Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3100475653423566
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista do programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica pelo Instituto Adventista de São Paulo (IASP). Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária Morrinhos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias
Nome em citações bibliográficas
IGLESIAS, J. O. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
Av. Bertrand Russel, 801
Cidade Universitária
13083865 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6120
Telefone: (19) 981254506
URL da Homepage: www.fe.unicamp.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Orientador: Maria Inês Petrucci-Rosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Tradições curriculares dos conteúdos de Botânica nos livros didáticos: em foco a década de 1960 e o início do século XXI,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Maria Inês Petrucci-Rosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2015
Especialização em Metodologia do Ensino de Biologia. (Carga Horária: 420h).
AVM Faculdade Integrada, AVM, Brasil.
Título: A Botânica no Vestibular da Universidade Estadual de Goiás.
2011 - 2012
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica.
Instituto Adventista de São Paulo, IASP, Brasil.
Título: Dificuldade de aprendizagem no Ensino de Ciências.
Orientador: Lilian Cristine Ribeiro Nascimento.
2015 - 2017
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Faculdade Alfa América, FAA, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária Morrinhos, UEG, Brasil.
Título: Flora Serra de Caldas Novas, Leguminosae (Caesalpinioideae).
Orientador: Tânia Maria de Moura.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Redação Científica. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2014
Programa de Estágio a Docencia. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Universidade Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2012 - 2012
Percepção de Ciências e Tecnologia: metodologia de. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
Oficina Ferramentas para o ensino de Botânica. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2009 - 2009
Legislação Ambiental - Código Florestal em Debate. (Carga horária: 4h).
Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, FAEG, Brasil.
2009 - 2009
Estágio Supervisionado no Ensino Médio. (Carga horária: 200h).
Colégio Dinâmico de Morrinhos, CDM, Brasil.
2008 - 2008
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. (Carga horária: 200h).
Colégio Dinâmico de Morrinhos, CDM, Brasil.
2007 - 2007
Bonsai: Arte e Técnica. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária Morrinhos, UEG, Brasil.
2007 - 2007
Identificação Principais Famílias de Angiospemas. (Carga horária: 36h).
Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária Morrinhos, UEG, Brasil.
2006 - 2006
Morfo - Taxonomia Vegetal. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária Morrinhos, UEG, Brasil.
2006 - 2006
Macroinvertebrados Aquáticos. (Carga horária: 26h).
Faculdade de Caldas Novas, UNICALDAS, Brasil.
2006 - 2006
Métodos de Coleta e Ecologia de Répteis do Cerrado. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária Morrinhos, UEG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoramento, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PED - Programa de Estágio à Docência, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria junto a disciplina EL 110 - Tópicos Especiais em Educação - Licenciatura

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PED - Programa de Estágio à Docência, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria junto a disciplina EL 774 -Estágio Supervisionado turma B e C - Licenciatura

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Taxonomia de Leguminosas, práticas de identificação e participação de expedição botânica em campo - Laboratório de Taxonomia Vegetal do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia - UNICAMP

Atividades

07/2009 - 07/2009
Estágios , Instituto de Biologia, .

Estágio realizado
Atividades com identificação de Leguminosae.

Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária Morrinhos, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de Fisiologia Vegetal
Outras informações
Monitoria da disciplina de Fisiologia Vegetal curso Ciências Biológicas

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PBIC/UEG -Progr. Bolsa de Iniciação Científic
Outras informações
Programa Bolsa de Iniciação Científica - "Levantamento florístico da subfamília Caesalpinoidea - Fabaceae Lindl, no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Goiás

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina de Sistematica Vegetal, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria da disciplina Sistemática Vegetal curso de Ciências Biológicas

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador voluntário no Projeto de Extensão
Outras informações
Voluntário no Projeto de Extensão "Educação Ambiental para alunos do ensino fundamental da 1ª fase"

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Monitora de Quimica Aplicada a Biologia, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria da disciplina Química Aplicada a Biologia - Curso de Ciências Biológicas

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora da dsiciplina de Morfologia Vegetal, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria da disciplina Morfologia Vegetal - Curso de Ciências Biológicas

Atividades

07/2007 - 12/2009
Estágios , Universidade Estadual de Goiás -Unid. Morrinhos, .

Estágio realizado
Flora da Serra de Caldas Novas- Go.
02/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Universidade Estadual de Goiás -Unid. Morrinhos, .

Atividade de extensão realizada
Educação Ambiental para alunos de ensino fundamental da 1º fase.

Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, FUNDAÇÃO CASA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Educacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuando na área educacional do Adolescente, desde de atividades em sala de aula com o Projeto Educação e Cidadania (PEC), oficinas do PEC, atividades de Arte e Cultura (dança de rua e hip-hop), atividades externas, projetos de Acolhimento do adolescente a Unidade, Projeto de Alfabetização, Projeto de Higienização.


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagioario, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio para reconhecimento das Caesalpinoideae da flora da Serra de Caldas Novas Goiás, realizado no Herbário ESA, sob supervisão do prof. Dr. Vinícius Castro Souza

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio para reconhecimento das principais famílias de Angiospermas da flora brasileira, realizado no Herbário ESA, sob supervisão do prof. Dr. Vinícius Castro Souza

Atividades

01/2009 - 02/2009
Estágios , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz- Esalq- USP, .

Estágio realizado
Atividades de Identificação de Fabaceae - Caesalpinoideae.
01/2008 - 01/2008
Estágios , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz- Esalq- USP, .

Estágio realizado
Atividades de treinamento em identificação de Angiospermas.
07/2007 - 07/2007
Estágios , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz- Esalq- USP, .

Estágio realizado
Atividades de treinamento em identificação de Angiospermas.

Colégio Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães, CMPTSG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora de Educação Ambiental do Programa Mais Educação do Governo Federal no Colégio Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães. Goiânia- Goiás


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio Local, Carga horária: 5
Outras informações
Função de Apoio Local no município de Morrinhos no dia 14 de outubro de 2009, no Exame Entre Ciclos I referente ao programa PROJOVEM Urbano. O Projovem Urbano é um programa do Governo Federal realizado em parceria com Estados e Municípios que oferece a jovens ? entre 18 e 29 anos, formação no ensino fundamental, cursos profissionalizantes, aulas de informática e um auxílio de R$ 100, 00 mensal.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS: COMPREENDENDO DINÂMICAS RELATIVAS ÀS DISCIPLINAS ESCOLARES
Descrição: A presente proposta é constituída por um projeto de pesquisa a ser desenvolvido por equipe de pesquisadores da Faculdade de Educação da Unicamp-S.P., com preocupação principal voltada para alguns dos efeitos produzidos a partir da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, desenvolvida pelo Ministério da Educação. De fato, observa-se que desde o início do presente sé- culo, as políticas públicas curriculares voltadas para o Ensino Médio vem preconizando o trabalho pedagógico em áreas de conhecimento, colocando em segundo plano o fortalecimento das disciplinas escolares em suas dinâmicas particulares. Trabalhando com referencial teórico do campo do currículo, notadamente as contribuições do prof. Ivor Goodson (Universidade de Brighton ? U.K.), pretende-se compreender como a noção de disciplina escolar vem sendo considerada nos documentos curriculares e quais os impactos pretendidos pelas propostas curriculares no trabalho pedagógico disciplinar sempre em tensão com as possibilidades de práticas interdisciplinares. Do ponto de vista metodológico, será constituído um acervo com os documentos curriculares oriundos da BNCC e também das propostas curriculares estaduais consideradas para elaboração da BNCC. Além disso, serão realizadas entrevistas com elaboradores do documento curricular BNCC, as quais serão desenvolvidas na perspectiva de narrativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: Jacqueline de Oliveira Veiga Iglesias - Integrante / Claudia Amoroso Bortolato - Integrante / Maria Inês Petrucci-Rosa - Coordenador / Karla Otaviani - Integrante / Henrique Callado - Integrante / mauricio compiani - Integrante / Sílvia Fernanda Mendonça Figuerôa - Integrante.
2015 - Atual
ENTRE NARRATIVAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Tradições curriculares dos conteúdos de Botânica no livros didáticos: em foco a década de 1960 e o início do século XXI
Descrição: Este trabalho de pesquisa aponta para possíveis tradições curriculares presente nos livros didáticos de Biologia, mais especificamente nos conteúdos de Botânica do Ensino Médio, em dois períodos distintos da educação brasileira. O primeiro representado pelo BSCS versão verde, material este utilizado como referência para o Ensino de Biologia na década de 1970, pois eram utilizados por muitos professores que buscavam abandonar a História Natural. O segundo período estudado foi o PNLD/2012, foram escolhidas as quatros obras mais adquiridas pelas escolas, de acordo com o site do FNDE. Como metodologia do trabalho nos apropriamos da Micro-história, que permitiram olhar para além da evidencias explicitas, do Paradigma indiciário que nos fornecem pistas e sinais que não foram observadas minuciosamente e das Tradições curriculares baseadas em estudos sócio-históricos, delimitando-as em função dos conflitos e das negociações que ocorrem em seu interior das comunidades disciplinares. Essas tradições presentes nos livros didáticos permitem observar que em cada período histórico há uma predominância de uma determinada tradição, porém o aparecimento de algo novo não permite o obscurecimento do que já existe, podendo coexistir várias delas em um mesmo momento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Iniciação científica - Levantamento Florístico da Subfamília Caesalpinoideae da Serra de Caldas Novas-GO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Flora da Serra de Caldas Novas - GO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências/Biologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IGLESIAS, J. O. V.2016IGLESIAS, J. O. V.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . TRADIÇÕES CURRICULARES EM ?BOXES? NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA. Revista Ciências em Foco, v. 9, p. 33-42, 2016.

