Jimena de Mello Heredia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9921927029899422
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), especialista em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Trabalhou como designer instrucional no Laboratório de Mídias Integradas (LABMIN/UFSC) de 2010 a 2018. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância (GEPEAD) da UFSC e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Informação Científica: gestão e tecnologia (INFOCIENT) da UFSC. Atuou como Professora Substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina de 2016 a 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jimena de Mello Heredia
Nome em citações bibliográficas
HEREDIA, J. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, LABMIN/ UFSC.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37216347
URL da Homepage: http://www.labmin.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Ciência da Informação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Recursos Educacionais Abertos: mapeamento da comunicação científica,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Rosângela Schwarz Rodrigues.
Palavras-chave: Ciência da Informação; Comunicação científica; Acesso Aberto; Recursos Educacionais Abertos (REA).
2011 - 2012
Especialização em Educação a distância com ênfase em docência. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Avaliação em EaD: Uma Análise do Moodle Provas da UAB-UFSC.
Orientador: Elaine Turk Faria.
2005 - 2010
Graduação em FILOSOFIA.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
IELTS Preparation Course. (Carga horária: 60h).
Greenwich College, GC, Austrália.
2016 - 2016
Extensão universitária em Gestão e Sustentabilidade das Organizações Feministas e das Mulheres. (Carga horária: 48h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. (Carga horária: 40h).
Práticas Educacionais Inovadoras, PEIN, Brasil.
2015 - 2015
5º Curso de curta duração em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Design Thinking para Educadores. (Carga horária: 8h).
Impact Hub Curitiba, IHC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Web of Science. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Capacitação Portal CAPES. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2013
Design Instrucional para Mídia Móvel. (Carga horária: 80h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Revisão de Textos. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Tecnologia como recurso didático. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Educação Digital: (Re) Descobrindo a Web 2.0. (Carga horária: 64h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Qualificação para DI: uso de mapas conceituais. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Curso profissionalizante de Design Instrucional. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional, IBDIN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Grego Antigo Online. (Carga horária: 48h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
2016.2: Fontes de Informação I, Fontes de Informação II, Pesquisa Bibliográfica, Recuperação da Informação. 2016.3: Normalização da Documentação em Arquivos, Evolução do Pensamento Filosófico e Científico. 2017.1: Ética Profissional, Evolução do Pensamento Filosófico e Científico, Gestão de Documentos, Pesquisa Bibliográfica, Fontes Gerais de Informação. 2017.3: Estudos de Usuário de Informação. 2017.2: Introdução à Ciência da Informação, Formação e Desenvolvimento de Coleções, Gestão Estratégica de Unidades de Informação, Fontes Gerais de Informação, Gestão de Documentos. 2018.1: Estudos de Usuários e de Comunidades, Gestão da Informação e Arquivo, Formação e Desenvolvimento de Coleções, Introdução à Representação Temática, Prática de Gestão.

Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Designer Instrucional no LABMIN - produção de material didático para os cursos Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UAB/UFSC.

