Eliana de Souza Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8544129491567900
  • Última atualização do currículo em 30/10/2008


Bacharel em Jornalismo (PUC Campinas), especialista em Jornalismo Científico (Unicamp) e Mestre em Comunicação Social (Umesp). Foi Diretora Administrativa da Associação Brasileira de Jornalismo Científico - ABJC na gestão 2001-2002. Hoje integra o Conselho Fiscal. Foi professora de Jornalismo da Universidade do Vale do Paraíba - Univap de 2001 a 2002. Trabalha com comunicação empresarial/organizacional na Embrapa desde 1991 e atualmente integra o quadro de profissionais de comunicação da ACE Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna (SP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana de Souza Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente.
Rodovia SP 340 Km 127,5 - Caixa Postal 69
Tanquinho Velho
13820-000 - Jaguariuna, SP - Brasil - Caixa-postal: 69
Telefone: (19) 33112748
Ramal: 2748
Fax: (19) 33112640
URL da Homepage: www.cnpma.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Gestão da Comunicação e Gestão do Conhecimento em C&T: a Embrapa Meio Ambiente,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria das Graças Conde Caldas.
Palavras-chave: Comunicação empresarial/organizacional; Cultura organizacional; Fluxo de informações; Gestão do conhecimento; Divulgação científica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Organizacional.




Formação Complementar


2008 - 2008
Técnicas de redação e normas gramaticais. (Carga horária: 8h).
Embrapa Informática Agropecuária, CNPTIA, Brasil.
2008 - 2008
Desenvolvimento de Competências Estratégicas. (Carga horária: 106h).
eKeep Consultoria e Treinamento, EKEEP, Brasil.
2008 - 2008
A arte de falar em público. (Carga horária: 8h).
eKeep Consultoria e Treinamento, EKEEP, Brasil.
1999 - 2000
Extensão universitária em Especialização Latu-sensu em Jornalismo Científico. (Carga horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Cons. ad-hoc Macroprogr 4-Comunicação Empr., Carga horária: 2


Embrapa Meio Ambiente, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista - Analista A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Revisor de periódico


1996 - 1998
Periódico: Revista Agricultura Sustentável


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Organizacional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: JORNALISMO CIENTÍFICO.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
Melhor Empregado de Suporte à Pesquisa Embrapa Meio Ambiente, Embrapa.
2000
1o lugar Concurso Nacional de Monografias sobre Reciclagem de Água, Recicloteca, Associação Ecológica Ecomarapendi e Brahma - RJ.
2000
Prêmio Nacional por Equipes/Melhoria de Processo Atendimento Clientes, Embrapa.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, E. S. . Gestão da Comunicação e Gestão do Conhecimento em C&T. In: Jorge Duarte; Rosa Maria Ribeiro. (Org.). Comunicação em Ciência e Tecnologia: Estudos da Embrapa. 1a.ed.Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2006, v. , p. 396-437.

2.
LIMA, E. S. . Comunicação e Gestão do Conhecimento: um elo possível. In: Maria Cristina Gobbi; José Marques de Melo. (Org.). Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional. 9ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2005, v. 9, p. 135-148.

3.
LIMA, E. S. . A importância da mídia na conscientização ambiental. In: Valéria Sucena Hammes. (Org.). Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável: Construção da Proposta Pedagógica:. 1a.ed.Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2002, v. 1, p. 77-80.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, E. S. . Comunicação e Gestão do Conhecimento: um elo possível. Comunicação & Estratégia - Revista Digital, São Paulo, 01 dez. 2004.

2.
LIMA, E. S. . Suposto desinteresse ou total desestímulo?. Jornal da Ciência JC E-mail, Rio de Janeiro, 04 jul. 2003.

3.
LIMA, E. S. . A importância da mídia na conscientização ambiental. Pauta Mega Brasil, São Paulo, 11 abr. 2003.

4.
LIMA, E. S. . Os ciclos hidrológicos criam a ilusão de que a água é um recurso infinito (Monografia sobre reciclagem de água). Site do Jornal do Meio Ambiente, Rio de Janeiro, 15 fev. 2003.

5.
LIMA, E. S. . A importância da mídia na conscientização ambiental. Comunicação Empresarial online, São Paulo, 01 jul. 2002.

