Elienay Eiko Rodrigues Umekawa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2567260067500521
  • Última atualização do currículo em 16/06/2017


Possui Graduação (2010) e Mestrado em Psicologia (2014) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Doutoranda em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2016) pela FFCLRP/USP. Analista com formação em Psicologia do Instituto Nacional do Seguro Social. Integrante do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT/USP). Experiência em pesquisa nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Aprendizagem, Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Organizações Públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elienay Eiko Rodrigues Umekawa
Nome em citações bibliográficas
UMEKAWA, E. E. R.;UMEKAWA, ELIENAY EIKO RODRIGUES

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional do Seguro Social, Gerência Executiva INSS-Ribeirão Preto.
Rua Amador Bueno
Centro
14010070 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 32114698


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Efetividade de ações educacionais a distância e impacto do treinamento no trabalho: determinantes individuais e contextuais,
Orientador: Thaís Zerbini.
Palavras-chave: Psicologia Organizacional e do Trabalho; Educação a Distância; Educação; Organizações Públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Educação.
2011 - 2014
Mestrado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Preditores de fatores relacionados à evasão e à persistência discente em ações educacionais a distância,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Thaís Zerbini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Evasão; Educação a Distância; Instrumentos de Medida.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Treinamento, Desenvolvimento e Educação.
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2005 - 2010
Graduação em psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Fatores Psicologicos Envolvidos na Infertilidade por Endometriose Pélvica.
Orientador: Valeria Barbieri.
Bolsista do(a): Universidade de São Paulo, RUSP, Brasil.




Formação Complementar


2014
Analista do Seguro Social.
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2016 - 2016
Gestão por Processos. (Carga horária: 15h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2016 - 2016
Gestão Estratégica. (Carga horária: 10h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2016 - 2016
Salário Maternidade. (Carga horária: 10h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2016 - 2016
Noções Básicas de Legislação Previdenciária. (Carga horária: 14h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2016 - 2016
Assédio Moral. (Carga horária: 10h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2016 - 2016
Libre Office. (Carga horária: 5h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2016 - 2016
Prestação de Contas: Fundamento da Democrácia e Exercício de Cidadania. (Carga horária: 10h).
Instituto Serzedello Corrêa, ISC, Brasil.
2016 - 2016
Gestão sob a ótica de SQVT. (Carga horária: 10h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2015 - 2015
Gestão de Equipes. (Carga horária: 15h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2015 - 2015
Gerenciamento de Projetos I. (Carga horária: 10h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2015 - 2015
Didática Básica. (Carga horária: 10h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2015 - 2015
Aposentadoria Previdenciária às Pessoas com Deficiência/Lei. (Carga horária: 10h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2015 - 2015
FUNPRESP ? Previdencia Complementar. (Carga horária: 5h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Disseminando Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. (Carga horária: 12h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 10h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Responsabilidade Socioambiental. (Carga horária: 5h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Sala de Monitoramento. (Carga horária: 10h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Segurança da Informação e Comunicação. (Carga horária: 5h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Avaliação de Desempenho ? Plantando e Colhendo Bons Frtutos. (Carga horária: 5h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Materiais. (Carga horária: 5h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Reabilitação Profissional. (Carga horária: 15h).
Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
2014 - 2014
Deveres e Proibições. (Carga horária: 10h).
Corregedoria Geral, CGU, Brasil.
2013 - 2013
Utilizando Excel Básico na Pesquisa Científica. (Carga horária: 9h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP - USP, Brasil.
2013 - 2013
Ferramenta para realização de revisão sistemática (StArt). (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, RUSP, Brasil.
2005 - 2011
Psicologia. (Carga horária: 540h).
Universidade de São Paulo, RUSP, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento de coordenador para comunicação grupal. (Carga horária: 32h).
Universidade de São Paulo, RUSP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, FFCLRP - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 40


Universidade de São Paulo, RUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2010 - 12/2010
Estágios , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, .

Estágio realizado
Atuação do Psicólogo em Instituições Educacionais II.
08/2010 - 11/2010
Estágios , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, .

Estágio realizado
Atendimento Psicopedagógico a Crianças com Dificuldades de Aprendizagem.
03/2010 - 11/2010
Estágios , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, .

Estágio realizado
Gestão de Pessoas I e II.
02/2010 - 07/2010
Estágios , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, .

