Marcos Antônio Luz Surica

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9290690557592079
  • Última atualização do currículo em 23/08/2018


Doutor em Educação - Universidade Tecnológica de Minas Gerais ? UNITEC ? MG (2010), Mestre em Ciências da Educação - Dom Pedro II - CONFAPE - Colégios e Faculdades Integrados, Especialista em Formação para Docência de Ensino Superior ? CESMAC (2002), Licenciado em Ciências - Química pela Universidade Estadual de Alagoas (2001). Exerceu a função de Coordenador do Curso de Química/CAMPUS III/UNEAL, no período de 2007. Chefe de Núcleo de Estágio e Monitoria no período de 2007, Coordenador do Estágio e Monitoria da UNEA/Campus III/UNEAL no período de 2007 -2008. Coordenador do Curso de Química/CAMPUS III/UNEAL, no período de 2009. Gerência de Núcleo do Curso de Química, de 2011-2013. Coordenador do Curso de Química/CAMPUS III/UNEAL de 2014 até os dia atuais, Pesquisador pelo PIBID/UNEAL , Pesquisador pelo FAPELA/UNEA, Professor adjunto da UNEAL do Curso de Licenciatura em Química, Professor e Coordenador dos Cursos de Pós Graduação pela Faculdade Educacional de Araucária ? PR Atualmente é professor Auxiliar de Metodologia do Ensino em Química e de Estágio Curricular Supervisionado I, II e II no Curso de Química do Campus Universitário Palmeira dos Índios, Campus III da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, é atual é professor efetivo da Secretaria da Educação e do Esporte ?SEE do Estado de Alagoas no Colégio Estadual Manoel Passos de Lima, com ênfase em Química e Experiência em Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino em Ciências, Química e Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Antônio Luz Surica
Nome em citações bibliográficas
SURICA, M. A. L.

Endereço


Endereço Profissional
UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.
Rodovia AL 115, Km 2
Viaduto
57600-000 - Palmeira dos Indios, AL - Brasil
Telefone: (82) 88829786
URL da Homepage: www.uneal.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Doutorado Executivo em Educação.
Sistema Internacional de Ensino à Distância - SIEDI/UNITEC, SIEDI, Brasil.
Título: As Dificuldades Encontradas naAplicação do Lúdico na Matemática nas Séries Iniciais no Ensino Aprendizagem na Educação Pública Campesina nos Municípios de Alagoas., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Danilo Cortez.
Palavras-chave: as dificuldades; Ensino Aprendizagem; aplicação dos lúdicos; encontradas.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2017
Mestrado em ciências da Educação.
Faculdades Dom Pedro II, DOM PEDRO, Brasil.
Título: AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA APLICAÇÃO DO LÚDICO NA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO PÚBLICA CAMPESINA NOS MUNICÍPIOS DE ALAGOAS,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Edjane Vieira Pires.
Coorientador: Marcos Antônio Luz Surica.
Palavras-chave: dificuldades; Ensino Aprendizagem; Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Centro de Estudos Superiores de Maceió, CESMAC, Brasil.
Título: A Relação Entre a Pesquisa e Avaliação no Processo Ensio-Aprensizagem.
Orientador: Doutora Maria do Socorro de Oliveira Cavalcante.
1997 - 2001
Graduação em Ciências - Química.
Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 160h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2002 - 2003
Formação Para a Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 360h).
Centro de Estudos Superiores de Maceió, CESMAC, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Capacitação para o Ensino Médio. (Carga horária: 30h).
Complexo Educacional Agostiniano, CEA, Brasil.
1997 - 2001
Extensão universitária em Graduação em Ciências. (Carga horária: 3200h).
Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
1995 - 1996
Monitoria, na área de Bioquínica. (Carga horária: 130h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
1994 - 1995
Computação. (Carga horária: 108h).
Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas, ADEFAL, Brasil.
1983 - 1983
Habilitação Profissional de Contabilidade. (Carga horária: 2670h).
Colégio Comercial Nossa Senhora do Amparo, CCNSA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Diretório do Grupo de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Química da UNEAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: 6. Coordenador do Curso de Especialização

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: 1. Gerência de Núcleo do Curso de Química, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Curso de Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL - Campus III

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Química da UNEAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Química da UNEAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Química, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Curso de Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL - Campus III - Palmeira dos Índios

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: 4. Coordenador do Curso de Química da UNEAL

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 3.Coordenador do Estágio e Monitoria da UNEA

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: 2. Chefe de Núcleo de Estágio e Monitoria

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: 5. Coordenador do Curso de Química da UNEAL


Colégio Estadual Humberto Mendes, CEHM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20


