Fabio Lopes Soares

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  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


PhD - Business Administration (FCU/EUA), MSc - Mestrado em Direito (FMU), MBA - Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FGV), Especialista em Negociações Econômicas Internacionais (UNESP/UNICAMP), BSc - Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC), advogado com OAB em SP e Contabilista (ETESP). Certificado em Six Sigma (Green Belt), ISO, PMO e MCQ. Especialista convidado pelo Jornal O Estado de São Paulo, JOTA (portal de notícias) e parecerista da CGU - Controladoria Geral da União. Docente convidado para os cursos de formação de Ouvidores Públicos e Privados. Fundador e consultor da Bureau Sapientia, Membro da Comissão Permanente de Direito e Relações de Consumo da OAB SP, da ABRAREC - Associação Brasileira de Relações Empresa Cliente, da ABO - Associação Brasileira de Ouvidores, da BRASILCON e da Comissão Nacional de Professores de Direito do Consumidor e da ABJ - Associação Brasileira de Jurimetria. Professor e Coordenador Acadêmico em cursos de extensão e pós-graduação, MBA e LLM da Escola de Administração e Escola de Direito Rio da FGV - Fundação Getúlio Vargas (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Lopes Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, F. L.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Doutorado em Business Administration.
Florida Christian University, FCU, Estados Unidos.
Título: The Cost of no Complaint in Information Society, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga.
2013 - 2014
Mestrado em Direito da Sociedade da Informação.
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Título: PLANDEC: o Aperfeiçoamento das Relações de Consumo à Luz da Sociedade da Informação,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Roberto senise Lisboa.
Palavras-chave: Relações de Consumo; Sociedade da Informação; Direito do Consumidor; Nova Empresarialidade; Ética.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Sociedade da Informação.
2005 - 2006
Especialização em Negociações Economicas Internacionais. (Carga Horária: 400h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Aspectos da Nova Ordem Mundial para o Setor de Serviços Bancários.
Orientador: Ana Stuart.
1997 - 2002
Graduação em Direito.
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, FDSBC, Brasil.
Título: Da Responsabilidade Civil do Fornecedor de Crédito à Luz do Código do Defesa do Consumidor.
Orientador: Rosa Benites Pellicani.
1991 - 1993
Curso técnico/profissionalizante.
ETE Professor Camargo Aranha, ETE PAULA SOUZA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
PAD - Programa de Aperfeiçoamento Docente. (Carga horária: 24h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2010
MBA em Gestão Economica e Estratégica de Negócios. (Carga Horária: 504h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Business Plan: Lopes Lar Center.
Orientador: Antonio Andre Neto.
Palavras-chave: Gestão Economica de Negócios; Gestão Estratégica de Negócios.
2007 - 2007
Formação em Six Sigma. (Carga horária: 100h).
ANOVA Six Sigma Experts, ANOVA, Brasil.
2001 - 2001
Habilidades Gerenciais para Chefes e Executivos. (Carga horária: 24h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2000 - 2000
A Proteção Contratual no CDC.. (Carga horária: 18h).
Instituto Internacional de Direito, ID, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor Autor da disciplina Aspectos Legais nas Relações de Consumo para os cursos de Business Law da Escola de Direito Rio

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Coordenador Acadêmico, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações
Coordenador Acadêmico para o Curso de Extensão (120 horas) em Capacitação em Relacionamento com Clientes

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente no curso de MBA em Marketing e Marketing Digital, para a disciplina de Aspectos Legais nas Relações de Consumo no FGV Management

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente no curso de MBA em Gestão Empresarial, para a disciplina de Fundamentos do Direito Empresarial no FGV Management

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente para o MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (GFCA) para a disciplina de Controladoria e Gestão de Relações Obrigacionais no FGV Management

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente para os cursos de Administração de Empresas (CADEMP), nas disciplinas de Direito Imobiliário e Direito do Consumidor no FGV Management.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente no curso de MBA em Gestão de Negócios de Incorporação e Construção Imobiliária (GNICI), para as disciplinas de Direito na Construção Civil e Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções na FGV Management


Fundação Getúlio Vargas - Direito - RJ, FGV - DIREITO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente no curso de LLM em Direito Empresarial, para a disciplina de Gestão de Serviços Jurídicos na FGV Law Program

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente no curso de LLM em Direito Civil e Processual Civil (DPDC) para a disciplina de Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil na FGV Law Program


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas nos Cursos de MBA em Gestão Empresarial, para o módulo de Business to Business.


