Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5765805416761553
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Professor efetivo do curso de música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui Bacharelado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Diploma de Estudios Avanzados em música pela Universidad de Granada/Espanha (2007), Mestrado em Sociologia pela UNICAMP (2010) e Doutorado em Música pela mesma instituição (2014). É membro do Seminario de Música en la Nueva España y el México Independiente, sediado no Instituto de Investigaciones Estéticas da Universidad Nacional Autónoma de México, e pesquisador integrado ao CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), vinculado à Universidade Nova de Lisboa. Publica, orienta e leciona na área de música, com ênfase em sociologia da música e música popular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
Nome em citações bibliográficas
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Mário Vieira de Carvalho).
Título: O problema da tradição na trajetória de Jacob do bandolim: comentários à história oficial do choro, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: José Roberto Zan.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 interrompida
Doutorado interrompido em 2007 em Música en la España Contemporánea.
Universidad de Granada, UGR, Espanha.
Título: Obteve o DEA (Diploma de Estudios Avanzados) com a dissertação intitulada "La música como dimensión constitutiva del raciionalismo occidental: Max Weber y Los fundamentos racionales y sociológicos de la música",
Orientador: Gemma Pérez Zalduondo.
Ano de interrupção: 2007
Palavras-chave: sociologia da música; musicologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Música.
Setores de atividade: Outros.
2008 - 2010
Mestrado em Sociologia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Um universo de pensamentos musicais na escrivaninha de um sociólogo: Max Weber e ?Os fundamentos racionais e sociológicos da música?,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Élide Rugai Bastos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Bacharelado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Videoclipe: o que gira no turbilhão de imagens e sons.
Orientador: José Roberto Zan.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Aperfeiçoamento Didático.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Dedicação exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Extensão universitária , ILAACH, .

Atividade de extensão realizada
Caravana Musical.
08/2018 - 12/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção e apreciação musical IV
Prática de conjunto I
Prática de conjunto III
Filosofia da música I
03/2018 - 07/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Memória, História e Patrimônio
Percepção e Apreciação Musical III
Prática de Conjunto II
Sociologia da Música na América Latina
08/2016 - 07/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, ILAACH, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Acadêmica de Pesquisa.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção e apreciação musical IV
08/2015 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, .

Cargo ou função
Membro titular do Conselho Superior de Pesquisa (COSUP).
03/2017 - 07/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Música II
História da Música III
Percepção e Apreciação Musical III
Sociologia da Música na América Latina
TCC I
08/2016 - 03/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da música I
Percepção e apreciação musical IV
Tópicos especiais em cinema e teoria crítica
03/2016 - 08/2016
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História, Memória e Patrimônio
Percepção e Apreciação musical III
08/2015 - 12/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção e apreciação musical IV
TCC II
Tópicos em pesquisa em música: teoria e método da música popular
07/2014 - 11/2015
Outras atividades técnico-científicas , ILAACH, ILAACH.

Atividade realizada
Membro titular do Comitê Permanente Local de Iniciação Científica.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção e apreciação musical IV
Filosofia da música II
Sociologia da música
TCC I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de conjunto
Filosofia da música I
Percepção e apreciação musical IV
03/2014 - 07/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção e apreciação musical III
Percepção e apreciação musical I
Percepção e apreciação musical II
Arranjo I
Prática de conjunto III
Prática de conjunto IV
09/2013 - 02/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção e apreciação musical I
Percepção e apreciação musical II
Harmonia III

Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Musicólogo pesquisador
Outras informações
Profesor convidado do Instituto de Investigaciones Estéticas da Universidad Autónoma de México (UNAM)


