Bernadete Machado Serpe

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  • Última atualização do currículo em 18/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2006), mestrado em Educação pela UEPG (2008), doutorado em Educação pela UEPG (2015) com período sanduíche na Universidad Nacional de La Plata (2011) e na Texas Tech University (2014), Pós-Doutora pelo Programa de Ciências Sociais Aplicadas - UEPG. Membro da Society for Research on Adolescence - SRA (2015-2016). Professora efetiva no Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau, coordenadora do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação da Pequena Infância, atualmente está como diretora de desenvolvimento de ensino no campus. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com: psicologia e epistemologia genética, desenvolvimento moral e valores, relação família-escola, representações sociais, desigualdade social e educativa, vulnerabilidade social e educação ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bernadete Machado Serpe
Nome em citações bibliográficas
SERPE, B. M.;SERPE, BERNADETE MACHADO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Blumenau.
Rua Bernardino José de Oliveira
Badenfurt
89070270 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 37021700


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Nacional de La Plata (Orientador: Ana Candreva).
Título: Educação, escola e instituições de contraturno social na cidade de Ponta Grossa: entrecruzamentos de valores e representações por diferentes vozes, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ademir José Rosso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Valores; Crianças e adolescentes; Relação família-escola; Vulnerabilidade social; Epistemologia Genética; Representações sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
com período sanduíche em Texas Tech University (Orientador: Elizabeth Trejos-Castillo).
Título: Educação, escola e instituições de contraturno social na cidade de Ponta Grossa: entrecruzamentos de valores e representações por diferentes vozes, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ademir José Rosso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Valores; Crianças e adolescentes; Relação família-escola; Vulnerabilidade social; Epistemologia Genética; Representações sociais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A aprendizagem socioambiental dos visitantes em Unidades de Conservação,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ademir José Rosso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria de Piaget; Percepção; Aprendizagem socioambiental; Trilha interpretativa; Unidades de Conservação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: Educação Ambiental: um desafio frente à diversidade.
Orientador: Clícia Bührer Martins.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em School Sexual Education Curriculum. (Carga horária: 90h).
Texas Tech University, TTU, Estados Unidos.
2014 - 2014
Foundations of Cross Cultural Studies. (Carga horária: 40h).
Texas Tech University, TTU, Estados Unidos.
2013 - 2013
A Tipificação Nacional e o Serviço de Convivência. (Carga horária: 16h).
Aliança Brasileira de Assistência Social e Educacional - Casa do Piá, ABASE, Brasil.
2012 - 2012
Formação para Educadores Sociais. (Carga horária: 8h).
Aliança Brasileira de Assistência Social e Educacional - Casa do Piá, ABASE, Brasil.
2011 - 2011
Metodologia de la investigacion. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2011 - 2011
El espacio de lo público. (Carga horária: 25h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2011 - 2011
Catástrofe, riesgo y vulnerabilidad social. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional de La Plata, UNLP, Argentina.
2008 - 2008
Gestão participativa em Unidades de Conservação. (Carga horária: 16h).
Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, MATER NATURA, Brasil.
2007 - 2007
A dimensão ambiental no processo educativo. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2007 - 2007
Pesquisa em educação e percepção ambiental. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Atuação Profissional



Texas Tech University, TTU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq Doutorado Sanduíche - SWE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DS CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DS CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DS CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .

Linhas de pesquisa
Ensino-Aprendizagem
07/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
07/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
04/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Biológicas - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
04/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
04/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
04/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12

Atividades

08/2010 - 12/2010
Ensino, Física - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação Física - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais
08/2010 - 12/2010
Ensino, Geografia - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional Brasileira

Faculdade de Telêmaco Borba, FATEB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação Lato Sensu Disciplina ministrada: Epistemologia Genética: a construção do conhecimento Carga horária: 30h/a

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação Lato Sensu Disciplina ministrada: Epistemologia Genética: a construção do conhecimento Carga horária: 30h/a

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação Lato Sensu Disciplina ministrada: Epistemologia Genética: a construção do conhecimento Carga horária: 30h/a

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação Lato Sensu Disciplina ministrada: Epistemologia Genética: a construção do conhecimento Carga horária: 30h/a

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Ensino, Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação Disciplina ministrada: Metodologia da Pesquisa

Atividades

05/2013 - 05/2013
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistemologia Genética: a construção do conhecimento
05/2012 - 05/2012
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistemologia Genética: a construção do conhecimento
05/2011 - 05/2011
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistemologia Genética: a construção do conhecimento
05/2010 - 05/2010
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistemologia Genética: a construção do conhecimento
02/2009 - 02/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2/2009 - Filosofia da Educação
2/2009 - Currículo e Conhecimento I
7/2009 - Currículo e Conhecimento II
02/2009 - 02/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2/2009 - Introdução à Filosofia
2/2009 - Introdução à Sociologia
7/2009 - Sociologia do Direito
05/2009 - 05/2009
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa

Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração de projetos voltados à saúde; palestras e intervenções em escolas e empresas.

Atividades

02/2005 - 12/2006
Estágios , Ponta Grossa, .

Estágio realizado
Educação e Saúde.

Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense, CTESOP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

10/2012 - 10/2012
Ensino, Psicopedagogia, Educação e Clínica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Dificuldades de Raciocínio Lógico-Matemática

Faculdades Ponta Grossa, FacPG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

03/2013 - 04/2013
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
02/2013 - 02/2013
Ensino, Gestão e Educação Ambiental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Meio Ambiente I: Percepção Ambiental, Trilhas Interpretativas e Representações sobre o Meio Ambiente

Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe, ASFASMAC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 40


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Desenvolvimento de Ensino, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2018 - Atual
Direção e administração, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Diretora de Desenvolvimento e Ensino.
10/2016 - Atual
Extensão universitária , Campus Blumenau, .

