Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0343230562392387
  • Última atualização do currículo em 27/04/2018


Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis, pernambucana, casada, tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Especialização em Administração Escolar e Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/ Pt. Atua como Coordenadora Educacional na Secretaria Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes. Leciona na Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE nas disciplinas, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História; Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa em Educação; Cultura Afro-brasileira e Indígena; Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos; e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Ministra e orienta na Pós-Graduação da Faculdade Frassinetti do Recife/ FAFIRE Membro da Representação Docente da Comissão Própria da Avaliação - CPA da Faculdade Frassinetti do Recife/ FAFIRE. Desenvolve pesquisas no Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica - NUPIC /FAFIRE. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FAFIRE - CEP/FAFIRE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis
Nome em citações bibliográficas
SILVA REIS, Shalimar M G

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Frassinetti do Recife.
Avenida Conde da Boa Vista, 921
Boa Vista
50060002 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21223500
URL da Homepage: www.fafire.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Ciências da Educação.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NA POTENCIALIZAÇÃO DA DIALOGICIDADE DA EDUCAÇÃO NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: JOSÉ ALBERTO CORREIA.
Coorientador: JUNOT CORNÉLIO MATOS.
Bolsista do(a): Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; dialogicidade; Formação Docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: O IMPACTO DA VARIAÇÃO DIASTRÁTICA NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Junot Cornélio Matos.
Palavras-chave: Variação Lingusitica, Escrita, EJA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
1999 - 2000
Especialização em Administração Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Eleição Escolar X Administração Escolar: Suas Inter-relações.
Orientador: Gildemarks Costa e Silva.
1994 - 1998
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍRICO. (Carga horária: 60h).
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em OBSERVATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em ENSINO DE FIOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20

Atividades

07/2017 - Atual
Direção e administração, COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA, .

Cargo ou função
Membro - Representação do Corpo Docente.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
02/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
11/2012 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - PEDAGOGIA, .

Cargo ou função
Membro docente.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ORIENTAÇÃO DE ESTÃGIO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
12/2012 - 12/2015
Direção e administração, Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares, .

Cargo ou função
COORDENADORA DO CURSO.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO EM ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
GESTÁO EDUCACIONAL
CULTURA AFRO -BRASILEIRA E INDÍGENA
02/2013 - 07/2013
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESTÁGIO SUPERVIDIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TRABLHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
METODOLOGIA DO ENSINO DA MTEMÁTICA
05/2013 - 06/2013
Ensino, Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Organização Curricular e Projeto Didático
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HSITÓRIA
TRABLHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODLOGOIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÃTICA
08/2011 - 12/2011
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
TRABALLHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ESTAGIO SUPERVISIOADO NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III
02/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
02/2010 - 04/2010
Ensino, Educação de Jovens e Adultos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Lingua Portuguesa
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
02/2009 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Faculdade de Nazaré da Mata - PROGRAPE - UPE, FPNM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou 90 h/a na disciplina de Prática de Ensino V, em turma de Pedagaogia do Programa em Graduação em Pedagogia - PROGRAPE/UPE. No período de 02/05/2007 a 31/05/2007.

Atividades

11/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino VI
09/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor Orientador /Memorial - Carga Horária, 60 hs
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Carga Horária, 80
04/2007 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Carga Horária, 80
05/2007 - 05/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino IV
08/2006 - 11/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Carga Horária, 80
03/2006 - 06/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Carga Horária, 80
03/2006 - 06/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor Orientador /Memorial - Carga Horária, 60 hs
02/2006 - 02/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Carga Horária, 80
08/2005 - 11/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Carga Horária, 80
09/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Carga Horária, 80
06/2003 - 08/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Carga Horária, 80
10/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado - Carga Horária, 80

Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, PMJG, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 1 Nivel V, Carga horária: 20

Atividades

03/2005 - 03/2009
Direção e administração, Escola Odette Pereira Carneiro, .