Apoyo al Desarrollo de Archivos y Bibliotecas de México, ADABI, México.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Musicólogo/ Investigador, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
O problema da modernização dos gêneros de música popular latino-americana: uma abordagem sociológico-musical
Descrição: A pesquisa proposta neste projeto tem por objetivo principal estudar o problema da modernização dos gêneros de música popular latino-americana a partir de uma abordagem sociológico-musical. Por um lado, serão investigadas as relações entre modernização econômicosocial e modernização musical, levando em consideração a incorporação e tradução da problemática econômico-social na esfera da cultura e a articulação do campo musical a partir da oposição entre ?tradicionalistas? e ?modernos?. Por outro lado, o problema da modernização será analisado no interior do material musical, seja em arranjos modernizados de peças canônicas do repertório, seja em processos composicionais que, baseados em idiomatismos de certos gêneros musicais, procuram transformá-los a partir do emprego de procedimentos que lhes são exteriores. Assim, tal análise buscará compreender quais são os elementos conservados, quais parâmetros são transformados e quais procedimentos são empregados nessa transformação. Finalmente, serão buscados os pontos de contato entre questões internas e externas à música para discutir de que maneira problemas sociais mais amplos se traduzem em problemas musicais, e que tipos de respostas a solução desses problemas musicais dá para aqueles problemas mais amplos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
?Indústria cultural?, ?diversidade cultural? e ?integração latino-americana? no I Micsur: entre ideais e interesses
Descrição: O projeto de pesquisa propõe a sistematização e a análise do material empírico coletado pelo Observatório do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes (Cila) da Unila no I Micsur. Trata-se, por um lado, de dar continuidade às atividades desenvolvidas pelo Observatório, agora no plano analítico-reflexivo da pesquisa acadêmica, e, por outro, de dar subsídios para preparar a atuação desse braço do Cila na próxima edição do evento. O foco da análise proposta é a identificação de grupos de interesses nos setores da indústria cultural convocados para compor o Micsur, e dos discursos construídos em torno da ideia de ?integração latino-americana? que foram mobilizados para legitimar a convergência desses distintos setores nos países participantes em torno de um propósito comum..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende - Coordenador / Michel Nicolau Netto - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Caravana Musical
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende - Integrante / Marcelo Correia - Coordenador.
2016 - Atual
Teatro Musical
Descrição: O projeto de extensão Teatro Musical visa a integrar as áreas de teatro, música e dança através de oficinas que possam gerar um espetáculo musical. Os integrantes terão aulas de interpretação, consciência corporal e espacial, técnica vocal, musicalidade e dança. O resultado da oficina culminará na adaptação de obras importantes do teatro musical nacional e internacional, objetivando sua apresentação em espaços culturais da cidade e região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Representações sociais de natureza na música latino-americana e paisagens sonoras da tríplice fronteira
Descrição: O projeto pretende reunir um conjunto de músicas do cancioneiro popular latino-americano, cuja temática esteja ligada à natureza e/ou à questão ambiental. Serão identificadas e problematizadas as representações sociais (Moscovici) presentes nestas músicas, relacionando-as a seu impacto em nossa ação cotidiana. A partir de sua análise, tais representações serão debatidas com músicos, educadores ambientais, antropólogos, professores, integrantes do Coletivo Educador de Foz e público interessado, com vistas a compor material didático para educação ambiental e educação musical. Espera-se estimular a sensibilidade para a questão ambiental com a discussão sobre as representações e com experiências musicais de paisagens sonoras envolvendo sons da natureza..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende - Integrante / luciana mello ribeiro - Coordenador / Marcelo Ricardo Villena - Integrante / Leonardo Miguel Martinez Acchini - Integrante.
2013 - 2014
Grupo Coral Unila
Descrição: Este projeto visa a manutenção e o desenvolvimento do GRUPO CORAL UNILA. O grupo está formado por alunos dos diferentes cursos da universidade e membros externos à comunidade universitária. Durante os ensaios, são transmitidas noções de teoria musical aos participantes para uma melhor compreensão da linguagem utilizada nas peças, e são realizados exercícios de técnica vocal básica e respiração para o canto. Desse modo, o projeto estimula a expressão artística dos coralistas, desenvolvendo a sua musicalidade através de exercícios de percepção e apreciação musical. Por outro lado, ao adotar um repertório formado por peças para coro e arranjos de canções populares dos diferentes países da América Latina, o projeto promove a difusão do riquíssimo repertório de música popular deste sub-continente e ajuda a conformar na Unila, um primeiro acervo de música coral com ênfase no repertório latinoamericano. A regularidade dos ensaios e das apresentações e a própria experiência do cantar coletivo, estimulam o diálogo e a busca por afinidades de diferentes naturezas entre os participantes do grupo. Entre os objetivos e metas do projeto, também se destacam a realização de apresentações em âmbito universitário e na região da tríplice fronteira em geral, a participação em festivais e encontros de corais e a consolidação do GRUPO CORAL UNILA, que tem o papel de representar a instituição em eventos de natureza diversa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - 2019
Periódico: Revista Latino-Americana de Estudos Avançados


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Sociologia da música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Músico instrumentista.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Menção Honrosa pelo trabalho "Das relações entre volição artística e meios técnicos: discussões preliminares para uma possível crítica da 'vida musical'", SIMPOM.
2006
Terceiro colocado no VI Americanta, Prefeitura de Americana.
2005
Melhor Música Instrumental, FAMPOP.
2005
Vencedor da eliminatória do sudeste do XIII Cascavel Jazz Festival, XIII Cascavel Jazz Festival.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.2018 LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. O truque do mestre: a crise da modernização em ?Chega de Saudade?. Revista IEB, v. 1, p. 121-148, 2018.

2.
GARCIA, Walter2018GARCIA, Walter ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . Samba, sambas uma encruzilhada de conflitos (1917-2017) - Apresentação de dossiê. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i70p16-20, v. 1, p. 16-20, 2018.

3.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.2015 LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Narratividade e poder: sobre a construção da ?história oficial? do choro. MÚSICA POPULAR EM REVISTA, v. 2, p. 65-95, 2015.

4.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.2014 LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Da separação entre ?meios técnicos? e ?volição artística?, e de seus desdobramentos na sociologia da música de Max Weber. Escritos (Fundação Casa de Rui Barbosa), v. 6, p. 131-158, 2014.

5.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.2014 LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; SANTOS, Rafael dos . 'Bonita' natureza e romantismo, forma e canção em Tom Jobim.. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 1, p. 97-128, 2014.