Atividade de extensão realizada
Formação Inicial Continuada (FIC) Educação Ambiental: Cidadania e Transversalidade - Módulo: Educação Ambiental e Currículo.
09/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
Didática II
Literatura e Educação
Pedagogia e Profissão Docente
Pesquisa e Processos Educativos I
Pesquisa e Processos Educativos IV
Políticas Públicas em Educação
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Blumenau, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Avaliadora do Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto - Pedagogia.


Linhas de pesquisa


1.
Ensino-Aprendizagem


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Representações Sociais de trabalhadores com baixa sscolaridade sobre a educação e o trabalho docente.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ademir José Rosso em 03/08/2016.
Descrição: O objeto dessa investigação são as Representações Sociais (RS) sobre a Educação e o Trabalho Docente de Trabalhadores com Baixa Escolarização (TBE), pais de alunos da Educação Básica do sistema público de ensino. Serão analisados os conhecimentos, imagens e atitudes formadas sobre a educação e o trabalho docente a partir dos elementos ligados às condições materiais e pessoais desses trabalhadores. Problematiza-se a educação e a docência a partir das RS dos TBE, levando-se em consideração o histórico e as vinculações presentes desses trabalhadores com a escola, através de seus filhos que frequentam a educação básica em escolas públicas e instituições de contra turno social. Pretende-se responder às seguintes questões: Quais são as RS dos TBE, pais de alunos da Educação Básica atendidos no sistema público de ensino e contra turno social, sobre trabalho docente? Quais são as relações entre a escolarização recebida, dos trabalhos que executam para a formação dos conhecimentos, atitudes e imagens sobre a docência? Para levantar informações quantitativas e qualitativas serão utilizados instrumentos estruturados como questionários e entrevistas. Os aspectos quantitativos serão analisados em seu caráter extensivo com o programa SPSS e os aspectos qualitativos pelo caráter intensivo das respostas abertas de cunho discursivo, pelo Programa de Análise Lexical de Conjuntos de Segmentos de Texto (ALCESTE). Os referenciais teóricos que subsidiam o projeto são das RS de Moscovici e colaboradores e da Teoria Crítica que problematiza a contribuição da educação para a formação cidadã. A hipótese inicial é da existência de um paralelismo entre as RS manifestas pelos TBEs sobre o contexto dos seus trabalhos, o processo de escolarização vivido, o contexto atual da educação de seus filhos e das fontes de informações que têm acesso. Com a investigação, se espera reunir elementos que contribuam para a leitura da educação a partir de pais de alunos com baixa escolaridade e vulnerabilidade social, permitindo a avaliação das ações educativas de caráter regular e as de compensatório e dos estereótipos circulantes no meio educacional sobre esse grupo social. O levantamento das RS, ao contemplar a cognição/tradução dos sujeitos/TBEs, ao interagirem com o sistema escolar e políticas compensatórias, possibilita o diálogo com sujeitos concretos e o estabelecimento de estratégias educativas. Ao se buscar a compreensão dos TBEs sobre a educação ter-se-á um mapa de como seus sujeitos reapresentam e resinificam para si, as ações educativas e as ofertas do sistema educacional. Palavras-chave: Representações sociais, Educação, Trabalho docente, Educação Básica. Educação Compensatória..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Bernadete Machado Serpe - Integrante / Ademir José Rosso - Coordenador / Franciely Ribeiro dos Santos - Integrante / Edvanderson Ramalho dos Santos - Integrante / Adriano Charles Ferreira - Integrante / Michele da Luz Ribeiro - Integrante / Bruna Emilyn da Silva - Integrante / VivianeTerezinha Koga - Integrante / Vânia de Oliveira - Integrante.
2013 - Atual
As representações sociais da indisciplina construídas por professores da Educação Básica e alunos do nono ano do Ensino Fundamental.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ademir José Rosso em 03/08/2016.
Descrição: Projeto de Produtividade e Pesquisa O projeto aprofunda busca do detalhamento de um achado da pesquisa encontrado no desenvolvido no Pós-Doutorado. Nessa pesquisa desenvolvida os professores indicam que o desinteresse, desrespeito e indisciplinas são os elementos que mais os têm desgastado e os feito sofrer na docência, indicando uma Representação Social (RS) da disciplina como uma pré-condição para docência, não como o resultado do processo didático vivido no cotidiano. O desenvolvimento do projeto está associado aos projetos de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica (IC) em desenvolvimento a partir de 2011, prevendo-se mais um aluno de IC para o desenvolvimento desse projeto a partir de 2012. Os pressupostos teóricos que guiarão a presente pesquisa serão a teoria das RS de Moscovici (1978, 1985, 2003) e seguidores (JODELET, 2001, 2005, 2007) e a Psicologia e Epistemologia Genética (PEG) de Jean Piaget (1994, 1997) e seguidores (FREITAS, 2003; KOHLBRG, POWER, HIGGINS, 2008; La TAYLE, 1996, 2006; La TAYLE, PEDRO-SILVA, JUSTO, 2010). Das RS as informações serão processadas segundo a abordagem estrutural (ABRIC, 2003) para buscar os elementos que descrevem a estruturação interna e sociogênica, na explicitação dos elementos que interferem na construção dessas RS. Da PEG os elementos coletados serão discutidos a partir das pesquisas relativas ao desenvolvimento da moralidade (ARAÚJO, 1996; PARRAT-DAYAN, 2008; LA TAILLE, 1996, 2006), ou da forma como os professores integram e processam os sistemas de regras que perpassam as relações disciplinares escolares. Diante do contexto escolar, e dos atores envolvidos, a questão de pesquisa a ser respondida é: quais são as representações sociais de alunos de oitava série e professores da educação básica sobre a indisciplina? Desse modo, a pesquisa objetiva investigar as RS dos professores da Educação Básica e de alunos da oitava série do ensino fundamental da cidade de Ponta Grossa-PR acerca da indisciplina escolar. A metodologia da pesquisa possui caráter quanti-qualitativa, mediante instrumentos de natureza exploratória como questionários e de instrumentos que promovam o aprofundamento das informações mediante entrevistas semi-estruturadas. As informações coletadas serão analisadas pelo programa de análise de evocações, (EVOC) e similitude (SIMI); as informações levantadas pelas entrevistas semi-estruturadas serão tratadas pelos programas: Atlas Ti e de Análise Lexical de Conjuntos de Segmentos de Texto (ALCESTE). As hipóteses iniciais de pesquisa são de que a disciplina é supervalorizada, assumindo um caráter de finalidade; de que são poucos considerados os aspectos pedagógicos da docência promotores de situações de indisciplina em sala de aula; e que, o desenvolvimento da prática pedagógica dá-se em quadros heterônomos. Espera-se com o desenvolvimento pesquisa: obter elementos que subsidiem as ações para a prática pedagógica escolar, a formação de professores e de pesquisadores em educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Bernadete Machado Serpe - Integrante / Ademir José Rosso - Coordenador / Adriano Charles Ferreira - Integrante / Edvanderson Ramalho dos Santos - Integrante / VivianeTerezinha Koga - Integrante.
2011 - Atual
A relação entre desenvolvimento moral e processo de aprendizagem escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos em instituições de contraturno social