Cargo ou função
Gestor Escolar.
02/2003 - 12/2005
Direção e administração, Escola Odette Pereira Carneiro, .

Cargo ou função
GESTOR EDUCACIONAL.
02/2000 - 12/2003
Direção e administração, Escola Odette Pereira Carneiro, .

Cargo ou função
SUPERVISOR EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
02/1994 - 06/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS

UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 2

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA: QUAL A SUA RELEVÂNCIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
Descrição: A pesquisa visa analisar no currículo escolar do Ensino Fundamental ? Anos/Séries Iniciais o grau de relevância no ensino da disciplina de História. Para tanto, vê-se a necessidade de investigar sobre a freqüência em que os conteúdos de História são apresentados durante o bimestre; o critério de escolha dos conteúdos dos 1º e 2º Ciclos ; e, por fim , a metodologia docente no tratamento aos conteúdos apresentados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis - Coordenador / ANA CAROLINA MONTEIRO DE LEMOS - Integrante.
2016 - 2017
AS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS DOS JOVENS PARTICIPANTES DO PROJETO MUSICAL CRESCENDO NA HARMONIA - Estudo de Caso
Descrição: Mediante o primeiro ano de execução do Projeto Musical Crescendo na Harmonia, desenvolvido na Faculdade Frassinetti do Recife, em parceria com o TRF/5ª Região e a ONG Moradia e Cidadania. Através de um Estudo de Caso, a pesquisa buscou identificar as principais mudanças sobrevindas no comportamento dos jovens após participação na Orquestra Crescendo na Harmonia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis - Coordenador / FABIANE ALVES COUTINHO - Integrante.
2015 - 2016
SOBRE A APLICABILIDADE DA LEI 11.645/08: QUAL A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS MUNICÍPIOS DA REDE PUBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE?
Descrição: Analisar as propostas de formação continuada de 03 municípios pertencentes a Região Metropolitana do Recife. Nesta análise verificar se as propostam contemplam o estudo sobre a Lei 11.645/08..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
GRUPO DE ESTUDO PAULO FREIRE: UMA CHAMADA A PEDAGOGIA DO DIÁLOGO
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo permitir o conhecimento e a contribuição da Pedagogia do Diálogo na constituição do sujeito. Será necessário fazer o levantamento das obras de Paulo Freire que destaque o diálogo como categoria fundamental à educação e demais autores que ressalte o diálogo, entre eles Bakhtin (1988), Gadotti (2000). Houve a necessidade da análise de conteúdo enquanto método de apreciação ao teor investigado. Os dados aqui relevantes foram expostos à publicação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis - Coordenador / TARCÍSIO FRANKLIN PEREIRA - Integrante.
2013 - 2014
A METODOOGIA DOS DOCENTES DE SÉRIES INICIAIS: QUAL A PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA?
