Ana Cleide Barros Jucá

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7383698490627792
  • Última atualização do currículo em 24/04/2018


Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Psicóloga Escolar e Clínica. Professora no Centro Universitário Maurício de Nassau. Supervisora de Estágio em Psicologia Clínica com enfoque na abordagem Analítica Junguiana na Uninassau. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cleide Barros Jucá
Nome em citações bibliográficas
JUCÁ, A. C. B.;Jucá, Ana Cleide Barros

Endereço


Endereço Profissional
BJ Colégio e Curso.
Rua Benfica
Madalena
50720001 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 32256800
URL da Homepage: http://www.ufpe.br/psicologia/cognitiva.htm


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Interações discursivas envolvendo crianças com Síndrome de Down: diálogos com mães e professores.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Luciano Rogerio de Lemos Meira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Contribuições de Henri Wallon para a Educação contemporânea ? um resgate psicogenético.
Orientador: Jesus García Pascual.




Formação Complementar


2015
Pós-graduação em Avaliação Psicológica. (Carga horária: 360h).
Instituto de Desenvolvimento Educacional, IDE Cursos, Brasil.
2002
Extensão universitária em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2011
Curso de Formação em Psicoterapia Breve. (Carga horária: 80h).
CPPA, CPPA, Brasil.
2007 - 2008
Curso de Formação em Arteterapia. (Carga horária: 240h).
Instituto Ânima Christi, IAC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro universitário Maurício de Nassau - Recife, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 24
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Ciência e Profissão Desenvolvimento Infantil Estágio Supervisionado Psicologia do Desenvolvimento II Psicologia Escolar


BJ Colégio e Curso, BJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 35


Colégio Motivo, MOTIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues2010Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues ; Chaves, Hamilton Viana ; JUCÁ, A. C. B. ; Teixeira, Paulo André Sousa ; Alves, Ricardo Rilton Nogueira ; SÁ, T. S. . Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza. Psicologia em Estudo (Impresso), v. 15, p. 127-135, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
TEIXEIRA, P. A. S. ; VILLACHAN-LYRA, P. ; JUCÁ, A. C. B. . Reflexões sobre a institucionalizalção de crianças e adolescentes e as possíveis contribuições da Psicologia: Uma perspectiva histórica.. In: Karina Moutinho; Pompéia Villachan-Lyra; Angela Santa-Clara. (Org.). (Org.). Novas tendências em Psicologia do Desenvolvimento: teoria, pesquisa e intervenção.. 1ed.Recife: UFPE, 2013, v. 1, p. 1-.

2.
COLACO, V. F. R. ; JUCÁ, A. C. B. ; Alves, R. R. N. . Linguagem e Preconceito Racial no Contexto de Sala de Aula. In: Maria de Fátima Vasconcelos da Costa. (Org.). Modos de Brincar, Lembrar e Dizer. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. 1, p. 333-347.

3.
JUCÁ, A. C. B.; NOBREGA, R. T. ; PINHEIRO, S. L. ; C, V. M. . ?Projeto Novas Cores: uma proposta de educação inclusiva através da arte?.. In: Andréa Carla Filgueiras Cordeiro;Emanuel Meireles Vieira;Verônica Morais Ximenes. (Org.). Psicologia e(m) transformação social: práicas e diálogos. 1ed.Fortaleza: Editora Aquarela, 2007, v. 1, p. 165-174.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Interações discursivas envolvendo crianças com Síndrome de Down: Diálogos com mães e professoras. 2011. (Congresso).

2.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. ?Processos discursivos, construção de conhecimento e discriminação?.. 2007. (Congresso).

3.
Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - JUbra.?A inserção do Projeto Novas Cores na dialética da exclusão/inclusão social?. 2006. (Simpósio).

4.
XXV Encontro de Iniciação à Pesquisa da UFC.Pesquisa-Intervenção sobre processos de mediação entre crianças em escola pública de Fortaleza. 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandro Paulino de Souza. As possíveis aproximações entre a pedagogia proposta por Paulo Freire e a fenomenologia: uma crítica ao modelo tradicional de educação.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife. Orientador: Ana Cleide Barros Jucá.

2.
Jaciana Martins de Oliveira e Nathielle Sales Pereira Silva. O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife. Orientador: Ana Cleide Barros Jucá.

3.
André Tavares Colaço de Souza. O Monomito e o processo de Individuação: uma associação teórica ilustrada na tragédia do Fausto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife. Orientador: Ana Cleide Barros Jucá.

4.
Angélica Mayra de Oliveira Luna. A Família e o Câncer: a família de um paciente terminal e a elaboração do luto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife. Orientador: Ana Cleide Barros Jucá.

5.
Irlane Mara Fernandes de Andrade. Maus-tratos contra crianças no contexto familiar: consequências psicológicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife. Orientador: Ana Cleide Barros Jucá.

6.
Midiam Paulo da Silva. Abrigo para crianças e adolescentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro universitário Maurício de Nassau - Recife. Orientador: Ana Cleide Barros Jucá.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 10:42:47