Rosane Lemos Barreto Custodio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4693688717414185
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). É especialista em Prática Interdisciplinar nas Séries Iniciais e na Educação Infantil (2008) e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Possui experiência em coordenação pedagógica e alfabetização. Trabalha em cursos de graduação e pós-graduação na área da Educação. Atualmente cursa Doutorado em Ciências da Linguagem (Bolsista FAPESC-CAPES) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Pesquisadora do GADIPE (Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso - Pesquisa e Ensino) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosane Lemos Barreto Custodio
Nome em citações bibliográficas
BARRETO, R. L.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Educacional Eng. Francisco João B. Catão, Escola Particular.
Praça Henrique Lage, 04
Centro
88780000 - Imbituba, SC - Brasil
Telefone: (48) 32556394
URL da Homepage: escotacatao@terra.com.br


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: O desenvolvimento da autoria e o ensino da escrita: uma construção possível?,
Orientador: Maria Marta Furlanetto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: DISCURSO DA ESCOLA SOBRE SUJEITOS COM PATOLOGIA DA LINGUAGEM: UMA ANÁLISE DISCURSIVA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: MAURÍCIO EUGÊNIO MALISKA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2008
Especialização em Prática Interdisciplinar: Ed. Infantil e Séries In. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Capivari, FUCAP, Brasil.
Título: Erros fonoarticulatórios e erros de escrita.
Orientador: Maria Ieda Monteiro.
2004 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Erros ortográficos e fonológicos: uma relação de causalidade direta?.
Orientador: Roberto Pacheco.




Atuação Profissional



Faculdade Capivari, FUCAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BARRETO, R. L.. As "patologias" da linguagem no dizer da escola: uma análise discursiva. In: Emillie Michels; Expedito Michels; Naiara Amália da Silva. (Org.). As "patologias" da linguagem no dizer da escola: uma análise discursiva. 1ed.Capivari de Baixo: FUCAP, 2015, v. 1, p. 09-18.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO, R. L.; MALISKA, Maurício Eugênio . O discurso da escola e as "patologias" da linguagem. In: XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina. XX Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

2.
BARRETO, R. L.; MALISKA, Maurício Eugênio . As formações discursivas sobre as "patologias" da linguagem: um debate teórico no âmbito escolar. In: III Simpósio de Formação de Professores, 2011, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores: tecnologias e inovação na educação básica, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BARRETO, R. L.. Metodologias ativas de aprendizagem e os desafios na sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARRETO, R. L.. Tecnologias da informação e comunicação e o aluno do ensino fundamental I como sujeito-autor:uma análise discursiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARRETO, R. L.. O dizer do sujeito-professor e o ensino da escrita nas séries iniciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARRETO, R. L.. Autoria, criança e ensino: uma construção possível?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BARRETO, R. L.. O desafio da escrita e da oralidade: um acontecimento discursivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BARRETO, R. L.; INHAIA, C. K. B. . Alfabetização e Letramento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARRETO, R. L.. Escrita: instrumento de poder. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BARRETO, R. L.. Erros ortográficos e fonológicos: uma relação de cusalidade direta?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARRETO, R. L.. Autoria, Letramento e Alfabetização.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BARRETO, R. L.. Pedagogia Encena 2017. 2017. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARRETO, R. L.. Participação em banca de Carina Rodrigues Rabelo.Alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do EF pelo método de Paulo Freire. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.

2.
BARRETO, R. L.. Participação em banca de Rhubia Vicente Florentino.A higiene das mãos como reflexo para a saúde corporal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.

3.
BARRETO, R. L.; OLIVEIRA, M. A. P.. Participação em banca de Luiz Ailton Antunes Guedes Junior.A releitura textual e sua estrutura para o 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.

4.
BARRETO, R. L.; OLIVEIRA, M. A. P.. Participação em banca de LYvia Sant'Ana de Paula.A morfologia "Q" no contexto interdisciplinar de aprendizagem na pré-escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.

5.
BARRETO, R. L.; OLIVEIRA, M. A. P.. Participação em banca de Stela Citadin de Pieri.As estações verão e inverno como associação ao pré-letramento lúdico no infantil II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.

6.
BARRETO, R. L.; OLIVEIRA, M. A. P.. Participação em banca de Rubia Gracielle Ortiz.A introdução verbal de primeira conjugação para o 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.

