Silvana Elisa de Morais Schubert

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6437424455430601
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Doutora e Mestre em Educação (Universidade Tuiuti do Paraná) -Linha Políticas Públicas e gestão, possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2000). Especialista em Educação especial pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (2001) , Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco (2004) e Educação Bilíngue para Surdos: Libras-Língua Portuguesa pela Faculdade Maringá (2008). Com certificação PROLIBRAS. Coordenação de formação Política e Pedagógica (adjunta), no SISMMAR (Sindicato dos Servidores do Magistério do município de Araucária-PR/ gestão 2018-2020). Desenvolveu trabalhos na Coordenação da área da surdez e do núcleo SEAIT (Serviço Educacional de Apoio a Inclusão no Trabalho), no município de Araucária (ano 2012). Professora do Ensino fundamental, (séries iniciais) desde o ano de 1996, no município de Araucária, professora da Educação Especial no município desde 1999, atua como intérprete de Língua Brasileira de Sinais no ensino fundamental desde 2004 (anos iniciais e finais do ensino fundamental) no município de Araucária. Intérprete no Ensino Superior EAD Faculdade Educacional da Lapa (FAEL-EADCON) 2008 a 2012, Desde 2008 trabalha como professora no ensino superior FAEL-EAD, com a disciplina de Libras nos cursos de Pedagogia, Matemática, Letras e formação de docentes (Matemática e Letras Português/Espanhol) e em 2014 também passou a trabalhar como professora assistente na disciplina de Fundamentos Metodológicos da Educação Especial e na pós graduação nas disciplinas de Cultura Surda e Intervenções Metodológicas para a educação de surdos e como orientadora de TCCs (Trabalhos de Conclusão de Cursos); faz parte da comissão de análise e avaliação da Revista Científica FAEL: Vivências Educacionais como colaborador parecerista. Voluntária na Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, participante como intérprete LIBRAS/PORTUGUÊS nos seminários realizados no Estado do Paraná em regime voluntário (2004-2010). Possui certificação Nacional de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais-Libras, Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa/Libras na categoria ouvintes fluentes em Libras com escolaridade de nível superior pelo Ministério de Educação Governo Federal (PROLIBRAS/2006), certificado de intérprete tradutor de Libras-Língua Portuguesa pela Secretaria do Estado do Paraná e pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos). Participante como membro avaliador das bancas de avaliação de intérpretes de Libras-FENEIS-PR (até o ano de 2012). Trabalha com ensino de Libras nos cursos do município de Araucária, ministrante de cursos referentes a educação de surdos; sobre o Intérprete Educacional e Educação Bilíngue para surdos e com a educação de surdos no contexto da educação inclusiva pela Secretaria de Educação do município de Araucária. Autora dos livros Entre a Surdez e a Língua: Outros sujeitos, Novas relações ela editora Prismas (2015) e o livro de literatura: Confiança: Ela Nasceu! pela editora CRV-MOURA (2017). Participante do grupo de estudos: Trabalho, Educação e Políticas Educacionais (https://www.tepeutp.com.br/), na Universidade Tuiuti do Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvana Elisa de Morais Schubert
Nome em citações bibliográficas
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.;SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Araucária.
Pedro Druszcz
Centro
83702-080 - Araucaria, PR - Brasil
Telefone: (041) 6141400


