Glícia Salviano Gripp

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6223835916040748
  • Última atualização do currículo em 06/05/2014


Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências Humanas - Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, profissões, conhecimento, políticas educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Glícia Salviano Gripp
Nome em citações bibliográficas
GRIPP, Glicia S.;Gripp, Glícia S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Rua do Seminário s/n
Centro
35420000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (31) 35579413
Fax: (31) 35579401


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2003
Doutorado em Sociologia e Política.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Reformas Educacionais no Brasil, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Maria Lígia de Oliveira Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: educação; reformas educacionais; políticas educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
1993 - 1996
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Transcendência e Encarnação nos Salesianos de São João Bosco,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Ronaldo de Noronha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
1982 - 1986
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Integrado de Saúde Comunitária, CISC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: analista institucional; professor, Carga horária: 10

Atividades

08/1989 - 06/1994
Extensão universitária , Setor de Análise Institucional, .

Atividade de extensão realizada
Supervisão de estágios de alunos da PUC-Minas dos cursos de Psicologia e de Pedagogia.
06/1992 - 06/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, .

Cargo ou função
Assessora da diretoria.
08/1989 - 06/1991
Ensino, análise institucional, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Análise Institucional

Consultório de Psicologia Clínica, PSICOLOGIA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1997
Vínculo: profissional autônomo, Enquadramento Funcional: psicóloga clínica

Atividades

01/1987 - 02/1997
Serviços técnicos especializados , consultório de psicologia, .

Serviço realizado
terapia psicanalítica de adoldescentes e adultos; intervenção sociopsicanalítica e análise institucional.

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação. ICHS.UFOP., .

07/2010 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Vice-diretor da unidade.
07/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de espaço físico.
03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação. ICHS.UFOP., .

03/2009 - Atual
Ensino, Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Investigações sociológicas sobre educação e escola
03/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Educação no Comitê de Pesquisa da UFOP, área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas..
04/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro da comissão de implantação do REUNI.
01/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação. ICHS.UFOP., .

Cargo ou função
Membro do colegiado de pós-graduação em Educação.
05/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Apoio Pedagógico - Prograd, UFOP, .

Cargo ou função
Membro da equipe.
03/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Conselheira - Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
02/2007 - Atual
Ensino, Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Práticas sociológicas no cotidiano escolar
02/2007 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Atividade de extensão realizada
Caixa de ferramentas: oficinas para introdução à vida intelectual.
08/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação. ICHS.UFOP., .

08/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia Artes e Cultura, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Educação no Colegiado do Curso de Música.
07/2006 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação. ICHS.UFOP., .

Cargo ou função
Membro da comissão de monitoria.
2006 - Atual
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em educação. Modernidade e pós-modernidade: sociabilidades contemporânas
Fundamentos da Educação - Antropologia
Fundamentos da Educação - História
Fundamentos da Educação - Sociologia
Fundamentos da Eeducação - Política e Gestão Educacional
04/2008 - 04/2010
Direção e administração, Departamento de Educação. ICHS.UFOP., .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
03/2007 - 02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPPD, .

Cargo ou função
Representante do Conselho Universitário na CPPD.
04/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação. ICHS.UFOP., .

Cargo ou função
Membro do Colegiado Especial do Curso de Pedagogia.
03/2007 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação. ICHS.UFOP., .

Atividade realizada
Professora responsável pela monitoria da disciplina Fundamentos da Educação: Sociologia.
03/2008 - 07/2008
Ensino, Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Investigações sociológicas sobre educação e escola
03/2007 - 07/2007
Ensino, Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Investigações sociológicas sobre educação e escola

Faculdade Pitágoras, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

Atividades

09/2005 - 05/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Pitágoras, .

Atividade realizada
Coordenadora do Curso de Pedagogia.
03/2005 - 05/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Pitágoras, .

Atividade realizada
Coordenador do Núcleo de Pós-graduação.
03/2004 - 05/2006
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Pitágoras, .

Atividade realizada
coordenadora dos cursos de pós-graduação lato-sensu Tecnologia e Didática do Ensino Superior, A nova sala de aula (didática da educação básica), e Humanidades..
08/2001 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pitágoras, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Superior da Faculdade Pitágoras.
03/2004 - 12/2005
Ensino, Tecnologia e didática do ensino superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação e cognição - o pensamento na sala de aula
Teconologia e prática de ensino
01/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pitágoras, .

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Pitágoras.
08/2001 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade Pitágoras, .