6.
LIMA, E. S. . A importância da mídia na conscientização ambiental. Site Árvore, São Paulo, 17 jun. 2002.

7.
LIMA, E. S. . Os caminhos da educação nas teias da ciência. Portal do Jornalismo Científico, São Paulo, 02 maio 2002.

8.
LIMA, E. S. . Lodo de esgoto se transforma em excelente adubo para a agricultura. Site do Sindicato Rural de Jundiaí - Informes Gerais, Jundiaí, SP, 01 fev. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. S. . Gestão da Comunicação e Gestão do Conhecimento em C&T: a Embrapa Meio Ambiente. In: KM Brasil 2004, 2004, São Paulo. Gestão do Conhecimento na Política Industrial Brasileira. São Paulo: Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, 2004. v. 1.

2.
LIMA, E. S. . Gestão da Comunicação e Gestão do Conhecimento em C&T: a Embrapa Meio Ambiente. In: KM Brasil 2004 - Gestão do Conhecimento na Política Industrial Brasileira, 2004, São Paulo. KM Brasil 2004 - Gestão do Conhecimento na política industrial brasileira. São Paulo: Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - SBGC, 2004. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, E. S. . Destruição do meio Ambiente: o que a mídia tem a ver com isso?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, E. S. . Gestão da Comunicação e Gestão do Conhecimento em C&T: a Embrapa Meio Ambiente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, E. S. . Gestão do Conhecimento e Gestão da Comunicação em C&T. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, E. S. . O jornalismo e os acontecimentos trágicos. Comunicação e Sociedade, n. 42. São Bernardo do Campo, SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2004 (Resenha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, E. S.. Participação em banca de Aline César.Cidade Alerta - Análise do sensacionalismo na TV pela semiótica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Paraíba.

2.
LIMA, E. S.. Participação em banca de Armindo Ribeiro Ferreira.Os satélites desenvolvidos no Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LIMA, E. S.. Prêmio José Reis de Jornalismo Científico. 2002. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8o. Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público. Destruição do meio Ambiente: o que a mídia tem a ver com isso?. 2007. (Congresso).

2.
XI Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico. Apresentação de Trabalhos orais selecionados para o Congresso. 2007. (Congresso).

3.
IV Encontro Nacional de Profissionais de Comunicação da Embrapa. 2007. (Encontro).

4.
Oficina Contadores de História.Contação de histórias para crianças como parte da educação ambiental. 2006. (Oficina).

5.
3o. Encontro Nacional de Profissionais de Comunicação da Embrapa. 2005. (Encontro).

6.
KM Brasil 2004 - Gestão do Conhecimento na Política Industrial Brasileira. Gestão da Comunicação e Gestão do Conhecimento em C&T: a Embrapa Meio Ambiente. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, E. S. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2007. (Outro).

2.
LIMA, E. S. ; RAMOS, M. S. T. A. S. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2005. (Exposição).

3.
LIMA, E. S. . 3a. World Conference of Science Journalists WCSJ Brazil e 7o Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico. 2002. (Congresso).

4.
Luiz José Maria Irias ; LIMA, E. S. . Mostra de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Cientec 2001. 2001. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aline César. Cidade Alerta - O sensacionalismo na TV pela semiótica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Paraíba. Orientador: Eliana de Souza Lima.



Outras informações relevantes


GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM C&T: A EMBRAPA MEIO AMBIENTE. São Bernardo do Campo, SP: Umesp, 2004. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Profª Drª Maria das Graças Conde Caldas.    RESUMO    Esta pesquisa analisa o fluxo de informações da Embrapa Meio Ambiente, sob a ótica da Gestão do Conhecimento. Trata-se de um Estudo de Caso de natureza qualitativa. Tem por objetivo discutir o processo de comunicação interna e externa, na perspectiva da Divulgação Científica. A partir do exame da teoria e dos recursos técnicos da área de Gestão do Conhecimento aplicados em duas empresas, uma pública   Serpro   e outra privada   Siemens, estabelece comparações com a Embrapa Meio Ambiente, na gestão da informação/conhecimento, e propõe estratégias a serem implementadas para a melhoria da imagem institucional da empresa. Procura identificar pontos comuns nas três instituições com vistas ao aprimoramento da Comunicação Institucional na Embrapa Meio Ambiente. Parte do pressuposto de que a adoção da teoria e prática da Gestão do Conhecimento aliada às teorias e ferramentas da Comunicação permitirá otimizar o fluxo de informações da empresa. Isto porque Comunicação e Gestão do Conhecimento têm muito em comum para a organização e administração do ambiente organizacional e do conhecimento gerado. Dessa forma a Divulgação Científica poderá ser otimizada, em benefício da instituição e da sociedade.   



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/12/2014 às 24:17:21