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações
Curso Superior Tecnologico em Gestão de Pessoas, módulo: "Indicadores de Desempenho e Monitoração.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Outras informações
Pós-graduação Lato Sensu, curso Finanças e Banking.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações
Curso Superior Tecnológico em Gestão de Pessoas, Módulo "Performance e Melhoría Contínua de Qualidade".

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações
Curso Superior Técnológico em Secretariado, Módulo "Relações Internacionais."

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente para o Curso de MBA em Controladoria, para as disciplinas de Governança Corporativa e Gestão de Normas ISO.


Bureau Sapientia, BS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Fundador, Enquadramento Funcional: Consultor



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Decisão Jurídica e Monopólio do Estado
Descrição: Investigar os meios de efetivação constitucional do direito material na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Nesta sociedade massificada há direitos coletivos e difusos, e que exigem soluções diferenciadas, nos campos judicial e extrajudicial. A Jurisdição Constitucional ganha importância, pois é o instrumento de efetividade da Constituição. O Estado não reúne condições para resolver os conflitos, inclusive os direitos individuais, reclamando soluções que não passam pelo Estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (22) Doutorado: (15) .
Integrantes: Fabio Lopes Soares - Integrante / Regina Celia Martinez - Integrante / liliane minardi Paesani - Integrante / celso fiorillo - Coordenador / marco antonio barbosa - Integrante / augusto marcacini - Integrante / Monica Mansur - Integrante / antonio ruli neto - Integrante / paulo hamilton - Integrante / rodrigo da cunha freire - Integrante.
2012 - Atual
Desafios à Cidadania e Vigilância Líquida, Empresa e desenvolvimento tecnológico
Descrição: O objetivo do grupo será o aprimoramento da empresa cidadã para fins de atuação em ambiente de sociedade da informação, com benefícios reais à coletividade, no que tange a proteção dos direitos de privacidade e de dignidade da pessoa humana, além da proteção da base de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fabio Lopes Soares - Coordenador / adalberto simão filho - Integrante / maria cristina vidotte blanco tarrega - Integrante / marcelo braghini - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista da CGU


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direito do Consumidor.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direitos Difusos e Coletivos.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: Teoria e Política de Planejamento Econômico.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Medalha do Mérito Cultural Clóvis Bevilaqua, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.
2016
Destaque Académico 2016 - Melhor Docente, FGV - Escola de Direito Rio.
2015
Destaque Acadêmico - IDE/FGV, FGV - Fundação Getulio Vargas.
2015
Medalha Cid Vieira de Melo, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.
2014
Destaque Acadêmico 2014 - Melhor Docente, FGV - Escola de Direito Rio.
2013
Medalha Plínio Barreto, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.
2012
Destaque Acadêmico 2012 - Melhor Docente, FGV - Escola de Direito Rio.
2011
Láurea do Mérito Cultural, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.
2010
Hóspede Oficial do Municipio de General Salgado, Prefeitura Municipal de General Salgado.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:10
Total de citações:10
fabio lopes soares  Data: 02/08/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, F. L.2018SOARES, F. L.. A JORNADA DO CONSUMIDOR: A IMPORTANCIA DA OUVIDORIA NA GOVERNANCA DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. Revista Cientifica da ABO - Associação Brasileira de Ouvidores, v. 2, p. 149-158, 2018.

2.
1SOARES, F. L.2016 SOARES, F. L.; LISBOA, R. S. . JURIMETRIA e SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: DO CUSTO DA RECLAMAÇÃO NAS RELACOES DE CONSUMOo. Revista de Direito do Consumidor, v. 103, p. 225-239, 2016.

3.
3SOARES, F. L.2016 SOARES, F. L.. GOVERNANÇA CIDADÃ: ALTERNATIVA PARA GARANTIA DA REALIZAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS E DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA. Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, v. 22, p. 1-16, 2016.

