglês, espanhol e Português como língua estrangeira. ISF: O programa Idiomas sem Fronteiras IsF/MEC/CAPES tem como principal objetivo incentivar o aprendizado de línguas, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (45) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alvaro José dos Santos Gomes - Integrante / Ana Karla Pereira de Miranda - Integrante / Gabriela Claudino Grande - Integrante / Karine Albuquerque - Integrante / Marta Banducci Rahe - Coordenador.
2016 - 2016
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas
Descrição: Projeto de extensão criado para organização do IX Congresso Brasileiro de Hispanistas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Leitura e Produção de texto: teoria e prática de gêneros discursivos
Descrição: Descrição: Esse projeto tem o objetivo de aplicar metodologias de leitura e produção de textos com acadêmicos, egressos do curso de Letras e professores da Educação Básica a fim de melhorar o nível de escrita dos ingressantes nos cursos superiores da modalidade a distância da UFMS e de instrumentalizar os atuais e futuros professores de Língua Portuguesa para trabalharem com leitura e produção de textos em sala de aula. Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Alvaro José dos Santos Gomes - Integrante / Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro - Integrante / Patrícia Graciela da Rocha - Coordenador / Luiz Leandro Gomes de Lima - Integrante / Elaine de Moraes Santos - Integrante.
2008 - 2009
Desenvolvendo ações afirmativas de inclusão social - Projeto Conexões de Saberes
Descrição: Descrição: O diálogo entre a Universidade e comunidades populares vem se constituindo como o foco central de alguns projetos instituicionais, direta e indiretamente financiados pelo Governo Federal. Partindo desta constatação, os esforços envolvidos na elaboração e futura implantação do Projeto ' Desenvolvendo ações afirmativas de inclusão social' em Coxim, estão concentrados na construção de estratégias pedagógicas que possibilitem estreitar cada vez mais os laços da universidade com comunidades carentes. As atividades do Conexões em 2008, a partir de julho, no município de Coxim, estiveram direcionadas ao atendimento de instituições educativas localizadas em bairros considerados populares, cuja comunidades possui pouco acesso a recursos. O projeto tem como finalidade instrumentalizar e potencializar o acesso dos estudantes de origem popular a universidade, iniciando um trabalho de formação continuada, cujo destaque centra-se na participação direta de alunos da universidade no que se refere aplicação e desenvolvimento destes trabalhos. Futuramente esperamos estimular aos alunos que foram beneficiados com essas ações o ingresso na universidade pública, observado através da aprovação da maior número possível dos alunos que participaram das atividades ofertadas pelo Projeto, contribuindo para a democratização do ensino superior...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Alvaro José dos Santos Gomes - Integrante / Adriana Aparecida Pinto - Coordenador / Thays Fernandes do Nascimento - Integrante / Janaina Carla Batista - Integrante / Gislene da Silva de Jesus - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2014
Educação a distância e formação de professores
Descrição: Descrição: Diante da necessidade de estudos na área de educação a distância, julgamos procedente discutir pesquisas e publicações sobre o uso de tecnologias, as estratégias de ensino e de aprendizagem e a interação nos cursos de formação de professores a distância. Desse modo, abrangemos a participação de alunos, professores e tutores do curso de Letras, na modalidade a distância, da UFMS, para discutir questões relacionadas a nossas próprias experiências e a estudos publicados..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alvaro José dos Santos Gomes - Integrante / Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro - Coordenador / Ana Karla Pereira de Miranda - Integrante / Mônica Miyashiro Campos - Integrante / Darlene Alves de Oliveira - Integrante / Maria Luiza Benitez Gonzalez - Integrante / Ayla Lizandra Campos de Vasconcelos - Integrante / Daniely Pereira Gomes - Integrante / Joseilda de Oliveira e Silva Victório - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Hispanoamericana.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Paraninfo do curso de Letras Português Espanhol - EAD/UFMS Porto Murtinho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2018
Concurso Nacional Novos Poetas - CNPP 2018, Vivara Editora.
2017
Paraninfo curso de Letras Português/Espanhol Polo Bela Vista, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2016
Aprovação em Concurso Público de Professor do Magistério Superior regido pelo Edital PROGEP/UFMS Campus Aquidauna, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2015
Aprovação em Concurso Público de Professor do Magistério Superior regido pelo Edital UNILA N° 043 de 31 de março de 2015, Área: Línguas ? Subárea: Espanhol Língua Adicional:, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).
2015
Aprovação em Concurso Público de Professor do Magistério Superior regido pelo Edital PROGEP/UFMS N° 032/2015, Área: Línguas ? Subárea: Espanhol, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2014
Professor homenageado dos formandos do curso de Letras, polo de São Gabriel do Oeste, UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2013
Professor homenageado dos formandos do curso de Letras, polo de Porto Murtinho, UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2013
Professor homenageado dos formandos do curso de Letras, polo de Miranda, UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2013
Aprovação em concurso para professor substituto em Língua Espanhola, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2013
Aprovação em processo seletivo para professor de Língua Espanhola, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.
2009
Destaques Iniciação Científica UFMS/PROPP/PIBIC 2008-2009, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KANASHIRO, D. S. K.2017 KANASHIRO, D. S. K. ; BIONDO, F. P. ; GOMES, A. J. S. . Uso das TIC e experiência de autoria de materiais didáticos digitais: percepções de pibidianos do curso de Letras EAD/UFMS. INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE, v. 4, p. 69-85, 2017.