6.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.2014LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. La (son)risa del burro: música, entretenimiento y civilización en el México decimonónico. Cuadernos del Seminario de Música en la Nueva España y el México Independiente - Nueva Época, v. 6, p. 62, 2014.

7.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.2013 LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. La racionalización de la música como perspectiva analítica: aporte teórico para la reflexión sobre las relaciones entre música y religión. Trans (Barcelona), v. 17, p. 3, 2013.

8.
Analía Chernavsky2011Analía Chernavsky ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . Sonidos del Salón: un repertorio desconocido en el archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. Boletín. Música, v. 29, p. 21-33, 2011.

9.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.2010LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Entre a repressão e a sublimação: a experiência da música na modernidade. Ideias (UNICAMP), v. 2, p. 11-35, 2010.

10.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.2009LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Música, experiência e memória: o desenvolvimento da partitura e as margens do processo. RESGATE (UNICAMP), v. 18, p. 83-98, 2009.

11.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.2008LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Música, experiência e memória: algumas considerações sobre o desenvolvimento da partitura a partir das obras de Max Weber e Walter Benjamin. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. VIII, p. 1, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
CHERNAVSKY, Analía ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . Particularidades de un repertorio doméstico y catedralicio. Los valses de óperas del Archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México. In: Drew Edward Davies. (Org.). Conformación y retórica de los repertorios musicales catedralicios en la Nueva España. 1ed.Cidade do México: Editora do Instituto de Investigaciones Estéticas da UNAM, 2016, v. 1, p. 155-171.

2.
CHERNAVSKY, Analía ; ROSSI, G. P. ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . El repertorio de música del ACCMM. In: ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero; DAVIES, Drew E.; CHERÑAVSKY, Analía. (Org.). Catálogo de obras de música del archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México - Villancicos y Cantadas. 1ed.México: UNAM - Instituto de Investigaciones Estéticas, 2014, v. I, p. 57-62.

3.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; CHERNAVSKY, Analía. . De música y civilización en el México decimonónico: comentarios sobre una Colección de bailes de sala. In: ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero. (Org.). De música y cultura en la Nueva España y el México Independiente: testimonios de innovación y pervivencia. 1ed.México, Distrito Federal: UNAM - Instituto de Investigaciones Estéticas, 2014, v. I, p. 123-.

4.
CHERNAVSKY, A. ; ROSSI, G. P. ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . El proyecto Musicat-Adabi. In: ENRÍQUEZ RUBIO, Lucero; DAVIES, Drew E.; CHERÑAVSKY, Analía. (Org.). Catálogo de obras de música del archivo del Cabildo Catedral Metropolitano de México - Villancicos y Cantadas. 1ed.México: UNAM - Instituto de Investigaciones Estéticas, 2014, v. I, p. 43-54.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Cultura de massas e crise: o choro e a transcendência do discurso crítico sobre a música popular na década de 1920. In: XXVII Congresso da ANPPOM, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, 2017.

2.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. A questão da modernização dos gêneros de música popular latino- americanos: um esboço teórico. In: XXVI Congresso da Anppom, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da Anppom, 2016.

3.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Almir Côrtes . Remeleixo: o improviso, os conflitos, as escolhas. In: XXV Congresso da Anppom, 2015, Vitória. Anais do XXV Congresso da Anppom, 2015. v. 1. p. 1-1.

4.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Uma década e alguns segundos nas disputas entre ?tradicionalistas? e ?modernos?: o declínio do choro e o encontro entre Jacob do Bandolim e Zimbo Trio.. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da Anppom, 2014.

5.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. O estranho no familiar: sobre a primeira gravação de Rosa, de Pixinguinha. In: x Congresso da IASPM-AL, 2013, Córdoba. Enfoques interdisciplinarios sobre música populares en Latinoamerica: Retrospectivas, perspectivas, críticas y propuestas. Actas del X Congreso de la IASPM-AL. Montevideo: IASPM-Al y CIAMEN, 2013. p. 190-195.

6.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; SANTOS, Rafael dos . ?Bonita?: natureza, canção e forma em Tom Jobim. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal/RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM, 2013.

7.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Olhando o passado através dos primeiros discos de Jacob do Bandolim. In: IV MUSICOM, 2012, São Paulo. Anais do IV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música Popular, 2012.

8.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. A ?moderna? ?época de ouro? de Jacob do Bandolim. In: XXII Congresso da Anppom, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Anppom, 2012. p. 2352-2359.

9.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. ?Não estou lá?: Jacob do Bandolim e o problema da tradição em ?Chega de Saudade?. In: II Simpom, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II Simpom, 2012. v. 2. p. 727-736.

10.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Das relações entre volição artística e meios técnicos: discussões preliminares para uma possível crítica da 'vida musical'. In: SIMPOM, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduação em Música, 2010.

11.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Analía Chernavsky ; ROSSI, G. P. . Los papeles de música del Archivo del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: un acercamiento a la organización y a las características del repertorio. In: Sexta Semana de la Música y la Musicología ? Jornadas Interdisciplinarias de Investigación Artística y Musicológica, 2009, Buenos Aires. Actas de la Sexta Semana de la Música y la Musicología ? Jornadas Interdisciplinarias de Investigación Artística y Musicológica, 2009.