4.
2SOARES, F. L.2014 SOARES, F. L.. A ÉTICA NECESSÁRIA AS EMPRESAS NA ERA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Revista Brasileira de Meio Ambiente Digital e Sociedade da Informação, v. 1, p. 404-416, 2014.

5.
SOARES, F. L.2014SOARES, F. L.. CONSIDERACOES SOBRE A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZACAO ECONOMICA. FMU Direito - Revista eletrônica, v. 28, p. 65-72, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
SOARES, F. L.; VISMONA, E. L. ; BARREIRO, A. E. A. . Ouvidoria como Instrumento de Gestão e Fonte Estratégica de Resultados. In: Edson Luiz Vismona,Adriana Eugenio Alvim Barreiro. (Org.). Ouvidoria Brasileira: O Cidadão e as Intituições. 1ed.São Paulo: UNICAMP, 2015, v. 1, p. 57-67.

2.
MARTINEZ, R. C. ; GARCIA, JOSE AILTON ; SOARES, F. L. . Direito do Consumidor: noções básicas e sua aplicação no Turismo. In: Regina Célia Martinez, José Ailton Garcia. (Org.). Direito e Turismo. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2014, v. , p. 309-324.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES, F. L.. Sucesso na adoção de boas práticas depende de engajamento geral. Sucesso na adoção de boas práticas depende de engajamento geral, São Paulo, 11 dez. 2017.

2.
SOARES, F. L.. A Jornada do Consumidor. JOTA, Internet, 21 jun. 2017.

3.
SOARES, F. L.. O Custo da Reclamação nas Relações de Consumo. JOTA, Brasil, 19 jun. 2016.

4.
SOARES, F. L.. Devolução em dobro para débitos indevidos de consumidores. JOTA, Brasil, 29 abr. 2016.

5.
SOARES, F. L.. Ouvidorias: fonte de defesa da cidadania e direitos sociais ou necessário componente organizacional?. JOTA, WEB, 24 mar. 2016.

6.
SOARES, F. L.. Direito e Relações de Consumo: a evolução da tutela jurídica e administrativa previstas para 2016. JOTA, Brasil, 15 mar. 2016.

7.
SOARES, F. L.. A importância e a necessidade da gestão de serviços jurídicos. JOTA, Internet, 11 fev. 2016.

8.
SOARES, F. L.. Ouvidoria Corporativa: Central de Atendimento ou última Instância de recorrência?. Portal do Consumidor, Brasil, 17 fev. 2008.

9.
SOARES, F. L.. Ouvidoria: diferencial estratégico ou necessário componente organizacional?. Portal do Consumidor, 14 out. 2007.

10.
SOARES, F. L.. A importância da Ouvidoria. Consumidor Moderno, São Paulo, p. 114 - 114, 01 ago. 2007.

11.
SOARES, F. L.. A Gestão da Qualidade e a nova regulamentação do Call Center. Central Prática.

12.
SOARES, F. L.. Existem alternativas para a realização da ética no mundo corporativo moderno?. UNICLI, São Paulo.

13.
SOARES, F. L.. Ouvidoria: Fonte de Resultados ao Cidadão e a Organização. Portal do Call Center.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, F. L.. Ouvidoria em Rede: Integração, Governança e Soluções ao Cidadão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOARES, F. L.. Processos Gerenciais - Um caminho para a fidelização dos clientes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOARES, F. L.; MORATO, Antonio Carlos . Questões Atuais do Código de Defesa do Consumidor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SOARES, F. L.. Principios Constitucionais e de Direito Individual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, F. L.. Direito do Consumidor em Xeque. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SOARES, F. L.. O benefício de não maltratar o consumidor. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SOARES, F. L.. O benefício de não maltratar o consumidor - Parte 2. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SOARES, F. L.. STJ limita ajuizamento de ações coletivas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
SOARES, F. L.. Especialista em Direito e Relações de Consumo da FGV explica os direitos do consumidor. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SOARES, F. L.. Rádio Estadão - Vá muito além de cumprir a Lei. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SOARES, F. L.. PME - Parte 'chata' é a mais importante. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
SOARES, F. L.. Cliente que não consegue cancelar plano de telefone pode recorrer a juizado especial. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
SOARES, F. L.. População quer serviço melhor, diz especialista. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
SOARES, F. L.. Lei que estende promoções a cliente antigo deve ir à Justiça. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
SOARES, F. L.. Regulamento Geral de Direitos do Consumidor - ANATEL. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
SOARES, F. L.. TV Estadão - Direitos do Consumidor de Cias Aéreas. 2013.