Complexo Educacional Agostiniano, CEA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS
Descrição: Desenvolver na comunidade Palmeirense a educação para o recolhimento dos resíduo sólidos orgânicos produzidos nas feiras livres, para o aproveitamento desses materiais orgânicos à fabricação de adubos através da compostagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / BRUNA KALLINE DA SILVA FERREIRA - Integrante.
2017 - 2018
COMPOSTAGEM
Descrição: A aplicabilidade de resíduo sólidos orgânicos na fabricação de adubos orgânicos através da compostagem caseira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / Alícia Cristina Santos de Oliveira - Integrante.
2017 - Atual
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO POR ESTRATÉGIAS DE RESOLUIÇÃO DE PROBLEMAS
Descrição: a BUSCA DA FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS NOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA DO ENSINO BÁSICO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / MARIA CAROLINA VASCONCELOS DE OLIVEIRA SANTOS - Integrante.
2017 - Atual
A PROBLEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Descrição: Relacionar as dúvidas contidas em aulas para sanar-las através das aplicabilidade experimentais nas aulas práticas, buscando do aluno a possibilidade del ele construir seu próprio conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / lizailde saores cavalcante - Integrante.
2015 - 2017
O ENSINO APRENDIZAGEM APLICADO À CRIATIVIDADE DO LÚDICO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / TAÍS LAURENTINO FERRO - Integrante.
2015 - 2017
AS VANTAGENS DA LUDICIDADE COMO UMA METODOLOGIA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA
Descrição: Desenvolve aplicabilidade de jogos nas metodologias de ensino em química para a facilitação do ensino aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / Mônica Francisca de Souza - Integrante.
2015 - 2017
MARIANO MARINHO DA SILVA NETO
Descrição: Desenvolve a curiosidade da aprendizagem através do lúdico, buscando a criatividade do aluno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / Mariano Marinho da Silva Neto - Integrante.
2015 - 2017
ROSIMEIRE PAIVA DE LIVEIRA
Descrição: Desenvolve habilidade, criatividade e curiosidade no alunado em busca da pesquisa em diversas metodologias de ensino para o entendimento do ensino aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / Rosimeire Paiva de Oliveira - Integrante.
2014 - Atual
TENDÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Descrição: Desenvolver as aulas práticas no Ensino Básico para a aplicabilidade na facilitação do Ensino Aprendizagem das aulas teóricas, levando os discentes a sanar suas dúvidas e buscar seus novos conhecimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / ANDRESSA RAYANE PEREIRA MOREIRA DA SILVA - Integrante.
2013 - Atual
Grupo de Estudo em Química (GESQUI). Ensino de ciências e Química.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / Kenison Sidney Silva de Oliveira - Integrante / Rafaelle da Cruz Dantas - Integrante / LETÍCIA DOS SANTOS OLIVEIRA - Integrante / RAFAELA MONIQUE CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE - Integrante / GESILDA CAVALCANTE MOURA - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Alagoas - Bolsa.
2011 - 2012
. O processo da Moagem da Palha de Milho e o Comportamento do Armazenamento na Forma de Silagem, Evidenciando o seu Potencial para Utilização na Alimentação Animal
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos Antônio Luz Surica - Coordenador / Kenison Sidney Silva de Oliveira - Integrante / Renata Lourenço de Souza - Integrante / Rafaelle da Cruz Dantas - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SURICA, M. A. L.. Estudo Químico de Melloa Quadrivalvis (jacg) A. Gentrys (Bignoniaceae). In: Encontro de Iniciação Científica da UFAL, 1992. VI Encontro de Iniciação Científica da UFAL. MACEIÓ: EDUFAL. v. 1. p. 55-55.

Apresentações de Trabalho
1.
SURICA, M. A. L.. A FALÊNCIA DA AULA E A INOVAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE AGORA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SURICA, M. A. L.. Ser ou não ser: eis o Professor de Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SURICA, M. A. L.. O Processo de moagem da palha de milho e o comportamento do armazenamento na forma de silagem, evidenciando o seu potencial para utilização na alimentação animal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SURICA, M. A. L.. Química e Sociedade Produtiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SURICA, M. A. L.. Motivação X Inteligência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SURICA, M. A. L.. As diversas caras da Química para contaminação do Meio Ambiente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SURICA, M. A. L.. As possibilidades e os desafios encontrados na construção da identidade profissional no ensino em Química.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SURICA, M. A. L.. Inseticidas e Fungicidas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SURICA, M. A. L.. Jogos Matemáticos e o Ensino da Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SURICA, M. A. L.. A Química com Responsabilidade Ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SURICA, M. A. L.. A Relevância da Química na Sociedade Atual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SURICA, M. A. L.. Perfil dos alunos do PGP. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SURICA, M. A. L.. Estudo Químico da Melloa Quadrivalvis (Jacq.) A Gentray. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de JOSÉ CÉLIO VAZ BEZERRA. A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO ASPECTOS COGNITIVOS, SOCIAIS E EMOCIONAIS. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

2.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de IRENE PLÍCIA PEREIRA MACÁRIO AGRA. ALGUMAS REFLEXÕES A CERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INICIAÇÃO A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- CAMPUS III. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

3.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de GLECIELLE TENÓRIO DE HOLANDA. ALGUMAS REFLEXÕES A CERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO INICIAÇÃO A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- CAMPUS III. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

4.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de RITA DOS SANTOS CAETANO. O ESTADO DA ARTE DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE(TDAH) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

5.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MARIA APARECIDA DA SILVA ALVES. INCLUSÃO DA DISCIPLINA AFRO-BRASILEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

6.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de JOSÉ CÉLIO VAZ BEZERRA. A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO: ASPECTOS COGNITIVOS, SOCIAIS E EMOCIONAIS. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

7.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de KALLINE TENÓRIO DE MENDONÇA. A INVISIBILIDADE DO MULTICULTURALISMO- UMA LACUNA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

8.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MILLA DE SOUZA FERREIRA. A INVISIBILIDADE DO MULTICULTURALISMO- UMA LACUNA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

9.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de VANESSA DA SILVA ALVES. INCLUSÃO DA DISCIPLINA AFRO-BRASILEIRA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS-UNEAL. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

10.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de HORTENCIA RAFAELA R. DE ARAÚJO. A IMPORTANCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO ACADEMICA DO PROFESSOR. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

11.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de VALDEMYRES DOS SANTOS LIMA. A IMPORTANCIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO ACADEMICA DO PROFESSOR. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

12.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de BRUNA RAQUEL MAGALHAES PINTO. EPISTEMOLOGIA E ELUCIDAÇÃO D PROBLEMÁTICA DOS ALTOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

13.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ANA PAULA DA SILVA. EPISTEMOLOGIA E ELUCIDAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DOS ALTOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO EM CÁLCULOS DIFERENCIAL E INTEGRAL. 2017 - Complexo Educacional Agostiniano.