12.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Entre la acústica y el sentido del sonido: algunos aspectos del diálogo entre Weber y Helmholtz. In: Sexta Semana de la Música y la Musicología ? Jornadas Interdisciplinarias de Investigación Artística y Musicológica, 2009, Buenos Aires. Actas de la Sexta Semana de la Música y la Musicología ? Jornadas Interdisciplinarias de Investigación Artística y Musicológica, 2009.

13.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Analía Chernavsky ; ROSSI, G. P. . Construindo e reconstruindo a memória musical da Catedral Metropolitana do México. In: VI Seminario Nacional do Centro de Memória - Memória e Patrimônio, 2009, Campinas. Anais do VI Seminario Nacional do Centro de Memória - Memória e Patrimônio, 2009.

14.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. O choro: caminhos e sentidos da tradição. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História, 2009. p. s/n-s/n.

15.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Música e razão no Ocidente: alguns comentários sobre Os fundamentos racionais e sociológicos da música, de Max Weber. In: IV Simpósio de Pesquisa em Música, 2007, Curitiba. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música 2007.. Curitiba: DeArtes, 2007. p. 181.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. The problem of modernization of Latin-American popular music: an analisys of ?Paraguay Purahei? album (2014). In: 19th Biennial IASPM Conference, 2017, Kassel. Popular music studies today, 2017.

2.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. A Belle Époque carioca nas obras de Pixinguinha e Lima Barreto. In: XXI Encontro Estadual de História da Anpuh: Trabalho, cultura e memória, 2012, Campinas. XXI Encontro Estadual de História: Trabalho, cultura e memória, 2012. p. 150-151.

3.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Das relações entre volição artística e meios técnicos: o artesão e o gênio. In: III encontro nacional de pesquisadores em filosofia da música, 2010, São Paulo. III encontro nacional de pesquisadores em filosofia da música, 2010.

4.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Música, experiência e memória: algumas consequências do processo de racionalização da música ocidental. In: Seminário, Memória, Ciência e Arte; Razão e sensibilidade na produção do conhecimento, 2007, Campinas. V SEMINÁRIO MEMÓRIA, CIÊNCIA E ARTE: RAZÃO E SENSIBILIDADE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Campinas: Centro de Memória da UNICAMP (CMU); Arte Escrita Editora, 2007. p. 94-95.

5.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Videoclipe: o que gira no turbilhão de imagens e sons. In: XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2004. Caderno de resumos do XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. 60 anos da Bossa Nova: Chega de Saudade como gesto fundacional do movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. The problem of modernization of Latin-American popular music: an analisys of 'Paraguay Purahei' album (2014). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; MOREIRA, M. B. C. ; NAVIA, G. H. B. . Oscar Cardozo Ocampo e o Piano Paraguayo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Historia y mito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Experiências de sociologia da música com diferentes objetos: de Max Weber a Jacob do Bandolim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. A questão da modernização dos gêneros de música popular latino­americanos: um esboço teórico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Almir Côrtes ; SANTOS, B. S. . Uno en três: música popular latino­americana modernizada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Por uma outra leitura adorniana da música popular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Almir Côrtes . Remeleixo: o improviso, os conflitos, as escolhas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Uma década e alguns segundos nas disputas entre ?tradicionalistas? e ?modernos?: o declínio do choro e o encontro entre Jacob do Bandolim e Zimbo Trio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. A RCA Victor e o problema da autonomia artística na trajetória de Jacob do Bandolim. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; SANTOS, Rafael dos . ?Bonita?: natureza, canção e forma em Tom Jobim. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; SANTOS, Rafael dos ; Leandro Barsalini ; Almir Côrtes . Nas fronteiras do choro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Poesia e canção popular: versos brasileiros em diálogo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CHERNAVSKY, Analía ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . O ensino musical e a integração latinoamericana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Desviando? Para onde? Adorno, a ?onipresença da forma? e os meandros do blues de Mingus. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Olhando o passado através dos primeiros discos de Jacob do Bandolim. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Entre pautas e penas: estética e política na Belle Époque carioca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. O estranho no familiar: sobre a primeira gravação de Rosa, de Pixinguinha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. A Belle Époque carioca nas obras de Pixinguinha e Lima Barreto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. A 'moderna' 'época de ouro' de Jacob do Bandolim. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. ?Não estou lá?: Jacob do Bandolim e o problema da tradição em ?Chega de Saudade?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Teria Max Weber ouvidos para o ?canto das sereias?? A questão do eurocentrismo vista através das possíveis influências de Helmholtz e Riemann. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. La racionalización de la música como perspectiva analítica: aporte teórico para la reflexión acerca de las relaciones entre música y religión. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Analía Chernavsky . Villa-Lobos e o choro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. A questão da tradição na música popular brasileira: um estudo sobre a invenção do choro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Das relações entre volição artística e meios técnicos: o artesão e o gênio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Das relações entre volição artística e meios técnicos: discussões preliminares para uma possível crítica da vida musical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Choro e tradição: um estudo crítico sobre a monumentalização de um gênero da música popular brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Em defesa de Adorno, e da música popular: possíveis contribuições para (re)pensar o nosso campo de estudos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Analía Chernavsky ; ROSSI, G. P. . Los papeles de música del Archivo del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: un acercamiento a la organización y a las características del repertorio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Analía Chernavsky . Construindo e reconstruindo a memória musical da Catedral Metropolitana do México. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. O choro: caminhos e sentidos da tradição. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. A música popular na perspectiva de Theodor W. Adorno. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. 'Os fundamentos racionais e sociológicos da música' de Max Weber. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Entre la acústica y el sentido del sonido: algunos aspectos del diálogo entre Weber y Helmholtz. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. El proceso de racionalización de la música occidental y sus consecuencias: un diálogo entre Weber, Adorno y Benjamin. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Música, experiência e memória: algumas considerações sobre o desenvolvimento da partitura a partir das obras de Max Weber e Walter Benjamin. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Música e razão no Ocidente: alguns comentários sobre Os fundamentos racionais e sociológicos da música, de Max Weber. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Videoclipe: o que gira no turbilhão de imagens e sons. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. II Encontro de Ciências Humanas do Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas da Unicamp. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
GARCIA, Walter ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . Organização do dossiê 'Samba: 1917-2017' 2018 (Organização de Dossiê).