13.
SOARES, F. L.. TV Estadão - Direito do Consumidor - Prazos de Reclamação. 2013.

14.
SOARES, F. L.. Jornal O Liberal - Direito do Consumidor ainda é desconhecido. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
SOARES, F. L.. TV Estadão - Defesa do consumidor - O que aconteceu em 2013 e os desafios para 2014. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
SOARES, F. L.. TV Estadão - Fornecimento de energia elétrica piora em São Paulo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
SOARES, F. L.. Direitos e Deveres dos Consumidores. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
SOARES, F. L.. Sustentabilidade e Crédito. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
SOARES, F. L.. Portabilidade Númerica e Defesa do Consumidor. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
SOARES, F. L.. Defesa do Consumidor - Direitos e Deveres. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, F. L.. Aspectos Legais nas Relações de Consumo. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso On Line).

2.
SOARES, F. L.. 5º Curso de Direito para Jornalistas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOARES, F. L.. Gestão Estratégica de Empresas e Negócios para Empresas Juniores. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOARES, F. L.. ABO - I Curso de Gestão e Aperfeiçoamento em Ouvidoria. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOARES, F. L.. ABO - XXV Curso de Capacitação e Certificação de Ouvidores. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOARES, F. L.. ABO - II Curso de Gestão e Aperfeiçoamento em Ouvidoria. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOARES, F. L.. ABO - XIX Curso de Formação e Certificação de Ouvidores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOARES, F. L.. ABO - XVIII Curso de Formação e Certificação de Ouvidores. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SOARES, F. L.. ABO - Curso de Formação e Capacitação de Ouvidores. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SOARES, F. L.. ADPO - A nova Regulamentação do Call Center e a Gestão da Qualidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Marca registrada
1.
 SOARES, F. L.. Bureau Sapientia. 2011, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 903677202, título: "Bureau Sapientia" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, F. L.. Participação em banca de Joel Marcos Fernandes. O Desafio da Gestão de Marcas do Século XXI: Um Estudo de Caso da Organização USIMINAS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Gestão Empresarial) - Universidade Cruzeiro do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FGV - 6 Semana de Educação Executiva.Como Traduzir uma Estratégia Global na Realidade Local e Nacional. 2018. (Encontro).

2.
FGV - A Jornada do Consumidor: Governança do Relacionamento para Conquista e Fidelização de Clientes?.A Jornada do Consumidor: Governança do Relacionamento para Conquista e Fidelização de Clientes?. 2018. (Encontro).

3.
FMU - Information Society and Law. Jurimetria e Sociedade da Informação: do custo da reclamação nas relações de consumo. 2018. (Congresso).

4.
I Conferencia Nacional de Direito do Consumidor. Responsabilidade Civil Objetiva - Dano e Nexo Causal. 2018. (Congresso).

5.
OAB - Gestão de Serviços Jurídicos.Gestão de Serviços Jurídicos. 2018. (Encontro).

6.
XIII Seminário Anual de Estabilidade Financeira e Economia Bancária. 2018. (Seminário).

7.
XIV Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor. 2018. (Congresso).

8.
Customer Services Summit - 2017.Judicializações: O Custo da Reclamação e da Não Reclamação nas Relações de Consumo. 2017. (Seminário).

9.
OAB - Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil.OAB - Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil. 2017. (Seminário).

10.
OAB - Direito e Relações de Consumo: Cenários, Tendências e Atualidades na Defesa do Consumidor.Direito e Relações de Consumo: Cenários, Tendências e Atualidades na Defesa do Consumidor. 2017. (Seminário).

11.
OAB - Direitos e Deveres do Consumidor e Comerciantes.OAB - Direitos e Deveres do Consumidor e Comerciantes. 2017. (Seminário).

12.
2 Seminário de Estratégia de Relacionamento com Cliente Consumidor.Relações de Consumo - O que se leva?. 2016. (Seminário).

13.
A Importancia da Governaça Corporativa e do Relacionamento: Cenários, Tendëncias e Oportunidades.Relacionamento com Steakholders e Controladoria de Ativos Tangíveis e Intangíveis. 2016. (Seminário).