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO (1990-2017): IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria de Fátima Rodrigues Pereira.
Palavras-chave: Educação Bilíngue; Formação de professores para a ed.básica de surdos; Políticas de inclusão; Bilinguismo; Colonialismo.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS E OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS EDUCANDOS SURDOS AO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: DANIEL SILVA.
Palavras-chave: POLÍTICAS PÚBLICAS; surdos; SENTIDOS E SIGNIFICADOS; INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Especialização em EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS:Libras-Língua Portug. (Carga Horária: 396h).
FACULDADE MARINGÁ, FACULDADE MARING, Brasil.
Título: A Importância do Lúdico para o Desenvolvimento da Linguagem da Criança Surda e o Processo de Aprendizagem.
Orientador: Marta Rejane Proença Filietaz.
2003 - 2004
Especialização em "LATO SENSU-EDUCAÇÃO iNFANTIL". (Carga Horária: 450h).
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Título: crescer e desenvolver: a deficiência mental no âmbito infantil.
2001 - 2001
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 420h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: Deficiência Mental: Em busca da real cidadania.
Orientador: Paulo Ricardo Ross.
1998 - 1999
Aperfeiçoamento em Estudos Adicionais- Deficiência Mental.
Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, IEPEP, Brasil.
Título: Trabalhos de Conclusão de Curso. Ano de finalização: 1999.
1993 - 1994
Aperfeiçoamento em Estudos adicionais- pré escola.
Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, IEPEP, Brasil.
Título: Trabalhos de Conclusão do curso. Ano de finalização: 1994.
1997 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
1989 - 1991
Curso técnico/profissionalizante em Magistério.
Colégio Estadual Wolff Klabin, C.E.W.K, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
CURSO DE FORMACAO CONTINUADA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE SOB O. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2018 - 2018
Form Continuada de Profs: Articulação de Ensino, pesquisa, extensão na EaD. (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação para escrita de Roteiros e Gravações de aulas de Educação à Di. (Carga horária: 3h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2017 - 2017
Grupo de Estudos em Lev Vygotsky. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
Técnicas, competências e habilidades para docência na EAD. (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2013 - 2013
fORMAÇÃO cONTINUADA DE PROFESSORES E EQUIPE MULTID. (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2013 - 2013
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EQUIPE-EAD. (Carga horária: 4h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2013 - 2013
SEM. PEDAG:QUALID DA EDUC, DEMOCRAT DO ACESSO.... (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EQUIPE-EAD. (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2012 - 2012
fORMAÇÃO cONTINUADA DE PROFESSORES E EQUIPE MULTID. (Carga horária: 4h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2012 - 2012
fORMAÇÃO cONTINUADA DE PROFESSORES E EQUIPE MULTID. (Carga horária: 4h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2012 - 2012
fORMAÇÃO cONTINUADA DE PROFESSORES E EQUIPE MULTID. (Carga horária: 4h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2012 - 2012
A import da consc. fonológica p aquis.da escrita. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2012 - 2012
diretrizes curriculares municipais: saberes e prát. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2012 - 2012
Formação contin para prof. do 5º ano biotecnologia. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2012 - 2012
Formação continuada para professores RMD. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2012 - 2012
formação continuada para professores do 3º ano. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2012 - 2012
Atend Ed. Especializado - Educando na Diversidade. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2012 - 2012
A import da consc. fonológica p aquis.da escrita. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2011 - 2011
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E EQUIPE-EAD. (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Atendimento Ed. Especializado para alunos Surdos. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada´de professores (EaD). (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada´de professores (EaD). (Carga horária: 8h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
2010 - 2010
fundamentos da ed.espec. numa perspec. inclusiva. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2010 - 2010
o processo de mediação escolar para alunos com nec. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2010 - 2010
estudo da motricidade no desenv e aprend de educan. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2010 - 2010
Educando na diversidade. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2010 - 2010
form continuada em tecnologias educacionais. (Carga horária: 11h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2010 - 2010
contribuições do ens. p.superação das dif de apren. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2009 - 2009
curso de formação continuada em tecnologias educac. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2009 - 2009
Org da Prática Pedag. para alunos com def intelec. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2008 - 2008
CURSO DE INCLUSÃO- NEC. ED. ESPECIAIS. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2008 - 2008
JORNADA PEDAGÓGICA - Avaliação, desafios e Comprom. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2008 - 2008
Formação continuada para Profissionais da Rede Mun. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2007 - 2007
FORMAÇÃO CONTINUADA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAM. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Araucária - PR, SMED, Brasil.
2006 - 2006
Programa de Leitura da Pretrobras Repar.. (Carga horária: 7h).
PETROBRÁS REFINARIA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, REPAR, Brasil.
2006 - 2006
Programa de Leitura da Pretrobras Repar.. (Carga horária: 7h).
PETROBRÁS REFINARIA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, REPAR, Brasil.
2006 - 2006
Programa de Leitura da Pretrobras Repar.. (Carga horária: 7h).
PETROBRÁS REFINARIA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, REPAR, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação para profissionais da ed. especial. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Araucária, SMAG, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação para profissionais da ed. especial. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Araucária, SMAG, Brasil.
2006 - 2006
PROLIBRAS-Proficiência em Lingua Brasileira Sinais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2005
Programa de Leitura da Petrobras Repar.
PETROBRAS, PETROBRAS, Brasil.
2005 - 2005
CUSO DE FORM. DE INTERPRETES LIBRAS/PORTUGUES.
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2005 - 2005
A Formação Humana e a Educação Contemporânia. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2005 - 2005
Aspectos Neuropsicologicos da Apeendizagem. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2004 - 2004
Exame de aptidão para interprets LIBRAS/ PORTUGUÊ.
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
2004 - 2004
Alfabetização - Princípios Básicos.
Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
2004 - 2004
PORTAL APRENDER CURITIBA.
Positivo Informática- Portal Aprender Curitiba, P.A.C, Brasil.
2003 - 2003
Formação de Educadores da Educação Especial.
Prefeitura Municipal de Araucária, PMA, Brasil.
2003 - 2003
LIBRAS.
MINISTÉRIO COM SURDOS DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA, MSIB, Brasil.
2001 - 2001
ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.
2000 - 2001
Programa Capacitar Lingua Portuguesa.
GRUPO PITAGORAS, GP, Brasil.
2000 - 2000
CAPACITAÇÃO EM SERV. PROG. ACELERAÇÃO APREND..
Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.
2000 - 2000
Repensando a Concepção e prática curricular de mat.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2000 - 2000
Capacitação para profissionais da ed. especial.
Secretaria Municipal de Educação, SMED, Brasil.
1999 - 1999
APERFEICOAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Secretaria Municipal de Educação, SMED, Brasil.
1999 - 1999
Defic. Visual na área da ed. especial.
Secretaria Municipal de Educação, SMED, Brasil.
1999 - 1999
formação continuada do educador:dimensão prat.refl.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 1999
PROGRAMA CAPACITAR:GEO/HIST/MAT/CIÊNCIA/PORTUGUES.
GRUPO PITAGORAS, GP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: membro de grupo de pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro do grupo de Pesquisas: Trabalho, Educação e Formação de Professores (Trabalho, Educação e Políticas Educacionais )