2.
ENRÍQUEZ RUBIO, L. ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . Preámbulo. México, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Transcrição e adaptação da versão do grupo Sambossa da canção 'Na baixa so sapateiro' de Ary Barroso, 2011. (Partitura Musical/Outro).

4.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Transcrição e adaptação da versão de Radamés Gnattali para a canção 'Faceira' de Ary Barroso, 2011. (Partitura Musical/Outro).

5.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Transcrição e adaptação da versão de Saxsambistas para a canção 'Faceira' de Ary Barroso, 2011. (Partitura Musical/Outro).

6.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Transcrição e adaptação do arranjo de Radamés Gnattali para a canção 'Na baixa so sapateiro' de Ary Barroso, 2011. (Partitura Musical/Outro).

7.
ENRÍQUEZ RUBIO, L. ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . Reflexiones acerca del catalogar. México, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. La música como dimensión constitutiva del racionalismo occidental: Max Weber y Los fundamentos racionales y sociológicos de la música 2007 (Tesis presentada para obtención del Diploma de Estudios Avanzados).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer de artigo científico - Revista História (São Paulo). 2018.

2.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer - Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2018.

3.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer de artigo científico - Revista Opus. 2017.

4.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer de artigo científico - Revista Vórtex. 2017.

5.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer de artigo científico - Revista Ideias. 2017.

6.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer (2 de 2) Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2016.

7.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer (1 de 2) - Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2016.

8.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer (1 de 4) - Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2015.

9.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer (2 de 4) - Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2015.

10.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer (3 de 4) - Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2015.

11.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer (4 de 4) - Anppom (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2015.

12.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer de artigo científico - Tempo social - Revista de sociologia da USP. 2015.

13.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer de artigo científico - Revista do IEB. 2015.

14.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer de artigo científico - Música Popular em Revista. 2014.

15.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Parecer de artigo científico - Humanidades em Diálogo. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; BOLLOS, L. H. . Os 60 anos da Bossa-Nova. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Fala Doutor. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Revista Latino-Americana de Estudos Avançados - Dossiê Parque Nacional do Iguaçu. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Revista Latino-Americana de Estudos Avançados - Dossiê Desenvolvimento Amazônico e Integração Regional. 2017. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Compania dos Bichos ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . Os Saltimbancos - Teatro Castro Mendes. 2001. Teatral.

Música
1.
FREIRE, L. ; CASACIO, L. ; CORREIA, Marcelo ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . Show com Léa Freire. 2018. Interpretação.

2.
CHERNAVSKY, Analía ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; CYRINO, M. B. M. ; AGUIAR, A. L. ; PEREYRA, S. . Comercio em movimento (SESC) - Em tempo de valsa. 2015. Interpretação.

3.
Almir Côrtes ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; SANTANA, Chico . As patroas estão chamando. 2013. Registro Fonográfico.

4.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Almir Côrtes ; ZAGURY, Sheila ; Leandro Barsalini ; SPIELMANN, D. . Recital de Doutorado de Sheila Zagury. 2012. Interpretação.

5.
Almir Côrtes ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; Leandro Barsalini . Show com Almir Cortes Quarteto no encerramento do 2o. FIMIMG (Festival de Inverno de Música Instrumental de Mogi Guaçu). 2011. Interpretação.

6.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; CHERNAVSKY, Analía ; SANTOS, Rafael dos ; Leandro Barsalini ; Almir Côrtes . Influência do Jazz - Show de Analía e Grupo da Cozinha na Virada Cultural 2011. 2011. Interpretação.

7.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Leandro Barsalini ; Almir Côrtes ; SANTOS, Rafael dos . Recital de Doutorado de Leandro Barsalini. 2011. Interpretação.

8.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; ONOFRI, Marcelo ; Leandro Barsalini ; CHERNAVSKY, Analía ; Edu Guimarães . Entre Café e Cafetín - Show dedicado a Noel Rosa e Carlos Gardel, apresentado na Pinacoteca de SP, na programação da Virada Cultural Paulista 2010. 2010. Interpretação.