Estágio realizado
Grupo de Orientação Profissional.
02/2009 - 01/2010
Estágios , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, .

Estágio realizado
Ludoterapia na Abordagem Centrada na Pessoa.
03/2009 - 12/2009
Estágios , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, .

Estágio realizado
Terapia Cognitivo-Comportamental para Adultos.
03/2009 - 06/2009
Estágios , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, .

Estágio realizado
Atuação do Psicólogo em Instituições Educacionais I.
03/2007 - 06/2007
Estágios , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, .

Estágio realizado
Psicologia da Educação.

Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista com formação em Psicologia do INSS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Gerência Executiva INSS-Ribeirão Preto, .


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado - Psicologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Treinamento, Desenvolvimento e Educação de Pessoas
2.
Comportamento Organizacional e Inovação
3.
Psicologia Organizacional e do Trabalho


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Efetividade de ações educacionais a distância e impacto do treinamento no trabalho: determinantes individuais e contextuais
Descrição: Mudanças recentes na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de pessoas (TD&E) introduzem novas formas de oferecer programas instrucionais, que passam a ser assentados na internet, suscitando questões que necessitam ser discutidas acerca de sua qualidade e efetividade. A avaliação da efetividade de ações de TD&E exige medir seus efeitos sobre o desempenho individual dos egressos, incluindo uma grande e complexa gama de variáveis do ambiente, do treinamento e do indivíduo explicativas do processo de transferência de competências adquiridas ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo propor e testar um modelo de avaliação de ações educacionais corporativas ofertadas a distância, visando identificar fatores que influenciam na efetividade de treinamentos dessa natureza, entre variáveis do indivíduo (estratégias de aprendizagem), de reação ao curso (procedimentos instrucionais) e do ambiente (barreiras e facilitadores em contexto a distância e suporte à transferência), sendo a variável critério o impacto do treinamento no trabalho, medida em profundidade e em amplitude. A amostra será composta por servidores públicos federais integrantes do quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social que tenham participado de treinamentos a distância. A coleta de dados se dará por meio da aplicação virtual de questionários, tendo respeitados os aspectos éticos envolvidos. Serão realizadas análises descritivas e exploratórias dos dados; análises fatoriais exploratórias e de consistência interna para verificação de evidências de validade dos instrumentos de medida; análises fatoriais confirmatórias das estruturas empíricas das escalas utilizadas; e uso da modelagem por equação estrutural para testar o conjunto de relações entre os construtos do modelo de investigação proposto e identificar diferentes relacionamentos entre variáveis (predição, mediação e moderação)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Elienay Eiko Rodrigues Umekawa - Coordenador / Thaís Zerbini - Integrante.
2011 - 2014
Preditores de fatores relacionados à evasão e à persistência discente em ações educacionais a distância
Descrição: Mudanças recentes na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação de pessoas (TD&E) introduzem novas formas de oferecer programas instrucionais, que passam a ser assentados na internet, suscitando questões que necessitam ser discutidas acerca de sua qualidade e efetividade. A avaliação da efetividade de ações de TD&E exige medir seus efeitos sobre o desempenho individual dos egressos, incluindo uma grande e complexa gama de variáveis do ambiente, do treinamento e do indivíduo explicativas do processo de transferência de competências adquiridas ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo propor e testar um modelo de avaliação de ações educacionais corporativas ofertadas a distância, visando identificar fatores que influenciam na efetividade de treinamentos dessa natureza, entre variáveis do indivíduo (estratégias de aprendizagem), de reação ao curso (procedimentos instrucionais) e do ambiente (barreiras e facilitadores em contexto a distância e suporte à transferência), sendo a variável critério o impacto do treinamento no trabalho, medida em profundidade e em amplitude. A amostra será composta por servidores públicos federais integrantes do quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social que tenham participado de treinamentos a distância. A coleta de dados se dará por meio da aplicação virtual de questionários, tendo respeitados os aspectos éticos envolvidos. Serão realizadas análises descritivas e exploratórias dos dados; análises fatoriais exploratórias e de consistência interna para verificação de evidências de validade dos instrumentos de medida; análises fatoriais confirmatórias das estruturas empíricas das escalas utilizadas; e uso da modelagem por equação estrutural para testar o conjunto de relações entre os construtos do modelo de investigação proposto e identificar diferentes relacionamentos entre variáveis (predição, mediação e moderação)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elienay Eiko Rodrigues Umekawa - Coordenador / Thaís Zerbini - Integrante.
2008 - 2010
Fatores Psicológicos Envolvidos na Infertilidade por Endometriose
Descrição: Infertilidade é uma patologia que afeta de 3 a 12% dos casais. Endometriose é uma ginecopatia responsável por 35% dos casos de Infertilidade. Não se sabe quais condições ocasionam a Infertilidade para mulheres que apresentam Endometriose, enquanto outras, portadoras desta doença, são isentas dela. Esta pesquisa investigou características de personalidade de mulheres inférteis por Endometriose, em comparação com portadoras férteis dessa ginecopatia. Vinte mulheres, divididas em dois grupos de dez, um infértil e o outro fértil, foram submetidas a uma entrevista semiestruturada e dois testes psicológicos. O grupo infértil revelou inscrição na infância em um ambiente não propiciador das condições necessárias para o desenvolvimento saudável e cuidados maternos falhos, não geradores de confiança e independência. O grupo fértil evidenciou a vivência de um ambiente com as ?condições suficientemente boas? para o desenvolvimento humano, bem como a presença de uma figura materna adaptada aos processos de crescimento da criança..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elienay Eiko Rodrigues Umekawa - Coordenador / Valéria Barbieri - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Programa Embaixadores nas Escolas Públicas ? INCLUSP
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elienay Eiko Rodrigues Umekawa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Treinamento e Avaliação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Mestre em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
UMEKAWA, ELIENAY EIKO RODRIGUES2015 UMEKAWA, ELIENAY EIKO RODRIGUES; ZERBINI, THAÍS . Evasão e persistência em ações educacionais a distância: análise do perfil discente. REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO, v. 15, p. 188-200, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
UMEKAWA, E. E. R.; Valeria Barbieri . Fatores Psicológicos Envolvidos na Infertilidade por Endometriose. In: IV Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e X Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2010, Curitiba. O Amor e Seus Transtornos, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
UMEKAWA, E. E. R.; BORGES, E. S. ; STICCA, M. G. . A importância dos Diagnósticos Organizacionais no desenvolvimento de ações de Qualidade de Vida no Trabalho. In: 16º Congresso de Stress da ISMA-BR e 18º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2016, Porto Alegre. International Stress Management Association no Brasil, 2016.