Descrição: Pretendemos investigar em que medida a formação inicial tem contribuido na atuação do docente do Ensino Fundamental/ Séries e Anos Iniciais, com especificidade o pedagogo, na aplicabilidade da Lei 11.645/08. É sabido que a implantação da Lei ocorreu em 2008 e, diante da sua recente implantação, indagamos o que mudou no curso de Pedagogia, de modo a munir o docente de fundamentos, bem como de práticas metodológicas necessária . Assim, em nossa discussão teórica traremos as contribuições de FREIRE ( 1997, 2005, 2006a, 2006b, ); GADOTTI (2000) MATOS (2005) e SOUZA (2007). Os dados analisados, nesta investigação, serão coletados através de pesquisa documental e de pesquisa de campo, nesta última, faremos usos de alguns instrumentos como: questionário, entrevista e observação em sala..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis - Coordenador / TARCÍSIO FRANKLIN PEREIRA - Integrante / SINAIDE SILVA DOS SANTOS - Integrante.Financiador(es): Faculdade Frassinetti do Recife - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
A IMPLANTAÇÃO DA LEI 11.645/08: O QUE MUDOU NA PRÁTICA DO DOCENTE DE SÉRIES INICIAS SOBRE O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Descrição: A pesquisa buscou investigar o que mudou na prática do professor de séries iniciais do Ensino Fundamental após a implantação da Lei 11.645/08. É sabido que a implantação da Lei ocorreu em 2008 e, diante da sua implantação, indagamos o que mudou na prática do docente de fundamentos Assim, em nossa discussão teórica buscamos as contribuições de FREIRE (1997, 2005, 2006a, 2006b,); GADOTTI (2000) MATOS (2005) e SOUZA (2007). Os dados analisados, nesta investigação, foram coletados através de pesquisa documental e de pesquisa de campo, nesta última, faremos usos de alguns instrumentos como: questionário, entrevista e observação em sala..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis - Coordenador / Karla Naiane Alves Veras - Integrante / Joyce Mirelle Souza de Lima - Integrante.Financiador(es): Faculdade Frassinetti do Recife - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO INIICIAL NA ATUAÇÃO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Descrição: Verificar em que medida a formação inicial vem contribuindo para atuação do docente em Educação de Jovens e Adultos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis - Coordenador / Lilian Santos Machado Roriz - Integrante / Mariana Cardoso Ribeiro - Integrante / Maria da Saudade Cardoso Sales Araújo - Integrante / Maria de Jesus Passos Brito - Integrante / Monique Cavalcante Benevent - Integrante.
2010 - 2011
METODOLOGIA DOCENTE & DIALOGICIDADE EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM APORTE NOS ESTUDOS DE FREIRE E BAKHTIN
Descrição: A referida pesquisa tem por objetivo analisar a metodologia docente com vista à potencialização da dialogicidade freiriana em turmas de Educação de Jovens e Adultos. Entretanto, para consecução deste houve a necessidade de investigar o entendimento que possui o docente da Educação de Jovens e Adultos sobre o termo dialogicidade; a coerência de seu discurso quando afirma compreender, bem como potencializar, em sua metodologia a prática dialógica; os efeitos de sentidos causados, com e/ sem a prática da dialogicidade na aprendizagem do aluno de EJA; e, por fim, se a prática dialógica desenvolvida na sala de aula, ressalta a palavra configurada na ação e reflexão, tomando como aporte as seguintes categorias: problematização, conscientização e libertação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Shalimar Michele Gonçalves da Silva Reis - Coordenador / Daniel José da Silva - Integrante / Maristela Silva de Morais - Integrante / Gabriela Paula de Lima Lopes - Integrante / Karla Roberta Melo - Integrante.Financiador(es): Faculdade Frassinetti do Recife - Auxílio financeiro.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Faculdade Frassinetti do Recife
2017 - Atual
Agência de fomento: Sistema Nacional de Ética em Pesquisa


