Michelle Klaumann Pedrozo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3787395073034285
  • Última atualização do currículo em 24/10/2016


Michelle Klaumann Pedrozo é Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Educação. Possui experiência nas áreas de Psicopedagogia Clínica, Educação Profissional, Educação à Distância e Educação de Jovens e Adultos. Atua como psicopedagoga clínica, no "Espaço Mediação - Pedagogia e Psicopedagogia" - onde atende crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem. Ministra disciplinas no Ensino Superior. É colunista de Educação no Jornal "Folha de Campo Largo" e do blog "Maezíssima". Aborda, em suas publicações, questões sobre criação de filhos e práticas parentais, assim como educação, dificuldades de aprendizagem e desempenho escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Michelle Klaumann Pedrozo
Nome em citações bibliográficas
KLAUMANN, M.

Endereço


Endereço Profissional
Mediação - Espaço de Pedagogia e Psicopedagogia.
Rua Padre Germano Mayer - de 1415/1416 ao fim
Hugo Lange
80040170 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 81670
Telefone: (041) 30794419
URL da Homepage: www.psicopedagogiacuritiba.com.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A Trajetória Profissional de Professores com Deficiênia Atuantes na Rede de Ensino de Curitiba e Região Metropolitana,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Laura Ceretta Moreira.
Palavras-chave: deficiências; inclusão; professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 630h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: DETERMINANTES SÓCIO-HISTÓRICOS DA CONCEPÇÃO DE DEFICIENCIA: AVANÇOS E IMPASSES.
2003 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Metodologia do Ensino Superior.
Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba, ITECNE, Brasil.
2010 - 2010
Aperfeiçoamento em Gestão Pública. (Carga horária: 180h).
Instituto Municipal de Administração Pública, IMAP, Brasil.


Atuação Profissional



Espaço Mediação - Pedagogia e Psicopedagogia, ESPAÇO MEDIAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga Clínica, Carga horária: 40
Outras informações
Atende crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem em consultório. Realiza avaliações e intervenções psicopedagógicas. Orienta pais e famílias sobre práticas educativas parentais. Sugere planos de inclusão para escolas quando da criança com dificuldades de aprendizagem. Publica textos voltados às famílias e aos profissionais da educação sobre práticas educativas parentais, educação, dificuldades de aprendizagem e psicopedagogia.


Fundação de Ação Social, FAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40
Outras informações
? Planeja, programa e acompanha o Plano de Desenvolvimento de Competências da Fundação de Ação Social; ? Elabora projetos das ações de capacitações, em conjunto com os setores afins; ? Realiza contato com docentes / palestrantes para as ações de capacitações; ? Realiza a avaliação de reação e / ou aplicabilidade nas ações promovidas pela gerência; ? Elabora relatórios gerenciais das atividades relativas; ? Realiza monitoramento e avaliação do Plano de Desenvolvimento de Competências; ? Apóia na organização das conferências municipais, realizadas por determinação legal; ? Realiza estudos de inovação na área de desenvolvimento e treinamento e apresenta-os à coordenação; ? Auxilia na Implementação da Gestão do Conhecimento na FAS; ? Planeja, organiza, promove, divulga e acompanha o programa de bolsas de estudo para cursos de pós- graduação, a serem concedidas aos servidores da FAS; ? Oportuniza aos servidores da FAS participação em eventos externos de curta duração; ? Analisa, acompanha e dissemina estudos e pesquisas de alunos/pesquisadores e / ou servidores da FAS; ? Coordena projeto de educação à distância na FAS; ? Gerencia os projetos desenvolvidos em parceria com o IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública) e SMRH (Secretaria Municipal de Recursos Humanos); ? Realiza outras atividades correlatas.


Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, SEDS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga - Desenvolvimento Profissional, Carga horária: 40
Outras informações
Planeja, organiza e viabiliza, atividades de Capacitação e Desenvolvimento Profissional dos servidores da SEDS (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social).


Grupo Universitário Uninter, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso: Especialização em Pedagogia Empresarial Disciplina: Projetos Educativos em Ambiente Empresarial Carga horária da disciplina: 30 horas


INTERBRAS, INTERBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplina: Fundamentos Conceituais e Práticas Clínicas da Neuroeducação

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplina: Fundamentos Conceituais e Práticos da Neuroeducação

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplina: A identidade do Psicopedagogo, seu campo de atuação e questões relacionadas à intervenção psicopedagógica e aprendizagem do aluno


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista Projeto de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Aluna de Graduação Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Nome do Projeto: Concepções de deficiência/diferença de professores da UFPR e seus com alunos com necessidades educacionais especiais e as implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2005. Universidade Federal do Paraná. Coordenadora: Laura Ceretta Moreira.


Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu e executou projetos de educação para jovens e adultos. Docente - Alfabetização de Jovens e Adultos

Atividades

06/2005 - 07/2006
Estágios , SESC esquina, .

Estágio realizado
Educação de Adultos e Idosos.

Escola Nossa Senhora de Nazaré, ENSN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 10


Instituto Rede Paranaense de Comunicação, INSTITUTO RPC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolveu atividades pedagógicas relacionadas à elaboração do Boletim de Leitura Orientada - Suplemento Quinzenal com sugestões de atividades didáticas para uso do jornal em sala de aula - dirigido aos professores de Ensino Fundamental e Médio, participantes do projeto Ler e Pensar, utilizando como referências as notícias publicadas no jornal Gazeta do Povo.



Projetos de pesquisa


2004 - 2006
Concepções de deficiência/diferença de professores da UFPR e seus com alunos com necessidades educacionais especiais e as implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2005. Universidade Federal do Paraná.
Descrição: Analisa as concepções de diferença e deficiência existentes nos cursos de licenciatura da UFPR com relação aos alunos que possuem NEE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Michelle Klaumann Pedrozo - Integrante / Maria do Rosário Epifânio de Melo Senna - Integrante / Laura Ceretta Moreira - Coordenador / Amanda Lima Brasil Negrin - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KLAUMANN, M.. Açúcar não é afeto. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 15 maio 2014.

2.
KLAUMANN, M.. Educação Financeira para crianças. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 08 maio 2014.

3.
KLAUMANN, M.. A Psicomotricidade na Educação Infantil. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 24 abr. 2014.

4.
KLAUMANN, M.. O velho assunto do cigarro durante e antes da gestação. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 10 abr. 2014.

5.
KLAUMANN, M.. Aprendendo a andar de bicicleta. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 03 abr. 2014.

6.
KLAUMANN, M.. Consequências do uso da chupeta. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 28 mar. 2014.

7.
KLAUMANN, M.. O dia da água. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 21 mar. 2014.

8.
KLAUMANN, M.. Divergências sobre o uso do material escolar. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 13 mar. 2014.

9.
KLAUMANN, M.. Crianças nascidas em dezembro: cuidados e precauções escolares. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 07 mar. 2014.

10.
KLAUMANN, M.. O início do ano letivo nas escolas e o primeiro dia de aula. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 13 fev. 2014.

11.
KLAUMANN, M.. Balé Clássico na infância. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 06 fev. 2014.

12.
KLAUMANN, M.. A melhora dos sintomas do Autismo pela alimentação. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 30 jan. 2014.

13.
KLAUMANN, M.. Alertas para a compra da lista de material escolar. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 16 jan. 2014.

14.
KLAUMANN, M.. Adoção. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 09 jan. 2014.

15.
KLAUMANN, M.. Maternidade: mães que ficam em casa. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 19 dez. 2013.

16.
KLAUMANN, M.. As férias escolares chegaram: e agora?. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 12 dez. 2013.

17.
KLAUMANN, M.. Terminologias sobre a pessoa com deficiência. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 28 nov. 2013.

18.
KLAUMANN, M.. Deficiência X Desvantagem. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 21 nov. 2013.

19.
KLAUMANN, M.. Erros na hora de escolher a profissão. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 13 nov. 2013.

20.
KLAUMANN, M.. Como lidar com a retenção escolar?. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 08 nov. 2013.

21.
KLAUMANN, M.. Servidor Público ou Profissional Autônomo?. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 31 out. 2013.

22.
KLAUMANN, M.. Adolescentes irritados: como lidar com eles?. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 17 out. 2013.

23.
KLAUMANN, M.. Cognição e QI de crianças: como estimulá-los. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 10 out. 2013.

24.
KLAUMANN, M.. Meu filho quer um celular: e agora?. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 03 out. 2013.

25.
KLAUMANN, M.. Medos na infância. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 19 set. 2013.

26.
KLAUMANN, M.. Pais superprotetores, pais negligentes. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 12 set. 2013.

27.
KLAUMANN, M.. Educando sem agressividade. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 05 set. 2013.

28.
KLAUMANN, M.. Psicopedagogia Clínica X Institucional. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 22 ago. 2013.

29.
KLAUMANN, M.. Consumismo infantil: causas, consequências e prevenção. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 15 ago. 2013.

30.
KLAUMANN, M.. Os animais e a infância. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 08 ago. 2013.

31.
KLAUMANN, M.. A hora certa de ter filhos. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 01 ago. 2013.

32.
KLAUMANN, M.. O choque de gerações digitais: o que isso tem a ver com educação?. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 25 jul. 2013.

33.
KLAUMANN, M.. Conhecendo a Síndrome de Asperger. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 18 jul. 2013.

34.
KLAUMANN, M.. Avaliação Investigativa: o que é isso?. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 11 jul. 2013.

