João Alcione Sganderla Figueiredo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5064350849922531
  • Última atualização do currículo em 14/10/2014


Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1999), Mestrado em Ciências Sociais (PUC -RS) e Doutorado em Sociologia (Estructura Social Cultura Trabajo y Organizaciones) - Universidad Complutense de Madrid (2008). Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação e professor pesquisador da Universidade Feevale no Programa de Doutorado e Mestrado em Qualidade Ambiental. É membro do Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação como Coordenador do segmento das Universidades Comunitárias e, no Estado do Rio Grande do Sul, é Vice Coordenador do Fórum de Pró-Reitores. Tem experiência na área de Filosofia e Sociologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Meio Ambiente, Risco, Industrialização, Exposição Ocupacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Alcione Sganderla Figueiredo
Nome em citações bibliográficas
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla;FIGUEIREDO, JOÃO ALCIONE SGANDERLA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Feevale, Universidade Feevale.
RS 239, 2755
Vila Nova
93352000 - Novo Hamburgo, RS - Brasil
Telefone: (51) 5868800
URL da Homepage: http://www.feevale.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Estructura Social Cultura Trabajo y Organizaciones.
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
Título: Indiferencia o Necesidades Insatisfechas?La Cuestión del Riesgo Tecnológico en Vale do Rio do Sinos, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Enrique Laraña Rodrigues Cabello e Cleber Cristiano Prodanov.
2003 - 2004
Mestrado profissionalizante em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Políticas Públicas às Cooperativas de Trabalho no Vale do Rio dos Sinos, Ano de Obtenção: .
Orientador: Áurea Petersen.
1997 - 1999
Graduação em Filosofia.
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFISIC, Brasil.
Título: Alienação do Homem - Karl Marx.
Orientador: Rudinei Müller.




Formação Complementar


2002 - 2002
Formação Pedagígica Para Professores Novos. (Carga horária: 9h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2002 - 2002
Formação Pedagígica Para Professores Novos. (Carga horária: 9h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Desafios Filosóficos Para o Novo Milênio. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFISIC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Nova Cultura e Comunicação. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFISIC, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Existencialismo Uma Revisão do Nosso Século. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, FAFISIC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Parecerista de projetos institucionais de pesquisa, 13 de junho de 2012.

Atividades

03/2011 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e INovação.

Cargo ou função
Vice-reitor ou Pró-reitor.
02/2011 - Atual
Ensino, Qualidade Ambiental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e ambiente
02/2011 - Atual
Ensino, Qualidade Ambiental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários avançados de pesquisa
12/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Feevale, .

2010 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Realidade Brasileira
Sociologia
Estudos sócio-históricos da Educação II
Filosofia
Metodologia de Pesquisa Científica


Linhas de pesquisa


1.
Pós Graduação Lato sensu de Filosofia e Sociologia
2.
Ambiente e Sociedade


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
EFETIVIDADE E PERCEPÇÃO DO RISCO OCUPACIONAL NA INDÚSTRIA CURTIDORA

Descrição: A saúde humana pode ser prejudicada por alterações nas condições sociais e ocupacionais em consequência da produção industrial, manifestando-se através de eventos imediatos ou de longo prazo, de acordo com o tempo de exposição e da concentração dos poluentes. Referindo-se a indústria curtidora, diversos estudos apontam para os efeitos e danos à saúde pela exposição ocupacional a metais pesados desse setor industrial. Assim, o objetivo desta pesquisa será avaliar o perfil e a percepção dos riscos à saúde humana em trabalhadores expostos ocupacionalmente aos metais pesados, assim como avaliar possíveis biomarcadores de dano lipídico e protéico frente à exposição ocupacional avaliando seu potencial citotóxico e genotóxico. A população estudada será de trabalhadores das indústrias curtidoras da região do Vale do Rio dos Sinos. As relações entre saúde e aspectos sociológicos, em específico da percepção do risco, serão avaliados através da coleta de amostras de sangue e das técnicas de pesquisa - análises documentais, visitas técnicas, observação informal não dirigida e questionário misto - escolhidas para a investigação com o propósito de relatar, avaliar e elucidar a incidência e os agravos à saúde humana em consequência da exposição ocupacional e para descrever algumas características epidemiológicas, com vistas a um mapeamento do perfil socioeconômico, dos hábitos, dos insumos químicos, das doenças ocupacionais e das percepções dos sujeitos quanto aos agravos à saúde ou às morbidades que possam apresentar aguda ou cronicamente. Desta forma a toxicidade de alguns metais pesados pode dever-se, ao menos em parte, pela formação de espécies reativas ao oxigênio e à alteração do metabolismo celular, e estes podem ser usados como biomarcadores da toxicidade dos metais pesados em indivíduos expostos, associando-se estes achados bioquímicos com sua percepção dos riscos e danos causados à saúde presentes nos processos produtivos das indústrias curtidoras estudadas. Este projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: João Alcione Sganderla Figueiredo - Coordenador / Luiz Antonio G. Maroneze - Integrante / Luciane Rosa Feksa - Integrante.
2013 - Atual
ETNOGRAFIA VISUAL DOS CURTUMES DO VALE DO RIO DOS SINOS/RS: MEMÓRIA DO TRABALHO E MEMÓRIA AMBIENTAL

Descrição: Sob a perspectiva de uma antropologia urbana, o projeto centra-se na realização de uma etnografia visual da memória do trabalho e da memória ambiental dos trabalhadores dos curtumes do Vale do Rio dos Sinos, justapondo-se às imagens da vida material da (s) cidade (s) as imagens que narram a experiência temporal dos seus habitantes. Assim, ganham vulto na pesquisa as narrativas biográficas, as trajetórias sociais, os itinerários urbanos, as crises e rupturas dos narradores do mundo do trabalho dos curtumes. Do ponto de vista teórico-metodológico foca-se na etnografia da duração, utilizando-se de técnicas e procedimentos de pesquisa que vão ao encontro da produção de narrativas audiovisuais. Espera-se, desse modo, que o produto final da pesquisa - nas suas formas textuais e visuais - contribua para a reflexão acerca da transformação das paisagens urbanas a partir da experiência do trabalho, bem como para o planejamento de ações de políticas públicas que busquem ampliar os processos de democratização da cidade, de inclusão social e de preservação ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: João Alcione Sganderla Figueiredo - Coordenador / Margarete Fagundes Nunes - Integrante / Ana Luiza Carvalho da Rocha - Integrante.
2010 - 2012
PAGAMENTOS POR SERVIÇOS AMBIENTAIS DE COMUNIDADES RIBEIRINHAS, INDÚSTRIAS E AGRICULTURA PARA A PROTEÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS

Descrição: O presente projeto busca aproximar o paradigma da teoria sistêmica (Luhmann) e da sociedade de risco global (Beck) com mecanismos de gestão de bacias hidrográficas para diagnosticar as dificuldades comunicativas existentes entre os sistemas sociais da política, da economia e do direito ambiental. O ponto de partida da investigação, reside na complexidade e contingência das diversas variantes encontradas na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos considerada uma das bacias mais degradadas do Brasil. Os diversos atores sociais envolvidos na problemática têm papéis importantes para desempenhar nesse contexto de risco. Desta forma, os Princípios Estruturantes do Estado Constitucional Ambiental, constituem referenciais interessantes no sentido de que possibilitam encaminhar a Função Promocional do Direito com a aplicação concreta dos princípios do desenvolvimento sustentável, precaução e protetor-recebedor. Pretende-se na continuidade do projeto indicar metodologias para a construção de alternativas jurídicas viáveis para a redução dos níveis de poluição ambiental gerados pelas indústrias, comunidades ribeirinhas, poder público e agricultura, tendo presente a idéia de desenvolvimento adaptado e o Pagamento Por Serviços Ambientais.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: João Alcione Sganderla Figueiredo - Coordenador / Haide Maria Hupffer - Integrante / TUNDISI, José Galizia - Integrante / WEYERMULLER, André Rafael - Integrante.
2010 - Atual
Políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento industrial e aos riscos do meio ambiente no Vale do Rio do Sinos.

Descrição: Esta pesquisa pretende avaliar os riscos ambientais a partir do progresso industrial do Vale do Rio do Sinos (VS) na última década (1998-2008). Compreendendo que este progresso está intimamente relacionado às Administrações Públicas locais, analisar-se-á a percepção do risco ao meio ambiente e as práticas de políticas públicas adotadas nesta década. Para medir os impactos da industrialização ao meio ambiente far-se-á uso das atribuições da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) que identifica o potencial poluidor (alto, médio, baixo) das indústrias no Rio Grande do Sul, baseado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) será a fonte de informação para verificar o número de empreendimentos fixados na região de estudo (VS). Como hipóteses pode-se dizer que há uma tendência à concentração de atividades potencialmente danosas no VS; ou que essa região ruma a um progresso responsável, de compatibilidade de crescimento econômico com preservação ambiental. Em um segundo momento, a partir de entrevistas abertas com representantes da Administração Pública, desta década, e com uma minuciosa análise documental, analisar-se-á a percepção dos riscos, e, das práticas, atitudes e projetos desenvolvidos na gestão do desenvolvimento industrial relacionado ao meio ambiente. Essa problemática é importante e oportuna para apontar como este COREDE (VS) encaminhou suas atividades indústrias nos últimos anos e apontar os possíveis riscos ao meio ambiente; consequentemente este projeto pode tornar mais clara as decisões públicas relacionadas à compatibilidade do crescimento econômico e ambiental e orientar para uma possível (re)formulação de políticas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: João Alcione Sganderla Figueiredo - Coordenador.
2009 - 2010
Relação entre os riscos do meio ambiente e a realidade socioeconômica da Bacia do Rio do Sinos

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: João Alcione Sganderla Figueiredo - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
O estado da educação ambiental na região do Vale do Rio do Sinos (RS-Brasil): possibilidades e desafios para a proteção, o uso e o cuidado com os recursos hidrícos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: João Alcione Sganderla Figueiredo - Integrante / Marilia Andrade Torales - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2010
Jovem Empreendedor:Gestor Aprendiz

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: João Alcione Sganderla Figueiredo - Coordenador.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Idéias - Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Prêmio Construtor da Paz, Assembléia Legislativa do RS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla;FIGUEIREDO, JOÃO ALCIONE SGANDERLA2014FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; LENZ, C. A. ; NUNES, M. F. . APROXIMACIÓN DE LAS TEORÍAS DEL RIESGO EN UN ESTUDIO DE CASO EN EL SUR DE BRASIL. Ambiente & Sociedade (Online), v. 17, p. versão On-line, 2014.

2.
FIGUEIREDO, JOÃO ALCIONE SGANDERLA2014FIGUEIREDO, JOÃO ALCIONE SGANDERLA ; FAGUNDES, MARGARETE NUNES ; KUHN JUNIOR, NORBERTO . RELAÇÕES DE TRABALHO, DESENVOLVIMENTO E RISCO AMBIENTAL NO VALE DO RIO DOS SINOS - BRASIL. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 11, p. 383-404, 2014.

3.
RAMBOW, Camila2014RAMBOW, Camila ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; PANICHI, V. B. S. . Risco: a percepção da comunidade ribeirinha do Rio dos Sinos em relação ao uso de defensivos agrícolas. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 18, p. 600-650, 2014.

4.
LENZ, C. A.2013LENZ, C. A. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; ARDENGHI, patrícia Grolli . MODELO OPERÁRIO ITALIANO PARA AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS RISCOS À SAÚDE HUMANA. Revista Conhecimento Online, v. 2, p. Artigo 10, 2013.

5.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla;FIGUEIREDO, JOÃO ALCIONE SGANDERLA2012 FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; HUPFFER, H. M. ; WEYERMULLER, A. R. . La compatibilidad entre desarrollo económico y preservación del medio amviente: el caso de las industrias curtidoras en el 'Vale do Rio dos Sinos - Sur de Brasil'.. Estudios Sociológicos, v. 2012, p. ., 2012.