Revisor de periódico


2015 - 2016
Periódico: Revista FAFIRE (Impresso)
2015 - 2016
Periódico: Lumen (Recife)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA REIS, Shalimar M G2016SILVA REIS, Shalimar M G. SOBRE O CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGUISTICA: DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA. REVISTA FAFIRE (IMPRESSO), v. 09, p. 37, 2016.

2.
SILVA REIS, Shalimar M G2012SILVA REIS, Shalimar M G; SANTOS, S. S. ; PEREIRA, T. F. . Sobre o conhecimento dos docentes de séries iniciais a respeito da Lei 11.645/08: qual a proposta de formação dos cursos de Pedagogia?. ANAIS VIVA PERNAMBUCANIDADE, v. 02, p. 32, 2012.

3.
SILVA REIS, Shalimar M G2010SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. ; CORREIA, J. A. . Dialogicidade da Educação: Possibilidade de Intervenção Consciente da Realidade. Revista Saber & Educar, v. 1, p. 36-45, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . Paulo Freire e a Educação Libertadora: Memórias e Atualidades. 1º. ed. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA - UFPE, 2013. 252p .

2.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . Linguagem e Ensino : Realidades que se intercruzam. 1ª. ed. Recife: Edições Paulinas, 2012. 301p .

3.
MATOS, J. C. ; SILVA REIS, Shalimar M G . LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: Diálogos de fronteira. 1ª. ed. Recife: Fasa, 2009. v. I. 334p .

4.
MATOS, J. C. (Org.) ; SILVA REIS, Shalimar M G (Org.) . Linguagem e Educação: diálogo de fronteira. 1ª. ed. Recife: FASA, 2009. v. 1. 334p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. D. ; FREITAS, W. K. ; SILVA REIS, Shalimar M G . O LETRAMENTO COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2016, RECIFE. COLOQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2016.

2.
FELIX, A. ; MIGNAC, E. ; SILVA REIS, Shalimar M G . O PERFIL DO DOCENTE DA EJAI: DO ESTÍMULO AO COMPROMETIMENTO À PRÁTICA. In: COLOQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2016, RECIFE. COLOQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2016.

3.
SILVA REIS, Shalimar M G. Pedagogia para autonomia: um olhar crítico sobre os Projetos Políticos Pedagógicos. In: CONGRESSO IBÉRICO PEDAGOGIA PARA A AUTONOMIA, 2011, Braga. Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia. Braga: Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho/ PT, 2011. p. 503-509.

4.
SILVA REIS, Shalimar M G. Dialogicidade da educação: quais os possíveis pilares de sua potencialização?. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DA CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2010, João Pessoa. CÁTEDRA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2010.

5.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . O ensino da variação linguística nos livros didáticos: desafios para a prática do professor de língua portuguesa. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2010, Belo Horizonte. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: EDITORA UNIVERSITÁRIA - UFMG, 2010.

6.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . Dialogicidade da Educação: quebrando a dicotomia do agir e pensar. In: VII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2010, RECIFE. VII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 2010.

7.
SILVA REIS, Shalimar M G. A influencia da concepção de linguagem a variação diastrática percebida na produção escrita dos alunos da EJA. In: ABRALIN, 2008, Teresina. Congresso Nacional Abralin em Cena Piauí. Teresina: Idéia, 2008.

8.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . O CONHECIMENTO DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO SOBRE O CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA: DA INFORMAÇÃO AO TRATAMENTO. In: I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007, Natal. Linguagem como prática social:fronteiras e perspectivas. Natal/RN: Encarte Plena Comunicação, 2007. v. v.:I. p. 1-68.

9.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. ; VIANA, M. A. M. . As armadilhas encontradas nas diversas concepções de leitura subjacentes ao entendimento da relação fala e escrita. In: 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. Campinas: ALB, 2007. v. 16. p. 54-55.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA REIS, Shalimar M G. A INFLUÊNCIA DA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM DO DOCENTE À VARIAÇÃO DIASTRÁTICA PERCEBIDA NA PRODUÇAO ESCRITA DOS ALUNOS DA EJA. In: ABRALIN EM CENA PIAUÍ, 2008, Teresina. ABRALIN EM CENA PIAUÍ. João Pessoa, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . A (in)visibilidade da dialogicidade da educação na formação do pedagogo. In: I COLÓQUIO NACIONAL DO ENSINO DE FILOSOFIA: o que queremos com o filosofar na Educação Básica?, 2011, Salvador. I COLÓQUIO NACIONAL DO ENSINO DE FILOSOFIA: o que queremos com o filosofar na Educação Básica?. Salvador: EDITORA UNIVERSITÁRIA - UFBA, 2011.

2.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE TEXTO & LEITURA: UM OLHAR DIRECIONADO A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA, 2008, Fortaleza. ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA, 2008.

3.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . A COMPREENSÃO DE LINGUAGEM NORTEANDO A CONCEPÇÃO DE LEITURA DO DOCENTE DA EJA. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LEITURA - SINALE, 2007, JOÃO PESSOA - Pb. SIMPÓSIO NACIONAL DE LEITURA, 2007.

