Jean Douglas Zeferino Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5937200399401659
  • Última atualização do currículo em 15/03/2018


Doutorando do Programa de Pós Graduação da FE Unicamp/LOED. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da UNESP Campus de Araraquara. Desenvolve pesquisa na área educacional com ênfase em reformas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, gerencialismo, responsabilização e avaliação em âmbito educacional. ATUALMENTE é Professor de Educação Básica Técnica e Tecnológica EBTT do IFSP Campus de Bragança Paulista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jean Douglas Zeferino Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, J. D. Z.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Bragança Paulista.
Av. Major Fernando Valle, 2013
São Miguel
13069099 - Bragança Paulista, SP - Brasil
Telefone: (11) 40358110


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Repercussões das políticas de responsabilização para o trabalho docente nas escolas paulistas,
Orientador: Maria Marcia Sigrist Malavasi.
Palavras-chave: gerencialismo; Trabalho docente; Reforma educacional; responsabilização.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação Escolar.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Implicações do Projeto São Paulo faz escola no trabalho de professores do ciclo I ensino fundamental,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Regina Guarnieri.
Palavras-chave: Projeto São Paulo faz escola; Reforma educacional; Trabalho docente; performatividade; gerencialismo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A formação dos professores e o entendimento do papel mediador da escola no processo de transformação social: do discurso a ação efetiva?..
Orientador: Prof. Dr. José Roberto Boettger Giardinetto.




Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica, Carga horária: 32


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor PUC/PARFOR Capes, Enquadramento Funcional: Professor Formador II, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: Pesquisa I (2º semestre 2012) Pesquisa I (2º semestre 2013) Teoria de Currículo (1º semestre 2012) Teoria de Currículo (1º semestre 2013) Teoria de Currículo (2º semestre 2013)

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa I
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa I
2/2013 - 7/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria de Currículo
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria de Currículo
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria de Currículo

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Rede Estadual de Ensino, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica I - Titular Cargo, Carga horária: 25


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
07/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
07/2017 - 12/2017
Extensão universitária , IFSP - Campus Bragança Paulista, .

Atividade de extensão realizada
Avaliação: da exclusão à emancipação.
06/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
02/2017 - 06/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
02/2017 - 06/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
02/2017 - 06/2017
Extensão universitária , IFSP - Campus Bragança Paulista, .

Atividade de extensão realizada
Avaliação: da exclusão à emancipação.
06/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação


Projetos de extensão


2017 - 2017
Avaliação educacional: da exclusão à emancipação
Descrição: O curso busca explorar os processos de avaliação em seus três níveis: em sala de aula, redes de ensino e avaliação institucional. Da mesma forma, explora as múltiplas potencialidade da categoria avaliação manifestando sua capacidade excludente como emancipatória.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: REFORMAS EDUCACIONAIS.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MALAVASI, M. M. S. ; Almeida, L. C. ; FERRAROTTO, L. ; TUSCHI, A. P. C. ; RODRIGUES, J. D. Z. . Participação como indicador de qualidade social: a visão das famílias sobre a escola. In: DE SORDI, M. R. L.; VARANI, A.; MENDES, G. S. C. V.. (Org.). Qualidade (s) da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. 1ed.Uberlândia: Navegando, 2017, v. 1, p. 293-308.

2.
RODRIGUES, J. D. Z.; MALAVAZI, M. M. S. . Elementos tayloristas na organização do trabalho de professores da rede estadual paulista. ELEMENTOS TAYLORISTAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2017, v. 1, p. 274-287.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, J. D. Z.; MENDES, G. S. C. V. ; VARANI, A. . Qualidade social da escola pública: princípios de uma avaliação contrarregúlatória. In: XVIII ENDIPE, 2016, CUIABÁ. Didática e prática de ensino no contexto política contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016.

2.
RODRIGUES, J. D. Z.; MALAVASI, M. M. S. . Elmentos tayloristas na organização do trabalho de professores da rede estadual paulista. In: V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia. Biblioteca ANPAE / Série Cadernos ANPAE, 2016. v. 41.