2.
UMEKAWA, E. E. R.; ALONSO, W. C. ; ZERBINI, T. . Experiência de Estágio em Gestão de Pessoas. In: 7º Congresso Norte Nordeste da Psicologia, 2011, Salvador. Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2011.

3.
UMEKAWA, E. E. R.; CALLEGARI, M. ; LEAL, M. S. ; MELO-SILVA, L. L. . Gênero e posições sociais nas escolhas de jovens atendidos em um serviço de orientação profissional. In: III Congresso Latino-americano de Orientação Profissional e X Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, 2011, São Paulo. Associação Brasileira de Orientação Profissional, 2011.

4.
UMEKAWA, E. E. R.; Valeria Barbieri . Fatores Psicológicos Envolvidos na Infertilidade por Endometriose: um estudo de caso. In: IV Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XCongresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2010, Curitiba. Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, 2010.

5.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. ; CAMILLO, C. ; SILVA, D. P. ; MARTINS, K. R. ; SOUZA, M. T. F. ; CALLEGARI, M. ; MAEHARA, N. P. ; FERRARI, R. M. . Avaliação do Modelo de Gestão de Pessoas por Competências em uma Empresa de Ribeirão Preto. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Estratégias de aprendizagem na educação a distância: validação de uma escala (submetido). EDUCAÇÃO (UFSM), 2017.

2.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Fatores relacionados à evasão em EAD: validação de uma escala (submetido). CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE), 2017.

3.
UMEKAWA, E. E. R.; LEME, M. A. ; VERSUTI, F. M. . AUTO E HETEROAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TUTORES EM UM CURSO À DISTÂNCIA: IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA (submetido). EDUCACAO, FORMACAO & TECNOLOGIAS, 2017.