Atividade realizada
Coordenador da área de Humanidades, parte componente do currículo (ciclo básico) de todos os cursos da Faculdade Pitágoras, Belo Horizonte, Ipatinga e Curitiba.
08/2001 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Pitágoras, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Cursos da Faculdade Pitágoras.
08/2001 - 12/2003
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia científica
Humanidades I - Introdução à crítica do conhecimento
02/2003 - 07/2003
Ensino, Publicidade e propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Humanidades I - Introdução à crítica do conhecimento
02/2002 - 12/2002
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Humanidades I - Introdução à crítica do conhecimento

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 20

Atividades

02/1998 - 06/2001
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia científica
02/1998 - 06/2001
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/1998 - 06/2001
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia cultural
02/1998 - 06/2001
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
02/1998 - 06/2001
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura brasileira
02/1998 - 06/2001
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia

Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 20

Atividades

02/1996 - 12/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da educação
02/1996 - 12/1997
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia social


Linhas de pesquisa


1.
Membro do Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola
2.
Coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre o Conhecimento
3.
Membro do Grupo de Pesquisa Desigualdade Social e Identidades Coletivas, Departamento de Sociologia, UFRJ


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Projetos de mobilidade dos jovens do ensino médio

Descrição: Investigação das desigualdades dos contextos de escolarização, desigualdades de qualidade de escolas. Queremos conhecer valores, normas e disposições que os jovens portam e que são nascidos das interações sociais de suas vidas cotidianas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador / Luciana Crivellari Dulci - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
2012 - Atual
O conhecimento nos cursos superiores: bacharelados, licenciaturase tecnólogos.

Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo compreender e analisar as questões contemporâneas referentes aos estudos sobre currículos e avaliação no ensino superior, buscando estimular a reflexão crítica em relação às políticas públicas desta área..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador / Luciana Crivellari Dulci - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Desigualdades, habitus e projetos de mobilidade dos estudantes do ensino médio da cidade de Mariana, Minas Gerais.

Descrição: Neste projeto, pretendemos, em um estudo de caso, exploratório, enfrentar a questão das desigualdades dos contextos de escolarização, desigualdades de qualidade de escolas juntamente com algumas questões que envolvem a gênese das desigualdades de sucesso escolar e a socialização e transmissão familiar e o impacto da socialização e transmissão escolar sobre a primeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador / Célia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Luciana Crivellari Dulci - Integrante / Diego Omar da Silveira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2011 - Atual
Expansão, Diversificação, Democratização: uma agenda de pesquisa sobre os rumos do ensino superior no Brasil.

Descrição: Proposta de criação de uma rede institucionalizada de pesquisa sobre o ensino superior no Brasil reunindo especialistas de diferentes estados e universidades. Primeira etapa de um projeto de longa duração, essa proposta visaria articular alguns trabalhos que já vem sendo desenvolvidos de forma a criar uma rede de pesquisa de fato (em contraposição com a idéia de uma federação de pequenos grupos de pesquisa) que permita a convergência temática e metodológica dos estudos sobre ensino superior no Brasil. As pesquisas em andamento que começariam a se reunir nessa etapa organizam-se principalmente em torno de quatro eixos: governança do sistema universitário brasileiro e de suas instituições; diversificação institucional e expansão do ensino superior; ensino superior e inclusão social; Ensino superior e sua interface com o sistema nacional de inovações e seu papel na competitividade nacional; internacionalização do sistema de ensino superior e comparações internacionais. Nessa etapa, são demandados recursos destinados à realização de encontros (um nacional e outro internacional) dos pesquisadores envolvidos na constituição dessa rede assim como para a aquisição de material bibliográfico sobre o tema e softwares básicos para o tratamento dos dados quantitativos e qualitativos. Solicitam-se também recursos para publicação/divulgação dos estudos e dos resultados...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador / Maria Ligia Oliveira Barbosa - Integrante / Antonio Augusto Pereira Prates - Integrante / Simon Schwartzman - Integrante / Maria Helena Guimarães Castro - Integrante / Luis Antonio Cruz Caruso - Integrante / Hustana Vargas - Integrante / Rosa Predes - Integrante / Rosana Heringer - Integrante / Jacques Schwartzman - Integrante / Ana Maria Albuquerque Moreira - Integrante / Claudia Urbano - Integrante / Elizabeth Balbachevsky - Integrante / Gabriela de Souza Honorato - Integrante / Helena Sampaio - Integrante.
2010 - 2011
Áreas de conhecimento, habitus e moralidade estudantil: o impacto do curso superior na organização moral do estudante

Descrição: Com este projeto, busca-se compreender o papel das áreas de conhecimento na constituição do processo de modernização dos valores e práticas sociais de estudantes universitários. Queremos verificar o efeito da instituição, assim como o efeito do campo de conhecimento sobre os processos de transformação dos valores dos estudantes. Dentre esses valores, escolhemos a sexualidade, a religiosidade e a sociabilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2009 - 2011
O ensino superior no Brasil: a profissão acadêmica em questão

Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a estruturação do trabalho do professor do ensino superior, colocar em evidência a complexidade desse trabalho a partir das tarefas que realiza, e o estudo das relações entre as variáveis presentes no campo acadêmico que influenciam essas tarefas e os seus modos de estruturação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2008 - 2010
Amor, intimidade e sexualidade: roteiros amorosos e sexuais na época contemporânea

Descrição: Estudo e análise de roteiros - scripts - sexuais e amorosos da cultura contemporânea. O objetivo é traçar tipos-ideais de comportamento amoroso e sexual de nossa cultura para compreender as representações sociais da intimidadee, em última instância, os modelos que contribuem para a construção social da sexualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador.
2008 - 2010
A prática dos docentes do ensino superior

Descrição: Pretende-se, nessa pesquisa, analisar a formação dos professores do ensino superior, assim como a relação dessa formação com a prática, em uma perspectiva histórica e comparada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2008 - 2009
A cultura das disciplinas: diferentes pequenos mundos na universidade

Descrição: Estudo da relação entre fatores cognitivos e fatores sociais do conhecimento, no âmbito universitário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador.
2008 - 2009
Ciência e ensino superior: ensino e aprendizagem do método científico nos cursos de graduação

Descrição: Análise das concepções de ciência, pesquisa e método científico disseminados através dos cursos de metodologia científica em diversas instituições de ensino superior brasileiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2007 - 2008
A construção e a manutenção da identidade do professor do ensino superior

Descrição: Estudo do eixo em torno do qual é construída e mantida a identidade do docente universitário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador.
2007 - 2008
A construção e a manutenção da identidade do professor do ensino superior

Descrição: Estudo do eixo em torno do qual é construída e mantida a identidade do docente universitário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador.
2006 - 2008
Ensino superior: cenário, atores e práticas

Descrição: Projeto que envolve vários sub-projetos de pesquisas com os seguintes temas: a construção e a manutenção da identidade do docente do ensino superior; estudo sobre a cultura das disciplinas; estudos sobre políticas educacionais para o ensino superior; estudos da estrutura organizaional das instituições de ensino superior; estudos sobre o alunado do ensino superior. Vinculado ao NESFE - Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola - do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) .

Integrantes: Glícia Salviano Gripp - Coordenador / Célia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Coutrim, Rosa Maria da E. - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Sociedade e Estado (UnB. Impresso)
2014 - Atual
Periódico: International Journal of Sociology and Anthropology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Russo
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Tcheco
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Menção honrosa na área de Ciências Humanas Sociais e aplicadas, pelo destaque do trabalho "As práticas dos professores do ensino superior", de autoria de Glícia Gripp e Fábio Ruza. no XVII SIC, Universidade Federal de Ouro Preto.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GRIPP, Glicia S.2013GRIPP, Glicia S. . Políticas educacionais de acesso à escola. Salto para o Futuro, v. XXIII, p. 10-15, 2013.

2.
GRIPP, Glicia S.;Gripp, Glícia S.2012GRIPP, Glicia S. ; Testi, Bruno Moreti . Trajetórias acadêmicas: um estudo comparado da carreira acadêmica em Minas Gerais. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 27, p. 47-61, 2012.

3.
GRIPP, Glicia S.;Gripp, Glícia S.2010GRIPP, Glicia S. . A prática dos professores do ensino superior. Estudos de Sociologia, v. 15, p. 61-85, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
GRIPP, Glicia S. ; Barbosa, M. Ligia O. . A sociologia da educação superior: ensaio de mapeamento do campo. In: Barbosa, Maria Lígia Oliveira. (Org.). Ensino Superior: expansão e democratização. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2014, v. , p. 19-49.

2.
Gripp, Glícia S. . Políticas educacionais e as políticas de currículo do ensino superior. In: Barbosa, Maria Lígia Oliveira. (Org.). Ensino Superior: expansão e democratização.. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2014, v. , p. 177-213.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Claudio Moura Castro ; GRIPP, Glicia S. . As humanidades; volta ao mofo e ao caruncho? Ou, ida à energia das idéias perenes?. AMCHAM Now. Informativo da Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte, Belo Horizonte, p. 07 - 08, 01 jun. 2005.

2.
GRIPP, Glicia S. . A gestão das fragilidades humanas. Devir. Núcleo de Psicanálise, Estudos e Práticas institucionalistas, Belo Horizonte, p. 28 - 38, 01 jun. 1999.