2.
IGLESIAS, J. O. V.2016IGLESIAS, J. O. V.. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO CURRÍCULO: EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS. Revista da SBEnBIO, v. 09, p. 6912-6921, 2016.

3.
IGLESIAS, J. O. V.2014IGLESIAS, J. O. V.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . Tradições nos conteúdos de Fisiologia Vegetal do Ensino Médio. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 2968, 2014.

4.
IGLESIAS, J. O. V.2011IGLESIAS, J. O. V.; Junqueira, D.I. ; RANDO, J.G ; MOURA, T. M. . Listagem das Leguminosae - Caesalpinioideae no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Goiás, Brasil. Revista Brasileira de Biociencias.. Revista Brasileira de Biociências (Online), v. 9, p. 421-427, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BORTOLATO, C. A. ; IGLESIAS, J. O. V. . . Interdisciplinaridade no Ensino Médio com a mediação do cinema. In: Maria Inês Petrucci-Rosa; Elisabete Aparecida Rampini. (Org.). Práticas curriculares e narrativas docentes em diferentes contextos. 1ed.Curitiva: CRV, 2017, v. 1, p. 211-228.

2.
IGLESIAS, J. O. V.. A BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E ALGUMAS QUESTÕES SÓCIO-HISTÓRICAS NO CURRÍCULO. In: Rodrigo Diego de Souza e José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ed.Curitiba: Atenas, 2016, v. 1, p. 159-169.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, J. H. C. ; IGLESIAS, J. O. V. ; ROSA, M. I. P. . A reformulação do ENEM e as questões de Física ? um estudo a partir das tradições curriculares. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência, 2017.

2.
IGLESIAS, J. O. V.; MOURA, J. H. C. ; ROSA, M. I. P. . TRADIÇÕES CURRICULARES DA BOTÂNICA EXPRESSAS NAS QUESTÕES DO ENEM. In: Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru. Educação e Formação Humana: práxis e transformação social, 2017.

3.
IGLESIAS, J. O. V.. Estabilidades e mudanças curriculares em um curso de formação de Professores em Ciências Biológicas. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas, 2016, Águas de Lindóia. Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas, 2016.

4.
IGLESIAS, J. O. V.. Formação inicial de professores e a constituição histórica do currículo: em instituições públicas do Estado de Goiás. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2016, Maringá - PR. Políticas Públicas Educacionais - Impactos e Propostas ao Ensino de Biologia, 2016.

5.
IGLESIAS, J. O. V.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . A Botânica no Ensino Médio brasileiro e algumas questões sócio-históricas no currículo. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. As Políticas educacionais e Educação em Ciências: impactos na pesquisa, no ensino e na formação profissional., 2015.

6.
IGLESIAS, J. O. V.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . TRADIÇÕES NOS CONTEÚDOS DE FISIOLOGIA VEGETAL DO ENSINO MÉDIO. In: V Encontro Nacional do Ensino de Biologia II Encontro Regional de Ensino de Biologia I, 2014, São Paulo. Entrelaçando histórias, memórias e currículo de Biologia, 2014.

7.
SILVA, A. C. ; IGLESIAS, J. O. V. . Uma análise cultural acerca dos conteúdos de física e biologia do ensino médio. In: 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2013, Canoas - RS. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (5. : 201 : Canoas, RS). Canoas: ULBRA, 2013.

8.
SILVA, A. C. ; IGLESIAS, J. O. V. . A mobilização para aprender: alguns fatores relacionados e uma proposta para o ensino de física.. In: 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2013, Canoas - RS. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (5. : 201 : Canoas, RS). Canoas: ULBRA, 2013.