35.
KLAUMANN, M.. Observação da brincadeira espontânea da criança como instrumento de avaliação psicopedagógica. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 04 jul. 2013.

36.
KLAUMANN, M.. Análise de desenhos infantis: Freud explica. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 26 jun. 2013.

37.
KLAUMANN, M.. A Psicanálise e a Psicopedagogia: uma valiosa relação. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 13 jun. 2013.

38.
KLAUMANN, M.. Planejamento estratégico pessoal: uma importante ferramenta. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 06 jun. 2013.

39.
KLAUMANN, M.. Educação para jovens e adultos - EJA. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 03 jun. 2013.

40.
KLAUMANN, M.. Orientação para trabalhos acadêmicos: enriquecendo a caminhada universitária. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 03 jun. 2013.

41.
KLAUMANN, M.. Foco no aluno/filho: retenção escolar em discussão. Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 03 jun. 2013.

42.
KLAUMANN, M.; FREITAS, G.F. . Alfabetização sem ansiedade (dos pais). Folha de Campo Largo, Campo Largo - PR, 03 jun. 2013.

43.
KLAUMANN, M.. A importância da rotina de estudos para o aprendizado das crianças e adolescentes. Folha de Campo Largo, Coluna de Educação, 31 maio 2013.

44.
KLAUMANN, M.. O que é TDAH?. Folha de Campo Largo, Coluna de Educação, 23 maio 2013.

45.
KLAUMANN, M.. Avaliação Psicopedagógica e a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem. Folha de Campo Largo, 16 maio 2013.

46.
KLAUMANN, M.; FREITAS, G.F. . Material Escolar X Publicidade Infantil. Folha de Campo Largo, Folha de Campo Largo, p. 47 - 47, 01 fev. 2013.

47.
KLAUMANN, M.. Gestão por competências: ninguém é substituível. Folha de Campo Largo, Geral, 25 jan. 2013.

48.
KLAUMANN, M.. Geração Z: um novo desafio escolar. Folha de Campo Largo, 18 jan. 2013.

49.
KLAUMANN, M.. Gestão do Conhecimento: juntos somos melhores. Folha de Campo Largo, Folha de Campo Largo, 11 jan. 2013.

50.
KLAUMANN, M.. Royalties educativos. Folha de Campo Largo, Campo Largo, , v. 1242, p. 49 - 49, 21 dez. 2012.

51.
KLAUMANN, M.. Estimulação de crianças: um grande investimento. Folha de Campo Largo, Campo Largo, p. 49 - 49, 14 dez. 2012.

52.
KLAUMANN, M.. Decisão Profissional: muito mais que uma escolha. Folha de Campo Largo, Campo Largo, p. 49 - 49, 07 dez. 2012.

53.
KLAUMANN, M.. Pedagogo: um coaching de 'mão cheia'!. Folha de Campo Largo, Campo Largo, 30 nov. 2012.

54.
KLAUMANN, M.. Dificuldade ou transtorno de aprendizagem?. Folha de Campo Largo, Campo Largo, 23 nov. 2012.

55.
KLAUMANN, M.. A fórmula da aprendizagem. Folha de Campo Largo, Campo Largo, 16 nov. 2012.

56.
KLAUMANN, M.. Psicopedagogia: para quê?. Folha de Campo Largo, Saúde, p. 48 - 48, 09 nov. 2012.

57.
KLAUMANN, M.; FREITAS, G.F. ; MACIEL, R. H. T. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo.. BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo., Paraná, 07 jun. 2005.

58.
KLAUMANN, M.; FREITAS, G.F. ; MACIEL, R. H. T. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo.. BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo., Paraná, 24 maio 2005.

59.
KLAUMANN, M.; FREITAS, G.F. ; MACIEL, R. H. T. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo.. BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo., Paraná, 26 abr. 2005.

60.
KLAUMANN, M.; FREITAS, G.F. ; MACIEL, R. H. T. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo.. BOLO - Boletim e Leitura Orientada. Gazeta do Povo., Paraná, 12 abr. 2005.

61.
KLAUMANN, M.; FREITAS, G.F. ; MACIEL, R. H. T. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo. BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo., Paraná, 10 abr. 2005.

62.
KLAUMANN, M.; FREITAS, G.F. ; MACIEL, R. H. T. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada. Gazeta do Povo.. BOLO - Boletim de Leitura Orientada, Paraná, 29 mar. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, L.C. ; KLAUMANN, M. ; NEGRIN, A. L. B. ; SENNA, M. R. E. M. . Concepções de deficiência/diferença e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais nos cursos de licenciatura da UFPR: considerações preliminares.. In: ELICEN, 2005, Curitiba. Anais do I ELICEN - I Encontro das Licenciaturas, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, L.C. ; KLAUMANN, M. ; NEGRIN, A. L. B. ; SENNA, M. R. E. M. . ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS  A PARTIR DA ABORDAGEM DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. In: FAFGRAD - Fórum de Atividades Formativas da Graduação e Ensino Profissionalizante, 2006, Matinhos. Anais do 5° Fórum de Atividades Formativas da Graduação - FAFGRAD, 2006.