2.
ENEDINO, W.C2013 ENEDINO, W.C ; GOMES, A. J. S. . Hérib Campos Cervera para além de outros céus: margens e aproximações culturais no cenário Brasil-Paraguai. RAÍDO (ONLINE), v. 7, p. 103-117, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
KANASHIRO, D. S. K. ; GOMES, A. J. S. . La interacción mediada por las tecnologías en el curso de Letras EAD/UFMS. In: Antonio Fernández Paradas. (Org.). Pantallas que Educan. 1ed.Madrid: Editorial Tecnos, 2017, v. 1, p. 241-253.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, A. J. S.; KANASHIRO, D. S. K. . Formas de interacción mediadas por las tecnologías en un curso de formación inicial docente a distancia. In: Congreso universitario internacional sobre la comunicación en la profesión y en la universidad de hoy: contenidos, investigación, innovación y docencia, 2017, Madrid. Libro de Actas CUICIID 2017. Madrid, 2017. p. 292-292.

2.
GOMES, A. J. S.; MIRANDA, A. K. P. ; KANASHIRO, D. S. K. . Formación inicial de profesores de español en universidades públicas de Mato Grosso do Sul. In: XXV Seminario de dificultades específicas de la enseñanza de español a lusohablantes, 2017, São Paulo. Actas del XXV Seminario de dificultades específicas de la enseñanza de español a lusohablantes. Madrid: SECRETARÍA GENERAL TÉCNICA Subdirección General de Documentación y Publicaciones, 2017. p. 173-185.

3.
GOMES, A. J. S.. Cartas alforriadas no segredo de um exílio: arte e resistência em Hérib Campos Cervera. In: Jornada Internacional de Estudos do Discurso - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012, Maringá. Anais eletrônicos 2012 JIED-EIID. MARINGÁ: UEM, 2012.

4.
GOMES, A. J. S.; PINTO ADRIANA APARECIDA . Mercedes Sosa ? entre a expressão e a opressão: representação artística na América Latina, um estudo sobre linguagem, cultura e poder (1976-1983). In: XIX SEMINÁRIO DO CELLIP pesquisa em língua e cultura na América Latina, 2009, Cascavel/PR. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel: EDUNIOESTE, 2009.

5.
GOMES, A. J. S.; PINTO, A. A. . Gêneros do discurso, livro didático e ensino de língua portuguesa: descortinando práticas, ocultando interesses. In: 9 Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste, 2008, Taguatinga, DF. Anais do 9 Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro Oeste. Brasília, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, A. J. S.; PINTO ADRIANA APARECIDA . Mercedes Sosa - uma voz em outras vozes: representação artística na América Latina, um estudo sobre linguagem, cultura e poder. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL, PARAGUAI, BOLÍVIA: FRONTEIRA, CULTURA E INTERDISCIPLINARIDADE, 2009, Corumbá-MS. Caderno de Resumos do II Congresso Internacional Brasil, Paraguai, Bolívia: Fronteira, cultura e interdisciplinaridade, 2009.