7.
BARRETO, R. L.; OLIVEIRA, M. A. P.. Participação em banca de Aline Loch.A língua portuguesa na educação inclusiva: ENEM 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.

8.
BARRETO, R. L.; SILVA, R. H.. Participação em banca de Amanda Silva Lacava.O uso das vogais no reconhecimento significativo das palavras na pré-escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.

9.
BARRETO, R. L.; SOUZA, M. B.. Participação em banca de Carolina Barreto de Abreu.A alimentação saudável nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso de análise montessoriana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.

10.
BARRETO, R. L.; SOUZA, M. B.. Participação em banca de Édina Amâncio Abreu Anastácio.O currículo em ação interdisciplinar: para as séries iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Metodologias Ativas de Aprendizagem. 2017. (Outra).

2.
Encontro Regional de Educadores. 2017. (Encontro).

3.
I Jornada Pedagógica. 2017. (Outra).

4.
Jogando com a Matemática - Números e operações. 2017. (Oficina).

5.
Metodologias ativas: um novo jeito de ensinar, um novo jeito de aprender. 2017. (Outra).

6.
Semana Acadêmica.Metodologias de alfabetização de jovens e adultos. 2017. (Oficina).

7.
ALED Brasil Estudos do discurso: questões teórico-motodológicas, sociais e éticas. 2016. (Congresso).

8.
VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-­‐Americana de Estudos do Discurso ? ALED ? Brasil Estudos do discurso: questões teórico-­‐metodológicas, sociais e éticas. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL I COMO SUJEITO-AUTOR: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. 2016. (Congresso).

9.
VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso ? ALED ? Brasil. 2016. (Congresso).

10.
2º Seminário Discurso, Cultura e Mídia. 2015. (Simpósio).

11.
X Jornada Unisul de Iniciação Científica.Membro avaliador do comitê científico. 2015. (Seminário).

12.
Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporâneas. O dizer do sujeito-professor e o ensino da escrita nas séries iniciais. 2014. (Congresso).

13.
VI SIMFOP ? SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Autoria, criança e ensino: uma construção possível?. 2014. (Simpósio).

14.
XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. O discurso da escola e as "patologias" da linguagem. 2011. (Congresso).

15.
II Seminário Integrado de Pesquisa em Linguística.Erros ortográficos e fonológicos: uma relação de causalidade direta?. 2008. (Seminário).

16.
As crianças e as Ciências. 2007. (Outra).

17.
Redação Passo a Passo. 2007. (Outra).

18.
Contadores de Histórias - Algumas Possibilidades. 2006. (Encontro).

19.
Educasul 2006. 2006. (Congresso).

20.
Prática de Ensino e Pesquisa: As Múltiplas Possibilidades do fazer Docente. 2006. (Seminário).

21.
Seja o Professor que Você Gostaria de Ter. 2006. (Encontro).

22.
Círculo de Estudos da Lingugem. 2005. (Seminário).

23.
Construção Dialógica do Profissional da Educação. 2005. (Seminário).

24.
Educação e Pedagogia Espírita. 2005. (Encontro).

25.
Ciclo de Seminários Pedagódicos em Educação. 2004. (Seminário).

26.
Contos e Brincadeiras no Espaço Pedagógico. 2004. (Seminário).

27.
Jornada de Prática de Ensino. 2004. (Seminário).

28.
Unisul Evolução - III Semana Integrada das Licenciaturas. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRETO, R. L.. Feira do Livro FUCAP 2018. 2018. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Katiany Martins Corrêa. A construção da imagem através do retrato e autorretrato. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari. Orientador: Rosane Lemos Barreto Custodio.

2.
Michaella Dexheimer Marcos. A água no planeta e o ensino da experimentação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Capivari. Orientador: Rosane Lemos Barreto Custodio.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BARRETO, R. L.. As "patologias" da linguagem no dizer da escola: uma análise discursiva. In: Emillie Michels; Expedito Michels; Naiara Amália da Silva. (Org.). As "patologias" da linguagem no dizer da escola: uma análise discursiva. 1ed.Capivari de Baixo: FUCAP, 2015, v. 1, p. 09-18.


Apresentações de Trabalho
1.
BARRETO, R. L.. Autoria, criança e ensino: uma construção possível?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARRETO, R. L.. O desafio da escrita e da oralidade: um acontecimento discursivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Artes Cênicas
1.
BARRETO, R. L.. Pedagogia Encena 2017. 2017. Teatral.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:28:27