3.
RODRIGUES, J. D. Z.. A política de responsabilizaçãodocente como desdobramento da racionalidade econômica. In: Jornadas de Sociologia de la UNLP, 2014, La Plata. Jornadas de Sociologia de la UNLP, 2014. p. 1-14.

4.
RODRIGUES, J. D. Z.. Para além da seriação: a leitura em foco num projeto de reagrupamentono ciclo. In: 19º Congresso de Leitura do Brasil, 2014, Campinas. Revista Linha Mestra, 2014. v. VIII. p. 1-3417.

5.
RODRIGUES, J. D. Z.. A responsabilização docente na estratégia 2020 do Banco Mundial. In: VII Encontro Brasileiro Rede Estrado, 2013, Vitória. Trabalho docente e políticas de responsabilização, 2013. v. 1. p. 1-68.

6.
RODRIGUES, J. D. Z.. A nova lógica de gestão dos professores no Estado de São Paulo: quais as implicações para o trabalho docente?. In: XVI ENDIPE, 2012, CAMPINAS. Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara: Junqueira Marin, 2012. p. 1900-1911.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, J. D. Z.. Saber escolar, processo de humanização e a nova proposta curricular do Estado de São Paulo: considerações acerca de um currículo prático-utilitário. In: II Congresso Nacional das Licenciatura - Ciência, Ensino e Aprendizagem na Formação de Professores, 2009, São Paulo. II Congresso Nacional das Licenciatura, 2009. v. 1. p. 95-96.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, J. D. Z.. Avaliação externa em larga escala e suas repercussões na organização do trabalho pedagógico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RODRIGUES, J. D. Z.; MALAVASI, M. M. S. . Elementos tayloristas na organização do trabalho de professores da rede estadual paulista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RODRIGUES, J. D. Z.; MENDES, G. S. C. V. ; VARANI, A. . Qualidade Social da escola pública: princípios de uma avaliação contrarregulatória. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES, J. D. Z.. 10 anos da Pedagogia: o que temos a contar?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RODRIGUES, J. D. Z.. Leitura, programa de entrevistas, redes sociais e trabalho em grupo: práticas pedagógicas para além do estretamento curricular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CATTARI, A. F. ; RODRIGUES, J. D. Z. ; ABDO, G. R. C. . Trabalho em grupo: uma estratégia pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RODRIGUES, J. D. Z.. Potencialidades da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RODRIGUES, J. D. Z.; FERRAROTTO, L. . Análise de conteúdo: experiência e possibildades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RODRIGUES, J. D. Z.. Qualidade social e formação humana: ultrapassando os limites dos testes estandardizados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
RODRIGUES, J. D. Z.. Para além da seriação: a leitura em foco num projeto de reagrupamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RODRIGUES, J. D. Z.. Organização por ciclos em uma escola pública de Campinas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RODRIGUES, J. D. Z.. A política de responsabilização docente como desdobramento da racionalidade econômica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RODRIGUES, J. D. Z.. A responsabilização docente na estratégia 2020 do Banco Mundial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RODRIGUES, J. D. Z.. Reagrupamento: trabalhando o conteúdo do livro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RODRIGUES, J. D. Z.. Mesa redonda 'A escola como reprodução e o capital se utilizando disso'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
RODRIGUES, J. D. Z.. A nova lógica de gestão dos professores no estado de São Paulo: quais as implicações para o trabalho docente?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
RODRIGUES, J. D. Z.. A política de avaliação dos professores no estado de SP: sistematizando os mecanismos de controle sobre o trabalho docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
RODRIGUES, J. D. Z.. Reflexões sobre o processo de Avaliação de Desempenho do servidor público. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
RODRIGUES, J. D. Z.. Algumas implicações da prática de assembleias em classe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RODRIGUES, J. D. Z.. Reflexões sobre a prática de ensino nos anos iniciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
RODRIGUES, J. D. Z.. Saber escolar, processo de humanização e a nova proposta curricular do Estado de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
RODRIGUES, J. D. Z.. A formação dos professores e o entendimento do papel mediador da escola no processo de transformação social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
RODRIGUES, J. D. Z.. Algumas implicações do projeto "São Paulo faz escola" no trabalho de professores do Ciclo I do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
RODRIGUES, J. D. Z.. Algumas implicações do projeto "São Paulo faz escola" no trabalho docente de professores do ciclo I do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
RODRIGUES, J. D. Z.. O impacto das políticas de desempenho para o trabalho docente: quais suas conseqüências?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
RODRIGUES, J. D. Z.. O impacto das políticas performáticas para o trabalho docente: quais suas conseqüências?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, J. D. Z.. 10 anos de Pedagogia: o que temos a contar?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
RODRIGUES, J. D. Z.. Qualidade social e Formação Humana: ultrapassando os limites dos testes estandardizados. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
RODRIGUES, J. D. Z.. Análise de Conteúdo: experiências e possibilidades. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
RODRIGUES, J. D. Z.. Qualidade Social e Formação Humana: ultrapassando os limites dos testes estandadizados. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES, J. D. Z.. Participação em banca de ..Uso de softwares para uma complementação no ensino de matemática para o ensino básico: investigações acerca dos softwares calc superlogo 3.0 e compasso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Avaliação da Escola Pública sob o viés da qualidade social.Leitura, programa de entrevistas, redes sociais e trabalho em grupo: praticas pedagógicas para além do estreitamento curricular. 2016. (Seminário).