9.
IGLESIAS, J. O. V.; NASCIMENTO, L. C. R. . Dificuldades de aprendizagem no ensino de ciências. In: IV Congresso Brasileiro de Educação, 2013, Bauru - SP. IV Congresso Brasileiro de Educação "Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafio curriculares", 2013.

10.
IGLESIAS, J. O. V.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . INVESTIGANDO CONTEÚDOS DE BOTÂNICA NA VERSÕES VERDE DO BSCS. In: 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Água de Lindóia. Anais do 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências., 2013. v. 9. p. 1-7.

11.
MOURA, J. H. C. ; IGLESIAS, J. O. V. ; ROSA, M. I. P. . O discurso da integração curricular nas Provas do ENEM: a interface entre a Biologia e a Química. In: 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Água de Lindóia. Anais do 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências., 2013. v. 9.

12.
BRANCO, Lucivone Maria Peres de Castelo ; SOARES, Sabrina Delgado ; IGLESIAS, J. O. V. . A importância da fotografia dentro da disciplina de ciências no ensino médio. In: II Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente, 2011, Anápolis. Educação Ambiental, 2011.

13.
Barbosa, H.N. ; MONGE, M. ; MOURA, T. M. ; SOUZA, V. C. ; IGLESIAS, J. O. V. ; PARREIRA, I. A. . ASTERACEAE BERCHT. & J. PRESL NO PARQUE ESTADUAL SERRA DE CALDAS NOVAS, GOIÁS, BRASIL.. In: I Seminário de Iniciação Científica e III Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, 2008, Anápolis. VI Seminário de Iniciação Científica., 2008, Anápolis. I Seminário de Iniciação Científica e III Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, 2008, Anápolis. VI Seminário de Iniciação Científica, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IGLESIAS, J. O. V.; RANDO, J.G ; SOUZA, V. C. ; Junqueira, D.I. ; MOURA, T. M. . Flora da Serra de Caldas Novas, Goiás: Fabaceae - Caesalpinioideae.. In: 60º Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santa/BA. 60º Congresso Nacional de Botânica, 2009., 2009.

2.
IGLESIAS, J. O. V.; RANDO, J.G ; SOUZA, V. C. ; Junqueira, D.I. ; MOURA, T. M. . Levantamento florístico da sub-família Caesalpinoideae - Fabaceae LINDL, no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas - Goías. In: VII Seminário de Iniciação cientifica e IV Jornada de Pesquisa e Pós - Graduação, 2009, Anápolis - GO. VII Seminário de Iniciação cientifica e IV Jornada de Pesquisa e Pós - Graduação, 2009.

3.
IGLESIAS, J. O. V.. Resultados Preliminares do Levantamento Florístico da Sub-Família Caesalpinoideae na Serra de Caldas Novas-Go, Brasil. In: V Semana de Iniciação Cientifica, 2008, Morrinhos. V Semana de Iniciação Cientifica, 2008. v. V.

4.
CORREA, A. G. ; IGLESIAS, J. O. V. ; Neves, K.C.F. ; BORGES, M. P. ; Costa . Comparação do Nivel de Conhecimento de Alunos do Ensino Médio da Rede Pública e Privada em Relação á inclusão Social dos Portadores da Sindrome de Down. In: V Semana de Iniciação Cientifica, 2008, Morrinhos. V Semana de Iniciação Cientifica, 2008. v. V.

5.
BENTO, L. S. ; BORGES, M. P. ; CORREA, A. G. ; IGLESIAS, J. O. V. ; Neves, K.C.F. . Comparativo entre o solo do Parque Ecológico Jatobá Centenário de Morrinhos e os solos utilizados no cultivo de grãos. In: IV Semana de Iniciação Científica, 2007, Morrinhos. IV Semana de Iniciação Científica, 2007. v. IV.

6.
Junqueira, D.I. ; MORAIS, L. P. R. ; IGLESIAS, J. O. V. . Familias de Angiospermas encontradas no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas-Go no período de março a outubro de 2007. In: IV Semana de Iniciação Científica, 2007, Morrinhos. IV Semana de Iniciação Científica, 2007. v. IV.