14.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de AILANA VIEIRA MACHADO DE SANTANNA. O PAPEL DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

15.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MARIA SONIA BRITO DA ROCHA. O PAPEL DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

16.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ANA PAULA SILVA SOUZA. CONCEPÇÃO E ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO EM QUÍMICA, TENDO COMO MEDIADOR A LUDICIDADE EXPERIMENTAL. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

17.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de SIMONE DOS SANTOS SILVA. CONCEPÇÃO E ASPECTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO EM QUÍMICA, TENDO COMO MEDIADOR A LUDICIDADE EXPERIMENTAL. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

18.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de DANIELA ROSENDO DA SILVA. O ENFERMEIRO DO TRABALHO E A REDUÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

19.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ANGELICA PATRICIA ALVES FELIX. RISCOS OCUPACIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERELIZACAO (CME). 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

20.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de JANAINA FERRO VIEIRA. RISCOS OCUPACIONAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERELIZACAO (CME). 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

21.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de CLÉCIA DAIANNA NASCIMENTO. SIGNIFICADOS E FUNÇÕES DO BRINCAR NAS SÉRIES INICIAIS. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

22.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MONALISA RODRIGUES AMARAL. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGOGIAS NO ACOLHIMENTO A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

23.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de NADJA PEREIRA DE SOUZA. ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO TDAH: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NA LITERATURA. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

24.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de IVANICE FERREIRA FERRO COSTA. ATUAÇÃO PSICOPEDAGOGO NO TDAH: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NA LITERATURA. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

25.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de JOSIVANIA CAVALCANTE DA SILVA. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NAS AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO A ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTE. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

26.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MAÍSA SILVA DO NASCIMENTO. AS DOENÇAS OSTEOMUSCULARES NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: PREVENÇÃO E DESAFIO. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

27.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de JULIANA CABRAL BARROS. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NAS AULAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA NAS TURMAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTE. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

28.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de NICIENE GOMES DE FRANÇA. CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO DO DIREITO Á EDUCAÇÃO DOS AUTORES DE ATOS INFLACIONAIS. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

29.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de PAULA BEZERRA SOARES. SIGNIFICADOS E FUNÇÕES DO BRINCAR NAS SÉRIES INICIAIS. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

30.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MANOEL PEREIRA DA SILVA. A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

31.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MACIEL MENDONÇA DE LIMA. A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA:DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

32.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MONICA DE LIMA HOLANDA. ATUAÇÃO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O LÚDICO COMO PROCESSO DE ENSINO DE APRENDIZAGEM. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

33.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de RICARDO PEREIRA DOS SANTOS. ATUAÇÃO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O LÚDICO COMO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

34.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de PRISCILA CORREIA BARROS. REFLEXÕES SOBRE O BULLYNG NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA PSICOPEDAGOGIA. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

35.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de RANIELLY DANTAS MARTINS DA SILVA. A IMPORTANCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE OCUPACIONAL. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

36.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de KEYLLA RENATA SANTOS DE MENEZES. O ENFERMEIRO DO TRABALHO E A REDUÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

37.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de NADJA PEREIRA DE SOUZA. ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO TDAH: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NA LITERATURA. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

38.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MARIA GÉSSICA DANTAS GOMES. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGOGIAS NO ACOLHIMENTO A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO. 2016 - Complexo Educacional Agostiniano.

39.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ELIANE VIEIRA PEREIRA. PERFIL EPIDEMOLOGICO DOS ENFERMEIROS DA UNIDADE DE EMERGENCIA DO AGRESTE DR. DANIEL HOULY. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

40.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de SINARA FERNANDES FERRO TENORIO WANDERLEY. AS DOENÇCAS OSTEOMUSCULARES NA EQUIPE DE ENFERMAGEM : PREVENÇAO E DESAFIO. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

41.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ADELANIO SIQUEIRA DE MELO. PERFIL EPIDEMOLÓGICO DOS ENFERMEIROS DA UNIDADE DE EMERGENCIA DO AGRESTE DR. DANIEL HOULY. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

42.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de AYALA FARIAS PEIXOTO E EDVANIA BARBOSA DE LIMA. A UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: INTERFACES DE UM DEBATE ACERCA DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

43.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de JOHN HÉLIO PORANGABA DE OLIVEIRA. A ESCRITA ACADEMICA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA : ASPECTO PERTINENTE Á FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

44.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MISLEIDE VANDERLEY ALMEIDA VIEIRA E SILVANA ARAÚJO DA SILVA. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS: UMA ANÁLISE NO CAMPUS III. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

45.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de LUCIENE SOARES DE OLIVEIRA E SAMILA KELLY SILVA DA COSTA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL CAMPUS III E A SUA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

46.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de DÁVILLA THAMARA MACHADO. AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE DO AGRESTE ALAGOANO. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

47.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ÁGATA DE ALMEIDA SANTOS. AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE DO AGRESTE ALAGOANO. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

48.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de NAATÁLIA BARBOSA DA COSTA. EVASÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DO CURSO DE QUÍMICA DA UNEAL. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

49.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de EWYO CRIZAN DA COSTA. IMPORTANCIA DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

50.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MARCIANA HENRIQUE DA SILVA. RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: COM ENFASE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIENCIAS. 2015.