2.
Avaliação da Escola Pública Sob o Viés da Qualidade Social.Encontro de Egressos do LOED. 2016. (Seminário).

3.
V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Politica e Administração da Educação. ELEMENTOS TAYLORISTAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA. 2016. (Congresso).

4.
Workshop acolhimento, integração e cooperação. 2016. (Outra).

5.
XVIII Encontro Nacional de Diadática e Práticas de Ensino. 2016. (Encontro).

6.
A produção dos saberes no campo da avaliação institucional.Qualidade social e formação humana: ultrapassando os limites dos tests estandardizados. 2015. (Seminário).

7.
I Conferência Municipal de Educação de Campinas. 2015. (Outra).

8.
Pré-Conferência Municipal de Educação de Campinas.Pré-Conferência Municipal de Educação de Campinas. 2015. (Outra).

9.
Pré-Conferência Municipal de Educação de Campinas.Pré-Conferência Municipal de Educação de Campinas. 2015. (Outra).

10.
Pré-Conferência Municipal de Educação de Campinas.Pré-Conferência Municipal de Educação de Campinas. 2015. (Outra).

11.
Qualidade Social e Formação Humana na Escola Pública: Construindo Possibilidades. 2015. (Outra).

12.
Qualidade Social e Formação Humana na escola publica: construndo possibilidades. 2015. (Outra).

13.
A qualidade social da escola pública: o desafio da construção de uma avaliação de larga escala multidimensional. 2014. (Seminário).

14.
Ensino Médio: formatos e curículo num mapa educacional desigual. 2014. (Exposição).

15.
I Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Seminário).

16.
Qualidade social da escola pública: o desafio da construção de uma avaliação de de larga escala multidimensional. 2014. (Outra).

17.
VIII Jornadas de Sociologia de la UNLP.A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE COMO DESDOBRAMENTO DA RACIONALIDADE ECONÔMICA. 2014. (Outra).

18.
VII Encontro Brasileiro da Rede Estrado: trabalho docente e políticas de responsabilização.A responsabilização docente na estratégia 2020 do Banco Mundial. 2013. (Encontro).

19.
XIX Encontro Paulista dos estudantes de Pedagogia.A escola como reprodução e o capital se utilizando disso.. 2012. (Encontro).

20.
XVI ENDIPE. REFORMAS EDUCACIONAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE GESTÃO, VALORIZAÇÃO E REMUNERAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFESSORES. 2012. (Congresso).

21.
XVI ENDIPE. 2012. (Congresso).

22.
XVI SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS.A NOVA LÓGICA DE GESTÃO DOS PROFESSORES NO ESTADO DE SÃO PAULO: QUAIS A IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE?. 2012. (Oficina).

23.
III Ciclo de seminários de reflexão sobre prática pedagógicas.Assembleias de classe: estímulo ao debate e a argumentação. 2011. (Outra).