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista CAPES, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do curso de Capacitação de Coordenadores de Polo do Programa Anual de Capacitação Continuada da Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecido pela UFSC em parceria com o IF-SC.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
DA EAD AOS REA: Visibilidade e direitos autorais em repositórios institucionais
Descrição: Disponibilizando os materiais na forma de REA no repositório institucional da UFSC, possibilita-se o acesso a quaisquer pessoas que tenham interesse. Entretanto, cabe uma análise da pertinência do uso de repositório institucional com essa finalidade. Isto é, como conferir visibilidade aos recursos abertos em um repositório institucional? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a pertinência do repositório institucional da UFSC para a disponibilizar materiais didáticos dos cursos realizados no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil na forma de Recursos Educacionais Abertos. Para tanto, por meio de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, espera-se a) efetuar um aprofundamento teórico acerca de repositórios; b) identificar requisitos para a visibilidade e acesso aprimorados do repositório; e c) identificar experiências realizadas com os objetivos afins. Uma vez executada, espera-se que essa ação de pesquisa proporcione conhecimentos acerca dos meios que confiram maior visibilidade à produção didática, instrucional e acadêmica da UFSC. Considerando a disponibilização dos materiais na internet, entende-se que o seu potencial de disseminação à comunidade em geral é muito amplo e possibilita formas de educação aberta. Além disso, essa ação estimula a troca de saberes e a preservação do conhecimento da Universidade. Desse modo, este projeto objetiva proporcionar maneiras de articular a pesquisa com a sociedade, oxigenando o meio acadêmico e possibilitando transformações sociais por meio de uma ação cidadã..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
Tecnologias digitais de informação e comunicação em aula: intenção de uso pelos docentes do CSE
Descrição: A utilização de métodos inovadores por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) por docentes pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior público. Considerando a importância e as potencialidades do uso de tecnologias digitais na educação, em especial no Ensino Superior, este projeto tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos e o uso de tecnologias em contextos educacionais pelos docentes do Centro Sócio Econômico da UFSC (CSE) por meio da aplicação do instrumento desenvolvido por Venkatesh et al. (2003), nomeado Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. Para tanto, estudar-se-á o instrumento, que será adaptado ao objetivo geral do projeto e posteriormente testado. Por meio desses procedimentos, espera-se identificar fatores condicionantes da intenção de uso de tecnologias em contextos educacionais pelos docentes do CSE, assim como os seus conhecimentos e as suas necessidades de formação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
DA EAD AOS MOOCS: ADAPTAÇÃO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ABERTA
Descrição: Ao encontro dos movimentos de Acesso Aberto e Educação Aberta, esta ação de extensão visa compartilhar abertamente disciplinas dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas na modalidade a distância como maneira de contribuição social, possibilitando uma forma de Educação Aberta. Tem como objetivo geral disponibilizar disciplinas do curso de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas na forma de cursos auto instrucionais, abertos, onlines e massivos. Para tanto, efetuar-se-á um aprofundamento teórico acerca de Recursos Educacionais Abertos e Massive Open Online Courses, especificando as condições e os requisitos técnicos e pedagógicos necessários à sua elaboração e construção; identificar-se-ão as disciplinas a serem adaptadas; estabelecer-se-á o padrão segundo o qual as disciplinas serão adaptadas; e adaptar-se-ão os materiais de disciplinas dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas a distância. Os seguintes resultados são esperados: aprofundamento teórico sobre Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos e Massive Open Online Courses e disponibilização de disciplinas dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFSC no formato de MOOC em uma plataforma de amplo acesso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Jimena de Mello Heredia - Integrante / Marialice de Moraes - Integrante / Eleonora Milano Falcão Vieira - Coordenador / Andréia Mara Fiala - Integrante / Francielli Schuelter - Integrante / Vladimir Arthur Fey - Integrante.
2016 - Atual
UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E REAS EM SALA DE AULA: OFICINAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descrição: Considerando os resultados positivos obtidos na ação de extensão realizada no período de 2015-2016 ? ?Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Aula: levantamento e formação do corpo docente do CSE? ? e a possibilidade de estendê-los e divulga-los para além do meio acadêmico, este projeto propõe o estudo de metodologias ativas e Recursos Educacionais Abertos por meio da oferta de oficinas a professores da Educação Básica no município de Florianópolis. Os resultados esperados são: compor uma seleção de recursos educacionais que possam ser utilizados na formação de professores em TDICs; formar professores da Educação Básica do município de Florianópolis por meio da oferta de oficinas de metodologias ativas e REAs; desenvolver um de instrumento de avaliação dos REAs utilizados como material de apoio nas oficinas; publicar um relato da experiência realizada em evento ou periódico afim à temática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Jimena de Mello Heredia - Integrante / Marialice de Moraes - Coordenador / Eleonora Milano Falcão Vieira - Integrante / Andréia Mara Fiala - Integrante / Francielli Schuelter - Integrante.
2015 - 2016
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em aula: levantamento e formação do corpo docente do CSE
Descrição: Considerando a importância e as potencialidades do uso de tecnologias digitais na educação, em especial no Ensino Superior, este projeto tem como objetivo levantar o uso, apoiar e formar o corpo docente dos Professores do Centro Socioeconômico para a utilização desses recursos tecnológicos em contextos educacionais. Para a consecução desses objetivos, aplicar-se-á um levantamento ao corpo docente do Centro Socieconômico e, a partir da análise desses resultados, serão identificadas as necessidades e potencialidades do uso dos recursos e, por fim, será elaborada e realizada uma formação destinada a esses professores. Os resultados esperados são: levantamento do uso de recursos tecnológicos pelos professores do CSE em sala de aula; formação do corpo docente do CSE em recursos tecnológicos para educação; melhoria da qualidade do ensino público superior e da aprendizagem dos estudantes e, finalmente, publicação do relato da experiência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jimena de Mello Heredia - Integrante / Marialice de Moraes - Integrante / Eleonora Milano Falcão Vieira - Coordenador / Andréia Mara Fiala - Integrante / Francielli Schuelter - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista ACB (Florianópolis)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA
2018 - Atual
Periódico: International Review of Research in Open and Distributed Learning