2.
GOMES, A. J. S.; MARTOS, . S. G. F. . O ?local? e o ?regional? na cultura escolar sul-mato-grossense: ensino de língua portuguesa e livro didático em foco. In: 56 Seminário Do Gel - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2008, São José do Rio Preto, SP. 56 Seminário do GEL, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, A. J. S.; KANASHIRO, D. S. K. ; MIRANDA, A. K. P. . Formación inicial de profesores de Español en universidades públicas de Mato Grosso do Sul. In: 25o Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza de Español a Lusohablantes, 2017, São Paulo. 25o Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza de Español a Lusohablantes, 2017.

2.
GOMES, A. J. S.. Hérib Campos Cervera: la melancolía en la literatura paraguaia. In: IX Congreso de Hispanistas, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do IX Congreso de Hispanistas, 2016.

3.
GOMES, A. J. S.; PINTO, A. A. . Gêneros do discurso, livro didático e ensino de língua portuguesa: perspectivas de análise à luz da teoria bakhtiniana. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas/SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

4.
GOMES, A. J. S.; PINTO ADRIANA APARECIDA . Conhecendo os gêneros do discurso: uma análise dos livros didáticos de língua portuguesa no município de Coxim. In: V SEMINÁRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2009, TRÊS LAGOAS. Anais do V Seminário de Estudos da Linguagem, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
KANASHIRO, D. S. K. ; GOMES, A. J. S. . Formação, atuação docente e condições de trabalho na percepção dos egressos do curso de Letras Português e Espanhol EAD/UFMS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GOMES, A. J. S.. Entropia sociointerativa: da interação à evasão em ambientes virtuais de aprendizagem em um curso de formação de professores de língua espanhola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GOMES, A. J. S.. O papel da autoavaliação nas disciplinas de estágio supervisionado em língua espanhola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
KANASHIRO, D. S. K. ; MIRANDA, A. K. P. ; GOMES, A. J. S. . Formación inicial de profesores de Español en universidades públicas de Mato Grosso do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GOMES, A. J. S.; KANASHIRO, D. S. K. . Formas de interacción mediadas por las tecnologías en un curso de formación inicial docente a distancia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GOMES, A. J. S.. HERIB CAMPOS CERVERA: LA MELANCOLÍA EN LA LITERATURA PARAGUAYA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GOMES, A. J. S.. PAISAGENS MELANCÓLINAS NA PRODUÇÃO DE HÉRIB CAMPOS CERVERA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GOMES, A. J. S.. CARTAS ALFORRIADAS NO SEGREDO DE UM EXÍLIO: ARTE E RESISTÊNCIA EM HÉRIB CAMPOS CERVERA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GOMES, A. J. S.; ENEDINO, W.C . MARGINALIDADES UTÓPICAS: UMA CRÔNICA DRAMÁTICA EM UM PROLÓGO, TRÊS JORNADAS E UM EPÍLOGO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GOMES, A. J. S.. HÉRIB CAMPOS CERVERA: ARTE E RESISTÊNCIA NA DRAMATURGIA PARAGUAIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOMES, A. J. S.; PINTO ADRIANA APARECIDA . MERCEDES SOSA - UMA VOZ EM OUTRAS VOZES: REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA NA AMÉRICA LATINA, UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM, CULTURA E PODER. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GOMES, A. J. S.; PINTO ADRIANA APARECIDA . GÊNEROS DO DISCURSO, LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE À LUZ DA TEORIA BAKHTINIANA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GOMES, A. J. S.; PINTO ADRIANA APARECIDA . CONHECENDO OS GÊNEROS DO DISCURSO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE COXIM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PINTO ADRIANA APARECIDA ; GOMES, A. J. S. . GÊNEROS DO DISCURSO, LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESCORTINANDO PRÁTICAS, OCULTANDO INTERESSES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GOMES, A. J. S.; PINTO ADRIANA APARECIDA . MERCEDES SOSA - UMA VOZ QUE NÃO SE CALA: REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM, CULTURA E PODER DURANTE A DITADURA MILITAR NA ARGENTINA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOMES, A. J. S.; PINTO ADRIANA APARECIDA . GÊNEROS DO DISCURSO, LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS DE ANÁLISE À LUZ DA TEORIA BAKHTINIANA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GOMES, A. J. S.. MERCEDES SOSA - UMA VOZ QUE NÃO SE CALA: REPRESENTAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM, CULTURA E PODER DURANTE A DITADURA MILITAR NA ARGENTINA (DÉCADA DE 1970). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, A. J. S.. Pelas Cinzas de uma nação. Cidade Portuária: Vivara Editora, 2018 (Poema).