3.
GRIPP, Glicia S. . Minorias. Revista Movimente. UFMG-FAFICH. Centro de Estudos de Psicologia, Belo Horizonte, p. 18 - 22, 01 abr. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRIPP, Glicia S. . Desigualdades, diferenciação institucional e a distribuição do conhecimento nas instituições de ensino superior brasileiras. In: XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología, 2013, Santiago do Chile. XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología. Universidade do Chile, 2013.

2.
Rodrigues, L. A. L. ; GRIPP, Glicia S. . A organização do conhecimento no campo acadêmico brasileiro: um estudo comparado dos cursos de enfermagem. In: XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología, 2013, Santiago do Chile. XXIX Congreso Latinoamericano de Sociología. Santiago do Chile: Universidade do Chile, 2013.

3.
Rodrigues, L. A. L. ; GRIPP, Glicia S. . A organização do conhecimento: a relação entre disciplinas e o ensino superior. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador, Bahia. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013.

4.
GRIPP, Glicia S. ; Moreti, Bruno . O perfil do professor do ensino superior: comparação entre diversas instituições do estado de Minas Gerais. In: 35º Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2011, Caxambu Minas Gerais. 35º Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo: ANPOCS, 2011.

5.
GRIPP, Glicia S. ; Rodrigues, L. A. L. ; Moreti, Bruno . Ensino superior: a constituição das hierarquias institucionais. In: II Seminário Internacional de Educação do Pontal do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia, MG. Políticas da Educação Superior I, 2011.

6.
GRIPP, Glicia S. ; Rodrigues, L. A. L. ; Moreti, Bruno . A expansão do ensino superior e a formação das identidades discentes: mudanças e permanências. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, 2011, Uberlândia, MG. Políticas da Educação Superior I, 2011.

7.
Nunes, Célia M. F. ; GRIPP, Glicia S. ; Cutrim, Rosa M. E. . Cenários, atores e suas práticas: apontamentos de uma pesquisa sobre o ensino superior. In: III Encuentro Latinoamericano La Universidad como objeto de investigación, 2009, Córdoba. La universidad como objeto de investigación. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2009.

8.
GRIPP, Glicia S. . Ciência e Ensino Superior no Brasil: Estudo sociológico da disciplina Metodologia Científica nos cursos de graduação. In: 33º Encontro Anual da Anpocs, 2009, Caxambu. 33º Encontro Anual da Anpocs. São Paulo: Anpocs, 2009.

9.
GRIPP, Glicia S. . Considerações sobre a influência da organização disciplinar na formação dos licenciados nas universidades brasileiras. In: III Encuentro Latinoamericano La Universidad como objeto de investigación, 2009, Córdoba. La universidad como objeto de investigación. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2009.

10.
GRIPP, Glicia S. . Considerações iniciais sobre os determinantes da formação do professor do ensino médio no Brasil. In: V Encuentro Internacional de La Red Kipus: La transformación de la profesión docente frente a los actuales desafíos, 2008, Lima. Las transformaciones de la profesión docente frente a los actuales desafíos. Lima: Pontificia Universidad Católica del Peru / UNESCO, 2008.

11.
GRIPP, Glicia S. . As práticas dos docentes do Ensino Superior. In: 31 Encontro Anual da Anpocs, 2007, Caxambu. 31 Encontro Anual da ANPOCS - Seminário Temático 29: Sociedade brasileira e educação: o que já sabemos? o que precisamos saber?, 2007.

12.
GRIPP, Glicia S. . Diseños curriculares, enseñanza y aprendizaje en la universidad. In: II Jornadas Nacionales y I Latinoamericanas de Pedagogia Universitaria. Enseñar y aprender en la Universidad:, 2007, San Martin. Actas de las II Jornadas Nacionales y I Latinoamericanas de Pedagogia Universitaria. San Martin: Editora de La Universidad Nacional de General San Martin, 2007.

13.
Santos, Adilson Pereira ; Nunes, Célia M. F. ; Santos, Fabrícia H. M. ; GRIPP, Glicia S. ; Penna, Jorge Adílio ; Machado, Mônica Versiani ; Gastelois, Maria Magdalena Lana ; Magdalena, Rafael . Construindo estratégias para a reflexão sobre a prática docente na universidade. In: II Jornadas Nacionales y I Latinoamericanas de Pedagogia Universitaria. Enseñar y aprender en la Universidad:, 2007, San Martin. Actas de las II Jornadas Nacionales y I Latinoamericanas de Pedagogia Universitaria. San Martin: Editora de La Universidad Nacional de General San Martin, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRIPP, Glicia S. ; Ruza, Fabio M. . As práticas dos professores do ensino superior. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2009, Ouro Preto. XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2009.