Descrição: A existência de uma lacuna na relação escola-família pode proporcionar considerável prejuízo na aprendizagem escolar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Projeto trata da Pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação que pretende desvelar como se dá a relação entre a construção dos valores e o processo de aprendizagem desses sujeitos. Como se trata de uma pesquisa etnográfica, deu-se a escolha por dois centros sociais para a convivência com os educandos a fim de tentar compreender as atitudes e formas de convivência com seus pares no ambiente sócio educacional. Do estudo participam os professores e pedagogos de trinta e cinco escolas públicas (vinte e duas municipais, e treze estaduais) da periferia da cidade de Ponta Grossa - PR; cinquenta famílias (pais e/ou responsáveis legais) das crianças e adolescentes; e, os educadores sociais de dez centros sociais da cidade de Ponta Grossa- PR, que funcionam em contra turno social e/ou como abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Pretende-se encontrar uma explicação para os problemas de convivência com os educandos e suas famílias apontados pelos profissionais da educação. Faz parte do processo de investigação a tentativa de relacionar as diferentes perspectivas que cada sujeito (crianças e adolescentes; família; professores e pedagogos; e educadores sociais) agrega ao seu papel social, para encontrar o elemento que os une ou os distancia. O pressuposto adotado é de que esse elemento pode ser trabalhado de uma maneira positiva com a finalidade de inserir o educando e sua família no ambiente escolar ao invés de os afastar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Representações sobre as contingências do trabalho docente dos professores da educação básica (5ª série do ensino fundamental até 3ª do ensino médio), do pós-médio e da educação de jovens e adultos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ademir José Rosso em 10/09/2013.
Descrição: O Projeto de Pesquisa pretende dá seguimento ao Pós-Doutorado e se integra ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa nas temáticas de Pesquisa em Representações Sociais (RS) e Educação. O projeto visa levantar as RS dos professores da Educação Básica (EB), Pós-Médio (PM) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) frente às contingências do trabalho docente, no contexto escolar. Serão analisados elementos representacionais ligados as condições materiais, institucionais e pessoais do trabalho docente em seus sistemas de controle do espaço escolar e da ação docente. Problematiza-se o contexto de trabalho escolar a partir das RS dos professores da EB, PM e EJA sobre as contingências, considerando o tempo de atuação no magistério, gênero, importância da renda do docente para o orçamento familiar, formação na Pós-Graduação estrito senso, área de conhecimento e modalidade de ensino. Para levantar informações quantitativas e qualitativas serão utilizados instrumentos estruturados e semi-estruturados. As quantitativas serão obtidas através das evocações e constarão de elementos extensivos que possibilitará o levantamento de núcleos representacionais centrais, intermediários e periféricos. Essas informações orientarão a coleta das informações intensivas a serem obtidas na sequência em entrevistas semi-estruturadas para aprofundamento e detalhamento dos centros representacionais. As evocações sobre o contexto do trabalho serão analisadas pelo programa de análise de evocações, EVOC e SIMI; as informações levantadas pelas entrevistas semi-estruturadas serão tratadas pelos programas: Atlas Ti de Análise Lexical de Conjuntos de Segmentos de Texto (ALCESTE). Os referenciais teóricos que subsidiam o projeto são das RS de Moscovici e colaboradores e da Teoria Crítica que problematiza a educação e a docência como trabalho e a formação como semi-formação. Com a investigação, se espera reunir elementos que contribuam para a leitura do trabalho docente ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
A aprendizagem socioambiental dos visitantes em Unidades de Conservação
Descrição: A Educação Ambiental visa a formação de sujeitos críticos e ativos no meio social, ao invés de espectadores passivos. O Projeto de Pesquisa de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação comprovou a possibilidade formativa e educativa de uma visita ao ambiente natural, que pode promover muito mais que simples deleite e contato com a natureza. O estudo foi desenvolvido em uma Unidade de Conservação (UC) no município de Tibagi - PR (a terceira com maior visitação no Estado). Os sujeitos foram os visitantes que visitaram a UC durante os meses de fevereiro a maio de 2008. A pesquisa revela que há necessidade de uma pessoa, não para "vigiar" ou para narrar, mas sim para provocar o visitante a problematizar as informações que estão no ambiente. São essas informações que evidenciaram conflitos e desequilíbrios cognitivos nos sujeitos que favorecem uma nova maneira de observar e valorizar o que passaram a conhecer..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
Processos cognitivos, letramento e relações pedagógicas na aprendizagem de conhecimentos científicos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ademir José Rosso em 05/09/2013.
Descrição: Entre as questões que permeiam as buscas são: o que os estudantes conseguem fazer com o que aprendem na escola? que rotinas didático-pedagógicas se constituem em impedimento para a aprendizagem significativa, para o diálogo do conhecimento escolar com situações concretas da vida e para a constituição da cidadania? de que formas a adoção de processos operatórios e reflexivos no ensino contribuem, na aprendizagem significativa, para a relevância e a inserção dos conhecimentos científicos no cotidiano dos alunos? como a compreensão da natureza do conhecimento científico influi na organização dos processos didático-pedagógicos e curriculares escolares? quais as condições formativas necessárias para que os docentes assumam, na prática, os princípios da aprendizagem significativa? Os objetivos traçados pretendem: levantar, descrever e analisar iniciativas e práticas docentes de cunho didático-metodológicas, apoiadas em pressupostos epistemológicos e psicológicos, que promovem a integração e a contextualização dos conhecimentos escolares com o contexto social e cultural; fazer o levantamneto do perfil das aulas que são ministradas nas escolas, mapeando rituais didáticos manifestados nas práticas docentes em sala de aula; analisar os fatores que promovem e integram a capacidade de utilizar conhecimentos e habilidades para enfrentar desafios da vida real em situações, por exemplo, de cuidados do corpo, de explicação de fenômenos físicos, químicos e biológicos, de cálculos elementares, representações do meio ambiente e de práticas correspondentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Normalizing Sexual Development (NSD) Curriculum
Descrição: Este Programa tem como objetivo educar de modo nivelador crianças e adolescentes e seus pais sobre o desenvolvimento sexual no que se refere às expressões internas e externas. Os componentes curriculares incluem os aspectos: emocional, cognitivo e desenvolvimento físico, relacionamentos, escola / trabalho e orientação. O programa é desenvolvido em escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas
2018 - Atual
Periódico: EMANCIPAÇÃO (ONLINE) (PONTA GROSSA)
2016 - Atual
Periódico: PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciências Sociais Aplicadas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação Ambiental.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Aprovação em Concurso Público para Magistério da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.
2014
Bolsa de Estudos de Doutorado-Sanduíche - Bolsas Especiais, CNPq.
2011
Bolsa de Estudos de Doutorado - DS, CAPES.
2011
Bolsa de Estudos - Cooperação Internacional Universidad Nacional de La Plata (Doutorado), CAPES.
2007
Bolsa de Estudos de Mestrado - DS, CAPES.
2006
Título de Sócio Benemérito pelo trabalho como Secretária de Recursos, Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, VÂNIA DE2017OLIVEIRA, VÂNIA DE ; SERPE, BERNADETE MACHADO ; ROSSO, Ademir José . Representações sociais parentais de instituições voltadas a crianças e adolescentes atendidos em contraturno. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 12, p. 1013-1027, 2017.