4.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. ; VIANA, M. A. M. ; LIMA, Jane Cleide do Nascimento . A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO FALA E ESCRITA, REFLETIDA CONCEPÇÃO DE LEITURA DOS DOCENTES DA EJA.. In: 8º INTERNATIONAL CONGRESS OF ISAPL, 2007, Porto Alegre. 8º INTERNATIONAL CONGRESS OF ISAPL. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 8º.

5.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOBRE O CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGUISTICA. In: EPENN, 2007. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió, 2007. v. 18º.

6.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. ; AGUIAR, M. A. M. . A CONCEPÇÃO DE LINGUA, A PRÁTICA DOCENTE, NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DA EJA. In: 8º INTERNATIONAL CONGRESS OF ISAPL, 2007. 8º INTERNATIONAL CONGRESS OF ISAPL. Porto Alegre, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA REIS, Shalimar M G; REIS, D. F. . PROJETO CRESCENDO NA HARMONIA: AS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS/ATITUDINAIS DOS JOVENS MÚSICOS PARTICIPANTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA REIS, Shalimar M G. A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: A DIALOGICIDADE DA EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO E PRÁTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA REIS, Shalimar M G. PLATAFORMA VIRTUAL DO GRUPO DE ESTUDO PAULO FREIRE: ESPAÇO DIALÓGICO DE SABERES, VIVÊNCIAS E DE RELEITURAS EM PAULO FREIRE À COMUNIDADE ACADÊMICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA REIS, Shalimar M G. A IMPLANTAÇÃO DA LEI 11.645/08: O QUE MUDOU NA PRÁTICA DO DOCENTE DE SÉRIES INICIAS SOBRE O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA REIS, Shalimar M G. LEI 11.645/08: QUAL O DIRECIONAMENTO NO TRATO DAS CULTURAS AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA REIS, Shalimar M G. DIALOGICIDADE DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA REIS, Shalimar M G; SILVA, A. S. S. ; DIAS, G. R. U. . DIALOGICIDADE DA EDUCAÇÃOD NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: A POSSIBILIDADE DE UMA FORMAÇÃO FILOSÓFICICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA REIS, Shalimar M G. A RELEVANCIA DA DIALOGICIDADE NA ATUAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . Dialogicidade da Educação: quebrando a dicotomia do agir e pensar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA REIS, Shalimar M G. Alfabeitizar letrando: desafios e possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA REIS, Shalimar M G. O DIÁLOGO COMO FUNDAMENTO NECESSÁRIO DO FAZER PEDAGÓGICO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA REIS, Shalimar M G. A PRÁTICA DOCENTE SOB O OLHAR DA ÉTICA FREIREANA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . A INTERVENÇÃO DOCENTE EM PRODUÇÕES ESCRITAS CONSTITUÍDAS DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA REIS, Shalimar M G. AS DIFERENTES COMPREENSÕES DE TEXTO E LEITURA: UM OLHAR DIRECIONADO A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MONTENEGRO, E. M. S. ; SILVA REIS, Shalimar M G . Na ponta da língua: o cordel enquanto manifestação e tratamento da variação linguistica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MATOS, J. C. ; SILVA REIS, Shalimar M G . O conhecimento do supervisor pedagógico sobre o conceito da variação linguística: da informação ao tratamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BOTELHO, D. ; SILVA REIS, Shalimar M G . Culturas, Identidades e Educação para as Relações Étnico-Raciais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA REIS, Shalimar M G. Educação, Currículo e Diversidade Cultural. 2016.