2.
GRIPP, Glicia S. ; Alves, Kaio C. G. . A Cultura das disciplinas: diferentes pequenos mundos na universidade. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2009, Ouro Preto. XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2009.

3.
GRIPP, Glicia S. ; Nunes, Célia M. F. ; Cutrim, Rosa M. E. ; Ruza, Fabio M. . Ensino superior brasileiro: investigando o cenário, atores e práticas educativas. In: Universidad 2008: La universalización de la universidad por un mundo mejor . 6º Congreso Internacional de Educación superior, 2008, Havana. Ensino superior brasileiro: investigando o cenário, atores e práticas educativas. Havana: universidad La Habana, 2008.

4.
GRIPP, Glicia S. ; Ruza, Fabio M. . A prática dos docentes do ensino superior nas reformas educacionais.. In: XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFOP, 2008, Ouro Preto. XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2008.

5.
GRIPP, Glicia S. ; Ruza, Fabio M. ; Carvalho, Cristiene A. S. . A construção e manutenção da identidade do professor.. In: XV Seminário de Iniciação Científica, 2007, Ouro Preto. XV Seminário de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
GRIPP, Glicia S. ; Moreti, Bruno . Trajetórias acadêmicas: um estudo comparado da carreira acadêmica em Minas Gerais. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
GRIPP, Glicia S. . Desigualdades, diferenciação institucional e a distribuição do conhecimento nas instituições de ensino superior brasileiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Gripp, Glícia S. . As pesquisas sobre as disciplinas e o currículo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GRIPP, Glicia S. . O Ensino Superior no Brasil: a profissão acadêmica em questão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GRIPP, Glicia S. . A cultura das disciplinas: a organização do conhecimento nas universidades brasileiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GRIPP, Glicia S. . Amor, intimidade e sexualidade: roteiros amorosos e sexuais na época contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GRIPP, Glicia S. . Considerações iniciais sobre os determinantes da formação do professor do ensino médio no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GRIPP, Glicia S. . Políticas Públicas de Integração Educação Básica e Ensino Superior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
GRIPP, Glicia S. . Alguns problemas da pesquisa na área das ciências sociais e humanas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
GRIPP, Glicia S. . Diseños curriculares, enseñanza y aprendijage en la universidad brasileña. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Santos, Adilson Pereira ; Nunes, Célia M. F. ; Santos, Fabrícia H. M. ; GRIPP, Glicia S. ; Machado, Mônica Versiani ; Gastelois, Maria Magdalena Lana ; Magdalena, Rafael . Construindo estratégias para a reflexão sobre a prática pedagógica universitária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GRIPP, Glicia S. . As práticas dos docentes do ensino superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GRIPP, Glicia S. . O senso comum da educação e a sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Patricia Ayer de Noronha ; Ferreira, Raquel C. ; GRIPP, Glicia S. . A gestão das fragilidades humanas. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
GRIPP, Glicia S. ; Wander Emediato . Capacitação de professores da Faculdade Pitágoras. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
GRIPP, Glicia S. . Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2005.

2.
GRIPP, Glicia S. ; LISBOA, E. . Licenciatura em Letras. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GRIPP, Glicia S. . 'A Escola em contexto de vulnerabilidade social . 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Gripp, Glícia S. . A organização do conhecimento nos cursos superiores bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
Gripp, Glícia S. . Desigualdades, habitus e projetos de mobilidade dos estudantes do ensino médio. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
Gripp, Glícia S. ; Catalunia, D. . Areas do Conhecimento, habitus e moralidade estudantil: o impacto do curso superior na organização moral do estudante. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
Gripp, Glícia S. ; Rodrigues, L. A. L. . A organização do conhecimento acadêmico: um estudo comparado. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
GRIPP, Glicia S. ; Moreti, Bruno . A prática do professor do ensino superior: a profissão acadêmica em questão. 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
GRIPP, Glicia S. ; Romain, Valéria . A cultura das disciplinas. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
GRIPP, Glicia S. . Ciência e ensino superior no Brasil: ensino do método científico nos cursos de graduação. 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
GRIPP, Glicia S. . Amor, intimidade e sexualidade: roteiros amorosos e sexuais. 2009. (Relatório de pesquisa).

9.
GRIPP, Glicia S. . Problemas da pesquisa em ciências sociais e humanas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
GRIPP, Glicia S. . O professor do ensino superior: formação, construção e manutenção de sua identidade. 2008. (Relatório de pesquisa).