14.
OAB - Administração Legal para Advogados e Departamentos Jurídicos.Administração Legal para Advogados e Departamentos Jurídicos. 2016. (Encontro).

15.
OAB - Aspectos Praticos do Direito do Consumidor: Cenários, Tendecias e Oportunidades.Aspectos Praticos do Direito do Consumidor: Cenários, Tendecias e Oportunidades. 2016. (Encontro).

16.
OAB - Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil.Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil. 2016. (Encontro).

17.
OAB - Direito e Relações de Consumo: Cenários, Tendências e Atualidades na Defesa do Consumidor.Direito e Relações de Consumo: Cenários, Tendências e Atualidades na Defesa do Consumidor. 2016. (Encontro).

18.
XVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman. O Custo do Mau Atendimento para as Empresas e Governos. 2016. (Congresso).

19.
4º FIGE - Forúm Internacional de Gestão e Educação. 2015. (Seminário).

20.
5º FIGE - Forum Internacional de Gestão e Educação. 2015. (Seminário).

21.
OAB - Administração Legal para Advogados e Departamentos Jurídicos.OAB - Administração Legal para Advogados e Departamentos Jurídicos. 2015. (Encontro).

22.
OAB - Responsabilidade Civil à Luz do Código de Defesa do Consumidor.Responsabilidade Civil à Luz do Código de Defesa do Consumidor. 2015. (Encontro).

23.
2º FIGE - Forum Internacional de Gestão e Educação. 2014. (Seminário).

24.
InterBusiness - International Seminar 2014 - USA. 2014. (Seminário).

25.
IPOG - Ouvidorias e Defesa do Consumidor: Instrumentos para o bom relacionamento com clientes.Ouvidorias e Defesa do Consumidor: Instrumentos para o bom relacionamento com clientes. 2014. (Encontro).

26.
OAB - Direito Bancário e Direito do Consumidor.Direito Bancário e Direito do Consumidor. 2014. (Encontro).

27.
OAB - Fundamentos, Aplicação e Atualização do Código de Defesa do Consumidor.OAB - Fundamentos, Aplicação e Atualização do Código de Defesa do Consumidor. 2014. (Encontro).

28.
VII Congresso Brasileiro da Sociedade da Informação. Aspectos Crimnais de Regulação da Mídia na Sociedade da Informação. 2014. (Congresso).

29.
Workshop de Direito Civil.Fundamentos, Aplicação e Atualização do CDC no Brasil. 2014. (Simpósio).

30.
XVII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman. Ouvidorias Voluntárias - Uma visão de Governança Corporativa. 2014. (Congresso).

31.
OAB - Direito e Relações de Consumo: Aspecto Práticos e Desafios da Atualização do Código de Defesa do Consumidor.OAB - Direito e Relações de Consumo: Aspecto Práticos e Desafios da Atualização do Código de Defesa do Consumidor. 2013. (Seminário).

32.
UNICAMP - Forum Permanente e Interdisciplinar de Empreendedorismo.As demandas do novo consumidor : como aprimorar o relacionamento entre os agentes envolvidos nas relações de consumo. 2013. (Simpósio).

33.
VI Congresso Brasileiro da Sociedade da Informação. Garantia da Liberdade de Imprensa no Estado Democrático. 2013. (Congresso).

34.
XXII CONPEDI - Congresso Nacional de Pós Graduação em Direito. 2013. (Congresso).

35.
CDC - Aplicações, Alterações e Evoluções do Direito do Consumidor.A Relevância da Implantação de Ouvidorias e SACs Como Forma de Prevenir Ações Judiciais e exercício da Cidadania. 2012. (Seminário).

36.
FGV - Cenários, Tendências e Oportunidades na Construção Civil.Cenários, Tendências e Oportunidades na Construção Civil. 2012. (Encontro).

37.
FGV Direito Rio - Encontro Jurídico.Aspectos Práticos da Defesa do Consumidor. 2012. (Encontro).

38.
OAB - Aspectos Praticos e Atualidades do Código de Defesa do Consumidor - Igarapava dor.Aspectos Praticos e Atualidades do Código de Defesa do Consumidor. 2012. (Encontro).

