Elaine Christina Mota

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6978301526051687
  • Última atualização do currículo em 20/07/2018


Possui graduação em Letras - Português, Inglês e Literaturas pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1998), especialização em Língua Inglesa pela Unifran (2001) e mestrado em Literatura Comparada - Brasileira e Norte-Americana - (Letras) pela UNESP (2005). Já atuou em diversas instituições de ensino, desde o EFII até Ensino Superior, e em instituições de ensino de língua inglesa. Atualmente, é docente no Centro Universitário Barão de Mauá, nas seguintes disciplinas no curso de Letras: Teoria da Literatura, Literatura Inglesa, Língua Inglesa, Técnicas de Leitura em Língua Inglesa e Práticas Oral e Escrita da Língua Inglesa. No curso de Psicologia, é responsável pela disciplina de Leitura e Produção de Textos. Na mesma instituição, no curso EAD de especialização, é docente e autora de materiais nas disciplinas de Leitura, literatura e letramento: um viés discursivo para a prática pedagógica e Argumentação e letramento: posicionamento discursivo e aprendizado. Também desenvolveu o material para a disciplina de Fundamentos da Tradução em Língua Inglesa e a de Seminários Integrados em Língua Inglesa para a Estácio. Nos Ensinos Fundamental II e Médio, atuou na grade regular, no Centro de Línguas e no programa High School do SebCoc de fevereiro de 2016 a dezembro de 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Christina Mota
Nome em citações bibliográficas
MOTA, E. C.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O legado de Poe nas mãos de Machado,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Luiz Gonzaga Marchezan.
2000 - 2001
Especialização em Língua Inglesa.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Título: How to work with writing: a four-skill developing course.
1995 - 1998
Graduação em Letras - Português, Inglês e Literaturas.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Práticas Reflexivas em Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 22
Outras informações
Docente, no curso de gradução em Letras, de Teoria da Literartura I e II, Língua Inglesa I e IV, Práticas Oral e Escrita da Língua Inglesa e Literatura Inglesa. Docente, no curso de gradução em Psicologia, de Leitura e Produção de Texto. Docente, no curso EAD de Pedagogia, de Leitura, Literatura e Letramento: um viés discursivo para a prática pedagógica e Argumentação e Letramento: posicionamento discursivo e aprendizagem


Senac - Ribeirão Preto, SENAC - RIP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do setor de Idiomas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de língua inglesa, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Marista de Ribeirão Preto, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa


Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora adjunta

Atividades

08/2003 - 01/2008
Ensino, Tradutor de Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturas Gramaticais da Língua Inglesa
Leitura Intensiva
Tradução

Liceu Contemporâneo, LC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa


Colégio Vita et Pax Ressurreição, APER, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de língua inglesa


SebCoc, SEBCOC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de Língua Inglesa, Carga horária: 15



Projetos de extensão


2018 - Atual
Clube de leitura nas escolas
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Elaine Christina Mota - Integrante / André Alselmi - Coordenador / Paulo Eduardo Veiga - Integrante / Marília Scorzoni - Integrante / Damaris Simon - Integrante.
2017 - 2017
Clube do livro
Descrição: Aulas dinâmicas que envolvem leitura e interpretações de contos brasileiros ou estrangeiros desenvolvidas em escolas públicas de Ribeirão Preto de EFII e EM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Vocábulo
2015 - Atual
Periódico: Anais da Semana de Letras - Centro Universitário Barão de Mauá


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Guia do Estudante - Melhores Universidades


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: TRADUÇÃO.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMARGO, L. M. C.2004CAMARGO, L. M. C. ; CASTILHO, T. H. ; CRUZ, M. ; FALEIROS, M. O. ; MOTA, E. C. ; OLIVEIRA, J. K. . Análise do conto Teorema de Herberto Helder. Foco (Ribeirão Preto), v. VII, p. 51-65, 2004.

2.
CAMARGO, L. M. C.2003CAMARGO, L. M. C. ; MOTA, E. C. ; FALEIROS, M. O. . Análise do conto A Dama-Pé-de-Cabra de Alexandre Herculano. Foco (Ribeirão Preto), v. 9, p. 06-21, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOTA, E. C.. Fundamentos da Tradução em Língua Inglesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Estácio, 2016. v. 1.