11.
GRIPP, Glicia S. . Alguns problemas da pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - aula expositiva, trabalhos em equipes, avaliação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
GRIPP, Glicia S. . A nova sala de aula. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
GRIPP, Glicia S. . Educação e cognição: como ensinar a pensar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
GRIPP, Glicia S. . Origens, desenvolvimento e legislação do ensino superior no Brasil. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - programa de disciplina e guia para o professor).

16.
GRIPP, Glicia S. ; Claudio Moura Castro . Educação e cognição: como ensinar a pensar na educação básica. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - programa de disciplina e guia para o professor).

17.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - aula expositiva, trabalhos em equipes, avaliação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
GRIPP, Glicia S. . Didática do ensino superior - contextualização e transferência. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
GRIPP, Glicia S. . Didática do ensino superior - contextualização e transferência. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
GRIPP, Glicia S. ; Claudio Moura Castro . Tecnologia e didática da educação básica. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - programa de disciplina e guia para o professor).

22.
GRIPP, Glicia S. ; Claudio Moura Castro . Educação e cognição: o pensamento na sala de aula. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - programa de disciplina e guia para o professor).

23.
GRIPP, Glicia S. . Políticas educacionais para a educação básica. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - programa de disciplina e guia para o professor).

24.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - aula expositiva. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - trabalhos em equipes. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - avaliação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
GRIPP, Glicia S. . Humanidades. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

28.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
GRIPP, Glicia S. ; Wander Emediato . Tecnologia e didática do ensino superior. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - programa de disciplina e guia para o professor).

30.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologias e práticas do ensino superior. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

31.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - aula expositiva. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - trabalhos em equipes. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - avaliação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - aula expositiva, trabalhos em equipe, avaliação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - aula expositiva. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - trabalhos em equipes. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - avaliação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - aula expositiva, trabalhos em equipe, avaliação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

39.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - aula expositiva, trabalhos em equipe, avaliação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

40.
GRIPP, Glicia S. . Metodologia científica e técnicas de pesquisa. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa e guia para o professor).

41.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - aulas expositivas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

42.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - Trabalhos em equipes. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

43.
GRIPP, Glicia S. . Tecnologia e didática do ensino superior - Avaliação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

44.
GRIPP, Glicia S. . Humanidades I - Introdução à crítica do conhecimento. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - programa e guia de disciplina).

45.
GRIPP, Glicia S. . Subjetividade e ação social. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

46.
GRIPP, Glicia S. . Subjetividade e ação social. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

47.
GRIPP, Glicia S. . Análise Institucional. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

48.
GRIPP, Glicia S. . A noção de desejo em Freud e em Guattari. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

49.
GRIPP, Glicia S. . Análise Institucional. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GRIPP, Glicia S.; MOURA, F. A.; Nunes, Célia M. F.. Participação em banca de Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes. Relatos de docência: o que dizem os professores sobre o magistério. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
GRIPP, Glicia S.; FIGUEIREDO, A. M.; Nunes, Célia M. F.. Participação em banca de Magdalena, Rafael. O perfil sócio-econômico-cultural dos candidatos ao processo seletivo (vestibular) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - 1 e 2 semestres de 2006: uma análise comparativa entre ingressantes e não-ingressantes.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
GRIPP, Glicia S.; Cunha, Maria A. A.; Cutrim, Rosa M. E.. Participação em banca de Marcos Gonzaga. Estudo de percepções escolares de um trabalhador da classe popular. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
GRIPP, Glicia S.; Cutrim, Rosa M. E.; Silva, Luciano Campos da. Participação em banca de Maria Dulcinéia Mendes. A violência e a brincadeira na escola: uma reflexão.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
MOURA, F. A.; PEREIRA, M. R.; GRIPP, Glicia S.. Participação em banca de Marize Alves de Carvalho. "Interação professor-aluno: espaço de efetivação da subjetividade da intersubjetividade e do desejo de aprender". 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
FIGUEIREDO, A. M.; CORREA, R. A.; GRIPP, Glicia S.. Participação em banca de Marisa Divina Mendes Gonçalves. Interação escola e projetos educacionais empresariais: a experiência recente de uma parceria de estímulo à produção de texto voltada aos alunos do ensino fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Gripp, Glícia S.; Carvalho, Rosana A.; Mendes, Claudio. Concurso Público para professor substituto Fundamentos da Educação. 2013. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
GRIPP, Glicia S.; Nunes, Célia M. F.; Deslandes, Keila. Processo seletivo para professor substituto. 2008. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
GRIPP, Glicia S.; Nunes, Célia M. F.; Carvalho, Rosana A.. Processo seletivo para professor substituto. 2008. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
Lourenço, E.; GRIPP, Glicia S.; Pondé, Mônica. Processo seletivo para contratação de Psicólogo. 2008. Universidade Federal de Ouro Preto.