2.
GOMES, A. J. S.. Estudio clínico randomizado sobre la efectividad de dos bundles interdisciplinares y multidimensionales en la cicatrización, alivio del dolor de úlceras venosas y reducción del edema en las piernas. Londrina: Bureau Editors, 2018. (Tradução/Artigo).

3.
GOMES, A. J. S.. Proceso de implementación del Listado de Verificación de Seguridad Quirúrgica: revisión integrativa. Londrina: Bureau Editors, 2018. (Tradução/Artigo).

4.
GOMES, A. J. S.. Implementación de la Metodología de Cuidado Humanitud: contribución a la calidad de la asistencia a la salud. Londrina: Bureau Editors, 2018. (Tradução/Artigo).

5.
GOMES, A. J. S.. Las demandas actuales de conocimiento en la práctica del cuidado en salud mental. Londrina: Bureau Editors, 2018. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, A. J. S.. O texto em sala de aula: perspectivas de ensino de língua portuguesa. 2017. .

2.
GOMES, A. J. S.. Soy loco por ti America: aspectos linguísticos e culturais em músicas latino-americanas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Língua Espanhola I. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

4.
GOMES, A. J. S.. Guia Didático do Aluno - Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

5.
GOMES, A. J. S.. Guia Didático do Aluno - Literatura Espanhola I. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

6.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Língua Portuguesa V - Linguística Textual. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

7.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Língua Espanhola III. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

8.
GOMES, A. J. S.. Guia Didático do aluno - Literatura de língua espanhola I. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

9.
GOMES, A. J. S.. Guia Didático do aluno - Prática de Ensino de Línguas e Literatura II. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

10.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Prática de Ensino de Línguas e Literatura II.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

11.
GOMES, A. J. S.. Capacitação de tutor para atuar na disciplina de Prática de Ensino de Línguas e Literatura II. 2015. (Ensino de Graduação).

12.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Prática de Ensino de Línguas e Literatura II. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

13.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Língua Espanhola I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

14.
GOMES, A. J. S.. Diferentes linguagens: um ensino de literatura e língua portuguesa para além das palavras. 2013. .

15.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Literatura de Língua Espanhola II. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

16.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Língua Espanhola IV. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

17.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Língua Espanhola I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

18.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Literatura de Língua Espanhola I. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

19.
GOMES, A. J. S.. Hérib Campos Cervera: luto e melancolia na literatura paraguaia. 2013. (Relatório de pesquisa).

20.
GOMES, A. J. S.. Capacitação de tutor para atuar na disciplina de Literatura de Língua Espanhola II. 2013. (Ensino de Graduação).

21.
GOMES, A. J. S.. Guia didático do aluno - Língua Espanhola I. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Graduação).

22.
GOMES, A. J. S.. A ação social e os modos de intervenção em espaços comunitários. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
GOMES, A. J. S.. Gêneros do discurso, livro didático e ensino de língua portuguesa: perspectivas de análise à luz da teoria bakhtiniana. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, A. J. S.; KANASHIRO, D. S. K.; ROCHA, P. G.. Participação em banca de Lucídia Balbuena Vareiro.A educação fronteiriça: matrícula, evasão e reprovação de alunos ayoreos, matriculados numa escola municipal de Porto Murtinho/MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
PEREIRA, C. S.; GOMES, A. J. S.; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Fernanda de Oliveira Fernandes.A prática docente na educação infantil: um estudo do trabalho com lúdico no município de Camapuã-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
PEREIRA, C. S.; GOMES, A. J. S.; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Ivone Nunes da Silva.Jogos e brincadeiras na educação Infantil do município de Camapuã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
PEREIRA, C. S.; GOMES, A. J. S.; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Maria Aparecida Lacerda de Souza.Práticas de leitura na educação infantil do município de Camapuã-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