2.
MOTA, E. C.. Seminários Integrados em Língua Inglesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Estácio, 2016. 193p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOTA, E. C.. William Wilson em O Homem Duplicado. Travessias Interativas, Ribeirão Preto, 01 ago. 2011.

2.
MOTA, E. C.. De Poe a Saramago: 'William Wilson' em O Homem Duplicado. Diário Regional, Ituiutaba, p. 7 - 7, 15 set. 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTA, E. C.; Marinho, M . Fernando Lispector e Clarice Pessoa: uma análise comparada de algumas obras. In: Semana de Letras, 2016, Ribeirão Preto. Anais da Semana de Letras - Centro Universitário Barão de Mauá, 2016.

2.
MOTA, E. C.; Silveira, MF . The catcher in the rye: o apanhador de Salinger e os aspectos de sua tradução. In: Semana de Letras, 2016, Ribeirão Preto. Anais da Semana de Letras - Centro Universitário Barão de Mauá, 2016.

3.
MOTA, E. C.; Pereira, KG ; Adami, LC . Bilinguismo - o que é isso?. In: Semana de Letras, 2015, Ribeirão Preto. Anais da Semana de Letras, 2015. v. V.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTA, E. C.. O Legado de Poe nas mãos de Machado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MOTA, E. C.. A paródia e o grotesco em Machado de Assis. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MOTA, E. C.. Argumentação e letramento: Posicionamento Discursivo e Aprendizagem. RibeirãoPreto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2017 (Trilha referencial de aprendizagem).

2.
MOTA, E. C.. Atividades lúdicas para aulas em língua inglesa. Ribeirão Preto: Conexia, 2017 (Trilha Referencial de Aprendizagem).

3.
MOTA, E. C.. Leitura, Literatura e Letramento: um viés discursivo para a prática pedagógica. Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2017 (Trilha Referencial de Aprendizagem).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOTA, E. C.. Inglês brincando. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MOTA, E. C.. Os Ushers de POE à luz da narrativa POEtica. 2015; Tema: Narrativa poética. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTA, E. C.. Atividades lúdicas para aulas em língua inglesa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso).

2.
MOTA, E. C.. 12 zombies. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

3.
MOTA, E. C.. Superlative - mixed. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

4.
MOTA, E. C.. Conditionals - explanation with comic strips. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

5.
MOTA, E. C.. What would you do if.... 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

6.
MOTA, E. C.. Modals - game. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

7.
MOTA, E. C.. Chores - game. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

8.
MOTA, E. C.. Guess what.... 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

9.
MOTA, E. C.. Conditionals - type 3. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

10.
MOTA, E. C.. Tag questions. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

11.
MOTA, E. C.. Present perfect - yet already never ever. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

12.
MOTA, E. C.. Multiple choice - game. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

13.
MOTA, E. C.. Pete's job. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

14.
MOTA, E. C.. Past perfect vs. past perfect continuous. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

15.
MOTA, E. C.. Bingo - clothes. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

16.
MOTA, E. C.. Pass the word. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

17.
MOTA, E. C.. Reported speech and indirect questions. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

18.
MOTA, E. C.. Would you rather. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

19.
MOTA, E. C.. Reported speech. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

20.
MOTA, E. C.. Conditionals - brief explanation. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

21.
MOTA, E. C.. Past modals - brief explanation. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MOTA, E. C.. Participação em banca de Laís Martins Alves. A leitura como recurso para a aquisição da linguagem escrita. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOTA, E. C.; Scorzoni, M. F. M; Montagnana, M.. Participação em banca de Jéssica de Oliveira Gerace.J.K. Rowling: Harry POtter e sua influência em um geração. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

2.
MOTA, E. C.; Alselmi, A. L.; ZACCARO, R. M. C. R.; Rodrigues, Luciana Andrade. Participação em banca de Mariana Glória da Silva e Victor Hugo da Silva.O conto de fadas "Cinderela": comparação linguística da literatura em Língua de Sinais Brasileira e a Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