3.
SILVA REIS, Shalimar M G; BARBOSA, C. ; BOTELHO, D. . Culturas, Identidades e Relações Étnico-Raciais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SILVA REIS, Shalimar M G. Círculos de Cultura: Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
PANERAI, T. ; MARTINS, I. ; CARVALHO, A. B. G. ; SILVA REIS, Shalimar M G . A EAD e a formação de professores. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
MATOS, J. C. ; MEDEIROS, F. ; SILVA REIS, Shalimar M G . Cidadania: Democracia, ética e responsabilidade social. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
SILVA REIS, Shalimar M G; AZEVEDO, N. . Dialogicidade da Educação: quebrando a dicotomia do agir e pensar. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
MATOS, J. C. ; SILVA REIS, Shalimar M G . LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS DE FRONTEIRAS. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
SILVA REIS, Shalimar M G. Pernambuco Ritmos e Versos. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MATOS, J. C. ; SILVA REIS, Shalimar M G . OBSERVATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA REIS, Shalimar M G. A construção do currículo lattes: o ingresso ao exercício investigativo. 2011. .

3.
SILVA REIS, Shalimar M G. Ética na Pequisa. 2010. .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVA REIS, Shalimar M G. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Docente. 2014. Faculdade Frassinetti do Recife.

Concurso público
1.
SILVA REIS, Shalimar M G. Concurso para Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. 2003. Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes.

2.
SILVA REIS, Shalimar M G. Concurso para professor do Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. 1990. Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL. ORQUESTRA CRESCENDO NA HARMONIA: AS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E ATITUDINAIS DOS JOVENS MÚSICOS. 2017. (Congresso).

2.
IX COLÓQUIO INTERNACIONA PAULO FREIRE. O perfil do docenta da EJAI: do estímulo ao comprometimento à prática. 2016. (Congresso).

3.
16ª Encontro de Educação e de Literatura Infanto-Juvenil: desafios na formação de leitores e educadores.A implantação da Lei 11.645/08: o que mudou na prática do docente das séries iniciais sobre o ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas?. 2013. (Encontro).

4.
16ª Encontro de Educação e de Literatura Infanto-Juvenil: desafios na formação de leitores e educadores.A implantação da Lei 11.645/08: que mudou na prática do docente das séries iniciais sobre o ensino das culturas afro-brasileira e indígena?. 2013. (Encontro).

5.
Seminário Educação Como Prática da Liberdade. 2013. (Encontro).

6.
VII Colóquio Internacional Paulo Freire.Círculos de Cultura. 2013. (Outra).

7.
Pré-Congresso Regional de Educação Católica. 2012. (Congresso).

8.
I COLÓQUIO NACIONAL DO ENSINO DE FILOSOFIA: o que queremos com o filosofar na Educação Básica?. Dialogicidade da Educação no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia: Uma Possibilidade de uma Formação Filosófica. 2011. (Congresso).

9.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DOCENCIA UNIVERSITARIA. A RELEVÂNCIA DA DIALOGICIDADE NA ATUAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR. 2011. (Congresso).

10.
X ENCONTRO FAFIRE.Relatos de Experiencia. 2011. (Encontro).

11.
ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.O ensino da variação linguística nos livros didáticos: desafios para a prática do professor de língua portuguesa. 2010. (Encontro).

12.
VII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. Dialogicidade da Educação: quebrando a dicotomia do agir e pensar. 2010. (Congresso).

13.
14º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO PARA O NORDESTE. 2009. (Encontro).

14.
ENCONTRO DE EDUCAÇÃO PARA O NORDESTE. 2009. (Outra).

15.
ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE.A INTERVENÇÃO DOCENTE EM PRODUÇÕES ESCRITAS CONSTITUÍDAS DE VARIAÇÃO LINGUISTICA. 2009. (Encontro).

16.
VI SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. EXPOSIÇÃO DE BANNER. 2009. (Exposição).

17.
ABRALIN. A influência da concepção de linguagem do docente a variação linguistica percebida na produção escrita dos alunos da EJA. 2008. (Congresso).

18.
ENCONTRRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA.AS DIFERENTES COMPREENSÕES DE TEXTO E LEITURA: UM OLHAR DIRECIONADO A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM. 2008. (Encontro).

19.
II Encontro Nacional Sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino - ENLIJE.Na ponta da lingua: o cordel enquanto manifestaçãoe tratamento da variação linguistica. 2008. (Encontro).