51.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de APARECIDA MARIA DO NASCIMENTO. EVASÃO UNIVERSITARIA : O CASO DO CURSO DE QUÍMICA DA UNEAL. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

52.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de IVANICE FERREIRA FERRO COSTA. ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO TDHA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NA LITERATURA. 2015 - Complexo Educacional Agostiniano.

53.
AGRA, P. D. M. D.; PEIXOTO, J. A. L.; SURICA, M. A. L.. Participação em banca de Jenivaldo Lisboa de Araújo. Qualidade Alimentar de Alunos da Rede Pública de Ensino do Município de Cacimbinhas/AL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de JOSÉ DANILO DESFENSOR DE BRITO.O ENSINO DE QUÍMICA PARA FORMAR O CIDADÃO DIANTE DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA Á CIDADANIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

2.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MIRELLY LAIANE DE ARÁUJO BARBOSA.UMA PROPOSTA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

3.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de MARIA LIDIANE SILVA DE FREITAS.O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO EM QUÍMICA COMO MÉTODO INOVADOR DE ENSINO DE APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

4.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de FABÍOLA PEREIRA ALVES.LIXO URBANO: A REALIDADE NA CIDADE DE QUEBRANGULO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

5.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ADRIANA BEZERRA DOS SANTOS LUCENA.PERSPECTIVAS ENERGÉTICAS DA BIOMASSA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

6.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de WEVERTON CLEYDSON LIMA GREGÓRIO.O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE BOM CONSELHO-PE: EM DISCUSSÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

7.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de SARALINY BEZERRA FRANÇA.LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NOS BIOMAS BRASILEIROS PARA FINS TERAPEUTICOS ANTICANCER. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

8.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ANA PAULA SILVA SOUZA.CONCEPÇÕES E ASPECTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA QUÍMICA TENDO COMO MEDIADOR A LUDICIDADE EXPERIMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

9.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ITAMIR TORRES DE LIMA.ASPECTOS EDUCATIVOS NO CONTROLE BIOLÓGICOS DE PRAGAS NA ANNONASQUAMOSA NO POVOADO COITÉ DAS PINHAS, NA CIDADE DE IGACÍ-AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

10.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de ADAILTON SOUZA SILVA.A LUDICIDADE NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE QUÍMICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

11.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de JAÍLMA SANTOS DA SILVA.A COMPOSTAGEM COMO PROJETO PEDAGÓGICO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DA PRÁTICA DA RECICLAGEM DO LIXO ORGANICO E ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA RURAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

12.
SURICA, M. A. L.; AGRA, P. D. M. D.. Participação em banca de ERINEIDE SOARES MELO.UMA ABORDAGEM QUÍMICA DA INGESTÃO DE ÁCIDOS GRAXOS TRANS E CARBOIDRATOS REFINADOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

13.
SURICA, M. A. L.; AGRA, P. D. M. D.. Participação em banca de André Pereira de Souza.O Ensino de Química numa abordagem à aprendizagem significativa: Relatos do Estágio mediado pela utilização de novas tecnologias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

14.
SURICA, M. A. L.. Participação em banca de Marciana Henrique da Silva.Uma Investigação sobre o papel profissional dos Licenciados em Ciências Biológicas em relação à reflexidade da prática docente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Alagoas.

15.
SURICA, M. A. L.; AGRA, P. D. M. D.; NEVES, P. T. F. S.. Participação em banca de Maikell Gama de Melo.Problematização do Lixo nas Cidades de Paulo Jacinto, Quebrangulo e Igaci. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

16.
SURICA, M. A. L.; NEVES, P. T. F. S.; SILVA NETO, J. F.. Participação em banca de Fernando Paulo de Oliveira Silva.O Lúdico Aplicado na Disciplina Matemática como Metódo de Ensino-Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

17.
AGRA, P. D. M. D.; SURICA, M. A. L.; SANTANA, P. M. W. O.. Participação em banca de Janiele Leal Barbosa.Prata (e seus Compostos) na Medicina como Agente Anti-Séptico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

18.
SANTANA, P. M. W. O.; AGRA, P. D. M. D.; SURICA, M. A. L.. Participação em banca de Sandra Silva Souza.Urucum: Fonte de Corante Natural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

19.
SURICA, M. A. L.; AGRA, P. D. M. D.; SANTANA, P. M. W. O.. Participação em banca de Maria Isabel de Oliveira França.O Ensino da Química através da Vivência do Cotidiano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

20.
SURICA, M. A. L.; AGRA, P. D. M. D.; SANTOS, P. A. B.. Participação em banca de Márcio Vieira de Lima.As Dificuldades do Aprendizado de Química para Alunos do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

21.
SURICA, M. A. L.; AGRA, P. D. M. D.; SANTOS, P. A. B.. Participação em banca de Lucivan Alexandrino de Barros.Uma Proposta Construtiva para iniciar o Ensino de Química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

22.
AGRA, P. D. M. D.; SURICA, M. A. L.; SANTOS, P. A. B.. Participação em banca de Arthur Tenório Feitosa.Química: uma disciplina temida pelos alunos do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