5.
SANTOS, M. M.; GOMES, A. J. S.; DAVILA, J. L.. Participação em banca de Mariana Lima de Souza.Tecnologia como instrumento de inclusão de crianças com deficiência intelectual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
DAVILA, J. L.; GOMES, A. J. S.; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Nayara Dias Ribeiro.Implantação da gestão democrática na rede pública de ensino de Camapuã, Mato Grosso do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
DAVILA, J. L.; GOMES, A. J. S.; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Belarmina Pereira do Carmo.Os impactos do PNAIC - Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na rede municipal de educação de Camapuã-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
DAVILA, J. L.; GOMES, A. J. S.; SANTOS, M. M.. Participação em banca de Milene Miguel da Silva.Concepção do professor sobre dificuldades de aprendizagem na rede municipal de ensino em Camapuã-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
GOMES, A. J. S.; DAVILA, J. L.; ALMEIDA, M. F. X. A.. Participação em banca de Lucelia Ponciano Novaes.A percepção do corpo docente-técnico escolar sobre as estratégias de leitura utilizadas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola no município de Camapuã-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
GOMES, A. J. S.; DAVILA, J. L.; ALMEIDA, M. F. X. A.. Participação em banca de Hayana de Paula Lima.O uso da literatura infantil no processo de ensino-aprendizagem na educação de crianças de zero a quatro anos em um centro de educação infantil da cidade de Campauã-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
GOMES, A. J. S.; DAVILA, J. L.; ALMEIDA, M. F. X. A.. Participação em banca de Claudia dos Santos Barbosa.A percepção da comunidade escolar sobre os efeitos do projeto político pedagógico na escola municipal Cláudio José da Lima. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
KANASHIRO, D. S. K.; ROCHA, P. G.; GOMES, A. J. S.. Membro da comissão do processo seletivo de tutor a distância para atuar no curso de graduação em Letras Português e Espanhol, oferecido pela UFMS/UAB, cf. IS nº 190, de 16/9/2013, publicada no BS nº 5626, de 17/9/2013, p. 143. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21 Intercâmbio em Linguística Aplicada. O papel da autoavaliação nas disciplinas de estágio supervisionado em língua espanhola. 2018. (Congresso).

2.
21 Intercâmbio em Linguística Aplicada.Entropia sociointerativa: da interação à evasão em ambientes virtuais de aprendizagem em um curso de formação de professores de língua espanhola. 2018. (Simpósio).

3.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2018. (Congresso).

4.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. http://cietenped.ufscar.br. 2018. (Congresso).

5.
I Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS.Partilhando experiências em autoria de material didático digital de línguas. 2018. (Encontro).

6.
X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Formação, atuação docente e condições de trabalho na percepção dos egressos de Letras Português e Espanhol EAD/UFMS. 2018. (Congresso).

7.
Congreso Universitario Internacional sobre la comunicación en la profesión y en la universidad de hoy: contenidos, investigación, innovación y docencia. Formas de interacción mediadas por las tecnologías en un curso de formación inicial docente a distancia. 2017. (Congresso).

8.
IV Seminário Estadual de Educação do Campo: um projeto em Construção.Soy loco por ti America: aspectos linguísticos e culturais em músicas latino-americanas. 2017. (Seminário).

9.
XXV Semianrio de Dificultades Específicas de la Enseñanza de Español a Lu Lsohablantes. 2017. (Seminário).

10.
XXV Semianrio de Dificultades Específicas de la Enseñanza de Español a Lu Lsohablantes.Fomación Inicial de Profesores de español en universidades públicas de MS. 2017. (Seminário).

11.
IX Congreso de Hispanistas. Hérib Campos Cervera: la melancolía en la literatura paraguaia. 2016. (Congresso).

12.
Senalec - Seminário Nacional de Leitura em Cena.Luto e melancolia: o silêncio na obra de Hérib Campos Cervera. 2013. (Seminário).

13.
IV Colóquio Regional no Brasil da Associação Latinoamericana de Estudos dos Discurso.Paisagens Melancólicas na produção dramatúrgica de Hérib Campos Cervera. 2012. (Encontro).

14.
Jied - Jornada Internacional de Estudos do Discurso.Cartas alforriadas no segredo de um exílio: arte e resistência em Hérib Campos Cervera. 2012. (Encontro).

15.
Gelco - Encontro Regional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste.Hérib Campos Cervera: arte e resistência na dramaturgia paraguaia. 2011. (Encontro).

16.
Semana Artístico Pedagógica do Curso de Artes Cênicas.Marginalidade Utópicas: uma crônica drmática em um prólogo, tres jornadas e um epílogo. 2011. (Outra).

17.
17º Congresso de Leitura no Brasil (COLE). Gêneros do discurso, livro didático e ensino de língua portuguesa: perspectivas de análise à luz da teoria bakhtiniana. 2009. (Congresso).

18.
II Congresso Internacional Brasil, Paraguai, Bolívia: fronteira, cultura e interdisciplinariedade. Mercedes Sosa ? entre a expressão e a opressão: representação artística na América Latina, um estudo sobre linguagem, cultura e poder (1976-1983). 2009. (Congresso).