3.
MOTA, E. C.; Alselmi, A. L.. Participação em banca de Alicia Carvalho Belato e Carolina Cintra Barbosa.Das páginas para as telas: adaptações de "Branca de Neve e os sete anões", dos irmãos Grimm. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

4.
MOTA, E. C.; Alselmi, A. L.. Participação em banca de Alice Azevedo.A sondagem interior: o fluxo de ocnsciência nos contos "Amor", de Clarice Lispector, e "Dama da Noite", de Caio Fernando Abreu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

5.
MOTA, E. C.; Alselmi, A. L.; MELO, R. C.. Participação em banca de Gabriel Mingoni Pimenta.Os ecos da escravidão em Castro Alves e Emicida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

6.
MOTA, E. C.; VEIGA, P. E.; Alselmi, A. L.. Participação em banca de Kelly Cristina dos Santos.A presença da literatura africana no ensino regular nas escolas brasileiras: um olhar sobre O fio das missangas e E se Obama fosse africano? e outras interinvenções, de Mia Couto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

7.
MOTA, E. C.; Alselmi, A. L.; Ribeiro, M.A.S.. Participação em banca de Bernardi, Patrícia.Análise do conto Natal na Barca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

8.
MOTA, E. C.; Ribeiro, M.A.S.; ZACCARO, R. M. C. R.. Participação em banca de Anníbal Araújo Neto e Juracy Ferreira de Souza.Raul Seixas: análise discursiva da canção Gita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

9.
Ribeiro, M.A.S.; ZACCARO, R. M. C. R.; MOTA, E. C.. Participação em banca de Fabiana Gonçalves Pestana e Rosilane de Carvalho Farias.A importância dos elementos de coesão e da coerência textual na significação das ideias do poema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

10.
MOTA, E. C.; Rodrigues, Luciana Andrade; Sobreira, Liliane Cury. Participação em banca de Beatriz Helena Ricardo e Jaqueline Fernanda Santos.O surdo como indivíduo bilíngue. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

11.
SOUZA, C. R.; Alselmi, A. L.; MOTA, E. C.. Participação em banca de Mauro Roberto Dias Miranda.Machado de Assis cronista e o processo de modernização do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

12.
SOUZA, C. R.; Alselmi, A. L.; MOTA, E. C.. Participação em banca de Nathália Puccetti Silva.Olhares críticos sobre a obra de Machado de Assis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

13.
ANDRADE, A. M.; MOTA, E. C.; SOUZA, C. R.. Participação em banca de Lílian Regina Peroni Grecco.Fronteiras entre Arcadismo e Romantismo na poesia de Almeida Garret. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo.

14.
ANDRADE, A. M.; HIRONO, C.; MOTA, E. C.. Participação em banca de Sandro Ponciano.A poesia machadiana: rupturas e permanências. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo.

15.
ANDRADE, A. M.; MOTA, E. C.; SOUZA, C. R.. Participação em banca de Alex Moretto.A poética da natureza em O Pastor Amoroso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UNIESP e FABAN.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MOTA, E. C.. 6o Congresso INternacional de Tecnologia Educacional/ 14o Workshop EaD - NPT -. 2017. Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Debate: Clube de Leitura nas Escolas. 2018. (Feira).

2.
Não consigo acompanhar as aulas, nem focar minha atenção. 2018. (Outra).

3.
Neurociência e Educação. 2018. (Outra).

4.
6o Congresso Internacional de Tecnologia Educacional. As contrubuições da educação a distância para a formação docente. 2017. (Congresso).

5.
6o Congresso INternacional de Tecnologia Educacional/ 14o Workshop EaD - NPT - USP. As contribuições da educação a distância para formação docente. 2017. (Congresso).

6.
6o Congresso INternacional de Tecnologia Educacional/ 14o Workshop EaD - NPT - USP. 2017. (Congresso).