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HEREDIA, J. M.2018HEREDIA, J. M.; VIEIRA, E. M. F. ; LAASER, W. . Enfoques atuais da aprendizagem online. REVISTA ACB (FLORIANÓPOLIS), v. 23, p. 142-145, 2018.

2.
HEREDIA, J. M.2018 HEREDIA, J. M.; CAUCHICK-MIGUEL, P. A. ; VIEIRA, E. M. F. . Grounded Theory Approach in Recent Engineering Management Studies. The Proceedings of the 17th European Conference on Research Methodology for Business and Management Studies, v. 1, p. 99-107, 2018.

3.
HEREDIA, J. M.2017 HEREDIA, J. M.; RODRIGUES, R. S. ; VIEIRA, E. M. F. . Produção científica sobre Recursos Educacionais Abertos. Transinformacao, v. 29, p. 101-113, 2017.

4.
HEREDIA, J. M.2017HEREDIA, J. M.; MORAES, M. ; VIEIRA, E. M. F. . USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES. Revista Conexão UEPG, v. 13, p. 130-141, 2017.

5.
HEREDIA, J. M.2016HEREDIA, J. M.; SILVA, H. C. . Um exercício de análise do discurso no Grupo REA do Facebook. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, v. 1, p. 395-405, 2016.

6.
HEREDIA, J. M.2016HEREDIA, J. M.; MORAES, M. ; VIEIRA, E. M. F. . Da EAD aos REAs: considerações sobre a disponibilização de materiais da UAB em acesso aberto. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância, v. 1, p. 1-13, 2016.

7.
HEREDIA, J. M.2014HEREDIA, J. M.; FARIA, E. T. . Avaliação em EaD: uma análise do moodle provas da UAB-UFSC. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, v. 1, p. 109-123, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHUELTER, G. ; NATIVIDADE, I. ; HEREDIA, J. M. ; BONATELLI, A. C. ; SETUBAL, C. J. ; KNIES, C. ; OLIVO, C. D. ; STURDZE, G. M. D. ; ARAUJO FILHO, J. R. C. ; KALLFELZ, M. M. ; BOSCIA, M. J. ; ROEDER, R. P. ; PINTO, S. P. . Capacitação do Atendente no Sistema Mais Emprego - Formação Técnica Continuada a Distância. 1. ed. Florianópolis: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, Sistema Nacional de Emprego SC, 2014. 251p .

Capítulos de livros publicados
1.
HEREDIA, J. M.; MORAES, M. ; VIEIRA, E. M. F. . O uso de repositórios institucionais para a preservação de recursos educacionais abertos. Educação no Século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 5, p. 24-29.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HEREDIA, J. M.; MORAES, M. ; VIEIRA, E. M. F. . Local development through Distance Education: an analysis of Local Support Centers distribution to improve Higher Education access in Brazil. In: 12th International Technology, Education and Development Conference, 2018, Valencia (Spain). INTED2018 Proceedings, 2018. p. 8192-8195.

