Marcel Macedo de Castro Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3938244687720577
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Bacharel em Regência Orquestral pela Escola de Música da UFRJ, onde teve a orientação do Maestro Ernani Aguiar. Estudou violão com o professor Paulo Pedrassoli, clarinete com o professor Cristiano Alves, piano com o professor Jacob Herzog, regência de coro com o professor Tobias Volkmann e regência de banda com o professor Marcelo Jardim. Apresentou-se como regente à frente da Orquestra Sinfônica, Banda, Coro e Grupo de Metais da UFRJ. Como regente, concentrou-se no repertório de compositores contemporâneos, como Ernani Aguiar, Roberto Macedo, Murillo Santos, Yuen-hing Yau, Liduino Pitombeira e Felipe de Matos Rocha. Foi monitor da Orquestra de Sopros da UFRJ e de Introdução à Regência durante três anos, exercendo a função de arquivista e montador, além de realizar ensaios e apresentações com o grupo. Mestre em composição pela UFRJ sob orientação do compositor Liduino Pitombeira, publicou diversos artigos em congressos, compôs e regeu a obra Suite nº1, para orquestra de sopros. Em 2016 foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição, promovido pela Escola de Música da UFRJ com sua obra sinfônica Díptico: Duas igrejas de São Francisco de Assis. Em 2017 foi premiado com o primeiro lugar do concurso de composição OPUS 1, promovido pela Orquestra Filarmônica de Goiás com a peça para orquestra sinfônica Fantasia Acadêmica. Sua obra inclui peças para orquestra sinfônica, orquestra de sopros, orquestra de cordas, quinteto de sopros, quarteto de cordas, quinteto de metais, trio de madeiras e instrumentos solistas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcel Macedo de Castro Lima
Nome em citações bibliográficas
CASTRO LIMA, M. M.;CASTRO LIMA, Marcel


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Orientador: Daniel Eduardo Quaranta.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Composição de Suite nº1 a Partir da Modelagem Sistêmica de Cinco Ponteios do Terceiro Caderno de Camargo Guarnieri,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Liduino José Pitombeira de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Composição; Modelagem Sistêmica; Camargo Guarnieri; Sistemas Composicionais; Orquestra de Sopros.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Análise Musical.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2008 - 2014
Graduação em Música - Regência Orquestral.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Recital de Formatura de Regência com a Orquestra de Sopros da UFRJ.
Orientador: Ernani Henrique Chaves Aguiar.
Bolsista do(a): Bolsa de Monitoria da UFRJ, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em MUSMAT. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Regência Orquetral. (Carga horária: 80h).
Oficina de Música de Curitiba, OMC, Brasil.
2014 - 2014
Masterclass de Regência com Felix Hauswirth. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Simpósio Ernesto Nazareth 150 anos.
Instituto Moreira Salles, IMS, Brasil.
2012 - 2012
Regência Orquestral. (Carga horária: 10h).
Festival de inverno do Rio de Janeiro, FIRJ, Brasil.
2011 - 2011
Regência Orquestral. (Carga horária: 60h).
Oficina de Música CINVES, CINVES, Brasil.
2011 - 2011
Regência ORquestral. (Carga horária: 120h).
Festival Eleazar de Carvalho, FEC, Brasil.
2008 - 2008
Masterclass de Violão com Nelson Cayhado. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
3º Festival Nacional de Violão do Piaui. (Carga horária: 22h).
Festival Nacional de Vioão do Piaui, FENAVIPI, Brasil.


Atuação Profissional



Ação Social pela Música, ASM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestador de Serviçoes, Enquadramento Funcional: Intrutor Musical Nível II, Carga horária: 9
Outras informações
Professor de teoria e prática de orquestra.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Docente Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio docente supervisionado na disciplina de Orquestração na Escola de Música da UFRJ, sob orientação do professor Liduino Pitombeira.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Introdução à regência, Carga horária: 9
Outras informações
Atividade de monitoria na disciplina de Introdução à Regência e monitoria da orquestra de sopros com preparação do material e ensaios.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Concurso de composição OPUS 1, Orquestra Filarmônica de Goiás.
2016
4º Concurso nacional de Composição, Escola de Música da UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Pitombeira, Liduino2018 Pitombeira, Liduino ; CASTRO LIMA, Marcel . Systemic Modeling of Camargo Guarnieri?s Ponteio n. 8. OPUS (PORTO ALEGRE), v. 24, p. 120, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO LIMA, M. M.; Pitombeira, Liduino . Análise Schenkeriana do Ponteio n.8 de Camargo Guarnieri a partir de uma perspectiva da polarização acústica. In: XXVIII Congresso da ANPPOM, 2018, Manaus. Anais do XXVIII Congresso da ANPPOM, 2018.

2.
CASTRO LIMA, M. M.; Pitombeira, Liduino . Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da modelagem sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri. In: XXVIII Congresso da ANPPOM, 2018, Manaus. Anais do XXVIII Congresso da ANPPOM, 2018.

3.
CASTRO LIMA, M. M.; MADDALENA, G. M. ; Pitombeira, Liduino . Composição de Suite de Seis Segundos Sentidos a Cinco Sopros, de Gabriel Mesquita, a partir de articulações semânticas entre procedimentos composicionais e imagens poéticas extramusicais. In: XXVII Congresso da Anppom, 2017, Campinas -SP. Anais do XXVII Congresso da Anppom, 2017.