23.
SURICA, M. A. L.; GALVAO, A. T.; SILVA NETO, J. F.. Participação em banca de Alessandro Vanderley Almeida.O Ensino - Aprendizagem da Matemática e a Importância de Incorporar os Temas Transversais: Uma Análise na Escola Estadual Berlamino Vieira Barros - Minador do Negrão-AL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

24.
SURICA, M. A. L.; GALVAO, A. T.; SILVA NETO, J. F.. Participação em banca de Leandro Justino.Uma Análise da Prática Pedagógica dos Professores da Escola Municipal João Mariano Filho com a Aplicação da Pacemeal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

25.
SURICA, M. A. L.; NEVES, P. T. F. S.; SILVA NETO, J. F.. Participação em banca de Diogo Pereira Martins da Costa.A influência da Matemática na Produção Pascal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

26.
SURICA, M. A. L.; NEVES, P. T. F. S.; SILVA NETO, J. F.. Participação em banca de Geraldo Ferreira de Araújo.Motivação e Organização no Trabalho da Estatística. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

27.
SURICA, M. A. L.; SILVA NETO, J. F.; PEREIRA NETA, P. L. L.. Participação em banca de Valdirlene Marques da Rocha.Interação entre Matemática e Arte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

28.
SURICA, M. A. L.; NEVES, P. T. F. S.; SILVA NETO, J. F.. Participação em banca de Silvana Araújo da Silva.Matemática é difícil? Depende de quem vai ensinar e de quem quer aprender. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

29.
NEVES, P. T. F. S.; SURICA, M. A. L.; SILVA NETO, J. F.. Participação em banca de José Reinaldo Nogueira da Silva.Fatores que Contribuem para Diminuição do Temor a Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

30.
SURICA, M. A. L.; AMARAL, P. A. L.; ALVES, P. M. S. C.. Participação em banca de Josicleide Nunes de Almeida.Avaliação: A Produção do Fracasso ou Sucesso na Disciplina de Química. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

31.
SURICA, M. A. L.; AMARAL, P. A. L.. Participação em banca de Kenilson Sidney Silva de Oliveira.A Implantação de Usinas Nucleares no Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

32.
SURICA, M. A. L.; AMARAL, P. A. L.; SANTOS, P. A. B.. Participação em banca de Vanessa dos Anjos Tenório.O Ensino de Química: Uma Reflexão de suas Práticas em Novos Tempos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

33.
SURICA, M. A. L.; AMARAL, P. A. L.; NUNES, A. C. B. T.. Participação em banca de Luciana Lima de Paiva Cavalcante.Higienização Hospitalar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

34.
SURICA, M. A. L.; AMARAL, P. A. L.; NUNES, A. C. B. T.. Participação em banca de José Rosinaldo Braz da Silva.Compostagem de Lixo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

35.
SURICA, M. A. L.; AMARAL, P. A. L.; ALVES, P. M. S. C.. Participação em banca de José Carlos Ferreira dos Santos.As Metodologias do Ensino de Química na Formação de Competências. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

36.
SURICA, M. A. L.; AMARAL, P. A. L.. Participação em banca de Aldo da Rocha Silva.O Biodigestor Agrícola. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas.

37.
SURICA, M. A. L.; PONTES, P. J.; PADILHA, P. A. L. H.. Participação em banca de Cleonice Barbosa da Silva Mota.Sabões e Detergentes. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

38.
SURICA, M. A. L.; PADILHA, P. A. L. H.; ALVES, P. M. S. C.. Participação em banca de Diógenes Meneses dos Santos.Aplicação do Ensino de Química no Ensino Médio do Colégio Estadual Humberto Mendes. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
RIBEIRO, E. P.; FERNANDES, S. G.; SURICA, M. A. L.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Especial para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas/CLIND-AL. 2013. Universidade Estadual de Alagoas.

Concurso público
1.
SURICA, M. A. L.. .. Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada da Provas de Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO da UNEAL (Disciplinas: Química Analítica e Físico-Química).. 2012. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
SURICA, M. A. L.. Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada de Provas e Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO da UNEAL (Disciplinas: Metodologia do Ensino das Ciências; Química Geral; Bioquímica). 2012. Universidade Estadual de Alagoas.

3.
SURICA, M. A. L.. Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada de Provas e Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO da UNEAL (Disciplinas: Química Geral; Físico-Química; Química Orgânica).. 2012. Universidade Estadual de Alagoas.

Livre docência
1.
SURICA, M. A. L.. Avaliador do Processo Seletivo para formação de Professores Indígenas - PROLIND. 2009.

Outras participações
1.
SURICA, M. A. L.. Membro da Banca Examinadora para seleção de monitores do Pré-UNEAL. 2012. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
SURICA, M. A. L.. Presidente da Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO da UNEAL. 2011. UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

3.
SURICA, M. A. L.. 2º Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO da UNEAL. 2010. UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.

4.
SURICA, M. A. L.. 2º Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO da UNEAL. 2009.

5.
SURICA, M. A. L.. 3º Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO da UNEAL. 2009. UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO.A FALÊNCIA DA AULA E A INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE AGORA.. 2018. (Encontro).

2.
III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UNEAL : MÚLTIPLO OLHARES NA FORMAÇÃO DOCENTE.A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO POR ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2017. (Seminário).

3.
I SEMANA DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. PORQUE OS DOCENTES E DISCENTES MAIS MOTIVADOS E ÉTICOS DÃO SHOW NA SALA DE AULA E SÃO PROFISSIONAIS DE SUCESSO. 2016. (Congresso).

4.
IV SEMANA DE QUÍMICA.ATIVIDADES LÚDICAS NA FACILITAÇÃO DA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDO. 2015. (Outra).