7.
Capacitação do AMbiente Virtual de Aprendizagem. 2017. (Outra).

8.
Direito humanos: imigrantes e refugiados. 2017. (Outra).

9.
Direitos Humanos: diversidade de gêneros e etnia. 2017. (Outra).

10.
IX Fórum de Educação.A formação do professor na atualidade. 2017. (Outra).

11.
O que a comunidade acadêmica espera de nós?. 2017. (Outra).

12.
Sarau de Letras. 2017. (Outra).

13.
Suicídio e adolescência: o não-lugar da solidão. 2017. (Seminário).

14.
XI ENIC.A INTERTEXTUALIDADE ENTRE EDGAR ALLAN POE E MACHADO DE ASSIS. 2017. (Encontro).

15.
XLVIII Semana de Letras.Apresentação da palestrante Vanessa Chiconeli Liporaci. 2017. (Outra).

16.
XLVIII Semana de Letras.Coordenação da mesa de comunicações. 2017. (Outra).

17.
Sarau de Letras. 2016. (Outra).

18.
V Fórum de Educação.Apresentação artística de abertura. 2016. (Outra).

19.
XLVII Semana de Letras.Black English - What y'al know 'bout that. 2016. (Outra).

20.
XLVII Semana de Letras - Expressões Culturais Periféricas. 2016. (Outra).

21.
Falando nisso: Como o cérebro aprende?. 2015. (Outra).

22.
Falando nisso: Disciplina e violência na escola: ações possíveis. 2015. (Outra).

23.
Getting them to talk in English. 2015. (Outra).

24.
Inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais. 2015. (Outra).

25.
Learning how to learn.Learning how to learn. 2015. (Outra).

26.
Speaking activities. 2014. (Oficina).

27.
Advanced TEFL Seminar. 2013. (Outra).

28.
Workshop de Idiomas. 2013. (Oficina).

29.
Semana de Letras.Oficina de atividades lúdicas em língua estrangeira. 2006. (Outra).

30.
Semana de Letras: Desafios e caminhos para o profissional de Letras.Oficina de atividades lúdicas em língua estrangeira. 2006. (Outra).

31.
Semana de Letras.A importância do inglês como segunda língua. 2002. (Outra).

32.
Ciclo de Palestras.Fragmentos da Literatura. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTA, E. C.. Sarau Barão de Mauá no Jardim da Biblioteca Altino Arantes. 2018. .

2.
MOTA, E. C.. Mostra de Cinema - 2018: Escritores da Liberdade. 2018. (Outro).

3.
MOTA, E. C.. Feciarte: You can't save the world alone. 2017. (Outro).

4.
MOTA, E. C.. 6o Congresso INternacional de Tecnologia Educacional/ 14o Workshop EaD - NPT - USP. 2017. (Congresso).

5.
MOTA, E. C.. III Halloween Literário. 2017. (Outro).

6.
MOTA, E. C.. II Halloween Literário. 2016. (Outro).

7.
MOTA, E. C.. Apresentação artística no fórum: "O professor na atualidade". 2016. (Outro).

8.
MOTA, E. C.. I Halloween Literário. 2015. (Outro).

9.
MOTA, E. C.. Semana da Leitura. 2013. (Outro).

10.
MOTA, E. C.. ELEMA. 2010. (Outro).

11.
MOTA, E. C.. A Walk-Nic in the Park. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Júlia Rabelo da Cunha. O fantástico em Coraline de Neil Gaiman. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. (Orientador).

2.
Silva, Isabela E.; Rocha, Andreza; Alves, Bruno. A intertextualidade em Jogos Vorazes. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. (Orientador).

3.
Oliveira, Isadora; Reis, Marcos Vinícius. Frankenstein: o mito da criação e o grotesco. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. (Orientador).

4.
Mariana Pillegi. A tradução de "O Conto da Ilha Desconhecida". Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. (Orientador).

5.
Marques, Jéssica. A intertextualidade no duplo de Poe e Saramago: uma análise de. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. (Orientador).

6.
Caio Queluz; Gabriela Souza. O fantástico mundo de Sete minutos após a meia-noite. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. (Orientador).

7.
Magiero, Ana C.; Dover, Rosane. As vozes arturianas femininas em As Brumas de Avalon. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. (Orientador).

8.
Vania Lopes. Os métodos de ensino da Língua Inglesa como EFL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. (Orientador).