4.
CASTRO LIMA, M. M.; Pitombeira, Liduino ; MESQUITA, Gabriel . Composição do primeiro movimento de Sonatina, para tuba e piano, de Marcel Castro-Lima, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio 23 de Camargo Guarnieri. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016.

5.
CASTRO LIMA, M. M.; Pitombeira, Liduino . Composition of Two Works for Woodwind Quintet based on the Systemic Modelling of Guarnieri1s Ponteio No. 25. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015, Vitória. Anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015.

6.
CASTRO LIMA, M. M.. O Ensino de Música Clássica em Favelas do Rio de Janeiro. In: XXX Congreso ALAS Costa Rica, 2015, San José. Acta Científica XXIX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología 2015, 2015.

7.
CASTRO LIMA, M. M.; Pitombeira, Liduino . Modelagem sistêmica dos Ponteios nº21, 23 e 25, de Camargo Guarnieri. In: XIV Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de PósGraduação em Música da UFRJ, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO LIMA, M. M.. Instruction-Based-Composition: produção colaborativa de obras musicais a partir da elaboração de sistemas composicionais.. In: XXIII COLÓQUIO DO PPGM-UNIRIO, 2017, Rio de Janeiro. Cadernos do XXIII Colóquio, 2017. p. 63-66.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO LIMA, M. M.. Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da modelagem sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASTRO LIMA, M. M.. Análise Schenkeriana do Ponteio n.8 de Camargo Guarnieri a partir de uma perspectiva da polarização acústica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CASTRO LIMA, M. M.. Instruction-Based-Composition: produção colaborativa de obras musicais a partir da elaboração de sistemas composicionais.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CASTRO LIMA, M. M.; Pitombeira, Liduino . Composição do primeiro movimento de Sonatina, para tuba e piano, de Marcel Castro-Lima, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio 23 de Camargo Guarnieri. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CASTRO LIMA, M. M.; Pitombeira, Liduino . Composition of Two Works for Woodwind Quintet Based on the Systemic Modelling of Camargo Guarnieri's Ponteio nº25. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CASTRO LIMA, M. M.; Pitombeira, Liduino . Modelagem Sistêmica dos Ponteios nº21, 23 e 25, de Camargo Guarnieri. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CASTRO LIMA, M. M.. Site do compositor Marcel Castro-Lima. 2018; Tema: Site com a produção do compositor Marcel Castro-Lima. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
CASTRO LIMA, M. M.. Estreia de Suite nº1. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
CASTRO LIMA, M. M.. Estreia de Sonatina para Tuba e Piano. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
CASTRO LIMA, M. M.. Estreia de Variações Sobre um Tema de Choro. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
CASTRO LIMA, M. M.. Estreia de Três Miniaturas. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
CASTRO LIMA, M. M.. Estreia de Díptico: Duas Igrejas de São Francisco de Assis. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
CASTRO LIMA, M. M.. Estreia de Topografia nº1. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
CASTRO LIMA, M. M.. Estreia de ORION. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
CASTRO LIMA, M. M.. Concerto de Formatura. 2014. Interpretação.

9.
CASTRO LIMA, M. M.. Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2014. Interpretação.

10.
Pitombeira, Liduino ; CASTRO LIMA, M. M. . Homem-Aranha. 2014. Interpretação.

11.
Rocha, F. M. ; CASTRO LIMA, M. M. . RGB. 2014. Interpretação.

12.
CASTRO LIMA, M. M.. Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2013. Interpretação.

13.
CASTRO LIMA, M. M.. Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2013. Interpretação.

14.
CASTRO LIMA, M. M.. Concerto da Turma de Regência de Coro e Orquestra. 2013. Interpretação.

15.
CASTRO LIMA, M. M.. Concerto da Orquestra de Sopros da UFRJ. 2013. Interpretação.

16.
CASTRO LIMA, M. M.. Concerto com a Banda Sinfônica da FAETEC. 2013. Interpretação.

17.
CASTRO LIMA, M. M.. Concerto da Turma de Regência de Coro e Orquestra. 2013. Interpretação.

18.
CASTRO LIMA, M. M.. Mostra 0800. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
CASTRO LIMA, M. M.. Mostra 0800. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
CASTRO LIMA, M. M.; BOTELHO, B. G. . Recital Música Feliz. 2009. Interpretação.

21.
CASTRO LIMA, M. M.; KNETSCH, B. ; AMY, P. . Recital de Música de Câmara. 2009. Interpretação.

22.
CASTRO LIMA, M. M.; GIRAO, B. . Recital de Violão. 2009. Interpretação.

23.
CASTRO LIMA, M. M.; BOTELHO, B. G. . Recital de Violão. 2009. Interpretação.

24.
CASTRO LIMA, M. M.; SILVA, T. C. ; PORTO, C. M. ; SEABRA, R. ; SILVA, D. S. E. . Recital de Música de Câmara (Violão). 2008. Interpretação.

25.
CASTRO LIMA, M. M.; MURCIA, R. ; PEREIRA, R. . Recital de Música de Câmara. 2008. Interpretação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seleção de Jovens Talentos da AV-Rio.Participação na fase eliminatória do concurso.. 2008. (Outra).

2.
IX Encontro de Iniciação Artística da Universidade Estadual do Ceará.Apresentações com o Coro da Universidade Estadual do Ceará. 2007. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 11:55:50