6.
GODECKE, M. V.2012GODECKE, M. V. ; NAIME, R. H. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . O consumismo e a geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 8, p. 1700, 2012.

7.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla;FIGUEIREDO, JOÃO ALCIONE SGANDERLA2010 FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; PRODANOV ; Daudt . Impacts of the globalized economy on the environment: the tanning industry in the Vale do Rio dos Sinos . Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 70, p. 1231-1243, 2010.

8.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla;FIGUEIREDO, JOÃO ALCIONE SGANDERLA2010FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; DRUMM, E. ; RODRIGUES, M. A. S. ; SPILKI . The Rio do Sinos Watershed: an economic and social space and its interface with environmental status.. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 70, p. 1131-1136, 2010.

9.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla;FIGUEIREDO, JOÃO ALCIONE SGANDERLA2010 FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; SANTOS ; SPILKI . LA GESTIÓN PÚBLICA Y LOS RIESGOS MEDIOAMBIENTALES PROVENIENTES DE LA INDUSTRIALIZACIÓN EN EL VALE DO RIO DOS SINOS BRASIL. Biblio 3w (Barcelona), v. XV, p. 01-37, 2010.

10.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla;FIGUEIREDO, JOÃO ALCIONE SGANDERLA2010 FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; PRODANOV ; PEDDE, V. . La crisis conceptual del Desarrollo Sostenible .. Espacios (Caracas), v. 31, p. 4-32, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HUPFFER, H. M. (Org.) ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla (Org.) ; TUNDISI, José Galizia (Org.) . Pagamento por serviços ambientais. 1. ed. Porto Alegre: Entre Meios, 2013. 220p .

Capítulos de livros publicados
1.
WEYERMULLER, A. R. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . A tutela de Recursos hídricos no Brasil. In: Haide Maria Hupffer, João Alcione Sganderla Figueiredo, José Galizia Tundisi. (Org.). Pagamento por serviços ambientais. 1ed.Porto Alegre: Entre Meios, 2013, v. , p. 9-34.

2.
HUPFFER, H. M. ; VERDI, R. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . A fundamentalidade do direito à água e a dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana. In: Haide Maria Hupffer, João Alcione Sganderla Figueiredo, José Galizia Tundisi. (Org.). Pagamento por serviços Ambientais. 1ed.Porto Alegre: Entre Meios, 2013, v. , p. 39-66.

3.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; WEYERMULLER, A. R. . Economia e meio ambiente: realidade e possibilidades integrativas. In: Haidê Maria Huppfer; André Rafael Weyermüller. (Org.). ICMS ECOLÓGICO: INSTRUMENTO DE ESTÍMULO À CONSERVAÇÃO E À PROTEÇÃO AMBIENTAL. 1ed.Porto Alegre: Entremeios, 2013, v. , p. 13-39.

4.
PEDDE, V. ; MEIRELLES, M. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . A água enquanto um patrimônio tangível da humanidade e como objeto de políticas públicas: algumas contribuições das ciências sociais para o debate. In: Mauro Meirelles; Leandro Raizer; Luiza Helena Pereira; José Rogério Lopes. (Org.). Ensino de Sociologia. 1ed.Porto Alegre: Evangraf/ LAVIECS, 2013, v. , p. 171-194.

5.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Responsabilidade Social no Cooperativismo. In: Margarete Panerai Araujo; Ramon Fernando da Cunha. (Org.). Responsabilidade social como ferramenta de política social e empresarial. Novo Hamburgo: Feevale, 2004, v. , p. -.

6.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Karl Marx e a Teoria da Alienação. In: Norberto Kuhn Júnior. (Org.). Reflexões Sociológicas - O Avesso da Ordem e da Desordem. 1ºed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2003, v. 1, p. 55-68.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; NAIME, R. H. ; GODECKE, M. V. . O consumismo e a geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil. EcoDebate, 05 fev. 2013.

2.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Rio de Janeiro: Um reflexo da democratiaçao da Corrupçao. Expansao, Novo Hamburgo, 05 jan. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KONZEN, G. B. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; QUEVEDO, D. M. . HISTÓRICO DOS PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA UM ESTUDO DO RIO DOS SINOS/RS. In: Inovamundi - Seminário de Pós-graduação, 2012, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE). Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2012. v. 5.

2.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; RAMBOW, Camila ; PANICHI, Valesca Beatriz Streppel . Percepção de risco da comunidade ribeirinha do vale do Rio dos Sinos em relação a utilização de venenos/agrotóxicos nas lavouras e a sua saúde. In: Feira de Iniciação Científica, 2011, Novo Hamburgo. Pesquisa, tecnologia e inovação- Feira de Iniciação científica. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2011.

3.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; LENZ, cátia Aguiar . LOS RIESGOS DE LA INDUSTRIA CURTIDORA AL MEDIO AMBIENTE EN VALE DO RIO DO SINOS BRASIL.. In: X Congreso Español de Sociologia, 2010, Pamplona. LOS RIESGOS DE LA INDUSTRIA CURTIDORA AL MEDIO AMBIENTE EN VALE DO RIO DO SINOS BRASIL., 2010.

4.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; DAROIT . O Modelo de Desenvolvimento e o Meio Ambiente: a Indústria Curtidora do Vale do Rio dos Sinos. In: EnANPAD, 2010, Rio de Janeiro. O Modelo de Desenvolvimento e o Meio Ambiente: a Indústria Curtidora do Vale do Rio dos Sinos, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LENZ, cátia Aguiar ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . MODELO OPERÁRIO ITALIANO PARA AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS RISCOS À SAÚDE HUMANA. In: INOVAMUNDI - Seminário de Pós-Graduação, 2012, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE). Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2012. v. 5.

2.
TREIN, F. A. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . O PAPEL DA ÉTICA NAS DEFINIÇÕES TÉCNICAS: UMA DISCUSSÃO ENTRE LAMINADOS SINTÉTICOA À BASE DE PVC (POLICLORETO DE VINILA) E PU (POLIURETANO). In: INOVAMUNDI - Seminário de Pós-Graduação, 2012, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE). Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2012. v. 5.