39.
OAB - Atualidades e Práticas sobre a Defesa do Consumidor - Votuporanga.Atualidades e Práticas sobre a Defesa do Consumidor. 2012. (Encontro).

40.
OAB Ubatuba - Aspectos Praticos do Direito do Consumidor.Aspectos Praticos da Defesa do Consumidor. 2012. (Encontro).

41.
Brasilian Retail Week. 2011. (Congresso).

42.
CONAREC - Congresso Nacional das Relações Empresa Cliente. O Dilema da Ouvidoria: ser a voz do cliente na empresa ou a voz da empresa perante o cliente?. 2011. (Congresso).

43.
FGV - Tendencias e Oportunidades de Negócios na Construção Civil.Tendencias e Oportunidades de Negócios na Construção Civil. 2011. (Encontro).

44.
ICESP - II Simposio de Ouvidoria da Saúde.Ouvidoria como Instumento de Gestão e Cidadania. 2011. (Simpósio).

45.
OAB - Aspectos Práticos do Direito do Consumidor - Caçapava.Aspectos Práticos do Direito do Consumidor. 2011. (Encontro).

46.
OAB - Conceitos Básicos de Defesa do Consumidor Aplicados aos Planos de Saúde.Conceitos Básicos de Defesa do Consumidor Aplicados aos Planos de Saúde. 2011. (Encontro).

47.
OAB - Defesa do Consumidor - Itatiba.Defesa do Consumidor. 2011. (Encontro).

48.
OAB - Defesa do Consumidor - Marilia.Defesa do Consumidor. 2011. (Encontro).

49.
OAB - Planos de Saúde e seus Aspectos Práticos nas Relações de Consumo.OAB - Planos de Saúde e seus Aspectos Práticos nas Relações de Consumo. 2011. (Encontro).

50.
OAB - Teoria e Prática sobre a Defesa do Consumidor.Teoria e Prática sobre a Defesa do Consumidor. 2011. (Encontro).

51.
OGM SP: Uma década da Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo. 2011. (Encontro).

52.
Ouvidoria: Visão Sistêmica da Ouvidoria Geral de SP. 2011. (Encontro).

53.
13º Congresso Brasilieiro de Ouvidores e Ombudsman. Cidadania, Direitos Fundamentais e os Limites entre o Público e o Privado. 2010. (Congresso).

54.
1º Congresso Internacional de Ouvidores e Ombudsman. Ouvidorias Privadas. 2010. (Congresso).

55.
6º Seminário Nacional de Ouvidores e Ouvidorias. Ouvidorias Privadas. 2010. (Congresso).

56.
ABO - Dia do Ouvidor: Ouvidoria e Comunicação. 2010. (Simpósio).

57.
Atualidades do Direito Imobiliário no Código de Defesa do Consumidor.Proteção Contratual no CDC e o SFH. 2010. (Seminário).

58.
CONAREC - Congresso Nacional de Relação Empresas Clientes. O Dilema da Ouvidoria: ser a voz do cliente na empresa ou a voz da empresa perante o cliente?. 2010. (Congresso).

59.
FGV - Impactos Econômicos e Legislativos no Atual Mercado Imobiliário.Lei do Inquilinato, Lei de Ocupação e Uso do Solo e Arbitragem como Solução de Conflitos. 2010. (Seminário).

60.
I Seminário - Ouvidoria - Avanços e Desafios na Consolidação das Práticas Democráticas. 2010. (Seminário).

61.
OAB - Aspectos Práticos do Direito do Consumidor.Aspectos Práticos do Direito do Consumidor. 2010. (Encontro).

62.
OAB - Atualidades do Direito do Consumidor.Atualidades do Direito do Consumidor. 2010. (Encontro).

63.
OAB - Palestra - Direito Imobiliário.Atualidades da Construção e Construção Civil à Luz do Código de Defesa do Consumidor. 2010. (Encontro).

64.
Seminário de Comemoração de 20 anos do Código de Defesa do Consumidor. 2010. (Seminário).

65.
USP - ECA - Atualidades e Sustentabilidade aplicados ao terceiro setor.Atualidades e Sustentabilidade aplicados ao terceiro setor. 2010. (Encontro).