Faculdade Educacional da Lapa, FAEL/EADCON, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: Professor na modalidade a distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: PROFESSOR-Intérprete Libras, Enquadramento Funcional: Professora-intérprete


Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Araucária, SMAG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação da área da Surdez e Núcleo SEAIT, Carga horária: 40
Outras informações
Desempenhando a função declarada no momento, a convite do departamento de Educação Especial do município de Araucária; possui vínculo empregatício por meio de concurso público para professor, dois padrões (1996 e 2008).

Vínculo institucional

1996 - 2012
Vínculo: Professora efetiva/ntérprete, Enquadramento Funcional: Professora ensino regular e especial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A convite do departamento de Educação Especial do município de Araucária; a professora está designada para Coordenação da Área da Surdez e do Núcleo SEAIT (Serviço Educacional de Apoio a Inclusão no Trabalho), possui vínculo empregatício por meio de concurso público para professor, dois padrões (1996 e 2008).



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Bilíngue para Surdos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRES, Daniel Nunes2017PIRES, Daniel Nunes ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais . ? A INTEGRAÇÃO DAS DIMENSÕES TÉCNICA E HUMANA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS ERECHIM DO IFRS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONCEITO DE AÇÃO EM HANNAH ARENDT:'. REVISTA ELETRÔNICA FAEL: Vivências Educacionais, v. 1, p. s/p, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. CONFIANÇA - Ela Nasceu!. 1. ed. Curitiba: Moura/CRV, 2017. v. 1. 40p .

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.. Entre a Surdez e a Língua: Outros Sujeitos, Novas relações...(desvelando sentidos e significados). 1. ed. Curitiba: PRISMAS, 2015. v. 1. 270p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; QUIRINO DA SILVA . A CONSTITUIÇÃO DO TRABALHADOR INTÉRPRETE DE LIBRAS EDUCACIONAL ? SUA IDENTIDADE ENTRE SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO ATO INTERPRETATIVO. In: Organizadora Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Grandes temas da educação nacional. 1ed.PONTA GROSSA: ATENA, 2018, v. 1, p. 1-15.

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; Daniel Vieira da Silva . A Relação entre Surdos e Intérpretes de Língua de Sinais Brasileira: Significados e Sentidos Constituídos Historicamente. In: Claudia Regina Mosca Giroto; Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins; Ana Paula Berberian (Org.). (Org.). Surdez e Educação Inclusiva. 1ed.Marília/ São Paulo: Cultura Acadêmica- Unesp, 2012, v. 1, p. 153-170.

3.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; Daniel Vieira da Silva . A relação entre surdos e intérpretes de língua de sinais brasileira: significados e sentidos constituídos historicamente. In: Claudia Regina Mosca Giroto; Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins; Ana Paula Berberian. (Org.). Surdez e Educação Inclusiva. 1ed.Marília/São Paulo: Cultura Acadêmica-Unesp, 2012, v. 1, p. 153-170.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. A formação Inicial e Continua de professores de surdos: Educação Bilíngue e Educação Inclusiva Como estão as produções sobre o tema?. Editora Arara Azul REVISTA VIRTUAL DE CULTURA SURDA, Editora Arara Azul, p. 1 - 29, 18 jul. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUIRINO DA SILVA ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais . O TRABALHO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS EDUCACIONAL E A CONSTITUIÇÃO DO PROFISSIONAL ENTRE SIGNIFICADO E SENTIDOS DO ATO INTERPRETATIVO. In: EDUCERE, 2017, CURITIBA. EDUCERE, 2017.

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; COELHO, Luiz André Brito ; QUIRINO DA SILVA . SURDOS: O DESAFIO DA INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR. In: EDUCERE, 2017, CURITIBA. EDUCERE, 2017.