2.
HEREDIA, J. M.; MORAES, M. ; VIEIRA, E. M. F. . O uso de Repositórios institucionais para a preservação de Recursos Educacionais Abertos. In: 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2017, Foz do Iguaçu. Anais do 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
HEREDIA, J. M.. Recursos Educacionais Abertos: artigos publicados em periódicos indexados na WoS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HEREDIA, J. M.; SILVA, H. C. . Uma análise do discurso do grupo REA no facebook. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HEREDIA, J. M.. Apoio à elaboração de modelo de Núcleo de Excelência em Transportes do DNIT. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
HEREDIA, J. M.. Oficina Metodologias Ativas, Recursos Educacionais Abertos e Licenças Creative Commons (SEPEX). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HEREDIA, J. M.. Oficina Metodologias Ativas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
HEREDIA, J. M.. Oficina Metodologias Ativas e REAs (SEPEX). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
HEREDIA, J. M.. Oficina Metodologias Ativas e REAs. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FIALA, A. M. ; HEREDIA, J. M. . Tutorial Moodle-UFSC - v 2.9.2+. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

6.
MORETTO NETO, L. ; HEREDIA, J. M. . Teoria das Organizações. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

7.
HEREDIA, J. M.. DI Master do curso 'Capacitação em Saúde Mental: Álcool e Outras Drogas, da Coerção à Coesão'. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

8.
MORAES, M. ; VIEIRA, E. M. F. ; HEREDIA, J. M. . Metodologia Científica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

9.
BERNARD, R. R. S. ; HEREDIA, J. M. . Simulação Gerencial I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

10.
HEREDIA, J. M.. Módulo Embriaguez e intoxicações por drogas ilícitas - Curso Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica à Saúde. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

11.
HEREDIA, J. M.. Módulo Organização da Atenção Psicossocial em Rede de Cuidado - Curso Atualização Crise e Urgência em Saúde Mental. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

12.
HEREDIA, J. M.; SCHUELTER, G. . Capacitação do Atendente no Sistema Mais Emprego - Formação Técnica Continuada a Distância. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

13.
HEREDIA, J. M.. Comunicação Corporativa. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

14.
HEREDIA, J. M.. Fundamentos da Contabilidade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

15.
HEREDIA, J. M.. Marketing. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

16.
HEREDIA, J. M.. Gestão e Avaliação de Pessoas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

17.
HEREDIA, J. M.. Proposta Metodológica para Elaboração de Planos Estaduais de Cultura. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

18.
MORAES, M. ; VIEIRA, E. M. F. ; HEREDIA, J. M. . Introdução à Educação a Distância. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

19.
LUNKES, R. J. ; HEREDIA, J. M. . Controladoria. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).

20.
Fernandez, Brena Paula Magno ; HEREDIA, J. M. . Economia do Setor Público. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).

21.
BELLEN, H. M. V. ; HEREDIA, J. M. . Gestão da Sustentabilidade. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).

22.
Ducati, E. ; HEREDIA, J. M. . Análise de Custos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).

23.
FREY, I. A. ; DAHMER PFITSCHER, E. ; HEREDIA, J. M. . Contabilidade e Finanças. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).

24.
PLATT NETO, O. A. ; HEREDIA, J. M. . Contabilidade Pública II. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).

25.
PEREIRA, L. B. ; CATELA, E. Y. A. S. ; HEREDIA, J. M. . Política e Planejamento Econômico. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).

26.
OURIQUES, H. R ; HEREDIA, J. M. . Evolução Econômica do Capitalismo Contemporâneo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).

27.
CAMPOS, R. R. ; HEREDIA, J. M. . Economia Brasileira Contemporânea. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).

28.
FREY, I. A. ; ENSSLIN, Sandra Rolim ; HEREDIA, J. M. . Contabilidade III. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).

29.
Vecchio, H. P. ; HEREDIA, J. M. . Legislação Comercial e Societária. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Design instrucional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, R. S.; MENDES, S. O.; HEREDIA, J. M.. Participação em banca de Mônica Andrea Brogliatti Rocha.Recursos Educacionais Abertos: Publicações Ibero-americanas indexadas na Redalyc, Scopus e Web of Science. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12th International Technology, Education and Development Conference.Local development through Distance Education: an analysis of Local Support Centers distribution to improve Higher Education access in Brazil. 2018. (Outra).