2.
SANTOS, Edvanderson Ramalho dos2013 SANTOS, Edvanderson Ramalho dos ; FERREIRA, Adriano Charles ; SERPE, B. M. ; ROSSO, Ademir José . Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 22, p. 103-123, 2013.

3.
SERPE, B. M.;SERPE, BERNADETE MACHADO2011 SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. ; CAMARGO, B. V. . Percepção, cognição e aprendizagem socioambiental. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 6, p. 79-99, 2011.

4.
SERPE, B. M.;SERPE, BERNADETE MACHADO2010 SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . Uma leitura piagetiana do papel da percepção na construção do conhecimento socioambiental em trilhas interpretativas. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 3, p. 27-56, 2010.

5.
ROSSO, A. J.2009 ROSSO, A. J. ; FERREIRA, A. R. ; SILVA, F. R. ; SERPE, B. M. ; VIEIRA, F. Z. . A pesquisa de Educação Ambiental em encontros regionais. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 1, p. 137-158, 2009.

6.
SASSI, L. D. S.2004SASSI, L. D. S. ; SERPE, B. M. ; GUIMARAES, C. B. ; JENDREIECK, C. O. ; GUALDEZI, L. D. ; IANKE, M. ; CARNEIRO, V. N. ; SOUZA, M. A. . Pedagogia hospitalar: o projeto desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes (Impresso), v. 12, p. 41-48, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SERPE, B. M.; SILVA, L. A. M. . Desenvolvimento, gênero e pobreza. 1. ed. Ponta Grossa PR: UEPG, 2018. 280p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, F. R. ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Caracterização da pobreza: o perfil socioeconômico de mulheres moradoras em áreas de risco ambiental. In: Bernadete Machado Serpe; Lenir Aparecida Mainardes da Silva. (Org.). Desenvolvimento, gênero e pobreza. 1ed.Ponta Grossa PR: UEPG, 2018, v. , p. 253-272.