9.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Leandro Barsalini ; ZAGURY, Sheila ; MODESTO, M. ; LOBO, E. . Show de Toninho Ferraguti e Maria Teresa Madeira no VI Encontro Nacional de Choro da Unicamp. 2010. Interpretação.

10.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Maurício Silva ; Hercules Gomes ; Mario Gaiotto . Pano Pra Manga no XXV Festival Jazz Plaza. 2009. Interpretação.

11.
Almir Côrtes ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; Leandro Barsalini ; ZAGURY, Sheila ; SANTANA, Chico . Show de Armandinho no V Encontro de Choro da Unicamp. 2009. Interpretação.

12.
Almir Côrtes ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; Leandro Barsalini ; ZAGURY, Sheila ; ROSA, L. . Show de Reco do Bandolim no V Encontro de Choro da Unicamp. 2009. Interpretação.

13.
Almir Côrtes ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; ZAGURY, Sheila ; Leandro Barsalini ; ROSA, L. . Show de Jorge Cardoso no V Encontro de Choro da Unicamp. 2009. Interpretação.

14.
Almir Côrtes ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; FALEIROS, M. ; Leandro Barsalini . Show do Quarteto Almir Côrtes na Virada Cultural 2009. 2009. Interpretação.

15.
Almir Côrtes ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . CD Choro da Voz, de Bel Dias e Almir Côrtes. 2008. Registro Fonográfico.

16.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Hercules Gomes ; Mario Gaiotto ; Maurício Silva . Lançamento do CD Pano Pra Manga na FNAC. 2008. Interpretação.

17.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Almir Côrtes ; Leandro Barsalini ; Edu Guimarães . Quarteto Almir Côrtes - Mostra de Música Instrumental do Sesc Campinas. 2007. Interpretação.

18.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Hercules Gomes ; Tiago Domingues ; Maurício Silva . CD Pano Pra Manga. 2007. Registro Fonográfico.

19.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Almir Côrtes . Apresentação com Quarteto Almir Côrtes no Festival de Inverno de Jaguariúna. 2007. Interpretação.

20.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Almir Côrtes ; Leandro Barsalini ; Edu Guimarães . Apresentação com Quarteto Almir Côrtes na Cia Sarau (Ponto de Cultura de campinas). 2007. Interpretação.

21.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Almir Côrtes ; Leandro Barsalini ; Edu Guimarães . Recital de Doutorado de Almir Côrtes. 2007. Interpretação.

22.
Almir Côrtes ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; Leandro Barsalini ; Edu Guimarães . Quarteto Almir Côrtes na Escola Comunitária. 2007. Interpretação.

23.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Almir Côrtes ; Edu Guimarães ; Leandro Barsalini . Quarteto Almir Côrtes ? VI Prêmio Nabor Pires Camargo. 2007. Interpretação.

24.
Hercules Gomes ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; Maurício Silva ; Tiago Domingues . Pano Pra Manga - 6º Americanta. 2006. Interpretação.

25.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; MURRAY, G. ; BRANAS, P. ; HERNANDEZ, J. . Apresentação com o grupo April Shuffle no Georgia Jazz Club (Málaga/Espanha). 2006. Interpretação.

26.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Hercules Gomes ; Maurício Silva ; Tiago Domingues . Pano Pra Manga - XII Cascavel Jazz Festival (eliminatória). 2005. Interpretação.

27.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Hercules Gomes ; Maurício Silva ; Tiago Domingues . Pano Pra Manga - XII Cascavel Jazz Festival (Evento Final). 2005. Interpretação.

28.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Hercules Gomes ; Maurício Silva ; Tiago Domingues . Pano Pra Manga - XXIII FAMPOP. 2005. Interpretação.

29.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Hercules Gomes ; Maurício Silva ; Tiago Domingues . Pano Pra Manga - Espaço Cultural CPFL. 2004. Interpretação.

30.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Hercules Gomes ; Maurício Silva ; Tiago Domingues . Pano Pra Manga - XI Cascavel Jazz Festival (Eliminatória). 2004. Interpretação.

31.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; Analía Chernavsky ; Daniel Dias . I Festival da Canção da Universidade de Passo Fundo. 2004. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Cipó - gravada no CD Pano Pra Manga. 2007 (Composição musical).

2.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Liana - gravada no CD Pano Pra Manga. 2007 (Composição musical).

3.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. La Hormiga - gravada no Cd Pano Pra Manga. 2007 (Composição musical).

4.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Jornada à Lothórien - gravada no CD Pano Pra Manga. 2007 (Composição musical).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; CHERNAVSKY, Analía; BOSI, A. P.. Participação em banca de Viviana Carolina Jaramillo Alemán. Entre la apología y la crítica de la corriente de El Sistema de Orquestas y coros juveniles de Venezuela: análisis de un estudio de caso sobre el manejo de la música popular en el sistema de orquestas juveniles de Jujuy. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
FREITAS, S. P. R.; BARROS, G. S.; LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Participação em banca de Marília do Espírito Santos Carvalho. Progressões rebeldes: harmonia e valoração em música popular. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, M. B. C.; SOUZA, A. M.; LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Participação em banca de Sérgio Luis Almeida Maldin Copetti.Questões raciais e sociais dentro da história da música popular brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, B. S.; MOREIRA, M. B. C.; LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Percussão com ênfase em música popular. 2017. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
SANTIAGO, G. L. A.; LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; NETTO, M. N.. Professor Assistente A - 20H. 2014. Universidade Federal de São Carlos.