24.
III Seminário de Educação Brasileira - Plano Nacional da Educação: Questões desafiadoras e embates emblemáticos. 2011. (Seminário).

25.
III Seminário Internacional de Gestão Educacional -.A política de avaliação dos professores no estado de SP: sistematizando os mecanismos de controle sobre o trabalho docente. 2011. (Seminário).

26.
Reflexões sobre o processo de Avaliação de Desempenho do servidor público - PMC.Reflexões sobre o processo de Avaliação de Desempenho do servidor público - PMC. 2011. (Outra).

27.
Seminário Avaliação e Políticas Públicas Educacionais: Ensaios contra-regulatórios em debate. 2011. (Seminário).

28.
II Ciclo de Seminários de Reflexão Sobre Práticas Educativas das EMEFs DO NAED NORTE.Algumas implicações da prática de assembleias em classe. 2010. (Outra).

29.
II Seminário Curricular 2010 - Texto Geral. 2010. (Outra).

30.
Reflexões sobre a prática de ensino nos anos iniciais.Reflexões sobre a prática de ensino nos anos iniciais. 2010. (Outra).

31.
Simpósio Internacional Inteligência se Aprende. 2010. (Simpósio).

32.
Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação.Algumas implicações do projeto "São Paulo faz escola" no trabalho de professores do ciclo I do ensino fundamental. 2009. (Seminário).

33.
VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares.A formação dos professores e o entendimento do papel mediador da escola no processo de transformação social. 2009. (Outra).

34.
VII Congresso Internacional de Educação - "Educação no contexto de múltiplas linguagens". 2009. (Congresso).

35.
2ª Amostra de pesquisa em Educação - palestra com Profª Drª. Alda J. Marin. 2008. (Outra).

36.
2ª Amostra de Pesquisas em Educação - PET. 2008. (Outra).

37.
2ª Amostra de Pesquisas em Educação - PET.O impacto das políticas performáticas para o trabalho docente: quais suas conseqüências?. 2008. (Outra).

38.
I Encontro Regional de Pedagogia.O impacto das políticas de desempenho para o trablaho docente: quais suas conseqüências?. 2008. (Encontro).

39.
I Congresso Brasileiro de Educação: Políticas e Práticas Educativas para a infância. 2007. (Congresso).

40.
IX Jornada Multidisciplinar - Pensamento e Linguagem. 2007. (Outra).

41.
Mini curso Políticas Públicas para a educação infantil: O ensino fundamental de 9 anos e suas implicações na prática docente.. 2007. (Oficina).

42.
I Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.. 2005. (Encontro).

43.
Curso "Sexualidade infantil no contexto escolar".. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, J. D. Z.. Qualidade Social e Formação Humana na Escola Pública: Construindo Possibilidades. 2015. (Outro).

2.
RODRIGUES, J. D. Z.. A qualidade social da escola pública: o desafio de uma avaliação de larga escala multidimensional. 2014. (Outro).

3.
RODRIGUES, J. D. Z.. Avaliação e Políticas Públicas Educacionais: ensaios contra-regulatórios em debate. 2011. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, J. D. Z.. Potencialidades da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RODRIGUES, J. D. Z.. Qualidade social e Formação Humana: ultrapassando os limites dos testes estandardizados. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
RODRIGUES, J. D. Z.. Análise de Conteúdo: experiências e possibilidades. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
RODRIGUES, J. D. Z.. 10 anos de Pedagogia: o que temos a contar?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
RODRIGUES, J. D. Z.. Qualidade Social e Formação Humana: ultrapassando os limites dos testes estandadizados. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Coordeno o grupo de estudos - PROJETO CONHECENDO OS CICLOS: articulando os aspectos teóricos à prática docente - na unidade de ensino EMEF EDSON LUIS LIMA SOUTO (NAED NORTE), escola da rede municipal da cidade de Campinas. O Grupo de Estudos é composto por professores da própria escola e tem como finalidade estudar formas de organização da escola, com ênfase no estudo dos ciclos, ciclos de formação, assembleias, entre outros.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 3:39:58