Hélio Moreira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5579089438682194
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Fundador e CEO da HELCLASOFT "Educação Tecnológica e Empreendedorismo Jovem" (desde 2013), Coordenador de Projetos de Empreendedorismo, Inovação e Startups (Agencia Inova Paula Souza, de Março/2013 até Julho/2017) - Formação Acadêmica - Mestrando em Design, Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário Teresa D?Ávila ? UNIFATEA-Lorena-SP, Pós-graduado em Tecnologias e Educação á Distância, Barão de Maú (2015), Programa Especial de Formação Pedagógica para Disciplinas do Currículo da Educação Profissional e de Nível Médio, Centro Paula Souza (2012), Bacharel em Ciência da Computação, Universidade Salesiana U.E. de Lorena/SP (2006), Técnico em Processamento de dados, CEAMV de Guaratinguetá/SP (1995). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hélio Moreira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Helio M.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ETEC- Prof. Alfredo de Barros Santos.
R. Afonso Giannico, 350
Pedregulho
12515-160 - Guaratingueta, SP - Brasil
Telefone: (12) 31252266
URL da Homepage: http://www.eteabs.com.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Design, Tecnologia e Inovação.
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Título: Ensino de programação com criação de Games em séries iniciais: GESTÃO DE PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO ENSINO, Ano de Obtenção: .
Orientador: PAULO SÉRGIO DE SENA.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; TECNOLOGIA; PROGRAMAÇÃO.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2015
Especialização em TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga Horária: 420h).
Centro de Ensino à Distância Barão EAD, BARÃOEAD, Brasil.
Título: Educação Tecnológica: Estímulo ao raciocínio lógico nos alunos.
Orientador: Lidyane A de Freita.
2003 - 2006
Graduação em Ciência da Computação.
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.
Título: Mineração de Dados.
Orientador: José Walmir G. Duque.
1992 - 1995
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática e Processamento de Dados.
Centro de Estudos Alaise Marcondes Velloso, CEAMV, Brasil.




Formação Complementar


2012
Programa Especial de Formação Pedagógica. (Carga horária: 540h).
Faculdade de Tecnologia - Guaratinguetá/SP, FATEC, Brasil.
2003 - 2003
Hardware. (Carga horária: 60h).
SENAI-SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, SENAI, Rep.Centro-Africana.


Atuação Profissional



HELCLASOFT - Educação Tecnológica e Empreendedorismo Jovem, HELCLASOFT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: DIRETOR PROPRIETÁRIO, Enquadramento Funcional: DIRETOR EXECUTIVO, Carga horária: 20
Outras informações
Fundador, Diretor Executivo


ETEC Alfredo de Barros Santos - Guaratinguetá-SP, ETEABS, Brunei.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Técnico de Informática, Carga horária: 27
Outras informações
Professor de curso técnicos de Informática.


Cursos Técnicos de Aparecida - Municipal, COTECA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Contrato - CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Técnico de informática, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades: - Professor de Cursos Técnicos de INFORMÁTICA e ADMINISTRADÇÃO. - Analista de TI Jr. , Responsável pelos laboratórios de Informática, manutenção nos computadores e administrador de Rede de computadores.

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: CLT - Contratos Temporários, Enquadramento Funcional: Professor Téc Informática e Analista TI Jr., Carga horária: 35
Outras informações
Atuava como Analista de TI Jr. nos laboratórios de Informática e Professor no Curso Técnico de Informática. Era registrado como professor P III, mas atuava também em manutenção nos computadores auxiliar de administrador de Rede.


Fabinject - Indústria de Componentes Plásticos, FABINJECT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnico de Informática, Carga horária: 44
Outras informações
Atividades: Administrador de Rede, Suposte e Helpdesk, Manutenção de Computadores, Responsável pela telefonia VoIP, Nextel e comum.


Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, PMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Cursos Téc. e Básico de Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Cursos Técnico e Básico de Informática.


Colégio Albert Einstein, EINSTEIN, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Técnico de Informática, Carga horária: 8


Grupo Cesar Garcia S/C LTDA, ENIAC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Programador, Professor e Analista TI Jr., Carga horária: 44
Outras informações
Registrado como Auxilar de CPD, porém atuava como programador, Analista TI Jr. e Professor de Curso técnico de Informática.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC -Guaratinguetá, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor cursos Básico e Téc de Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrava aulas de informática básica e disciplinas de curso técnico de Informatica, contratado por tuma.


Centro de Estudos Alaise Marcondes Velloso, CEAMV, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Programador Pleno e Prof curso Téc Infomática, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.