3.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; VILLENA, M. R.; PENA, A. L.. Etnomusicologia. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; ZAMITH, A.; RAUBER, F.. Arranjo e improvisação. 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Outras participações
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; ALMENDRA FILHO, D. S.; BUSTINZA, I. A. U.; GRANDO, C.; MARINHO, M.. IV Encontro de Iniciação Científica da Unila. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Comissão de Avaliação na segunda Etapa do Processo de Seleção e Recrutamento dos Educadores Musicais e Auxiliares Artístico-Pedagógicos da Associação de Amigos do Projeto Guri. 2009. Associação de Amigos do Projeto Guri.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19th Biennial IASPM Conference. The problem of modernization of Latin-American popular music: an analisys of ?Paraguay Purahei? album (2014). 2017. (Congresso).

2.
III Congresso ARLAC-IMS. Oscar Cardozo Ocampo e o Piano Paraguayo. 2017. (Congresso).

3.
Musicat - XV aniversario.15 años de Musicat: revisión de aportes y deconstrucción de mitos. 2017. (Outra).

4.
XXVII Congresso da ANPPOM. Cultura de massas e crise: o choro e a transcendência do discurso crítico sobre a música popular na década de 1920. 2017. (Congresso).

5.
XXVI Congresso da Anppom. Uno en três: música popular latinoamericana modernizada.. 2016. (Congresso).

6.
XXVI Congresso da Anppom. A questão da modernização dos gêneros de música popular latino- americanos: um esboço teórico. 2016. (Congresso).

7.
XXV Congresso da Anppom. Remeleixo: o improviso, os conflitos, as escolhas. 2015. (Congresso).

8.
XXIV Congresso da Anppom. Uma década e alguns segundos nas disputas entre ?tradicionalistas? e ?modernos?: o declínio do choro e o encontro entre Jacob do Bandolim e Zimbo Trio. 2014. (Congresso).

9.
Performa. Nas fronteiras do choro. 2013. (Congresso).

10.
Semana Acadêmica de Letras da UFSM.Poesia e Canção Popular: versos brasileiros em diálogo. 2013. (Outra).

11.
VI Encontro de Educação Musical da UNICAMP.Produção cultural contemporânea no contexto da educação musical na América Latina. 2013. (Encontro).

12.
VI Encontro de Educação Musical da UNICAMP.O ensino musical e a integração latinoamericana. 2013. (Encontro).

13.
XXIII Congresso da ANPPOM. A forma da canção na música popular brasileira das décadas de 1950 e 1960: construção e desconstrução da ?canção crítica?. 2013. (Congresso).

14.
EPEA 2012 - Estética e Política entre as Artes.Entre pautas e penas: estética e política na Belle Époque carioca. 2012. (Seminário).

15.
I Encontro Ibero-Americano de Jóvens Musicólogos: Por uma Musicologia Criativa.Desviando? Para onde? Adorno, a ?onipresença da forma? e os meandros do blues de Mingus. 2012. (Encontro).

16.
II Enim.Teria Max Weber ouvidos para o "canto das sereias"? A questão do eurocentrismo vista através das possíveis influências de Helmholtz e Riemann. 2012. (Outra).

17.
II Simpom.?Não estou lá?: Jacob do Bandolim e o problema da tradição em ?Chega de Saudade?. 2012. (Simpósio).

18.
IV MUSICOM.Olhando o passado através dos primeiros discos de Jacob do Bandolim. Este trabalho fez parte da mesa coordenada pelo Prof. Dr. José Roberto Zan e intitulada. 2012. (Encontro).

19.
Workshop no Club du Choro de Paris."Interpretação e improvisação no choro". 2012. (Encontro).

20.
X Congresso IASPM-AL. O estranho no familiar: sobre a primeira gravação de Rosa, de Pixinguinha. 2012. (Congresso).

21.
XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória.A Belle Epoque carioca nas obras de Pixinguinha e Lima Barreto. 2012. (Encontro).

22.
Videosesión Internacional - Repertorios catedralicios y actores sociales del ritual sonoro.La racionalización de la música como perspectiva analítica: aporte teórico para la reflexión acerca de las relaciones entre música y religión. 2011. (Outra).

23.
2010 National Popular Culture & American Culture Conference.A questão da tradição na música popular brasileira: um estudo sobre a ?invenção? do choro". 2010. (Outra).

24.
III encontro nacional de pesquisadores em filosofia da música.Das relações entre volição artística e meios técnicos: o artesão e o gênio. 2010. (Encontro).

25.
IX Congresso IASPM-AL. Choro e tradição: um estudo crítico sobre a monumentalização de um gênero da música popular brasileira. 2010. (Congresso).