2.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . O processo de visitação no Parque Estadual do Guartelá: a possibilidade para uma aprendizagem socioambiental. In: Odete Terezinha Bertol Carpanezzi; João Batista Campos. (Org.). Coletânea de pesquisas: Parques Estaduais de Vila Velha, Cerrado e Guartelá. 1ed.Curitiba: IAP, 2011, v. 1, p. 356-364.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SERPE, B. M.; TREJOS-CASTILLO, E. . As relações familiares que envolvem o pensamento autônomo e atitudes heterônomas. In: EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba, PR. EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUC-PR, 2017. v. XIII. p. 16347-16353.

2.
TREJOS-CASTILLO, E. ; SERPE, B. M. . Revolving Doors from Foster Care to Juvenile Detention: Youth?s Reflections on Multi-System Experiences. In: AMERICAN SOCIETY OF CRIMINOLOGY 73rd ANNUAL MEETING, 2017, Philadelphia. AMERICAN SOCIETY OF CRIMINOLOGY 73rd ANNUAL MEETING, 2017. v. 73.

3.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. ; SILVA, L. A. M. . Caracterização da situação socioeconômica das famílias de alunos da Educação Básica na cidade de Ponta Grossa ? PR. In: Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas: Desenvolvimento, Gênero e Condição de Pobreza, 2016, Ponta Grossa. Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas: Desenvolvimento, Gênero e Condição de Pobreza. Ponta: UEPG, 2016. v. 1. p. 1-11.

4.
SANTOS, F. R. ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Mulheres moradoras em áreas de risco ambiental: problemas e desafios. In: Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas: Desenvolvimento, Gênero e Condição de Pobreza, 2016, Ponta Grossa, PR. Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas: Desenvolvimento, Gênero e Condição de Pobreza. Ponta Grossa: UEPG, 2016. v. 1. p. 1-8.

5.
SANTOS, F. R. ; SERPE, B. M. . Ser mulher e enfrentar a realidade: um estudo com mulheres moradoras em áreas de risco na cidade de Ponta Grossa ‐ PR. In: X ANPED SUL, 2014, Florianópolis. X ANPED SUL, 2014.

6.
SERPE, B. M.. As instituições educacionais: o que dizem os alunos. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 28039-28052.

7.
ROSSO, A. J. ; SANTOS, F. R. ; SERPE, B. M. . Contribuição da escolarização na percepção de mulheres moradoras em áreas de risco. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 29846-29860.

8.
SANTA-CLARA, A. ; FERREIRA, A. C. ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Representações sociais de alunos de sextos e nonos anos sobre o interesse em aprender ciências. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 16685-16700.

9.
MOURA, F. O. ; SERPE, B. M. ; FERREIRA, A. C. ; ROSSO, A. J. . As representações sociais das pedagogas paranaenses sobre indisciplina escolar. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO, 2013, Curitiba. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 28053-28065.

10.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . Família-escola, que tipo de relação é essa?. In: XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012, Maringá. XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Maringá: UEM, 2012. p. 1-14.

11.
ROSSO, A. J. ; SERPE, B. M. . Família, a protagonista no discurso de professores da Educação Básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula. In: IX ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul - RS. IX ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caxias do Sul - RS: UCS, 2012. p. 1-16.

12.
SANTOS, E. R. dos ; FERREIRA, A. C. ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Consciência, conscientização e os seus alvos na educação ambiental. In: EDUCERE - X Congresso Nacional de Educação / I Seminário Internacional de Representações Sociais, subjetividade e educação, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat - PUCPR, 2011. p. 5119-5131.

13.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . A possibilidade educativa no processo de visitação em Unidades de Conservação. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2008, Curitiba - PR. VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE / III Congresso Ibero-Americano sobre violências nas escolas / Formação de Professores. Curitiba - PR: PUCPR, 2008. p. 904-913.

14.
FRANZÃO, Thiago Albieri ; RAMOS, Cinthia Borges de ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Análise dos objetivos presentes nos trabalhos de Educação Ambiental apresentados no IX EPEA-PR. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE, 2008, Curitiba - PR. VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE / III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas - CIAve. Curitiba - PR: PUCPR, 2008.

15.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . A interação sujeito-meio ambiente na trilha interpretativa de uma Unidade de Conservação. In: X Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2007, Maringá PR. X Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2007. p. 01-10.

16.
ROSSO, A. J. ; SILVA, F. R. ; SERPE, B. M. . A Dimensão Investigativa de um Evento de Educação Ambiental. In: IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007, Rio Claro SP. IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007.

17.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . A trilha interpretativa como estratégia de aprendizagem no Parque Estadual do Guartelá situado no município de Tibagi - PR. In: VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação - PUCPR - PRAXIS, 2006, Curitiba - PR. VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação - PUCPR - PRAXIS. Curitiba - PR: PUCPR, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . O que pensam os pais, em situação de vulnerabilidade social, sobre a construção de valores e o processo de escolarização de seus filhos. In: EDUCERE - X Congresso Nacional de Educação / I Seminário Internacional de Representações Sociais, subjetividade e educação, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat - PUCPR, 2011. p. 12498-12505.