Outros Projetos


2013 - Atual
INCUBADORA ETEC ? Oportunidade de surgimento de profissionais, germinação de empresas, produtos e serviços inovadores.
Descrição: Introdução A experiência de 16 anos como docente permitiu-me verificar, principalmente nos últimos anos, uma demanda muito grande por cursos profissionalizantes com formação técnica, porém a evasão escolar nos cursos técnicos é um dos problemas evidente e de difícil solução, trazendo ônus e inviabilizando a continuação desses cursos ou a criação de novos cursos. Também de difícil solução é a colocação imediata dessa mão de obra no mercado. Acredito que se os alunos tivessem a oportunidade de vivenciar uma prática em uma incubadora, seria o equivalente ao fazer um estágio, onde colocariam em prática suas competências e habilidade. Com isso ficariam preparados para o mercado e estariam mais motivados e menos propensos a desistirem do curso. Seriam mais comprometidos. Justificativa A preocupação em relação ao futuro profissional dos alunos motiva-me em ajudar a prepará-los para o mercado de trabalho. Fazer com que eles apliquem as competências e habilidades adquirida em seu curso através do desenvolvimento de projetos e aprimoramento de seus TCC´s, dentro da própria Etec ou se possível dentro de empresas parceiras. Assim estarão preparando-se para as oportunidades que encontrarem ou tornando-se empreendedores. Objetivos - Criar uma incubadora na própria Etec, onde seriam canalizados os trabalhos e as ideias de alunos e professores que tenham potencial para o mercado ou empreendedorismo. - Potencializar o desenvolvimento de softwares, sites, serviços e produtos, onde os interessados pudessem fazê-los com auxílio de professores orientadores. - Incentivar os docentes para desenvolverem também seus próprios projetos e orientar alunos. - Preparar nossos alunos para prática do mundo real no uso de suas competências e habilidades. - Suprir a não obrigatoriedade do estágio e ao mesmo tempo especializar os alunos em determinadas áreas ou carreira profissional. - Apresentar os projetos em feiras para as indústrias e o mercado em geral. - Incentivar os alunos e professores a serem empreendedores, elevando ainda mais o nome do Centro Paula Souza. Metodologia a ser utilizada - Fazer reuniões com coordenadores de área e professores para expor e esclarecer o papel do Agente Local de Inovação, pedir apoio, participação e agendar eventos, conforme cronograma. - Ir de sala em sala ou em auditório, promovendo a divulgação do objetivo desse projeto da INova Paula Souza, do papel do Agente Local de Inovação e convidar todos os alunos à participarem com o desenvolvimento de projetos. - Divulgar o cronograma aos alunos em mural e pedir aos professores para reforçar a divulgação em sala, principalmente próximos de datas de eventos. Criar para os alunos oportunidades de vivenciar seus projetos por exemplo em monitorias de aulas, auxiliar na manutenção dos laboratórios de informática, praticar a criação de redes de computadores, criar e gerenciar servidores, formatar computadores, instalar antivírus e outros programas e desenvolver programas que lhes despertassem interesse ou sugeridos pela orientação de professores. Cada aluno poderá desenvolver seu projeto praticando as competências e habilidades adquiridas no seu curso. Promover a integração dos cursos através da interdisciplinaridade, onde por exemplo, os trabalhos de conclusão de curso de Administração seriam desenvolvidos em conjunto com os de informática, permitindo aos alunos pensarem e resolverem problemas de seus negócios no mundo real. Criar um laboratório para o desenvolvimento de softwares do negócio, na estratégia da segurança digital da empresa, na administração de um serviço terceirizado, neste caso a informática. O professor orientará um número X de projetos em que seja especialista. Trabalhar para captar vagas e oportunidades de estágios para nossos alunos junto às empresas e comércios da região. Buscar parcerias que promovam benefícios para ambas as partes. Realizar uma feira local.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Hélio Moreira da Silva - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio FEI-INOVA "Professor Inovador" FEI-INOVA 2014., Centro Universitário da FEI.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
IIZUKA, EDSON SADAO ; SILVA, Helio M. ; AT AL . INCUBADORA ETEC - Oportunidade de Surgimento de novos profissionais, novas empresas, produtos e serviços inovadores. In: EDSON SADAO IIZUKA. (Org.). EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 1ªed.SÃO PAULO: CENTRO PAULA SOUZA, 2015, v. 1, p. 41-46.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, Helio M.. Educação Tenológica e Empreendedorismo Jovem. 2013; Tema: A importância de se ensinar lógica e programação nas escolas.. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SILVA, Helio M.. ROBÔ HÁLLEC. 2018. Desenho.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Helio M.. DEMODAY - Mostra de projetos premiados no Desafio de Ideias 2013. 2014. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Paulo Sérgio Sena. Ensino de programação nas séries iniciais: Um estudo dos benefícios cognitivos, através de métodos de aferição.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
IIZUKA, EDSON SADAO ; SILVA, Helio M. ; AT AL . INCUBADORA ETEC - Oportunidade de Surgimento de novos profissionais, novas empresas, produtos e serviços inovadores. In: EDSON SADAO IIZUKA. (Org.). EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 1ªed.SÃO PAULO: CENTRO PAULA SOUZA, 2015, v. 1, p. 41-46.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Helio M.. DEMODAY - Mostra de projetos premiados no Desafio de Ideias 2013. 2014. (Exposição).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, Helio M.. Educação Tenológica e Empreendedorismo Jovem. 2013; Tema: A importância de se ensinar lógica e programação nas escolas.. (Site).


Artes Visuais
1.
SILVA, Helio M.. ROBÔ HÁLLEC. 2018. Desenho.



Outras informações relevantes


- Participação de um capítulo de um Livro (ISBN 978-85-66241-02-0)(sem DOI) intitulado: INCUBADORA ETEC ? OPORTUNIDADE DE SURGIMENTO DE NOVOS PROFISSIONAIS, NOVAS EMPRESAS, PRODUTOS E SERVIÇOS INOVADORES, do Livro: Intitulado: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.


- Conquista do Prêmio FEI-INOVA "Professor Inovador" FEI-INOVA 2014.

Link: http://www.inovapaulasouza.sp.gov.br/programas/premio-fei-inova-paula-souza


Início de Mestrado em Agosto/2017 Previsão de término em Agosto/2019



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 5:24:51