2.
23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. O uso de Repositórios Institucionais para a preservação de Recursos Educacionais Abertos. 2017. (Congresso).

3.
Aula Magna: Arquivística custodial ou Pós-Custodial? Eis a questão!. 2017. (Outra).

4.
Curso de Direitos Autorais e Licenças - Editora da UFSC. 2017. (Outra).

5.
Curso Mulheres e Filosofia. 2016. (Outra).

6.
Minicurso: A importância das discussões de gênero e diversidades no espaço escolar. 2016. (Outra).

7.
Minicurso: Educação e Estética: sobre os alimentos do espírito. 2016. (Outra).

8.
Colóquio Interdisciplinar Gênero e Violências. 2015. (Outra).

9.
V Seminário de Pesquisa em Mídia-Educação. 2015. (Seminário).

10.
XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). 2015. (Congresso).

11.
Seminário de Integração do PPGCIN. 2014. (Seminário).

12.
XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2014. (Congresso).

13.
Comemoração 10 anos PGCIN. 2013. (Outra).

14.
I Ciclo de Debates: Investigação na EAD. 2013. (Encontro).

15.
Seminário de Integração do PPGCIN. 2013. (Seminário).

16.
Curso Filosofia Crítica e Direitos Humanos (Prof. Dr. Alejandro Rosillo Martinez). 2012. (Outra).

17.
Sociology of Law in Scandinavia (Prof. Dr. Hakan Hyden). 2012. (Outra).

18.
Os jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica: aspectos técnico-metodológicos. 2011. (Outra).

19.
V Congresso de Direito da UFSC. 2010. (Congresso).

20.
O Sistema Hegeliano posto em prova. 2009. (Oficina).

21.
V Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira. 2009. (Congresso).

22.
XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2009. (Simpósio).

23.
Algumas teorias Filosóficas sobre a verdade. 2008. (Oficina).

24.
Café Filosófico-Literário. 2008. (Seminário).

25.
Linguagem e Comunicação na Educação a Distância. 2008. (Oficina).

26.
Proposta de uma AD Foucauldiana: teoria e prática. 2008. (Oficina).

27.
Nas origens da Metafísica de Aristóteles: De Ideis, Categorias, Metafísica. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HEREDIA, J. M.; FIALA, A. M. ; VIEIRA, E. M. F. ; MORAES, M. . Oficina Metodologia Ativas e REAs. 2015. (Outro).

2.
HEREDIA, J. M.. Simpósio de Educação a Distância. 2013. (Outro).

3.
HEREDIA, J. M.. IV Seminário de Pesquisa em EaD. 2012. (Outro).

4.
HEREDIA, J. M.. Capacitação de Tutores. 2011. (Outro).

5.
HEREDIA, J. M.. III Seminário de Pesquisa em EaD. 2011. (Outro).

6.
HEREDIA, J. M.. II Seminário de Pesquisa em EaD. 2010. (Outro).

7.
HEREDIA, J. M.. Capacitação de Coordenadores de Polo. 2010. (Outro).

8.
HEREDIA, J. M.. Capacitação de Tutores Presenciais. 2009. (Outro).

9.
HEREDIA, J. M.. Capacitação de Professores e Tutores a Distância. 2009. (Outro).

10.
HEREDIA, J. M.. Desenvolvimento de Conteúdo para mídia impressa. 2009. (Outro).

11.
HEREDIA, J. M.. Seminário Gestão e Docência em EaD. 2009. (Outro).

12.
HEREDIA, J. M.. Seminário de Pesquisa em EaD. 2008. (Outro).

13.
HEREDIA, J. M.. Programa de Capacitação Aberta Sul: Gestão e Docência em EaD. 2007. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
HEREDIA, J. M.. Oficina Metodologias Ativas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
HEREDIA, J. M.. Oficina Metodologias Ativas e REAs (SEPEX). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FIALA, A. M. ; HEREDIA, J. M. . Tutorial Moodle-UFSC - v 2.9.2+. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Designinstrucional).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 4:14:50