2.
FERREIRA, A. C. ; SANTOS, E. R. dos ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . O Uso dos Termos Consciência, Conscientização e Tomada de Consciência nos Trabalhos de Educação Ambiental. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2011, Ponta Grossa - PR. XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, A. C. ; SANTOS, F. R. ; SANTOS, E. R. dos ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Perfil Metodológico dos Trabalhos Apresentados no IX EPEA. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2011, Ponta Grossa - PR. XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
TREJOS-CASTILLO, E. ; SERPE, B. M. . Revolving Doors from Foster Care to Juvenile Detention:Youth's Reflections on Multi-System Experiences. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SERPE, B. M.; TREJOS-CASTILLO, E. . As relações familiares que envolvem o pensamento autônomo e atitudes heterônomas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. ; SILVA, L. A. M. . Caracterização da situação socioeconômica das famílias de alunos da Educação Básica na cidade de Ponta Grossa ? PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTOS, F. R. ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Mulheres moradoras em áreas de risco ambiental: problemas e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SANTOS, F. R. ; SERPE, B. M. . Ser mulher e enfrentar a realidade: um estudo com mulheres moradoras em áreas de risco na cidade de Ponta Grossa ‐ PR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SERPE, B. M.. As instituições educacionais: o que dizem os alunos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ROSSO, A. J. ; SANTOS, F. R. ; SERPE, B. M. . Contribuição da escolarização na percepção de mulheres moradoras em áreas de risco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTA-CLARA, A. ; FERREIRA, A. C. ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Representações sociais de alunos de sextos e nonos anos sobre o interesse em aprender ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MOURA, F. O. ; SERPE, B. M. ; FERREIRA, A. C. ; ROSSO, A. J. . As representações sociais das pedagogas paranaenses sobre indisciplina escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SERPE, B. M.. Temas Transversais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . Família-escola, que tipo de relação é essa?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ROSSO, A. J. ; SERPE, B. M. . Família, a protagonista no discurso de professores da Educação Básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SERPE, B. M.. Teoria das Representações Sociais, Psicologia e Epistemologia Genética. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SANTOS, E. R. dos ; FERREIRA, A. C. ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Consciência, conscientização e os seus alvos na Educação Ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FRANZÃO, Thiago Albieri ; RAMOS, Cinthia Borges de ; SERPE, B. M. ; ROSSO, A. J. . Análise dos objetivos presentes nos trabalhos de educação ambiental apresentados no IX EPEA-PR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . A interação sujeito-meio ambiente na trilha interpretativa de uma unidade de conservação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. ; SILVA, F. R. . A dimensão investigativa e formativa de um evento de educação ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . A trilha interpretativa como estratégia de aprendizagem no Parque Estadual do Guartelá situado no município de Tibagi - PR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . As trilhas interpretativas como instrumento de aprendizagem no Parque Estadual do Guartelá situado no município de Tibagi - PR. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . A trilha interpretativa como estratégia de aprendizagem no Parque Estadual do Guartelá. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. ; FERREIRA, A. R. ; DRESCH, F. J. C. . A pesquisa em educação ambiental vista através dos objetivos de pesquisa presentes no VII EEA-RJ. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SERPE, B. M.. Desenvolvimento, gênero e pobreza. Ponta Grossa PR, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SERPE, B. M.. Membro da Comissão Científica do V Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão: Educação Inclusiva - Desafios e Possibilidades. 2013.

2.
SERPE, B. M.. Membro da Comissão Científica do III Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa. 2013.

3.
SERPE, B. M.. Coordenadora do GT Mídia, Educação e Juventude no III Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa - ECOM.EDU. 2013.

4.
SCOCUGLIA, A. C. ; SERPE, B. M. . Mediadora da conferência ?Pedagogia Social Contra-Hegemônica' no IV Congresso Internacional de Educação: Políticas e Práticas Educacionais. 2012.

5.
SERPE, B. M.. Parecerista no II Congresso Internacional de Educação - CIEPG Ponta Grossa - Paraná. 2011.

6.
SERPE, B. M.. Parecerista no II Congresso Internacional de Educação - CIEPG Ponta Grossa - Paraná. 2010.

7.
SERPE, B. M.. Membro da Comissão Científica no II Congresso Internacional de Educação - CIEPG Ponta Grossa - Paraná. 2010.

8.
SERPE, B. M.. Elaboração do Projeto "A trilha interpretativa como instrumento de aprendizagem no Parque Estadual do Guartelá". 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSSO, A. J. ; SERPE, B. M. ; SILVA, B. E. . Co-orientadora em projeto de Iniciação Científica na UEPG. 2013. (Co-orientadora em projetos de Iniciação Científica na Universidade Estadual de Ponta Grossa).

2.
ROSSO, A. J. ; SERPE, B. M. ; RIBEIRO, M. L. . Co-orientadora em projetos de Iniciação Científica na UEPG. 2013. (Co-orientadora em projetos de Iniciação Científica na Universidade Estadual de Ponta Grossa).

3.
SERPE, B. M.. Representante Discente no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado - PPGE/UEPG. 2012. (Participação no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado - PPGE-UEPG).

4.
ROSSO, A. J. ; SERPE, B. M. ; MOURA, F. O. . Co-orientadora em projetos de Iniciação Científica na UEPG. 2012. (Co-orientadora em projetos de Iniciação Científica na Universidade Estadual de Ponta Grossa).