Apresentações de Trabalho
1.
IGLESIAS, J. O. V.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . ESTABILIDADES E MUDANÇAS CURRICULARES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
IGLESIAS, J. O. V.. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO CURRÍCULO: EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
IGLESIAS, J. O. V.; PETRUCCI-ROSA, M. I. . Tradições Curriculares em 'Boxes' nos Livros Didáticos de Biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BORTOLATO, C. A. ; IGLESIAS, J. O. V. ; PETRUCCI-ROSA, M. I. . Química, Artes e Filosofia no Ensino Médio, com a mediação do cinema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
IGLESIAS, J. O. V.; NASCIMENTO, L. C. R. . Dificuldade de Aprendizagem no Ensino de Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
IGLESIAS, J. O. V.; ROSA, M. I. P. . INVESTIGANDO CONTEÚDOS DE BOTÂNICA NA VERSÕES VERDE DO BSCS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Junqueira, D.I. ; MOURA, T. M. ; IGLESIAS, J. O. V. . Comparação da Diversidade Florística da subfamília Caesalpinoideae - Fabaceae em Unidades de Conservação no estado de Goiás e no Distrito Federal.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
IGLESIAS, J. O. V.; RANDO, J.G ; Sousa, V.C ; Junqueira, D.I. ; MOURA, T. M. . Flora da Serra de Caldas Novas, Goiás: Fabaceae - Caesalpinioideae. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
IGLESIAS, J. O. V.; RANDO, J.G ; SOUZA, V. C. ; Junqueira, D.I. ; MOURA, T. M. . Levantamento Florístico da sub-família Caesalpinoideae - Fabaceae Lindl, no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Goiás. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
IGLESIAS, J. O. V.. Resultados preliminaes do levantamento florístico da sub-familia Caesalpinoideae na Serra de Caldas Novas - Go, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CORREA, A. G. ; IGLESIAS, J. O. V. ; Neves, K.C.F. ; BORGES, M. P. ; Costa, P.O. . Comparação do nível de conhecimento de ensino médio da rede pública e privada em relação á inclusão social dos portadares da síndrome de Down. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Junqueira, D.I. ; MORAIS, L. P. R. ; IGLESIAS, J. O. V. . Famílias de angiospermas encontradas no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas - GO no período de março a outubro de 2007. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BENTO, L. S. ; BORGES, M. P. ; CORREA, A. G. ; IGLESIAS, J. O. V. ; Neves, K.C.F. . Comparativo entre o solo do Parque Ecológico Jatobá Centenário Morrinhos os solos utilizados no cultivo de grãos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
IGLESIAS, J. O. V.; BORTOLATO, C. A. ; OTAVIANI, K. ; CALLADO, H. . Reforma curricular e narrativas: articulações entre política e prática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
IGLESIAS, J. O. V.; BORTOLATO, C. A. ; CALLADO, H. . Mídias e Educação Escolar em Ciências. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BORTOLATO, C. A. ; IGLESIAS, J. O. V. ; Freitas, J.P . Formação Docente, Disciplina escolar, Narrativas e Currículo: articulações no contexto da prática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BORTOLATO, C. A. ; IGLESIAS, J. O. V. ; OTAVIANI, K. . Práticas curriculares cotidianas e suas narrativas na formação docente. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
IGLESIAS, J. O. V.. Alfabetização e Letramento na Metodologia de Ciências. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
IGLESIAS, J. O. V.; BORTOLATO, C. A. ; PETRUCCI-ROSA, M. I. . CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E NARRATIVAS - ARTICULAÇÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
IGLESIAS, J. O. V.. Como as contribuições das tradições curriculares de Ivor Goodson contribuem para a formação de professores de Ciências e Biologia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ROSA, M. I. P. ; IGLESIAS, J. O. V. ; BORTOLATO, C. A. ; CARCAIOLI, G. F. . Currículo, Formação docente e Narrativas-Articulações no contexto da prática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
IGLESIAS, J. O. V.. Oficina 'Herbário. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
IGLESIAS, J. O. V.. Atividades sobre plantas do cerrado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
IGLESIAS, J. O. V.. XXV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

2.
IGLESIAS, J. O. V.. Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores. 2017. Universidade Federal de Goiás.

3.
IGLESIAS, J. O. V.. IX Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências ? Ensino de Ciências e Educação Ambiental: pesquisas, práticas e formação de professores. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

4.
IGLESIAS, J. O. V.. XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

5.
IGLESIAS, J. O. V.. XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP. 2015. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Base Nacional Curricular Comum da Educação: discursos e propostas para cursos de licenciatura. 2017. (Outra).

2.
Congresso Brasileiro de Educação "Educação e Formação Humana: práxis e transformação social",. 2017. (Congresso).

3.
Congresso Internacional "Escola Pública: tempos difíceis, mas não impossíveis. 2017. (Congresso).

4.
Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores. 2017. (Congresso).