5.
GRIPP, Glicia S.; Santana, M.A.; Doula, Sheila M.. Concurso público para contratação de professor efetivo de sociologia. 2008. Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
GRIPP, Glicia S.; Santos, E. P.; Lourenço, E.. Concurso público para professor substituto da área de Metodologia Científica. 2007. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
GRIPP, Glicia S.; Reis, Alexandre h.. Concurso público para professor. 2006. Faculdade Pitágoras.

8.
GRIPP, Glicia S.. Concurso público para professor substituto de Psicologia da Educação. 2006. Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
GRIPP, Glicia S.; Reis, Alexandre h.. Concurso público para professor. 2005. Faculdade Pitágoras.

10.
GRIPP, Glicia S.; Wander Emediato. Concurso público para professor. 2004. Faculdade Pitágoras.

11.
GRIPP, Glicia S.; Wander Emediato. Concurso público para professor. 2003. Faculdade Pitágoras.

12.
GRIPP, Glicia S.; Wander Emediato. Concurso público para professor. 2002. Faculdade Pitágoras.

13.
GRIPP, Glicia S.; Silva, Celson J.. Concurso público para professor. 2001. Faculdade Pitágoras.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Centro de Estudos Avançados da UNICAMP: Ensino Superior e Desenvolvimento: a experiência dos BRICS.. 2012. (Seminário).

2.
X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A cultura das disciplinas: a organização do conhecimento nas universidades brasileiras.. 2009. (Congresso).

3.
X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Teoria e relações intergrupais. 2009. (Congresso).

4.
XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Avaliador de resumos e avaliador dos trabalhos apresentados. 2009. (Seminário).

5.
XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.As práticas dos professores do ensino superior. 2009. (Seminário).

6.
III Encuentro Latinoamericano La Universidad como objeto de investigación.Considerações sobre a influência da organização disciplinar na formação do licenciado nas universidades brasileiras. 2009. (Encontro).

7.
33º Encontro Anual da Anpocs.Ciência e Ensino Superior no Brasil: Estudo sociológico da disciplina Metodologia Científica nos cursos de graduação. 2009. (Encontro).

8.
Universidad 2008: La universalización de la universidad por un mundo mejor . 6º Congreso Internacional de Educación superior. Ensino superior brasileiro: investigando o cenário, atores e práticas educativas. 2008. (Congresso).

9.
XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFOP.Avaliação dos trabalhos. 2008. (Seminário).

10.
Simpósio Nacional do CEHILA- Brasil 2008 e IX Ciclo de Estudos da Religião: Modernidade, Instituições e Historiografia Religiosa no Brasil.Gênero e religião. 2008. (Simpósio).

11.
XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFOP.Alguns problemas da pesquisa na área das ciências sociais e humanas. 2008. (Simpósio).

12.
V Encuentro Internacional de La Red Kipus: La transformación de la profesión docente frente a los actuales desafíos.Considerações iniciais sobre os determinantes da formação do professor do ensino médio no Brasil. 2008. (Encontro).

13.
32 Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.Educação e Sociedade. 2008. (Encontro).

14.
Segundo Congreso Nacional. Primer Encuentro Latinoamericano de Estudios comparados en Educación. 2007. (Congresso).

15.
II Jornadas Nacionales y I Latinoamericanas de Pedagogia Universitaria. Enseñar y aprender en la Universidad: "Culturas y educación en la Universidad: problemas y perspectivas". Diseños curriculares, enseñanza y aprendizaje en la universidad brasileña. 2007. (Congresso).

16.
XV Seminário de Iniciação Científica.Alguns problemas da pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. 2007. (Seminário).

17.
V Simpoed.Educação inclusiva. 2007. (Simpósio).

18.
EREL - Encontro Regional dos Estudantes de Letras.O senso comum da educação e a sala de aula. 2007. (Encontro).

19.
31 Encontro Anual da Anpocs.As práticas dos docentes do ensino superior. 2007. (Encontro).

20.
SIMPOED.Educação e cognição: como ensinar a pensar. 2006. (Simpósio).

21.
Encontro Anual da ANPOCS. 2003. (Encontro).

22.
Encontro Anual da ANPOCS. 2001. (Encontro).

23.
Encontro Interregional Sudeste - Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil.A pessoa na instituição. 2000. (Outra).

24.
Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 1999. (Encontro).

25.
Encontro Anual da ANPOCS. 1997. (Encontro).

26.
Encontro de Estudantes de Psicologia.A sociopiscanálise de Mendel. 1993. (Encontro).

27.
Primeira Semana de Psicologia Política.A psicologia no contexto multidisciplinar e político. 1993. (Outra).

28.
Jornada Felix Guatarri. 1993. (Outra).

29.
II Simpósio de Psicologia do Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira.Análise Instituciona"l. 1992. (Simpósio).