26.
SIMPOM.Das relações entre volição artística e meios técnicos: discussões preliminares para uma possível crítica da vida musical. 2010. (Simpósio).

27.
VI Encontro Nacional de Choro da Unicamp.Villa-Lobos e o choro. 2010. (Outra).

28.
VII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Natureza, sociedade: crises. Em defesa de Adorno, e da música popular: possíveis contribuições para (re)pensar o nosso campo de estudos. 2010. (Congresso).

29.
Palestra no curso de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP.Palestra sobre o texto Os fundamentos racionais e sociológicos da música. 2009. (Outra).

30.
Sexta Semana de la Música y la Musicología ? Jornadas Interdisciplinarias de Investigación Artística y Musicológica.Los papeles de música del Archivo del Cabildo de la Catedral Metropolitana de México: un acercamiento a la organización y a las características del repertorio. 2009. (Outra).

31.
Sexta Semana de la Música y la Musicología ? Jornadas Interdisciplinarias de Investigación Artística y Musicológica.Entre la acústica y el sentido del sonido: algunos aspectos del diálogo entre Weber y Helmholtz. 2009. (Outra).

32.
VI Seminario Nacional do Centro de Memória - Memória e Patrimônio.Construindo e reconstruindo a memória musical da Catedral Metropolitana do México. 2009. (Seminário).

33.
XXV Simpósio Nacional de História (ANPUH) - História e ética.O choro: caminhos e sentidos da tradição. 2009. (Simpósio).

34.
Reunião anual do Seminario Nacional de Música en la Nueva España y el México Independiente. 2008. (Seminário).

35.
Seminario Nacional de Música en la Nueva España y el México Independiente - Seminario Regional de la Ciudad de México.El proceso de racionalización de la música occidental y sus consecuencias: un diálogo entre Weber, Adorno y Benjamin. 2008. (Seminário).

36.
IV Simpósio de Pesquisa em Música.Música e razão no Ocidente: alguns comentários sobre Os fundamentos racionais e sociológicos da música, de Max Weber. 2007. (Simpósio).

37.
Seminário, Memória, Ciência e Arte; Razão e sensibilidade na produção do conhecimento.Música, experiência e memória: algumas considerações sobre o desenvolvimento da partitura a partir das obras de Max Weber e Walter Benjamin. 2007. (Seminário).

38.
XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Videoclipe: o que gira no turbilhão de imagens e sons. 2004. (Congresso).

39.
II Encontro de Ciências Humanas do Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas da Unicamp.Videoclipe: o que gira no turbilhão de imagens e sons. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHERNAVSKY, Analía. ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; MOREIRA, M. B. C. ; NAVIA, G. H. B. ; CORREIA, Marcelo ; SILVA, L. S. . II Jornada de Investigação em Música Latino-Americana. 2018. (Congresso).

2.
CHERNAVSKY, Analía ; MOREIRA, M. B. C. ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. ; NAVIA, G. H. B. ; ROCHA, J. M. G. ; EID, F. C. . I Jornada de Investigação em Música Latino-Americana. 2017. (Outro).

3.
PERES, C. K. ; SALGADO, J. R. C. ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . IV Encontro de Iniciação Científica da Unila. 2015. (Outro).

4.
MOREIRA, G. F. ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . Observatório CILA - Micsur. 2014. (Outro).

5.
CHERNAVSKY, Analía ; LIMA REZENDE, Gabriel S. S. . A questão da Dança da Terra: contribuição para a compreensão das relações entre a obra de Heitor Villa-Lobos e a ditadura Vargas. 2014. (Outro).

6.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; ZAGURY, Sheila ; Leandro Barsalini ; SANTOS, Rafael dos ; Almir Côrtes ; ZAN, José Roberto . VI Encontro Naiconal de Choro da UNICAMP. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Spartaco Saulo Alves. A mudança na trajetória artística de Gilberto Gil entre os anos de 1967 e 1968 e a formação da MPB. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

2.
Vanessa Pires. A música instrumental como instrumento da difusao da cultura alemã: estratégias de guerra (provisório). Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Cesar Orlando Martínez González. A ditadura Stroessner e a música popular no Paraguai. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviana Carolina Jaramillo Alemán. ENTRE LA APOLOGÍAY LA CRÍTICA: ANÁLISIS DE LA RED DE ORQUESTAS PERTENECIENTES A LA CORRIENTE DE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Orientador: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende.

Iniciação científica
1.
Carolina Santana. O campo musical no Paraguai e o problema da modernização. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende.

2.
Marcio Dias Gomes Pinheiro. Um panorama do problema da modernização da música popular nos países de tríplice fronteira (Argentina, Paraguai e Brasil) e Uruguai. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende.

3.
Guilherme Cardim Figueira. Um mapa do I Micsur. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende.

4.
Viviana Carolina Jaramillo Alemán. Os grupos de interesses e o discurso da integração latino-americana no I Micsur. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.. Fala Doutor. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA REZENDE, Gabriel S. S.; BOLLOS, L. H. . Os 60 anos da Bossa-Nova. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 16:59:35