3.
ROBINSON, L. C. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . A ELITIZAÇÃO DOS CALÇADOS PRODUZIDOS COM MATERIAIS ECOLÓGICOS. In: INOVAMUNDI - Seminário de Pós-Graduação, 2012, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE). Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2012. v. 5.

4.
SILVA, J. A. O. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . PROCESSO DE OCUPAÇÃO HUMANA EM ÁREAS DE RISCO AMBIENTAL. In: INOVAMUNDI - Seminário de Pós-Graduação, 2012, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE). Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2012. v. 5.

5.
ERMEL, U. T. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . IDENTIFICANDO A INOVAÇÃO AMBIENTAL NAS INDÚSTRIAS DO SETOR QUIMICO DA REGIAO DO VALE DO SINOS - RS. In: INOVAMUNDI - Seminário de Pós-Graduação, 2012, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE). Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2012. v. 5.

6.
KONZEN, G. B. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; QUEVEDO, D. M. . PERSPECTIVAS DA CONJUNTURA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA E O INDICE DA QUALIDADE DA ÁGUA (IQA) DO RIO DOS SINOS, RS UMA ANÁLISE COMPARATIVA.. In: INOVAMUNDI - Seminário de Pós-Graduação, 2011, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação (Centro Universitário FEEVALE). Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2011. v. 4.

7.
RAMBOW, Camila ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; LENZ, cátia Aguiar ; PANICHI, Valesca Beatriz Streppel . Cultura e risco ambiental do Vale do Rio dos Sinos. In: Simpósio de Desenvolvimento e Sustentabilidade, 2010, .Taquara.. I Simpósio de Desenvolvimento e Sustentabilidade, 2010.

8.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; Torales, Marilia Andrade . La Percepción del Riesgo medioambiental en la Industria Curtidora.. In: VI Congresso Ibero Americano de Educación Ambiental, 2009, San Clemente del Tuyú. VI CONGRESO IBEA -CD DE RESÚMENES DE PARTICIPANTES. Buenos Aires: Ministério do Meio Ambiente/Argentina, 2009. v. 1.

9.
Torales, Marilia Andrade ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; THIELE, P.R. ; LIMA, G.M. . O estado da arte da educação ambiental na região do Vale do Rio dos Sinos (RS-Brasil): possibilidades e desafios para a proteção de recursos hidricos.. In: VI CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN AMBIENTAL, 2009, SAN CLEMENTE DEL TUYU. VI CONGRESO IBEA -CD DE RESÚMENES DE PARTICIPANTES. Buenos Aires: Ministério do Meio Ambiente-Argentina, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KUNST, C. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Percepção dos riscos ambientais e políticas públicas. In: INOVAMUNDI - Feira de Iniciação Científica, 2012, Novo Hamburgo. INOVAMUNDI - Feira de Iniciação Científica. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2012. v. 4.

2.
VOLTZ, M. N. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Desenvolvimento industrial e os riscos do meio ambiente no Vale do Rio dos Sinos. In: INOVAMUNDI - Feira de Iniciação Científica, 2012, Novo Hamburgo. INOVAMUNDI - Feira de Iniciação Científica. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2012. v. 4.

3.
RAMBOW, Camila ; PANICHI, Valesca Beatriz Streppel ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Base de dados para uma análise percepção dos riscos ambientais da comunidade dos ribeirinhos do Rio dos Sinos. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2011, São Leopoldo. Mostra Unisinos de Iniciação Científica 2011. São Leopoldo: casa leiria, 2011. v. 3.

4.
PANICHI, Valesca Beatriz Streppel ; RAMBOW, Camila ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Percepção ambiental de habitantes da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos sobre a conservação da mata ciliar. In: Mostra Unisinos de Iniciação Científica, 2011, São Leopoldo. Mostra Unisinos de Iniciação Cinetífica 2011. São Leopoldo: Casa Leiria, 2011. v. 3.

5.
RAMBOW, Camila ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Relação entre os riscos do meio ambiente e a realidade socioeconômica da Bacia do Rio do Sinos. In: XI Salão de iniciação científica PUCRS, 2010, Porto Alegre. XI Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; TUNDISI, José Galizia ; PEDDE, V. ; LENZ, C. A. . The environmental risk as a culture in the Sinos Valley, Brazil.. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), 2014.

2.
KONZEN, G. B. ; QUEVEDO, D. M. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . HISTORY OF WATER QUALITY PARAMETERS A STUDY ON THE SINOS RIVER/BRAZIL. Brazilian Journal of Biology (Impresso), 2013.

3.
PEDDE, V. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; NUNES, M. F. ; PRODANOV . Environment and Society: the Sinos River Basin and public policies. Brazilian Journal of Biology (Impresso), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; Naime, Roberto ; Marcos . O consumismo e a geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RAMBOW, Camila ; PANICHI, Valesca Beatriz Streppel ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Base de dados para uma análise percepção dos riscos ambientais da comunidade dos ribeirinhos do Rio dos Sinos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PANICHI, Valesca Beatriz Streppel ; RAMBOW, Camila ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Percepção ambiental de habitantes da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos sobre a conservação da mata ciliar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; RAMBOW, Camila ; PANICHI, Valesca Beatriz Streppel . Percepção de risco da comunidade ribeirinha do vale do rio dos sinos em relação a utilização de venenos/agrotóxicos nas lavouras e a sua saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
RAMBOW, Camila ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Relaçao entre os riscos do meio ambiente e a realidade socioeconômica da Bacia do Rio do Sinos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LENZ, cátia Aguiar ; ARDENGHI, patrícia Grolli ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Exposiçao Ocupacional e o impacto à saúde humana nas Indústrias Curtidoras de um Município do Vale do Rio do Sinos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; Torales, Marilia Andrade ; LENZ, cátia Aguiar . INDIFERENCIA O NECESIDADES INSATISFECHAS? LA CUESTIÓN DEL RIESGO TECNOLÓGICO EN VALE DO RIO DO SINOS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Torales, Marilia Andrade ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; LIMA, G.M. ; THIELE, P.R. . O estado da arte da educação ambiental na região do Vale do Rio dos Sinos (RS-Brasil):possibilidades e desafios para a proteção de recursos hidricos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LENZ, cátia Aguiar ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; ARDENGHI, patrícia Grolli ; ORDAKOWSKI, Suliany Marcelino . O impacto Ambiental e a Percepçao do Risco a Saúde Humana Causada pela Exposiçao Ocupacional nas Indústrias Curtidoras de um Municipio do Vale do Rio dos Sinos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Prática Assistencialista e Construçao de Cidadania. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . III Forum Mundial de Educação - A educação para um outro mundo possível. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Inclusao Social: educando pela Paz. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Especializaçao em Filosofia e Sociologia: Ensino e Questoes Conteporâneas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; Menke, Cassiano. . Cotas Raciais na Universidade. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
KONZEN, G. B. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; DRUMM, E. . Linhas de Pesquisa - Research Lines - Líneas de Investigación. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Catálogo Institucional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; FAVERO, E.; WEYERMULLER, A. R.. Participação em banca de Jana Alexandra Oliveira da Silva. Percepção do risco ambiental em áreas de ocupação em Novo Hamburgo, RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale.