3.
PEREIRA, M.F.R ; HADDAD, C.R ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais ; VEIGA, V. . O Colégio Aurora de Caçador/ SC e o Direito de Ensinar.. In: XI Colubhe- Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso Brasileira, 2016, Porto/PT. Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso Brasileira. Porto/PT: CITCEM- Centro de Investigação Transdiciplinar. C, 2016, PORTO/PT. XI Colubhe- Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso Brasileira, 2016, Porto/PT. Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso Brasileira. Porto/PT: CITCEM- Centro de Investigação Transdiciplinar. C, 2016.

4.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; JESUS, J. D. ; VASICKI, M. E. ; COELHO, Luiz André Brito ; SILVA, Ronaldo Quirino . SURDOS EM PROL DA SINGULARIDADE... MESMO QUANDO A FONOAUDIOLOGIA NÃO QUER E A EDUCAÇÃO NÃO ENTENDE!.... In: EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CURITIBA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES Complexidade e trabalho docente. curitiba: PUC, 2015.

5.
VASICKI, M. E. ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais ; COELHO, Luiz André Brito ; JESUS, J. D. ; SILVA, Ronaldo Quirino . EDUCAÇÃO E O PAPEL DA ASSOCIAÇÃO DE SURDOS: DIREITO OU DEVER SOCIAL PARA FORTALECIMENTO DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA?. In: EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CURITIBA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Complexidade e trabalho docente. Curitiba: PUC, 2015.

6.
HADDAD, C.R ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais ; JOST, A. ; BRITO, M.F ; PEREIRA, M.F.R . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO 2014-2024: DESAFIOS AO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.. In: EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CURITIBA. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Complexidade e trabalho docente. CURITIBA: PUC, 2015.

7.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; SILVA, Ronaldo Quirino ; COELHO, Luiz André Brito ; CARVALHO, Fernando Rogério de . EDUCAÇÃO BILINGUE OU EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO? CONTRADIÇÕES REFLETIDAS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, NA AQUISIÇÃO LINGUÍSTICA E NA ESCOLA. In: I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONQUISTAS E DESAFIOS, 2014, GUARAPUAVA. EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONQUISTAS E DESAFIOS, 2014.

8.
CARVALHO, Fernando Rogério de ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais ; SILVA, Ronaldo Quirino ; COELHO, Luiz André Brito . A INCLUSÃO DOS SURDOS NA CAPOEIRA. In: I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONQUISTAS E DESAFIOS, 2014, GUARAPUAVA. EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONQUISTAS E DESAFIOS, 2014.

9.
SILVA, Ronaldo Quirino ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais ; CARVALHO, Fernando Rogério de ; COELHO, Luiz André Brito . SURDEZ E EDUCAÇÃO FÍSICA, INTERAÇÃO SOCIAL POSSÍVEL E REFLEXOS NA APRENDIZAGEM E NO VOCABULÁRIO DO ESTUDANTE SURDO: COMO FAVORECER O PROCESSO?. In: I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONQUISTAS E DESAFIOS, 2014, GUARAPUAVA. EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONQUISTAS E DESAFIOS, 2014.

10.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS SURDOS AO INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA. In: EDUCERE, 2013, Curitiba. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013.

11.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos ; COELHO, Luiz André Brito . QUANDO A ESCOLA RECEBE A CULTURA SURDA. In: EDUCERE, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2013.

12.
DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais ; COELHO, Luiz André Brito . SURDOS E AS CONTRADIÇÕES NA INCLUSÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA NA ESCOLA. In: EDUCERE, 2013, CURITIBA. XI EDUCERE,II SIRSSE e IV SIPD - Cátedra Unesco, 2013.

13.
DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais ; COELHO, Luiz André Brito . GESTÃO DA EDUCAÇÃO E A PRESENÇA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA ESCOLA: Possibilidades e desafios. In: EDUCERE, 2013, CURITIBA. XI EDUCERE, II SIRSSE, IV SIPD- Cátedra Unesco, 2013.

14.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos ; COELHO, Luiz André Brito ; SILVA, Ronaldo Quirino . SURDOS: As contradições na Inclusão Cultural e Identitária na Escola. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL - XVIII Sminário Nacional do INES, 2013, Rio de Janeiro. A Educação de Surdos em Países de Língua Portuguesa- Há Línguas em Português. Rio de Janeiro: INES, 2013.

15.
FISCHER, Katherine ; SILVA, Ronaldo Quirino ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. . Surdos na Arquitetura: Contribuições e Desafios para a Construção de Vocabulário em Libras. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL - XVIII Seminário Nacional do INES, 2013, Rio de Janeiro. A Educação de Surdos em Países de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: INES, 2013.