4.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Evasão em cursos a distância: revisão da literatura (submitido). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. IMPRESSO), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Evidências de validade de uma escala de fatores relacionados à evasão e à persistência em ações educacionais a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Preditores de fatores relacionados à evasão e à persistência em ações educacionais a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
UMEKAWA, E. E. R.; ALONSO, W. C. ; ZERBINI, T. . Experiência de Estágio em Gestão de Pessoas no Interior de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
UMEKAWA, E. E. R.; MELO-SILVA, L. L. ; LEAL, M. S. . Gênero e Posições Sociais nas Escolhas de Jovens Atendidos em um Serviço de Orientação Profissional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
UMEKAWA, E. E. R.; Valeria Barbieri . Fatores Psicológicos Envolvidos na Infertilidade por Endometriose: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
UMEKAWA, E. E. R.; CAMILLO, C. ; SILVA, D. P. ; MARTINS, K. R. ; SOUZA, M. T. F. ; CALLEGARI, M. ; MAEHARA, N. P. ; FERRARI, R. M. ; ZERBINI, T. . Avaliação do Modelo de Gestão de Pessoas por Competências em uma Empresa de Ribeirão Preto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
UMEKAWA, E. E. R.; Valeria Barbieri . Fatores Psicológicos Envolvidos na Infertilidade por Endometriose. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
UMEKAWA, E. E. R.; Valeria Barbieri . Fatores Psicológicos Envolvidos na Infertilidade por Endometriose Pélvica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
UMEKAWA, E. E. R.; MARCONATO, T. M. ; NEUFELD, C. B. . Transtorno De Ansiedade Generalizada E Transtorno De Personalidade Dependente: Intervenção Em Terapia Cognitivo-Comportamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
UMEKAWA, E. E. R.; MARCONATO, T. M. ; NEUFELD, C. B. . Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Personalidade Dependente: Intervenção Em Terapia Cognitivo-Comportamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
UMEKAWA, E. E. R.; VERSUTI, F. M.; SILVA, J. C. R.. Participação em banca de Miguel Augusto Leme.Auto e Heteroavaliação de Desempenho de Tutores em um Curso à Distância: Implicações para Pesquisa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

2.
UMEKAWA, E. E. R.; VERSUTI, F. M.. Participação em banca de Luciana Ferreira Maganha.O que os fóruns de discussão nos dizem sobre as interações? Um estudo desta ferramenta a partir de um curso de extensão semipresencial para professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.

3.
UMEKAWA, E. E. R.; VERSUTI, F. M.. Participação em banca de Wéliton de Souza Lopes.Estratégias de Aprendizagem de professores em Formação Continuada em um curso de extensão semipresencial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Mostra de Experiências em Psicologia ? Mesa Redonda sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho.I Mostra de Experiências em Psicologia. 2014. (Outra).

2.
Conciliação Família Trabalho em Jovens Casais: Projeto FamWork. 2009. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Miguel Augusto Leme. Desempenho de tutores de um curso de Licenciatura em Ciências na modalidade Semi-Presencial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade de São Paulo. Orientador: Elienay Eiko Rodrigues Umekawa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
UMEKAWA, ELIENAY EIKO RODRIGUES2015 UMEKAWA, ELIENAY EIKO RODRIGUES; ZERBINI, THAÍS . Evasão e persistência em ações educacionais a distância: análise do perfil discente. REVISTA PSICOLOGIA: ORGANIZAÇÕES E TRABALHO, v. 15, p. 188-200, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Estratégias de aprendizagem na educação a distância: validação de uma escala (submetido). EDUCAÇÃO (UFSM), 2017.

2.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Fatores relacionados à evasão em EAD: validação de uma escala (submetido). CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE), 2017.

3.
UMEKAWA, E. E. R.; LEME, M. A. ; VERSUTI, F. M. . AUTO E HETEROAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TUTORES EM UM CURSO À DISTÂNCIA: IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA (submetido). EDUCACAO, FORMACAO & TECNOLOGIAS, 2017.

4.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Evasão em cursos a distância: revisão da literatura (submitido). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. IMPRESSO), 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
UMEKAWA, E. E. R.; MARCONATO, T. M. ; NEUFELD, C. B. . Transtorno de Ansiedade Generalizada e Transtorno de Personalidade Dependente: Intervenção Em Terapia Cognitivo-Comportamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
UMEKAWA, E. E. R.; Valeria Barbieri . Fatores Psicológicos Envolvidos na Infertilidade por Endometriose. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Evidências de validade de uma escala de fatores relacionados à evasão e à persistência em ações educacionais a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
UMEKAWA, E. E. R.; ZERBINI, T. . Preditores de fatores relacionados à evasão e à persistência em ações educacionais a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 21:11:52