2.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; QUEVEDO, D. M.; WEYERMULLER, A. R.. Participação em banca de Jana Alexandra Oliveira da Silva. Percepção do risco ambiental em áreas de ocupação em Novo Hamburgo. 2013. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale.

3.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; Doriana Daroit; NAIME, R. H.. Participação em banca de Uélinton Telmo Ermel. Análise do impacto ambiental no setor químico da região do Vale dos Sinos, RS - Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale.

4.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; Naime, Roberto. Participação em banca de José Miguel Etchalus. Subsidios para o gerenciamento de resíduos sólidos em canteiros de obras - estudo de caso em Pato Branco - PR". 2010. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale.

Qualificações de Doutorado
1.
ANJOS, F. S.; CALDAS, N. V.; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Cíntia Gonçalves de Oliveira. A ESCASSEZ DE ÁGUA NO VALE DO RIO DOS SINOS SOB A PERCEPÇÃO DOS ORIZICULTORES, INSTITUIÇÕES REPRESENTATIVAS, PODER PÚBLICO E SEU CONFLITO DE INTERESSE. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Patrícia De Alarcon Azevedo.Proposta De Implementação De Um Plano De Contas Para Uma Empresa Do Terceiro Setor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

2.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Rita Viviane Bazi.As Percepções Dos Alunos E Egressos Do Curso De Ciências Contábeis Em Relação Aos Conteúdos Programáticos E Ao Mercado De Trabalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

3.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Germano Lahude Salim.Gestão De Empresas Familiares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

4.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Juliano Bondan.Não informado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

5.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; HENDGES, R. A. R.. Participação em banca de Amanda Braun.Custeio baseado em atividades: Caso da empresa de embalagens ABX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

6.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; Marcelo Paveck Ayub. Participação em banca de Everton Pinheiro.Evolução das receitas com licenciamento de marca do Sport Club Internacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

7.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; FROEHLICH, Cristiane. Participação em banca de Jardel Luis Utzig.Sucesão Familiar: Orientações para a empresa Nutrifrango Alimentos Ltda na condução do processo sucessório.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

8.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; BITARELLO, J.; Gomes, Maria da Graça. Participação em banca de Alessandro Martins dos Santos.Administração publica e gestão social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

9.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Graziela Aparecida Staud.Processo de Negociação entre Brasileiros e Mexicanos Verificação do Estudo de Hofstede. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

10.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Fabricio Schmitz.Auditoria do Balanço Social Modelo IBASE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

11.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Gabriel da Silva Martins.Planejamento Tributário: formas de processos de industrialização efetuadas por empresa optante pelo simples nacional e seu reflexo no imposto a pagar e lucratividade.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

12.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Vera Lúcia Würzius.Tributaçao Incidente sobre receitas com Royalties no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

13.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Camila Marilice Beckmann.A relação entre moda e fetiche na indumentária de moda contemporânea.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Feevale.

14.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; BAUER, M. M.; ALTENHOFEN, M. S.. Participação em banca de Fabiana Venter Farias.A conversão e consolidação do balanço patrimonial e da demonstração do resultado de uma coligada fora do país para a moeda de apresentação no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

15.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; MENEGAT, L.; PETRY, C.. Participação em banca de Gabriela Lorenz.O impacto da aplicação do fator previdenciário aos benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

16.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; BAUER, M. M.; HENDGES, R.. Participação em banca de Mônica Salete Arnhold.Estudo de viabilidade econômica e financeira para a implantação de uma cafeteria na cidade de Rolante/RS.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

17.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; SILVA, L. F.; KUPSSINSKU, E. L.. Participação em banca de Alexsandro Schnack de Moura.Investimento estrangeiro direto e seus impactos no crescimento econômico na cidade de Gravataí após a instalação da unidade fabril da General Motors. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

18.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; TREIN, F. A.; HOFF, G. G.. Participação em banca de Guilherme Arruda Berwig.Proposta de implantação de um sistema de gestão da qualidade nas lojas Madalena. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

19.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; COLETTI, L.; FREITAS, E. C.. Participação em banca de Maikel Guilherme Hoffmann.Planejamento sucessório e suas influências. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

20.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla; RUSSO, D. R.; GHENO, R.. Participação em banca de Tatiana Philipi da Silva.Liderança e motivação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

21.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Juliane Dentee de Oliveira.Não informado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

22.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Daiana Scholl.Não informado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

23.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Diego Loechner.Não informado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

24.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Neusa Ramos da Silva.Não informado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Feevale.