5.
Encontro ?Políticas de formação de docente nos cursos de licenciatura. 2017. (Encontro).

6.
II Seminário do PIBID-Unicamp, II Seminário Experiências em Estágio Docente e XIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores. 2017. (Seminário).

7.
Seminário Inovações Curriculares. 2017. (Seminário).

8.
Expansão do ensino superior no Brasil na última década: conquistas, limites e desafios. 2016. (Outra).

9.
III Colóquio de Pesquisa Educação e História Cultural: Leituras da história e da cultura. 2016. (Outra).

10.
III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. 2016. (Congresso).

11.
VI Encontro Nacional do Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional do Ensino de Biologia - 3. 2016. (Encontro).

12.
A participação das Mulheres na Ciência e na Educação em Ciências: panorama e perspectivas. 2015. (Outra).

13.
Diretrizes Curriculares para os Cursos de Formação de Professores. 2015. (Outra).

14.
VIII ENFOCO - Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 2015. (Encontro).

15.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015. (Encontro).

16.
V Encontro Nacional do Ensino de Biologia II Encontro Regional do Ensino de Biologia. 2014. (Encontro).

17.
36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e PesPesquisa em Educação. 2013. (Outra).

18.
5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturas e Educação e 2º Seminário Internacional de de Estudos Culturas e Educação. 2013. (Seminário).

19.
9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Encontro).

20.
Diálogos com a Pesquisa - As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões. 2013. (Seminário).

21.
IV Congresso Brasileiro de Educação. 2013. (Congresso).

22.
Palestra "Gramsci: educador na cárcere" proferida pelo Profº Dr. Dr. Angelelo d' Orsi (U (Universitá delle Studi di Torino). 2013. (Outra).

23.
Elaboração de Projetos de Pesquisa: Fundamentos lógicos. 2012. (Oficina).

24.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: DIDÁTICA E P E PRÁTICAS DE DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA,CA, GRATUITA E DE QUALIDADE. 2012. (Encontro).

25.
Ensino Médio e Parceria Universidade-Escola. 2012. (Simpósio).

26.
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2012. (Encontro).

27.
Panorama da pesquisa de professores para além do professor reflexivo: o novo mo método denominado Lesson Study. 2012. (Outra).

28.
"Modernismo, pós-modernismo, estruturalismo e pós-estruturalismo: definições e correlações no campo das teorias da arte e literatura"" ministrada pela Profª Enid de Abreue. 2011. (Outra).

29.
63ª Reunião Anual da SBPC. 2011. (Outra).

30.
Biodiversidade Educação e Divulgação. 2011. (Outra).

31.
II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral. 2011. (Congresso).

32.
III SEMINÁRIO INOVAÇÕES EM ATIVIDADES CURRICULARES. 2011. (Seminário).

33.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E I CONGRESSO IBEROAMERICANDO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. 2011. (Congresso).

34.
VI Mostra Pedagógica. 2010. (Oficina).

35.
60º Congresso Nacional de Botânica. 2009. (Congresso).

36.
Oficina Ferramentas para o Ensino de Botânica, 60º Congresso Nacional de Botânica.. 2009. (Oficina).

37.
Seminário "Legislação Ambiental Código Florestal em Debate. 2009. (Simpósio).

38.
I Congresso Goiano de Educação Ambiental. 2008. (Congresso).

39.
III Encontro Estadual da Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás. 2008. (Encontro).

40.
III Semana de Biologia da Universidade Estadual de Goiás. 2008. (Outra).

41.
V Semana de Iniciação Científica. 2008. (Outra).

42.
Ciclo de Palestra "Mudanças Climáticas: O aquecimento global nos aspectos filosóficos e científico" realizado pela Universidade Estadual de Goiás. 2007. (Outra).

43.
Curso de Campo: Identificação das Principais Famílias de Angiospermas da Flora Brasileira. 2007. (Outra).

44.
IV Semana de Inicição Científica.Famílias de angiospermas encontradas no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas - GO no período de março a outubro de 2007.. 2007. (Outra).

45.
IV Simpósio de Biologia. 2007. (Outra).

46.
Ciclo de Palestras da Semana de Biololgia da Universidade Estadual de Goiás. 2006. (Outra).

47.
III Semana de Iniciação Cientifica UEG Morrinhos. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IGLESIAS, J. O. V.. Botânica: O que são galhas?. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:44:26