5.
SERPE, B. M.. Epistemologia Genética: a construção do conhecimento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SERPE, B. M.. Epistemologia Genética: a construção do conhecimento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
SERPE, B. M.; ROSSO, A. J. . A Trilha Interpretativa como estratégia de aprendizagem socioambiental em uma Unidade de Conservação. 2010. (Relatório de pesquisa).

8.
SERPE, B. M.. Representante Discente de Pós-Graduação na Comissão de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos - COEP/UEPG. 2007. (Participação da Comissão de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos - COEP da UEPG).

9.
SERPE, B. M.. Representante Discente no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - PPGE/UEPG. 2007. (Participação no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - PPGE-UEPG).

10.
SERPE, B. M.. Secretária de Recursos no Centro Acadêmico de Pedagogia. 2006. (Participante em Comissão de Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Pedagogia na UEPG).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, L. C. da; SOUZA, M. A.; RAIHER, A. P.; SERPE, B. M.. Participação em banca de Josenilda Aparecida Ribas Bueno. A educação pública e o desenvolvimento: um estudo sobre o município de Ponta Grossa - PR.. 2016.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KNECHTEL, M. do R.; SERPE, B. M.. Participação em banca de Maria Lucia Kuzma. Os elementos que influenciam na percepção dos estudantes da 5ª série sobre os problemas ambientais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, E. R. dos; ROSSO, A. J.; SERPE, B. M.; PILEGGI, S.. Participação em banca de Michele Bolzani.Representações sociais de Assentados sobre a função da escola: da consciência ingênua à crítica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2.
ROSSO, A. J.; SERPE, B. M.; GODOY, Marcela Teixeira; CASSIE, D.. Participação em banca de Igor Ruan Dias Gonçalves.Avaliação dos egressos da licenciatura em Ciências Biológicas frente à formação recebida nas disciplinas didático-pedagógicas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

3.
SERPE, B. M.; GODOY, Marcela Teixeira; DALZOTO, Izaclis Alves. Participação em banca de Fernanda Baggio Luz.Processo ensino-aprendizagem: dificuldades dos alunos do 6º ano em uma escola do município de Ponta Grossa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

4.
SERPE, B. M.; SANTOS, G. L. dos; LIMA, E. D. da C. T. de. Participação em banca de Adélia Machado Alves.Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade na vida escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba.

5.
SERPE, B. M.; OLIVEIRA, V. C. de. Participação em banca de Mariane Prestes de Miranda.A importância da música nas Séries Iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba.

6.
SERPE, B. M.; KLOC, A. E.. Participação em banca de Alexandre da Silva.O construcionismo e a informática: uma nova perspectiva na educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba.

7.
SERPE, B. M.; DEODATO, V. T. N.; QUEIROZ, E. de F. da C.. Participação em banca de Aline Aparecida Max.O pedagogo e a implantação da proposta pedagógica da Rede Municipal de Telêmaco Borba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba.

8.
MORALES, A. G. M.; FERREIRA, A. R.; SERPE, B. M.. Participação em banca de Shyguek Nagazak Alves Miyamoto.O papel do ensino de Ecologia na percepção do ambiente: o que pensam os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente, Ponta Grossa, Paraná. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SERPE, B. M.; SILVA, P. R. da; ELIAS, M. A.. Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto - Biologia. 2017. Instituto Federal Catarinense.

2.
CASTRO, C. A. de; RIBEIRO, E. A. W.; SERPE, B. M.. Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto - Geografia. 2017. Instituto Federal Catarinense.

3.
NAZARIO, R.; SERPE, B. M.; OLIVEIRA, R. A. T. de; SUHR, I. R. F.. Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto - Pedagogia. 2017. Instituto Federal Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMERICAN SOCIETY OF CRIMINOLOGY 73rd ANNUAL MEETING. Revolving Doors from Foster Care to Juvenile Detention: Youth?s Reflections on Multi-System Experiences. 2017. (Congresso).

2.
EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação. As relações familiares que envolvem o pensamento autônomo e atitudes heterônomas. 2017. (Congresso).

3.
Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas: Desenvolvimento, Gênero e Condição de Pobreza.Caracterização da situação socioeconômica das famílias de alunos da Educação Básica na cidade de Ponta Grossa ? PR. 2016. (Simpósio).

4.
X ANPED SUL. Ser mulher e enfrentar a realidade: um estudo com mulheres moradoras em áreas de risco na cidade de Ponta Grossa ‐ PR. 2014. (Congresso).

5.
Seminário Internacional "A convivência na escola em pauta". 2013. (Seminário).

6.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO. As instituições educacionais: o que dizem os alunos. 2013. (Congresso).

7.
IX ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Família, a protagonista no discurso de professores da Educação Básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula. 2012. (Seminário).

8.
XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.Família-escola, que tipo de relação é essa?. 2012. (Seminário).

9.
Educere X Congresso Nacional de Educação / I Seminário Internacional de Representações Sociais, subjetividade e educação. O que pensam os pais, em situação de vulnerabilidade social, sobre a construção de valores e o processo de escolarização de seus filhos. 2011. (Congresso).

10.
XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental.Perfil Metodológico dos Trabalhos Apresentados no IX EPEA. 2011. (Encontro).

11.
II Ciclo de Discussões sobre Ética em Pesquisa. 2008. (Simpósio).

12.
VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE. A possibilidade educativa no processo de visitação em Unidades de Conservação. 2008. (Congresso).

13.
IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2007. (Encontro).

14.
X Encontro Paranaense de Educação Ambiental.A interação sujeito-meio ambiente na trilha interpretativa de uma Unidade de Conservação. 2007. (Encontro).