25.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Debora Cristina Bauer.Gestao em Empresa Familiar: Profissionalizaçao e Sucessao. Um Estudo de Caso na Empresa Alfredo Maus & Cia Ltda.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

26.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Gustavo Correa Schenkel.Internacionalização de uma Indústria Calçadista: O caso Pacific Shoes.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

27.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Rosie Helena Sander.Estudo de caso no SENAC Novo Hamburgo Utilização do BSC como Ferramenta Estratégica para Análise e Gestão de Indicadores.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

28.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Viviana Aparecida Marques.Como Implantar um Sistema de Custos num Escritório de Advocacia por Área de Atuação e a Rentabilidade de cada Área. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

29.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Noeli de Fátima da Rocha."Proposta de um modelo de implementação do balanced scorecard pela contabilidade gerencial em uma pequena empresa de serviço contábil". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

30.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Guilherme da Silveira Steimetz."A importância da controladoria em uma entidade sem fins lucrativos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

31.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Ismael Darci Kaiser."A gestão contemporânea nas organizações: a inserção do profissional contador como gestor de empresa.". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

32.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Jair Antonio Balbinot.Análise dos custos orçados e custos efetivos para a formação de unidades imobiliárias.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

33.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de ALESSANDRA DE SOUZA AUMONDI.Análise Fundamentalista da Composição Consolidada das Carteiras dos Fundos e Clubes da Corretora de Valores Geração Futuro.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

34.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de GUSTAVO GILBERTO KLEEMANN.A Motivação e a Qualidade de Vida no Trabalho.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

35.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de GUSTAVO HENNEMANN PINTO.Viabilidade Econômica e Financeira para a Implantação de uma Pousada na Praia da Itabeva - Torres/RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

36.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de ALEXANDRE BIRCK.Fatores analisados na compra e venda de veículos usados que influenciam no preço de venda.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

37.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de DALVA DINORA FLORES BORGES FR.Estudo de caso sobre gerenciamento de facilidades em uma Instituição de Ensino Superior. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

38.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de FABIANA BERNARDI DOS REIS.Plano de negócios: estudo de viabilidade para abertura de uma empresa comercializadora e couros bovinos wet blue na vidade de Novo Hamburgo - RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

39.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de DANIELA FRUSCALSO MARQUES.Perfil de liderança da empresa ABC.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

40.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de DOUGLAS LEANDRO DIETER.Projeto de Investimento para Implantação de uma Empresa Produtora de Óleo e Farelo de Soja. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

41.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de MONICA SALETE ARNHOLD.Analise da Viabilidade de Mercado para abertura de uma empresa de consultoria em gestão empresarial na região do Vale dos Sinos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

42.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de MARCELO KOCH.As principais percepções do perfil do novo bancário frente à implementação da tecnologia e de canais alternativos de atendimento nos bancos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

43.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de MICHELE DAIANA MACHADO.Plano de negócios: um estudo de viabilidade para abertura de uma empresa de assessoria em comunicação e marketing na região do Vale do Sinos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

44.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de MARCELO LUIS LOPES NOLL.Estratégia de Gestão de Estoques. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

45.
DA SILVA, Luiza Bertine Alves; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Luiza Bertini Alves da Silva.Responsabilidade Social nas Organizaçoes Contábeis de Montenegro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

46.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Agnes Biesdorf.Programa de Custos Hospitalar Serviços de Lavanderia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

47.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de CARINA ANDREA BACKES.Análise do Perfil da Controladoria e o papel do controller em empresas do Vale do Rio dos Sinos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

48.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de MAURO LUIS IAPP VON MUHLEN.Lucro Real x Lucro presumido. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.

49.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Davi Vilar Rolin.Avaliação do teatro como forma de integração coletiva em ambiente escolar no município de Novo Hamburgo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicaçao Social) - Universidade Feevale.

50.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Helena Maria Steffen.Indicadores Gerenciais em um Sistema de Assistência à Saúde e suas Variáveis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale.

51.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Participação em banca de Jair Paulo wantz.hedge cambial - operações para cobertura de riscos com passivo em moeda estrangeira. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Feevale.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. 1ª mostra de trabalhos de educação ambiental. 2009. Universidade Feevale.

2.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Feira de Iniciaçao Cientifica. 2007. Universidade Feevale.

3.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Avaliador na Feira de Iniciação Científica. 2007. Universidade Feevale.

4.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Avaliador na Feira de Iniciação Científica. 2007. Universidade Feevale.

5.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla. Avaliador na Feira de Iniciação Científica. 2007. Universidade Feevale.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Externo de Iniciação Científica.Políticas Públicas Relacionadas ao Desenvolvimento Industrial e aos riscos do Meio Ambiente no Vale do Rio dos Sinos. 2014. (Seminário).

2.
III Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios. 2014. (Encontro).

3.
Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Região Sul.Políticas, Gestão e Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: o papel das agências de fomento. 2014. (Outra).

4.
17º Seminário Nacional da Indústria Calçadista - Práticas para a Inovação na indústria calçadista.A Universidade "Aberta": Oportunidades para as empresas. 2013. (Seminário).

5.
International Strategic Partnership Seminar 2013. 2013. (Seminário).

6.
VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO FEEVALE: INDISSOCIABILIDADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2013. (Seminário).

7.
SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO.Coordenador de Sessão Temática. 2013. (Seminário).

8.
I Fórum de Gestão e Inovação - COMUNG. 2013. (Outra).

9.
Seminário Internacional "Desafios na Interação Universidade-Empresa-Governo: Garantindo Parcerias de Sucesso para a Inovação". 2012. (Seminário).

10.
Mini-curso "Inovação e Tranferência de Tecnologia em Biotecnologia - Desafios Sucessos". 2012. (Seminário).

11.
Mini-curso "Contratos de Transferência de Tecnologia". 2012. (Seminário).

12.
VII Seminário Internacional Inovação, Universidade e Prestação de Serviços. 2012. (Seminário).

13.
Seminário de Pós-Graduação.A elitização dos calçados produzidos com materiais ecológicos. 2012. (Seminário).

14.
Seminário de Pós-Graduação.Identificando a inovação ambiental nas indústrias do setor químico da região do Vale dos Sinos-RS. 2012. (Seminário).

15.
SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO.Avaliador durante a etapa da análise classificatória. 2012. (Seminário).

16.
Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação(FOPROP) da região sul. 2012. (Encontro).