20.
International Sociological Association.QUAL O TRATAMENTO DA ESCOLA DIANTE DO CONFLITO LINGUAGEM POPULAR X VALOR SOCIAL?. 2008. (Outra).

21.
I SIMPÓSIO DAS INSTITUIÇÕES CATÓLICAS DE ENSINO SUPERIOR PB/PE. 2008. (Simpósio).

22.
16º COLE- Congresso de Leitura do Brasil -. As armadilhas encontradas nas diversas concepções de leitura subjacentes ao entendimento da relação fala e escrita. 2007. (Congresso).

23.
8º INTERNATIONAL CONGRESS OF ISAPL. A CONCEPÇÃO DE LINGUA, A PRÁTICA DOCENTE, NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DA EJA. 2007. (Congresso).

24.
EPENN.A CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOBRE O CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGUISTICA. 2007. (Encontro).

25.
I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem.O conhecimento do supervisor pedagógico sobre o conceito de variação linguistica: da informação ao tratamento. 2007. (Outra).

26.
INTERNACIONAL CONGRESS OF ISAPL. 2007. (Congresso).

27.
SIMPÓSIO NACIONAL DE LEITURA - SINALE.A compreensão de linguagem norteando a concepção de leitura do docente da EJA. 2007. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA REIS, Shalimar M G. COLOQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE. 2016. (Congresso).

2.
SILVA REIS, Shalimar M G. 16º Encontro de Educação e de Literatura Infanto-Juvenil: desafios de leitores e educadores. 2013. (Congresso).

3.
SILVA REIS, Shalimar M G. XII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DA FAFIRE: Educação e Cultura, um Olhar Sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco. 2009. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA REIS, Shalimar M G2016SILVA REIS, Shalimar M G. SOBRE O CONCEITO DE VARIAÇÃO LINGUISTICA: DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA. REVISTA FAFIRE (IMPRESSO), v. 09, p. 37, 2016.

2.
SILVA REIS, Shalimar M G2010SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. ; CORREIA, J. A. . Dialogicidade da Educação: Possibilidade de Intervenção Consciente da Realidade. Revista Saber & Educar, v. 1, p. 36-45, 2010.


Livros e capítulos
1.
MATOS, J. C. (Org.) ; SILVA REIS, Shalimar M G (Org.) . Linguagem e Educação: diálogo de fronteira. 1ª. ed. Recife: FASA, 2009. v. 1. 334p .

2.
SILVA REIS, Shalimar M G; MATOS, J. C. . Paulo Freire e a Educação Libertadora: Memórias e Atualidades. 1º. ed. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA - UFPE, 2013. 252p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
MATOS, J. C. ; SILVA REIS, Shalimar M G . OBSERVATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA REIS, Shalimar M G; AZEVEDO, N. . Dialogicidade da Educação: quebrando a dicotomia do agir e pensar. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MATOS, J. C. ; SILVA REIS, Shalimar M G . LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS DE FRONTEIRAS. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
PANERAI, T. ; MARTINS, I. ; CARVALHO, A. B. G. ; SILVA REIS, Shalimar M G . A EAD e a formação de professores. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MATOS, J. C. ; MEDEIROS, F. ; SILVA REIS, Shalimar M G . Cidadania: Democracia, ética e responsabilidade social. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SILVA REIS, Shalimar M G; BARBOSA, C. ; BOTELHO, D. . Culturas, Identidades e Relações Étnico-Raciais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
SILVA REIS, Shalimar M G. Pernambuco Ritmos e Versos. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
SILVA REIS, Shalimar M G. Círculos de Cultura: Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Participação da pesquisa intitulada "Influências de diferentes concepções de aprendizagem no desempenho de alunos na resolução da subtração", na condição de de auxiliar de pesquisa.

Realiza voluntarimante assessoramento pedagoógico, desde 2006 , nas Escolas Esmeralda França e José Alexandre, ambas localizadas em Boa Cica, distrito de TourosRN



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 16:55:26