19.
V Seminário de Estudos da Linguagem.Conhecendo os gêneros do discurso: uma análise dos livros didáticos de língua portuguesa no município de Coxim. 2009. (Seminário).

20.
X Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Gêneros do discurso, livro didático e ensino de língua portuguesa: perspectivas de análise à luz da teoria bakhtiniana. 2009. (Encontro).

21.
XIX Seminário de pesquisa em língua e cultura na América Latina(CELLIP).Mercedes Sosa ? entre a expressão e a opressão: representação artística na América Latina, um estudo sobre linguagem, cultura e poder (1976-1983). 2009. (Seminário).

22.
56º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL).O ?local? e o ?regional? na cultura escolar sul-mato-grossense: ensino de língua portuguesa e livro didático em foco. 2008. (Seminário).

23.
II Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens.Gêneros do discurso, livro didático e ensino de língua portuguesa: perspectivas de análise à luz da teoria bakhtiniana. 2008. (Seminário).

24.
II Seminário GEPEMULT: Aspectos da Educação Inclusiva e Múltiplas Linguagens. 2008. (Encontro).

25.
I Seminário de Políticas Públicas em educação em Coxim.Políticas públicas para a educação: abordagens regionais para problemas naicionais. 2008. (Seminário).

26.
IV Seminário linha de pesquisa educação, psicologia e prática docente. 2008. (Seminário).

27.
IX Encontro de Pesquisa em Educação no Centro-Oeste (ANPED).Gêneros do discurso, livro didático e ensino de língua portuguesa: descortinando práticas, ocultando interesses. 2008. (Encontro).

28.
Trajetória de constituição de grupo de pesquisa: a experiência do LIC (linguagem, interação e conhecimento). 2008. (Seminário).

29.
VIII Encontro estadual de estudantes de história de Mato Grosso do Sul.Mercedes Sosa - uma voz que não se cala: representações acerca da linguagem, cultura e poder durante a ditadura militar na Argentina (Década de 1970). 2008. (Encontro).

30.
I Encontro de Letras e História (LEHIST).I LEHIST - I ENCONTRO DE LETRAS E HISTÓRIA. 2007. (Encontro).

31.
II Encontro de Línguas, Literaturas, Artes e Cultura do CPCX/UFMS. 2007. (Encontro).

32.
III Semana de Letras e I Encontro de Línguas, Literaturas, Artes e Culturas do CPCX/UFMS. 2007. (Encontro).

33.
Literatura de Mato Grosso do Sul: Identidade e Poder.LITERATURA DE MATO GROSSO DO SUL: IDENTIDADE E PODER. 2007. (Seminário).

34.
VI Semana de História: espaço, tempo-territorialidades. 2007. (Outra).

35.
XXVII Encuentro de Geohistoria regional. 2007. (Congresso).

36.
I Encontro de estudantes de Letras de Coxim (ENELCO). 2006. (Encontro).

37.
1ª Semana de Sistemas de Informação. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, A. J. S.. IV Seminário Estadual de Educação do Campo: um projeto em contrução. 2017. (Outro).

2.
GOMES, A. J. S.. IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2016. (Congresso).

3.
BATISTOTE, M. L. F. ; GOMES, A. J. S. ; PINTO ADRIANA APARECIDA . A partida: recepção aos novos acadêmicos do Curso de Letras/CPCX. 2009. (Outro).

4.
GOMES, A. J. S.; PINTO, A. A. . Seminário de Políticas Públicas em Educação de Coxim. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Suellen de Souza Becker. Análise da matriz de referência para composição dos critérios avaliativos da redação do Enem: o texto em sala de aula. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucelia Ponciano Novaes. A percepção do corpo docente-técnico escolar sobre as estratégias de leitura utilizadas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola no município de Camapuã-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Alvaro José dos Santos Gomes.

2.
Claudia dos Santos Barbosa. A percepção da comunidade escolar sobre os efeitos do projeto político pedagógico na escola municipal Cláudio José de Lima. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Alvaro José dos Santos Gomes.

3.
Hayana de Paula Lima. O uso da literatura infantil no processo de ensino-aprendizagem na educação de crianças de zero a quatro anos em um centro de educação infantil da cidade de Camapuã-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Alvaro José dos Santos Gomes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:34:51