2.
MOREIRA, L.C. ; KLAUMANN, M. ; NEGRIN, A. L. B. ; SENNA, M. R. E. M. . Concepções de deficiencia/diferença nos cursos de licenciatura da UFPR e as implicações no processo de ensino e aprendizagem.. In: SEPE - Semana de Ensino Pesquisa e Extensão, 2005, Curitiba. Anais da XIX SEPE - XIX SEPE do setor de educação da UFPR, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
KLAUMANN, M.. A Trajetória Profissional de Professores com Deficiência Atuantes na Rede de Ensino de Curitiba e Região Metropolitana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KLAUMANN, M.. A trajetória profissional de professores com deficiência atuantes na rede de ensino de Curitiba e Região Metropolitana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MOREIRA, L.C. ; KLAUMANN, M. . A Inclusão Profissional de Professores com Necessidades Especiais que Atuam na Rede Pública de Ensino de Curitiba e Região Metropolitana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MOREIRA, L.C. ; KLAUMANN, M. . Inclusão do Aluno com necessidades Educacionais Especiais na Universidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
KLAUMANN, M.. Concepçoes de deficiência/diferença de professores da UFPR e seus alunos com necessidades educacionais especiais e as implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
KLAUMANN, M.. Orientações didático pedagógicas: do respeito às diversidades/diferenças à inclusão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
KLAUMANN, M.. Concepções de deficiência/diferença nos cursos de licenciatura da UFPR e as implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, L.C. ; KLAUMANN, M. ; NEGRIN, A. L. B. ; SENNA, M. R. E. M. . Concepções de deficiência/diferença de professores da ufpr e seus com alunos com necessidades educacionais especiais e as implicações no processo de ensino e aprendizagem.. 2006. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Como Escrever uma Melhor Prática - 20 horas. 2009. (Outra).

2.
Desenvolvimento Gerencial - 40 horas. 2009. (Outra).

3.
Estatuto da Criança e do Adolescente: o conselho tutelar, atribuições e sistema de garantias de direito - 16 horas. 2009. (Outra).

4.
III Mostra de Trabalhos Acadêmicos.A Inclusão Profissional de Professores com Necessidades Especiais que Atuam na Rede Pública de Ensino de Curitiba e Região Metropolitana. 2009. (Outra).

5.
Organização de Eventos Públicos e Cerimonial - 20 horas. 2009. (Outra).

6.
A Arte de Falar em Público - 20 horas. 2008. (Outra).

7.
Capacitação dos Orientadores Sociais do Projovem Adolescente - 30 horas. 2008. (Outra).

8.
Contação de Histórias - A Força do Imaginário - 24 horas. 2008. (Outra).

9.
IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: conhecimento & margens.A inclusão profissional de professores com necessidades especiais que atuam na rede pública de ensino de Curitiba e região metropolitana. 2008. (Seminário).

10.
Metodologia do Trabalho em Rede - 20 horas. 2008. (Outra).

11.
Workshop Responsabilidade Social Empreendedora - 28 horas. 2008. (Outra).

12.
Educação, Cidadania e Infância.. 2006. (Seminário).

13.
FAFGRAD - Fórum de Atividades Formativas da Graduação e Ensino Profissionalizante.Orientações pedagógicas a partir da abordagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2006. (Outra).

14.
Fundamentos da Entrevista: introdução a técnicas de investigação e intervenção breve.. 2006. (Outra).

15.
XX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Setor de Educaçaõ da UFPR.. 2006. (Outra).

16.
I ELICEN.I Encontro das licenciaturas ELICEN..Concepções de deficiência/diferença de professores da UFPR e seus alunos com necessidades educacionais especiais e as implicações no processo de ensino e aprendizagem.. 2005. (Encontro).

17.
XIX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Setor de Educaçaõ da UFPR.. 2005. (Outra).

18.
I semana da Pedagogia. Como confeccionar jogos didáticos.. 2004. (Oficina).

19.
Seminário: Como enfrentar pedagogicamente casos de violências sofridas por crianças e adolescentes.. 2004. (Seminário).

20.
I Curso de Dificuldade de Aprendizagem: Enfoque Médico, Psicopedagógico e Psicológico. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KLAUMANN, M.; OLIVA, R. ; SAVI, C. . VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Curitiba: Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social - SUAS. 2009. (Outro).

2.
KLAUMANN, M.; OLIVA, R. ; SAVI, C. . VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 1:14:12