15.
EDUCAUEPG - I Semana de Educação de Pedagogia.Educação para o meio ambiente: o papel das trilhas interpretativas na educação ambiental. 2006. (Simpósio).

16.
IV CONEX - Conversando sobre extensão.A trilha interpretativa como estratégia de aprendizagem no Parque Estadual do Guartelá situado no município de Tibagi - PR. 2006. (Outra).

17.
Palestra: As experiências da Itaipu Binacional na implantação das políticas de responsabilidade sócio-ambientais. 2006. (Outra).

18.
V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. 2006. (Congresso).

19.
VI - EDUCERE - Congresso Nacional de Educação - PUCPR - Práxis. A trilha interpretativa como estratégia de aprendizagem no Parque Estadual do Guartelá. 2006. (Congresso).

20.
Violência na Escola. 2006. (Outra).

21.
XV EAIC e VI EPUEPG.As trilhas interpretativas como instrumento de aprendizagem no Parque Estadual do Guartelá situado no município de Tibagi - PR. 2006. (Encontro).

22.
Democratização do acesso à Universidade Pública: políticas afirmativas. 2005. (Seminário).

23.
III Seminário Paranaense de Educação Fiscal. 2005. (Seminário).

24.
IV Seminário da Diversidade Humana dos Campos Gerais. 2005. (Seminário).

25.
V Encontro de Pesquisa da UEPG.A pesquisa em educação ambiental vista através dos objetivos de pesquisa presentes no VII EEA-RJ. 2005. (Encontro).

26.
I Fórum de Pedagogia - Pedagogia em debate. 2004. (Seminário).

27.
XXI ENPAESP - Encontro Paranaense dos Estudantes de Pedagogia. 2004. (Encontro).

28.
Palestra: Compromisso da Escola Pública. 2003. (Outra).

29.
Universouepg - Mostra de Ciência , Tecnologia e Arte.Contação de histórias. 2003. (Outra).

30.
XVIII Semana de Educação. 2003. (Simpósio).

31.
XX ENPAESP - Encontro Paranaense dos Estudantes de Pedagogia. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHUCK, C. A. ; SILVA, P. R. da ; SAVARIS, M. ; RESENDE, M. F. ; SERPE, B. M. . III Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania. 2017. (Outro).

2.
SCHIMANSKI, E. ; SILVA, L. A. M. ; RAIHER, A. P. ; SERPE, B. M. . Simpósio Internacional Interdiciplinar em Ciências Sociais Aplicadas - Tema: Desenvolvimento, Gênero e Condição de Pobreza. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Joice Franciele Klitzke. Rotinas: reflexões acerca do cotidiano. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação da Pequena Infância) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

2.
Stephanie Cristina Machado Barbosa. A singularidade da criança na percepção dos professores. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação da Pequena Infância) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

3.
Franciela Isabel Davi. A violência sexual infantil no município de Blumenau. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação da Pequena Infância) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

4.
Mirian Daiana Voigt. A função da educação infantil na concepção das famílias. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação da Pequena Infância) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tainara Preilipper. As perspectivas da educação do campo com turmas multisseriadas sob a análise de seus projetos políticos pedagógicos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).

2.
Elvis Paulo França. Dimensão formativa do PIBID. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Federal Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edson Vanderlei Rosato. O papel do professor como agente de transformação. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

2.
Marcia Maria Matos dos Santos. Afetividade no contexto escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

3.
Priscila Godoy. Dislexia: um desafio ao professor. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

4.
Viviane Ferreira de Castro Rosa. O processo de intervenção para o trabalho com a disortografia. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

5.
Edivana Gemin Franco. Interação dos educadores e educandos pela interpretação e resolução do bullying nas escolas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

6.
Maria Lucia Kuzma. Os elementos que influenciam na percepção dos estudantes da 5ª série sobre os problemas ambientais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Meio Ambiente e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Baggio Luz. Processo ensino-aprendizagem: dificuldades dos alunos do 6º ano em uma escola do município de Ponta Grossa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

2.
Adélia Machado Alves. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na vida escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

3.
Mariane Prestes de Miranda. A importância da música nas séries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

4.
Alexandre da Silva. O Construcionismo e a informática: uma nova perspectiva na Educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Bernadete Machado Serpe.

5.
Aline Aparecida Max. O Pedagogo e a implantação da Proposta Pedagógica na Rede Municipal de Telêmaco Borba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: Bernadete Machado Serpe.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHIMANSKI, E. ; SILVA, L. A. M. ; RAIHER, A. P. ; SERPE, B. M. . Simpósio Internacional Interdiciplinar em Ciências Sociais Aplicadas - Tema: Desenvolvimento, Gênero e Condição de Pobreza. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


- Serviço Voluntário no Parque Estadual do Guartelá, Tibagi-PR: desenvolvendo atividades como recepção e orientação de visiantes, monitoramento de trilhas e educação ambiental, no período de 2004-2008. - Responsável técnica pelo projeto "A trilha interpretativa como estratégia de aprendizagem socioambiental em uma Unidade de Conservação", autorizado pelo Instituto Ambiental do Paraná - IAP, em 22 de novembro de 2007, desenvolvido no Parque Estadual do Guartelá - Tibagi, PR. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Formação de Professores, linhas de pesquisa em Educação Ambiental e Representações Sociais, UEPG. Membro do Grupo de Pesquisa Filosofia e Epistemologia Genética - GFEG (UNESP).



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