66.
A importância da Ouvidoria - O Instrumento para o exercício da cidadânia.Ouvidorias Corporativas: a construção de modelos estratégicos sustentáveis. 2009. (Seminário).

67.
I Congresso de Interesses Difusos da USP e OAB SP. 2009. (Congresso).

68.
OAB - Dos Aspectos Relevantes nas Relações de Consumo.Principios Constitucionais e de Direito Individual. 2009. (Encontro).

69.
OAB - Seminário sobre as Questões Atuais do Código de Defesa do Consumidor.Questões Atuais do Código de Defesa do Consumidor. 2009. (Seminário).

70.
OAB SP - Ciclo de Palestras.Direito do Consumidor. 2009. (Encontro).

71.
Semana Juridica - UNIBAN.Aspectos Relavantes da Defesa do Consumidor - Processos Administrativos. 2009. (Seminário).

72.
UNICSUL - Abril para Egressos.Processos Gerenciais - Um caminho para a fidelização dos Clientes. 2009. (Seminário).

73.
FEBRABAN - SACS Indo Além da Norma.O Decreto 6523 e suas exigencias. 2008. (Seminário).

74.
O Marketing Legal. 2004. (Simpósio).

75.
VI Forum de Estratégias de Comunicação Corporativa. 2004. (Simpósio).

76.
Excelência em Atendimento ao Consumidor. 2003. (Encontro).

77.
Forum SAC e Imprensa - Direitos do Consumidor. 2003. (Simpósio).

78.
A Proteção Contratual no Código de Defesa do Consumidor. 2000. (Outra).

79.
Responsabilidade Civil. 1998. (Seminário).

80.
Team Building. 1998. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, F. L.. XVI Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman. 2013. (Congresso).

2.
SOARES, F. L.. XV Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman. 2012. (Congresso).

3.
SOARES, F. L.. XIV Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Joao Harger. Jogos Jurídicos: o comportamento heurístico na gestão legal. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão e Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

2.
Mauricio Ricardo Tinello. A Importância da Gestão Empresarial na Formação de Advogados Corporativos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Direito Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

3.
Erika Kishita Fukuda. Normas Anticorrupção e de Compliance. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão e Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

4.
Claudia Tarumoto. Direito e Relações de Consumo: análise sobre a legislação para publicidade de medicamentos prescritos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo - Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

5.
Samanta Fernandes. Contratos Bancários Eletrônicos à Luz do Código de Defesa do Consumidor. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo - Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

6.
Luciana Celente Soares Marcondes. Análise Juridica do Sistema de Franquias no Brasil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo - Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

7.
Lucas Martins de Sá Mandel. Sociedade de Advogados no Brasil: Aspectos de Gestão e Administração Legal. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LLM - Direito Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

8.
Samuel José de Escobar Massena Fayad. O comércio eletrônico e as Relações de Consumo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão e Businnes Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

9.
Fernando Marques de Campos. Implicações da reforma do regime próprio da previdência social promovidas pela lei 12.618/12. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA - Direito Público) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

10.
Miriam Cristina Ramiro. Modelagem de Processos Gerenciais Juridicos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão e Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

11.
Juliana Rocha. A importância da Administração Legal Estratégica para escritórios de advocacia. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

12.
Ronetna Klaryssa Pryscilla Vieira Ribeiro. Clausulas Abusivas nos Contratos de Adesão à Luz do Código de Defesa do Consumidor. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo - Administração e Negócios Jurídicos) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

13.
Janini Rangel. Desvio de Finalidade na Reparação de Danos Morais à Luz do Código de Defesa do Consumidor. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo - Administração e Negócios Juridicos) - Fundação Getúlio Vargas - Direito - RJ. Orientador: Fabio Lopes Soares.

14.
Ilana Benchimol Minev Benzecry. A Publicidade Enganosa e a Oferta Realizada Via E- Commerce - Um Estudo De Caso - Parecer. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão e Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

15.
Katia Aparecida Ramos Miranda. A importância da solução de conflitos nas relações de consumo junto aos canais de relacionamento com os clientes nas empresas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão e Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

16.
Oranje de Almeida. Estudo sobre a inadimplência no setor de energia elétrica de Campo Grande-MS:. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão e Business Law) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

17.
Daniela Souza Soares. Contratos de Empreiteiro na Construção Civil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo - Administração e Negócios Jurídicos) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

18.
Viviane Gaglianone. Gestão de contratos: uma abordagem interdisciplinar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo - Administração e Negócios Jurídicos) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Fabio Lopes Soares.