17.
Papo com Pesquisa. 2012. (Encontro).

18.
Encontro Regional do FOPROP Sul. 2012. (Encontro).

19.
Mostra de documentários: Água, da abundância à escassez..Mostra de documentários. 2012. (Outra).

20.
Fórum Nacional do CONSECTI e CONFAP. 2012. (Outra).

21.
MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS: Água, da Abundância à Escassez.Água, da Abundância à Escassez. 2012. (Outra).

22.
I Seminário Perspectivas da Pesquisa e Pós-Graduação: Relação sistêmica entre Universidade,Poder Público e Empresas. 2011. (Seminário).

23.
Seminário Inovação tecnológica como diferencial para a competitividade.Case: Rede de núcleos de inovação tecnológica do RS- NITRS. 2011. (Seminário).

24.
Formação de diretores da rede municipal de ensino em sustentabilidade.O gestor e a sensibilização comunitária frente ao desafio ambiental. 2011. (Seminário).

25.
Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa da regional Sul. 2011. (Encontro).

26.
XXVII Enprop. 2011. (Encontro).

27.
Reunião com os coordenadores dos programas de Pós-Graduação da Câmara II- Sociais e Humanidades. 2011. (Encontro).

28.
V Fórum Nacional de gestores de Inovação e Trensferências de Tecnologia- FORTEC. 2011. (Outra).

29.
mostra.percepção ambiental. 2011. (Outra).

30.
Mostra Unisinos de Iniciação Científica.Base de Dados para uma análise percepção dos riscos ambientais da comunidade dos ribeirnhos do Rio dos Sinos. 2011. (Outra).

31.
Mostra Unisinos de Iniciação Científica.Percepção ambiental de habitantes da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos sobre a conservação da mata ciliar. 2011. (Outra).

32.
Forum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa da Região sul- FOPROP. 2011. (Outra).

33.
Triple Helix IX International Conference. 2011. (Outra).

34.
Inovações nas práticas pedagógicas universitárias. 2011. (Outra).

35.
X Congreso Español de Sociologia. LOS RIESGOS DE LA INDUSTRIA CURTIDORA AL MEDIO AMBIENTE EN VALE DO RIO DO SINOS BRASIL.. 2010. (Congresso).

36.
V Seminário de Extensão Feevale - Desmistificando Indicadores.. 2010. (Seminário).

37.
XII Seminário Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: Significados e Tendências na Construção do Conhecimento.. 2010. (Seminário).

38.
I simpósio de desenvolvimento e sustentabilidade- VI Seminário de responsabilidade social.Cultura e Risco ambiental do Vale do Rio dos Sinos. 2010. (Seminário).

39.
IV Seminário de Inclusão Social e Acessibilidade. 2010. (Seminário).

40.
Seminário de Pós-Graduação 2010.Análise Prévia. 2010. (Seminário).

41.
Formação de professores para práticas em educação a distância. 2010. (Encontro).

42.
Formação pedagógica: O ENADE como instrumento de avaliação: interfaces com a formação acadêmica. 2010. (Outra).

43.
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: Concepções epistemológicas e suas consequências pedagógicas.. 2010. (Outra).

44.
VI Congresso Iberoamericano de Educacion Ambiental. VI Congresso Iberoamericano de Educación Ambiental. 2009. (Congresso).

45.
Formaçao Pedagógica: Desafios Atuais da Graduaçao: das Políticas a Formaçao. 2009. (Seminário).

46.
1º encontro de coletivos educadores da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.1ª mostra de trabalhos de educação ambiental. 2009. (Encontro).

47.
Repasse de metodologia telessala para o cursos aprender a aprender. 2009. (Outra).

48.
Jornadas de sociología Sociedad y tecnología. qué futuro nos espera?. 2008. (Congresso).

49.
Jornadas de Sociologia: Sociedad y Tecnologia: Que futuro nos espera?. 2008. (Congresso).

50.
Congresso 9ª TRANSPO-SUL - Feira e Congresso de Transporte e Logística. 2007. (Congresso).

51.
1º Encontro Ibérico de Educaçao Ambiental. 2007. (Seminário).

52.
10º Seminário Internacional de Educaçao: "Educaçao e Currículo: debates conteporâneos. 2007. (Seminário).

53.
Seminário de extensão.Prática assistencialista e construção de cidadania. 2007. (Seminário).

54.
Encontro de Formaçao Pedagógica: Avaliaçao Docente- Discente. 2007. (Encontro).

55.
1 Encontro Ibérico de Educação Ambiental. 2007. (Encontro).

56.
Feira de Iniciação Científica. 2007. (Outra).

57.
II Seminário Internacional de Estudos Interculturais: a Educação como via para uma prática intercultural.Migrações e Direitos Humanos. 2006. (Seminário).

58.
Universidade e Compromisso com o Desenvolvimento Regional. 2006. (Seminário).

59.
Palestra Universidade Inovadora. 2006. (Seminário).

60.
I Seminário de Extensão do ICSA. 2006. (Seminário).

61.
XXIV Break Publicitário: "Speed Branding or speed money". 2006. (Outra).

62.
Conferência Estadual de Economia Solidária POA.Comite regional de Economia Solidaria. 2006. (Outra).

63.
VIII Seminário Internacional de Educação - educação, cultura e trabalho: possibilidades e desafios da inclusão social. 2005. (Seminário).

64.
VIII Seminário Internacional de Educação. 2005. (Seminário).

65.
Desafios da Indissociabilidade Ensino, pesquisa e Extensão. 2005. (Outra).

66.
Palestra "Os sentidos da Avaliação Institucional e o ENADE neste contexto". 2005. (Outra).

67.
VII Seminário Internacional de Educação - Inclusão Social: educando pela paz.VII Seminário Internacional de Educação - Inclusão Social: educando pela paz. 2004. (Seminário).