16.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; COELHO, Luiz André Brito . POLÍTICAS PÚBLICAS E A SURDEZ; QUANDO OS DISCURSOS SE (des)CONSTROEM. In: EDUCERE, 2011, CURITIBA. EDUCERE & I SIRSSE. CIRITIBA: PUCPR, 2011.

17.
HADDAD, Cristiane ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. . ANÁLISE CRÍTICA DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. In: EDUCERE, 2011, CURITIBA. EDUCERE & I SIRSSE. CURITIBA: PUCPR, 2011.

18.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; COELHO, Luiz André Brito . MATEMÁTICA E A SURDEZ: EXISTEM BARREIRAS NA APRENDIZAGEM DESSA DISCIPLINA?. In: EDUCERE, 2011. EDUCERE & I SIRSSE, 2011.

19.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.. 'NO ESPAÇO ESCOLAR, ONDE MORA A INDISCIPLINA: Entre os Discursos de Professores e de Alunos'. In: VII SEMINÁRIO INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Indisciplina, Afetividade e Conflitos na Escola, 2011, CURITIBA. VII SEMINÁRIO INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. CURITIBA, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; COELHO, Luiz André Brito ; SCHUBERT, Allana Gabriely . A cultura surda no espaço escolar: aceitação ou direito?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; COELHO, Luiz André Brito . Políticas Públicas e a surdez; discursos que se (des)constroem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; QUIRINO DA SILVA ; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos ; DOUETTES, Brenno ; LINS, Salomão Dutra ; SCHUBERT, Rui C.N . Libras Básico volume 2 ( 2ª edição). Araucária: Edição Livre, 2017 (Apostila de Língua Brasileira de Sinais).

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; SILVA, Ronaldo Quirino ; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos ; SCHUBERT, Rui C.N . ITIL - Introdução as Técnicas de Interpretação em Libras. CURITIBA: Edição Livre, 2017 (Apostila de Língua Brasileira de Sinais).

3.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; QUIRINO DA SILVA ; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos ; DOUETTES, Brenno ; SCHUBERT, Rui C.N ; LINS, Salomão Dutra ; BARBOSA, Vera Lucia . Libras em contexto - Língua Brasileira de Sinais -Nível Básico (Librandus: Coloque essa ideia em suas mãos/Teoria e prática). 3ª ed.rev.. Curitiba: Librandus - edição Livre (parceria Fatec), 2017 (Apostila).

4.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; SANTO, W. F.E. . Deficiência Auditiva/Surdez: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares- Libras e Bilinguismo? Marcas Reais das Interações em Sala de Aula. CURITIBA: FAEL, 2016 (Artigo para Pós Graduação).

5.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; QUIRINO DA SILVA ; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos ; DOUETTES, Brenno ; LINS, Salomão Dutra ; SCHUBERT, Rui C.N . Estudo de Libras- Nível Básico (Coloque essa ideia nas suas mãos). CURITIBA: Edição Livre Librandus, 2016 (Apostilas).

6.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; QUIRINO DA SILVA ; BISPO, Israel . Técnicas de Tradução e Interpretação/ Língua Brasileira de Sinais-Libras (Libras:Coloque essa ideia nas suas mão). CURITIBA: Edição Livre Librandus- Centro de Excelência em Língua Brasileira de Sinais, 2016 (Apostila Tradução Oral).

7.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; QUIRINO DA SILVA ; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos ; DOUETTES, Brenno ; LINS, Salomão Dutra ; SCHUBERT, Rui C.N . Curso Intermediário de Libras (Em contexto)- (Coloque essa ideia em suas mãos). CURITIBA: Edição Livre Librandus-Centro de Excelência em Língua Brasileira de Sinais, 2016 (Apostila de Língua Brasileira de Sinais).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; WIEDEMANN, Samuel Carlos . INCLUSÃO ESCOLAR: Documentário Olhos Azuis. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; GARCIA, M.R. . Compreensão do trabalho nas Salas de Recurso Multifuncionais. 2016. .

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; GARCIA, M.R. . PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA DAS INSTITUIÇÕES E O AEE. 2016. .

3.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; GARCIA, M.R. . AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA INCLUSÃO. 2016. .

4.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. COMPREENDENDO O TRABALHO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL. 2012. .

5.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; COELHO, Luiz André Brito . LIBRAS EM CONTEXTO - NÍVEL BÁSICO. 2012. .

6.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; COELHO, Luiz André Brito ; LINS, Salomão Dutra . LIBRAS EM CONTEXTO - NÍVEL INTERMEDIÁRIO. 2012. .

7.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - EDUCANDO NA DIVERSIDADE. 2012. .

8.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; FERREIRA, Daiane . Curso de Libras nível intermediário - setembro a novembro de 2010. 2011. .

9.
SILVA, Lídia da ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. . Libras. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina online de Libras).