5.
IV SEMANA DE QUÍMICA.ATIVIDADES LÚDICAS NA FACILITAÇÃO DA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS. 2015. (Outra).

6.
II CONCIP CONGRESSO CIENTÍFICO- PEDAGÓGICO. CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA. 2013. (Congresso).

7.
III SEMANA DE QUÍMICA DA UNEAL/ CAMPUS III.O ENSINO APRENDIZADO ATRAVÉS DO LÚDICO. 2012. (Outra).

8.
Curso pela Secretaria Fazendaria do Estado de Alagoas.6.Disseminadores de Educação Fiscal ? AL. 2011. (Encontro).

9.
Curso de Ciências Biológicas.Química Geral e Bioquímica. 2010. (Outra).

10.
Curso de Formação Tecnológica.7. Doutorado Executivo em Educação. 2010. (Outra).

11.
II SEMANA DE QUÍMICA.Ser ou não ser: Eis o Professor de Química. 2010. (Simpósio).

12.
I SEMANA NEDEC.Direção, Educação e Cidadania: Articulando Redes de Promoção de Direitos na Escola. 2010. (Oficina).

13.
I SEMANA DE QUÍMICA.A Relevância da Química na Sociedade Atual. 2009. (Simpósio).

14.
Processo Seletivo para Formação de Professores Indígenas - PROLIND.Formação de Professores. 2009. (Outra).

15.
GEO.Oficina GEO de Ensino/Educação. 2008. (Oficina).

16.
I SEMINÁRIO REGIONAL DE PESQUISA DO VI PÓLO DO PGP.O Perfil dos alunos do PGP: Avaliação e Proposições. 2004. (Outra).

17.
CURSO DE CAPACITAÇÃO.Curso de Capacitação para o Ensino Médio. 2001. (Outra).

18.
NOVA LDB.Uma Visão Crítica. 1998. (Seminário).

19.
MONITORIA.Bioquímica. 1996. (Simpósio).

20.
VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq/UFAL.Iniciação Científica CNPq/UFAL. 1996. (Simpósio).

21.
SEMINÁRIO DE RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO.Relações Humanas no Trabalho. 1987. (Seminário).

22.
Curso Técnico.5.Habilitação Profissional em Contabilidade. 1983. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SURICA, M. A. L.. DIFERENCIAIS INOVADORES NA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DISCIPLINAR DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONTESTO, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2015. .

2.
SURICA, M. A. L.. AS VANTAGENS DA LUDICIDADE COMO METODOLOGIA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA , DA I MOSTRA PIBID: DIFERENCIAIS INOVADORES NA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DISCIPLINAR DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2015. (Exposição).

3.
SURICA, M. A. L.. O USO DA MEDICINA POPULAR NA IDENTIFICAÇÃO DE FITOTERÁPICOS NOS BIOMAS BRASILEIROS PARA FINS ANTICANCER, DA I MOSTRA PIBID: DIFERENCIAIS INOVADORES NA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DISCIPLINAR DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2015. (Congresso).

4.
SURICA, M. A. L.. A APLICABLIDADE DE UMA NOVA METODOLOGIA COM O INTUITO DE DESENVOLVER APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO, MOTIVANDO A CURIOSIDADE NA QUÍMICA, DA I MOSTRA PIBID: DIFERENCIAIS INOVADORES NA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DISCIPLINAR DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONTEXTO, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. 2015. (Congresso).

5.
SURICA, M. A. L.. A LUDICIDADE UTILIZADA COMO FERRAMENTA NA FACILITAÇÃO DO APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS DA QUÍMICA, DA I MOSTRA PIBID: DIFERENCIAIS INOVADORES NA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DISCIPLINAR DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONTEXTO, POSSIBILIDADE E DESAFIOS. 2015. (Congresso).

6.
SURICA, M. A. L.. O QUEBRA CABEÇA E O LÚDICO JUNTO A UM SÓ FUNDAMENTO DE ABORDAGEM AOS ESTUDOS DOS GASES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DA I MOSTRA PIBID: DIFERENCIAIS INOVADORES NA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DISCIPLINAR DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL : CONTEXTO, POSSIBILIDADE E DESAFIOS. 2015. (Congresso).

7.
SURICA, M. A. L.. O ENSINO APRENDIZAGEM APLICADA Á CRIATIVIDADE DO LÚDICO , DA I MOSTRA PIBID: DIFERENCIAIS INOVADORAS NA PRÁTICA MULTIDISCIPLINA NA FORMAÇÃO DISCIPLINAR DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2015. (Congresso).

8.
SURICA, M. A. L.. Organização da III Semana de Química da UNEAL/Campus III (Tema: A Química para um mundo melhor).. 2012. (Congresso).

9.
SURICA, M. A. L.. Organização do I Congresso Científico/Pedagógico dos Cursos de Licenciatura da UNEAL/Campus III. 2011. (Congresso).