68.
O Sistema Nacional de Avaliação na Educação Superior: concepções, possibilidades e responsabilidades. 2004. (Outra).

69.
III Edição do Fórum Mundial de Educação.Inclusão Social. 2004. (Outra).

70.
V Seminário Internacional de Educação - A Nova Cultura da Aprendizagem: Entre o Dizer e o Fazer.V Seminário Internacional de Educação - A Nova Cultura da Aprendizagem: Entre o Dizer e o Fazer. 2002. (Seminário).

71.
Curso de Formaçao Pedagógica para Professores Novos, ingressos no Centro Universitário Feevale. 2002. (Encontro).

72.
Curso de extensão universitária- Desafios filosóficos para o novo milênio. 1999. (Encontro).

73.
Semana filosófica sobre a nova cultura e comunicação. 1998. (Outra).

74.
Curso de extensão universitária- Existencialismo: uma revisão do nosso século. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . I Seminário Perspectivas da Pesquisa e Pós-Graduação:Relação sistêmica entre Universidade, Poder Público e Empresas. 2011. (Outro).

2.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla . Seminário- Inovação tecnológica como diferencial para a competitividade. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Uitã Dutra Stumpf. Políticas públicas relacionadas ao processo de desenvolvimento industrial e aos riscos ambientais no município de São Leopoldo. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Sabrina Amaral. Indicadores de Sustentabilidade no espaço escolar. Início: 2014. Tese (Doutorado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale. (Orientador).

2.
CINTIA GONÇALVES DE OLIVEIRA. A ESCASSEZ DE ÁGUA NO VALE DO RIO DOS SINOS SOB A PERCEPÇÃO DOS ORIZICULTORES, INSTITUIÇÕES REPRESENTATIVAS, PODER PÚBLICO E SEU CONFLITO DE INTERESSES. Início: 2014. Tese (Doutorado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Malcon Naor Voltz. Politicas públicas relacionadas ao desenvolvimento industrial e oas riscos do meio ambiente no vale do Rio dos Sinos. Início: 2013 - Universidade Feevale, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Caroline Kunst. Políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento industrial e aos riscos do meio ambiente no Vale do Rio do Sinos. Início: 2013 - Universidade Feevale, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
JANA ALEXANDRA OLIVEIRA DA SILVA. PERCEPÇÃO DO RISCO AMBIENTAL EM ÁREAS DE OCUPAÇÃO EM NOVO HAMBURGO, RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale, . Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

2.
Uelinton Telmo Ermel. Análise da inovação e seus impactos ambientais no setor químico da região do Vale dos Sinos, RS - Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale, . Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

3.
Graciane Berghahn Konzen. Elaboração de modelos matemáticos, para estimativa de cenários futuros O caso do Rio dos Sinos - RS. 2012. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale, . Co-Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

4.
Cátia Aguiar Lenz. EXPOSIÇAO OCUPACIONAL E O IMPACTO À SAÚDE HUMANA NAS INDÚSTRIAS CURTIDORAS DE UM MUNICÍPIO DO VALE DO RIO DOS SINOS.. 2011. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

5.
Joselaine Lino Genro. ASPECTOS AMBIENTAIS DE PROPRIEDADES RURAIS DEDICADAS À PRODUÇÃO DE LEITE. 2011. Dissertação (Mestrado em Qualidade Ambiental) - Universidade Feevale, . Co-Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIO SÉRGIO PERTUZATTI. CONSCIÊNCIA CORPORAL NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educaçao Fisíca) - Universidade Feevale. Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

2.
LEMOS, Flavio Pereira de. Plano de implantação de marketing interno.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Feevale. Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

3.
KIRSCH, Roberto Ricardo. Redes de Coopeção: REDEFORT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração Habilitação de Empresas) - Universidade Feevale. Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

4.
Davi Vilar Rolin. Avaliação do teatro como forma de integração coletiva em ambiente escolar no município de Novo Hamburgo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Universidade Feevale. Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

Iniciação científica
1.
Valesca Beatriz Streppel Panichi. Riscos,desenvolvimento industrial e políticas públicas frente ao meio ambiente na região do vale do Rio dos Sinos. 2011. Iniciação Científica - Universidade Feevale. Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

2.
Thiago Lima Moreira. Políticas Públicas relacionadas ao desenvolvimento industrial e aos riscos do meio ambiente no vale do Rio dos Sinos. 2011. Iniciação Científica - Universidade Feevale. Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

3.
Camila Rambow. Políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento industrial e aos riscos do meio ambiente no Vale do Rio dos Sinos. 2010. Iniciação Científica - Universidade Feevale. Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

4.
Valesca Beatriz Streppel Panichi. Políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento industrial e aos riscos do meio ambiente no Vale do Rio dos Sinos. 2010. Iniciação Científica - Universidade Feevale, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.

5.
William Gabriel Waclawovsky. Políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento industrial e aos riscos do meio ambiente no vale do Rio dos Sinos. 2010. Iniciação Científica - Universidade Feevale. Orientador: João Alcione Sganderla Figueiredo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LENZ, C. A.2013LENZ, C. A. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; ARDENGHI, patrícia Grolli . MODELO OPERÁRIO ITALIANO PARA AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS RISCOS À SAÚDE HUMANA. Revista Conhecimento Online, v. 2, p. Artigo 10, 2013.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; NAIME, R. H. ; GODECKE, M. V. . O consumismo e a geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil. EcoDebate, 05 fev. 2013.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
KONZEN, G. B. ; FIGUEIREDO, João Alcione Sganderla ; DRUMM, E. . Linhas de Pesquisa - Research Lines - Líneas de Investigación. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Catálogo Institucional).



Outras informações relevantes


- Coordenador do Grupo de Trabalho: "Prática Assistencialista e Construçao de Cidadania" no Seminário de Extensao - Centro Universitário Feevale - 2007.
- Mediador na Mesa Redonda: "Migraçoes e Direitos Humanos" no II Seminário Internacional de Estudos Interculturais: a educaçao como via para uma prática intercultural".
- Avaliador Salao de Extensao - Centro Universitário Feevale - 2007.
- Avaliador durante as etapas de análise classificatória e final da Feira de Iniciaçao Científica do Centro Universitário Feevale- 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2014 às 21:06:46