10.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; SANTO, W. F.E. ; SILVA, Ronaldo Quirino ; LINS, Eliane Dutra ; LINS, Salomão Dutra . O INTÉRPRETE NO CONTEXTO DE INCLUSÃO ESCOLAR. 2010. .

11.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; SANTO, W. F.E. ; FERREIRA, Daiane . Curso de Libras nível Básico - setembro a novembro de 2010. 2010. .

12.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; SANTO, W. F.E. ; FERREIRA, Daiane . curso básico de Libras-período abril a junho. 2010. .

13.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; SANTO, W. F.E. ; FERREIRA, Daiane . Curso de Libras nível II - intermediário de setembro a dezembro. 2009. .

14.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.; SANTO, W. F.E. ; RIBEIRO, Marilia de F. C. . A FUNÇÃO DO INTÉRPRETE NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR-ÁREA DA SURDEZ. 2009. .

Demais trabalhos
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.. JOGOS COOPERATIVOS: A COOPERAÇÃO EM JOGO. 2004 (Projetos: Fazendo Escola) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; LINS, Eliane Dutra. Participação em banca de SUELI VICHIATTO PRADO. INTERVENÇÃO E ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA O SURDO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS) - Faculdade Educacional da Lapa.

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos. Participação em banca de MICHELA FERNANDA PEREIRA MODA FAVORETTO. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA TRABALHAR COM ALUNOS SURDOS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS) - Faculdade Educacional da Lapa.

3.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos. Participação em banca de NÍVIA CARLA LIMEIRA DE SÁ BOCHIE MACHADO. LIBRAS: ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO DE PROFESSORES SURDOS EM ESCOLA DE SURDOS EM MANAUS. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS) - Faculdade Educacional da Lapa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Ana Lúcia de Oliveira Cordeiro Moura.EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL MEDIADA PELO USO DE TECNOLOGIAS (REVISÃO BIBLIOGRÁFICA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Ana C. Silva, Ligivânia T. Silva, Michelline M.S da Silva.RESGATANDO O PRAZER PELA LEITURA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

3.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Amanda K. da Silva. Iêda C. A. da Silva,Jucelir M. Santos.INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

4.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Edelwanes I. O. Souza, Merarí M. Pereira, Raquel M. da Silva.DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA OBSERVAÇÃO IN LOCO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

5.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Elizabete S. Maforte, Rosiane Bandeira, Rosilene B. Barbosa.O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

6.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Jussara R. Silva, Natalia dos Santos Paiva.ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

7.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Robson Coelho de Campos.A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

8.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Aline Carvalho Hetkoski.ESCOLA E FAMÍLIA: PARCERIA IMPORTANTE PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

9.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Andréia Gomes.A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

10.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Monica Garrido Dias.O REFLEXO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

11.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Stefany Carolina Santamaria.APRENDER BRINCANDO: O PAPEL DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

12.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Jeize da Silva.ESTÍMULO À LEITURA E SUA RELAÇÃO COM A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Faculdade Educacional da Lapa.

13.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Maria Evanete Sousa do Espirito Santo.A RELAÇÃO ESCOLA E FAMILIA COMO FATOR POTENCIALIZADOR DE CONHECIMENTO DO EDUCANDO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE DA ESCOLA PEQUENO RAIO DE SOL DA ZONA NORTE DE MACAPÁ-AP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

14.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Izaneth Luz da Conceição.PROCESSOS DE CONHECIMENTO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CASA E NA ESCOLA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

15.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Elenice Furtado de Oliveira, Maria Gerliane Souza de Lima.CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: O DOCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

16.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. Participação em banca de Miguel Coelho Palmerim.O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DA CRECHE ZUILA FERREIRA E O AMBIENTE ESCOLAR: NUMA PERCEPÇÃO PEDAGÓGICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

17.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos. Participação em banca de MARCELA REJANE MEDEIROS DA SILVA.A INFLUÊNCIA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.

18.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; DUTRA LINS, Eliane das Graças Santos. Participação em banca de ANA LUIZA DA COSTA LEONÊS.SURDOS: A INFLUÊNCIA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Educacional da Lapa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; QUIRINO DA SILVA. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. Universidade Estadual do Paraná.

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; QUIRINO DA SILVA; SANTOS, A.C.dos. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - UNESPAR. 2017. Universidade Estadual do Paraná.

3.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; SILVA, Ronaldo Quirino; Bruno Pierin. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ? PSS ? DOCENTES EDITAL Nº. 04/2014- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ? PSS ? DOCENTES EDITAL Nº. 04/2014 COPERCON/Embap. 2014. Universidade Estadual do Paraná.