10.
SURICA, M. A. L.. Elaboração dos Kits Pedagógicos de Química Geral e Bioquímica do Curso de Ciências Biológicas do Programa de Graduação de Professores ? PGP. 2010. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA LIDIANE SILVA DE FREITAS. AS DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DAS TICS PELOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

2.
SEBASTIAO ELIAS DA SILVA FILHO. AS DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DAS TICS PELOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

3.
NEIKLYSON ANTONIO DA SILVA LEITE. A IMPORTANCIA DA PRATICA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

4.
RONALDO EUZÉLIO DA SILVA. A IMPORTANCIA DA PRATICA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

5.
ADRIANA BEZERRA DOS S. LUCENA. AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORES NO ENSINO SUPERIOR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

6.
JAQUELINE MARIA BARROS DE FRANÇA. AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS FACILITADORA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

7.
ANDREIA PEREIRA DE ALBUQUERQUE. GESTÃO PEDAGÓGICA : UMA REFLEXÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA -EDA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

8.
MERENCIA VIEIRA DA COSTA. A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA REGULAR. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

9.
ANA LÚCIA DE OLIVEIRA LEITE. NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR : UMA ABORDAGEM ACERCA DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

10.
EDSON MARQUES BRANDÃO. NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUICIONAL) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

11.
CATARINA SOUZA TOLEDO DE ALBURQUEQUE. SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

12.
KIARA MARQUES TAVARES. SIDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

13.
INGRID NUNES CORDEIRO. INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

14.
LUCIVANIA MOTA BASIQUETO. INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

15.
JOSEANE FERREIRA DA SILVA. A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA REGULAR. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

16.
EDSON MARQUES BRANDÃO. NOVAS TCNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM ACERCA DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

17.
ANA LÚCIA DE OLIVEIRA LEITE. NOVAS TECNOLOGIAS A INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM ACERCA DE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

18.
Maria das Graças Ângelo Lima. A Arte de Brincar no Estudo da Aritmética: Jogos e Brincadeiras na Formação dos Educandos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

19.
Jarbiron Francisco Santos. A Arte de Brincar no Estudo da Aritmética: Jogos e Brincadeiras na Formação dos Educandos.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

20.
Maria Hozana Rodrigues Lins. A Arte de Brincar no Estudo da Aritmética: Jogos e Brincadeiras na Formação dos Educandos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

21.
André Pereira de Souza. Conhecimento Empírico e Científico: Experiências e Experimentações. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

22.
Maria Zoleide de Siqueira Gomes. Jogos: Recursos Metodológicos no Ensino da Matemática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

23.
Oziel Faustino Silva. Jogos: Recursos Metodológicos no Ensino da Matemática. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

24.
Rogério Lisboa da Silva. O Uso e a Valorização a Matemática fora do Contexto Escolar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

25.
Wagner José Silva Santos. O Uso e a Valorização a Matemática fora do Contexto Escolar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

26.
Aloísio Fagner de Santana Mariano. As Dificuldades no Ensino e a Aprendizagem da Geometria. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

27.
Valéria Ferreira Barbosa. As Dificuldades no Ensino e a Aprendizagem da Geometria. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

28.
Rodrigo Ferreira de Lima. Uso da Matemática em Espaços Informais. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Ciências) - Faculdades Educacional de Araucária. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

29.
DENISE FERREIRA DA SILVA. AUTISMO: ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLA REGULAR. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIENCIAS) - Complexo Educacional Agostiniano. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

30.
Rosiane Laurentino de Souza. As Dificuldades de Aprendizagem de Química nos Segundos Anos do Colégio Estadual Humberto Mendes: Motivando os Alunos do Ensino Médio por Meio de Atividades Dinâmicas. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOSÉ DA SILVA SANTOS. ANÁLISE PARA A CONSERVAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DAS MATAS CILIARES DO RIO CORURIPE NO PERCURSO ENTRE PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL À BELÉM-AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

2.
ALAN JÚINIO VIEIRA DA SILVA. O USO DA TECNOLOGIA DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NO ENSINO DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

3.
LETÍCIA DOS SANTOS OLIVEIRA. A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS NA PRODUÇÃO DE ENERGIA DO CORPO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

4.
MACIELY FERREIRA. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO COTIDIANO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL MARQUES DA SILVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

5.
TAYANE LIVRAMENTO REBELO BEZERRA. ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

6.
NEIKLYSON ANTONIO DA SILVA LEITE. A INTERAÇÃO ENTRE A PRATICA E A TEORIA PROPOSTA NAS AULAS LÚDICAS COM O USO DE METODOLOGIA DIFERENCIADAS NO ENSINO DA QUÍMICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

7.
SEBASTIÃO ELIAS DA SILVA FILHO. HISTORIAS EM QUADRINHOS ASSOCIADA A AVENTURA SOLO COMO INCENTIVADORES AO ENSINO DA QUÍMICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

8.
SAMUEL BEZERRA DA SILVA. O USO DE JOGOS COM CARTAS DE BARALHO COMO ATIVIDADES LÚDICAS PARA A FACILITAÇÃO NA TRANSMISSÃO E NO APRENDIZADO DO CONTEÚDO DE DISTRIBUIÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

9.
DANIEL DA SILVA TENÓRIO. A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DEVIDO Á TOXIDADE DOS PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DE FUMO NUMA CIDADE DO AGRESTE ALAGOANO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

10.
ANDREZA KATIANY BARBOSA DA SILVA. O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

11.
JOSÉ CICERO DA SILVA. A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

12.
JOSÉ PAULO EDUARDO DOS SANTOS. A APRENDIZAGEM DO ENSINO DA QUÍMICA ATRAVÉS DO DOMINÓ QUÍMICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

13.
JOSÉ VALTER ALVES DE MELO. A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

14.
IGOR FERRO RAMOS. BIOCOMBUSTÍVEIS E A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

15.
ISAAC DANTAS DA SILVA. A MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

16.
JAQUELINE MARIA BARROS DE FRANÇA. A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA NO SÉCULO XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