30.
Reabilitação Profissional.Análise Institucional. 1992. (Encontro).

31.
Núcleo de Psicanálise: Fórum de debates.Kohut e a psicologia social. 1992. (Outra).

32.
Análise Institucional e Serviço Social.Análise Institucional e Serviço Social. 1992. (Outra).

33.
III Seminário de Integração Comunidade/Escola.Relação escola-comunidade.. 1991. (Seminário).

34.
III Encontro Regional de Entidades Comunitárias.Mobilização e participação popular. 1991. (Encontro).

35.
II Encontro Regional dos Estudantes de Psicologia.Mesa redonda de abertura: O psicólogo como instrumento de transformação social. 1990. (Encontro).

36.
Alternativas em saúde.Alternativas em saúde mental. 1990. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Carvalho, Rosana A. ; GRIPP, Glicia S. ; Cutrim, Rosa M. E. . VI SIMPOED - Simpósio de Formação de Professores. 2008. (Congresso).

2.
Santos, Adilson Pereira ; Nunes, Célia M. F. ; Santos, Fabrícia H. M. ; GRIPP, Glicia S. ; Penna, Jorge Adílio ; Machado, Mônica Versiani ; Gastelois, Maria Magdalena Lana ; Rosa, Marcilene M. S. ; Magdalena, Rafael . Programa de Docência no Ensino Superior: refletindo a prática pedagógica com foco no perfil do aluno universitário. 2007. (Outro).

3.
GRIPP, Glicia S. . I Congresso Brasileiro de Psicologia da Comunidade e Trabalho social. 1992. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiene Adriana da Silva Braga. O ritual e as práticas de ensino superior. Início: 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Alexandre Gomes da Silva. O papel social da escola na zona rural de Mariana. Início: 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Leonardo Augusto Lopes Rodrigues. A organização do conhecimento acadêmico. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em História (Licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Leonardo Augusto Lopes Rodrigues. A cultura das disciplinas. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em História (Licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Bruno Moreti. O ensino superior no Brasil: a profissão acadêmica em questão. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em História (Licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

4.
David Catalunia. Áreas de conhecimento, habitus e moralidade estudantil: o impacto do curso superior na organização moral do estudante. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em História (Licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dorisana Silveira Nogueira. Análise e problematização de um projeto de intervenção pedagógica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

2.
Marcia Adriana Barbosa da Veiga. Projeto político-pedagógico: desafios e possibilidades. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

3.
Marcia Aparecida Ferreira. Projeto político pedagógico. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

4.
Eliane Barbosa Campos. O gestor como promovente precípuo do combate ao bullying escolar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

5.
Elaine Conceição Teixeira de Lima. Gestão democrática e participativa. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

6.
Lidiane Neves Braga. Projeto político pedagógico. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

7.
Valério Passos. Os significados que os alunos da 3 série do ensino médio em Ouro Preto atribuem à escola e ao conhecimento. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Métodos de Pesquisa em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

Iniciação científica
1.
Leonardo Augusto Lopes Rodrigues. O conhecimento nos cursos superiores: bacharelados, licenciaturase tecnólogos.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

2.
Dalila Souza Ferreira. Desigualdades e projetos de mobilidade. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

3.
Bruno Moreti Testi. O ensino superior no Brasil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

4.
Leonardo Augusto Lopes Rodrigues. O conhecimento nos cursos superiores: bacharelados, licenciaturase tecnólogos.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

5.
David Catalunia. Áreas de conhecimento, habitus, e moralidade estudantil: o impacto do curso superior na organização moral do estudante. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

6.
Bruno Moreti Testi. O ensino superior no Brasil. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

7.
Kaio Cesar Goulart Alves. A cultura das disciplinas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História (Licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

8.
Valéria Romain. A cultura das disciplinas: diferentes pequenos mundos na universidade. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

9.
Wagner Douglas Silveira. Ciência e ensino superior no Brasil: o ensino do método científico nos cursos de graduação. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciaturas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

10.
Jean Dyego Gomes. Amor, intimidade, sexualidade: roteiros amorosos e sexuais na época contemporânea. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

11.
Fábio Machado Ruza. Práticas dos docentes do ensino superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História (Licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

12.
Natiele Rosa de Oliveira. Construção e manutenção da identidade do professor universitário. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em História (Licenciatura)) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.

13.
Cristiene Carvalho. O professor do ensino superior: construção e manutenção de sua identidade. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Glícia Salviano Gripp.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 30/08/2014 às 19:15:04