9.
Flávia Chiaretti Tamburus. Hibisco Roxo e o silêncio que fala. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Machado, Sabrina; Alves, Patrícia. O GROTESCO EM QUATRO CONTOS DE POE: ?A QUEDA DA CASA DE USHER?, ?BERENICE?, ?LIGEIA? E ?MORELLA?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

2.
Brenda Azevedo; Vanessa Matias. A INTERTEXTUALIDADE ENTRE EDGAR ALLAN POE E MACHADO DE ASSIS: UMA ANÁLISE DE ?O GATO PRETO?, ?O CORAÇÃO DENUNCIADOR?, ?A CAUSA SECRETA? E ?O ENFERMEIRO?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

3.
Camila Takahashi; Alana de Almeida Santos; Thawana Rosa. A REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS LIVROS DE JANE AUSTEN: ORGULHO E PRECONCEITO E EMMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

4.
Jéssica Barissa. AS VOZES FEMININAS EM UMA SOCIEDADE OPRESSORA NOS CONTOS ?SENHOR DIRETOR?, ?O ESPARTILHO? E ?UMA BRANCA SOMBRA PÁLIDA? DE LYGIA FAGUNDES TELLES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

5.
Fialho, Paola G.. Fantástico Poe: de Berenice ao príncipe própero perante um coração malsim. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

6.
Barboza, Carolina; Campioni, Caroline. A (re)leitura de recortes do mundo em Harry Potter. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

7.
Manuely Ferraz Silveira. The catcher in the rye: o apanhador de Salinger e alguns aspectos de sua tradução. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

8.
Benedito, Bianca; Lopes, Ádina; Volpato, Maria Fernanda. A lenda arturiana através das Brumas do tempo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

9.
Falcão, Marina. Teorias e Práticas: o inglês como segunda língua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

10.
Estefania Carolina Adão e Vinícius Gonzaga. A ?FLOR DA OBSESSÃO?: a persistência rodrigueana em relação ao grotesco, à opressão e às transgressões por meio da análise comparada de cinco peças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

11.
Karoline Gonçalves Pereira e Larissa Cunha Adami. Ser bilíngue: qual caminho seguir?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.

12.
Rosane Sbrana, Roberta de Assis e Liliane de Deus. O estereótipo e a ironia na obra O Primo Basílio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Elaine Christina Mota.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MOTA, E. C.. 12 zombies. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

2.
MOTA, E. C.. Superlative - mixed. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

3.
MOTA, E. C.. Conditionals - explanation with comic strips. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

4.
MOTA, E. C.. What would you do if.... 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

5.
MOTA, E. C.. Modals - game. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

6.
MOTA, E. C.. Chores - game. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

7.
MOTA, E. C.. Guess what.... 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

8.
MOTA, E. C.. Reported speech. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

9.
MOTA, E. C.. Conditionals - type 3. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

10.
MOTA, E. C.. Tag questions. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

11.
MOTA, E. C.. Present perfect - yet already never ever. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

12.
MOTA, E. C.. Multiple choice - game. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

13.
MOTA, E. C.. Conditionals - brief explanation. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

14.
MOTA, E. C.. Pete's job. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

15.
MOTA, E. C.. Would you rather. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

16.
MOTA, E. C.. Past modals - brief explanation. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

17.
MOTA, E. C.. Past perfect vs. past perfect continuous. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

18.
MOTA, E. C.. Bingo - clothes. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

19.
MOTA, E. C.. Pass the word. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).

20.
MOTA, E. C.. Atividades lúdicas para aulas em língua inglesa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso).

21.
MOTA, E. C.. Reported speech and indirect questions. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para ESL).



Outras informações relevantes


A professora Elaine Christina Mota também foi responsável pela elaboração de provas escritas formais dos cursos de Teens 4, 5 e 6 do Senac - SP em 2013 e dos de Teens 1, 2, 3, 4, 5 e 6 em 2007. O curso de Juniors do Senac - SP foi coproduzido por ela em 2006. Foi a elaboradora de projetos e eventos educacionais e culturais no Senac - RIP, No Centro Universitário Barão de Mauá e no Colégio Marista de Ribeirão Preto. Possui certificados internacionais de Michigan e Cambridge (ECPE, FCE, CAE e CPE).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 11:07:34