17.
CÍCERO ANDRÉ MENEZES DOS SANTOS. O USO INDISCRIMINADO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES SEM A PRESCRIÇÃO MÉDICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

18.
LUCAS JOSÉ BARBOSA DA SILVA. DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

19.
Denise Ferreira da Silva. Autismo: Alfabetização em escola regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

20.
José Cícero da Silva. Autismo: Alfabetização em escola regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

21.
Ronaldo Euzérbio da Silva. A busca da totalidade na aprendizagem do ensino em Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

22.
Adrailton Bernardo da Silva. A Busca da Totalidade na Aprendizagem do Ensino em Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

23.
Edilânio da Cunha Santos. O Estágio Curricular Supervisionado: O início de um período de exercício profissional entre observação e regência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

24.
Jenivaldo Lisboa de Araújo. Práticas Motivacionais no Ensino de Química: Uma Experiência de Estágio no Colégio Municipal Liceu Cacimbinhense. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

25.
Rita Fabiana Feitosa da Costa. O Ensino de Química: A Importância e as Dificuldades no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

26.
Marta Custódio Porto. Estágio Curricular Supervisionado e o Uso de Atividades Lúdicas para Atenuar as Dificuldades dos Discentes do Ensino Médio na Disciplina de Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

27.
Juciara Alves do Nascimento. Discultindo Temas Sociais nas Aulas de Química: A Busca por uma Aprendizagem Significativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

28.
Bruno Cavalcante Ferreira. O Ensino de Química por Meio das Atividades Experimentais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

29.
Jailton Alves Cardoso. O Ensino de Química por Meio das Atividades Experimentais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

30.
Abílio da Silva Ferreira. Aperfeiçoamento do ensino e Aprendizagem de Química nas Turmas de Ensino Médio Normal da Escola Antônio Gomes de Araújo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

31.
Michele da Silva Guabiraba. Aperfeiçoamento do ensino e Aprendizagem de Química nas Turmas de Ensino Médio Normal da Escola Antônio Gomes de Araújo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

32.
Natália Barbosa da Costa. A Importância do Ensino Aprendizagem da Química Relacioando Teoria e Prática no Cotidiano do Segundo Ano Magistério. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

33.
Mônica Tavares da Silva. Motivação do Estágio Durante o Período de Regência e Observação na Instituição Pública de Ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

34.
Márcia Juliane Lucena Cordeiro. Análise de Comportamentos e Estudo para o Desenvolvimento do Conhecimento dos Discentes do Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Humberto Mendes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

35.
Andréa Soares da Silva. As Dificuldades encontradas pelos Discentes do Ensino Médio na Disciplina de Química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

36.
Deysiane Santos da Silva. Análise Comportamental dos discentes dos primeiros anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Humberto Mendes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

37.
Maria Mônica de Jesus. As Dificuldades encontradas pelos Discentes do Ensino Médio na Disciplina de Química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

38.
Josivan Manoel dos Santos. As possibilidades e os desafios encontrados na construção da identidade profissional no ensino médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

39.
Élida Teixeira da Silva. As Dificuldades encontradas pelos Discentes do Ensino Médio na Disciplina de Química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

40.
Andréa Soares da Silva. Élida Teixeira da Silva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

41.
Carlos Augusto Almeida de Lima Silva. Análise Comportamental dos discentes dos primeiros anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Humberto Mendes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

42.
Ronaldo Euzérbio da Silva. A busca da totalidade na aprendizagem do ensino em Química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

43.
ROSIANE LAURENTINO DE SOUZA. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NOS SUGUNDOS ANOS DO COLÉGIO ESTADUAL HUMBERTO MENDES: MOTIVANDO OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADES DINAMICAS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

44.
Fernando Paulo de Oliveira Silva. O Lúdico Aplicado na Disciplina Matemática como Método de Ensino - Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

45.
Márcio Vieira de Lima. As Dificuldades do Aprendizado de Química para Alunos do Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

46.
Lucivan Alexandrino de Barros. Uma Proposta Construtiva para Iniciar o Ensino de Química. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

47.
Geraldo Ferreira de Araújo. Motivação e Organização no Trabalho Através da Estatística. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

48.
Alessandro Vanderley Almeida. O Ensino - Aprendizagem da Matemática e a Importância de Incorporar os Temas Transversais: Uma análise na Escola Estadual Berlamino Vieira Barros - Minador do Negrão-AL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

49.
Alessandro Vanderley Almeida. O Ensino - Aprendizagem da Matemática e a Importância de Incorporar os Temas Transversais: Uma análise na Escola Estadual Berlamino Vieira Barros - Minador do Negrão-AL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

50.
Leandro Justino. Uma Análise da Prática Pedagógica dos Professores da Escola Municipal João Mariano Filho com a Aplicação da Pecemeal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

51.
Diogo Pereira Martins da Costa. A Influência da Matemática na Programação Pascal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

52.
Valdirlene Marques da Rocha. Interação entre Matemática e Arte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

53.
Silvana Araújo da Silva. Metemática é Difícil? Depende de Quem Vai Ensinar e de Quem Quer Aprender. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

54.
José Reinado Nogueira da Silva. Fatores que contribuem para Diminuição do Temor a Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

55.
Kenilson Sidney Silva de Oliveira. A Implantação de Usinas Nucleares no Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.

56.
Josicleide Nunes de Almeida. Avaliação: A Produção do Fracasso ou Sucesso na Disciplina de Química. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - UNIVESIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS. Orientador: Marcos Antônio Luz Surica.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 22:36:11