19.
Vanessa Rocha. O Crédito como indicador de valor no Brasil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Fabio Lopes Soares.

20.
Ricardo Gonçalves Zaccaro. Cooperativa de Crédito e sua Contribuição para o Crescimento Economico e a Disseminação do Crédito. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Fabio Lopes Soares.

21.
Gilson Correa de Oliveira. Processos Gerenciais de Melhoria Contínua nas áreas de suporte ao seguimento varejo do ABN/Real. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerenciamento de Qualidade) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Fabio Lopes Soares.

22.
Danielle Fernanda de Almeida Silva. Aspectos da relação B2C para o seguimento varejo do setor Bancário Brasileiro. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Fabio Lopes Soares.

23.
Kedma Camilla. Fundamentos da Governança Corporativa para aplicação da Sustentabilidade empresarial do Banco ABN/REAL. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Fabio Lopes Soares.

24.
Cleber Franulovic da Costa. Políticas de Gestão de Crédito para Consumidores Inadimplentes em uma Agência Bancária. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Fabio Lopes Soares.

25.
Kelly Hoty Silva. A importancia da Gestão de Previdencia Privada como forma de investimento financeiro. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Fabio Lopes Soares.

26.
Alexandre Ribeiro de Oliveira. A Gestão da produtividade do Mercado de Cobrança amparada no Código de Defesa do Consumidor. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Fabio Lopes Soares.

27.
Samira Gomes de Carvalho Araujo. Inadimplencia no setor financeiro: um enfoque na carteira de veículos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Finanças e Banking) - Universidade Bandeirante de São Paulo. Orientador: Fabio Lopes Soares.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2SOARES, F. L.2014 SOARES, F. L.. A ÉTICA NECESSÁRIA AS EMPRESAS NA ERA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Revista Brasileira de Meio Ambiente Digital e Sociedade da Informação, v. 1, p. 404-416, 2014.

2.
1SOARES, F. L.2016 SOARES, F. L.; LISBOA, R. S. . JURIMETRIA e SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: DO CUSTO DA RECLAMAÇÃO NAS RELACOES DE CONSUMOo. Revista de Direito do Consumidor, v. 103, p. 225-239, 2016.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOARES, F. L.. Sucesso na adoção de boas práticas depende de engajamento geral. Sucesso na adoção de boas práticas depende de engajamento geral, São Paulo, 11 dez. 2017.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOARES, F. L.. 5º Curso de Direito para Jornalistas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOARES, F. L.. Gestão Estratégica de Empresas e Negócios para Empresas Juniores. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SOARES, F. L.. Aspectos Legais nas Relações de Consumo. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso On Line).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, F. L.. Regulamento Geral de Direitos do Consumidor - ANATEL. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SOARES, F. L.. Especialista em Direito e Relações de Consumo da FGV explica os direitos do consumidor. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SOARES, F. L.. Rádio Estadão - Vá muito além de cumprir a Lei. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SOARES, F. L.. PME - Parte 'chata' é a mais importante. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SOARES, F. L.. Cliente que não consegue cancelar plano de telefone pode recorrer a juizado especial. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SOARES, F. L.. População quer serviço melhor, diz especialista. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
SOARES, F. L.. Lei que estende promoções a cliente antigo deve ir à Justiça. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
SOARES, F. L.. O benefício de não maltratar o consumidor. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
SOARES, F. L.. O benefício de não maltratar o consumidor - Parte 2. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Membro efetivo da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP (2008-2012).
Membro efetivo da Comissão Permanente de Direito e Relações de Consumo da OAB SP (2013-2015).
Membro da ABO - Associação Brasileira de Ouvidores São Paulo.
Conselheiro da ABO - Nacional.
Membro do Comitê Setorial de Ouvidoria da ABRAREC.
Vice Presidente de Relacionamento com Clientes na ABRAREC
Membro da BRASILCON e da Comissão Nacional de Professores de Direito do Consumidor (2016/2018)
Membro avaliador da Revista Cientifica da CGU - Controladoria Geral da União.



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