Outras participações
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; Leandro Patrício; Rosani Suzin; Elizanete Fávaro. Banca de Proficiência em Tradução e Interpretação em Língua de Sinais / Língua Portuguesa - SEED/DEEIN/PR. 2012. Governo do Estado do Paraná.

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; DIVERSIFICADA, E. A.. BANCAS DE AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA (INTÉRPRETES). 2011. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

3.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; DIVERSIFICADA, E. A.. BANCAS DE AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA (INTÉRPRETES). 2010. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

4.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; DIVERSIFICADA, E. A.. BANCAS DE AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA (INTÉRPRETES). 2009. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A importância da Literatura na educação infantil e anos iniciais.A importância da educação infantil - experiência de autores/professores na educação de base. 2018. (Seminário).

2.
III Simpósio Internacional III Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. 2018. (Congresso).

3.
II SEMINÁRIO: ?Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade?. 2018. (Seminário).

4.
CRISES POLÍTICAS E CAPITALISMO NEOLIBERAL NO BRASIL. 2016. (Seminário).

5.
SEMINÁRIO: ESTADO E PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO. 2016. (Seminário).

6.
Seminário Estado e Pensamento Político Brasileiro. 2016. (Seminário).

7.
Conferência Traços do Pensar Filosófico na atualidade. 2015. (Outra).

8.
EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E O MUNDO DO TRABALHO.O TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Oficina).

9.
EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).

10.
EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. SURDOS EM PROL DA SINGULARIDADE... MESMO QUANDO A FONOAUDIOLOGIA NÃO QUER E A EDUCAÇÃO NÃO ENTENDE!.... 2015. (Congresso).

11.
EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EDUCAÇÃO E O PAPEL DA ASSOCIAÇÃO DE SURDOS: DIREITO OU DEVER SOCIAL PARA FORTALECIMENTO DA COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA?. 2015. (Congresso).

12.
Seminário: O Plano Nacional de Educação e Seus desdobramentos. 2015. (Seminário).

13.
I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONQUISTAS E DESAFIOS...... EDUCAÇÃO BILINGUE OU EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO? CONTRADIÇÕES REFLETIDAS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, NA AQUISIÇÃO LINGUÍSTICA E NA ESCOLA. 2014. (Congresso).

14.
I Feira da Diversidade Cultural na Escola JK. I FEIRA DA DIVERSIDADE CULTURAL E ETNIAS: Africana,Polonesa, Indígena e Japonesa. 2014. (Feira).

15.
EDUCERE. 2013. (Congresso).

16.
SEMINÁRIO TEMÁTICO- UTP/PR: A educação infantil como espaço de formação social da mente: Contribuições da psicologia Histórico-cultural. 2013. (Seminário).

17.
III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PRÁTICAS INCLUSIVAS. 2012. (Seminário).

18.
EDUCERE. MATEMÁTICA E A SURDEZ, EXISTEM BARREIRAS NA APRENDIZAGEM DESSA DISCIPLINA?. 2011. (Congresso).

19.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE BILINGUISMO- PRÁTICAS E PERSPECTIVAS. MATEMÁTICA E SURDEZ & POLÍTICAS PÚBLICAS E A SURDEZ. 2011. (Congresso).

20.
II SEMINÁRIO DE ED. INCLUSIVA - O DIREITO À DIFERENÇA. 2011. (Seminário).

21.
VII SEMINÁRIO INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA.NO ESPAÇO ESCOLAR, ONDE MORA A INDISCIPLINA: Entre os discursos de professores e alunos. 2011. (Seminário).

22.
VI SEMINÁRIO REGIONAL NEPSO - POLO PR. 2011. (Seminário).

23.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS.INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO NO EVENTO. 2010. (Seminário).

24.
A Função do Intérprete de Libras no contexto da inclusão escolar.A Função do Intérprete no contexto da inclusão escolar. 2009. (Oficina).

25.
Banca Avaliadora _Proficiência em Libras (FENEIS).Avaliação da proficiência dos intérpretes no Paraná (Federação Nacional de EDucação e Integração de Surdos). 2009. (Outra).

26.
Curso de Libras Intermediário.Libras Intermédiário- Libras em contexto. 2009. (Oficina).

27.
I Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. 2008. (Seminário).

28.
V SEMINÁRIO PARANAENSE DE SURDOS.INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO NO EVENTO. 2008. (Seminário).

29.
IV SEMINÁRIO PARANAENSE DE SURDOS.PARTICIPAÇÃO NA INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO DO EVENTO. 2007. (Seminário).

30.
lll Seminário Paranaense de Surdos.Interpretação de Libras/Português. 2006. (Seminário).

31.
Oficina de classificadores em LIBRAS. 2006. (Oficina).

32.
ll Seminário Paranaense de Surdos.Interpretação Libras/Português. 2005. (Seminário).

33.
Seminário sobre Educação e surdez. 2005. (Seminário).

34.
SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E SURDEZ - INES/MEC. 2005. (Seminário).

35.
l Encontro de Professores de Surdos do Paraná. 2004. (Encontro).

36.
Semana de Estudos Pedagógicos. 2004. (Outra).

37.
Semana Pedagógica: Educação: Compromisso com a Democratização nas relações escolares. 2004. (Outra).

38.
Semana Pedagógica: Educação, Democracia através das Relações Dialógicas no Exercício da Cidadania Plena. 2003. (Outra).

39.
Semana Pedagógica: Gestão Democrática: Uma Questão Pedagógica. 2002. (Outra).

40.
lV Sessão do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública Gratuita e Universal. 2001. (Outra).

41.
Semana Pedagógica. 2001. (Outra).

42.
lll Sessão do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal. 2000. (Outra).

43.
l Seminário de Educação, Trabalho e Cidadania. 2000. (Seminário).

44.
Semana Pedagógica"Práticas escolares e formação humana: O currículo e a organização do conhecimento na escola". 2000. (Outra).

45.
Encontro Descentralizado entre Professores de Classe Especial e Sala de Recursos- Área Mental. 1999. (Encontro).

46.
ll Sessão do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal. 1999. (Outra).

47.
Semana Pedagógica: "A formação Continuada do Educador: Dimensão de uma prática reflexiva em educação especial. 1999. (Outra).

48.
Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública Gratuita e Universal 17 Sessão Plenária. Participante na organização e apoio. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jeisse Álvares da Costa. A atuação do profissional TILS na Universidade Federal de Rondônia na capital de Porto Velho. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Silvana Elisa de Morais Schubert.

2.
ELIANE LIMA MORAIS. O PAPEL DO GESTOR NA REALIDADE DA ESCOLA. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Silvana Elisa de Morais Schubert.

3.
Jonatas de O. Pimentel Filho. CONFRONTANDO IDÉIAS: CULTURA SURDA PARA ALÉM DA INCLUSÃO E DA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Silvana Elisa de Morais Schubert.

4.
Daniel Pires Nunes. A INTEGRAÇÃO DAS DIMENSÕES TÉCNICA E HUMANA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS ERECHIM DO IFRS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONCEITO DE AÇÃO EM HANNAH ARENDT. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Ensino superior e EAD) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Silvana Elisa de Morais Schubert.

5.
Silvana Tangleica. O Braile e o Sorobã como meio de alfabetização e Letramento da criança cega na educação inclusiva. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva e Diversidade) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Silvana Elisa de Morais Schubert.

Orientações de outra natureza
1.
Helton Roger da Silva. A PRESENÇA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS E DO ESTUDANTE SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPLICAÇÕES PARA ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA NO MUNICÍPIO DE RECIFE.. 2016. Orientação de outra natureza. (Pós graduação) - Faculdade Educacional da Lapa. Orientador: Silvana Elisa de Morais Schubert.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PIRES, Daniel Nunes2017PIRES, Daniel Nunes ; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais . ? A INTEGRAÇÃO DAS DIMENSÕES TÉCNICA E HUMANA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS ERECHIM DO IFRS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONCEITO DE AÇÃO EM HANNAH ARENDT:'. REVISTA ELETRÔNICA FAEL: Vivências Educacionais, v. 1, p. s/p, 2017.


Livros e capítulos
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. CONFIANÇA - Ela Nasceu!. 1. ed. Curitiba: Moura/CRV, 2017. v. 1. 40p .

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais.. Entre a Surdez e a Língua: Outros Sujeitos, Novas relações...(desvelando sentidos e significados). 1. ed. Curitiba: PRISMAS, 2015. v. 1. 270p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. A formação Inicial e Continua de professores de surdos: Educação Bilíngue e Educação Inclusiva Como estão as produções sobre o tema?. Editora Arara Azul REVISTA VIRTUAL DE CULTURA SURDA, Editora Arara Azul, p. 1 - 29, 18 jul. 2016.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. COMPREENDENDO O TRABALHO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL. 2012. .

2.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; COELHO, Luiz André Brito . LIBRAS EM CONTEXTO - NÍVEL BÁSICO. 2012. .

3.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; COELHO, Luiz André Brito ; LINS, Salomão Dutra . LIBRAS EM CONTEXTO - NÍVEL INTERMEDIÁRIO. 2012. .

4.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; GARCIA, M.R. . Compreensão do trabalho nas Salas de Recurso Multifuncionais. 2016. .

5.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; GARCIA, M.R. . PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA DAS INSTITUIÇÕES E O AEE. 2016. .

6.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; GARCIA, M.R. . AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA INCLUSÃO. 2016. .

7.
SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - EDUCANDO NA DIVERSIDADE. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 4:42:07